Sie sind auf Seite 1von 79

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009

Entrega dos envelopes DOCUMENTAO: Para empresas no-cadastradas at dia: 23/03/2009, s 19h; Para empresas cadastradas (detentoras de Certificado de Registro Cadastral deste TRE) at dia: 26/03/2009, s 14 h. Entrega dos envelopes PROPOSTA: at dia 26/03/2009, s 14h. Observaes importantes: 1) Os envelopes devero ser entregues na Assistncia de Protocolo Geral deste Tribunal na Rua Francisca Miquelina, 123 - trreo - Bela Vista - So Paulo/SP. 2) A sesso de abertura ocorrer no dia 26/03/2009, s 14h.

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SO PAULO, nos termos das disposies contidas nos arts. 22, II, 2 e 23, I, b, ambos da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada pela Lei n 9.648, de 27 de maio de 1998 e Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto n 6.204, de 5 de setembro de 2007, far realizar licitao na modalidade TOMADA DE PREOS, tipo menor preo global, visando contratao de empresa especializada para elaborao de Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo para os servios e obras de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta, conforme condies e especificaes constantes das clusulas abaixo e dos Anexos I a IX, a seguir discriminados, os quais fazem parte integrante do presente edital: Anexo I Anexo II Anexo III Anexo IV Anexo V Anexo VI Anexo VII Anexo VIII Anexo IX Especificaes dos Servios; Padronizao de Desenho; Modelo de Carta de Credenciamento; Modelo de Formulrio de Preos; Modelo de Declarao de Cumprimento do Art. 7, XXXIII da CF/88; Modelo de Declarao para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; Documentao para Habilitao; Atestado de Vistoria; Minuta de Contrato.

I DO OBJETO 1 O objeto da presente licitao consiste na contratao de empresa especializada para prestao de servios, sob regime de empreitada por preo global, para elaborao de Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo para os servios e obras de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta de acordo com as necessidades do edifcio Sede I do TRE/SP, compreendendo os prdios Miquelina, Brigadeiro e Anexo,
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 1

localizado na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, So Paulo SP, como discriminado nos Anexos I e II deste edital. 2 O valor estimado pela Administrao para esta contratao de R$ 243.750,00 (duzentos e quarenta e trs mil, setecentos e cinquenta reais).

II DOS RECURSOS ORAMENTRIOS A despesa correr conta da dotao federal, Programa de Trabalho 0212205702272.0001 Gesto e Administrao do Programa, elemento de despesa 3390.39 Outros Servios de Terceiros P.J..

III DAS CONDIES DE PARTICIPAO 1 - Para participar do presente certame as empresas interessadas devero protocolizar at a data e horrio definidos no prembulo deste Edital, 02 (dois) envelopes, sendo 01 (um) envelope Documentao e 01 (um) envelope Proposta, de acordo com as exigncias contidas nas clusulas VI e VII, respectivamente. 2 - As empresas suspensas temporariamente ou declaradas inidneas para licitar e/ou contratar com a Administrao Pblica, nos termos dos incisos III e IV do art. 87 da Lei n 8.666/93, ou impedidas de licitar e contratar com a Administrao Pblica, nos termos do art. 7 da Lei n 10.520/02 esto impedidas de participar deste certame. 2.1 - Incide na pena de deteno de 06 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa o responsvel pela empresa que, declarada inidnea, vier a licitar ou a contratar com a Administrao Pblica, nos termos do pargrafo nico do art. 97 da Lei n 8.666/93.

IV DO CREDENCIAMENTO DO REPRESENTANTE 1 As licitantes podero fazer-se presentes por um representante legal, com poderes para intervir nas fases do procedimento licitatrio, desde que, no ato de abertura dos envelopes de habilitao e/ou proposta, sejam apresentados os seguintes documentos: a carteira de identidade; b no caso de titular, diretor ou scio da empresa, apresentar ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, com todas as suas alteraes, ou ato constitutivo consolidado, devidamente registrado, em se tratando de sociedades empresrias e, no caso de sociedades por aes, acompanhado de documentos de eleies de seus administradores, quando a licitante for representada por pessoa que estatutariamente tenha poder para tal, comprovando esta capacidade jurdica;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 2

c prepostos e representantes comerciais devero apresentar procurao particular ou carta, estabelecendo poderes para representar a licitante, ambas acompanhadas de um dos documentos citados na alnea b, conforme o caso, ou ainda procurao por instrumento pblico. Havendo opo pela carta de credenciamento, a licitante poder utilizar o modelo contido no Anexo III desta Tomada de Preos. Observao 1: Tais documentos, obrigatoriamente, sob pena de no ser aceito o credenciamento, devem ser firmados por tantos responsveis pela empresa, quantos estabelea o contrato social ou estatuto de constituio, com permisso para outorgar poderes no que tange a sua representatividade. Observao 2: A documentao necessria ao credenciamento arrolada na alnea b, bem como a procurao por instrumento pblico constante da alnea c devero ser apresentadas por qualquer processo de cpia, desde que autenticada por Cartrio competente ou por servidor da Administrao, mediante apresentao do original. Observao 3: O documento de credenciamento (Anexo III) dever ser entregue Comisso Permanente de Licitao juntamente com a respectiva cdula de identidade ou equivalente, em separado dos envelopes DOCUMENTAO e PROPOSTA. 2 O representante no-credenciado estar impedido de se manifestar e de responder pela licitante. 3 Nenhum interessado poder representar mais de uma empresa.

V DA MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE 1 As empresas que optaram pela condio de microempresa ou empresa de pequeno porte devero declarar-se como tais nos termos do Anexo VI. 2 A falsidade de declarao prestada, objetivando os benefcios da Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto n. 6.204, de 5 de setembro de 2007, sujeitar a licitante pena do artigo 299 do Cdigo Penal e de outras figuras penais pertinentes, com o imediato envio de cpias correspondentes ao Ministrio Pblico, sem prejuzo da sano prevista no item 2 da clusula XIV deste edital.

VI DO ENVELOPE DOCUMENTAO As empresas licitantes devero entregar na Assistncia de Protocolo Geral do TRE-SP na Rua Francisca Miquelina, 123 - trreo - Bela Vista So Paulo/SP, at a data e horrio estipulados no prembulo deste edital,
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 3

impreterivelmente, a documentao especificada no Anexo VII, que dever ser apresentada dentro de invlucro lacrado, contendo, na parte externa, identificao da licitante (razo social, endereo e C.N.P.J.), com os seguintes dizeres: TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SO PAULO TOMADA DE PREOS FEDERAL n 03/2009 ENVELOPE DOCUMENTAO

VII DO ENVELOPE PROPOSTA 1 O envelope Proposta dever conter o FORMULRIO DE PREOS, que ser elaborado em papel timbrado da empresa licitante, datilografado ou impresso, sem emendas, rasuras, acrscimos ou entrelinhas, podendo ser utilizado o modelo que acompanha este edital sob o ttulo Anexo IV, devendo nele constar, obrigatoriamente: 1.1 Indicao do PREO GLOBAL, fixo e irreajustvel, expresso em reais, em algarismos e por extenso, para a elaborao dos servios a serem contratados, devendo ser computados nesse valor todos os tributos, tarifas e despesas de quaisquer natureza incidentes sobre o servio a ser prestado; 1.2 PRAZOS DE EXECUO E ENTREGA DOS PROJETOS, observados os seguintes prazos mximos: 1.2.1 ETAPA 1 - ESTUDO PRELIMINAR: 60 (sessenta) dias a partir da data indicada para incio do servio na Ordem de Incio do Servio; 1.2.2 ETAPA 2 PROJETO BSICO: 40 (quarenta) dias, contados do recebimento, pela Contratada, da notificao de aprovao da Etapa 1; 1.2.3 ETAPA 3 - PROJETO EXECUTIVO: 30 (trinta) dias, contados do recebimento, pela Contratada, da notificao de aprovao da Etapa 2; 1.3 PRAZO DE VALIDADE DA PROPOSTA: 60 (sessenta) dias, a contar da data fixada para a sesso pblica; 1.4 Razo social da empresa, C.N.P.J., endereo completo, banco, agncia, praa de pagamento, conta corrente e o nome do representante legal da empresa que assinar a proposta; 1.4.1 O endereo e C.N.P.J. informados devero ser do estabelecimento que de fato emitir a nota fiscal/fatura. Observao: No sero levadas em considerao quaisquer ofertas que no se enquadrem nas especificaes exigidas neste edital. 2 O envelope Proposta dever ser entregue, lacrado, contendo na parte externa identificao da licitante (razo social, endereo, C.N.P.J., telefone e
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 4

e-mail), at a data e horrio estabelecido no prembulo deste edital, na Assistncia de Protocolo Geral do TRE na Rua Francisca Miquelina, 123 trreo Bela Vista So Paulo/SP, com os seguintes dizeres:

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SO PAULO TOMADA DE PREOS FEDERAL n 03/2009 ENVELOPE PROPOSTA

VIII DO PROCESSAMENTO O processamento e o julgamento da presente licitao ficaro a cargo da Comisso Permanente de Licitao, segundo os critrios a seguir arrolados: 1 hora e dia previstos no prembulo, ser dado incio sesso pblica, quando sero abertos pela Comisso Permanente de Licitao, no 10 andar, (sala 1.007) do Edifcio Brigadeiro do TRE, na Rua Francisca Miquelina, 123 - Bela Vista - So Paulo/SP, os envelopes Documentao, sendo facultado s empresas licitantes enviar um representante credenciado (clusula IV do presente edital), para examinar e rubricar, juntamente com os membros da Comisso, os documentos apresentados.

2 Constatada a presena de microempresa ou empresa de pequeno porte, ser concedido o benefcio previsto na alnea g das Disposies Gerais do Anexo VII. 3 - A Comisso se reunir e expedir, em seguida, Termo de Julgamento da Habilitao no qual constar a relao de empresas habilitadas, habilitadas com ressalva (microempresa e empresa de pequeno porte) e inabilitadas, com as razes da inabilitao das ltimas. 4 Caso a Comisso julgue conveniente, poder suspender a sesso de abertura para analisar os documentos de habilitao ou diligenciar sobre as licitantes, objetivando verificar as informaes prestadas, sendo a intimao do julgamento da habilitao e data de abertura dos envelopes Proposta feitas atravs de publicao no D.O.U. ou via fax. 5 Aps a expedio do Termo de Julgamento da Habilitao, o procedimento ser o seguinte, conforme o caso: 5.1 abertura dos envelopes contendo as propostas imediatamente aps a lavratura do Termo de Julgamento da Habilitao, no mesmo local, caso presentes abertura dos envelopes de documentao, os representantes credenciados de todas as empresas que enviarem proposta, e desde que haja

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 5

desistncia expressa de interposio de recurso contra a deciso por parte de todos os representantes; 5.2 lavratura de ata e encerramento da sesso, se no estiverem presentes os representantes credenciados de todas as empresas; 5.3 lavratura de ata e encerramento da sesso, caso no haja desistncia expressa de interposio de recurso contra habilitao, habilitao com ressalva ou inabilitao; 5.4 lavratura de ata e encerramento da sesso, no caso de haver interposio de recurso contra habilitao, habilitao com ressalva ou inabilitao. Se presentes os representantes credenciados de todas as empresas, iniciar-se- ento a contagem do prazo para sua interposio. Caso contrrio, a contagem iniciar-se- a partir da publicao no D.O.U ou da comunicao via fax. 6 Exaurida a fase de habilitao, as licitantes, se for o caso, sero comunicadas da data da abertura da proposta por meio de publicao no D.O.U ou via fax, quando se proceder da seguinte forma: 6.1 os representantes das empresas presentes podero, no ato de abertura, examinar livremente as propostas das demais licitantes que, para esse fim, ficaro disposio naquele momento; 6.2 depois de abertas, todas as propostas sero rubricadas pelos membros da Comisso Permanente de Licitao e pelos representantes credenciados das empresas habilitadas e habilitadas com ressalva; 6.3 abertas as propostas em nenhuma hiptese sero admitidos cancelamentos, ofertas de reduo, retificaes de preos, adendos sobre o seu contedo ou sobre os documentos em geral ou outras alteraes nas condies estabelecidas, salvo o benefcio previsto no item 3 da clusula IX; 6.4 Ficar facultada Comisso a suspenso da sesso para posterior anlise das propostas, sendo o resultado do julgamento posteriormente publicado no D.O.U.

IX DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 1 Comisso Permanente de Licitao caber o julgamento, em obedincia s condies aqui estabelecidas. 2 Analisadas as propostas, considerar-se- provisoriamente classificada em primeiro lugar a empresa que, satisfazendo todas as condies deste edital, apresentar o menor preo global. 2.1 No caso de empate entre duas ou mais propostas, a classificao far-se- por sorteio, em ato pblico, para o qual todas as licitantes sero
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 6

convocadas, observado o direito de preferncia para as microempresas e empresas de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar n 123/2006. 3 Apurado o menor preo e sendo este proposto por licitante no enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte, a Comisso verificar se dentre as demais propostas h presena de empresa que assim se enquadre. 3.1 Nesta hiptese, nos termos da Lei Complementar n 123/2006, ficar assegurado, s microempresas ou empresas de pequeno porte, como critrio de desempate, preferncia de contratao. 3.1.1 Entende-se como empate aquelas situaes em que as propostas apresentadas pelas microempresas ou empresas de pequeno porte sejam iguais ou at 10% (dez por cento) superiores proposta mais bem classificada. 3.1.2 Havendo empate proceder-se- da seguinte forma: a) se presente o representante credenciado da microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada, nos termos do subitem 3.1.1, este poder apresentar nova oferta inferior quela considerada provisoriamente classificada em primeiro lugar, situao em que ser declarada vencedora. No estando presente, a Comisso contatar a empresa ausente ou poder suspender a sesso para diligenciar junto licitante sobre seu interesse em ofertar proposta mais vantajosa, sendo a intimao da retomada da sesso feita atravs de comunicao via fax. b) no ocorrendo a contratao da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma da alnea a deste subitem, sero convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem nas hipteses do subitem 3.1.1, na ordem classificatria, para o exerccio do mesmo direito; c) no caso de equivalncia dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no subitem 3.1.1, ser realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poder apresentar melhor oferta. 4 Na hiptese da no contratao nos termos previstos no item anterior, ser declarada vencedora a licitante originalmente classificada em primeiro lugar. Observao: Caso a vencedora tenha sido habilitada com ressalva, dever obedecer o disposto nas alneas g.2, g.2.1 e g.3 das Disposies Gerais do Anexo VII. 5 Sero desclassificadas as propostas que no atendam s exigncias do presente edital, bem como aquelas manifestamente inexeqveis, nos termos do artigo 48, incisos I e II, da Lei n 8.666/93.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 7

6 Em caso de divergncias entre o preo por extenso e o expresso em algarismos, prevalecer o primeiro. 7 Caber Comisso Permanente de Licitao julgar as propostas, podendo, no entanto, a critrio da Administrao, serem convidados a emitir pareceres tcnicos, outros servidores do rgo ou pessoas estranhas ao seu quadro de pessoal. 8 A Comisso Permanente de Licitao poder relevar omisses e/ou divergncias, no previstas no item 6 desta clusula, que no comprometam a lisura e o carter competitivo da presente licitao.

X DOS RECURSOS 1 Nos termos do artigo 109, inciso I, da Lei n 8.666/93, as empresas licitantes podero interpor recurso das decises proferidas pela Comisso Permanente de Licitao, no prazo de 5 (cinco) dias teis, contados do dia imediato da cincia das mesmas. 2 No caber recurso administrativo quando a licitante, tendo aceito os termos do instrumento convocatrio, vier, aps o julgamento ou decises que lhe sejam desfavorveis, apontar falhas ou irregularidades que, a seu juzo, o tenham viciado. 3 O acolhimento de recurso importar a invalidao apenas dos atos insuscetveis de aproveitamento. 4 Os recursos devero ser dirigidos ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo, atravs da Comisso Permanente de Licitao e entregues, os originais, na Assistncia de Protocolo Geral na Rua Francisca Miquelina, 123 - trreo - Bela Vista - So Paulo/SP.

XI DO CONTRATO 1 O prazo para assinar o termo de contrato ser de 5 (cinco) dias teis, contados a partir da convocao deste TRE. 2 A licitante vencedora ficar obrigada a apresentar Seo de Gesto de Contratos de Obras e Servios deste TRE, os seguintes documentos necessrios elaborao do termo de contrato: 2.1 estatuto ou contrato social, caso no tenha apresentado na fase de credenciamento do representante; 2.2 procurao particular ou pblica, conforme o caso, em nome do(s) representante(s) que assinar(o) o contrato;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 8

2.3 cpia de documentos pessoais do(s) representante(s) que assinar(o) o contrato (R.G. e C.P.F.). Observao: os documentos devero ser apresentados na forma de cpia autenticada por cartrio competente ou, mediante apresentao do original, por servidor da Administrao deste TRE. 3 Faro parte integrante do contrato, todos os elementos, apresentados pela contratada, que tenham servido de base para o julgamento, bem como as condies estabelecidas neste Edital e seus Anexos. 4- Em cumprimento ao constante da Resoluo n 9, de 6 de dezembro de 2005 do Conselho Nacional de Justia, vedada a manuteno, aditamento ou prorrogao de contrato de prestao de servios com empresa que venha a contratar empregados que sejam cnjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, de ocupantes de cargos de direo e de assessoramento, de membros ou juzes vinculados a este Tribunal.

XII DA GARANTIA Ser exigida da contratada, visando assegurar o integral cumprimento de todas as obrigaes contratuais assumidas, inclusive indenizaes e multas eventualmente aplicadas, a apresentao de garantia correspondente a 5% (cinco por cento) do valor estimado do contrato, em uma das modalidades previstas no 1 do art. 56, da Lei n 8.666/93, alterado pela Lei n 11.079/04, nos termos da clusula XII do contrato (Anexo IX).

XIII DO PAGAMENTO 1 O pagamento ser efetuado pela Seo de Programao e Execuo Financeira, at o 10 (dcimo) dia til aps a notificao de aprovao de cada etapa concluda, que funcionar como o respectivo Atestado de Execuo e Concluso, por ordem bancria, mediante a apresentao da nota fiscal/fatura pela contratada. Na hiptese de o valor a ser pago enquadrar-se no 3 do artigo 5 da Lei n 8.666/93, pargrafo esse acrescido pela Lei n 9.648/98, o prazo para pagamento ser de at 5 (cinco) dias teis. 2 O cronograma de pagamento seguir os percentuais indicados no item 8 do Anexo I e a clusula IX do contrato (Anexo IX). 3 A avaliao e respectiva aprovao de cada etapa ser realizada pelo TRE/SP no prazo mximo de 15 (quinze) dias teis contados a partir da entrega dos documentos tcnicos produzidos (desenhos, relatrios, memoriais, textos, tabelas). 4 Para fazer jus ao pagamento, a contratada dever apresentar nota fiscal/fatura (devidamente acompanhada pelo Atestado de Concluso e
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 9

Execuo), que dever estar em conformidade com as condies estabelecidas na clusula VII, subitem 1.4.1 do edital e alnea f (Disposies Gerais) constante do Anexo VII, discriminativa dos servios relativos a cada etapa e comprovar sua regularidade perante a Seguridade Social (Certido Negativa de Dbitos CND ou Certido Positiva de Dbito com Efeito de Negativa CPD-EN) e com Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS (Certificado de Regularidade com o FGTS CRF), bem como a quitao de impostos e taxas que porventura incidam sobre a contratao. 5 Este Tribunal descontar do valor devido as retenes de impostos e/ou contribuies, previstas na legislao tributria vigente poca do pagamento. 5.1 Caso a licitante goze de algum benefcio fiscal, a mesma ficar responsvel pela apresentao de documentao hbil, ou, no caso de optante pelo SIMPLES NACIONAL Lei Complementar n 123/06, pela entrega de declarao, conforme modelo constante da IN n 480/04, alterada pela de n 706/07, ambas da Secretaria da Receita Federal. Aps apresentada a referida comprovao, a licitante vencedora ficar responsvel por comunicar a este TRE qualquer alterao posterior na situao declarada, a qualquer tempo, durante a execuo do contrato. 5.2 A documentao mencionada no subitem 5.1, imprescindvel para a efetivao do pagamento, dever ser fornecida na sesso pblica ou juntamente com a nota fiscal/fatura.

XIV DAS PENALIDADES 1 - Poder a Administrao, garantida a prvia defesa, aplicar multa de at 30% (trinta por cento) sobre o valor total da Nota de Empenho ou a ser empenhado, nos seguintes casos: 1.1 quando a adjudicatria recusar-se a aceitar a Nota de Empenho ou em assinar o contrato, atos que caracterizam o descumprimento total da obrigao assumida; 1.2 No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte, quando no for providenciada a documentao, no prazo previsto nos subitens g2 e g2.1 (Disposies Gerais) constantes do Anexo VII (Documentao). 2 Alm da multa, adjudicatria que apresentar documentao falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execuo de seu objeto, no mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execuo do contrato, comportar-se de modo inidneo ou cometer fraude fiscal podero, garantida a prvia defesa, ser aplicadas as seguintes sanes legais: 2.1 suspenso temporria de participao em licitao e impedimento de contratar com a Administrao, pelo prazo de at 2 (dois) anos; e

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 10

2.2 declarao de inidoneidade para licitar e contratar com a Administrao Pblica, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punio ou at que seja promovida a reabilitao, na forma da lei, perante a prpria autoridade que aplicou a penalidade. 3 Aps o incio do contrato, em caso de inadimplncia, a licitante vencedora sujeitar-se- s penalidades previstas na clusula XI do contrato (Anexo IX).

XV DAS DISPOSIES FINAIS 1 Estabelece-se que a simples apresentao de proposta pelas licitantes implicar a aceitao de todas as disposies do presente edital. 2 Assegura-se a este Tribunal o direito de: 2.1 promover, em qualquer fase da licitao, diligncia destinada a esclarecer ou a complementar a instruo do processo (art. 43, pargrafo 3, da Lei n 8.666/93); 2.2 revogar a presente licitao por razes de interesse pblico (art.49, caput, da Lei n 8.666/93), decorrente de fato superveniente devidamente comprovado; 2.3 adiar a data de abertura das propostas; 2.4 aumentar ou diminuir a quantidade inicialmente solicitada, dentro do limite estabelecido nos pargrafos 1 e 2 do artigo 65 da Lei n 8.666/93, mantidos os preos oferecidos na proposta; 2.5 rescindir unilateralmente o ajuste, nos termos do inciso I do art. 79 da Lei n 8.666/93, precedida de autorizao escrita e fundamentada da autoridade competente. 3 As empresas licitantes sero responsveis pela fidelidade e legitimidade das informaes e dos documentos apresentados, em qualquer poca ou fase do processo licitatrio. 4 O desatendimento de exigncias formais, no essenciais, no importar o afastamento da licitante, desde que sejam possveis a aferio da sua qualificao e a exata compreenso da sua proposta durante a realizao da sesso pblica da Tomada de Preos. . 5 As normas que disciplinam este procedimento licitatrio sero sempre interpretadas em favor da ampliao da disputa, desde que no comprometam o interesse da Administrao e a segurana da contratao.
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 11

6 Nenhuma indenizao ser devida s licitantes pela elaborao e/ou apresentao de documentos relativos presente licitao. 7 Aplicam-se presente licitao, subsidiariamente, a Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990 Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor e demais normas legais pertinentes. 8 Na contagem dos prazos ser observado o disposto no artigo 110 da Lei n 8.666/93. 9 Cpias deste edital podero ser obtidas, ao valor de R$ 7,60 (correspondente a R$ 0,10 por folha), na Rua Francisca Miquelina, 123 - Seo de Compras e Licitaes - 11 andar (sala 1101) - Prdio Brigadeiro Bela Vista So Paulo/SP, bem como no endereo eletrnico http://www.tresp.jus.br/licitacoes/editais.htm. Informaes adicionais e esclarecimentos podero ser obtidos pelo telefone 2858-2145 ou pelo fax 2858-2195, de segunda a sexta-feira, das 12h s 19h.

So Paulo, 06 de maro de 2009. Vnia Cristina Guarnieri Barella Chefe da Seo de Elaborao de Editais e Contratos

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 12

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009 ANEXO I ESPECIFICAO DOS SERVIOS

1. OBJETO Contratao de empresa especializada para prestao de servios, sob regime de empreitada por preo global, para elaborao de Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo para os servios e obras de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta de acordo com as necessidades do edifcio Sede I do TRE/SP, compreendendo os prdios Miquelina, Brigadeiro e Anexo, localizado na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, So Paulo SP. Os trabalhos sero desenvolvidos no edifcio Sede I do TRE-SP em trs etapas - Estudo Preliminar, Projeto Bsico e Projeto Executivo - detalhadas no item 4 desta Especificao de Servios.

2. PRAZOS DE EXECUO E ENTREGA DOS PROJETOS 2.1. Devero ser observados os seguintes prazos mximos: a) Etapa 1 - Estudo Preliminar 60 (sessenta) dias, a partir da data indicada para incio do servio na Ordem de Incio de Servio; b) Etapa 2 - Projeto Bsico 40 (quarenta) dias, contados do recebimento, pela CONTRATADA, da notificao de aprovao da Etapa 1; c) Etapa 3 - Projeto Executivo 30 (trinta) dias, contados do recebimento, pela CONTRATADA, da notificao de aprovao da Etapa 2. 2.2. A emisso da ordem de incio de servios ser efetuada pela Comisso de Acompanhamento e Fiscalizao do contrato a ser designada pelo TRE, A data de incio dos servios dever ser definida pela Comisso de Acompanhamento e Fiscalizao e informada CONTRATADA no prazo mnimo de cinco dias teis antes do incio dos servios.

2.3.

3. ESCOPO DOS ESTUDOS, PROJETOS E INTERVENES 3.1. DISPOSIES GERAIS

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 13

Devero ser observados os seguintes aspectos nos trabalhos: 3.1.1. Avaliao tcnica e econmica, bem como justificativa dos sistemas eltricos adotados, indicando os materiais aplicados, com suas caractersticas e especificaes; 3.1.2. Aproveitamento tcnico e econmico das instalaes existentes; 3.1.3. Normas vigentes e cdigos aplicveis aos servios em pauta: a) Normas brasileiras referentes a instalaes eltricas: NBR-5410/2004 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso e demais normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) aplicveis aos trabalhos; b) Cdigo de Obras do Municpio de So Paulo, Cdigo Sanitrio do Estado de So Paulo (Decreto Estadual n 12 342 de 27/12/1978 e atualizaes posteriores), legislao adotada pelo Departamento do Controle do Uso de Imveis (CONTRU/Prefeitura); c) Normas, decretos e leis referentes preveno e combate a incndio: Decreto Estadual n 46.076/2001, Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros PMESP, normas ABNT(NBR 9441/1998: Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio , NBR 10898/1999:Sistemas de Iluminao de emergncia, etc) e legislao adotada CONTRU/PMSP; d) Norma Regulamentadora n 10 do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade e demais NRs aplicveis aos trabalhos e projetos a serem realizados; e) Normas, decretos e leis referentes a descarte de materiais, eficincia energtica e meio ambiente: Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), nmeros 267/2000, 307/2002, 340/2003 e 348/2004; Decretos da Presidncia da Repblica nmeros 2783/1998, 4131/2002 e 4145/2002; Decreto estadual n 10.888/2001; Recomendao n 11/2007 do Conselho Nac ional de Justia (CNJ); Recomendaes do Ministrio de Minas e Energia (MME) e do Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (PROCEL), da Eletrobrs; Certificaes e programas de etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO); f) Padronizao da concessionria de energia AES Eletropaulo e Resolues da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL); g) Norma NBR9050/2004: Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos; h) e, em caso de inexistncia de norma(s) brasileira(s) aplicvel(is), normas e recomendaes Internacionais (IEC, IEEE, DIN, ANSI, NEMA, etc). 3.1.4. O projeto dever obedecer aos critrios de conforto, modernidade, ventilao e iluminao dos espaos fsicos, bem como conceitos de eficincia energtica e uso racional de energia eltrica; 3.1.5. Estudar: a) as possibilidades de intervenes e obras/servios na rea de engenharia civil de modo a atender s necessidades do objeto contratado;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 14

b) os elementos de arquitetura (piso, isolamento, exausto, ventilao, filtragem de ar, canaletas e dutos, sala de baterias, iluminao, sinalizao, preveno e proteo contra incndio, QL - quadros de luz, QFL - quadros de fora e luz no corpo dos projetos), relativos s intervenes; c) a integrao do sistema de energia eltrica a outros sistemas existentes ou com previso de implantao (sistema de proteo contra incndio, Controle de Acesso e de Ponto, CFTV, sistema de energia ininterrupta, sala-cofre, voz e dados etc). 3.2. DADOS DISPONVEIS a) Consta o ano de 1968, como data provvel de construo do imvel e que o TRE/SP possui projetos estruturais e de instalaes relativas construo da edificao; b) Em 2002, houve uma reforma nas instalaes eltricas de baixa tenso no edifcio Sede I do TRE/SP (Arquivos em formato .DWG disponveis). c) Estudo Preliminar para as obras de implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta e readequao das instalaes eltricas de acordo com as necessidades do edifcio Sede I do TRE/SP, relativo TPE 01/2007, documentos em papel e em mdia DVD; d) Padronizao de desenhos do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo SP (Anexo II); e) Faturas de energia eltrica; f) Lay-out dos pavimentos. Observao: sujeitos a mudanas; g) Projeto de readequao do sistema de voz e dados; h) Caso necessrios, localizao da sala central do Sistema de Circuito Fechado de Televiso (CFTV) e de Sistema de Alarme e Deteco de Incndio;

3.3. LEVANTAMENTO DE DADOS Desenvolvido na etapa de Estudo Preliminar, o levantamento de dados consiste na consulta e coleta de informaes de referncia que representem as condies preexistentes de interesse para instruir a elaborao do projeto, tais como verificao das condies das instalaes existentes, levantamento das dimenses da edificao, vistorias, conferncias, consulta aos rgos competentes e s concessionrias, se necessrio, em observao s leis federais e estaduais, posturas e normas municipais, e demais dados relevantes para a execuo das etapas posteriores, que resultaro nos Projetos Bsico e Executivo. Devero ser vistoriadas e avaliadas as instalaes existentes e ser produzido relatrio com informaes relevantes para a elaborao e documentao tcnica dos projetos Bsico e Executivo. Na etapa de levantamento de dados, inspeo e avaliao das instalaes eltricas, a CONTRATADA dever: 3.3.1. Registrar e informar as condies ao incio dos trabalhos e aps para entrega dos projetos;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 15

3.3.2. Realizar o levantamento de dados, o planejamento da execuo e a viabilidade de execuo a ser considerada no projeto executivo, levando em conta o mnimo de impacto ao funcionamento dos sistemas atuais (incndio, eltrica, segurana, aterramento,etc), bem como maximizar o reaproveitamento do material instalado. 3.3.3. Levantar dados e realizar medies no sistema eltrico existente envolvendo os sistemas de distribuio de energia eltrica, Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas (SPDA), alarme e iluminao de emergncia, aterramento, energia estabilizada e ininterrupta, gerador e cargas correspondentes; 3.3.4. Estabelecer nos estudos os critrios, as especificaes dos instrumentos de medio, os ajustes de parmetros dos medidores e/ou analisadores, os mtodos e os perodos para os levantamentos; 3.3.5. Apresentar, antes do incio das medies, os certificados/atestados de aferio de todos os instrumentos de medio a serem utilizados para elaborao dos estudos. Estes documentos devero estar no perodo de validade durante o levantamento de dados e medies; 3.3.5.1. Ensaios e medies necessrios:

a) SPDA: medio de resistncia e testes de continuidade, caso justificvel. b) Aterramento: Medio de resistividade do solo. Na impossibilidade tecnicamente justificada de obteno deste parmetro, apresentar valores tpicos aplicveis aos locais, anexando aos estudos a respectiva referncia tcnica na qual constam estes dados; c) Termografia: pontos crticos de barramentos de distribuio (busways), cabine de entrada, quadros sobrecarregados, emendas, equipamentos especficos (motores); d) Medidas de grandezas eltricas com equipamento analisador/registrador de energia : tenso , corrente, potncias ativa, reativa e aparente, fator de potncia, Distoro Harmnica (Harmnicas individuais e DHT), desequilbrio de tenso e afundamentos de tenso; 3.3.5.2. Formas de apresentao possveis: Formas de onda, grficos de barras, anlise estatstica, ndices de qualidade de energia - a ser avaliado caso a caso. Na impossibilidade justificada de apresentao de resultados de medio de forma grfica, apresentar tabelas; Perodos de medio possveis: conforme Tabela 1 desta Especificao de Servios ; Locais de medio, a serem avaliados entre Comisso de Acompanhamento e Fiscalizao e CONTRATADA. No mnimo, devero ser analisadas as seguintes reas:

3.3.5.3.

3.3.5.4.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 16

Tabela 1- Pontos de Medio Tipo de carga Local Cabine de barramentos BT* Diversos Geral Cabine de barramentos BT* Diversos Miquelina Cabine barramentos BT* Diversos Brigadeiro Cabine de barramentos BT* Diversos Anexo I Subsolos Diversos Computadores, 7 Miquelina servidores, impressoras Computadores, 7 Miquelina servidores, impressoras 7 Miquelina

Medio

Perfil semanal

Perfil dirio

Perfil dirio

Perfil dirio Perfil dirio Perfil Dirio

Observaes Justificativas Intervenes em finais de semana, recolhimento de ART Intervenes em finais de semana, recolhimento de ART Intervenes em finais de semana, recolhimento de ART Intervenes em finais de semana, recolhimento de ART Quadro QD-CPD, Acesso Restrito

6 Miquelina

5 Miquelina

4 Brigadeiro

2 Miquelina

Pavimento tipo Miquelina Pavimento tipo Brigadeiro 1 Subsolo Miquelina

Verificao de sobrecarga e de nveis de harmnicas Partida dos Readequao de quadro Ar-condicionado equipamentos e eltrico regime Computadores, Verificao de impressoras, urnas Perfil dirio sobrecarga e de nveis eletrnicas de harmnicas Computadores, Verificao de impressoras Perfil dirio sobrecarga e de nveis de harmnicas Computadores, Verificao de impressoras, Perfil dirio sobrecarga e de nveis bancadas de testes de harmnicas; readequao de quadro eltrico Verificao de nveis de Medio em harmnicas e de Diversos horrio de pico necessidade de readequao de quadro eltrico Diversos Perfil dirio, iluminncia Diversos Perfil dirio, iluminncia Verificao de queima Partida dos de lmpadas para Gerador equipamentos e iluminao de Perfil dirio
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 17

regime Bombas de recalque e esgoto, de incndio, motores de pressurizao de escadas

Edifcio Sede I (2 Subsolo)

Partida dos equipamentos e regime

emergncia, anlise de atendimento de cargas Dimensionamento de gerador, quadros, verificao de dispositivos de reduo de corrente de partida Dimensionamento de gerador, quadros, verificao de dispositivos de reduo de corrente de partida Quadros, verificao de dispositivos de reduo Readequao de iluminao Verificao para readequao de dispositivos de proteo eltrica Identificao de estrangulamento de barramento na conexo com o dispositivo de proteo eltrica, verificao de nveis de harmnicas Ver alnea a do subitem 3.3.5.1

Edifcio Sede I

Elevadores

Partida dos equipamentos e regime Partida dos equipamentos e regime Iluminncia Partida dos equipamentos e regime

14 Miquelina Ar-condicionado 14 Miquelina Equipamento de ar condicionado tipo janela Quadros e barramentos sobrecarregados, barramentos de entrada, 5 6 e , 7 Miquelina Aterramento Iluminao

Ar-condicionado

Termografia

Resistncia ou resistividade do solo

* BT= Baixa Tenso 3.3.6. Prever apresentao de tabelas de cargas instaladas nos projetos e no as built das instalaes eltricas no final dos trabalhos, em suas respectivas etapas. As tabelas de cargas devero conter dados detalhados dos equipamentos (cargas), no mnimo: Tipo de carga: motores, fonte chaveada, retificadores/inversores, acionamentos, computadores, iluminao, aquecimento, uso geral. Tenso (V); Corrente (A) ou potncia aparente (VA); Potncia ativa (W) ou fator de potncia Fabricante e modelo; Nmero de fases (monofsico, trifsico); Fase(s) (s) qual(is) a carga est conectada (R-S-T, A-B-C, etc);
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 18

Caso os dados de placa ou de manuais dos equipamentos sejam comprovadamente indisponveis (equipamentos obsoletos, por exemplo), pode-se adotar valores tpicos de grandezas eltricas. Sempre que possvel, deve ser includo o valor de distoro harmnica Total (DHT) medido, estimado ou retirado de dados de manuais do equipamento. Para as tomadas, dever ser tambm discriminado o uso geral ou especfico e o respectivo fator de potncia adotado; Para luminrias, dever ser tambm discriminado o tipo, nmero de lmpadas, tipo do reator (AFP, eletrnico, etc), fator de potncia, potncia e DHT do conjunto lmpada e reator; Para motores, devero ser discriminados tambm os demais dados de placa, tais como tipo de ligao, rendimento, tipo de acionamento (partida direta, estrela tringulo, softstart, etc) e DHT do conjunto motor+acionamento; 3.3.7. Computar fator de carga da instalao, valores de demanda e avaliar sazonalidade de consumo existentes, para efeito de emprego destes dados em projeto, avaliao de eficincia energtica e novo enquadramento tarifrio.

3.4. QUALIDADE DE ENERGIA ELTRICA Avaliar, na etapa de Estudo Preliminar, com base nas medies e previso de instalao de cargas, para fins de dimensionamento das instalaes e emprego de dispositivos mitigadores de efeitos nas etapas de projetos Bsico e Executivo, no mnimo, os seguintes fenmenos relacionados Qualidade de Energia Eltrica: Distoro Harmnica; Fator de potncia; Variaes de tenso de curta durao (afundamentos e elevaes de tenso); Compatibilidade eletromagntica;

3.4.1. Distoro Harmnica de tenso e de corrente, Fator de Potncia e Variaes de Tenso de Curta Durao Analisar, na etapa de Estudo Preliminar os tipos de cargas eltricas existentes e a serem instaladas indicando problemas e alternativas de soluo, e realizar dimensionamentos nas etapas de Projetos Bsico e Executivo, desenvolvendo: a) avaliaes das distores harmnicas e eventuais interaes entre a instalao existente e os efeitos dos bancos capacitivos a serem eventualmente instalados, e cargas futuras. Considerar as componentes harmnicas de corrente e tenso at 30 ordem ou de ordem harmnica de normas referentes ao assunto;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 19

b) estudo de distores e fluxo de harmnicas, considerando a influncia dos projetos sob contratao em tela; c) solues voltadas para os itens apontados anteriormente, segundo as normas para instalaes eltricas e a legislao existente, realizando estimativa de custo para a execuo. 3.4.1.1. Avaliar, em todas as etapas, entre outros aspectos:

a) como e em quais casos aplicvel e/ou necessrio mitigao de efeitos de harmnicas; b) soluo de filtros ativos versus filtros passivos; c) correo localizada (na carga ou no quadro de distribuio) versus correo global (quadro geral ou entrada de energia); d) se as cargas em anlise necessitam de tenso senoidal estabilizada e/ou fornecimento ininterrupto de energia; e) se h problemas associados a sobrecarga nos condutores neutro e fase: aquecimento excessivo, perdas, anlise de medies de corrente; f) se ocorrem desligamentos freqentes nas cargas em anlise; g) viabilidade de alimentao de cargas com tenso fase-fase como soluo de pavimentos crticos do ponto de vista de distoro harmnica. 3.4.1.2. Nos projetos, dimensionar condutores, busways, transformadores, dispositivos de proteo, etc, considerando a existncia de distoro harmnica, tomando por base resultados de medio ou previso de instalao de cargas no lineares; No Estudo preliminar, avaliar sensibilidade de contatores e acionamentos para cargas de fora motriz frente a harmnicas e afundamentos de tenso, propondo solues. No Estudo preliminar, avaliar efeitos de desequilbrio de tenso e corrente no funcionamento das cargas, propondo solues. No que diz respeito ao fator de potncia das instalaes, analisar os tipos de cargas eltricas existentes e a serem instaladas conforme Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo e desenvolver estudo contemplando:

3.4.1.3.

3.4.1.4.

3.4.1.5.

a) as cargas crticas da instalao e que contribuem para a queda do fator de potncia (Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo); b) elaborao de projeto de instalao e fornecimento de equipamento para a reduo do consumo reativo e o aumento no fator de potncia do sistema eltrico. O projeto dever envolver o detalhamento e a configurao dos componentes listados a seguir, e de outros que o projetista julgar necessrios: painel auto-sustentvel, controlador automtico de fator de potncia microprocessado, chave geral de proteo, transformadores de corrente a serem instalados no QGBT existente, circuitos de comando e proteo, chaves seccionadoras, contatores, cabos alimentadores, capacitores metalizados com resistncia de descarga incorporada entre outros. Este projeto dever ser apresentado em diagrama unifilar, em meio magntico e tambm impresso. Toda documentao tcnica dos equipamentos
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 20

relativos a este item dever ser fornecida at o momento da entrega dos servios (Projetos Bsico e Executivo); c) apresentao de solues voltadas para os itens anteriores, segundo as normas para instalaes eltricas, padres da concessionria de energia eltrica e a legislao existente, realizando estimativa de custo para a execuo (Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo). d) alternativas com bancos de capacitores distribudos (correo local) versus banco nico na entrada de energia eltrica (Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo). Verificar com a concessionria de energia eltrica se h necessidade de aprovao de projeto especfico. 3.4.2. Compatibilidade Eletromagntica (CEM) Para o desenvolvimento dos projetos e na fase de estudo preliminar, considerar propostas de solues e estudar da influncia de: a) Interferncia dos dispositivos instalados ou a serem instalados no funcionamento de dispositivos de controle e automao, iluminao (inclusive emergncia), sistemas de proteo contra incndio e de segurana patrimonial, etc; b) Encaminhamento de cabos; c) Materiais de tubulaes; d) Harmnicas e circulao de corrente de neutro; e) Layout de fontes geradoras de interferncia eletromagntica; f) Danos sade e distncias seguras de equipamentos; g) Tipos de equipamentos especificao, certificao; h) Aterramento, SPDA, blindagem eletromagntica; i) Dispositivos que evitem propagao de interferncia eletromagntica: especificao e emprego; j) Computadores : interferncia em monitores, desligamentos ou erros constantes; k) Demais prescries das normas NBR 5410/2004 (subitem 6.1.7) e da NBR 14306/1999: Proteo eltrica e compatibilidade eletromagntica em redes internas de telecomunicaes em edificaes - Projeto;

3.5. TOMADAS, PONTOS DE ENERGIA ELTRICA Os projetos devero ser executados considerando determinao das tomadas plenamente suficientes ao atendimento de todos os equipamentos a serem utilizados, observadas as demandas sugeridas em norma e com as devidas reservas nos circuitos. As condies atuais de atendimento devero ser relatadas durante a etapa de Estudo Preliminar. A CONTRATADA dever: a)Analisar compatibilidade entre modelo de tomada e corrente de carga; b)Especificar tomadas de dois plos e terra, substituindo tomadas de dois plos para uso geral; c) Analisar tomadas com condies especiais de instalao, tais como em atmosferas explosivas e em instalaes ao tempo;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 21

d)Analisar soluo para distribuio de pontos de tomadas utilizando infra-estrutura do mobilirio existente; e)Evitar solues que empreguem extenses e derivaes (benjamins, T, etc); f) Adotar padres distintos de pinagem e/ou de cores dependendo do uso (tomada com duas fases e terra, fase-neutro e terra, estabilizada e ininterrupta, uso geral, etc); g)Na etapa 1, analisar relao custo benefcio da adequao de tomadas ao padro estabelecido na NBR 14136/2002;

3.6. QUADROS GERAIS E DE DISTRIBUIO No que diz respeito aos quadros gerais e de distribuio, nas etapas de Estudo Preliminar (principalmente) e nos Projetos Bsico e Executivo, so obrigaes da CONTRATADA: Realizar levantamento da distribuio de cargas nas fases (quadros e cabos) para a correo em termos de balanceamento dos circuitos; b) Estudar possibilidades e solues para eventual implantao de novos circuitos dentro das condies existentes, para reserva e/ou para atender as necessidades das instalaes dentro das condies das cargas existentes; c) Avaliar o dimensionamento eltrico dos quadros eltricos, circuitos e barramentos, chaves e fusveis na etapa 1. Redimensionar estes dispositivos nas etapas de projeto; d) Avaliar coordenao e seletividade de dispositivos de proteo existentes. Para os projetos, considerar tambm as cargas a serem instaladas e reserva de potncia; e)Avaliar o emprego de dispositivos de proteo contra surtos (DPS) nos quadros, no que diz respeito a prescries da NBR5410/2004, viabilidade, espao nos quadros existentes e custo, para as linhas de energia eltrica e de voz e dados; No que diz respeito aos quadros gerais e de distribuio, na etapa do Estudo Preliminar, so obrigaes da CONTRATADA: a)Analisar as condies operacionais das instalaes eltricas em geral em seus quadros de distribuio, condutores, protees eltricas e mecnicas, equipamentos de proteo, seccionamento e comando; efetuar inspeo visual, analisar curva de atuao e realizar testes de manobra nos dispositivos de proteo, e relatar resultados, de modo a verificar necessidade de substituio dos mesmos; b)Avaliar condies mecnicas e eltricas de conexes de barramentos existentes e propor solues; c) Analisar se barramentos dos quadros existentes so compatveis com a corrente de carga prevista, especialmente nos casos de diminuio de seo nos terminais dos dispositivos de proteo e nas derivaes para cabos e/ou demais barramentos. Eventuais redimensionamentos faro parte dos projetos; d)Avaliar distncias eltricas mnimas entre barramentos nos quadros e adequar respectiva norma; e)Avaliar estado de conservao (resistncia mecnica, pintura, corroso, etc) e possibilidade de reaproveitamento dos quadros, dispositivos de proteo e barramentos; a)

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 22

f) Verificar necessidade de emprego de dispositivos Diferencial Residual (DR) de acordo com NBR 5410/2004. Prever testes de acionamento manual (boto de testes) e de manobra nos dispositivos DR existentes; No que diz respeito aos quadros gerais e de distribuio, nas etapas dos Projetos Bsico e Executivo, so obrigaes da CONTRATADA: a) Designar os locais para caixa(s) de distribuio com indicao do nmero dos disjuntores e suas potncias, dentro das normas vigentes; b) Detalhar em projeto fatores de demanda e de potncia aplicveis aos quadros de distribuio; c) Para cargas que apresentem desligamentos relacionados a transitrios ou a fenmenos de qualidade de energia eltrica, especificar dispositivos que no atuem para transitrios de energizao ou para fatores de crista elevados; d) Revisar e corrigir o emprego de disjuntores unipolares para circuitos de duas e trs fases; e) Adequar instalaes s prescries da NBRIEC60439-3: conjuntos de manobra e controle de baixa tenso. 3.7. DISTRIBUIO DE CIRCUITOS: CONDUTORES, BARRAMENTOS E LINHAS ELTRICAS 3.7.1. Dever ser avaliada na Etapa 1 (verificao das condies atuais) e revisada nos projetos (dimensionamento) a taxa de ocupao das linhas eltricas, adequando-as s recomendaes da NBR 5410/2004: eletrodutos, eletrocalhas, leitos, bandejas, etc. 3.7.2. Nas etapas 1, 2 e 3, para as linhas eltricas, avaliar e propor solues para: a) opes de distribuio de circuitos que minimizem intervenes estruturais no edifcio; b) solicitao mecnica de leitos, eletrocalhas e bandejas com eventual repotencializao e/ou substituio de condutores da instalao; c) solicitaes estruturais nos shafts com eventual instalao de novos barramentos blindados de distribuio (busways), em especial na etapa de Estudo Preliminar; d) distncias eltricas mnimas entre barramentos de distribuio (busways) e adequao respectiva norma; e) aterramento das linhas eltricas metlicas. 3.7.3. Em todas as etapas, nos esquemas alimentadores (cabos e busways), prever: a) Verificao, ampliao e/ou configurao do sistema de barramentos para atender a situao de demanda atual. Avaliar acrscimo de carga, previso de crescimento, queda de tenso, efeitos de harmnicas, entre outros; b) Quadros eltricos para atender s redundncias; c) Manuteno sem interrupo de carga nos busways; d) Avaliar quadros e distribuio de circuitos (busways) distintos em funo do tipo de carga ou uso: iluminao, circuitos com fornecimento estabilizado e/ou ininterrupto, tomadas de uso geral, computadores e perifricos, ar condicionado;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 23

e) Compatibilidade de cabos e linhas eltricas de acordo com a NBR5410/2004. 3.7.4. Nos esquemas de distribuio de circuitos, identificar e prever solues, em sua maior parte na etapa de Estudo Preliminar, para: a)Circuitos com sobrecarga e/ou aquecimento em excesso; b)Cabos com isolao danificada e/ou sinais de degradao, avaliando resistncia mecnica, corroso, etc. Avaliar inclusive locais de oficinas, reas ao tempo e quadros com resultados anormais de termografia; c) Cabos expostos, sem proteo mecnica e/ou que ofeream riscos de choques eltricos; d)Excesso de emendas, emendas mal executadas, soldas frias, etc; e)Condutores que possam ser reutilizados e os que devem ser substitudos; f) Locais nos quais devem ser empregados condutores no propagantes de chama, com baixa emisso de fumaa e de gases txicos e livres de halognio, conforme item 5.2.2.2.3 da NBR 5410/2004; g)Avaliar relao custo benefcio do emprego de condutores no propagantes de chama, com baixa emisso de fumaa e de gases txicos e livres de halognio nas instalaes, em detrimento aos condutores com isolao de PVC, nos casos em que seja necessria a substituio de condutores devido a critrios estabelecidos na NBR5410/2004. h)Compatibilidade de cabos e linhas eltricas de acordo com a NBR5410/2004. 3.7.5. Para os projetos Bsico e Executivo, prever: a) a instalao de eletrodutos para passagem dos cabos oriundos das instalaes, bem como os suportes de fixao; b) a instalao de plaquetas, para identificao de chaves, circuitos e quadros; c) se necessrio, a desmontagem de elementos dos sistemas existentes especificamente na rea objeto dos servios, constitudo por eletrodutos metlicos aparentes, painis, componentes, luminrias, fiao e reinstal-los na nova situao de modo correspondente, respeitando a norma NBR - 5410/2004/ABNT.

3.8. ILUMINAO 3.8.1. Revisar, no Estudo Preliminar, fornecendo solues para os projetos: a)as condies dos interruptores e suas quantidades, visando a perfeita acomodao dos equipamentos a serem utilizados; b)a distribuio de carga eltrica das luminrias por interruptor; c) as instalaes de modo a contemplar meios de facilitar a manuteno das luminrias, d)iluminao de reas externas; e)iluminao por motivo de segurana e decorativa; 3.8.2. Avaliar, no Estudo Preliminar, fornecendo solues para os projetos:

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 24

a)relao custo benefcio da alimentao de luminrias com tenso fase-fase. Atualmente, a iluminao feita com alimentao fase-neutro; b)por meio de medies e/ou clculos, iluminncias nos pavimentos tipo, sagues, plenrio, oficinas e demais ambientes do edifcio Sede I do TRE-SP. Adequar as iluminncias aos critrios estabelecidos na NBR-5413/1992; c) viabilidade de instalao de sistemas automticos para reduo de iluminao, bem como de emprego de sensores de presena para fins de segurana e economia de energia; d)conceitos de eficincia energtica aplicados iluminao de ambientes: circuitos eltricos com possibilidade de medio centralizada, anlise de aproveitamento de iluminao natural, distribuio de interruptores, especificao de lmpadas, reatores e luminrias eficientes, etc. Verificar prescries da Regulamentao para Etiquetagem Voluntria do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos (PROCEL/ Eletrobrs e Ministrio das Minas e Energia) e orientaes do programa PROCEL/EPP - Eficincia Energtica nos Prdios Pblicos; e)demais medidas de uso racional e conservao de energia eltrica aplicveis a sistemas de iluminao; f) Prescries da NBR9050/2004 quanto instalao de interruptores.

3.9. MOTORES ELEVADORES, BOMBAS, PRESSURIZAO DE ESCADAS E OUTROS 3.9.1. Devero ser avaliadas no Estudo Preliminar e revisadas nos projetos as instalaes eltricas das casas de mquinas dos elevadores, bombas e motores de pressurizao de escadas dos edifcios Brigadeiro Lus Antnio e Francisca Miquelina e Anexo, de modo a atender norma NBR 5410/2004, em especial para o caso dos quadros de fora, comando e proteo. 3.9.2. Devero ser considerados os seguintes aspectos para estudos e projetos:

a)Temperatura, ventilao e estanqueidade das casas de mquinas dos elevadores dos prdios Brigadeiro, Miquelina (inclusive elevador privativo) e Anexo e dos locais de instalao de bombas e pressurizadores de escadas. Caso seja comprovado que exista na situao atual comprometimento da vida til dos equipamentos ali instalados, propor solues; b)Estado de conservao dos cabos de potncia dos elevadores, propondo solues caso haja comprometimento dos mesmos; c) Instalao de acionamentos de melhor qualidade para elevadores e bombas, contemplando os conceitos de reduo de corrente de partida, conforto ao usurio (elevadores), frenagem, distoro harmnica introduzida; d)Avaliao das condies eltricas e mecnicas das mquinas eltricas das casas de mquinas de elevadores e subsolos estado de conservao de enrolamentos e carcaas, avaliao de pontos quentes, lubrificao, oxidao, aterramento, etc; e)Reviso de coordenao dos dispositivos de proteo e esquemas de comando de bombas, pressurizadores, etc., prevendo atualizao de diagramas eltricos; f) Avaliao de custo benefcio de sistema de automao e monitoramento de bombas, pressurizadores, elevadores, etc.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 25

3.9.3. Verificar prescries da Regulamentao para Etiquetagem Voluntria do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos (PROCEL/Eletrobrs e Ministrio das Minas e Energia) e orientaes do programa PROCEL/EPP - Eficincia Energtica nos Prdios Pblicos, estudando medidas aplicveis ao edifcio, considerando relao custo benefcio.

3.10. AR-CONDICIONADO Na Etapa de Estudo Preliminar: 3.10.1. Para os sistemas de ar-condicionado, considerando as instalaes existentes: analisar a compatibilidade dos equipamentos instalados e as cargas trmicas dos ambientes. Em caso de incompatibilidade, propor solues, avaliando possibilidades de reduo de carga trmica; b) verificar o comportamento e a especificao dos dispositivos de proteo dos aparelhos instalados (curva de atuao, caractersticas de partida do equipamento, etc.) e dos quadros de distribuio, revisando os circuitos alimentadores e a compatibilidade com os dispositivos seccionadores. 3.10.2. No Estudo preliminar, estudar a carga trmica, as necessidades eltricas e a compatibilidade com as instalaes eltricas do andar trreo do prdio Anexo. 3.10.3. Em todas as etapas, prever potncia, infra-estrutura eltrica e mecnica (barramentos blindados, quadros, eletrodutos, cabos, protees, etc) para sistema de ar-condicionado, considerando solues da alnea a do subitem 3.10.1 e subitem 3.10.2. Nas etapas de projetos: 3.10.4. Revisar as instalaes dos quadros de distribuio dos equipamentos do CPD (Sala RISC) e Plenrio. 3.10.5. Verificar prescries da Regulamentao para Etiquetagem Voluntria do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos (PROCEL/Eletrobrs e Ministrio das Minas e Energia) e orientaes do programa PROCEL/EPP - Eficincia Energtica nos Prdios Pblicos, estudando medidas aplicveis ao edifcio, considerando relao custo benefcio; a)

3.11. ATERRAMENTO 3.11.1. Analisar as condies das instalaes existentes, na etapa de Estudo Preliminar, em termos de Sistemas de aterramento funcional e de proteo em conformidade com a norma NBR-5410/2004 e NBR-5419/2001, adequando as instalaes futuras estas normas; Para todas as etapas:
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 26

3.11.2. Prever a reviso das interligaes e aterramento dos sistemas de aterramento existentes (SPDA, quadros de entrada, sistemas de alarme, iluminao de emergncia, telecomunicaes, gerador, estruturas metlicas, tubulaes, etc.), na instalao da caixa (quadro) para ligao equipotencial, junto cabine de entrada de energia eltrica; 3.11.3. Propor soluo baseada em normas pertinentes de modo a garantir operacionalidade, segurana e integrao aos vrios subsistemas em termos de aterramento e normas atuais; 3.11.4. Avaliar, principalmente na etapa de estudo preliminar, nos pavimentos a viabilidade e aplicao de equipotencializao local e do emprego de malhas de terra diferenciadas para os sistemas de aterramento relativos a voz/dados e eltrica; 3.11.5. Apresentar memorial de clculo e projetos Bsico e Executivo especficos do sistema de aterramento adotado, contemplando: a) b) c) d) e) f) valor de resistividade do solo; distribuio de condutores do sistema de aterramento; prumadas, quando aplicvel; intervenes civis no edifcio, se necessrias. Malhas de equipotencializao nos pavimentos, se aplicveis. Equipotencializao principal de acordo com o item 6.4.2.1 da NBR5410/2004.

3.12. SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS (SPDA) 3.12.1. Efetuar diagnstico no Estudo Preliminar, e reviso nos projetos, do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramento, considerando tambm aspectos estticos da instalao atual e fornecimento de atestados de medio hmica (CONTRU/Prefeitura- Corpo de Bombeiros - PMESP). 3.12.2. Avaliar e apresentar solues no sistema existente (Estudo Preliminar) e dimensionar naquele a ser projetado: a)nmero e condies de captores no naturais; b)proteo contra descargas laterais; c) conexes eltricas do SPDA, inclusive emendas; d)nmero e condies dos condutores de descida; e)eletronegatividade nas conexes e do SPDA ao sistema de aterramento; f) possibilidade de utilizao de captores naturais (cobertura do Anexo); g)interligao de estruturas metlicas no telhado ou cobertura (escadas, rufos, antenas, etc); h)utilizao de barras chatas como condutores de descidas; i) curvatura dos condutores; j) fixao dos captores, inclusive no que diz respeito interferncias civis, impermeabilizao da laje, suportes, rede de hidrulica, e mquinas;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 27

k) utilizao da estrutura como descidas naturais; 3.12.3. Avaliar necessidade de SPDA conforme anlise de risco prescrita na NBR5419/2005, constando clculo em memorial descritivo, e adequar o projeto respectiva norma tcnica; 3.12.4. Apresentar memorial de clculo de acordo com o modelo previsto pela NBR5419/2005 que seja melhor aplicvel edificao (Mtodo Franklin, Gaiola de Faraday ou modelo eletrogeomtrico), projeto especfico e prumadas, nas etapas de projeto Bsico e Executivo; 3.12.5. Projetar ligaes equipotenciais conforme item 5.2.1.2.1, subitem b, da NBR 5419: Uma ligao eqipotencial deve ser efetuada (..) b) acima do nvel do solo, em intervalos verticais no superiores a 20 m, para estruturas com mais de 20 m de altura. As barras secundrias de ligao eqipotencial devem ser conectadas a armaduras do concreto ao nvel correspondente, mesmo que estas no sejam utilizadas como componentes naturais;. Para este caso, avaliar intervenes estruturais e arquitetnicas no edifcio.

3.13. SISTEMA DE ENERGIA ESTABILIZADA E ININTERRUPTA E GERADOR 3.13.1. Estudar na etapa 1 as necessidades para projeto e execuo de um sistema de Rede Estabilizada Ininterrupta (Nobreak, UPS) para o edifcio Sede I, compreendendo obras eltricas e civis e destacar as interferncias com as instalaes existentes; Para o sistema de energia ininterrupta, avaliar os itens 3.13.2 a 3.13.4 desta Especificao de Servios durante o Estudo Preliminar: 3.13.2. A partir de dados de confiabilidade do fornecimento de energia eltrica da regio, e de dados de medio de tenso, necessidade de utilizao de estabilizadores de tenso existentes; 3.13.3. A partir de dados de confiabilidade do fornecimento de energia eltrica da regio, e de dados de medio de tenso, necessidade futura de instalao de estabilizadores de tenso; 3.13.4. Necessidade de instalao de sistemas de energia ininterrupta (UPS), a partir de dados de medio de tenso em regime e de variaes de tenso de curta durao, e de dados de equipamentos essenciais ao funcionamento do TRE-SP; 3.13.5. Executar os seguintes levantamentos no Estudo Preliminar: a)Levantamento inicial da carga a ser atendida pelo Sistema de Energia Estabilizada Ininterrupta; b)Com os dados da alnea a do subitem 3.13.5, estimar potncia do equipamento a ser instalado, considerando os elementos dos itens 3.13.7;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 28

c) Levantamento e identificao inicial da rede eltrica a ser atendida; d)Levantamento inicial dos quadros de energia a serem utilizados ou alterados; e)Levantamento de todas as alteraes necessrias; f) Relao custo-benefcio de distribuio de equipamentos no-break de potncia reduzida em pavimentos versus nobreak nico de alta potncia, para atender os requisitos de carga; g)Topologias comercialmente disponveis de equipamentos no-break (stand-by, linha interativa, dupla converso, converso delta, etc) e a que mais for adequada s instalaes do TRE-SP h)Anlise de intervenes civis no edifcio, local de instalao de UPS, suportabilidade da laje, ventilao de sala para abrigar nobreak; 3.13.6. Indicar, na etapa 1, filosofia do projeto do item distribuio do Sistema de Energia Estabilizada Ininterrupta, compatibilizando os pontos de utilizao de energia eltrica, dados e voz; 3.13.7. Considerar os seguintes elementos no Estudo Preliminar e na apreciao dos projetos: a) Prumadas, manuteno, redundncia, potncia instalada, cargas; b) Adequao do CPD; c) Tempo de indisponibilidade menor que 1 hora por ano com alta confiabilidade e desempenho; d) Sistema dual (alta flexibilidade para manuteno); e) Flexibilidade para expanso futura: reserva a ser definida em projeto; f) Meios disponveis atualmente no edifcio sede I : 1 UPS 30KVA gerador 450 KVA Dois alimentadores: 1 cabine e 1 gerador Chave de transferncia automtica g) Alimentao de racks da rede estruturada; h) Indicaes de interesse de estados operacionais em painis (gerador, Eletropaulo, nobreak); i) Monitoramento remoto de UPS; j) Recursos que facilitem o transporte, manuseio e manuteno dos equipamentos, se de grande porte, a serem instalados; k) Instalao futura de sala-cofre (prever infra estrutura eltrica); l) Indicar procedimentos para readequao da sala de medio existente para acomodao de painis de transferncia, bem como as interligaes ao gerador, quadros de iluminao e tomadas, se necessrios; 3.13.8. Os Projetos Bsico e Executivo do Sistema de Energia Estabilizada Ininterrupta devero conter: a)Projeto eltrico do Sistema de Energia Estabilizada Ininterrupta do Edifcio Sede I; b)Projeto construtivo do local onde ser instalado o equipamento Nobreak; c) Intervenes civis no edifcio Sede I; d)Projeto eltrico do circuito By-Pass;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 29

e)Projeto eltrico e construtivo de todas as alteraes necessrias na rede eltrica original para a adequao do mesmo ao Sistema de Energia Estabilizada Ininterrupta do Edifcio Sede I; f) Condies de armazenamento e descarte de baterias. 3.13.9. O levantamento de custos dos projetos dever conter: a)Relao detalhada dos servios a serem executados; b)Relao detalhada dos materiais a serem utilizados; c) Especificaes tcnicas do equipamento Nobreak a ser instalado, assim como do banco de baterias; d)Memorial descritivo detalhado. 3.13.10. Nos projetos, estudar transferncia entre os sistemas de alimentao (concessionria, gerador, nobreaks) conforme lgica programvel, inclusive seus intertravamentos de segurana de acordo com a falha ocorrida ou em caso de manuteno corretiva ou preventiva, bem como, procedimentos para as rotinas de superviso e controle de todos os equipamentos envolvidos (eltrica, ar condicionado, geradores, UPSs) assegurando o nvel de disponibilidade desejada, de forma a minimizar erros de operao; 3.13.11. Para o Gerador, avaliar na etapa de Estudo Preliminar: a)Cargas que no devem sofrer interrupo de fornecimento de energia eltrica de acordo com as instrues do Corpo de Bombeiros PMESP e do CONTRU/PMSP. Apresentar clculos que demonstrem se o gerador atual atende estas cargas; b)Computar, caso exista, reserva de potncia do gerador atual. Caso contrrio, dimensionar nos projetos gerador para atendimento das cargas existentes e propostas; c) Viabilidade de instalao de sistema de gerenciamento de energia eltrica que contemple gerenciamento de prioridades a cargas atendidas (bombas, CPD, ar condicionado), monitoramento, alarme em situaes emergenciais, etc; 3.13.12. Em reas vitais ao funcionamento do edifcio do ponto de vista de energia eltrica (UPS, gerador, cabine), prever nos projetos: a)sistema de monitorao por cmera, bem como integrao destas ao sistema de CFTV do edifcio; b)instalao de sistema de deteco de fumaa e/ou temperatura, bem como integrao destes ao sistema atual de deteco e combate a incndios;

3.14. SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIOS 3.14.1. Devero ser inspecionadas e avaliadas as instalaes eltricas dos sistemas de segurana contra incndio existentes na edificao com base na legislao tcnica pertinente. Os problemas encontrados devero ser apontados em relatrio tcnico no Estudo Preliminar, apontando propostas de soluo.
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 30

3.14.2. Para as etapas de projetos, ser avaliado entre CONTRATADA e Comisso de Acompanhamento e Fiscalizao (CAF) o que ser feito em relao ao sistema de proteo e combate a incndio atual, uma vez que est em andamento projeto especfico para o Sistema de Proteo contra Incndios Tomada de Preos Estadual 01/2008. 3.14.3. Entre outros aspectos, devero ser avaliados no Estudo Preliminar: a)Unificao das centrais de incndio dos prdios Brigadeiro, Miquelina e Anexo; b)Automatizao do sistema de pressurizao de escadas; c) Interligao ao futuro sistema de controle de acesso, cujo projeto est em andamento; d)Reviso do sistema de alimentao de luminrias de emergncia: avaliao de queima constante de lmpadas, avaliao de queda de tenso nas luminrias existentes, recomendao de substituio de luminrias defeituosas em funo de testes executados no sistema e/ou relatrios de manuteno, previso de novos pontos para adequao s normas pertinentes.

3.15. INTEGRAO ENTRE SISTEMAS Dever ser prevista nos projetos bsico e executivo a integrao entre os diversos sistemas existentes ou a serem instalados no edifcio, no que diz respeito previso de infra-estrutura eltrica especfica, localizao de futura sala central de informaes, centralizao de informaes de estados operacionais de equipamentos, interligao, intertravamentos ou conexes eltricas entre sistemas, fornecimento de energia ininterrupta, entre outros, para os seguintes casos: 3.15.1. Integrao ao sistema de cabeamento estruturado existente para dados relativos aos estados operacionais de interesse; 3.15.2. Integrao com sistema de Circuito Fechado de Televiso (CFTV) obras em etapa de licitao, Concorrncia Federal 01/2008: localizao e alimentao da sala de segurana, instalao de novos pontos de cmeras, etc.; 3.15.3. Integrao com sistema de Controle de Acesso e Ponto (SCAP), projeto em andamento; 3.15.4. Integrao com instalao futura de Sala-Cofre: prever dispositivos de proteo, inclusive espao em quadros, linhas eltricas (eletrodutos, eletrocalhas, bandejas, etc) e alimentadores, considerando potncia equivalente quela do CPD atual e reserva.

3.16. INSTALAES EM REAS ESPECIAIS Para todas as etapas, devero ser realizadas:

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 31

3.16.1. Verificao de graus de proteo e recomendaes em projeto de instalaes especficas para oficinas (mecnica, marcenaria, etc), depsitos de solventes e /ou combustveis (atmosferas explosivas); 3.16.2. Adequao de instalaes ao tempo - especificao e projeto de acordo com graus de proteo e dispositivos recomendados em norma correspondente.

3.17. ESTUDO DE AUMENTO DE CARGA E DE ENQUADRAMENTO TARIFRIO 3.17.1. Na necessidade de solicitao de aumento de carga junto concessionria de energia eltrica e/ou mudanas no padro de entrada, detectada a partir dos estudos da etapa 1, avaliar: a) Alteraes na cabine de barramentos em baixa tenso; b) Necessidade e custo de transformador prprio e cabine para padro de entrada em mdia tenso; c) Viabilidade de novo enquadramento tarifrio em funo de aumento de carga: Tarifa horo-sazonal, binmia, tarifa AS, baixa ou mdia tenso, etc em comparao ao sistema atual. Nestas condies, deve-se apresentar concessionria, na etapa de Projeto Bsico, o projeto de reviso da entrada de energia eltrica e medio, de modo a dar celeridade ao processo de aprovao do mesmo. 3.17.2. Independentemente de alteraes no padro de entrada de energia eltrica, apresentar, no Estudo Preliminar, clculo comparativo de novo enquadramento tarifrio em comparao ao sistema atual (ex.: tarifa AS); 3.17.2.1. Em todas as etapas, considerar na anlise de enquadramento tarifrio a possibilidade de instalao de controlador de demanda para adequao aos novos valores a serem estabelecidos em contrato com a concessionria de energia eltrica; 3.17.3. Efetuar, na etapa 1, clculos de previso de aumento de carga, utilizando resultado(s) como potncia reserva de projeto e para efeito de dimensionamento da cabine de barramentos, considerando: a) Tendncias de aumento ou diminuio de consumo em equipamentos de iluminao, informtica, ar condicionado, etc; b) ndices de evoluo e tendncias do consumo de energia eltrica de reconhecida aplicao nos meios tcnico-econmicos, tais como Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de So Paulo, CEPEL, ANEEL, Energy Information Administration (EIA), etc; c) Tcnicas de anlise de evoluo de consumo de instalaes eltricas; d) Nmero de funcionrios histrico e previso; e) Faturas de energia eltrica; f) Um microcomputador por funcionrio na Sede I do TRE-SP;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 32

g) Critrios tcnicos propostos pela CONTRATADA; 3.17.3.1. Apresentar estimativa do tempo necessrio para que as instalaes atuais de busways, alimentadores e cabine de barramentos tornem-se obsoletas, com o fator de crescimento previsto encontrado com base nos subitens de 3.17.3 desta Especificao de Servios. 3.18. EFICINCIA ENERGTICA 3.18.1. No Estudo Preliminar, considerando a definio de diagnstico energtico do PROCEL, levantar as condies atuais de consumo de energia da instalao e potenciais de economia de energia eltrica realizveis, avaliando: a)histrico de consumo da instalao num horizonte mnimo de 24 meses; b)Sazonalidade da instalao; c) Condies tcnicas dos equipamentos e dos sistemas energticos; d)Identificao dos desperdcios e das possibilidades de intervenes tcnicas para reduzir o consumo de energia; e)Medidas para racionalizao do uso de equipamentos, tais como o uso de impressoras corporativas; f) avaliao econmica das medidas propostas, determinando a economia de recursos projetada, o investimento necessrio, a taxa interna de retorno e o tempo de retorno dos investimentos; 3.18.2. Avaliar e aplicar conceitos de eficincia energtica, conservao e uso racional de energia eltrica nos seguintes tpicos dos estudos e projetos: a)Iluminao; b)Ar-condicionado; c) Motores (elevadores, bombas e pressurizadores); d)Tarifao de energia eltrica. 3.18.3. Para todas as etapas, avaliar a utilizao de fontes alternativas de energia, em especial energia solar para aquecimento de gua. 3.19. INSTALAES DE CABEAMENTO ESTRUTURADO Existe um projeto de redistribuio dos pontos de dados e voz, a ser fornecido CONTRATADA para consulta. A readequao das instalaes eltricas dever tornar compatveis os pontos de voz/dados com os pontos de energia eltrica no que diz respeito distribuio destes ltimos. Pontos de voz/dados a serem includos em funo de monitoramento de estados de equipamentos devem ser previstos de acordo com o subitem 3.15.1 desta Especificao de Servios. Interferncias existentes que no estejam compatveis com normas ou que venham a existir entre os dois projetos - cabeamento estruturado e eltrica - tais
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 33

como cruzamentos de linhas eltricas dos dois sistemas (eletrocalhas, eletrodutos, rodaps metlicos, etc), e eventuais necessidades de realocao de pontos de voz e dados, devero ser previstas, respeitando-se, sempre que possvel, o projeto de cabeamento estruturado. 3.20. ASSUNTOS DIVERSOS Nos projetos Bsico e Executivo: 3.20.1. Recomendar e aplicar conceitos de automao predial; 3.20.2. Prever pontos de fora para leitura de gua no Trreo, para tomadas para limpeza no edifcio e no coroamento (tico) da edificao; 3.20.3. Alimentao de sistema PABX existente por meio de nobreak e gerador; 3.20.4. Adequao do saguo no pavimento Trreo do Bloco Miquelina para instalaes de sala de imprensa durante as eleies: instalaes eltricas, voz e dados; 3.20.5. Prever que todo material eltrico retirado na reforma deva ser restitudo ao setor de manuteno eltrica do TRE-SP; 3.20.6. Adequar todos os projetos e as instalaes eltricas s exigncias da norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho NR-10: Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade; 3.20.7. Adequar todos os projetos s exigncias da NBR 9050/2004, no que diz respeito a dispositivos eltricos; 3.20.8. Nos pavimentos da Copa (1 andar do edifcio Miquel ina) e Subsolos, h previso de projeto especfico para reforma, inclusive das instalaes eltricas. Desta forma, os projetos de instalaes eltricas destes pavimentos - nos quais se incluem projetos de iluminao, a distribuio e o dimensionamento de circuitos para iluminao e fora, de alimentadores e de quadros de distribuio e painis especficos dos pavimentos em questo so escopo das empresas contratadas para estes fins. 3.20.8.1. A CONTRATADA para execuo do objeto desta Especificao de Servios de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta fica responsvel por contabilizar as cargas instaladas na Copa e nos Subsolos e, junto s demais cargas do edifcio, avaliar seu impacto na cabine de barramentos ou em quadros gerais de distribuio. 3.20.8.2. Nos Subsolos a CONTRATADA para execuo do objeto desta Especificao de Servios de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta dever ainda analisar as
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 34

interferncias nestes pavimentos, bem como atualizar plantas dos projetos dos Subsolos, existentes poca das etapas de Projetos Bsico e Executivo, no que diz respeito aos Sistemas de Proteo contra Descargas Atmosfricas e Aterramento.

4. DIRETRIZES PARA ELABORAO DOS ESTUDOS E PROJETOS 4.1. ETAPA 1 ESTUDO PRELIMINAR O Estudo Preliminar, que se destina concepo e representao do conjunto de informaes tcnicas iniciais, necessrias compreenso da configurao da proposta de interveno, dever prever todas as instalaes e equipamentos indispensveis realizao dos trabalhos, bem como todos os ensaios e medies, caso necessrios, para auxiliarem no conhecimento das condies atuais da edificao. Na realizao dos trabalhos previstos nesta etapa dever ser observada a legislao vigente sobre segurana laboral, especialmente quanto ao uso de equipamentos de proteo individual durante a execuo dos servios. Dever ser feito levantamento de dados detalhado para diagnstico das instalaes eltricas existentes no edifcio Sede I, anlise e tratamento dos mesmos. Para cada problema encontrado, devero ser propostas solues tomando por base critrios tcnico-econmicos, devendo ser apresentadas em estudo, desde que existentes e realizveis do ponto de vista tcnico. Para cada soluo apontada, dever ser feita estimativa de custo dos materiais e servios, de modo a embasar as decises a serem tomadas nas etapas de Projeto Bsico e Executivo. Dever ser entregue Comisso de Acompanhamento e Fiscalizao, em 5 (cinco) dias teis aps a data de incio dos servios indicada na Ordem de Incio dos Servios, cronograma de atividades, no qual devem constar as atividades a serem executadas e o tempo destinado execuo de cada uma delas no decorrer dos prazos apresentados no item 2 desta Especificao de Servios , e check-list, no qual deve ser apresentado nvel de detalhamento especfico a cada atividade proposta no cronograma da etapa. Caso haja a necessidade de interrupo do fornecimento de energia eltrica nos pavimentos do TRE-SP, o desligamento dever ser programado com antecedncia mnima de 1 (uma) semana. Para o caso de desligamentos junto concessionria de energia, deve-se prever antecedncia mnima de 20 dias neste caso, a solicitao concessionria feita pelo TRE-SP e o preenchimento e recolhimento de ART, bem como a responsabilidade tcnica da interveno so da CONTRATADA. Todos os documentos tcnicos produzidos (desenhos, relatrios, memoriais, textos, tabelas) podero ser entregues pela CONTRATADA parceladamente dentro desta etapa de trabalho, visando agilizao dos procedimentos de aprovao. Devero estar contidos nesta etapa: a) Resultados do levantamento de dados, subitem 3.3 desta Especificao de Servios: medies, fotos, lista de cargas, etc;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 35

b) Diagnsticos da instalao eltrica e demais sistemas interligados ao sistema de energia eltrica do edifcio sede I; c) Propostas de interveno no edifcio sede I; d) Custos e comparativo de custos das solues possveis; e) Parecer(es) sobre necessidade de responsabilidade tcnica de laudos e avaliaes de solicitaes estruturais em lajes, shafts, etc; f) O atendimento aos requisitos da etapa de Estudo preliminar, detalhadas nos itens 3.3 a 3.20 desta Especificao de Servios; g) Cronograma de execuo e check-list das atividades a serem desenvolvidas na etapa de Projeto Bsico; h) Tabelas, grficos, textos e fotos, cpias dos projetos originais (projeto eltrico e demais plantas/projetos que se fizerem necessrio), organizados e transformados em relatrios tcnicos das situaes que serviro para a execuo dos projetos.

4.2.

ETAPA 2 - PROJETO BSICO

O Projeto Bsico, elaborado de acordo com as indicaes do Estudo Preliminar, caracteriza-se pelo conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado para caracterizar a readequao das instalaes eltricas. Este projeto visa sanar os problemas levantados, devendo ser elaborado com base na legislao e normas vigentes, possibilitando a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e prazos de execuo, devendo conter os seguintes elementos: a) desenvolvimento da soluo escolhida de forma a fornecer viso global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza; b) solues tcnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulao ou de variantes durante as fases de elaborao do Projeto Executivo e de realizao das obras; c) identificao dos tipos de servios a executar e dos materiais e equipamentos a incorporar obra, bem como suas especificaes que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo. Dever estar contido nesta Etapa (detalhamento no item 5 desta Especificao de Servios): a) Fornecimento dos desenhos em nmero necessrio e suficiente para caracterizao da obra; b) Oramento dos servios; c) Apresentao das planilhas de quantitativos de materiais; d) Apresentao das quantidades dos servios e respectivos memoriais de clculo; e) Memoriais descritivos (caderno de encargos e de especificaes) dos elementos da edificao, das instalaes prediais e especiais, relativas aos projetos desenvolvidos, com a especificao pormenorizada de todos os materiais a serem empregados na execuo da obra, observados os itens 7.8 e 7.9 desta Especificao de Servios; f) Custo unitrio e global da obra;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 36

g) Cronograma fsico-financeiro para execuo da obra. h) Cronograma de execuo e check-list das atividades a serem desenvolvidas na etapa de Projeto Executivo; i) Protocolos para aprovao de projeto(s) junto aos rgos pblicos ou concessionrias de servio, quando necessrios. Dever ser previsto nesta etapa um plano detalhado de intervenes eltricas e civis nos pavimentos do edifcio Sede I do TRE-SP, que contemple eventuais realocaes de pessoal e/ou mveis, horrios de trabalho e de descarga de materiais, horrios e logstica para retirada de entulho, destinao e armazenamento de materiais eltricos reaproveitveis, limpeza da obra, instalaes provisrias, ou seja, toda a logstica necessria execuo e planejamento da obra. Caso haja a necessidade nesta etapa de interrupo do fornecimento de energia eltrica nos pavimentos do TRE-SP, o desligamento dever ser programado com antecedncia mnima de 1 (uma) semana. Para o caso de desligamentos junto concessionria de energia, deve-se prever antecedncia mnima de 20 dias neste caso, a solicitao concessionria feita pelo TRE-SP e o preenchimento e recolhimento de ART, bem como a responsabilidade tcnica da interveno so da CONTRATADA.

4.3. ETAPA 3 - PROJETO EXECUTIVO O Projeto Executivo consiste na soluo final do Projeto Bsico, com o detalhamento de todas as suas informaes e os elementos necessrios execuo completa da obra, representada de acordo com o item 5 desta Especificao de Servios, em plantas, cortes, elevaes, detalhes, especificaes e memoriais com todos os pormenores (clculos, filosofia de projeto, etc), cronograma fsico/financeiro de execuo da obra e oramento detalhado final, com a finalidade de garantir a qualidade da obra e possibilitar a execuo do conjunto. Caso haja a necessidade nesta etapa de interrupo do fornecimento de energia eltrica nos pavimentos do edifcio Sede I do TRE-SP, o desligamento dever ser programado com antecedncia mnima de 1 (uma) semana. Para o caso de desligamentos junto concessionria de energia, deve-se prever antecedncia mnima de 20 dias neste caso, a solicitao concessionria feita pelo TRE-SP e o preenchimento e recolhimento de ART, bem como a responsabilidade tcnica da interveno so da CONTRATADA.

5. APRESENTAO DOS PROJETOS BSICO E EXECUTIVO Os projetos Bsico e Executivo devero ser apresentados em conformidade com os itens 5 e 7.4 desta Especificao de Servios.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 37

5.1. Plantas contemplando o conjunto total de intervenes, identificao de elementos construdos existentes a demolir e a construir, medidas internas e totais, em escala mnima de 1:100; 5.2. Cortes transversais e longitudinais da edificao com eixos da construo cotados, indicao de p-direito, cotas de nvel, altura de vos etc, em escala 1:50; 5.3. Ampliaes e detalhes necessrios perfeita compreenso da obra a executar em escala adequada (1:5, 1:10, 1:25); 5.4. Planta com a indicao dos equipamentos e componentes das instalaes eltricas correspondentes cobertura, barrilete e caixa dgua com traado e dimensionamento de redes existente, em escala 1:50; 5.5. Implantao de alimentao eltrica (cabine, gerador, nobreak(s), quadros gerais, etc), em escala mnima 1:100; 5.6. Plantas dos pavimentos em escala 1:50; 5.7. Planta e prumada em escala 1:50 com sistema de pra-raios (SPDA) e de aterramento; 5.8. Diagramas unifilar e trifilar de quadros: quadros de distribuio, quadros gerais, diagrama geral da instalao, busways, sistema de energia ininterrupta, motores, geradores, etc; 5.9. Planta de implantao e alimentao em escala mnima 1:50 das alteraes na rede de cabeamento estruturado ocasionadas pelos projetos a serem desenvolvidos pela CONTRATADA, com os detalhes de infra-estrutura e rede, derivaes e pontos de dados; 5.10. Atualizao de plantas dos pavimentos com a indicao das alteraes de rotas de fuga; luz de emergncia; extintores; hidrantes; instalaes eltricas correspondentes e demais elementos eltricos e mecnicos de combate a incndio em funo das alteraes do projeto de eltrica, em escala 1:50; 5.11. Legendas (simbologia), notas e observaes; 5.12. Memorial descritivo e explicativo, contendo inclusive todos os critrios de dimensionamento dos circuitos (protees e cabos) e de subsistemas (SPDA, aterramento, incndio, energia ininterrupta, etc); 5.13. Quantitativo de Materiais; 5.14. Caderno de especificao de materiais; 5.15. Catlogos e manuais dos equipamentos e materiais eltricos existentes ou de fabricantes de referncia a serem empregados;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 38

5.16. Oramento dos servios, devendo ser observados os parmetros de custos unitrios para materiais e servios do SINAPI/CEF (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices). Eventuais adaptaes s caractersticas especficas da obra devero ser realizadas com base em coleta de preos realizadas no mercado local, em outros rgos pblicos e em publicaes tcnicas (ex.: TCPO/PINI). O oramento dever discriminar a taxa de Benefcios e Despesas Indiretas (BDI), avaliada em funo do volume ou porte dos servios e do local de execuo, mediante comprovao por demonstrativo de sua composio analtica.

6. ENCAMINHAMENTO E APROVAO DOS PROJETOS EM RGOS PBLICOS E CONCESSIONRIAS DE SERVIO 6.1. Ser de responsabilidade da CONTRATADA a apresentao das informaes tcnicas e regulamentares necessrias anlise e aprovao, pelas autoridades competentes e concessionrias de servios, para a obteno de alvar ou de licenas e demais documentos indispensveis para as atividades programadas. 6.2. A CONTRATADA assumir todas as despesas que envolvam o encaminhamento e aprovao/liberao dos projetos em Concessionrias e rgos Pblicos, tais como taxas, emolumentos etc.; 6.3. Os trmites para aprovao do projeto nos rgos competentes e concessionrias de servio devero ser precedidos de consulta preliminar, sendo indispensvel o acompanhamento pela CONTRATADA de todas as suas etapas at a aprovao final; 6.4. A liberao do pagamento da Etapa 2 Projeto Bsico ficar vinculada apresentao dos protocolos para aprovao dos Projetos nos rgos Pblicos e Concessionrias de Servio. 6.5. Dever ser prevista, no Projeto Executivo, a exigncia de futura anexao de laudos tcnicos das condies das instalaes eltricas, materiais e equipamentos objetos da contratao, bem como respectivos atestados nos moldes padres do CONTRU/PMSP e Corpo de Bombeiros PMESP, de atendimento s Normas Brasileiras (NBR-5410, NBR-5419, NBR-10898, etc). 7. CONDIES GERAIS 7.1. A CONTRATADA dever entregar, ao final de cada uma das etapas de trabalho, 3 (trs) vias dos documentos tcnicos em papel e 2 (duas) vias em mdia CD ou DVD (desenhos, grficos, relatrios, memoriais, textos, tabelas) que comporo o produto apresentado; 7.2. Os desenhos que comporo os Projetos devero ser produzidos em AUTOCAD verso 2007 ou inferior. Todas as peas grficas contidas nos CDs ou DVDs devero ser entregues em extenso DWG e PLT.
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 39

7.3. As escalas a utilizar na representao geral devero ser de acordo com item 5 desta Especificao de Servios, devendo ser mantidas para todos os projetos das atividades tcnicas, com exceo dos detalhes, cujas escalas de representao devero ser adequadas aos seus objetivos. 7.4. A apresentao das peas grficas dever seguir a Padronizao de Desenho fornecida pelo TRE-SP (Anexo II). 7.5. Todos os estudos, Memoriais Descritivos e de Clculos devero ser apresentados em formatos compatveis com os aplicativos do pacote Microsoft Office 97 em papel sulfite formato A4. 7.6. Oramentos e cronogramas consistem em peas (produtos grficos), com quantitativos e custos unitrios e totais de todos os servios, materiais, equipamentos e mo de obra a serem empregados na execuo da obra. Devero acompanhar os oramentos uma folha resumo com os subtotais e preos totais das etapas de obra e a participao percentual no custo total da mesma. 7.6.1. Eventuais materiais e servios no constantes do sistema SINAPI/CEF (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices), devero constar nas planilhas oramentrias e sero resultado da pesquisa de preos mdios do mercado local ou regional, em outros rgos pblicos e em publicaes tcnicas (ex.: TCPO/PINI), efetuando-se a composio dos itens nos mesmos moldes do sistema PINI. 7.6.2. As planilhas de quantificao e custos devero ser apresentadas na etapa de Projeto Bsico e Projeto Executivo e sero elaboradas de acordo com as fases previstas para a obra. 7.6.3. O cronograma fsico/financeiro ser resultado da planilha e prever o desembolso total e mensal durante o perodo previsto para as obras. 7.7. Todos os materiais especificados devero estar de acordo com as normas tcnicas nacionais vigentes (ABNT) e certificaes aplicveis (INMETRO, por exemplo) . Quando no houver norma nacional para estes materiais, devero ser aplicadas normas internacionais vigentes e certificaes respectivas. 7.8. No ser admitida a especificao de marcas comerciais, conforme cita a legislao vigente; ser necessria, portanto, a perfeita especificao dos materiais atravs de desenhos de detalhes e descrio de suas caractersticas nos memoriais descritivos; 7.9. Quando for necessria a indicao de fabricantes esta ser como padro de equivalncia e devero ser especificados no mnimo trs fabricantes, quando existirem. 7.10. Todos os textos e tabelas que integrarem a produo da CONTRATADA, nas
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 40

diversas fases, devero conter o timbre ou a identificao da razo social da CONTRATADA e o(s) nome(s) do(s) responsveis tcnico(s), com a indicao do(s) respectivo(s) registro(s) no CREA e habilitao explicitada.

8. FORMA DE PAGAMENTO Sero pagas as etapas efetivamente realizadas e aprovadas pelo TRE/SP, que emitir o respectivo Atestado de Execuo e Concluso. O pagamento ser conforme os prazos do item 2 desta Especificao de Servios e percentuais a seguir discriminados:
a 8.1. Trmino e aprovao definitiva pelo TRE/SP do Estudo Preliminar (1 Etapa) 30% (trinta por cento) do preo global contratado;

8.2. Trmino e aprovao definitiva pelo TRE/SP do Projeto Bsico (2a Etapa) 25% (vinte e cinco por cento ) do preo global contratado. O pagamento da 2 Etapa estar vinculado apresentao dos protocolos para aprovao dos projetos nos rgos Pblicos e Concessionrias, caso haja esta necessidade nos projetos. 8.3. Trmino e aprovao definitiva pelo TRE/SP do Projeto Executivo (3 Etapa) 25% (vinte e cinco por cento) do preo global contratado. 8.3.1. Caso as solues apresentadas nos projetos Bsico e Executivo NO requeiram aprovao em rgos Pblicos ou Concessionrias de Servios, aps o trmino e aprovao definitiva pelo TRE-SP, o pagamento da 3 Etapa ser igual a 45% (vinte e cinco por cento) do preo global contratado. Caso contrrio, ser adotado o procedimento do subitem 8.4 desta Especificao de Servios. 8.4. Entrega dos projetos com a aprovao final nos rgos pblicos e concessionrias de servio, com os correspondentes alvars e/ou carimbos, devidamente chancelados 20% (vinte por cento) do preo global contratado.
a

9. DISPOSIES FINAIS 9.1. A CONTRATADA obriga-se a elaborar todos os projetos com estrita observncia s Normas Tcnicas Brasileiras e legislao vigente; 9.2. A CONTRATADA ser responsvel pela coordenao e compatibilidade entre todos os projetos de todas as especialidades envolvidas. 9.3. Quando da execuo da obra, objeto desses projetos, poder ser solicitado CONTRATADA, sem nus ao TRE, correo ou modificao quando constatada imperfeio ou ausncia de detalhes; esclarecimento e soluo de incoerncias
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 41

ou falhas; 9.4. Quando da execuo da obra, a CONTRATADA obriga-se a realizar 04 (quatro) visitas obra, em momentos a serem definidos pela Administrao do TRE-SP, emitindo parecer tcnico a respeito do andamento das obras e da conformidade com o projeto. 9.5. Todas as intervenes a serem realizadas devero prever a recuperao (estrutural, revestimento, impermeabilizao, etc) dos elementos; 9.6. A CONTRATADA indicar um Coordenador para o projeto de readequao das instalaes eltricas, e os Responsveis Tcnicos pelas atividades tcnicas especficas necessrias sua elaborao, fornecendo ao TRE/SP os nomes, qualificaes e funes no projeto. 9.7. Todas vistorias devero ser acompanhadas de pessoal responsvel do TRE-SP. 9.8. Todos os funcionrios da CONTRATADA que venham a realizar intervenes nas instalaes eltricas devero ser, no mnimo, qualificados, capacitados e autorizados, de acordo com o item 10.8 da NR-10: Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. 9.9. A Equipe Tcnica dever conter no mnimo: 9.9.1. Um (1) Coordenador, responsvel tcnico pelos estudos e projetos, com graduao em Engenharia Eltrica, devendo pertencer ao quadro permanente de pessoal da CONTRATADA; 9.9.2. Um (1) Engenheiro, co-responsvel tcnico pelos estudos e projetos, com graduao em Engenharia Eltrica, devendo pertencer ao quadro permanente de pessoal da CONTRATADA; 9.9.3. Um (1) Engenheiro, responsvel tcnico pelos requisitos dos itens 3.10a, 3.10.2 e 3.10.5 desta Especificao de Servios, referentes ao sistema de ar condicionado, com graduao em Engenharia Mecnica, devendo pertencer ao quadro permanente de pessoal da CONTRATADA; 9.9.4. Um (1) Engenheiro civil ou Arquiteto responsvel pelas intervenes estruturais ou arquitetnicas dos estudos e/ou projetos; 9.9.5. Um (1) Engenheiro de Segurana do Trabalho, responsvel pelas intervenes no sistema de deteco, proteo e combate incndio e pelo item 3.20.6 (NR10) deste documento, podendo ser um dos profissionais das modalidades de Engenharia anteriormente relacionadas (Civil, Eltrica ou Mecnica); 9.10. A CONTRATADA no poder sob hiptese alguma subcontratar todos os servios do objeto do contrato.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 42

9.11. A CONTRATADA no poder subcontratar partes da execuo dos servios sem a prvia e expressa anuncia da fiscalizao. 9.12. O Projeto Completo, compreendendo todas as reas tcnicas, dever estar compatibilizado e submetido aprovao pelo TRE/SP. 9.13. A CONTRATANTE poder solicitar a substituio de qualquer membro da equipe da CONTRATADA ou de eventual subcontratada que embarace o bom andamento dos trabalhos. 9.14. A CONTRATADA ser responsvel pelo fiel cumprimento de todas as disposies e acordos relativos legislao social e trabalhista em vigor, particularmente no que se refere ao pessoal alocado nos servios objeto do contrato; 9.15. Durante a execuo do trabalho, sero realizadas reunies entre a Comisso do TRE/SP e a CONTRATADA a fim de tratar questes relativas ao projeto de modo a sanar dvidas, propor solues, complementar informaes etc. O contedo das reunies ser consignado em atas. 9.15.1. Nas reunies entre Comisso do TRE-SP e CONTRATADA dever estar presente, como representantes da CONTRATADA, no mnimo o responsvel ou o co-responsvel tcnicos pelo(s) projetos(s). Quando houver necessidade de esclarecimentos tcnicos em reas que requeiram os profissionais listados nos itens 9.9.3, 9.9.4 e 9.9.5, estes devero participar das reunies. 9.16. Devero ser entregues ao TRE/SP, as Anotaes de Responsabilidade Tcnica (ARTs) de todos os responsveis e co-responsveis tcnicos pelos respectivos estudos, projetos e atividades que compem o objeto desta Especificao de Servios. Todos os custos decorrentes de recolhimento e da necessidade de ART ficam a cargo da CONTRATADA. 9.16.1. A entrega da ART dever respeitar o estabelecido no artigo 3 da Resoluo 425/1998 do CONFEA: Nenhuma obra ou servio poder ter incio sem a competente Anotao de Responsabilidade Tcnica, nos termos desta Resoluo. 9.16.2. As ARTs relativas aos trabalhos tcnicos desenvolvidos pelo(s) responsvel(is) pelo(s) projeto(s) devero ser apresentadas conforme o subitem 9.16.1 desta Especificao de Servios, ou seja, at a data de incio dos servios, a constar na Ordem de Incio de Servio. 9.17. Os documentos tcnicos (desenhos, grficos, textos, tabelas, relatrios, memoriais) produzidos em cada etapa de elaborao do trabalho devem ser submetidos avaliao do TRE/SP. A avaliao ser feita em conformidade com as condies estabelecidas nesta especificao de servios, na legislao pertinente, nas Normas Tcnicas Brasileiras e nos documentos tcnicos aceitos nas etapas anteriores do projeto;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 43

9.18. A avaliao e respectiva aprovao de cada Etapa ser realizada pelo TRE/SP no prazo mximo de 15 (quinze) dias teis contados a partir da entrega dos documentos tcnicos produzidos (desenhos, relatrios, memoriais, textos, tabelas). Aps a execuo e concluso de cada etapa e, estando os documentos em conformidade com as condies e exigncias contratadas, o TRE enviar CONTRATADA a correspondente notificao de aprovao da etapa que servir como respectivo Atestado de Execuo e Concluso e determinar o incio da etapa seguinte; 9.19. Todos os documentos tcnicos produzidos podero ser entregues pela CONTRATADA parceladamente dentro de cada etapa de trabalho, visando agilizao dos procedimentos de aprovao pelo TRE/SP; 9.20. Os documentos tcnicos que forem rejeitados, parcial ou totalmente, devero ser revistos e/ou alterados pelo seu(s) autor(es) no prazo mximo de 5 (cinco) dias teis, sendo submetidos nova avaliao do TRE/SP; 9.21. Os custos com disquetes, CDs, cpias em sulfite, heliogrficas, xerogrficas etc, quando necessrios ao desenvolvimento dos trabalhos ficaro a cargo da CONTRATADA; 9.22. As obrigaes da CONTRATADA s sero definitivamente encerradas, quando, alm da aprovao deste Tribunal, os projetos forem aprovados por todos os rgos pblicos competentes e concessionrias de servio, observado o disposto nos itens 9.3 e 9.4 desta Especificao de Servios 9.23. Os trabalhos no edifcio sede I do TRE-SP devero ser realizados no horrio das 07h s 19h, de segunda a sexta-feira. A execuo de trabalhos em perodos diferentes destes devero ser submetidos Comisso de Acompanhamento e Fiscalizao para aprovao, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis. 9.24. Quando no especificado, os prazos apresentados nesta Especificao de Servios sero contados como dias corridos. 9.25. A responsabilidade tcnica pelos projetos da CONTRATADA.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 44

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009 ANEXO II

PADRONIZAO DE DESENHO TRE-SP

INTRODUO

Este caderno tem por finalidade padronizar os desenhos gerados em Auto Cad, textos e planilhas de todas as reas tcnicas, servindo de consulta para a questo de uniformidade de trabalho prestado ao TRE/SP.

A padronizao de desenho engloba: tipo de layer, cor, pena, formatao de texto, cota, nomeao de documentos, pranchas, carimbo; de modo a otimizar os trabalhos realizados.

1. NOMENCLATURA DE ARQUIVOS

Todos os arquivos devero ser nomeados conforme especificao abaixo: - todas as letras sero em letra maiscula; - os assuntos sero separados por hfen; - Exemplo: TRE-SP-MOOCA-ARQ-PE-FL01-R00

(Tribunal Regional Eleitoral SP Localizao - rea Tcnica - Fase de Projeto Nmero da Folha - Reviso)

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 45

2. REA TCNICA

O cdigo da rea tcnica dever obedecer seguinte nomenclatura:

ARQ EST ELE HID PAI ARC PAV DRE TOP

Arquitetura Estrutura Eltrica Hidrulica Paisagismo Ar Condicionado Pavimentao Drenagem Topografia

3. FASE DE PROJETO

O cdigo da fase de projeto dever obedecer seguinte nomenclatura:

EP Estudo Preliminar AT Ante Projeto PB Projeto Bsico PE Projeto Executivo PL Projeto Legal MD Memorial Descritivo MC Memria de Clculo OR Oramento

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 46

4. PADRONIZAO DE CORES E ESPESSURA DE PENAS

As cores e espessura de penas devero seguir seguinte normatizao:

Cor Red Yellow Green Cyan Blue Magenta White 8 9 250 251 252 253 254 255

Cor de plotagem black black black black black black black black black Use object color Use object color Use object color Use object color Use object color use object color

Espessura de pena 0.10 0.20 0.30 0.40 0.50 0.60 0.15 0.25 0.05 0.15 0.15 0.15 0.15 0.15 0.15

As demais cores devero seguir as seguintes especificaes de plotagem: cor de plotagem use object color, espessura de pena 0.20

5. NOMENCLATURA DE LAYER

Os layers devero ser nomeados conforme detalhamento abaixo: cdigo da rea tcnica descrio
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 47

complemento da descrio Exemplo 01: ARQ-ALV (Layer de Alvenaria da rea tcnica de Arquitetura) Exemplo 02: ARQ-REV-SIMB (Layer de Simbologia de Revestimento da rea tcnica de Arquitetura)

6. FORMATAO DE TEXTO

6.1 Os textos devero seguir as seguintes rguas: Rgua 60 : cotas e nveis Rgua 80 : textos em geral Rgua 100 : nomeao de ambientes Rgua 120 : ttulo do desenho

6.2 O estilo de texto dever ser: technic.

7. BLOCOS E ATRIBUTOS

Todos os Blocos e Atributos utilizados NO podero ser explodidos.

8. COTAS 8.1 Todas as cotas NO devero ser explodidas. 8.2 O layer das cotas dever ser color: red. 8.3 As cotas devero seguir as especificaes: 8.3.1 Line and arrows: Color: bylayer Lineweight: bylayer Arrows heads: dot small Os demais itens dependem da escala, e so a critrio e bom senso do desenhista.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 48

8.3.2 Text: Text color: yellow Text height: deve ser na rgua 60 conforme escala do desenho. Os demais itens so a critrio e bom senso do desenhista.

8.3.3 Primary units: Zero suppression: dever marcar a opo Leading.

8.3.4 - Os demais itens so a critrio e bom senso do desenhista. 9. FOLHAS PADRO Todos os projetos devero ser apresentados de acordo com as especificaes abaixo: 9.1 Peas Grficas: formato A0: 841 x 1189 formato A1: 594 x 841 formato A2: 420 x 594 formato A3: 297 x 420 formato A4: 210 x 297

9.2 Textos, Planilhas, Cronogramas e Oramentos: formato A4: 210 x 297 devero conter o timbre da empresa responsvel pelo projeto da respectiva rea tcnica.

10. CARIMBO PADRO Todas as peas grficas devero conter o carimbo padro fornecido pelo TRE em arquivo DWG. Conforme o modelo: 10.1 Pranchas A0 e A1:

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 49

10.1.1 - Na vertical, onde l-se REA TCNICA, identificar qual a rea a que o projeto se refere: - Arquitetura - Estrutura - Instalaes Eltricas - Instalaes Hidrulicas - Ar-condicionado - Paisagismo - Pavimentao - Drenagem

-Topografia 10.2 O campo Empresa contratada destina-se ao Logo da empresa, endereo, email, telefone, fax, nome do responsvel, nmero do CREA do responsvel.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 50

10.3 O campo Responsvel pelo projeto destina-se ao Logo da empresa, endereo, e-mail, telefone, fax, nome do responsvel, nmero do CREA do responsvel dos projetos complementares. 10.3.1 No caso do Responsvel pelo projeto ser o mesmo da Empresa contratada, colocar somente os dados do Arquiteto ou Engenheiro responsvel no campo Responsvel pelo projeto.

10.4 Preencher os campos do Carimbo de acordo com as especificaes:

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 51

10.4.1 Empreendimento: Nome da obra a ser projetada. Exemplo: REFORMA DO CARTRIO DA 4 ZE 10.4.2 Local: Endereo da obra objeto do contrato. 10.4.3 Ttulo do desenho: Tipo de desenho a que se refere o projeto. Exemplo: PLANTA BAIXA DO PAV. SUPERIOR 10.4.4 Responsvel Tcnico: Exemplo: Engenheiro ou Arquiteto responsvel pelo projeto. 10.4.5 Desenhista: Engenheiro, projeto no Auto Cad. 10.4.6 Verificado por: Arquiteto, tcnico ou cadista responsvel pelo desenho do

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 52

Engenheiro ou Arquiteto, integrante da Comisso do TRE/SP, responsvel pela anlise do projeto. 10.4.7 Etapa: Consiste na etapa ao qual o desenho pertence. Exemplo: PROJETO BSICO 10.4.8 Arquivo: Nome do arquivo referente ao desenho em questo. A nomeao do arquivo deve estar de acordo com o tem 1. 10.4.9 Data: Dia e ms devero ser representados com dois dgitos, e o ano com quatro dgitos. 10.4.10 Nmero da Folha: Dever ser representado com dois dgitos. Exemplo: 01/08 10.4.11 Reviso: Dever ser representado com dois dgitos.

10.5 Pranchas A2 e A3: 10.5.1 O campo Responsvel pelo projeto destina-se ao Logo da empresa, endereo, e-mail, telefone, fax dos projetos complementares. 10.5.2 Idem ao item 10.4.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 53

10.6 Pranchas A4: 10.6.1 No caso de pranchas A4, configurado em retrato, utilizar o seguinte carimbo: 10.6.1.1 Idem ao item 10.4.

10.6.2 No caso de pranchas A4, configurado em paisagem, utilizar o seguinte carimbo: 10.6.2.1 Idem ao item 10.4.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 54

11. DIRETRIZES PARA ELABORAO DE PEAS GRFICAS 11.1 Todas as linhas de todas as peas grficas devero estar com a cor e tipo de linha bylayer. 11.2 - Todas as linhas de todas as peas grficas devero estar de acordo com o seu respectivo layer . 11.3 Apresentar as peas grficas de preferncia no Paper Space (Layout), em escala de plotagem 1:1. 11.4 - Elaborar todas as peas grficas de acordo com a Padronizao de Desenho do TRE/SP.

Equipe

Adriana Takaoka Espedito Leite Sobrinho Vitor Carlos Villa Real Lopes

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 55

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009

ANEXO III

MODELO DE CARTA DE CREDENCIAMENTO

Pela

presente,

designamos

o(a) portador(a) expedida da

Sr(a) da por

______________________________________________________, carteira de identidade n como ______________________, representante

_________________,

empresa

_________________________________________________, no processo licitatrio relativo Tomada de Preos Federal 03/2009, podendo o(a) mesmo(a) rubricar documentos, renunciar ao direito de interpor recurso, assinar atas, enfim, praticar todos os atos previstos no instrumento de outorga. So Paulo, em ______ de __________________ de 2009.

___________________________________________________ Assinatura do(a) Outorgante

Nome: R.G.: Cargo: Dever acompanhar a Carta de Credenciamento: Procurao (nos casos de Representante); Cpia do Estatuto ou Contrato Social da empresa proponente; Carteira de Identidade ou documento equivalente do(a) credenciado(a). Observao: Tais documentos, obrigatoriamente, sob pena de no ser aceito o credenciamento, devem ser firmados por tantos responsveis pela empresa, quantos estabelea o contrato social ou estatuto de constituio, com permisso para outorgar poderes no que tange a sua representatividade.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 56

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009 ANEXO IV ENTREGA DOS ENVELOPES "PROPOSTA": AT 26/03/2009, S 14h

PROPONENTE:........................................................................................................................

ENDEREO:....................................................................................................N..............

BAIRRO:................................................CIDADE..............................................UF...........

FONE:.........................FAX..................................E-MAIL .......................................................

CEP:..........................................C.N.P.J.................................................................................. BANCO AGNCIA PRAA PAGAMENTO CONTA CORRENTE

OBS.: 1) Fornecer preo vista com tributos, tarifas, despesas e descontos inclusos. 2) Pagamento exclusivamente por ordem bancria.

DESCRIO Prestao de servios, sob regime de empreitada por preo global, para elaborao de Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo para os servios e obras de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia estabilizada ininterrupta de acordo com as necessidades do edifcio Sede I do TRE/SP, compreendendo os prdios Miquelina, Brigadeiro e Anexo, localizado na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, So Paulo SP, como discriminado nos Anexos I e II deste edital.

PREO GLOBAL

PRAZOS DE EXECUO E ENTREGA DOS PROJETOS, observados os seguintes prazos mximos: ETAPA 1 - ESTUDO PRELIMINAR:................. dias (mximo de 60 dias), contados a partir da data indicada para incio do servio na Ordem de Incio do Servio; ETAPA 2 PROJETO BSICO:.............dias (mximo 40 dias), contados do recebimento, pela Contratada, da notificao de aprovao da Etapa 1;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 57

ETAPA 3 - PROJETO EXECUTIVO:........... dias (mximo 30 dias), contados do recebimento, pela Contratada, da notificao de aprovao da Etapa 2; VALIDADE DA PROPOSTA: 60 (sessenta) dias contados da data fixada para abertura dos envelopes indicada no prembulo deste Anexo. So Paulo,............./............/2009. ____________________________________________ Assinatura do responsvel ______________________________________________ nome legvel

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 58

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009

ANEXO V

MODELO - EMPREGADOR PESSOA JURDICA

Ref.: Tomada de Preos Federal 03/2009 .........................................................., inscrita no CNPJ n................................., por intermdio de seu representante legal o(a) Sr.(a)........................................................, portador(a) da Carteira de Identidade n.................................. e do CPF

n..................................., DECLARA, para fins do disposto no inciso XXXIII do art. 7 da Constituio Federal de 1988 e do Decreto n 4.358, de 05 de setembro de 2002, c/c o art. 27, inciso V, da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescida pela Lei n 9.854, de 27 de outubro de 1999, que no emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e no emprega menor de dezesseis anos. Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condio de aprendiz ( )

......................, em ........... de ..................................... de 2009.

___________________________________________________ Representante Legal

(Observao: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 59

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009 ANEXO VI

MODELO DE DECLARAO PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Ref.: Tomada de Preos Federal 03/2009 .........................................................., inscrita no CNPJ n................................., por intermdio de seu representante legal o(a) Sr.(a)........................................................, portador(a) da Carteira de Identidade n.................................. e do CPF

n..................................., DECLARA, para fins legais, ser microempresa/empresa de pequeno porte nos termos do artigo 3 da Lei Complementar n 123/2006, no estando incurso nas excluses do 4 do citado artigo.

......................, em ........... de ..................................... de 2009.

___________________________________________________ Representante Legal

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 60

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009 Anexo VII

Documentao necessria para a habilitao

1. Declarao de cumprimento do art. 7, XXXIII da Constituio Federal/1988 (Anexo V). 2. Documentos relativos habilitao jurdica: 2.1 - empresrio: registro comercial na repartio competente e cdula de identidade; 2.2 - sociedades empresrias: contrato social e suas alteraes (caso existam), ou sua consolidao, todos devidamente registrados; no caso de sociedade por aes, estatuto acompanhado da ata da eleio da diretoria em exerccio; 2.3 - sociedades simples: documento comprobatrio do Registro Civil de Pessoas Jurdicas, contrato e instrumento da eleio da diretoria em exerccio; 2.4 - empresa internacional em funcionamento no pas decreto de autorizao, devidamente arquivado. Observao: Os documentos relacionados nos subitens 2.1 a 2.4 no precisaro constar do envelope DOCUMENTAO, se tiverem sido apresentados para o credenciamento nesta Tomada de Preos

3. Documentos relativos regularidade fiscal: 3.1 - Certido negativa de dbito CND ou Certido positiva de dbito com efeito de negativa CPD-EN com o INSS; 3.2 - Certificado de regularidade com o FGTS CRF; 3.3 - Certido conjunta de regularidade com a Fazenda Federal: 3.3.1 - Quitao de tributos e contribuies sociais administrados pela RFB (Receita Federal do Brasil); 3.3.2 - Dvida ativa da Unio; 3.4 - Certido de regularidade com a Fazenda Municipal ISS;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 61

3.5 CNPJ - carto de inscrio no cadastro nacional de pessoas jurdicas expedido pela Receita Federal do Brasil para pessoas jurdicas; 3.6 - CPF cadastro de pessoas fsicas para empresrios; 3.7 Inscrio municipal de contribuintes mobilirios (ficha de dados cadastrais), relativo ao domiclio ou sede da licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto desta licitao. Observao: Quanto comprovao da regularidade fiscal, para as microempresas e empresas de pequeno porte, dever ser observado o disposto no item g das Disposies Gerais deste Anexo.

4. Documentos relativos qualificao tcnica: 4.1 Certido de Registro de Pessoa Jurdica no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia-CREA, relativa ao exerccio de 2009, comprovando que a empresa possui em seu quadro de responsveis tcnicos no mnimo 01 (um) Engenheiro Eletricista, que ser o responsvel tcnico pelo(s) projeto(s). 4.2 Relao dos membros componentes da equipe tcnica, com sua qualificao, devendo nela constar, alm do responsvel tcnico constante do subitem 4.1, no mnimo: 01 (um) Engenheiro Eletricista, 01 (um) Engenheiro Civil ou Arquiteto, 01 (um) Engenheiro Mecnico e 01 (um) Engenheiro de Segurana do Trabalho, os quais, obrigatoriamente, devero pertencer ao quadro permanente da empresa, comprovando seu vnculo nos termos do subitem 4.3.3. 4.2.1 - O Engenheiro de Segurana do Trabalho pode ser um dos profissionais das modalidades de Engenharia anteriormente relacionadas (Civil, Eltrica ou Mecnica). 4.3 Atestado(s) de Capacidade Tcnica em nome dos integrante(s) da equipe tcnica relacionada no subitem 4.2, fornecido(s) por rgo(s) da Administrao Pblica ou entidade(s) privada(s), que comprove(m) a capacidade para realizao de servios que atendam as caractersticas de execuo semelhantes ao objeto da presente contratao. 4.3.1 Para fins do disposto no 2 do artigo 30 da Lei n 8.666/93, o(s) Atestado(s) de Capacidade Tcnica mencionados no subitem 4.3 devero comprovar como parcelas de maior relevncia tcnica e valor significativo os seguintes servios: 4.3.1.1. Projeto de instalaes eltricas de baixa tenso prediais ou industriais de potncia instalada igual ou superior a 1000kVA (kilo-VoltAmpere); 4.3.1.2. Estudo de Qualidade de Energia Eltrica, contendo no mnimo medio e avaliao;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 62

4.3.1.3. Projeto de Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas (SPDA), de complexidade equivalente ou superior ao objeto; 4.3.1.4. Projeto de Sistema de Aterramento, complexidade equivalente ou superior ao objeto; 4.3.1.5. Projeto de Sistema de Energia Ininterrupta de potncia igual ou superior a 100 kVA (kilo-Volt-Ampere); 4.3.1.6. Projeto de ar condicionado de complexidade equivalente ou superior aos ambientes do edifcio Sede I do TRE-SP. 4.3.2 O(s) atestado(s) dever(o) estar acompanhado(s) da Certido de Acervo Tcnico (CAT), expedido pelo CREA, em nome do(s) profissional(is) relacionado(s) no subitem 4.2, de acordo com as suas respectivas atribuies; 4.3.3 A licitante dever comprovar que o(s) profissional(is) detentor(es) do(s) atestado(s) apresentado(s) pertence(m) ao seu quadro permanente de pessoal, atravs de cpia autenticada da anotao da carteira profissional, contrato de trabalho ou contrato social, no caso de scio; 4.4 Atestado de Vistoria conforme Anexo VIII deste edital, comprovando que vistoriou os locais onde sero realizados os servios, tomando conhecimento pormenorizado das instalaes correlatas. 4.4.1. A visita tcnica dever ser realizada pelo responsvel tcnico da empresa e previamente agendada, dentre as opes de datas e horrios a serem fornecidos pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura, nos telefones: 2858-2006 ou 28582170, ou pessoalmente na Rua Francisca Miquelina, n 123, 8 andar Prdio Brigadeiro - Bela Vista, So Paulo-SP, das 12h s 19h. 4.4.2 A vistoria ser realizada at 03 (trs) dias teis da data prevista para a sesso e abertura do certame (23/03/09). 4.4.3 O responsvel tcnico, que realizar a vistoria tcnica, dever comprovar tal condio perante o servidor designado para acompanhamento, mediante apresentao de documento de identificao e Certido de Registro de Pessoa Jurdica obtida no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), relativa ao exerccio de 2009.

5. Documentos relativos qualificao econmico-financeira: 5.1 - Demonstraes contbeis do ltimo exerccio social: balano patrimonial e demonstrativo de resultado do exerccio (extrados do Livro Dirio, com o respectivo termo de abertura e de encerramento), que comprovem a boa situao financeira da empresa, sendo adotado o seguinte critrio para a anlise das demonstraes:
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 63

Ativo circulante + Realizvel a longo prazo LG = Passivo Circulante + Exigvel a Longo prazo __________Ativo Total_________________ Passivo Circulante + Exigvel a Longo Prazo Ativo Circulante_ Passivo Circulante

SG =

LC =

Observao 1: O critrio para comprovao da boa situao financeira da empresa foi extrado do item 7.1.V da Instruo Normativa n 5 de 21.7.95 do Ministrio da Administrao e Reforma do Estado. As empresas que apresentarem resultado igual ou menor que 1 (um) em qualquer destes ndices, devero apresentar Patrimnio Lquido de, no mnimo R$ 24.375,00 (vinte e quatro mil, trezentos e setenta e cinco reais). 5.2 Certido negativa de falncia, concordata e recuperaes judiciais e extrajudiciais, expedida pelo Distribuidor da sede da pessoa jurdica, ou de execuo patrimonial, expedida no domiclio da pessoa fsica. Documentao para microempresas e empresas de pequeno porte Declarao de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte (Anexo VI), que dever constar do envelope DOCUMENTAO das licitantes que assim se enquadrarem. Observao: O Anexo VI no faz parte dos documentos exigidos para a habilitao da empresa, servindo to somente para a concesso do benefcio previsto nos termos da Lei Complementar n 123/2006. Disposies gerais a - As empresas suspensas temporariamente ou declaradas inidneas para licitar e/ou contratar com a Administrao Pblica, nos termos dos incisos III e IV do art. 87 da Lei n 8.666/93, ou impedidas de licitar e contratar com a Administrao Pblica, nos termos do art. 7 da Lei n 10.520/02 esto impedidas de participar deste certame. a.1 - Incide na pena de deteno de seis meses a dois anos e multa o responsvel pela empresa que, declarada inidnea, vier a licitar ou a contratar com a Administrao Pblica, nos termos do pargrafo nico do art. 97 da Lei n 8.666/93.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 64

b - Os documentos necessrios habilitao podero ser apresentados no original, por qualquer processo de cpia, autenticada por Cartrio competente ou por servidor da Administrao, ou publicao em rgo da imprensa oficial. b.1 - no caso de a documentao ser entregue para ser autenticada por servidor deste TRE a autenticao da mesma dever ocorrer com, no mnimo, um dia til de antecedncia da data estabelecida para a sesso pblica deste certame, mediante apresentao do original; b.2 - cpias reprogrficas de certides ou certificados obtidos via Internet no precisaro ser autenticadas. Observao: para efeito de regularidade, constatando-se divergncia entre o documento apresentado na sesso pblica e o disponvel no endereo eletrnico do rgo emissor, prevalecer o constante deste ltimo, ainda que emitido posteriormente ao primeiro. c - A validade dos documentos dever abranger a data fixada para a sesso pblica. d - No sero aceitos protocolos de entrega com vistas obteno de quaisquer documentos relacionados neste Anexo. e - Caso o rgo emissor no declare a validade dos documentos solicitados, esses devero ter sido emitidos no mximo h 6 (seis) meses da data fixada para a sesso pblica. f - As certides emitidas pela Fazenda Pblica Municipal, bem como o CNPJ, devero ser do estabelecimento que emitir de fato a nota fiscal/fatura. g - Para as microempresas e empresas de pequeno porte a comprovao da regularidade fiscal somente ser exigida para efeito de formalizao do ajuste. g.1 As microempresas e empresas de pequeno porte devero apresentar toda a documentao arrolada nos itens 1 a 5, mesmo que as relativas ao item 3 apresentem alguma restrio. g.2 Havendo alguma restrio na comprovao da regularidade fiscal, ser assegurado o prazo de 2 (dois) dias teis, cujo termo inicial corresponder ao momento em que a licitante for declarada vencedora do certame, para a regularizao da documentao, pagamento ou parcelamento do dbito e emisso de eventuais certides negativas ou positivas com efeito de certido negativa. g.2.1 O prazo que trata o subitem g.2 fica automaticamente prorrogado, nos termos do 1 do art.43 da Lei Complementar n 123/2006. g.3 A no-regularizao da documentao, no prazo previsto nos subitens g.2 e g.2.1, implicar decadncia do direito contratao, sem prejuzo das sanes previstas no item 1 e subitem 1.2 da clusula XIV (Das Penalidades) do edital, sendo facultado Administrao convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para assinatura do contrato/aceite da nota de empenho, ou revogar a licitao.
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 65

NOTA: AS EMPRESAS DETENTORAS DO CRC EMITIDO POR ESTE TRIBUNAL DEVERO OBRIGATORIAMENTE APRESENTAR: 1 - o prprio CRC (Certificado de Registro Cadastral) emitido por este Tribunal, mesmo estando em perfeita regularidade a documentao constante do processo de registro neste Regional; 2 - a declarao de cumprimento do art. 7, XXXIII da Constituio Federal/1988 (Anexo V); 3 - os documentos relacionados como necessrios que no estiverem atualizados no seu cadastro junto a este Tribunal, bem como aqueles que no tenham sido exigidos por ocasio do seu cadastramento; 4 para as microempresas e empresas de pequeno porte dever ser observado o disposto nos subitens g2 e g2.1 das Disposies Gerais acima. Observao: para verificar a sua situao cadastral as empresas podero contatar, com antecedncia a Seo de Compras e Licitaes/Pesquisa e Cadastro nos telefones: 2858-2215 ou 2858-2225.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 66

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009

ANEXO VIII

ATESTADO DE VISTORIA

Atesto que a empresa___________________________________ por intermdio do(a) Sr(a).________________________________________________, visando elaborao de proposta relativa TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009, vistoriou as reas onde sero realizados os servios, tomando conhecimento de suas dimenses, padres adotados, locais e condies das instalaes eltricas.

So Paulo, ____/____/2009.

TRE/SP

De acordo

Assinatura:__________________________________________________ (responsvel tcnico)

Nome: R.G.: Cargo:

O responsvel tcnico para comprovao de sua condio, dever apresentar: Documento de identidade, e Certido de Registro de Pessoa Jurdica obtida no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), relativa ao exerccio de 2009.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 67

TOMADA DE PREOS FEDERAL 03/2009 ANEXO IX

PODER JUDICIRIO

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIO PARA ELABORAO DE ESTUDO PRELIMINAR, PROJETO BSICO E PROJETO EXECUTIVO PARA OS SERVIOS E OBRAS DE READEQUAO DAS INSTALAES ELTRICAS E IMPLANTAO DE SISTEMA DE ENERGIA ESTABILIZADA ININTERRUPTA QUE FAZEM A UNIO, POR INTERMDIO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SO PAULO, C.N.P.J. N 06.302.492/0001-56, COM SEDE NESTA CAPITAL, NA RUA FRANCISCA MIQUELINA N 123, BELA VISTA, NESTE ATO REPRESENTADO PELO SEU PRESIDENTE, DESEMBARGADOR ______________, DORAVANTE DENOMINADA SIMPLESMENTE CONTRATANTE, E ______________________, C.N.P.J. N

___________-__, COM SEDE NA ____________, N ___ - BAIRRO _____, CIDADE _________, ESTADO ________, NESTE ATO REPRESENTADA PELO SENHOR ___________, C.P.F. N.____________, DORAVANTE DENOMINADA

SIMPLESMENTE CONTRATADA. Aos ________ dias do ms de ______ do ano de dois mil e nove, na sede do TRE-SP, presente o Desembargador ______________, compareceu o Senhor ___________________, regularmente autorizado para assinar o presente contrato, sujeitando-se as partes s normas das Leis ns 8.666/93, 8.078/90 e 10.406/02, bem como s clusulas e condies seguintes:

OBJETO - O presente contrato de prestao de

servios, sob regime de empreitada por preo global, tem por objeto a elaborao de Estudo Preliminar, Projetos Bsico e Executivo para os servios e obras de readequao das instalaes eltricas e implantao de sistema de energia
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 68

estabilizada ininterrupta de acordo com as necessidades do edifcio Sede I do TRE/SP, compreendendo os prdios Miquelina, Brigadeiro e Anexo, localizado na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, So Paulo SP, como discriminado nos Anexos I e II do edital. Pargrafo 1 - Os servios sero executados nos termos das especificaes, diretrizes, condies e detalhamentos constantes do edital e seus anexos relativo Tomada de Preos Federal 03/2009, que integram o presente contrato, independentemente de transcrio, bem como devero atender, em todas as etapas, legislao pertinente aos diversos rgos pblicos e concessionrias de servios aos quais os projetos devam se submetidos anlise e aprovao. Pargrafo 2 - Os trabalhos no edifcio Sede I do TRE/SP devero ser realizados no horrio das 07h s 19h, de segunda a sexta-feira, observado o disposto no subitem 9.23 da Especificao dos Servios (Anexo I).

II OBRIGAES DA CONTRATADA A CONTRATADA obriga-se a : a) elaborar todos os projetos com estrita observncia s Normas Tcnicas Brasileiras e legislao vigente; b) responsabilizar-se pela coordenao e compatibilizao de todos os projetos para todas as especialidades envolvidas no objeto do presente contrato; c) arcar com todas as despesas que envolvam o encaminhamento e

aprovao/liberao dos projetos em concessionrias e rgos pblicos, bem como todos os custos decorrentes da aquisio e disponibilizao CONTRATANTE dos disquetes, CDs, cpias em sulfite, heliogrficas, xerogrficas etc, quando necessrios ao desenvolvimento dos trabalhos, em todas as etapas dos servios objeto do presente contrato; d) entregar CONTRATANTE, at a data de incio dos servios, as Anotaes de Responsabilidade Tcnica (ARTs), devidamente recolhidas de todos os responsveis e co-responsveis tcnicos pelos respectivos estudos, projetos e atividades tcnicas que compem os projetos, conforme previso dos subitens 9.16 a 9.16.2 da Especificao dos Servios (Anexo I);
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 69

e) apresentar CONTRATANTE, no prazo de at 5 (cinco) dias teis aps a data indicada para incio dos servios na Ordem de Incio dos Servios, o cronograma de atividades e o check-list nos termos do subitem 4.1 da Especificao dos Servios (Anexo I); f) apresentar, no prazo indicado na alnea e, comprovante do registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), relativo ao exerccio de 2009, de todos os profissionais intregrantes da Equipe Tcnica exigida nos subitens 9.9 a 9.9.5 da Especificao dos Servios (Anexo I), previamente indicados na documentao necessria para habilitao; g) submeter-se, na execuo do contrato, superviso da CONTRATANTE, a ser efetuada por intermdio da Comisso de Acompanhamento de que trata a clusula X; h) corrigir, modificar ou prestar esclarecimentos sobre os projetos, sem nus para a CONTRATANTE, se, quando da execuo da obra, vier a ser constatada imperfeio, ausncia de detalhes, incoerncias ou falhas; i) prestar prontamente Comisso de Acompanhamento todas e quaisquer informaes solicitadas, mediante fornecimento de subsdios tcnicos, preposio de solues e comparecimento a reunies por ela convocadas, das quais sero lavradas atas com o objetivo de garantir o bom andamento dos trabalhos, nos termos dos subitens 9.15 e 9.15.1 da Especificao dos Servios (Anexo I); j) realizar, quando da execuo da obra, 04 (quatro) visitas nos locais dos trabalhos, sem nus, em momentos a serem definidos pela CONTRATANTE, emitindo parecer tcnico a respeito do andamento das obras e da conformidade com o projeto; k) no transferir a terceiros, ainda que em parte, a execuo dos servios sem prvia autorizao da CONTRATANTE, devendo a subcontratada atender a todas as condies de habilitao, particularmente no que tange regularidade fiscal, trabalhista e previdenciria, restando vedada, em qualquer hiptese, a subcontratao total do objeto do presente contrato; l) substituir, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da respectiva comunicao, qualquer membro da equipe ou de eventual subcontratada sua que, a critrio da CONTRATANTE ou da Comisso de Acompanhamento, embaraar o bom andamento dos trabalhos; m) realizar, se o caso, todos os procedimentos necessrios para o encaminhamento, anlise e aprovao dos projetos nos rgos pblicos e concessionrias de servios
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 70

competentes,

inclusive

quanto

representao ainda, arcar

de com

informaes os

tcnicas

regulamentares,

competindo-lhe,

respectivos

custos,

emolumentos, despesas, taxas etc. e acompanhar todas as etapas, desde a consulta preliminar at a aprovao e chancela pelas autoridades competentes, conforme subitens 6.1, 6.2 e 6.3 da Especificao dos Servios (Anexo I); n) fornecer todos os textos e tabelas que integrarem sua produo, nas diversas fases, contendo timbre e identificao de sua razo social, com o nome dos responsveis tcnicos dos projetos, respectivos registros no CREA e as habilitaes explicitadas; o) notificar a CONTRATANTE sempre que verificar a necessidade de substituio de membros da equipe tcnica, ou de eventuais subcontratados seus, para prvio conhecimento e avaliao da Comisso de Acompanhamento; p) executar fielmente o objeto do presente contrato na mais perfeita conformidade com o estabelecido, comunicando imediatamente CONTRATANTE, por intermdio da Comisso de Acompanhamento, por escrito, a ocorrncia de qualquer fato impeditivo ou relevante que repercuta na apresentao dos projetos ou nos prazos estabelecidos; q) responsabilizar-se por danos pessoais ou materiais causados diretamente por seus funcionrios na execuo deste contrato, decorrentes de sua culpa ou dolo, apurados aps regular processo administrativo; r) manter durante toda a execuo do contrato as condies de habilitao e qualificao exigidas para a contratao, comprovando-as, a qualquer tempo, mediante solicitao da CONTRATANTE; s) aceitar, nas mesmas condies ora avenadas, acrscimo ou supresso de at 25% (vinte e cinco por cento) do valor total atualizado do contrato, conforme disposto na Lei n 8.666/93, art. 65, I, b e seus 1. e 2. Pargrafo nico As obrigaes constantes das alneas h e j desta clusula devero ser observadas aps a entrega do objeto, nos termos do artigo 69 da Lei de Licitaes, sob pena da contratada sofrer as sanes previstas na clusula XI deste instrumento, bem como responder civilmente pelos danos causados Administrao, pela via judicial.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 71

III CONTRATANTE obriga-se a:

OBRIGAES

DA

CONTRATANTE

a) solicitar a execuo dos servios atravs da emisso da Ordem de Incio dos Servios, observado os subitens 2.2 e 2.3 da Especificao dos Servios (Anexo I); b) verificar se durante a vigncia do contrato esto sendo mantidas todas as exigncias, condies de habilitao e qualificao contratadas; c) cumprir o disposto neste instrumento, bem como oferecer CONTRATADA informaes indispensveis efetivao dos servios; d) efetuar o pagamento conforme previsto na clusula IX do contrato.

IV EXECUO DO CONTRATO Os servios objeto deste contrato devero ser executados e entregues para a avaliao e aprovao da CONTRATANTE ao final de cada etapa, observados os seguintes prazos mximos: a) Etapa 1 Estudo Preliminar 60 (sessenta) dias, a partir da data indicada para incio do servio na Ordem de Incio de Servio; b) Etapa 2 Projeto Bsico 40 (quarenta) dias, contados do recebimento, pela CONTRATADA, da notificao de aprovao da Etapa 1; c) Etapa 3 Projeto Executivo 30 (trinta) dias, contados do recebimento, pela CONTRATADA, da notificao de aprovao da Etapa 2.

Pargrafo 1 - Os documentos tcnicos produzidos em cada etapa, observadas as condies de apresentao, de contedo e de entrega estabelecidas no item 5 e subitem 7.4 da Especificao dos Servios (Anexo I), devero ter expressa aceitao da CONTRATANTE para a execuo da etapa seguinte. Pargrafo 2 - A avaliao dos documentos tcnicos (desenhos, textos, tabelas, relatrios, memoriais etc), pela CONTRATANTE, ser feita em conformidade com as condies estabelecidas neste instrumento, nas

especificaes do Anexo I do Edital, nas atas das reunies eventualmente realizadas entre a CONTRATADA e a Comisso de Acompanhamento, na legislao pertinente, nas normas tcnicas brasileiras e nos documentos tcnicos aceitos nas etapas anteriores do projeto.
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 72

Pargrafo 3 - A avaliao e a aprovao de cada etapa dar-se-o no prazo mximo de 15 (quinze) dias teis, contados da data de entrega dos documentos tcnicos produzidos (desenhos, relatrios, memoriais, textos, tabelas), facultando-se CONTRATADA o fornecimento parcelado dos mesmos desde que realizado no decorrer da respectiva etapa de trabalho a ser avaliada, conforme subitens 9.18 e 9.19 da Especificao dos Servios (Anexo I). Pargrafo 4 - Os documentos tcnicos que forem rejeitados, parcial ou totalmente, devero ser revistos e/ou alterados pela CONTRATADA , no prazo mximo de 5 (cinco) dias teis, para nova avaliao da CONTRATANTE. Pargrafo 5 - Aps a execuo e concluso de cada uma das etapas, a CONTRATANTE, estando tudo conforme as condies e exigncias contratadas, emitir o respectivo Atestado de Execuo e Concluso, determinando o incio da etapa seguinte. Pargrafo 6 - As obrigaes da CONTRATADA s sero definitivamente encerradas quando, alm da aprovao pela CONTRATANTE, os projetos forem aprovados por todos os rgo pblicos competentes e concessionrias de servios. V DURAO E VALIDADE DO CONTRATO O contrato ter vigncia desde sua assinatura at o recebimento definitivo dos servios, observados o pargrafo sexto da clusula IV e o pargrafo nico da clusula II. Pargrafo 1 - A execuo deste contrato poder ser suspensa temporariamente pela CONTRATANTE, no caso de falta ou insuficincia de crdito oramentrio, mediante comunicao por escrito CONTRATADA.

Pargrafo 2 - Cessados os motivos que determinaram a suspenso prevista no pargrafo anterior, a execuo ser retomada pelo perodo de tempo restante at o termo final estabelecido no caput.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 73

VI VALOR O valor do presente contrato de R$ _______________ (_________________________________), fixo e irreajustvel.

VII TRIBUTOS Esto includos no preo estipulado na clusula anterior, na forma da legislao vigente, todos os tributos e contribuies fiscais e parafiscais incidentes, direta ou indiretamente, sobre a execuo dos servios, objeto do presente contrato.

VIII - RECURSOS FINANCEIROS - A despesa com o presente contrato correr por conta __________, Funo Programtica

_________.___-__________, Elemento de Despesa ____.___ - ____ ________, conforme Nota de Empenho n __, de __ de ____de ___, e outras que se fizerem necessrias. IX PAGAMENTO Observado o disposto na clusula XIII do edital e respeitadas as condies estabelecidas no pargrafo 1 desta clusula, o pagamento ser efetuado pela CONTRATANTE at o 10 (dcimo) dia til da apresentao da fatura da etapa correspondente, mediante crdito em nome da CONTRATADA, no Banco por esta indicado, considerando-se como data de pagamento o dia da emisso da ordem bancria correspondente. Pargrafo 1 - Cada fatura discriminar os servios efetuados e correlatos da respectiva etapa executada pela CONTRATADA e ser acompanhada, imprescindivelmente, do Atestado de Execuo e Concluso, observando-se, quanto ao momento da sua apresentao e valor, as seguintes condies e percentuais: a) trmino e aprovao definitiva do Estudo Preliminar (1 Etapa): 30% (trinta por cento) do preo global contratado; b) trmino e aprovao definitiva do Projeto Bsico (2 Etapa): 25% (vinte e cinco por cento) do preo global contratado, ressalvado o pargrafo 3 desta clusula; c) trmino e aprovao definitiva do Projeto Executivo (3 Etapa): 25% (vinte e cinco por cento) do preo global contratado, ressalvado o pargrafo 2 desta clusula;

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 74

d) entrega dos projetos com a aprovao final nos rgos pblicos e concessionrias de servio, com os correspondentes alvars e/ou carimbos devidamente chancelados: 20% (vinte por cento) do preo global contratado, ressalvado o pargrafo 2 desta clusula; Pargrafo 2 - Aps o trmino e aprovao definitiva do Projeto Executivo (3 Etapa), caso as solues apresentadas nos Projetos Bsico e Executivo no necessitem de aprovao em rgos Pblicos ou Concessionrias de Servios, o pagamento ser de 45% (quarenta e cinco por cento) do preo global contratado. Pargrafo 3 - O pagamento da 2 Etapa ficar vinculado apresentao dos protocolos para aprovao dos projetos nos rgos Pblicos e Concessionrias, caso haja esta necessidade nos projetos. Pargrafo 4 - Na hiptese de o valor a ser pago enquadrarse no 3 do artigo 5 da Lei n 8.666/93, pargrafo esse acrescido pela Lei n 9.648/98, o prazo de pagamento ser de at 5 (cinco) dias teis. Pargrafo 5 - Os pagamentos sero condicionados apresentao, pela CONTRATADA, da garantia prevista na clusula XII. Pargrafo 6 - O prazo de pagamento ser suspenso nos casos em que haja necessidade de regularizao do documento fiscal, o que ser devidamente apontado pela CONTRATANTE. Pargrafo 7 Encerrada a suspenso de que trata o pargrafo anterior, fica assegurado CONTRATANTE o prazo estipulado no caput desta clusula para efetivao do pagamento, contado a partir da cientificao da regularizao, sem a cobrana de encargos por parte da CONTRATADA. Pargrafo 8 - A CONTRATANTE, no momento de cada pagamento, providenciar as devidas retenes tributrias, nos termos da legislao vigente, exceto nos casos em que a CONTRATADA comprovar, na forma prevista em lei, no lhe serem aplicveis tais retenes.

ACOMPANHAMENTO

DO

CONTRATO

Ser

constituda pela CONTRATANTE uma Comisso para acompanhar e fiscalizar a


Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 75

execuo do presente contrato, nos termos do art. 67 da Lei n 8.666/93 e tudo que dispe a presente contratao. Pargrafo 1 - A CONTRATANTE poder designar, a sua livre escolha, qualquer pessoa ou entidade para compor a Comisso. Pargrafo 2 - A Comisso emitir a Ordem de Incio de Servio e acompanhar a elaborao do projeto, esclarecendo dvidas e questes tcnicas supervenientes, desde que formalmente apresentadas pela CONTRATADA, ficando os contratantes vinculados aos esclarecimentos prestados sem que isto represente acrscimo ao valor pactuado. Ao final de cada etapa prevista no caput da clusula IV, a Comisso emitir o respectivo Atestado de Execuo e Concluso, enviando CONTRATADA a correspondente notificao de aprovao para incio da etapa seguinte. Pargrafo 3 - A Comisso de Acompanhamento poder, tambm, propor penalidade, exigir a substituio do(s) responsvel(eis) tcnico(s), de qualquer componente da equipe tcnica ou de quaisquer de suas subcontratadas, se verificar: falhas que comprometam a qualidade dos servios, inobservncia do memorial descritivo e demais especificaes, atraso injustificado na execuo dos servios, ou atitudes que embaracem o bom andamento dos trabalhos.

XI PENALIDADES - A CONTRATADA, em caso de inadimplncia, e observado o regular procedimento administrativo, assegurado o contraditrio e a ampla defesa, ficar sujeita s seguintes penalidades: a) advertncia, sempre que forem observadas irregularidades de pequena monta para as quais tenha concorrido; b) multa de at 30% (trinta por cento) sobre o valor da obrigao no cumprida, por inexecuo total ou parcial do objeto do contrato, ou inadimplemento de quaisquer de suas clusulas, ressalvado o direito cobrana de perdas e danos; c) multa moratria diria, correspondente a 0,2% (dois dcimos por cento) sobre o valor da obrigao no cumprida dentro do prazo contratual, na hiptese de atraso injustificado, at atingir o limite de 6% (seis por cento), quando a CONTRATANTE considerar como inexecuo parcial ou total da obrigao;
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 76

d) suspenso em contratar com a Administrao e/ou declarao de inidoneidade, nos termos do artigo 87, incisos III e IV, da Lei n 8.666/93, respectivamente. Pargrafo 1 - As multas previstas nas alneas b e c podero ser cumuladas com as penalidades das alneas a e d. Pargrafo 2 - Se o valor da multa for superior ao da garantia prestada, alm da perda desta, responder a CONTRATADA pela sua diferena, a qual ser descontada do pagamento, ou ento, em caso de inviabilidade desta ltima hiptese, dever ser recolhida por GRU no prazo de 5 (cinco) dias teis a contar do recebimento da notificao.

XII - GARANTIA - A CONTRATADA obriga-se durante todo o tempo de vigncia contratual e nos termos do pargrafo 1, do artigo 56, da Lei n 8.666/93, alterado pela Lei n 11.079/04, a prestar CONTRATANTE, visando assegurar o integral cumprimento de todas as obrigaes contratuais assumidas, inclusive indenizaes e multas eventualmente aplicadas, uma das modalidades de garantia previstas em seus incisos (I cauo em dinheiro ou ttulos de dvida pblica; II seguro garantia; III fiana bancria) correspondente a 5% (cinco por cento) do valor total do contrato, no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data indicada para incio dos servios na Ordem de Incio de Servio. Pargrafo 1 Se a garantia prestada pela CONTRATADA for nas modalidades previstas nos incisos II seguro garantia ou III fiana bancria, do referido dispositivo legal, estas devero ter sua validade estendida por 90 (noventa) dias aps o encerramento do contrato nos termos da clusula V. Pargrafo 2 - Caso haja aditamento do contrato ou reduo do valor da garantia, a CONTRATADA dever apresentar garantia complementar ou substitu-la, de modo a preservar o montante estabelecido nesta clusula. Pargrafo 3 - Sempre que houver alterao na data prevista para o encerramento do contrato, a CONTRATADA dever providenciar a adequao da validade da garantia, se apresentada nas modalidades fiana bancria ou seguro garantia, de forma a dar cumprimento ao disposto no caput desta clusula.
Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 77

Pargrafo 4 - Na hiptese da CONTRATADA optar pela apresentao de garantia na modalidade elencada no inciso II seguro garantia desta clusula, no ser aceita aplice cujas clusulas restrinjam os efeitos de sua cobertura sem que haja previso ou autorizao expressa no instrumento convocatrio ou contratual.

XIII RESCISO O presente contrato poder ser rescindido a juzo da CONTRATANTE, com base nos artigos 77 a 80 da Lei n 8.666/93, especialmente quando esta entender que a CONTRATADA no est cumprindo de forma satisfatria as avenas estabelecidas neste instrumento, independentemente da aplicao das penalidades previstas na clusula XI.

XIV DISPOSIES GERAIS: a) Fica expressamente estipulado que no se estabelece, em razo do presente contrato, vnculo empregatcio de qualquer natureza entre a CONTRATANTE e o pessoal empregado ou subcontratado pela CONTRATADA na execuo dos servios, a qual se obriga a cumprir todas as disposies e acordos relativos legislao trabalhista, social e os correspondentes encargos previdencirios; b) a CONTRATADA responsabilizar-se- por danos pessoais ou materiais causados diretamente por seus funcionrios na execuo deste contrato, decorrentes de sua culpa ou dolo, apurados aps regular processo administrativo; c) as partes contratantes ficaro exoneradas do cumprimento das obrigaes assumidas pelo presente instrumento, quando ocorrerem motivos de fora maior ou caso fortuito, assim definidos no art. 393 do Cdigo Civil, enquanto tais motivos perdurarem. XV PUBLICAO - De conformidade com o disposto no pargrafo nico do artigo 61 da Lei n 8.666/93, o presente contrato ser enviado publicao, em extrato, no Dirio Oficial da Unio, no prazo legal, correndo a despesa por conta de dotao prpria do TRE-SP para este fim.

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 78

Pargrafo nico - Havendo necessidade de lavratura de termo aditivo a este contrato, para benefcio unilateral da CONTRATADA, ser sua a responsabilidade pelo ressarcimento da despesa com a publicao, sendo o valor equivalente descontado do pagamento pelo servio prestado no ms da referida, ou na sua impossibilidade dever ser recolhida por GRU no prazo de 5 (cinco) dias teis a contar do recebimento da notificao.

XVI FORO - O Foro da Seo Judiciria da Justia Federal da Capital do Estado de So Paulo competente para dirimir qualquer dvida oriunda do presente contrato, com renncia expressa a qualquer outro que as partes tenham ou venham a ter, por privilegiado ou especial que seja. E, por se acharem as partes assim contratadas, foi dito que aceitavam, em todos os seus termos, o presente contrato. Foram testemunhas, a todo o ato presentes, as Senhoras ______ _______________ e __________________________, brasileiras, residentes nesta Capital. E, para constar e produzir os efeitos legais, eu, _______________________, Chefe da Seo de Gesto de Contratos de Servios e Obras, lavrei s folhas __ a __ do livro prprio (n __) o presente contrato que, lido e achado conforme, vai devidamente assinado pelas partes e testemunhas. E eu, ______________________, Coordenador de Licitaes e Contratos, o conferi. Presidente P/ Contratada 1. testemunha 2. testemunha

Tomada de Preos Federal n 03/2009 - fl. 79

Das könnte Ihnen auch gefallen