Sie sind auf Seite 1von 6

Associao de espelhos planos Para faculdades de ponta Colgio Singular SBC Chico Boca

Espelhos planos angulares Vamos tomar dois espelhos planos E1 e E2 que formam entre si um angulo para o qual esto voltadas as suas superfcies refletores e colocar no interior desses espelhos um ponto objeto real P, luminoso ou iluminado. Os raios de luz provenientes desse ponto sofrem reflexo regular, tanto no espelhos E1 como no E2, formando as respectivas imagens virtuais A1 e B1. Por sua vez, os raios que se refletem em um dos espelhos, incidem no outro, cada ponto imagem funcionando como ponto objeto e, com isso, formando novas imagens virtuais

Essas vrias reflexes ocorrem at que as imagens se formem atrs de ambas as superfcies refletoras e que no podem mais servir de objeto para os espelhos.. Portanto, para cada ngulo existe um nmero determinado de imagens. As imagens esto situadas numa mesma circunferncia com centro no encontro dos dois espelhos. Sendo n o nmero de imagens e o ngulo entre os dois espelhos, a relao entre eles fornecida pela expresso:

Esta equao s vlida em duas situaes: -- Se 360/ for par para qualquer posio do objeto entre os espelhos. -- Se 360/ for mpar o objeto deve estar exatamente no plano bissetor do ngulo formado entre os dois espelhos. O que voc deve saber --- n corresponde imagem de um nico objeto --- Se =90o n=(360/90) -1 = 3 imagens

A imagem atrs do espelho corresponde imagem das duas imagens --- Se =180o --- Periscpio Teremos 1 imagem

O raio de luz emitido pelo objeto reflete no 1o espelho, atinge o 2o e, aps se refletir nele atinge o olho do observador, fazendo com que ele enxergue objetos que no esto ao nvel de seu olho.

--- Se os dois espelhos estiverem dispostos frontal e paralelamente, teremos infinitas imagens com a imagem de um espelho servindo de objeto para o outro e assim sucessivamente.

P1 --- imagem de P em E1 P2 --- imagem de P em E2 P12 --- imagem de P1 em E2 P21 --- imagem de P2 em E1 E assim sucessivamente

Exerccios
01-(UFPR) Um objeto luminoso est colocado entre dois espelhos planos coaxiais que formam entre si um ngulo de 24o.Determine o nmero de imagens formadas e a posio em que deve se colocar o objeto entre os dois espelhos.

02-(UEL) Dois espelhos planos que formam entre si um ngulo , fornecem 8 imagens de um ponto luminoso colocado no plano bissetor do ngulo formado entre eles. Determine esse ngulo. 03-(ESPM-SP) Uma foto de um casal tirada entre dois espelhos planos verticais que formam um ngulo de 60o entre si. Qual a quantidade de indivduos que aparecem na chapa?

04-(FUVEST-SP) Dois espelhos planos verticais formam um ngulo de 120o (figura)

Um observador est no ponto A. Quantas imagens de si mesmo ele ver? 05-(UFSCAR-SP) O ngulo formado entre dois espelhos planos angulares quando um nico objeto colocado entre eles o quntuplo do nmero de imagens obtidas. a) Qual o ngulo entre os espelhos? b) Qual o nmero de imagens formadas?

06-(UNICAMP-SP) Com apenas 6 soldados colocados entre dois espelhos planos verticais fixos, um diretor de cinema consegue fazer uma tomada que aparenta ter 72 soldados. Qual o ngulo entre os espelhos?

07-(UFSCAR-SP) Uma criana observa um passarinho com um periscpio composto de dois espelhos planos E, paralelos e inclinados de 45o (figura) O representa o olho da criana e o ponto P, o passarinho.

Localize a imagem do passarinho vista pela criana por meio desse periscpio. Extra: Essa imagem : Direita ou invertida? Real ou virtual? Reversa? Maior ou menor que o objeto?

08-(UNICAMP-SP) Dois espelhos planos e quase paralelos esto separados por 5,0 m. Um homem se coloca de frente a um dos espelhos, a uma distncia de 2,0 m. Ele observa uma seqncia infinita de imagens, algumas de frente, outras de costas.

a) Faa um esquema mostrando o homem, os espelhos e as quatro primeiras imagens que o homem v. b) Indique no esquema as imagens de frente e de costas. com as iniciais F e C. c) Quais as distncias entre as imagens consecutivas.

O9- (Mackenzie-SP) Dois espelhos planos (E1 e E2) formam entre si 50. Um raio de luz incide no espelho E1, e, refletindo, incide no espelho E2. Emergindo do sistema de espelhos, esse raio refletido forma, com o raio que incide no espelho E1, o ngulo , nas condies da figura. O valor desse ngulo :

a) 40.

b) 50

c) 60o

d) 70o

e) 80o.

10-(UFMG) Observe a figura.

Nessa figura, dois espelhos planos esto dispostos de modo a formar um ngulo de 30 entre eles. Um raio luminoso incide sobre um dos espelhos, formando um ngulo de 70 com a sua superfcie. Esse raio, depois de se refletir nos dois espelhos, cruza o raio incidente formando um ngulo de a) 90 b) 100 c) 110 d) 120 e) 140 11-(UFRN) Um raio luminoso incide sobre dois espelhos planos X e Y, dispostos em paralelo como mostra a figura abaixo.

Sendo N a normal ao espelho X no ponto de incidncia do raio luminoso, correto afirmar que os ngulos respectivamente,
o o o o . o o

medem,

A) 120 e 60 . B) 120 e 30
o o

C) 150 e 60 . D) 150 e 30 . Respostas 01- 15 imagens 02- 40o 03- 12 indivduos 04- nenhuma 05- a) 40o b) 8 imagens 06- 30o 07- teoria 08- teoria 09- E 10- D 11- B .

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Das könnte Ihnen auch gefallen