Sie sind auf Seite 1von 6

INTRODUO PSICANLISE -

Finais do sculo XVIII famoso julgamento em Salem, nos Estados Unidos. Foi a ltima vez que as pessoas com problemas, nomeadamente histeria, foram mortas por se acreditar que estavam possudas pelo demnio.

Santo Agostinho associava a doena desordem e esta ao pecado. Por isso, mais valia no seu entender orar do que curar. Toda a Cristandade, at ao incio da Reforma, no se preocupava com a sade. Quem se encarregava disso eram os

Judeus e os rabes. O primeiro grande asilo para doentes mentais (sc. XV) foi construdo pelos rabes.

So Joo de Deus criou uma ordem religiosa com o nico objectivo de tratar os doentes mentais, que dividia em trs categorias: 1 Simples dbeis, sujeitos a abusos por parte da populao 2 Dementes sofriam de demncia 3 Celerados perigosos para a sociedade

So os abusos que levam construo de asilos no final do sc. XIX.

Com a reforma comea-se a pensar nas perturbaes e ento que as doenas psquicas se dividem em 2 famlias: - Neuroses em que se mantm a integridade do EU - Psicoses H uma desrealizao. Uma perda da realidade. Os psicticos tm smbolos diferentes dos nossos um cogumelo pode querer dizer cogumelo pnis pai Hoje em dia, com a medicao, mais fcil tentar dominar a doena mental que um problema crnico, com perda de capacidades cognitivas. Por exemplo, a ESQUIZOFRENIA: Pode manifestar-se pela primeira vez aos 18 anos, aps bem sucedidos exames nacionais e evolui at o doente deixar de saber quanto 2 + 2. preciso ensinar o doente as suas anteriores competncias (estar mesa, lavarse).

H bastante tempo verificou-se que uns comprimidos para controlar a hipertenso provocavam depresses. Chegou-se concluso, aps muitos estudos, que isso acontecia devido a um componente que aumentava o nvel de SEROTONINA no organismo. A Serotonina, quando aumenta, induz um estado depressivo. Por isso, criou-se um antagonista para a Serotonina o LSD. No havia depresses mas o nmero de Psicoses Txicas aumentou. Surgiram depois os primeiros medicamentos para combater a depresso os TRICCLICOS. Porm, esta famlia de medicamentos aumentava o apetite e as senhoras no queriam tom-los porque ficavam mais gordas. Chegou-se ao comprimido da alegria PROZAC, que agora tomado em excesso porque faz emagrecer. Tambm h quem defenda que o aumento da Serotonina possa ser provocado por um gene existir o gene da depresso??

Tentativas de Tratamento:

Os celerados encontravam-se presos com correntes para no atacarem ningum. Num incndio em Frana, morreram por isso 133 doentes mentais queimados por ningum se lembrar de os soltar. Foi Pinel quem comeou por libertar os doentes das grilhetas. No se podem juntar patologias por exemplo: no se podem colocar juntos Borderlines e Esquizofrnicos. Os Borderlines abusam dos Esquizofrnicos.

Salptrire:
Freud comeou por usar cocana no tratamento dos doentes. Acabou por ir para Frana porque o seu doente tinha ficado viciado. Quando l chegou ficou impressionado com os tratamentos, sobretudo com a relao directa entre histeria e sexualidade.

Psicanlise:
Mtodo teraputico. Quando se iniciou a Psicanlise (o primeiro sintoma dos problemas a ansiedade) havia um nmero elevado de sesses por semana comeou-se por 5/semana. Actualmente, o normal so 3 sesses/semana.

=> A primeira concepo de Freud causas puramente sexuais

Sc. XVIII/ XIX tinha havido um movimento a favor da Mesmerizao (antes de Freud). Atravs da Hipnose conseguia-se que as pessoas alterassem os seus comportamentos. Freud chamou a ateno para o inconsciente. Se se derem ordens que vo contra a moral das pessoas elas no obedecem. Freud chegou inveno da psicanlise pela necessidade de encontrar uma explicao psicolgica para a doena mental, que permitisse o seu tratamento ou cura, entre elas as neuroses. Neurose histrico-fbica Queixas de falta de afecto medo de coisas (aranhas, espaos, abertos/fechados) Neurose obsessiva srie de actos compulsivos (ex.: lavagem das mos repetidas vezes) Neurose ansiosa /ataques de pnico o indivduo reage fisiologicamente a algo que o ameaa (aumento da frequncia cardaca e respiratria.

Para as psicoses, esquizofrenia e doena manaco-depressiva, no havia tratamento vem da relao que a pessoa tem com o real Quando se tem uma psicose as noes do real no existem. O delrio a realidade do psictico, como se houvesse uma mudana de simbologia. O indivduo quando se encontra

em delrio, o sofrimento de tal ordem, que o mesmo tenta encontrar explicaes para a sua dor. Deve-se diminuir este estado e no aliment-lo. Para Freud haveria um critrio semelhante a uma termodinmica, uma mquina que servisse para pensar. Teria que haver um princpio que a alimenta, tem que ter energia e uma mquina que a processasse. O que importante para a mente humana Freud

Surge o princpio de prazer como significado da ausncia de tenses. Tudo o que fazamos do ponto de vista psicolgico destinava-se a eliminar tenses.

Energia Psquica energia de origem sexual, libido, que permitia o funcionamento do aparelho psquico. Este divide-se em 3 partes: Consciente parte do psiquismo que est em contacto com o meio, analisando e procurando dar as respostas adequadas Memria pr-consciente Inconscienteonde se reprimem pensamentos desagradveis, possui contedos recalcados.

Freud descobriu que temos dificuldade em lembrar certas coisas, sendo necessrio um esforo. Concluiu que haveria uma Barreira da Memria, necessitando de ser ultrapassada para que nos seja possvel recordar de algo, a Barreira do Recalcado, localizada entre o

pr-consciente e o inconsciente, s sendo possvel ultrapass-la de uma determinada forma.

As representaes esto em diferentes parte do aparelho psquico e cada uma tem um vector ou cartexis de libido. Quanto maior for a sua importncia, maior a sua quantidade de libido, estando a dos pais mais carregadas do que as de um amigo.

As quantidades de energia tm que ser contrariadas quando queremos recalcar uma representao. Aplicar uma fora contrria que designamos por contra-cartexis, pretendemos que ela saia do campo da conscincia. Uma representao recalcada pode ser avivada por uma outra memria, portanto, para recalcarmos uma ideia temos que recalcar todas as situaes que lhe esto associadas. Este processo conduz a um empobrecimento da sua energia psquica, que passa a estar virada para estes recalcamentos.

Uma represso acarreta sempre uma constelao de outros recalcamentos que se vai traduzir num gesto de energia psquica para manter essa representao afastada da conscincia.

Freud lembrou-se ento de 2 coisas: Actos Falhados Lapsus Linguae, quando queremos dizer uma coisa e dizemos outra; Sonhos quando estamos a dormir o consciente est desligado, logo a memria no est submetida vontade, no entanto h sonho, ento o sonho uma manifestao do inconsciente. Se fosse apenas uma transmisso do inconsciente, vinham a todas as coisas que a pessoa tinha procurado recalcar. Um sonho falhado pesadelo. As representaes esto demasiado prximas do consciente nestas situaes tambm h uma manifestao de alteraes fsicas, que passam pelo aumento da frequncia cardaca, respiratria e medo (sobressalto).

O pesadelo sonho falhado porque a funo do sonho permitir o sono, que essencial para o repouso fsico do organismo. As privaes de sono conduziam a situaes de delrio e perda de contacto com a realidade.

O sono tem caractersticas especiais estudadas pelos Norte-Americanos. Existe um perodo muito curto inicial de cerca de 10 segundos durante o qual o electrocenfalograma se

aproxima da linha de base (quando se registam as potncias. Durante este perodo h como um suspender de vida. Passado este perodo, o electrocenfalograma comea novamente a apresentar actividade elctrica no crebro. Aparecem perodos de muito tpicos, movimentos rpidos dos olhos e paragem desses movimentos, designada por REM e no REM (rapid eye movement), consequentemente pensou-se que estavam directamente ligados com o sonho. No entanto, foram feitos estudos posteriores com indivduos invisuais como consequncia de um acidente, mostraram que os movimentos REM iam desaparecendo, mas os indivduos continuavam a sonhar. O que acontece que durante o dia para termos viso cromtica h uma srie de aminas que correm ao longo das fitas pticas passando pelo nervo ptico para chegarem retina, e nesses perodos de REM o que o olho faz uma espcie de ginstica que tem por objectivo levar essas aminas de volta para os seus depsitos. Estudos esses que levaram a concluir que a relao entre o sonho e o movimento dos olhos.

Das könnte Ihnen auch gefallen