Sie sind auf Seite 1von 7

12/01/2008 - SAIBA COMO IDENTIFICAR FALSRIOS E SEUS PRINCIPAIS MTODOS Risos, brincadeiras, piadas e truques de ilusionismo, tudo isso

para falar de um assunto muito srio: Fraudes e Desvios nas Empresas. Essas so as Tcnicas utilizadas pelo Perito Grafotcnico Arnaldo Ferreira dos Santos, de Florianpolis, em suas Palestras e Cursos que realiza pelo Brasil.

De acordo com o Perito e Consultor na rea de Preveno a Fraudes, 86% das Fraudes, acontecem no por habilidade do falsrio, mas pela falta de informao, ingenuidade, boa f, julgamento pela aparncia de quem tem a responsabilidade no processo de identificao do cliente.

O comrcio est frgil e vulnervel a ao de estelionatrios, suas aes em treinamento esto muito focadas em atendimento, vendas, motivao, e esquecem que evitar prejuzo tambm lucro. Infelizmente neste terreno frtil que prospera o falsrio.

Arnaldo, que possui 125 Carteiras de identidade, 85 Cartes de Crdito, 06 Passaportes, demonstrativos salariais, atestados de residncia de vrias capitais e cidades de Brasil e Exterior, alm de Reais e Dlares falsos.

Tudo isso, serve como material didtico para ilustrar os mais diversos tipos de atuao de quadrilhas de estelionatrios e os recursos tecnolgicos utilizados. Hoje em dia, enquanto as atenes do Mercado se voltam para a Preveno de Fraudes Eletrnicas, Segurana de Banco de Dados, Criptografia, Assinatura Digitalizada, e outras questes ligadas tecnologia.

A simples falsificao da carteira de identidade ainda e responsvel por 72% dos golpes aplicados no Comrcio e Bancos. Vamos imaginar que algum consiga entrar no banco de dados de uma instituio e tenha acesso s senhas de outras pessoas, conseguindo com isso transferir recursos para sua conta corrente, basta um simples rastreamento e logo ser descoberta a fraude (so vrios os casos), portanto, independentemente do nvel de sofisticao da fraude o estelionatrio estar utilizando o mais elementar dos recursos, que uma carteira de identidade falsa.

Contudo, mais fcil do que falsificar uma carteira de identidade, descobrir a falsificao, razo pela qual se recomenda aos estabelecimentos que solicitem SEMPRE o documento do cliente, uma vez nas mos, poder examin-lo adequadamente, tomando sempre o cuidado para no constranger o cliente.

Agindo dessa forma, possvel descobrir uma srie de caractersticas que indicam a falsificao. Na maioria dos casos, as falsificaes so to bvias, to elementares, que somente por descuido ou negligncia de quem est atrs do balco, elas passam despercebidas.

De acordo com o consultor, outra maneira de checar a identidade do cliente fazer perguntas, ainda que tenha os documentos em mos, coisas do tipo: Senhor fulano de tal, o nome de sua me por favor? ou ento, Qual sua data de nascimento? essas perguntas podem deixar o golpista em maus lenis, ou desestabiliza-lo emocionalmente, criando um desconforto e nervosismo , pois em geral, eles tm vrios nomes e documentos falsos e no conseguem memorizar todos os dados.

O mais comum que eles saibam apenas o nmero do RG, o que tradicionalmente se pergunta ao cliente nas lojas. natural que esses cuidados se aplica, quando se tratar de uma pessoa estranha ao estabelecimento, sem nenhuma referncia, uma vez comprovada sua idoneidade, o mnimo que se deve fazer explicar que todo esse cuidado a para sua prpria segurana, pois caso o cliente tivesse seus documentos perdidos, roubados, clonados, ou extraviados, jamais algum poderia fazer uso indevido dos mesmos.

OMISSO DA LEI

Se j relativamente fcil perceber uma falsificao de carteira de identidade, isso poderia ser ainda mais simples se a Legislao Brasileira padronizasse, a emisso de um nico modelo de Carteira para todo o Pas.

Outro agravante, que grande parte da populao possui carteiras de identidade, emitidas a mais 20 ou 30 anos, criando srios problemas no processo de identificao, seja pelo envelhecimento natural das pessoas, mudanas de caractersticas fsicas, etc...

Enquanto Pases como o Chile, por exemplo, possuem carteiras de identidade com fotos digitalizadas, alm de estabelecer um prazo de validade de no mximo 5 anos (sendo necessrio a emisso de um novo documento com foto atualizada), no Brasil no existe sequer uma padronizao entre os Institutos de Identificao (Somente est providncia eliminaria em 32% o volume de fraudes no Brasil, principalmente as chamadas fraudes grosseiras). Pois exige do falsrio um mnimo de conhecimento e acesso aos Recursos Tecnolgicos.

Cada Estado faz o que pode e a seu jeito, apesar de todo o esforo dos Institutos de Identificao da maioria dos Estados, que no consegue sensibilizar, e conscientizar seus governantes da importncia do processo.

Nossa Legislao sobre emisso de Carteiras de Identidade omissa, ultrapassada e ineficiente quanto ao aspecto de segurana. Alm da Carteira de Identidade, outro documento campeo em falsificao no comrcio o cheque.

Desde mau preenchimento, enxerto, rasura, emenda, lavagem qumica (o estelionatrio consegue tirar apenas a tinta da caneta, preservando a tinta da impresso do cheque) ou raspagem da tinta com estilete, existe uma srie de mtodos para falsificar ou adulterar cheques provenientes de tales roubados.

Hoje em dia, at forno micro-ondas usado como ferramenta para os Falsrios. (Um cheque pode ser colocado no micro-ondas e, a partir de uma determinada temperatura, o toner com a qual personalizado o nome do cliente se desintegra, e o falsrio s precisa soprar o p do toner e colocar sua identidade falsa.) explica Arnaldo. Ele alerta ainda, que hoje j esto fabricando seus prprios cheques de forma domstica, ao invs de apenas adulterarem cheques roubados.

Para ilustrar os eventuais descuidos ou desateno, so utilizadas Carteiras de Identidade com algumas PEGADINHAS como por exemplo:

Se estabelecida uma cronologia entre a data de nascimento e a data de emisso da Carteira, verifica-se que h uma incompatibilidade da foto e da data, em 185 anos de idade

1. nome do titular da Carteira de Identidade Sugiro Que fique Ligado

2. Carteira com nome de japons Mitiu Suzuki Tim Ganey

3. Carteira com fotografia colada sobre o original, apresentando relevo excessivo sobre o campo da fotografia.

4. Carteira com colorao diferente, haja vista o verso ser de outra.

5. Carteira com foto masculina e nome feminino (Viviane ......)

6. Carteiras com indcios de lavagens qumicas grosseiras.

7. Carteiras com enxertos de nomes e datas.

8. Carteiras com foto colorida, quando na sua data de emisso, no havia foto colorida.

Com medo de perder o cliente, ou no criar constrangimentos, lamentavelmente, o comrcio relaxa no processo de identificao, acentuando o problema por conta de uma cultura equivocada da qual todos fazemos parte, que a de ficarmos chateados quando algum nos identifica corretamente.

importante entender que sempre que algum procede corretamente no processo de identificao, na verdade est procedendo em prol da nossa prpria segurana, evitando com isso que algum, de forma indevida faa uso de nossos dados pessoais, via perda ou roubo e extravios de nossos documentos.

Talvez uma campanha de conscientizao institucional e nacional, pudesse ajudar a todos.

Outro fato que tem gerado transtorno e prejuzo aos lojistas, e do conhecimento do Banco Central, a grande incidncia de contas bancrias abertas de forma fraudulenta. Utilizando Carteira de Identidade falsa, aps os prazos de emisso do talonrio de cheques, saem lesando o comrcio.

O que o lojista no sabe, que a Circular 2025 do prprio BACEN que disciplina o processo de abertura e movimentao de conta bancria, possibilita atribuir responsabilidade pecuniria ao Banco e o ressarcimento ao lojista.

PERFIL DE UM SUSPEITO PORTADOR DE UM DOCUMENTO FALSO

em geral so pessoas bem vestidas. normalmente compram produtos fceis de serem revendidos. compram em mdia valores aproximados a R$ 3 mil. tm olhar nervoso, mo trmula, sorriso falso, voz que oscila e entabulam conversas longas e amigveis demais, dando explicaes em exesso. s vezes precisam ver o carto para assinar. pagam contas que so de acompanhantes sem dar importancia com o valor. s vezes ficam horas no estabelecimento, mas s no momento em que o caixa parece tumultuado, que se apresentam para pagar. se oferecerem para levar o bem instantaneamente, demonstrando pressa em sair com a compra. dificultam a conferncia da CI ou carto, ou demonstram nervosismo quando o atendente liga para se informar mais a respeito. Nessa hora sugerem citar nmeros em vez de entregar o documento. compram vrios produtos da mesma marca.

PREVENO

CHEQUE verificar se a numerao do cheque est repetida na tarja magntica (CMC-7). analisar se todas as letras e nmeros do cheque apresentam o mesmo tamanho, forma, alinhamento e colocao. passar a mo sobre as letras para descobrir possveis letras adesivas falsas. ficar atento a contas conjuntas, verificando se o segundo nome no foi acrescido. picote ou serrilha na margem esquerda do cheque. uso de canetas de colorao diferentes. indcios de rasura no extenso ou numeral. cheques preenchidos e assinados previamente. amarelados e envelhecidos podem ser indcios de contas inativas ou encerradas. na dvida solicite que o emitente assine novamente no verso. cheques preenchidos em mquinas eletrnicas com dispositivo de corretor, depois de assinados so adulterados em seus valores e favorecidos. observar posio da serpentina (linha louca). passar a unha no sentido de baixo para cima na superfcie do cheque para constatar se h colagem.

CARTEIRA DE IDENTIDADE sobre a foto verificar se no foi colada outra por cima conferir os furos de identificao estabelecer uma cronologia entre a data de nascimento e a data de emisso da carteira, para verificar se verossmil com a carteira nas mos, fazer perguntas ao cliente, em relao data de nascimento e filiao. quando possvel, sair do campo de viso do cliente por alguns segundos, induzindo-o a pensar que voc possa estar ligando para a polcia ou segurana. Esse procedimento pode desestabilizar emocionalmente o estelionatrio, que geralmente sai xingando e deixa o documento nas mos do atendente ou caixa.

DINHEIRO observar a autenticidade do papel com o toque. verificar se a margem direita da figura e os numerais contm as microletras BC. amassar a cdula a falsa no malevel. observar se, submetida luz ultravioleta, a nota parece opaca a falsa tem brilho intenso. quando for mais de uma nota, verificar se o nmero de srie no o mesmo. especial ateno para a cdula de R$ 10,00 falsa. Ela est muito utilizada nos postos de gasolina por ser um estabelecimento que facilita dinheiro falso em circulao.

CARTO DE CRDITO conferir atentamente se os numerais do carto impresso em relevo, aparecem desalinhados, ou mal posicionados. verificar se o nmero do carto e o nome do associado esto borrados ou danificados. observar aps o dbito ser aceito pelo terminal eletrnico, se o nmero do carto confere com o CV - Comprovante de Venda. desconfiar se a tarja magntica estiver riscada ou destruda deliberadamente, de modo que no possa ser lida pelo terminal eletrnico. ao submeter o carto luz ultravioleta, aparece a logomarca da administradora. verificar se o portador do carto de crdito mesmo o titular dos documentos, em caso de dvida solicite carteira de identidade

Atitudes simples, quando executadas por pessoas treinadas, evitam perdas e aumentam os lucros.

Das könnte Ihnen auch gefallen