Sie sind auf Seite 1von 6

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Departamento de Eletromecnica e Sistemas de Potncia

Montagem de um veculo eltrico feito de bambu utilizando um conversor CC-CC

RELATRIO FINAL GAP N 025997

Alunos: Ciro Spanholi Daniel Follmer Jonas T. Reichert Matrcula: 2620246 Matrcula: 2620237 Matrcula: 2620241

Professor Orientador: Natanael Rodrigues Gomes Matrcula: 638228-5

Santa Maria, 2010

Resumo:

O relatrio apresentado seguir consistiu da montagem de um veculo eltrico. O projeto consistiu tanto da montagem da estrutura do veculo como do projeto do conversor CC-CC para o ocionamento do motor de corrente contnua. Experimentos dentro da universidade podero ser realizados para testar o desempenho do veculo e incentivar trabalhos futuros. O trabalho tambm poder ser divulgado em feiras e exposies como a FEISMA e EXPOAER, por exemplo, de forma que visitantes possam interagir com o veculo e despertar o interesse pelo assunto.

Desenvolvimento do projeto:

A Figura 1 mostra o circuito desenvolvido para gerar o sinal PWM que acionar o motor de corrente contnua, utilizando o circuito integrado CA3524, utilizado nas mais diversas aplicaes.

Figura 1-Circuito implementado

O circuito integrado gera um sinal PWM com largura de pulso proporcional tenso de referncia fornecida pelo divisor resistivo composto por R1, R3 e R4. O sinal PWM gerado amplificado pelo driver totem-pole, composto por Q1 e Q2, e ento, aplicado sobre o MOSFET principal (Q3), que responsvel pelo acionamento do motor de corrente contnua. Com este circuito o usurio do veculo pode ajustar a velocidade desejada atravs controle da tenso que aplicada sobre o motor. Para isso, foi desenvolvido um acelerador que atua diretamente sobre o resistor R1, variando a razo cclica do sinal PWM. Testes com o circuito foram realizados em laboratrio para obtermos o sinal de PWM gerado pelo circuito. Na Figura 2 est a forma de onda adquirida dos pinos 12 e 13 do circuito integrado, como mostrado na Figura 1. Este sinal aplicado base dos transistores Q1 e Q2 que iro fornecer corrente suficiente para que o MOSFET seja acionado.

Figura 2-Forma de onda gerada pelo CA3524

Para a montagem do veculo optou-se pela utilizao do bambu, pois um material leve, barato e pode ser encontrado facilmente. A estrutura do veculo foi montada conforme ilustra a Figura 3, onde na roda traseira est acoplado o motor de corrente contnua.

Figura 3-veculo eltrico feito de bambu

Resultados e concluses

Com a utilizao do conversor no veculo pode-se otimizar o consumo de energia da bateria. Este conversor permite o gerenciamento do consumo do motor alm de uma partida suave, evitando picos de corrente. O prottipo final, pesando aproximadamente 18kg, tambm contribui para uma considervel reduo no consumo de energia. O veculo montado est a disposio para ser levado tanto a exposies na cidade de Santa Maria como tambm ser utilizado para experimentos dentro da universidade.

Bibliografia:

Circuitos Digitais e Microprocessadores, Herbert Taub, Editora McGraw-Hill; Fundamentos de Circuitos Eltricos, Charles K. Alexander Matthew N. O. Sadiku, Editora Bookman; Mquinas Eltricas, 6 edio, Fitzgerald, Editora Bookman.

Das könnte Ihnen auch gefallen