Sie sind auf Seite 1von 12

Atrito

ATRITO
Leis do atrito de escorregamento: 1. Quando se tenta deslocar um corpo sobre um outro, surge, no plano de contacto dos corpos, uma fora de atrito, cuja intensidade est compreendida entre zero e um valor mximo Fl, chamada fora limite de atrito. A fora de atrito tem o sentido oposto quele em que as foras activas tendem a fazer deslocar o corpo.

N Fl P Q

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 2 de 12

Atrito

2. A intensidade da fora limite de atrito igual ao produto do coeficiente de atrito esttico pela fora compressora normal ou reaco normal:

Fl=at.N
O coeficiente de atrito esttico at uma grandeza sem dimenses. Determina-se experimentalmente e depende da natureza dos corpos em contacto e do estado das superfcies.

3. A intensidade da fora limite de atrito no depende das dimenses das superfcies em contacto. Considerando simultaneamente a primeira e a segunda leis, podemos dizer que, no equilbrio, a fora de atrito:

F << Fl ou F at.N

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 3 de 12

Atrito

preciso no esquecer que, enquanto o bloco est em repouso, a fora de atrito F igual fora Q que tende a pr o bloco em movimento e no fora Fl = at.N A fora de atrito s tem o valor at.N no limite do equilbrio, isto , quando o bloco est na eminncia de entrar em movimento. Se no existirem foras activas sobre o corpo, o valor da fora de atrito tambm ser nulo. Alguns valores de coeficiente de atrito: Madeira sobre madeira ..................................... 0.4 a 0.7 Metal sobre metal ............................................. 0.15 a 0.25 Ao sobre gelo .................................................. 0.027

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 4 de 12

Atrito

ngulo de atrito: A reaco de duma ligao real (com atrito) ser a soma de duas componentes: a reaco normal N e a fora de atrito F, perpendicular anterior. A reaco total R faz um determinado ngulo com a normal superfcie. Quando a fora de atrito variar de zero at Fl, a fora R variar de R at Rl e o seu ngulo com a normal aumentar de zero at um certo valor 0. O ngulo mximo 0 que a reaco total faz com a normal superfcie, quando h atrito, chama-se ngulo de atrito.

Rl 0 Fl

tg 0 =

Fl N
Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 5 de 12

Atrito

Sabendo que Fl = 0.N e substituindo na frmula anterior, podemos relacionar o ngulo de atrito com o coeficiente de atrito, obtendo:

tg 0 = 0
Uma fora que forma com a normal um ngulo inferior ao ngulo de atrito 0 no far com que o corpo se desloque ao longo da superfcie dada. Fl Coeficiente de atrito cintico: Quando existe movimento do corpo, a fora de atrito tem sentido oposto ao do movimento e igual ao produto do coeficiente de atrito cintico (ou dinmico) pela fora compressora normal. O coeficiente de atrito dinmico de deslizamento tambm uma grandeza sem dimenses, determina-se experimentalmente e o seu valor diminui ligeiramente com o aumento da velocidade. Fext cos Fext sen Fext

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 6 de 12

Atrito

Atrito de um fio contra uma superfcie cilndrica: Qual a fora Q necessria para equilibrar a fora P? Estudando o equilbrio do elemento de fio DE que tem comprimento dl = R d . A diferena de tenso dT nos pontos D e E, equilibrada pela fora de atrito dF = 0.dN , logo: dT = 0.dN
P R d T y dN D dF E d 2

d 2 (T + dT)

O valor de dN calcula-se a partir das projeces sobre y:

dN = T sen

d d d + (T + dT )sen = 2T = T d 2 2 2
dT = 0.T.d

Substituindo na equao anterior:

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 7 de 12

Atrito y dN D R d T P dF E d 2

Dividindo por T e integrando entre zero e direita e entre Q e P esquerda, obtemos:


dT T = 0 d Q 0
P

d 2 (T + dT)

resultando:

P log = 0 Q
Retirando o log e resolvendo em ordem a Q, temos:

Q = P e 0
Podemos verificar que a fora necessria para equilibrar a fora P s depende do coeficiente de atrito 0 e do ngulo , sendo independente do tamanho do cilindro utilizado. O ngulo medido em radianos (1 volta = 2 rad).

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 8 de 12

Atrito

Alguns valores para a relao Q/P para 0=0,5 Cabo de cnhamo contra madeira Nmero de voltas 1/2 volta 1 volta 3/2 volta 2 voltas Em resumo: Quando estamos no limite do equilbrio temos: 2 3 4 Q/P = e-0 0,208 0,043 0,009 0,002

Q 0 =e P

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 9 de 12

Atrito

Atrito de rolamento: O atrito de rolamento traduz-se por uma resistncia ao rolamento de um corpo sobre a superfcie de outro. Esta resistncia ao rolamento o resultado de uma deformao da superfcie sobre a qual roda um cilindro, bem como a deformao do prprio cilindro. Quando aplicamos uma fora Q ao eixo do corpo, surge uma fora de atrito F em A onde tambm temos a reaco normal N. Com a deformao dos corpos a reaco N deslocada no sentido de actuao da fora Q1, atingindo um valor limite k, a partir do qual passa a haver movimento. Com este deslocamento passamos a ter dois binrios (Q1,F) e (N,P).
F C F C

N Q

A P

N Q1 k A P B

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 10 de 12

Atrito

Igualando os momentos respectivos obtemos o seguinte resultado:

k Q1 = N R
em que k o coeficiente de atrito de rolamento. O valor de k determinado experimentalmente e habitualmente expresso em cm. Alguns valores de k: Madeira sobre madeira Ao macio sobre ao Ao temperado sobre ao 0,05 a 0,08 cm 0,005 cm 0,001 cm

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 11 de 12

Atrito

Atrito de rotao: O raciocnio feito para o atrito de rolamento pode ser feita para o caso do corpo ser uma esfera. Neste caso tambm existe deformao e o consequente deslocamento da reaco normal. Se chamarmos M fora que tende a colocar a esfera em movimento, M=N em que o coeficiente de atrito de rotao O valor de determinado experimentalmente, habitualmente expresso em cm e 5 a 10 vezes menor do que k.

Comparao: Os coeficientes de atrito de rolamento e rotao so muito menores do que os coeficientes de atrito de escorregamento cintico e esttico, o que justifica o uso de roletes, rolamentos e at a prpria roda.

Os apontamentos apresentados foram compilados de vrias fontes. Se algum autor se sentir lesado, entre em contacto comigo para AntonioPatacho@eseig.ipp.pt

Antnio Patacho ESEIG v1.0 Pgina 12 de 12

Das könnte Ihnen auch gefallen