Sie sind auf Seite 1von 14

1

UMA INTRODUO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA

FATORES IMPORTANTES

Sobre a leitura: ela aumenta o conhecimento, sistematiza o pensamento, enriquece o vocabulrio e desenvolve o raciocnio crtico, portanto decisiva para o processo de aprendizado.

Sobre a busca do material de estudo, devemos considerar as

seguintes partes:

O ttulo da obra. o ttulo que estabelece o assunto ou inteno do autor. A data de publicao da obra o indicador que nos permite saber se a obra

aborda temas recentes, se h inovaes no campo de conhecimento (exceto para obras clssicas).
A contracapa. nessa parte, que geralmente est contida as credenciais do

autor e um breve comentrio sobre a obra.


O ndice/sumrio. onde est indicado o contedo da obra, reflete as suas

divises na mesma ordem em que aparecem no texto.


O prefcio. onde encontramos as explicaes pontuais sobre o contedo

da obra. O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA O termo sociologia (scio + logos) foi criado por Augusto Comte em 1839 para designar aquilo que ele chamava primeiramente de fsica social; ou seja, uma cincia que iria procurar estudar os fenmenos sociais a partir das consideraes do reino e efeitos naturais, portanto, submetidos a leis do mesmo modo que os fenmenos fsicos e biolgicos. Apesar do abuso contemporneo dos termos sociologia e sociolgico, muitas vezes aplicados quilo que diz respeito s relaes dos homens entre si, preciso notar que o sentido prprio destas palavras implica a afirmao de que as sociedades so uma realidade sui generis, cujas leis e natureza no se reduzem quelas que constituem o objeto da psicologia ou da biologia dos homens. Assim procura argumentar Emile Durkheim.

Podemos afirmar que a SOCIOLOGIA um conjunto de conceitos, tcnicas e mtodos de investigao produzidos para explicar a vida social, ela estuda o homem e o universo sociocultural como um todo, analisando as inter-relaes dos diversos fenmenos sociais. diferente da psicologia que isola artificialmente esses fenmenos do conjunto. Emile Durkheim quem esboa o procedimento metodolgico que faz da sociologia uma cincia ao torn-la prtica, deixando de lado os encantos, como ele mesmo costumava afirmar. A obra As Regras do Mtodo Sociolgico, que o autor publicou em 1895, tornou-se o marco metodolgico para os estudos dos fenmenos sociais. A ACEPO DO TERMO CINCIA A cincia pode ser entendida como um conjunto de atitudes e de procedimentos metdicos e racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento, com objetos limitados, capazes de ser submetido verificao; ou seja, um procedimento que se desenvolve atravs de uma correlao lgica das partes e da sistematizao dos meios para perseguir um resultado cuja verdade esteja suscetvel a provas. Ao longo da histria, as idias se modificaram e consolidaram no imaginrio social concepes que ainda no somente o universo natural como tambm tudo que diziam respeito essncia da humanidade. Dessa forma, Francis Bacon (1561/1626): afirma Que um ateu possa conhecer claramente que os trs ngulos de um tringulo so iguais a dois retos, no o nego: afirmo somente que o conhecimento que ele tem no uma verdadeira cincia porque todo conhecimento que pode tornar-se duvidoso no deve ser chamado cincia. Immanuel Kant (1724/1804) afirma que cincia qualquer conjunto de conhecimento ordenado segundo princpios.

Herbert Spencer (1820/19030) afirma que o conhecimento vulgar o conhecimento no unificado, o conhecimento da cincia parcialmente unificado e o conhecimento da filosofia totalmente unificado. O PANORAMA HISTRICO DAS TRANSFORAES SOCIAIS Na esfera do pensamento: precisamente na Grcia do sculo VI a.C., que surge uma nova mentalidade que passa a substituir as antigas construes mitolgicas pela aventura intelectual. Mas h dvidas quanto ao comeo da filosofia e da cincia. Para uns, no Oriente, para outros, na Grcia. Referncia aos gregos: so vrios os pensadores gregos que contriburam para a evoluo do pensamento. Podemos destacar alguns que marcaram posio na esfera do conhecimento social, como HOMERO, que na Ilada e na Odissia informava sobre a organizao da polis arcaica atravs das epopias, que expressava de forma documentada a viso mitopotica dos gregos sobre a viso benfica ou malfica dos deuses. Sobre os pr-socraticos: durante o sculo VII a.C. as condies de vida das colnias gregas da sia Menor acentuaram-se devido revoluo econmica representada pela adoo do regime monetrio, facilitador do comrcio, da navegao e implementao do artesanato. Isso marcou a decadncia da organizao social baseada na aristocracia de hereditria. Nesse panorama eclodiu-se manifestao sob a forma de cincia terica e filosofia como concepes da cultura ocidental, proposta pela escola de Mileto. Tales de Mileto, primeiro filsofo que viveu no perodo final do sculo VII e meado do sculo VI a.C. Ficou famoso como matemtico, mas para alguns atuou na poltica quando procurou unir as cidadesEstados da sia Menor. No campo filosfico afirmou que a gua era a origem de todas as coisas.

Aleximandro de Mileto, discpulo e sucessor de Tales, Anaximandro desenvolve a seu modo as doutrinas do mestre. Viveu no perodo de 547 a 610 a.C. e afirmava que todas as coisas se dissipam onde tiveram a sua gnese, conforme a necessidade; pois pagam umas s outras castigo e expiao pela injustia, conforme a determinao do tempo; o ilimitado eterno, imortal e indissolvel. Anaxmenes de Mileto viveu provavelmente entre 585 e a 63a.Olimpada (528 / 525) a.C. Para ele o ar o elemento constituinte de todas as coisas. Xenfanes de Clofon, um dos mais longevos filsofos pr-socrticos, viveu 92 anos, de 580/577 a.C. at 460 a.C. Para Xenfanes o elemento primordial a terra. Herclito de feso, pouco se sabe de sua vida, supe ter vivido por volta do sculo V a.C., que pertenceu aristocracia de feso, que seus antepassados foram os fundadores da cidade e ainda que se abdicou de seus direitos de participar do governo da cidade. Segundo as lendas sobre sua vida ele desprezava seus concidados e levava uma vida parte. Era cognominado de o obscuro. A doutrina de Herclito parte do precipcio de que as coisas esto em movimento, e que este, por sua vez se processa atravs de contrrios. Para ele o fogo gerador do processo csmico e o Logos compreendido como inteligncia divina que governa o real, afirma que o conhecimento sensvel enganador e dever ser superado pela razo; Herclito faz uso peculiar da linguagem atravs dialtica. Algumas passagens da obra de Herclito para reflexo: Se a felicidade consistisse nos prazeres do corpo, deveramos proclamar felizes os bois, quando encontram ervilhas para comer. Tudo se faz por contraste; da luta dos contrrios nasce a mais bela harmonia. Os asnos prefeririam a palha ao ouro. (Os porcos) alegram-se na lama (mais do que na gua limpa).

No houvesse a injustia ignorariam o prprio nome de justia. O que aguarda os homens aps a morte, no nem o que esperam nem o que imaginam. O conflito pai de todas as coisas: de alguns fazem homens; de alguns, escravos; de alguns, homens livres, doena faz de sade (algo) agradvel e bom, fome de saciedade, fadiga de repouso. Pitgoras, o que se sabe dele mais lendrio que realidade, Pitgoras viveu por volta de 530 a.C., fundou uma escola para iniciados e defendia uma doutrina mais religiosa que filosfica. Demcrito de Abdera nasceu em 460 a.C. e morreu em 370 a.C. Escreveu vrias obras e foi discpulo de LEUCIPO. Segundo alguns autores, Demcrito foi o mais viajado dos filsofos pr-socrticos, pois conheceu o Egito, Babilnia, ndia, Etipia e depois Atenas. Demcrito desenvolveu a teoria dos tomos de seu mestre, segundo a qual a realidade composta de tomos e de vazio; a combinao dos tomos, que so infinitos em nmero e imperceptivelmente pequenos, explicam a formao de todos os fenmenos. Passagens da obra de Demcrito para reflexo: Aquele que quiser viver em tranqilidade no se deve agitar demasiado, nem em sua vida particular, nem em sua vida coletiva; o que faz, no deve ir alm de sua prpria fora e de sua natureza; e deve tomar cuidado para que quando vier a fortuna e tentar seduzi-lo, atravs de sua opinio, desmedida, possa afast-la e guardar somente aquilo que estiver de acordo com as suas foras. Pois a plenitude comedida mais segura do que a desmedida. As boas qualidades dos amimais mostram-se no vigor do corpo; as dos homens na excelncia do carter. Nem a arte nem a cincia so atingveis sem o estudo. Melhor censurar os prprios erros do que os dos outros. Quando o carter bem equilibrado, a vida tambm ordenada.

Prazeres intempestivos provocam desgosto. Reputao e riqueza sem inteligncia no so propriedades seguras. Plato nasceu em Atenas em 428-7 a.C. e morreu em 348-7 a.C., significa que Plato viveu entre a fase urea da democracia ateniense e o final do perodo helnico. Sua obra filosfica representar, em vrios aspectos, a expanso de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade e de apogeu poltico. Plato pertencia a tradicionais famlias de Atenas e estava ligado, sobretudo pelo lado materno, a figuras eminentes do mundo poltico. Na mocidade encontrou-se com Scrates e tornou-se admirador do mestre, escrevendo os Dilogos socrticos, entre estes est a Apologia de Scrates, que pretende reproduzir a defesa feita pelo prprio Scrates. Plato fundou em Atenas uma Academia, acontecimento de mxima importncia para a histria do pensamento ocidental. Escreve a Repblica, obra que trata da organizao da cidade ideal; proposta apoiada pela diviso racional do trabalho. Scrates nasceu em Atenas em 470 ou 469 a.C.e morreu em 399 a.C. Scrates no deixou obras escritas, tudo que sabemos dele foi escrito pelos seus discpulos ou adversrios. Aristteles filho do mdico Nicmacos que era amigo do rei Amintas II, nasceu em Estagira, Calcdia, regio dependente da Macednia no ano 384 a.C. e morreu no ano 322 a.C na Babilnia. Atenas tornou-se o centro intelectual e artstico da Grcia do sculo IV a.C.que atraa jovens desejosos de conhecimento. Aristteles um desses jovens que ingressa na academia de Plato e permanece por cerca de 20 anos, ele escreveu uma grande obra dividida em duas partes: uma endereada ao grande pblico, redigida em forma mais dialtica, outra, de carter cientifico e filosfico, dirigia aos seus discpulos. A obra aristotlica aborda questes da natureza, da lgica, da alma, da tica e da poltica. Sobre a lgica, o autor afirma que para se atingir a certeza cientfica e construir um conjunto de

conhecimentos seguros, torna-se necessrio possuir normas de pensamento que permitam demonstraes corretas e, portanto irretorquveis. A dialtica de Plato ensinava que a compreenso dos fenmenos que ocorrem no mundo fsico depende de uma hiptese: a existncia de um plano superior da realidade, atingido apenas pelo intelecto, e constitudo de formas ou idias, arqutipos eternos dos quais a realidade concreta seria a cpia imperfeita e perecvel. Assim a dialtica era marcada pela ndole hipottica da matemtica. Aristteles reduz a dialtica em exerccio mental, uma ginstica do esprito que procura lidar com as opinies dos homens sobre as coisas. Referncias idade mdia: Santo Agostinho nasce em 354, da era crist, na cidade Tagaste, provncia Numdia, frica e morre em 430. As obras: Contra os Acadmico (escrita em 386),Solilquios (387), Do Livre Arbtrio (388-395), De Magistro (389), Confisses (400), Esprito e Letra(412)A, Cidade de Deus ( 413-426) e as Retrataes (413 426). O problema da felicidade constitui, para Agostinho, toda a motivao do pensar filosfico. Sua ltima obra, Cidade de Deus, afirma que o homem no tem razo para filosofar, exceto para atingir a felicidade, o conjunto de suas idias contribuiu para as modernas concepes das cincias sociais. Santo Tomaz de Aquino (1226/1274) Filsofo e telogo que teve uma importncia no movimento conhecido como Escolstica. Seus principais argumentos esto contidos na obra Summa Theolgica. Referncias renascena: Thomas Morus (1478/1535) que escreveu a Utopia, obra que se tornou referncia para muitas discusses na sua poca. Nicolau Maquiavel (1469/1527) que escreveu O Prncipe, obra que se tornou o marco para a teoria poltica moderna.

Thomas Hobbes (1588/1679) conhecido por ter defendido o governo absoluto por ocasio da Guerra Civil Inglesa de 1642 9. Suas idias a esse respeito esto formuladas na obra O Leviat. John Locke (1632/1707) filsofo e terico, poltico liberal ingls Em seus Ensaios sobre o Entendimento Humano, Locke apresenta uma forma empirista de clarificao dos fundamentos e limitaes do conhecimento humano. Afirma que todo o conhecimento est subordinado experincia. As teses de Locke exposta no trabalho Ensaio sobre o entendimento Humano afirmam que o conhecimento fundamentalmente derivado da experincia sensvel, que no existem idias inatas no esprito humano e tambm que no existe poder que possa ser considerado inato, de origem divina, como queriam os tericos absolutistas da sua poca. Para Locke, no estado natural nascemos livres na mesma medida em que nascemos racionais. Portanto seriamos iguais, independentes e governados pela razo. O estado natural seria a condio na qual o poder executivo da lei da natureza permanece exclusivamente nas mos dos indivduos, sem se tornar comunal. Todos os homens participariam dessa sociedade singular que humanidade fundamentada pela razo. O direito propriedade um dos direitos que Locke considera natural e anterior sociedade civil, mas no inato, pois sua origem est na relao concreta entre os homens e as coisas, atravs do processo de trabalho. atravs do trabalho que os homens transforma as coisas, desta forma adquire o direito de propriedade, ou seja, o trabalho a origem e o fundamento da propriedade. Francis Bacon (1561/1626) Poltico e filsofo ingls. considerado o primeiro dos modernos e o ltimo dos antigos, fundador da cincia moderna e do empirismo. Sua obra de relevncia o Novum Organum. Ren Descartes (1596/1650) Filsofo e matemtico francs. Sua obra influenciou as cincias sociais e as doutrinas polticas atravs do racionalismo. Na obra O discurso do Mtodo, Descartes afirma que a prpria existncia no est imune dvida.

Referncias aos sculos XVIII / XIX. So vrios os pensadores desse perodo que contriburam para o conhecimento social moderno, aqui, o destaque fica para aqueles mais prximos da teoria social moderna. Jean Jaques Rousseau (1712/1778) Rousseau, de nacionalidade franco-suo, foi o filosofo que trouxe para a discusso a questo sobre a possibilidade de conciliar a forma ideal do indivduo e suas particularidades psquicas com as exigncias da sociedade. Em o Contrato Social o autor firma que a nica forma da salvao das pessoas seria abrir mo de todos os seus direitos em favor de um Estado soberano no qual cada uma delas fosse m dos membros da legislatura (uma forma de democracia direta). Rousseau escreveu sobre msica na Enciclopdia e ainda produziu pera, uma comdia e uma coleo de poemas. Adam Smith (1723/1778) Smith foi filsofo e economista de origem escocesa, considerado junto com Ricardo o fundador da economia clssica. Smith escreveu a obra A Riqueza das Naes que procura analisar a economia relacionando-a com o conjunto da sociedade. Para o autor, o aumento da prosperidade s possvel atravs da predominncia das atividades produtivas em relao s no produtivas e a diviso do trabalho. Georg W. Friedrich Hegel (1770/1831) Hegel foi o filsofo alemo que desenvolveu a filosofia idealista de Kant. Hegel modificou o sistema metafsico de Kant e introduziu a dimenso da histria no cerne da filosofia, resultando da a fenomenologia do esprito. A fenomenologia do esprito considera o mundo como uma evoluo do esprito em direo a uma crescente racionalidade, medida que esse esprito atinja graus nunca antes alcanados de conscincia de si; processo esse que, segundo o autor, deve ser entendido como dialtico, supondo por isso uma forma lgica bem diferente da deduo: em vez de uma oposio absoluta entre o erro e a verdade, na dialtica o erro faz parte do

10

caminho para a verdade e cada estgio da histria do esprito ou do conhecimento funo do processo em que uma tese ou afirmao contraditada por uma anttese, tendo como resultado desse conflito uma sntese que supera a tese e a anttese, que por sua vez oposta a uma nova anttese, e assim sucessivamente. Charles Fourier (1772/1837) Fourier foi um pensador francs que denunciou a falncia das instituies, costumes e tradies vigentes em seu tempo. Preps a reconstruo da sociedade adequada aos avanos da cultura material. Fourier concebia a civilizao em contradies que reproduz constantemente, sem poder super-las e conseguindo sempre o contrrio do que deseja ou alega querer obter. Para ele, a civilizao move-se num circulo vicioso. Ex.: a pobreza nasce da prpria abundncia. Fourier denuncia a falncia das instituies, costumes e tradies vigentes em seu tempo. Props a reconstruo da sociedade adequada aos avanos da cultura material e a adaptao das ocupaes s capacidades, para ele o trabalho deveria tornarse fonte de prazer e no uma atividade montona e repulsiva canalizar as energias para a produo.Props a criao dos falanstrios comunidades autogeridas onde o trabalho no seria desagradvel, todos teriam o que desejassem, de acordo com as propenses e junto aos que estimavam, que o trabalho seria digno e criativo.

Saint-Simon (1760/1825) Saint-Simon foi um pensador francs que exerceu certa influncia na formao de muitos tericos de sua poca, ele publicou dois trabalhos importantes: O Organizador e O Sistema Industrial. Saint-Simon entendia que a sociedade poltica deveria se organizar em trs cmaras conforme se segue: Inveno, Exame e Execuo. Que a ltima deveria ser composta por banqueiro, industrial e capitalista em geral. O autor foi o fundador do socialismo denominado por Marx de utpico, ele cunhou a expresso: de cada um de acordo com sua capacidade e a cada um, de acordo com sua necessidade. Saint-Simon abraa a carreira de fsico-poltica com idias

11

avanadas para sua poca. contrrio s antigas crenas, que, no seu lugar, propunha desenvolver um sistema positivo fundamentado na cincia da vida. A sociedade industrial visa transformar cientificamente a natureza, assim garantir a cada um suas, necessidades materiais e espirituais que merece. O autor prega abertamente uma constituio de uma cincia do homem, afirma que essa cincia deva ser aplicada para o melhoramento das instituies e que deva apoiar-se nos fatos observados e discutidos - tornar-se- positiva como as outras. Para o autor, a cincia social s pode ser tardia por depender dos ensinamentos e das descobertas das outras cincias. A cincia social tem forma sinttica, ao passo que as outras tm forma analtica. Ele concebe a sociedade como um sistema de elementos interdependentes. Afirma que a um dado modo de produo corresponde um modo determinado de organizao social e poltica, assim como valores espirituais especficos. Robert Owen (1771/1857) Owen destacou-se entre os que procuraram racionalizar o trabalho e a sociedade. O autor parte do pressuposto de que o carter do homem pr-fabricado, em grande parte pelos seus predecessores, mas que outra parte poderia ser facilmente treinada e dirigida. Foi o fundador das primeiras sociedades cooperativas e do jardim de infncia. Possua uma nova viso de sociedade para sua poca. Owen assimilou a filosofia materialista do sculo XVIII, segundo a qual o carter do homem , por um lado, produto de sua organizao nativa e, por outro, fruto das circunstncias que o rodeiam durante a sua vida, sobretudo durante o perodo do seu desenvolvimento. David Ricardo (1772/1823) Ricardo foi economista e fundador, junto com Smith, da economia clssica e da economia como disciplina independente. Umas das mais celebradas contribuies de seu trabalho o modelo terico de anlise de distribuio de renda, que leva em conta trs fatores salrio, lucros e renda da terra (aluguel) no contexto da agricultura.

12

Malthus (1766/1834) Malthus foi um economista que escreveu um ensaio sobre o princpio da populao, que faz uma correlao entre os recursos materiais e a excessiva fecundidade humana que para o autor resulta em graves problemas sociais.-ou seja, uma antinomia demogrfica. Pierre-Joseph Proudhon (1809/1865) Proudhon foi um pensador francs que props uma discusso sobre o direito da propriedade, escreve A Capacidade Poltica da Classe Operria publicada em 1865. TRANSFORMAES QUE DELINEARAM OS A EMERGNCIA DA SOCIOLOGIA A disciplina Sociologia resultante de uma profuso de acontecimentos intelectuais e institucionais que se aglutinaram para propor uma anlise e prticas, conforme os preceitos da cincia moderna, visando o entendimento das realidades at ento difusas nas esferas dos outros campos do conhecimento. Destarte, podemos evidenciar que as transformaes do pensamento foram determinantes do desenvolvimento das atividades econmicas e polticas que, articulados, engendraram as condies reais da sociedade em que vivemos. As transformaes das idias: desde a Renascena, precisamente com Ren Descartes e Nicolau Maquiavel, um novo olhar pairou sobre o mundo e nos proporcionou um novo entendimento das coisas terrenas. Assim, tornou-se possvel o pleno domnio dos humanos sobre a face da natureza. A revoluo econmica: representa o triunfo da indstria capitalista, ou seja, a concentrao de mquinas e terras nas mos dos capitalistas. Tais condies determinaram o desaparecimento dos pequenos proprietrios e artesos, portanto o surgimento do proletariado cujas conseqncias iro repercutir no contexto poltico e social da nova sociedade. A revoluo poltica: permitiu questionar o papel do Estado, que por sua vez trouxe diversas discusses sobre o papel das instituies, das autoridades

13

constitudas, das leis, principalmente sobre a liberdade e a igualdade entre os humanos. Tais questionamentos produziram a ruptura da velha estrutura social abrindo para o mundo um novo panorama humanitrio. Foi relevante o papel da Enciclopdia na divulgao do saber das cincias, tornando-o acessvel aos cidados comuns.

NOO DATERMINOLOGIA METODOLGICA Modelo. O termo designa arqutipo de alguma coisa, resumo da prpria realidade ou a prpria. O modelo entendido como uma construo mental para explicar a prpria realidade, ou seja, meio de conhecimento que tem um valor heurstico salvo para os positivistas que se julgam lidar diretamente com o real. O termo Heurstico pode ser entendido como um conjunto de regras e mtodos que conduzem descoberta, inveno e resoluo de problemas [Cf. heureca.]. Na esfera da metodologia recurso para resolver problemas por mtodos que, embora no rigorosos, refletem o conhecimento humano e permitem obter uma soluo satisfatria.
Modelo na acepo tecnolgica ou cientfica artefato que permite dar

idia de alguma coisa - macete de uma coisa, como um molde de roupa. uma simulao que permite controlar a teoria. Ex: a superfcie plana de Galileu que s existiu na teoria, as tpicas de Freud Id -Ego Superego. O modelo no tem vnculo com a teoria, mas com o mtodo. Uma mesma teoria pode ter vrios modelos. Ex: a teoria da luz pode ser formulada por meio de ondas ou partculas; quando ondas tratam-se de energia; quando partculas tratam-se de matria. Paradigma. um termo de origem grega

que

significa: exemplo, modelo que pode ser empregado para provar ou demonstrar com a ajuda de outra coisa que serve de guia ou modelo. Algo tido como

14

exemplar. No nosso caso, uso intelectual e cientfico, est aproximamo-lo da teoria. Podemos conceber duas dimenses para a cincia: 1. Uma dimenso terica que abstrata 2. Uma dimenso explicativa que envolve mtodo. Emprega-se o modelo como instrumento, uma dimenso prtica. O mtodo (Do grego , caminho para chegar a um fim) ou melhor caminho pelo qual se atinge um objetivo, quando referido cincia sugere o caminho para a verdade. Como se d o uso dos modelos e paradigmas nas cincias sociais: 1-No mbito da Economia Marx refere-se ao Mercado 2- No mbito da Sociologia Durkheim refere-se forma elementar da vida religiosa e Weber tica Protestante. 3- No mbito da Antropologia Levi-Strauss refere-se ao estruturalismo.

Das könnte Ihnen auch gefallen