Sie sind auf Seite 1von 3

Disciplina: Gesto de Curso a Distncia Turma: Osasco SP Grupo: 25 Tutora: Maria do Carmo Dias Lelis Tarefa: 2 Aluna: Midiam

m de Melo Patrcio Gomes

GESTO ACADMICA POR PROCESSOS Gesto de Processo em uma Instituio Educacional tem foco prioritrio voltado para operacionalizao de aes que visam a formao e/ou capacitao do aluno (cliente). E, muitas vezes, subjetivamente avaliados pela comunidade local, quanto sua qualidade. Contudo, numa viso corporativa o segmento educacional enquadra-se como uma grande empresa prestadora de servios, devendo prezar pela entrega de seus produtos com qualidade e dentro de prazo previamente estabelecido.

Compreendo que processos que demandam satisfao na entrega do produto e/ou servios agregam marca o seu valor. A partir das caractersticas e peculiaridades de cada negcio, a gesto de processo agrega diferencial na tramitao e funcionalidade corporativa. Minimiza o tempo, diminui o custo, agiliza a resposta, evita-se o retrabalho, gerando pronto atendimento no funcionamento em cada fase do processo, sem idas e vindas entre os departamentos. a habilidade de se obter total visibilidade e controle do comeo ao fim sobre todas as etapas de uma transao, de forma mais clara e transparente entre os envolvidos. Na educao, ela vai da entrada de um aluno para informaes (antes da matricula) at a sua diplomao, permeando o ps venda, de forma a gerar rapidez no atendimento e funcionalidade na instituio.

Diferentemente de uma implantao e/ou funcionamento fragmentado pela estrutura departamental verticalizada, a concepo de gesto de processo vem de forma integradora entre as partes, reflete e repercute sobre o todo.

Dentro de uma exemplificao ldica, em Gesto de Processos, diante de uma edificao, precisamos comear com a construo dos blocos envolvidos no processo (que so representados pelos clientes, colaboradores, investimento

em bancos de dados, sistemas integradores etc) at a emisso do habite-se, que valida esta construo. Estando todos envolvidos rumo a um objetivo especfico. A eficcia numa gesto est diretamente ligada avaliao contnua de cada uma de suas fases, bem como na retomada permanente pelas implementaes de novas aes de melhoria.

O esquema abaixo apresenta o fluxo em Sistema de Gesto da Qualidade a partir da Gesto em Processos, aplicvel ao corporativo independente do ramo de atividade, plausvel de adequaes.

http://www.interquality.com.br/imagens%5Cmodelo_processo.gif

Hoje no cenrio educacional, muitas Instituies de Ensino buscam certificao em qualidade com processos minuciosamente delineados e aplicados, focando na rentabilidade, satisfao do cliente, fidelizao e marketing institucional. So aes que tm gerado diferencial ante a concorrncia e mercado. Pois se compreende que para a conquista de uma certificao tipo ISO 9.000 e/ou superior, a IE esteja devidamente ajustada em seus procedimentos e processos, funcionando dentro das normas. Dentre as escolas j certificadas CB COC, temos o colgio particular de So Roque, interior de So Paulo, que conquistou o certificado e se tornou uma das nicas escolas do Brasil a ter um padro de qualidade consolidado. A rea certificada foi a de estrutura pedaggica.

Bibliografia: http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=10930&chapterid=9930 http://www.gestaopublica.sp.gov.br/conteudo/guia/Exercicio_3.pdf


Processos de Gesto Acadmica. (Captulo 3 de Modelo de Maturidade de Processos de Gesto Acadmica em Instituies Privadas de Ensino Superior, SILVA, D. F. A., 2009) Documento PDF

Das könnte Ihnen auch gefallen