Sie sind auf Seite 1von 15

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL NO CONTEXTO DA DINMICA ESPACIAL URBANA1 Judite de Azevedo do Carmo 2 Objetiva-se com o presente artigo expor

a relao que h entre a produo do espao urbano e os Arranjos Produtivos Locais. Por meio de anlise bibliogrfica, procuramos explicitar como ocorre o processo de produo do espao urbano e de que forma o APL, como um agente econmico, atua na produo do espao urbano. Utilizamos como exemplo emprico o caso do APL de Franca. Entendemos o espao urbano como produto e como condio para a reproduo das relaes sociais de produo . , portanto na produo desse espao que concorrem diferentes atores, cada um defendendo seu interesse, sejam eles os donos do capital, o poder pblico e os prprios agentes sociais. Os APLs como agentes econmicos, atuam na produo do espao urbano na medida em que o reestrutura, mobilizando os recursos materiais e imateriais necessrios ao seu desenvolvimento produtivo, envolvendo vrias instituies (pblicas e privadas). Tomando como e xemplo o APL de Franca, foi possvel demonstrar tal relao, pois a atividade caladista de grande importncia para o municpio, sendo responsvel pelo desenvolvimento econmico local, pelo status que o municpio tem hoje, de capital do calado masculino. Desse modo, a produo do espao urbano de Franca deu-se por meio de grande influncia do capital caladista, sendo que esse espao expressa uma estrutura de classe visvel, pois foi produzido em razo de sua principal atividade econmica, a produo d e calados.

Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local - Produo do Espao Urbano Franca.

1 2

Este trabalho foi realizado com o apoio do CNPq. Doutoranda em Geografia, rea de Concentrao em Organizao do Espao, I GCE, UNESP (Rio Claro). E-mail juditedo@bol.com.br

A Produo do Espao Urbano: Seus Diferentes Atores

O Espao objeto de pesquisa de vrias cincias, porm cada uma delas o concebe de forma diferente. Na Geografia ele tambm concebido e percebido de maneiras diferenciadas, a depender da corrente de pensamento adotada pelo pesquisador. Durante muito tempo o espao geogrfico foi estudado como o palco no qual se manifestam as relaes sociais. Com a adoo do pensamento crtico , embasado no materialismo histrico dialtico, a geografia crtica trouxe uma nova viso desse espao, sendo este no mais compreendido apenas como receptculo, mas tambm como condio; ou seja, o espao deixa de ser um agente passivo para tornar -se atuante sobre as relaes sociais. Conceituando o espao , de acordo com o pensamento crtico , temos que:
O espao no mero receptculo das coisas produzidas pelas atividades humanas como meio e objeto de trabalho universal que , constitui-se como necessidade e condio prvia de toda atividade prtica, econmica, logo, da manifestao da prpria vida. Ele prprio constitui uma fora produtiva, da qual o capital tambm se apodera para criar as condies gerais de sua reproduo. (MARTINS, 2001, p.25).

O espao urbano, como objeto central da geografia urbana , a partir do materialismo histrico dialtico , tambm foi visto de forma repensada e, atualmente, encontramos diversos enfoques terico-metodolgicos nos estudos sobre ele. Vrios autores, que adotaram a geografia crtica , concebem o espao urbano como produto das relaes existentes na sociedade, ao mesmo tempo em que condio para a plena realizao das relaes sociais. Ao explicar os avanos da geografia e a adoo dessa linha crtica, Carlos (1994) faz a seguinte afirmao:
A geografia enquanto cincia comea a explicar o processo da produo espacial a partir da produo-reproduo da vida humana. Nesse sentido, o homem de habitante, passa a ser entendido como sujeito dessa produo. (CARLOS, 1994, p.158).

O conceito de espao geogrfico , construdo a partir do materialismo histrico dialtico, permite-nos pensar nas transformaes ocorridas na

sociedade e apreendermos a realidade urbana pela anlise do espao urbano enquanto produto social historicamente determinado (CARLOS, 1994, p.192). A partir desse conceito de espao geogrfico podemos inferir que o espao urbano produto das relaes existentes na sociedade (CARMO, 2006, p. 22) e tomando-o como produto e condio para a reproduo da vida, entendemos que em sua produo concorrem diferentes atores, cada um defendendo seu interesse. A pergunta que se faz ento a seguinte:
Quem so os agentes sociais que fazem e refazem a cidade?(...) Estes agentes so os seguintes: (a)os proprietrios dos meios de produo, sobretudo os grandes industriais; (b)os proprietrios fundirios; (c)os promotores imobilirios; (d)o Estado; e (e)os grupos sociais excludos. (CORRA, 1989, p.12).

Entendemos que na produo do espao, os trs primeiros atores, na citao acima, podem ser denominados de agentes econmicos ou simplesmente como donos do capital; o Estado aparece como agente poltico; e os grupos sociais como agentes sociais. Entendido o conceito de espao geogrfico e o de espao urbano, bem como quais so os agentes que atuam na produo deste ltimo, faz-se necessrio ainda responder outra questo , que a seguinte: Como esses agentes: capital, Estado e grupos sociais atuam na produ o do espao? Os donos do capital entendem a cidade como condio geral da produo, da distribuio, da circulao e do consumo da mercadoria, assim como o local das decises referentes ao processo da produo geral da mercadoria (CARMO, 2006, p. 23 e 24). Dessa forma, atuam no Espao de maneira a criar espaos que possibilitem a reproduo ampliada do capital e materializam nele a racionalidade econmica. Como nos diz Lefbvre:
A racionalizao da produo, que era restrita ao ambiente da fbrica, ultrapassa esses limites, trazendo para o espao urbano essa racionalidade, tendo como objetivo a fluidez da mercadoria, e no se restringindo apenas aos espaos pblicos, contamina tambm a vida privada. Ela invade a pratica social (educao, habitao, sade, lazer). Tudo tende a tornar-se mercadoria e a ser regido pelas leis de mercado, ou seja, essa racionalidade passa a organizar o cotidiano das pessoas, pois o cotidiano no mundo moderno deixou de ser sujeito (rico de subjetividade possvel) para

tornar-se objeto (objeto de organizao social). (LEFBVRE,1991, p. 68, grifos no original).

O Estado, ou o poder pblico, atua por meio de planejamento, leis de uso e ordenamento dos solos urbanos. O Estado deveria ser o agente responsvel por intermediar os conflitos entre os donos do capital e os agentes sociais, mas o que se v sua ao de modo a privilegiar, ora um grupo ora outro, dependendo do comprometimento dos representantes do poder pblico. Milton Santos, em sua obra de 1994, traz algumas colocaes referentes atuao do Estado no espao . Vejamos:
O Estado intervm, direta ou indiretamente, nas relaes de trabalho, estimula de forma seletiva e frequentemente discriminatria as diversas atividades, estabelece os usos do solo, impondo regalias e interdies, e cria, at mesmo, zonas especiais, como os distritos industriais ou as prprias Regies Metropolitanas. Cada parcela do territrio urbano valorizada (ou desvalorizada) em virtude de um jogo de poder exercido ou consentido pelo Estado. (SANTOS, 1994, p.126, grifos no original).

Os grupos sociais como, por exemplo, os moradores, veem o espao urbano ou a cidade como o local de moradia, de trabalho, de consumo de bens coletivos, etc., ou seja, para eles, o espao urbano a base material para a reproduo da vida. Dessa forma, atuam em movimentos sociais que procuram resistir implantao de espaos homogeneizantes , que alienam e visam apenas a valorizao do capital bem como a ampliao do lucro. Portanto, esses grupos sociais reivindicam o direito cidade como espao de encontro, de lazer, de diversidade e de reproduo da vida. Vejamos a atuao dos grupos sociais nas palavras de Carmo (2006):
Os moradores atuam atravs dos movimentos sociais, das lutas, de forma a resistir a segregao espacial e exigir o direito cidade, sendo esse direito muitas vezes negligenciado, desrespeitado, pois o capital se impe de forma brutal. O morador entende a cidade como base material para habitao, bens e servios necessrios reproduo da vida. Para tanto, ele luta pelo direito ao uso do espao como condio social. (CARMO, 2006, p.23).

De acordo com o que foi exposto at o momento , podemos verificar como o espao urbano concebido pelos diferentes atores que atuam em sua produo, sendo que, a partir de suas vises, cada um interfere de forma

diferente na produo e (re)produo desse espao. Desse modo, a produo do espao urbano d -se de forma conflitante, cada um querendo impor-se sobre o outro; porm, como resultado, o que se tem um espao contraditrio e desigual. Planejamos, para nos captulos posteriores, trazer discusso o conceito de Arranjo Produtivo Local , considerando-o como um agente econmico e pensando na forma que ele atua na produo e (re)produo do espao urbano.

Arranjo Produtivo Local: Um Agente Econmico Atuante Na Produo Do Espao Urbano

Como explicitamos anteriormente, um dos agentes que interagem com o espao urbano, transformando-o, o agente econmico; nesta instncia que entra o APL como um agente de atuao na produo e (re)produo do espao urbano. O Arranjo Produtivo ocorre onde h atividade produtiva de qualquer bem ou servio, uma vez que o seu entorno ser estimulado no sentido de ofertar matrias-primas, mquinas e outros recursos necessrios ao desenvolvimento de tal atividade, assim como o envolvimento de atores ligados comercializao dos produtos e prestao de servios. O conceito Arranjo e Sistema Produtivo Local foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores ligados REDESIST Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais criada por Jos Eduardo Cassiolato e Helena M. M. Lastres. Tal conceito foi elaborado para os aglomerados de indstrias em pases em desenvolvimento por apresentarem especificidades em relao aos pases desenvolvidos, nos quais se encontram os Distritos Industriais e os Clusters. Na literatura especializada , h uma diviso entre Sistema Produtivo Inovativo Local (SPL) e Arranjo Produtivo Local (APL). Cassiolato e Szapiro (2002) conceituam o Sistema Produtivo Local da seguinte maneira:
(...) aglomerados de agentes econmicos, polticos e sociais, localizados em um mesmo territrio, que apresentam vnculos consistentes de articulao, interao, cooperao e aprendizagem

voltada introduo de novos produtos e processos. (CASSIOLATO; SZAPIRO, 2002, p.12).

Este conceito evidencia o alto grau de articulao entre as empresas, principalmente a cooperao, quando os autores se referem aos vnculos consistentes. Quanto ao Arranjo Produtivo Local, Cassiolato e Lastres (2000, p. 15) trazem o seguinte conceito:
Aglomeraes territoriais de agentes econmicos, polticos e sociais - com foco em um conjunto especfico de atividades econmicas que apresentam vnculos mesmo que incipientes. Geralmente envolvem a participao e interao de empresas que podem ser desde produtoras de bens e servios finais at fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultorias e servios, comercializadoras, clientes, entre outros, e suas variadas formas de representao e associao. Incluem tambm diversas outras instituies pblicas e privadas voltadas para formao e capacitao de recursos humanos (escolas tcnicas e universidades), pesquisa, desenvolvimento, engenharia, poltica, promoo e financiamento. (CASSIOLATO; LASTRES, 2000, p.15).

Notamos por meio desse conceito que as vinculaes entre as empresas do aglomerado podem ser at mesmo incipientes para poder ser caracterizado como um APL, portanto, as interaes entre as empresas variam de um APL para outro. No entanto , para um aglomerado de empresas caracterizar -se como um SPL o grau de interaes entre elas deve ser mais intenso e consistente. Em resumo, o APL assim caracterizado por no possuir o grau de interao suficientemente forte de modo a caracteriz-lo como SPL. O Arranjo Produtivo composto por empresas de portes variados, porm com predominncia de micro, pequenas e mdias empresas. Atualmente h o reconhecimento de que essas empresas so importantes para o desenvolvimento local, porm isso s ocorre quando elas so fortalecidas por meio de polticas pblicas, industriais e tecnolgicas. Por meio da formalizao do Arranjo Produtivo Local, o acesso das empresas a essas polticas facilitado por meio de sua governana. A atuao do APL na produo do espao urbano ocorre porque a partir de sua dinmica locacional, ele reestrutura espaos e mobiliza os recursos materiais e imateriais da localidade ; envolve vrias instituies (pblicas e privadas); atrai para o espao local no somente as empresas participantes do processo de produo em si, como tambm as comercializadoras e as

prestadoras de servios, ou seja, todas as empresas envolvidas na cadeia produtiva, assim como as instituies de ensino voltadas formao e capacitao de pessoal. Dessa forma, o espao produzido com o aval do Estado, de maneira a atender as necessidades das empresas do APL, com a justificativa de que este possui grande poder de proporcionar o desenvolvimento econmico local. No captulo seguinte, enfocaremos o APL de Franca, municpio do Estado de So Paulo, para exemplificar a atuao de um APL na Produo e (re) Produo do Espao Urbano.

O Exemplo Do APL De Calados Masculinos De Franca

O municpio de Franca encontra -se na regio nordeste do estado de So Paulo, distante 400 Km da capital. a 14. regio do estado com 23 municpios, localiza-se nas seguintes coordenadas geogrficas: latitude 20 32 03 S e Longitude 47 24 19 W . A rea total do municpio de 607 Km2 e sua rea urbanizada perfaz 84 Km2. A estimativa populacional para 2009 era de 330.938 habitantes (IBGE, acesso em 02/09/2010). (veja figura 1).

Figura 1- Localizao do municpio de Franca - SP

Disponvel em: http://www.igc.sp.gov.br/mapras_franca.htm

Franca simultaneamente um centro sub-regional subordinado a Ribeiro Preto e um centro industrial especializado na produo de calados masculinos, embora possua tambm fabricao de calados infantis e femininos. conhecida nacional e internacionalmente como a capital do calado masculino, devido importncia desse tipo de calado para a totalidade da produo (ver grfico 1). Possui um dos maiores centros de ensino e pesquisa no setor coureiro -caladista, com centros de Design e formao profissional, que so considerados como um dos maiores e m ais modernos neste setor, com referncia nacional e internacional. Conta com trs shoppings centers, sendo um de calados, com cerca de 76 lojas, onde se trabalha com mais de 300 marcas comercializadas no atacado e no varejo, sendo considerado o segundo maior shopping dessa categoria em toda a Amrica Latina. Grfico 1- A produo de calados no APL de Franca -SP
84%

90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Calados masculinos Calados femininos


14% 2%

Calados nfantis

Fonte:Resenha Estatstica abril/2010 Disponvel em: http://www.sindifranca.org.br Org: CARMO, Judite de Azevedo

O APL exporta seus calados para vrias partes do mundo, como EUA, Europa, sia e Amrica Latina. Tambm exporta produtos fabricados base de couro e borracha, com mquinas industriais e implementos. Apesar de ter conquistado o mercado externo, a proporo em relao ao mercado interno ainda bem inferior (confira grfico 2).

Grfico 2- Vendas no Mercado Externo e Interno do APL de Franca -SP

00,00

0,00 0,00

20,00

2,2

endas Mercado Externo

0,00

Fonte:Resenha Estatstica abril/2010 Disponvel em: http://www.sindifranca.org.br Org: CARMO, Judite de Azevedo

O APL marca sua presena em duas grandes feiras de calados, com apoio da Prefeitura e do SEBRAE , com o Estande Espao Moda Franca, que comporta 37 expositores. As feiras acontecem todos os anos, sendo realizadas em So Paulo, a Couromoda no ms de janeiro, e a Francal no ms de julho. Essas feiras so de grande importncia para os fabricantes, uma vez que nelas eles expem suas marcas, averiguam as tendncias da moda couro e realizam vendas que garantem boa parte da produo dos meses subsequentes s feiras. Entendemos o espao como produto e condio para que as relaes sociais se estabeleam, de modo que em Franca mesmo podemos verificar o espao como produto e condio da e para a instalao do parque industrial caladista. No decorrer desse captulo , por meio da bibliografia referente indstria caladista e ao municpio de Franca , procuramos corroborar nossa afirmao. De acordo com Pereira (2005), devido ao esgotamento da minerao no Estado de Minas Gerais, os mineiros comeam a partir das primeiras dcadas do sculo XIX a se dirigirem para a regio de Franca , com o intuito de exercerem a pecuria, em razo das condies de relevo, clima e vegetao local. Essas afirmaes de Pereira (2005) ajudam-nos a demonstrar o espao de Franca como condio para o incio da atividade com o couro:
Privilegiada pelo desenvolvimento da pecuria que, consequentemente, gera grande quantidade de matria -prima, nesse caso especificamente, o couro, e pela presena constante de tropeiros e viajantes que faziam do local suas pousadas, criou -se

0,00

,2

endas Mercado Interno

assim, um ambiente propcio para a produo de artigos derivados do couro. (PEREIRA, 2005, p.22).

A implantao do primeiro curtume 3 foi possvel tambm graas a essas caractersticas locais:
A necessidade de se ampliar a produo, aliada s condies favorveis do municpio, como gua em abundncia atravs dos crregos locais, a facilidade na obteno de couro e a presena do Barbatimo, incentivaram o Padre Alonso Ferreira de Carvalho a implantar o primeiro curtume do municpio, em 1886, o Curtume Cubato. (PEREIRA, 2005, p. 24, grifos no original).

Percebemos ento que em Franca diversos recursos materiais e imateriais davam condies para que as atividades relacionadas ao couro fossem implantadas. Pereira (2005), analisando a conjuntura do municpio do final do sculo XIX e incio do sculo XX, diz que possvel perceber que a localizao geogrfica, a expanso da cafeicultura - fatores de atrao de mode-obra , a chegada da rede ferroviria, bem como a presena da matriaprima em abundncia (couro), fora m os fatores precursores para a formao do parque industrial caladista em Franca, no dando menos importncia capacidade empreendedora de homens com padre Alonso, Elias Motta e Carlos Pacheco. (PEREIRA, 2005, p. 25). Em 1906, Padre Alonso cria outro curtume: o Progresso; Elias Motta compra um curtume Cubato, sendo que em 1913 ele equipa esse curtume com mquinas importadas da Alemanha. Graas expanso do mercado interno, Carlos Pacheco adquire de Padre Alonso o curtume Progresso. A indstria foi remodelada, com a importao de mquinas alems e a introduo de novas tcnicas produtivas que aprimoraram seus produtos, dando um salto tecnolgico, propiciando a passagem do artesanato para a indstria seriada. Com tal iniciativa, Franca conta com o segundo maior curtume do interior do Estado de So Paulo, sendo que o primeiro era o da capital. O salto tecnolgico ocorrido na indstria curtumeira verificou -se na produo de calados por volta de 1921 com a criao da jaguar, fbrica de calados

Curtume a denominao dada ao local onde se realiza o tratamento de peles e couros. No curtimento so utilizados basicamente trs insumos: o tanino, extrado da casca de rvores, no caso o barb atimo; a rocha tapiocanga, que possui grande quantidade de xido de ferro, utilizado na soluo de curtimento, por ltimo a gua, usada na soluo de curtimento e na lavagem do couro. Todos esses insumos eram facilmente encontrados em Franca.

totalmente mecanizada, com produo seriada, consequentemente com uma maior diviso do trabalho. (FERREIRA, 1989, p. 39 , 40 e 50). A fbrica de calados Jaguar era um extenso e estreito casaro. Em geral, edificaes que abrigavam as indstrias naquele perodo no se diferenciavam das que abrigavam o comrcio. Dessa forma, encontravam-se um arranjo espacial interno adaptado s condies de produo e uma localizao na malha urbana concentrada no centro. (FERREIRA, 1989, p. 42 e 67). Aos poucos a vida industrial de Franca vai-se expandindo, propiciando um maior desenvolvimento da zona urbana, sendo que as indstrias, todas elas, situavam-se na regio central, enquanto os curtumes localizavam -se afastados das reas residenciais, fixando-se prximos aos crregos, devido necessidade de gua abundante para suas atividades e ao alto grau de poluio do ar. Os trabalhadores de baixa renda se fixavam nos loteamentos aprovados pela Prefeitura, porm com total ausncia de infra-estrutura, como por exemplo, os bairros de Capelinha e Vila Aparecida . Podemos verificar j nesse momento o espao refletindo (como produto) as diferenas de classe, pois as reas com problemas de infraestruturas so destinadas populao de baixa renda e as indstrias, por necessitarem de energia eltrica, gua, vias de circulao e transportes, mantinham -se na regio central da cidade. De acordo com Ferreira (1989), a maior parte dos operrios residia nos bairros Capelinha e Cidade Nova (regio leste), situados longe dos locais onde se localizavam as atividades industriais; porm, com o passar do tempo, a indstria expandiu-se em direo s residncias dos operrios. Os empresrios adquiriram lotes ali como forma de especulao imobiliria, mais tarde quando necessitaram de espao para exp anso das suas atividades que eles utilizaram esses lotes. O surgimento de fbrica nestas regies, como Vila Aparecida, Jardim Petraglia, obrigam a Prefeitura, mais at que a presso dos trabalhadores que moravam ali, a canalizar recursos e dar condie s de funcionamento. (FERREIRA, 1989, p. 136).

Grande parte das indstrias continuou n a regio central, mesmo com a iniciativa da Prefeitura em criar o Distrito Industrial 4, como meio de disciplinar a localizao da indstria caladista:
(...) mesmo com a implantao do Distrito Industrial no municpio nos anos 80, no houve uma migrao macia dessa indstria para esse local, com exceo aos curtumes, pela necessidade de uma infra estrutura especial em decorrncia do alto grau de poluentes liberados. A indstria caladista permaneceu distribuda pela zona urbana. (PEREIRA, 2005, p. 103).

A criao do Distrito Industrial, como iniciativa da Prefeitura para ordenar o uso do solo urbano em Franca , no obteve muito xito, como vimos na colocao acima, pois muitas empresas no migraram para essa nova rea, isto porque o parque caladista foi se constituindo e se solidificando sem a interveno do poder pblico, que deveria ter destinado uma rea para esta finalidade, desde o momento de sua constituio, no sentido de ordenar sua expanso, formando grandes ncleos caladistas, espalhados por toda rea urbana (ver grfico 3). Ao observar o grfico, podemos visualizar a presena das indstrias do ramo de calados, espalhadas por todas as regies do espao urbano; porm com maior concentrao na regio leste, seguida da regio Oest e, cuja grande presena dessas indstrias se explica pela localizao do Distrito Industrial nessa regio. Como j dissemos, houve uma migrao para o Distrito Indu strial, devido infraestrutura; porm, essa migrao no foi macia, como percebemos com a visualizao do grfico, diferentemente dos curtumes, cuja migrao foi intensa, sendo que, dos 16 curtumes existentes na cidade, 14 se localizam nessa regio.

Esse termo Distrito Industrial no Brasil usado para denominar rea destinada a localizao das indstrias, no tendo relao com os Distritos Industriais Marshalianos, onde h um alto grau de especializao e interdependncia entre firmas de um mesmo segmento. Mais detalhes em: LASTRES, H.M.M.; CASSIOLATO,J.E. Glossrio de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. 2003. Disponvel em: www.ie.ufrj.br/redesist; COR, G. Distritos e sistemas de pequena empresa na transio. In: URANI, A.; COCCO,G.; GALVO, A. P. (Org.) Empresrios e empregos nos novos territrios produtivos: o caso da Terceira Itlia. Rio de Janeiro DP&A, 1999. p.147-198. BECATTINI, G. O Distrito Marshaliano. In: BENKO, G; LIPIETZ, A. As Regies Ganhadoras Distritos e Redes: Os Novos Paradigmas da Geografia Econmica. Oeiras: Celta Editora, 1994.

Grfico 3- A Localizao das Indstrias do Ramo de Calados no Espao Urbano de Franca-SP

1373

Regio Oeste

Regio Central

Fonte: PEREIRA (2005) Org: CARMO, Judite de Azevedo

Diante do exposto possvel observar que a produo do espao urbano de Franca se deu por meio de grande influncia do capital caladista. Dessa forma, tal espao expressa uma estrutura de classe visvel, uma vez que fora produzido em razo de sua principal atividade econmica : a produo de calados. Sposito explica bem esse tipo de produo do espao, qual seja:
Podemos afirmar que a cidade revela os interesses e as aes da sociedade e, ao mesmo tempo, oferece condies para que esses interesses e aes se realizem, contribuindo para determinar o prprio movimento oriundo desse conjunto de aes. (SPOSITO, 2008, p. 14).

A sociedade francana viu-se envolvida e dependente da atividade caladista, uma vez que esta a grande responsvel pelo desenvolvimento econmico local, pelo status que o municpio tem hoje, como a capital do calado masculino. Assim sendo, a sociedade, por meio de seus representantes polticos, promoveram condies para que o parque caladista se expandisse pelas diversas reas da cidade, bem como no criou empecilho s para a configurao espacial que a indstria ia inferindo ao espao urbano,

PEREIRA, W. D. (2005). O autor coloca que segundo o Sindicato da Indstria Caladista de Franca, em 2005 havia na cidade um nmero aproximado de 500 indstrias de calados, porm ele acredita que se considerar a participao das micro e pequenas empresas o nmero ser bem maior, por isso utilizou dados do cadastro industrial do municpio e cadastro de empresas do setor curtumeiro do Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias de Artefatos de Couro de Franca, totalizando ento um nmero de 3177 empresas. Os dados foram tabulados pelo autor e neste artigo ns os transformamos em grfico.

Regio orte


Regio Sul

Regio este

222

255

3 7

mesmo quando se criou o Distrito Industrial, as indstrias no foram obrigadas a migrarem para essa rea. No geral, o Distrito Industrial promove uma dinmica intraurbana; porm, em Franca, como vimos, isso no chegou a ocorrer com grande intensidade devido resistncia das indstrias em migrarem para o Distrito Industrial, ficando estas espalhadas pela malha urbana. De acordo com Ferreira (1989), a Lei de zoneamento estabeleceu apenas critrios para o futuro Distrito Industrial e sua omisso com relao estrutura urbana existente permitiu s indstrias permanecerem como estavam (FERREIRA, 1989, p. 134). O que se percebe na produo do espao urb ano em Franca, do mesmo modo em que ocorre em outros municpios, que o poder pblico deixa de investir em algumas reas, quando estas so destinadas aos moradores de menor poder aquisitivo; porm, o investimento acontece quando h o interesse do capital nestas mesmas reas, promovendo a acumulao de capital e desenvolvimento de setores especficos, no caso aqui exemplificado, as indstrias de calados.

Consideraes Finais

O processo de produo do espao urbano, analisado do ponto de vista do pensamento crtico, evidencia os conflitos e as contradies envolvidos em tal processo. O artigo aqui exposto esclarece que esse processo se realiza com os agentes procurando-se impor um sobre o outro, sendo que na sociedade capitalista, o que se verifica de modo geral o Poder Pblico interagindo e transformando espaos de forma a propiciar a acumulao de capital e desenvolvimento de setores especficos, especificamente o econmico. No caso da relao entre Arranjos Produtivos Locais e a produo do espao urbano, exemplificada pelo APL de Franca, percebe -se esse favorecimento do setor econmico em detrimento do setor social, pois a produo do espao urbano deu-se em torno da principal atividade econmica do municpio, a produo de calados.

Referncia Bibliogrfica

CARLOS, A. F. A. Repensando a Geografia Urbana: Uma Nova Perspectiva se Abre. In: CARLOS, A. F. A. (org.). Os Caminhos da Reflexo: A cidade e O Urbano. So Paulo: Edusp, 1994. CARMO, J. A. Dinmicas Scio-Espaciais na Cidade de Rio Claro (SP): As Estratgias Econmicas, Polticas e Sociais na Produo do Espao. 2006. 202 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. CASSIOLATO, J. E. ; SZAPIRO, M. Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais no Brasil. Proposio de Polticas para a Promoo de Sistemas Produtivos Locais de Micro, Pequenas e Mdias empresas. Rio de Janeiro: IE/UFRJ. Set. 2002.
CASSIOLATO, J.E.; LASTRES, H.M.M. Arranjos e Sistemas Produtivos Locais e Proposies de Polticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnolgico . Rio de Janeiro, REDESIST (www.ie.ufrj.br/redesist), Bloco 3, Nota Tcnica 27, Dezembro de 2000. Acesso em 02/07/2008.

CORRA, R.L. A Rede Urbana . So Paulo: tica, 1989. FERREIRA, M. O Espao Edificado e a Indstria de Calados em Franca. 1989.147 f. Dissertao (Mestrado em Arquitetura) Escola de Engenharia de So Carlos/USP. So Carlos. 1989 LEFBVRE, H. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno . Traduo de Alcides Joo de Barro. So Paulo: tica, 1991. MARTINS, Sergio. Crtica economia poltica do espao. In: DAMIANI, A. L. ; CARLOS, A.F.A. (orgs.). O espao no fim do sculo : a nova raridade. Contexto. So Paulo, 2001. p. 13 -41. ok PEREIRA, W. D. A evoluo do parque industrial Caladista Francano. 2005.116f. Trabalho de Concluso de Concurso (Graduao em Histria) Faculdade de Histria, Direito e Servio Social/ UNESP. Franca. 2005. SANTOS, Milton. Por uma Economia Poltica da Cidade : O caso de So Paulo. So Paulo: Hucitec, 1994. Sposito, E. S. Redes e Cidades . So Paulo: Editora UNESP, 2008. Sites (acessos em vrios momentos) http://www.igc.sp.gov.br/mapras_franca.htm http://www.sindifranca.org.br http://www.ibge.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen