Sie sind auf Seite 1von 6

OBRIGAO TRIBUTARIA

INTRODUO O dia-a-dia das pessoas regulamentado por normas e princpios advindos da Constituio Federal, que define a organizao administrativa financeira e poltica do Estado concomitantemente com os direitos e deveres do cidado. Ela tem entre as suas caractersticas a generalidade, ou seja, ela aplicada genericamente a sociedade e a todos os cidados e a ningum dado o direito de desconhec-la como tambm de desobedec-la, para que no sofra sanes, pelo descumprimento das obrigaes das normas. Neste trabalho, relata-se a pesquisa sobre "O Direito Tributrio", seu objeto, fontes e interpretao, para uma melhor compreenso do que determina o Cdigo Nacional de Tributrio. CONCEITO Obrigao o poder jurdico pelo qual uma pessoa com base na Lei ou no contrato (causa), pode exigir de outra, ou de um grupo de pessoas o cumprimento de uma prestao possvel, licita, possuindo expresso econmica (objeto). Partindo desse conceito geral de obrigao, podemos dizer que a obrigao tributria o liame jurdico pelo qual o Estado, fundamentado na legislao tributaria, pode exigir do particular uma prestao tributaria positiva ou negativa. Pode se conceituar a obrigao tributria como sendo uma relao jurdica tributaria em que o sujeito passivo (contribuinte ou responsvel), tem o dever de prestar dinheiro (obrigao principal) ou de fazer, no fazer algo (obrigao acessria) em favor do sujeito ativo que seria o Estado. Direito Tributrio ou fiscal o conjunto das leis reguladoras da arrecadao dos tributos (taxas, impostos e contribuio de melhoria), bem como de sua fiscalizao. Regula as relaes jurdicas estabelecidas entre o Estado e contribuinte no que se refere arrecadao dos tributos. Cuida dos princpios e normas relativas imposio e a arrecadao dos tributos, analisando a relao jurdica (tributria), em que so partes os entes pblicos e os contribuintes, e o fato jurdico (gerador) dos tributos. O objeto a obrigao tributria, que pode consistir numa obrigao de dar (levar o dinheiro

aos cofres pblicos) ou uma obrigao de fazer ou no fazer (emitir notas fiscais, etc.) O Direito Tributrio uma barreira contra o arbtrio, que poderia ser demandado pelos governantes, na nsia de querer usurpar toda e qualquer riqueza proveniente do indivduo e/ou da sociedade de forma ditatorial, vingativa, sem critrios, pois, apenas atravs da lei e de nenhuma outra fonte formal que se pode criar ou aumentar impostos de forma racional, porque o Estado tem a obrigao de prever os seus gastos e a forma de financi-los. Devido a sua intensa atividade financeira envolvendo despesas e a sua contrapartida receitas, a conservao dos bens pblicos, o patrimnio, o controle monetrio, o oramento pblico, demandam a necessidade de arrecadao de tributos, para garantir o seu meio de subsistncia, para dirigir a economia e direcion-la para o bem estar social. O Estado, assim como qualquer indivduo, necessita de meios econmicos para satisfazer as suas atividades, sendo que o indivduo, de modo geral, tem entre as suas fontes de arrecadao de recursos, a venda da sua mo-de-obra, enquanto que o Estado para o cumprimento das suas obrigaes, a obtm atravs da tributao do patrimnio dos particulares, sem contudo efetuar uma contraprestao equivalente ao montante arrecadado. A Constituio Federal trata da questo tributria de forma genrica e a sua forma mais abrangente encontra-se na lei complementar, conhecida como Cdigo Tributrio Nacional. O sistema constitucional tributrio est contido no Ttulo VI, "da tributao e do oramento", abrangido pelos artigos 145 a 169. O Direito Tributrio tem um relacionamento muito forte com o Direito Constitucional, principalmente no que tange aos direitos individuais. FATOR GERADOR O Cdigo Tributrio Nacional adotou fato gerador para denominar a situao de fato ou situao jurdica que, ocorrendo, determine a incidncia do tributo, deixando claro que o momento em que ocorre o fato gerador aquele mesmo momento no qual se concretiza a obrigao tributria.

Ou seja, fato gerador indica a ocorrncia de um determinado procedimento que propcia uma obrigao tributria. Porm, para surgir esta obrigao tributria imprescindvel que a ocorrncia da situao esteja previsto em Lei. Fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia. A Lei refere-se a uma situao como conjetura de incidncia do tributo, correspondendo obrigao tributria abstrata, ou seja, matria compreendida na reserva legal, no podendo a legislao infralegal discriminar a situao hipottica geradora da obrigao principal. Fato gerador da obrigao acessria engloba tudo o que no seja obrigao principal, sendo assim, no necessariamente deva ser definido por lei, pode ser definido pela legislao infralegal. SUJEITO ATIVO E SUJEITO PASSIVO DA OBRIGAO Sujeito ativo: So sujeitos ativos da obrigao tributaria pessoa jurdica de direito pblico como a Unio, os Estados membros, o Distrito Federal e os Municpios. Todos os entes polticos titulares da competncia tributria para instituir, fiscalizar e arrecadar tributos descriminados na Constituio Federal. Sujeito passivo: So sujeitos passivos a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou penalidade pecuniria, principal ou acessria, esteja ou no em relao direta e pessoal com a situao que constitua respectivo fato gerador. CRDITO TRIBUTARIO o vinculo em que o Estado (sujeito ativo) exige do contribuinte ou responsvel (sujeito passivo) o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniria. De acordo com o autor Antonio Lazarin (1992) o credito tributrio representa a formalizao do direito creditcio do sujeito ativo e da condio do devedor do sujeito passivo, numa relao jurdico-tributria. Credito tributrio o vinculo jurdico, de natureza obrigacional por fora do qual o Estado (sujeito ativo) pode exigir do particular, o contribuinte ou responsvel (sujeito passivo), o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniria (objeto da relao obrigacional). (MACHADO, 2002, p.151).

Credito tributrio o direito subjetivo de que portador o sujeito ativo de uma obrigao tributria e que lhe permite exigir o objeto prestacional, representado por uma importncia em dinheiro. (CARVALHO, 1996, p.253). O credito tributrio presume liquidez e certeza decorrente do lanamento. Portanto, o credito tributrio s constitudo com lanamento. LANAMENTO TRIBUTRIO O conceito de lanamento tributrio consiste de um procedimento

administrativo que analisa a ocorrncia de um fator gerador identificando o sujeito passivo (contribuinte ou responsvel) da obrigao tributaria, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e prope aplicao da penalidade. Sendo assim, a funo de lanamento constituir o credito tributrio. Hugo de Brito defende o lanamento tributrio como procedimento administrativo que visa assegurar direitos fundamentais do administrado. Para tanto, vale-se do entendimento de que apenas o ato administrativo incapaz de produzir os efeitos sine qua non ao lanamento, sendo necessria a notificao do sujeito passivo, o que, por sua vez, implicaria na exigncia de um procedimento prprio. Segundo Cassone (1997) o lanamento o ato privativo da Administrao Pblica que verifica e registra a ocorrncia do fato gerador, a fim de apurar a quantia devida pelo sujeito passivo da obrigao tributria. (p.124) EXTINO E EXCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO A extino do crdito qualquer ato jurdico que faa desaparecer a obrigao respectiva existente na relao instituda entre sujeito passivo e sujeito ativo na Constituio de Crdito. A extino ocorre nas seguintes modalidades:

Pagamento: a entrega de valor devido ao sujeito ativo da obrigao tributria. Compensao: Ocorre concesses recprocas do sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigao tributaria. Remisso: Perda total ou parcial do crdito tributrio. Decadncia: Perda do prprio direito.

Prescrio: Perda do direito da pretenso de exigibilidade. Pagamento Antecipado: Quando a fazenda homologa expressa ou tacitamente o pagamento realizado de forma antecipada pelo contribuinte.

Converso do Deposito em Renda: Quando o contribuinte perde a ao o valor do depsito convertido em favor da Fazenda Pblica, independente de execuo fiscal.

Consignao em pagamento: Quando o sujeito da obrigao tributria se prope a pagar e no est conseguindo. Deciso Administrativa irreformvel: Deciso proferida no mbito dos processos administrativos fiscais. Deciso em Pagamentos de Bens Imveis: O contribuinte pode oferecer bens imveis espontaneamente ao Fisco para liquidar seus crditos tributrios.

Deciso

Judicial

Passada

em

Julgado:

Poder

Judicirio

reconhece que o crdito tributrio no devido, no h recurso pela Fazenda Pblica no prazo de Lei e a sentena transita em julgado. Excluso do credito tributrio: Art.175. Excluem o crdito tributrio: IIIA iseno; A anistia. nico. A excluso do crdito tributrio no dispensa o

Pargrafo

cumprimento das obrigaes acessrias, dependentes da obrigao principal cujo crdito seja excludo, ou dela conseqente. A iseno a dispensa do pagamento de determinado tributo, atravs de Lei, atendendo a relevante interesse econmico ou social, ou seja, quando ocorre o fato imponvel (ocorre o fato que realizou a hiptese de incidncia tributria). Anistia um beneficio que tem por objetivo excluir o crdito tributrio da parte relativa multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infraes praticadas por este anteriormente vigncia da Lei que concedeu, ou seja, uma hiptese de no incidncia tributria legalmente qualificada (CASSONE, 1997).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ICHIHARA, Yoshiaki. Direito Tributrio na nova Constituio. 1. Ed. So Paulo: Atlas, 1989 CARVALHO, Paulo de Barros, Curso de Direito Tributrio. Edio 8 Ed. Saraiva, 1996. MACHADO, Hugo de Brito, Curso de Direito Tributrio. Edio 21, Malheiros, 2002. LAZZARIN, Antonio, Introduo ao Direito Tributrio. Edio 3, Ed. So Paulo: Atlas 1992.

Das könnte Ihnen auch gefallen