Sie sind auf Seite 1von 5

ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES

De Quem Deve Pagar


Qualquer interessado (terceiro, fiador etc.) na extino da dvida pode paga-l, usando, se o credor se opuser (elevar contra), dos meios conducentes (que conduz) exonerao do devedor. Assim, o terceiro substitui o credor primitivo (primeiro) da obrigao e passa a dispor (utilizar) de todas as garantias, direitos e aes que tinha o credor primitivo. O devedor no sofre nenhum prejuzo, apenas troca o credor da relao obrigacional. A dvida no se extingue. O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar (receber) do que pagar; mas no se sub-roga (pe no lugar) nos direitos dos credores. Se pagar antes de vencida a dvida, s ter direito ao reembolso no vencimento. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio (Impedimento) do devedor, no obriga a reembolsar (restituir) aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir (Confrontar) a ao. S ter eficcia (Fora) o pagamento se importar transmisso (ato ou efeito de transmitir) da propriedade, quando feito por quem possa alienar (Transferir para domnio alheio) o objeto em que ele consistiu. (Adquiriu) Se der em pagamento coisa fungvel (Mveis que podem substituir-se por outros da mesma espcie), no se poder mais reclamar do credor que, de boa-f, a recebeu e consumiu (Utilizou; destruiu), ainda que o solvente (Que ou aquele que paga ou pode pagar o que deve) no tivesse o direito de alien-la. (Transferir-l para domnio alheio)

Daqueles a Quem se Deve Pagar


O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de s valer depois de por ele ratificado (validar), ou quanto reverter em seu proveito. (Benefcio) O pagamento feito de boa-f ao credor putativo (Que foi feito ou contrado indevidamente) vlido, ainda provado depois que no era credor. No vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor no provar que em benefcio dele efetivamente reverteu. (Ser entregue de novo ao antigo possuidor) Considera-se autorizado a receber o pagamento o portador (Possuidor de ttulos que ho-de! ser pagos a quem os apresente) da quitao, salvo se as circunstncias contrariarem (Desagradar) a presuno da resultante. Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora (Apreender judicialmente os bens do devedor para segurana da dvida) feita sobre o crdito, ou da impugnao (Pugnar contra [Combater; pelejar; lutar]) a ele oposta por terceiros, o pagamento no valer contra estes, que podero constranger (Apertar) o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso (Retorno) contra o credor.

Do Objeto do Pagamento e sua Pr ova


O credor no obrigado a receber prestao diversa (Diferente) da que lhe devida, ainda que mais valiosa. Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao (Pagamento a prazos) divisvel (Que pode ser dividido exatamente em partes iguais), no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou.

As dvidas em dinheiro devero ser pagas no vencimento, em moeda corrente (moeda usual) e pelo valor nominal, salvo o dispositivo nos artigos subseqentes. lcito (Permitido) convencionar (Combinar) o aumento progressivo de prestaes sucessivas. Quando, por motivos imprevisveis (Que se no pode prever), sobrevier (Acontecer; Ocorrer) desproporo (Desconformidade [Desarmonia]) manifesta entre o valor da prestao devida e o do momento de sua execuo, poder o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, (Afirmar) quanto possvel, o valor real da prestao. So nulas (Insignificante) as convenes (Ajuste) de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar (Equilibrar) a diferena entre o valor desta e da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislao especial. O devedor que paga tem direito quitao regular (Conforme s regras ou leis), e pode reter (Guardar; Conservar) o pagamento, enquanto no lhe seja dada. A quitao (Ato! ou efeito de quitar [Tornar quite; desobrigar), que sempre poder ser dada por instrumento particular, designar (Indicar) o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor ou do seu representante. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valer a quitao, se de seus termos ou das circunstncias resultar haver sido paga a dvida. Nos dbitos, cuja quitao consista (Resumir) na devoluo do ttulo, perdido este, poder o devedor exigir (Reclamar), retendo (Guardar; Segurar) o pagamento, declarao do credor que inutilize (Tirar a utilidade) o ttulo desaparecido. Quando o pagamento for em quotas (Poro ou parte fixa e determinada) peridicas (Que sucede ou aparece com intervalos regulares), a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas (Resolver) as anteriores. Sendo a quitao do capital sem reserva (Ato ou efeito de reservar [Guardar; conservar]) dos juros, estes presumem-se pagos. A entrega do ttulo ao devedor firma (Confirmar, assegurar) a presuno do pagamento. Ficar sem efeito a quitao assim operada (Realizar, produzir) se o credor provar (Indicar, Estabelecer), em sessenta dias, a falta do pagamento. Presumem-se (Entender) a cargo do devedor as despesas com o pagamento e a quitao; se ocorrer aumento por fato do credor, suportar (Permitir; tolerar; sofrer) este a despesa acrescida. Se o pagamento se houver (haver) de fazer por medida, ou peso, entender-se-, no silncio das partes, que aceitaram os do lugar da execuo.

Do lugar do Pagamento
Efetuar-se- (Realizar) o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem (Combinar; Estabelecer) diversamente (diferente; Distinto), ou se o contrrio (Oposto; Inverso) resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Designados (Fixar, determinar) dois ou mais lugares, cabe (Ensejo [Ocasio; oportunidade])ao credor escolher entre eles. Se o pagamento consistir (Resumir) na tradio (Smbolo; memria; recordao; uso; hbito) de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- (Realizar; executar) no lugar onde situado o bem.

Ocorrendo motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado (Preciso; definido; resolvido), poder o devedor faz-lo em outro, sem prejuzo para o credor. O pagamento reiteradamente (Fazer outra vez o que j se fez uma ou mais vezes) feito em outro local faz presumir (Entender) renncia (Abandono voluntrio; Desistncia) do credor relativamente (Que tem relao) ao previsto no contrato.

Do Tempo do Pagamento
Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada (Tratar, combinar) poca (Tempo; momento) para o pagamento, pode o credor exigi-lo (Reclamar) imediatamente. As obrigaes condicionais (Depende de condio) cumprem-se na data do implemento (Execuo daquilo que est determinado = Cumprimento) da condio, cabendo ao credor a prova de que deste teve cincia o devedor. Ao credor assistir (presenciar) o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado (Combinado) no contrato ou marcado neste cdigo: I) no caso de falncia (Quebra) do devedor ou de concurso (Concorrncia) de credores; II) se os bens hipotecados (Sujeitar a hipoteca [Sujeio de uma propriedade ao pagamento de uma dvida]) ou empenhados (Dar como cauo (Garantia) de um emprstimo), forem penhorados (Apreender judicialmente os bens do devedor para segurana da dvida) em execuo (Cumprimento de sentena judicial) por outro credor; III) se cessarem (Parar; acabar; deixar de se sentir), ou se tornarem insuficientes (No suficiente; incapaz; incompetente), as garantias do dbito, fidejussrias (Cauo; fiana), ou reais, e o devedor, intimado (Ordenar ou notificar com autoridade), se negar (Recusar) a refor-las. Nos caos deste artigo, se houver (Haver), no dbito, solidariedade (Reciprocidade de obrigaes e interesses) passiva, no se reputar (Julgar; crer; avaliar) vencido quanto aos outros devedores solventes. (Que se pode solucionar)

Do pagamento em Consignao
Considera-se pagamento, e extingue (Apagar; desaparecer) a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e formas legais. A consignao (Entrega ou remessa de mercadorias que o industrial ou produtor faz ao negociante) tem lugar: I) se o credor no puder (ter a faculdade, possibilidade), ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma; II) se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio (Requisitos) devidos; III) se o credor for incapaz (No capaz, inapto [no apto; inbil]) de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir (Habitar; morar) em outro lugar incerto (No certo; duvidoso) ou de acesso perigoso ou difcil; IV) se ocorrer dvida sobre quem deve legitimamente (Verdadeiro) receber o objeto do pagamento; V) se pender (Estar pendurado ou suspenso; depender) litgio (Ao entregue em tribunal = Demanda, pleito) sobre o objeto do pagamento.

Para que a consignao tenha fora de pagamento, ser mister (Aquilo que foroso, necessrio ou urgente) concorram (Cooperar, contribuir), em relao s pessoas, ao objeto, modo e tempo, todos os requisitos sem os quais no vlido o pagamento. O depsito requerer-se- (Dirigir petio oficial a; solicitar, pedir, r eclamar por meio de requerimento) no lugar do pagamento, cessando (Parar, acabar, deixar de se sentir), tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dvida e os riscos, salvo se for julgado improcedente (Incoerente; ilgico). Enquanto o credor no declarar (Manifestar de modo claro e terminante; patentear, tornar conhecido, dar a saber)que aceita o depsito, ou no o impugnar (Pugnar contra; fazer oposio) , poder o devedor requerer (Exigir; determinar; precisar)o levantamento, pegando as respectivas despesas, e subsistindo (Ter existncia; viver; durar)a obrigao para todas as conseqncias de direito. Julgado procedente (Proceder [Provir]; derivar)o depsito, o devedor j no poder levant-lo, embora o credor consinta (Dar licena; permitir; tolerar; admitir), seno de acordo com os outros devedores e fiadores. O credor que, depois de contestar (Contradizer; opor; discutir) a lide (Litgio, demanda) ou aceitar o depsito, aquiescer (Consentir; aderir) no levantamento, perder a preferncia e a garantia que lhe competiam com respeito coisa consignada, ficando para logo desobrigados os co-devedores e fiadores que no tenham anudo (Estar de acordo; dar anuncia = aprovar, concordar). Se a coisa devida for imvel ou corpo certo que deva ser entregue no mesmo lugar onde est, poder o devedor citar (Chamar; fazer meno, referncia) o credor para vir ou mandar receb-la, sob pena de ser depositada. Se a escolha da coisa indeterminada competir (Pertencer) ao credor, ser ele citado para esse fim, sob cominao (Ato ou efeito de cominar [Ameaar com pena ou castigo]) de perder o direito e de ser depositada a coisa que o devedor escolher; feita a escolha pelo devedor, proceder-se- como no artigo antecedente (Anterior). As despesas com o depsito, quando julgado procedente, correro conta do credor, e, no caso contrrio, conta do devedor. O devedor de obrigao litigiosa (Relativo a litgio [Ao entregue em tribunal = Demanda, pleito; que envolve litgio; Dependente de sentena judicial) exonerar-se- mediante consignao, mas, se pagar a qualquer dos pretendidos credores, tendo conhecimento do litgio, assumir o risco do pagamento. Se a dvida se vencer, pendendo (Estar pendurado ou suspenso) litgio entre credores que se pretendem mutuamente (Que se faz reciprocamente entre duas ou mais pessoas ou coisas) excluir, poder qualquer deles requerer a consignao.

Do Pagamento com Sub-Rogao


A sub-rogao (Ato ou efeito de sub-rogar [Pr no lugar de algum; substituir]) opera-se (Realizar; produzir), de pleno (Cheio; completo; inteiro; perfeito) direito, em favor: I - do credor que paga a dvida do devedor comum; II - do adquirente ( Que ou pessoa que adquire) do imvel hipotecado (Sujeitar a hipoteca [Sujeio de uma propriedade ao pagamento de uma dvida]), que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado (Desapossar; Abster) de direito sobre imvel; III - do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.

A sub-rogao convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver (Resolver) a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante (Que ou pessoa que mutua ou d por emprstimo) sub-rogado nos direitos do credor satisfeito.

Das könnte Ihnen auch gefallen