Sie sind auf Seite 1von 10

Bibliografia: Alusio de Azevedo (1857-1913)

Alusio Tancredo Gonalves de Azevedo nasceu a 14 de abril de 1857, em So Lus do Maranho. Inicia os estudos em sua terra natal, indo depois estudar pintura e desenho, no Rio de Janeiro. Trabalha como caricaturista em jornais polticos e humorsticos. A morte do pai o faz retornar ao Maranho, onde escreve alguns artigos de carter poltico, influenciado pelo materialismo positivista, atacando os conservadores, a tradicional sociedade maranhense e o clero. Publica seu primeiro romance, "Uma Lgrima de Mulher", em 1880. No ano seguinte, choca a sociedade maranhense ao publicar "O Mulato" (primeiro romance naturalista da Literatura Brasileira). Retorna ao Rio de Janeiro, onde passa a viver da venda de seus escritos, o que mal lhe garantia o sustento. Cansado dessa situao, em 1895, o romancista presta concurso para o cargo de cnsul. Aprovado, ingressa na vida diplomtica e abandona de vez a literatura. Falece a 21 de janeiro de 1913, em Buenos Aires, Argentina. Por tentar profissionalizar-se como autor, acabou produzindo uma obra diversificada e de qualidade desigual. De um lado, romances romnticos (que o autor chamava de "comerciais") seguindo perfeitamente a receita folhetinesca; de outro, romances naturalistas (chamados pelo autor de "artsticos"). Ao primeiro grupo pertencem os romances: "Uma Lgrima de Mulher"; "Memrias de Um Condenado"; "Mistrios da Tijuca"; "Filomena Borges"; "O Esqueleto"; e "A Mortalha de Alzira". Ao segundo, pertencem os trs maiores romances de Alusio: "O Mulato", "Casa de Penso"; e "O Cortio". importante citar que essa diviso no constitui fases, como no caso de Machado de Assis, os romances romnticos eram alternados com os naturalistas. como naturalista que o autor deve ser estudado. Seguindo as lies de mile Zola e Ea de Queirs, o autor escreve romances de tese, com clara conotao social. ntida a preocupao com as classes marginalizadas pela sociedade, a crtica ao conservadorismo e ao clero, aliado classe dominante. Tambm se destaca a defesa do ideal republicano (em "O Cortio", a Repblica proclamada no decorrer da trama, permitindo que o autor explique sua posio quanto a este acontecimento). Numa postura materialista positivista, valoriza os instintos naturais, comparando constantemente seus personagens a animais. Em "O Mulato" j esto presentes todas as principais caractersticas do Naturalismo: o amor pela natureza, a negao da metafsica, o "desrespeito" pela religio, o entusiasmo pela sade do corpo, o real-sensvel e o materialismo. Suas Obras Romnticas so: Uma lgrima de mulher (1880), Mistrios da Tijuca ou Girndola de Amores (1883), A Condessa Vsper (1882), Filomena Borges (1884), O Esqueleto (1890), A Mortalha de Alzira (1894). Suas Obras Naturalistas so: O Mulato (1881), Casa de Penso (1884), O Coruja (1885), O Homem (1887), O Cortio (1890), Livro de uma Sogra (1895).

Enredo

O livro narra inicialmente a saga de Joo Romo rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza at do furto para conseguir atingir seus objetivos. Joo Romo o dono do cortio, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso. Em oposio a Joo Romo, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braa de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. No havendo consenso, h o rompimento provisrio de relaes entre os dois. Com inveja de Miranda, que possui condio social mais elevada, Joo Romo trabalha ardorosamente e passa por privaes para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortio. Quando Miranda recebe o ttulo de baro, Joo Romo entende que no basta ganhar dinheiro, necessrio tambm ostentar uma posio social reconhecida, freqentar ambientes requintados, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa. No cortio, paralelamente, esto os moradores de menor ambio financeira. Destacamse Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jernimo e Piedade. Um exemplo de como o romance procura demonstrar a m influncia do meio sobre o homem o caso do portugus Jernimo, que tem uma vida exemplar at cair nas graas da mulata Rita Baiana. Operase uma transformao no portugus trabalhador, que muda todos os seus hbitos. A relao entre Miranda e Joo Romo melhora quando o comerciante recebe o ttulo de baro e passa a ter superioridade garantida sobre o oponente. Para imitar as conquistas do rival, Joo Romo promove vrias mudanas na estalagem, que agora ostenta ares aristocrticos. O Cortio todo tambm muda, perdendo o carter desorganizado e miservel para se transformar na Vila Joo Romo. O dono do cortio aproxima-se da famlia de Miranda e pede a mo da filha do comerciante em casamento. H, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que, percebendo as manobras de Romo para se livrar dela, exige usufruir os bens acumulados a seu lado. Para se ver livre da amante, que atrapalha seus planos de ascenso social, Romo a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete o suicdio, deixando o caminho livre para o casamento de Romo.

Personagens
Joao romo: ambicioso e avarento., dono do cortio, uma pedreira e uma venda. Bertoleza: escrava pra quem jo forja uma carta de alforia, se torna sua companheira de trabalho e amnate. Miranda: vizinho rival de jo, casado co estela,pegou a mulher em adulterio mas nao se separa pra no perder a fortuna que e da esposa. Estela: esposa de Miranda, trai o marido com caixeiros e com henriquinho. Zulmira: filha de miranda e estela jernimo: portugues, pai de familia exemplar. abandona tudo pra ficsar com rita baiana, mulata sensual, e provocante, acaba ficando um tipico malandro carioca. Piedade de Jesus: esposa de jernimo, vira alcolatra despis de abandonada. Rita Baiana: amiga de todos no cortio, sai de l pra viver com jeronimo. Firmo: amante de rita baiana no comeo da historia, assassinado por jeronimo por causa de rita. Leandra: apelidade de machona, mae de das dores, nenm e agostinho. lavadeira. Das dores: filha de machona e amiga de rita. augusta carne-mole: mulher de alexandre, lavadeira e vie grvbida, um a de suas filha, juju, mora na cidade com sua madrinha, uma prostituta chamada lonie Alexandre: mulato, soldado, pernstico e de bigodes pretos. Leocdia, casada com bruno, expulsa de casa porque pega em adultrio e depis pewrdoada por ele. Paula: conhecida como bruxa, enlouquece e tenta incandiar o cortio 2 vezes. Marciana e florinda: Me e filha, marciana enlouquece depis que a filha engravida do balconista da venda de jo. Albino: mora no cortio, lavadeiro e homossexual. Dona isabel:? viuva lavadeira, espera que o casamento da filha tiria definitivamente do cortio. Pombinha: filha de isabel, casa-se para agradar a me mas logo depois abandona o marido para tronar-se amante de lonie. Leonie: prostituta de luxo, seduz pombinha e depois se torna companheiras. Jao da costa: noivo de pombinha. Botelho: amigo de miranda, vive na sua casa na condio de parasita. Henriqunho: filho de fazendeiro, cliente de miranda, hospedado na casa de miranda tem uim caso com estela.

Tempo
Em o Cortio, o tempo trabalhado de maneira linear, com princpio, meio e desfecho da narrativa. A histria se desenrola no Brasil do sculo XIX, sem preciso de datas. H, no entanto, que ressaltar a relao do tempo com o desenvolvimento do cortio e com o enriquecimento de Joo Romo.

Espao
So dois os espaos explorados na obra. O primeiro o cortio, amontoado de casebres mal-arranjados, onde os pobres vivem. Esse espao representa a mistura de raas e a promiscuidade das classes baixas. Funciona como um organismo vivo. Junto ao cortio esto a pedreira e a taverna do portugus Joo Romo. O segundo espao, que fica ao lado do cortio, o sobrado aristocratizante do comerciante Miranda e de sua famlia. O sobrado representa a burguesia ascendente do sculo XIX. Esses espaos fictcios so enquadrados no cenrio do bairro de Botafogo, explorando a exuberante natureza local como meio determinante. Dessa maneira, o sol abrasador do litoral americano funciona como elemento corruptor do homem local.

Foco Narrativo
A obra narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente (que tem conhecimento de tudo), como propunha o movimento naturalista. O narrador tem poder total na estrutura do romance: entra no pensamento dos personagens, faz julgamentos e tenta comprovar, como se fosse um cientista, as influncias do meio, da raa e do momento histrico. O foco da narrao, a princpio, mantm uma aparncia de imparcialidade, como se o narrador se apartasse, semelhana de um deus, do mundo por ele criado. No entanto, isso ilusrio, porque o procedimento de representar a realidade de forma objetiva j configura uma posio ideologicamente tendenciosa.

Tipo de Discurso Alusio Azevedo, nesta obra especfica, montou um enredo a partir de descries precisas nas quais o prprio cortio torna-se a personagem mais convincente do romance. H uma crtica social feita ao capitalismo selvagem e despersonalizao do ser humano.

Estilo

Verossimilhana

Em "O Cortio" sobressaem com mais vigor e as qualidades excelentes de Alusio Azevedo. uma obra-prima de observao pormenorizada. O escritor revela a influncia de Ea nos tipos mais caricaturais que apresenta; focaliza as aglomeraes residenciais da ral dos pobres do Rio, semelhantes s nossas favelas atuais. Alusio no criou tipos, pois, no se detinha a analisar as almas de seus personagens, nem enveredou pela psicologia Individual, mas limitou-se a lidar com as massas. Nesta obra, so freqentes os dilogos e observa-se nela o relacionamento dos episdios. Condensou variados aspectos da sociedade da poca: o portugus ambicioso, o fidalgo burgus, o negro, o mestio, a luta pela vida num ambiente tipicamente brasileiro. Alusio Azevedo pode ser chamado realista objetivo em busca da realidade externa. Escreveu, tambm, obras para o teatro e contos, mas no romance que se destaca o verdadeiro narrador.

Movimento Literrio

O Cortio, de Aluisio Azevedo pertence ao movimento literrio do Realismo Naturalismo.

Concluso:
Conclumos que a obra de Alusio Azevedo procura fazer um retrato fiel da poca, a fico imita perfeitamente a realidade. O autor no tm limitaes para escrever sobre todos os tipos tnicos, tanto a lavadeira quanto o rico empresrio fazem parte da trama e tm o seu grau de importncia. O que realmente importa so as transformaes ocorridas ao longo da narrativa. O objetivo do autor demonstrar que o ambiente determina os comportamentos humanos e influncia o aspecto moral e social das personagens envolvidas. A obra transcorre em um espao fsico delimitado - o Cortio e o Sobrado - . E estas personagens e ambientes podem ser facilmente encontrados em nossa realidade e fazem parte da nossa vida.

Das könnte Ihnen auch gefallen