Sie sind auf Seite 1von 18

ESTUDO GEOMORFOLGICO: A IMPORTNCIA NA COMPREENSO DA GEOGRAFIA FSICA LOCAL1

Denise Peralta Lemes 2


RESUMO

O estudo da geomorfologia um dos principais elementos na compreenso das inter-relaes entre os aspectos fsico-naturais e as atividades antrpicas. Para compreender as interfaces do meio fsico, so utilizados diversos mtodos, entre eles a cartografia geomorfolgica, ferramenta importante em um bom planejamento que visa um uso racional do espao. Desta forma o presente estudo objetiva propor a classificao geomorfolgica do municpio de Quara -RS-Brasil, atravs da anlise dos diferentes padres de organizao da paisagem e suas potencialidades. A linha terica adotada prope a taxonomia de representao do s processos de relevo, partindo de um txon maior representado pelas morfoestruturas; e por outros txons menores representados pelas morfoesculturas e os fatos geomrficos. Como produto final tem-se a elaborao do mapa geomorfolgico do municpio . Os nveis taxonmicos foram representados utilizando os softwares Spring e Corel Draw 12 para o mapeamento dos fenmenos geomorfolgicos responsveis pela organizao da paisagem do local em estudo. Por fim, entende -se que o mapa geomorfolgico, desde que bem utilizado, pode ser aplicado em diferentes setores das atividades humanas auxiliando na ocupao e aproveitamento do espao.
Palavras-chave: Geografia Fsica; Geomorfologia; Cartografia Temtica

El estudio de la geomorfologa es un elemento clave en la c omprensin de las interrelaciones entre las actividades fsico-naturales y humanos. Para entender las interfaces fsicas se utilizan varios mtodos, incluyendo la cartografa geomorfolgica, una herramienta importante para una buena planificacin que apunta a un uso racional del espacio. As, este estudio tiene como objetivo proponer la clasificacin geomorfolgica de la ciudad Quara -RS-Brasil, mediante el anlisis
Estudo realizado para o desenvolvimento da dissertao de mestrado no Programa de Ps -Graduao em Geografia e Geocincias/UFSM RS/Brasil. 2 Mestre em Geografia e Professora da AJES Instituto Superior de Educao do Vale do Juruena Juna/MT/Brasil.
1

de los distintos modelos de organizacin del paisaje y su potencial. La lnea terico adoptado la taxonoma propuesta de la representacin de los procesos pertinentes, a partir de un taxn superior representado por las estructuras morfolgicas, y otros taxones ms pequeas representada por morfoesculturas geomorfolgicos y los hechos. Como producto final ha sido el desarrollo del mapa geomorfolgico de la ciudad. Los niveles taxonmicos estn representados con el software y Corel Draw 12 para la primavera de la asignacin de los fenmenos geomorfolgicos responsable de la organizacin del paisaje local en el estudio. Por ltimo, se entiende que el mapa geomorfolgico, si bien utilizado, puede ser aplicado en diferentes sectores de la actividad humana ayudando en la ocupacin y utilizacin del espacio.
Palabras Claves: Geografa Fsica; Geomorfologa; Cartografa Temtica

1. Introduo

Desde os primrdios da existncia da vida, o Homem, parte integrante do meio ambiente, o principal agente transformador do espao geogrfico, modificando-o e transformando-o de acordo com seus desejos e suas necessidades. Na sua constante busca com as relaes existentes entre o homem e a sociedade, e entre os diversos estudos referentes natureza, em seus diferentes enfoques, tem-se o relevo. Tornando-se um dos elementos fundamentais para a compreenso das inter-relaes entre as estruturas litolgicas, a hidrografia, o clima, os solos, a vegetao, e as atividades humanas que tambm so parte integrante desse sistema. Para Christofoletti (1980, p.1), na Cincia Geogrfica, a Geomorfologia, o ramo da geografia que estuda as formas do relevo, atravs das relaes pretritas e atuais, fornecendo assim, subsdios para a compreenso da paisagem morfolgica. Um dos diversos mtodos utilizados para o entendimento dos ambientes naturais o Mapeamento Geomorfolgico que por sua vez serve como subsdio essencial para algumas etapas do planejamento, pois espacializa e localiza os fenmenos morfoclimticos de uma dada regio, assumindo, portanto, um carter multidisciplinar para a compreenso das estrutur as espaciais e para a definio de diretrizes voltadas aos estudos relacionados com o meio ambiente.

presente

pesquisa

tem

como

objetivo

principal

classificao

geomorfolgica do municpio de Quarai -RS, propondo uma anlise dos diferentes padres de organizao da paisagem e suas potencialidades. Com isso propem -se como produto final, a elaborao do mapa geomorfolgico do municpio, buscando uma relao entre as formas de relevo e as reas de ocorrncia de gatas e ametistas. O Municpio de Quara, com o rea de estudo, est localizado na poro oeste do Rio Grande do Sul, na Microrregio da Campanha Gacha, limitado pelas coordenadas 2955e 3032 S e 5539e 5640WGr, a brangendo uma rea de aproximadamente 3.270,10 Km2. Limita -se ao norte-nordeste com o Municpio de Alegrete; a noroeste com o Municpio de Uruguaiana; ao sul -sudeste com o Municpio de Santana do Livramento; a leste com o Municpio de Rosrio do Sul e a sudoeste com a Repblica Oriental do Uruguai (Figura 01).

URUGUAIANA

ALEGRETE

URUGUAI SANTANA DO LIVRAMENTO

Figura 01 Mapa de localizao da rea de estudo. Fonte: Imagem SRTM do municpio de Quara. Org: Denise Peralta Lemes
2 Metodologia

Como base terico-metodolgica foram utilizados os estudos propostos por Penck, no qual o autor define as foras que geram as formas de relevo, que so responsveis pelos processos endgenos e exgenos. Desta forma as foras endgenas (ativas e passivas) so aquelas que comandam a evoluo das formas de relevo atravs do condicionamento estrutural. As formas ativas correspondem s comandadas pela energia do interior da Terra e se manifesta pela dinmica da litosfera atravs da tectnica de placas; a forma passiva a que oferece resistncia ao desgaste erosivo e representado pelos diferentes tipos de rochas e pelos diferentes modos como esto arranjadas estruturalmente na superfcie terrestre. J os processos exgenos so movidos pelo calor solar, que atua na superfcie da crosta terrestre. Estes esto ligados dinmica externa, s caractersticas climticas que no presente e ao longo do passado geolgico, atravs da ao qumica e mecnica da gua, do vento e de variaes trmicas, tornando -se responsveis pela esculturao das mais variadas feies do relevo. De acordo com Ross (1996), essas classificaes levam a formulao dos conceitos de morfoestrutura e morfoescultura de Guerasimov e Mesc herikov (1968). Nessa perspectiva, a Morfoestrutura definida pelo relevo que mantido por uma determinada estrutura geolgica e apresenta como caractersticas esculturais, as Morfoesculturas, que nada mais so do que o produto da ao climtica pretrit a e atual. A proposta taxonmica de representao cartogrfica do relevo sugerida por Ross (1992), poderia ser adaptada de acordo com a representao dos fatos geomrficos, variando de escalas pequenas, mdias e grandes, sem que perdesse sua originalidade e funcionalidade para os mapeamentos. Essa proposta baseia -se

principalmente na classificao do relevo em diferentes nveis taxon micos, como ilustra a Figura 02.

Figura 02 Representao esquemtica das Unidades Taxonmicas. Fonte: Ross,1992 O primeiro taxon corresponde s unidades morfoestruturais, organizando a causa dos fatos geomorfolgicos derivados de aspectos amplos da geologia como os estruturais, sendo identificado a partir de produtos orbitais (imagens de satlites, SRTMs/radar), complementado com trabalhos de campo e de cartas geolgicas. O segundo taxon trata das Unidades posposta Morfoesculturais, pela metodologia representando de os compartimentos e subcompartimentos do relevo (ou regies de maneira anloga as Regies Geomorfolgicas mapeamento geomorfolgico do IBGE 1986) pertencentes a uma determinada morfoestrutura. O terceiro taxon est relacionado com as Unidades Morfolgicas ou padres de formas semelhantes contidos nas unidades morfoesculturais, correspondendo s manchas de menor extenso territorial, definidas por um conjunto de formas de relevos, que guardam em si elevado grau de semelhana de tamanho e aspecto fisionmico com diferentes intensidades de dissecao ou rugosidade topogrfica, por infl uncia de canais de drenagem temporrios e perenes. No Software SPRING 4.2 (Sistema de Processamento de Informaes Georreferenciadas), um SIG desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram executados os procedimentos de georrefe renciamento das cartas topogrficas, locao de coordenadas, classificao das imagens, gerao de modelos numricos de terreno (MNT) e elaborao de mapas temticos.

3. Resultados E Discusses 3.1 Compartimentao geomorfolgica do municpio

Utilizando os estudos de Sartori e Pereira Filho (2001) e a taxonomia de representao do relevo proposta por Ross (1992), foi possvel uma compartimentao geomorfolgica mais detalhada do muni cpio, representada no Quadro 01 e descrita abaixo. O primeiro txon corresponde s Unidades Morfoestruturais, sendo que no municpio representada pela Bacia Sedimentar do Paran. Essa unidade abrange 100% da rea do mesmo. O segundo txon refere-se s Unidades Morfoesculturais, representado pelo Vale Mdio do Uruguai e p ela Cuesta de Santana.
Regies Geomorfolgicas (1 Taxon) Unidade Morfolgica (2 Taxon) Tipos de Modelados (3 Taxon)

Vale do Mdio Planalto da Bacia do Paran Rio Uruguai Cuesta de Santana

-Plancies -Morros Testemunhos -Coxilhas

Quadro 01 Compartimentao Geomorfolgica do municpio de Quara -RS

Fonte: Sartori e Pereira Filho, (2001). Org: Denise Peralta Lemes O terceiro txon est relacionado com as Unidades Morfolgicas ou padres de formas semelhantes contidos nas unidades morfoescu lturais, correspondendo s manchas de menor extenso territorial, selecionadas a partir de um conjunto de padres de formas e processos semelhantes . Esse txon o que apresenta o maior nvel de detalhe dos modelados do relevo, no municpio so representa dos pelas Plancies, Morros Testemunhos e Coxilhas. Aps chegar ao 2 Txon, das unidades morfolgicas, foi possvel elaborao do mapa de compartimentao geomorfolgica do Municpio onde foram localizados as formas de relevo, com base nas classes de declividade e do mapa hipsomtrico. Os dados obtidos permitiram a individualizao de trs tipos de

modelado e quatro formas de re levo, representadas no Quadro 02 e identificadas na Figura 03.


Tipos de Modelado Formas de Relevo Declividade (%) Hipsometria (metros)

Morros Testemunhos

Morros (Cerros) Coxilhas altas

15 - > 25 8 15 58 05

> 240 160 240 80 160 < 80

Coxilhas Coxilhas baixas Plancies Plancies aluviais

Quadro 02 Tipos de Modelados, Formas de Relevo, Declividade, Hipsometria.

Org: Denise Peralta Lemes Vale do Mdio Rio Uruguai Essa unidade (Figura 04) representada pelo modelado das plancies aluviais, que correspondem s reas de deposio dos atuais cursos de drenagem ao longo do Rio Quara, e tambm nos principais afluente s, destacando os Arroios Cati, Areal, Quara-Mirim, Garupa e Sanga do Salso.

Figura 04 Imagem ilustrativa do Vale Mdio do Rio Uruguai. Fonte: Sartori e Pereira Filho (2001). As reas das plancies so predominantemente planas, onde as altitudes no ultrapassam os 80 metros. Ocupando uma rea de 6,9% do municpio (Figura 05 ).

Figura 05 - Plancie aluvial, 2007. Foto: Denise Peralta Lemes Os depsitos dos arroios Cati e Areal se caracterizam por uma composio arenosa (Figura 06), acumulando grande quantidade deste material que com as variaes de nvel de gua dos arroios, podem ficar expostos e serem retrabalhados pelo vento avanando sobre os campos de gramneas.

Figura 06 - Imagem de satlite mostrando os areais no municpio de Quara RS. Fonte: Google Earth, 2008.

Cuesta de Santana A Cuesta de Santana (Figura 07) apresenta um relevo plano, com altitudes que variam de 120 a 240 metros. representada, na sua maior extenso, pelas reas interfluviais dos rios Quara e Ibicu que se apresentam, de modo geral, em semi-arco correspondendo a rea considerada como parte do reverso da Cuesta de Haedo, conforme Sartori e Pereira Filho (2001).

Figura 07 Imagem ilustrativa da Cuesta de Santana. Fonte: Sartori Pereira Filho (2001)

Nas definies de Mller Filho (1970) o relevo da Cuesta de Haedo (Figura 08) homoclinal dissimtrico com front voltado para leste, na qual o seu reverso mais suave recai em direo ao rio Uruguai.

i t : A f i i il f i i i l l. l t t S i , l

:I t t

il

t ti . f i

Cuest

f l i , t l , . E t t i t t

i il il i i t l S f l,

i il t i , il t . S i t

i S. t : l f i i

I l E t , Cuest . S t

t lit

t S

t l


e i ,

edo.

i i

t ,

P iP i i il

i i

l t it ,

intercalaes com rochas areniticas da Formao Botucatu. Os tipos de modelados caractersticos desse unidade so as coxilhas (baixas e altas) e os morros testemunhos de topo plano e convexo. As coxilhas altas so definidas por reas onduladas com altitudes que variam entre 160 a 240 metros. Estas formas de relevo ocupam principalmente a poro leste e sul-sudeste do municpio e corresponde a 1253,2 Km, represe ntando 38,6% do total (Figura 10 ).

Figura 10 - Coxilhas altas, 2007. Local: RS 60, Quatepe. Foto: Denise Peralta Lemes As coxilhas baixas so formadas por feies levemente onduladas, com declividade entre 5 a 8%, e altitudes que variam entre 120 a 160 metros. Essa unidade se distribui por quase todo o municpio, e ocupa uma rea de 1719,6 Km, ou seja, 53 % da rea total, (Figura 11 ).

Figura 11 - Coxilhas baixas, 2007. Local: RS 60, Passo da Guarda. Foto: Denise Peralta Lemes

Os morros (Figura 12) apresentam-se com declividade entre 15 a >25%, e altitudes superiores a 240 metros. Esta unidade ocupa uma rea de 47,3 Km, ou 1,5% da rea do municpio.

Figura 12 - Imagem de satlite mostrando o Cerro do Jarau municpio de Quara-RS. Fonte: Google Earth, 2008. Uma das principais feies geomorfolgicas marcantes deste setor o Cerro do Jarau (Figura 13), uma estrutura dmica situada cerca de 25 Km a noroeste do municpio.

Figura 13 - Cerro do Jarau, 2007.

Foto: Denise Peralta Lemes Segundo MRS (2002), nesta estrutura a poro central composta por arenitos fluviais que graduam externamente para arenitos elicos limitados, na sua parte norte, por uma crista de quartzo. Esta possuindo falha de centenas de metros de largura por aproximadamente 4 Km de extenso. Essa crista mostra uma forma de arco com alongamento principal para N 30 W e representa na poro norte, o contato com as rochas vulcnicas bsicas que circundam a estrutura. Assim, a feio geomorfolgica representada por esta crista foi interpretada como Estrutura Falhada Anelar do Jarau por Schuck et al. (1987), que identificou a formao da mesma por um processo cisalhamento frgil. Esta estrutura dmica constitui um grande obstculo para o curso do Arroio Garupa, e conforme Schuck et al. (1987) tem dificuldade de degrad -la o que provoca uma adaptao no seu traado, que passa a ter ento uma forma de arco envolvendo o denominado Domo da Boa Vista do Garupa, A sudeste da cidade, os principais responsveis pelo modelado do r elevo so os arroios Areal e Cati, que ocorrem sobre as rochas arenticas da Formao Botucatu. As formas encontradas no interflvio destes arroios so coxilhas associadas a um relevo degradado com diversos topos residuais de formas planas ou levemente abauladas (Figura 14).

Figura 14 - Formas de relevo prximas aos arroios Cati e Areal, 2007. Atravs do mapeamento geomorfolgico podemos concluir que o municpio de Quara no marcado por grandes elevaes, predominando as pequenas formas arredondadas chamada localmente de coxilhas.

Na carta topogrfica do municpio de Quara, Folha Topogrfica do Servio Geogrfico do Exrcito (1982), o ponto mais elevado corresponde o Cerro do Jarau com 308 m, localizado na poro norte -noroeste do 1 Distrito. No entanto, Simes (1993) afirma que o Cerro do Cardal, com aproximadamente 318m, seria o local de maior altitude do Municpio. No 1 Distrito encontram-se as reas mais baixas do municpio. Prximo ao Rio Quara (oeste), as altitudes no ultrapassam 100 m, e o relevo representado por plancies aluviais. Na poro norte -noroeste localiza-se o Cerro do Jarau, composto por uma serrania com onze cerros. Giudice (1961) destaca que o mais elevado est a 308m e o mais baixo a 280 m abrangendo uma rea de aproximadamente 10 Km de extenso. A rea abrangida pelo Cerro do Jarau caracteriza-se por apresentar diferenciao morfolgica em uma rea restrita, indicando diversidade litolgica e estrutural, que responde seletivamente aos processos erosivos (Lisboa, 1987). Na poro sul-sudeste, predominam as coxilhas altas destacando -se a Coxilha de Santa Helena com aproximadamente 19 Km de extenso, e alguns cerros com alturas significativas: Cerro do Salsal (244m), Cerro do Trinta (233m), Cerro dos Marcelinos (230m) e o Cerro do Chapu (225m). No 2 Subdistrito, as elevaes predominantes so suaves e arredondadas em forma de coxilhas baixas, onde a Coxilha de Japej, com aproximadamente 24 Km de extenso, destaca-se como o divisor de guas das sub -bacias do Arroio Garup e do Arroio Inhandu. J o 3 Subdistrito o mais destacado em elevaes e, consequentemente, o mais dissecado. Na sua poro norte encontramos o Cerro do Cardal com 272 m, o Cerro Grande 280 m, e o Cerro da Tuna com 260 m. Na poro sudeste encontra-se a Coxilha de So Manuel com 19 Km de extenso e ao sul a Coxilha de So Rafael, com 21 Km de extenso. O perfil (A - A) (Figura 15) demonstra as feies caractersticas e mapeadas no municpio; as plancies, coxilhas baixas e altas e os cerros.

Figura 15 Perfil das principais feies de relevo no municpio de Quarai. Org: Denise Peralta Lemes

Consideraes Finais E Recomendaes

A metodologia adotada possibilitou a classificar do relevo em diferentes compartimentos o que propiciou um melhor entendimento da paisagem ao ser hierarquizado em morfoestrutura, morfoescultura e unidades morfolgicas menores. Trabalhar com imagens em formato digital foi um dos pontos muito relevantes dentre os procedimentos operacionais, pois o te mpo para a confeco dos mapas foi reduzido de forma considervel, e os resultados alcanados mais precisos do que se fossem feitos com tcnicas manuais. Os aspectos do meio fsico podero ser levados para avaliao e possveis inventrios ambientais do municpio, contribuindo para as diversas etapas de um bom planejamento do ambiente, indicando as melhores alternativas para o uso e ocupao do espao local. Pelo fato do municpio de Quara ter sua ocupao, caracterizada por extensos campos de criao de gado, o crescimento das lavouras, necessita de um planejamento que vise o desenvolvimento sustentvel das atividades futuras e tambm o monitoramento das atividades em andamento, pois como foi destacado no estudo, muitas reas encontram -se visivelmente degradadas. Com o mapeamento geomorfolgico foi possvel fazer a caracterizao, a anlise e a cartografao das formas de relevo existente no municpio at o terceiro txon proposto por Ross (1992).

Assim, tambm buscou-se apresentar junto aos aspectos geomo rfolgicos, os demais elementos fundamentais para compreenso do relevo (clima, geologia, solo, hidrografia) propiciando assim uma maior inter -relao de suas estruturas.

Referncias Bibliogrficas

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. So Paulo: Edgard Blcher, 2 ed. 188p. 1980. GIUDICE, A. P. Cerro do Jarau. Quara: datilografado (palestra), 1961. IBGE. Folha SH.22 Porto Alegre e parte das Folhas SH.21 Uruguaiana e SI.22
Lagoa Mirim:

geologia, geomorfologia, pedologia, vegetao, uso potencial da

terra. Rio de Janeiro. IBGE, 1986. LISBOA, N. A; 1987. Reconhecimento Geolgico da Regio do Jarau, Quara, RS. In SIMPSIO SUL-BRASILEIRO DE GEOLOGIA, III, Curitiba. Anais ..., Curitiba v1: 319 332.1987 MRS estudos Ambientais Ltda. Gesto Integrada de Inundao na Bacia
Hidrogrfica do Rio Quarai/Cuareim (Brasil/Uruguai). Minuta, 2002.

ROSS, J.L.S. O Registro Cartogrfico dos Fatos Geomorfolgicos e a Questo


da Taxonomia do Relevo . Revista do Departamento de Geografia, 6, FFLCH/USP,

So Paulo, 17-29p.1992 ___________ Geomorfologia: ambiente e planejamento . So Paulo, Contexto, 1996. SARTORI, P. L. P.; PEREIRA FILHO, W. Morfologia do Rio Grande do Sul: tipos de modelados e formas de relevo. In SIMPSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FSICA APLICADA, IX., 2001, Recife. Anais ... Recife: UFPE. CFCM. DEPARTAMENTO DE CINCIAS GEOGRFICAS. P. 149 150. 2001 SIMES, D. Quara: Terras e guas. Quara: Grfica Esprito Santo, 1993. SCHUCK, M. T. G; LISBOA, N. A Identificao de padres estruturais no Grupo
So Bento, Quarai, RS, atravs da analise de imagens orbitais e sub -orbitais.

Pesquisas; Porto Alegre, n 20, p. 5 a 24, 1987.

Das könnte Ihnen auch gefallen