Sie sind auf Seite 1von 15

Deslizamentos de sentidos no processo de construo e ocupao da primeira cidade planejada do Brasil no sculo XX: Goinia-GO Mrcia Pel1 Resumo

Goinia foi a primeira cidade planejada do Brasil no sculo XX. A sua edificao era uma estratgia de poder que buscava, no mbito regional, articular as regies produtivas do Estado de Gois e, no mbito nacional, adequar o pas a um novo ritmo de produo capitalista, ou seja, era a investida do processo de expanso do modo de produo capitalista via modernizao do territrio. Para que esse projeto se viabilizasse, inmeros foram os recursos utilizados, desde acordos polticos, econmicos a campanhas publicitrias que tinham como objetivo difundir a necessidade de modernizao. Para isso, nada melhor que um plano urbanstico inovador que retratasse, por meio das curvas e traos, o avano, o crescimento e a insero do serto nos tempos modernos. O novo era o caminho. Essa tentativa de sobreposio de uma cultura sobre a outra gerou contradies, pois no se levou em conta que estas so inerentes ao sistema capitalista e, por isso, por mais que um plano de cidade seja minuciosamente elaborado e acordado poltica e economicamente, a sua ocupao ter a influncia dos diversos grupos sociais que iro integr-la, fato que acarretar deslizamentos de sentidos na forma e no contedo destas cidades. Palavras-chaves: Goinia-GO, cidade planejada, deslizamentos de sentidos.

Noes preliminares Goinia, a capital do estado de Gois, foi criada em 1933, situa-se na regio Centro Oeste do Brasil e a primeira cidade planejada do pas no sculo XX. A sua construo foi embasada no projeto desenvolvimentista e integracionista do Brasil e representou a materializao do contra-ataque do processo de expanso do modo de produo capitalista via modernizao do territrio. Sendo assim, a cidade j nasce com interesses e funes polticas e econmicas bastante definidas. Entretanto, como as contradies e complexidades so caractersticas do processo de desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo, o territrio goianiense, ao ser ocupado por diversos e diferentes grupos sociais, torna-se um territrio em disputa, fato que influenciou na produo e (re)produo do ideal de cidade propagada e pretendida.

Doutoranda do IESA/UFG, Professora do Curso de Graduao da UNIFAN, Presidente da ONG Cultura,cidade e arte, Tesoureira da

SBPC-Gois. marcia.pela@gmail.com

A cidade idealizada para ser modelo de progresso e prosperidade teve que acolher arquiteturas provincianas e prticas socioculturais que no condiziam com a modernidade almejada, ou seja, foi tecida na incongruncia da norma e da vida. Esses fatores, alm de contribuir para que a ocupao do territrio goianiense fosse marcada por disputas de poder entre os diversos grupos sociais que misturaram suas territorialidades na estrutura da cidade, imprimiram na paisagem goianiense, por meio de edificaes, formas e modos de vida diferentes do modelo de modernidade anunciada. Todavia, esta disputa foi desigual e contraditria, conforme as legendas a seguir indicam: a. A disputa pela hegemonia dos poderes intelectual, econmico, cultural e poltico entre a antiga oligarquia goiana e a elite idealizadora da nova capital se estabeleceu; b. As benesses pblicas e coletivas produzidas pelo trabalho social dos operrios foram desfrutadas, primordialmente, pelos grupos que se fixaram na parte legalizada da cidade; c. Os trabalhadores construtores, no desejados para habitar o espao planejado, foram preteridos da cidade oficial sendo relegados ilegalidade em assentamentos precrios e desprovidos de infraestrutura urbana (saneamento, gua encanada e tratada, luz, acessibilidade viria etc.) e, por conseguinte, no desfrutaram da produo das obras e servios resultantes dos seus trabalhos; d. A inconstncia das aes da elite dirigente para com os trabalhadores construtores era uma forte contradio, uma vez que, por mais que no os quisesse residindo na cidade, a fora de trabalho desses sujeitos era imprescindvel para a edificao da nova capital; e. A incoerncia entre os ideais de modernidade que embasaram o projeto de construo de Goinia e a essncia tradicionalista das prticas socioculturais dos grupos que a ocuparam foi uma importante caracterstica da tessitura socioespacial da nova capital goiana. Esses elementos refletiram na feio e no contedo da cidade fazendo com que o plano original da primeira capital planejada do Brasil no sculo XX sofresse, logo no incio de sua implantao, deslizamentos de sentidos. Mas como identificar estas alteraes na feio e no contedo do espao goianiense? Qual a

conexo entre os deslizamentos de sentidos e o cotidiano de vida dos sujeitos sociais? Uma das formas de responder a estas indagaes compreender o cotidiano de vida desses sujeitos sociais, pois nele que as relaes espao/tempo se materializam (CARLOS, 1996). sobre este assunto que se tratar no prximo subitem. Marcos espaciais: obras que desvelam a imaterialidade das vidas cotidianas O cotidiano o lcus onde so expressas no somente as experincias individuais de vida, mas os contextos das relaes que envolvem tanto os sujeitos como as coletividades e as instituies, em espaos e tempos determinados. O gegrafo Milton Santos (2004, p. 322) amplia essa viso, dizendo que o cotidiano representa os aspectos de um lugar, que compartilhado entre as mais diversas pessoas, firmas e instituies, em uma relao dialtica de cooperao e conflito, sendo essas as bases da vida comum. No caso do processo de construo de Goinia, os cotidianos de vida dos diferentes e diversos grupos sociais que ocuparam o Centro e a Vila Nova2 se revelam por meio da leitura das representaes espaciais territrios simblicos de disputas, de (re)existncia, de resistncia, de afetividades, de exerccio de poder e de (re)territorializao, aqui entendidos no como um mero acaso ou uma coisa dada, mas frutos das prticas socioculturais e das relaes polticoeconmicas que os sujeitos estabelecem entre si e entre eles e o mundo, ou seja, a partir da suas prprias experincias. Tais experincias, segundo Thompson (1998), proporcionam aos sujeitos desenvolverem e incorporar valores que no podem ser compreendidos apenas como uma imposio, mas como criao, subjetivao, ressignificao. Nos costumes e no cotidiano encontram-se frteis exemplos de resistncia e luta, e no somente nos fruns institucionais.
2 Os setores Central e Leste Vila Nova representam, respectivamente, o espao oficial planejado e o espao marginal no planejado no

processo de construo e ocupao inicial da Cidade de Goinia. Por meio da leitura das representaes espaciais e sociais de ambos buscou-se detectar os deslizamentos de sentidos no processo de construo e ocupao da cidade.

Estes argumentos nos possibilitam afirmar que os marcos espaciais esto intrinsecamente conectados ao cotidiano, uma vez que, ao ser edificados, alm de imprimirem na paisagem dos espaos urbanos a imaterialidade vivida e vivenciada pelos diferentes grupos sociais nos seus cotidianos, eles permitem, ainda, que essa imaterialidade seja reconhecida como parte integrante da cidade. Atravs de suas formas e contedos possvel identificar caractersticas que compem o espao urbano, como concentrao, diferenas socioculturais, segregao espacial, entre outras. Deste modo, a forma e o modo com que os objetos se materializam no espao urbano esto diretamente ligados ao contexto histrico, sociocultural e econmico dos sujeitos sociais que os construram, ou seja, os objetos sempre carregam valores simblicos materiais e imateriais; por isso, conforme nos lembra Santos (2004), tudo o que o ser humano faz tem sentido e produz informao. As construes das casas em estilo neocolonial e dos ranchos de palhas, que contradiziam com o estilo arquitetnico adotado pela elite construtora o Art Dec , demonstram as desigualdades socioeconmicas e as diferentes prticas socioculturais que existiram no processo de construo e ocupao socioespacial de Goinia. De um lado nota-se a influncia europeia, a resistncia mudana de valores e costumes, a tradio marcando territrio nas novas terras goianas, a cidade como lcus do poder econmico e poltico; do outro, a influncia do processo de colonizao portuguesa, traos da cultura indgena e sertaneja, a perseverana como possibilidade de vida, a resistncia como poder para poder ser e conquistar um lugar ao sol. Enfim, a histria e a espacialidade se revelam por essas moradas. importante ressaltar que tanto os operrios como os migrantes oriundos da cidade de Gois, antiga capital do estado, estavam disputando espao e poder e que as condies socioeconmicas contraditrias e desiguais visto que enquanto uns construam verdadeiros casares na rea nobre e regularizada da cidade outros construam ranchos de palhas em uma rea que sequer fazia parte do permetro urbano da cidade (na poca) revelam que a produo espacial se materializa no plano do cotidiano (CARLOS, 2006).

Dona E. migrante da antiga capital do estado de Gois, desde 1938 moradora inicialmente do Bairro Popular e, a partir de 1966, da Vila Nova ao relatar um estudo que fez sobre o referido bairro, reafirma a premissa de que as prticas socioculturais so indissoluvelmente ligadas s necessidades econmicas e, por conseguinte, incidem na feio e no contedo do territrio goianiense, conforme se percebe nesta declarao:
Ento, nesse estudo que a gente fez eles contaram que quando os baianos vieram de Correntina; ento eles foram acampando aqui na beira do crrego Botafogo porque sempre quando comea um bairro aonde tem gua. Tanto que tem tantas ruas com lotes enormes e outras como esse nosso aqui, que so pequenos. [...] Aqui os moradores foram cada um dividindo o seu lote de acordo com a, como se diz, conforme o costume que eles tinha l na sua terra, em Correntina e em outros locais [...] E tambm a facilidade que eles acharam que iam ter pra fazer uma pequena horta, essas coisas. Ento cada um foi se apropriando de um pedao de terreno. (Dona E.,2008).

Esta forma de apropriao e ocupao espontnea por isso no planejada oficialmente do Setor Leste Vila Nova nos permite fazer uma comparao de Goinia com as cidades que surgiram no estado de Gois durante o perodo colonial, como Gois, Pirenpolis e Pilar de Gois, onde as diferenas socioculturais e desigualdades econmicas entre o espao do poder oficial e o espao marginal eram demarcadas por um rio, sobre o qual passava uma ponte que ora unia a cidade, ora a dividia. Desse modo, certifica-se que no h planejamento linear que resista ao movimento cotidiano da vida, uma vez que a cidade, ao se tornar lcus das atividades econmicas, polticas, sociais e culturais, passa a ser uma aspirao de todos, o que gera contradies e disputa de territrio. Em Goinia no foi diferente. Tanto os trabalhadores construtores, preteridos do espao planejado, como a antiga elite goiana, preteridos do poder hegemnico oficial, fixaram-se na cidade alterando a feio e o contedo do plano inicial estabelecido pela elite idealizadora.

A ilustrao 1 retrata estas transformaes por meio da representao dos marcos espaciais, erguidos entre as dcadas 1930 e 1950, dos setores Central e Leste Vila Nova:

Ilustrao 1: Marcos Espaciais do Centro e da Vila Nova (1930-1950), Goinia/GO Fonte: Concepo: Mrcia Pel Elaborao: Elaine Barbosa, 2008.

Ao interpretar a ilustrao 1 nota-se uma cidade tecida na norma e na vida. As discrepncias entre os marcos espaciais do espao planejado e do espao no planejado comprovam isso. De um lado o Setor Central com a sua arquitetura modernizante e traados inspirados nas cidades Versailles, Karlsruhe e Washington que abriga a sede do Governo Estadual, as casas em estilos art dec e neocolonial, renomadas escolas pblicas e particulares, cine teatro, sorveterias e clubes, todos eles marcos espaciais que simbolizam o poder oficial institudo, a monumentalidade pretendida na construo de Goinia e fazem parte da memria coletiva da cidade.

Do outro o Setor Leste Vila Nova, de ruas pequenas e traados simples que acolhem as moradas singelas, o puxa-faca, a Igreja Catlica Corao de Jesus, a liga dos Amigos da Vila Nova, o campinho de futebol em que treinava o time do Vila Nova, tambm marcos espaciais que sem qualquer monumentalidade revelam que Goinia tambm foi ocupada e construda margem do poder oficial. No cotidiano de vida descrito pelos moradores daquela poca que residiam na Vila Nova e no Centro pode-se perceber essas contradies, conforme demonstram os relatos de duas migrantes. O primeiro de Dona. V., filha de migrantes nordestinos, nascida em Goinia em 1939 e moradora da Vila Nova entre as dcadas 1940 e 1960:
O rio Botafogo tinha um tal de puxa-faca, era perigosssimo. Casa de tolerncia, n. Ali perto do posto Montenegro, ali que era o prostbulo, o puxa-faca. Ali, a gente passava para ir pro colgio. Olha, pensa bem: eu morava na Vila Nova e tinha que estudar sabe aonde? No Grupo 3 Modelo , onde o Jquei Clube. Era uma ponte area, mas depois foi evoluindo, evoluindo... Foi aparecendo candidatos e polticos que comearam a interessar; foi aonde em 1948 fundaram a liga da Vila 4 Nova; ento, foi aonde meu pai foi o primeiro presidente da Liga dos Amigos da Vila Nova. (Dona V., 2008).

O segundo de Dona. A., nascida em Leopoldo de Bulhes e filha de migrantes rabes, residente no Centro de Goinia desde 1942:
Eu vim em 1942 com quatro anos de idade e hoje estou com 70 anos. Vi a cidade crescer. Viemos do interior, de Leopoldo Bulhes.[...] A Anhanguera era a principal avenida da cidade, tinha comrcio onde meu pai tinha um armazm e a vida era muito boa, muito calma...a gente andava de bicicleta para todo lado, tinha muita amizade...e o cinema, ia muito para o cinema. Me lembro que a cidade era muito pequena e hoje cresceu bastante.[...] Tinha asfalto s aqui no centro. Eu morava em uma casa, na Avenida Anhanguera, em frente ao Palcio de madeira provisrio, nas imediaes do crrego Botafogo, e da ponte para l no tinha asfalto, s foi asfaltado vrios anos depois. (Dona A., 2008).

As vozes das pioneiras, ao relatar os seus cotidianos, demonstram memrias de vidas bastantes distintas umas das outras, mas que tm em comum o mesmo perodo histrico e a mesma cidade. Portanto, afinam-se com o conceito
3 4
em Goinia. O Grupo Modelo ficava no Setor Central, a aproximadamente quatro quilmetros de sua residncia. O pai de Dona V. o lendrio Boa Ventura Moreira de Andrade, migrante baiano e pedreiro que se elegeu vereador por cinco legislaturas

cunhado por Halbwachs (2006) de que as memrias individuais e coletivas so construdas a partir das relaes sociais, simblicas ou polticas entre os sujeitos e deles com o mundo em que vivem e, por isso, no h memria desvinculada do tempo e do espao. No dia a dia de vida de Dona V. faziam parte a proximidade com a prostituio e com a luta por melhores condies de vida a partir da Liga dos Amigos da Vila Nova e a longa e diria caminhada para poder estudar, enfim, uma realidade ainda longe das prosperidades e da modernidade anunciadas na construo da cidade. J o cotidiano de vida de Dona A. estava mais prximo da modernidade pretendida em Goinia: morava em uma casa em estilo art dec situada em uma das principais avenidas da cidade e desfrutava do cinema, das boas amizades e das ruas asfaltadas, onde a bicicleta deslizava tranquilamente. Entretanto, apesar das diferenas socioculturais e econmicas, ambas fizeram de Goinia a sua morada construindo suas histrias de vida conjuntamente com a histria da cidade. Dona V. e Dona A., como tantos outros, so filhas de migrantes que se (re)territorializaram em Goinia e que no cotidiano de suas vidas estabeleceram relaes socioculturais que se entrecruzaram e refletiram no territrio goianiense em forma de paisagens, como casas, ruas, associaes, comrcios e tantos outros objetos que alteraram a materialidade e imaterialidade desejadas no plano original. Tal conjectura condiz com a cena evidenciada pelos marcos espaciais e, portanto, mostra-nos que a cidade planejada e idealizada sob a gide da modernidade e com o desgnio de cidade-sujeito submergiu no turbilho das diferentes prticas socioculturais, necessidades, interesses e desejos dos diversos grupos que a ocuparam, fato que resultou em deslizamentos de sentidos5, na feio e no contedo do espao urbano goianiense.

O termo deslocamento de sentidos foi cunhado por Barthes (2001) no seu livro A aventura semiolgica para explicar os diferentes usos da

relao simblica entre o objeto e um significado. O uso publicitrio do objeto um exemplo concreto deste recurso, pois quando se representa uma cerveja no essencialmente a cerveja que constitui a mensagem, o fato de ela estar gelada: h neste caso deslocamento. o que poderia chamar de deslocamento no mais metafrico, mas por metonmia, isto , por deslizamentos de sentido.

Entender esse processo conseguir enxergar que as cidades planejadas, transformadas e (re)adaptadas conforme as necessidades e interesses de cada perodo so mais do que um plano original ou amontoados de tijolos, concretos, marketing, fluxos de carros e pedestres. Elas representam e carregam as prticas socioculturais, a histria da vida, os modos de produo e a espacialidade de diferentes e diversas pocas que esto cravadas e esculpidas na paisagem.

Deslizamento de sentidos no plano original de Goinia

A maioria dos trabalhos que investigaram a estrutura socioespacial de Goinia demonstra que a fora da prtica social e o vnculo de Goinia com a economia e com a cultura do estado de Gois foi maior que a capacidade poltica de seus gestores de manter os signos urbansticos do plano original. Chaveiro (2001) sintetiza esse processo afirmando que a histria da estruturao espacial de Goinia coincidente com a histria da desconstruo do plano. Embora diz o autor o plano tenha sido desconstrudo, ele no foi extinto, pois h em vrios espaos da cidade vestgios, marcas ou aes em que os signos originais se encontram presentes. Ora, essa dialtica a afirmao dos signos urbansticos do plano e a sua negao pela prtica sociocultural costurada por um deslizamento de sentido. Cabe, pois, indagar: quais foram os vetores sociais, econmicos e culturais que empreenderam o deslizamento? Descobrir esses vetores crucial para que se compreenda a especificidade de Goinia. A seguir, destacam-se algumas balizas tericas que municiaro a explicao dos processos deslizantes. O primeiro diz respeito realidade do estado de Gois no perodo em que Goinia foi planejada e construda. Observa-se que, alm de a construo da cidade cumprir um interesse externo, isto , de servir s intenes estratgicas do Estado Novo getulista em desenvolver o pas em direo ao serto, a gerncia poltica local era comandada pela oligarquia agrria vinculada diretamente ao ethos do coronelismo goiano.

Em um testemunho de um antigo morador da cidade, Seu G.6, a assero confirmada. Ao contar a retaliao poltica praticada por Pedro Ludovico7 a trs jornalistas do Jornal do Povo, que faziam oposio ao governo, v-se o veredicto do timbre coronelista das estratgias do poder oficial:
Tinha um senhor que estava fazendo a barba e cortando o cabelo, e nessa altura que ele estava fazendo a barba e cortando o cabelo a luz acabou e ele foi colocando a mquina, no vai dar pra terminar no. E a comunicaram o Pedro Arantes [Diretor do Departamento de Energia Eltrica], que foi l na energia e deu bronca l e fez a energia voltar, funcionar de novo. A o jornalista descobriu que naquele tempo era Haroldo Gurgel que era o Diretor do Jornal do Povo [...] A eles escreveram um trechinho: O homem voltou e deu a luz.[...]. Ele queimou com aquilo. Pedro Arantes, da famlia dos Arantes l de Rio Verde, que eram muito ligado ao Pedro Ludovico. Pedro Ludovico tinha na poca 80 homens, que eles chamavam na poca de jagunos [...] era s gritar e eles tava de cima, pra matar. A o Pedro Arantes foi persegui-lo por causa dessa palavra: ele voltou e deu a luz. [...] Por causa disso ele perseguiu os quatro. O Z Carneiro j havia sado do bar, ficou o Antnio, o Joo e o Haroldo Gurgel. A ento, cerca aqui, cerca ali, cerca acol, 8 foi em um bar onde era o BEG e hoje o antigo Ita, ali funcionava um bar muito grande. O dono do bar tentou esconder o Joo, o Antnio e o Haroldo e os jagunos procurando eles pra matar. Foi nessa hora, quando eles saram pra rodear e ir pra sala do jornal pegaram eles e atiraram. Atirou no Haroldo, atirou no Joo e atirou no Antnio. Matou o Haroldo Gurgel, o Joo e o Antnio ficou gravemente ferido. Escaparam...mas o Haroldo foi morto.(Seu G., 2004).

Alm do modo poltico baseado na modalidade do coronelismo, unindo cordialidade, mandonismo, patrimonialismo, carisma e fora, a economia goiana era praticamente toda agrria e ligada tradio sertaneja. Por isso, os bens industriais e de servios eram trazidos de So Paulo, o que no permitia a horizontalizao de uma cultura urbana na cidade no incio de sua histria, conforme percebe-se no relato de Seu A.:
No tinha supermercado, porque era novo. Voc comprava no armazm. Pra voc ver uma coisa, sempre comprava em So Paulo, vinha de reembolso. Uma vez eu trouxe de Belo Horizonte um quilo de prato, prato de lata. Ento, a vida no era fcil em Goinia, em Gois, n. A cidade mais importante de Gois no ramo comercial, atacadista, cerealista era

6
7 estado.

Entrevista concedida Eleuzenira Maria Menezes e Janete Romano Fontanezi em 24 de maro de 2004 e gentilmente cedida autora. Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado Interventor Federal de Gois de 1930 a 1945 e foi responsvel pela construo da nova capital do

A sigla BEG refere-se ao extinto Banco do Estado de Gois.

Anpolis. Muitas vezes eu ia a Anpolis com meu cunhado. Chegava l, comprava arroz, feijo. Fazia negcio l em Anpolis. (Seu A., 2008).

O vnculo da cidade era, ento, com a economia rural e com os signos da fazenda goiana. Ainda que houvesse migrantes de outras unidades da federao e de origem europeia e asitica, os costumes, os hbitos, o modo de vida e os smbolos que amparavam o processo de apropriao do espao alimentavam uma prtica sociocultural emanada do mundo rural goiano. Assim confirma Dona E. ao narrar a vida nos primrdios da cidade:
Sempre o incio de um bairro, de uma vila qualquer de uma cidade, tem a igreja, n? Constri a igreja, a praa a igreja e mercado que o local de encontro, n? E aqui na Vila Nova, no foi diferente, ento... Primeiro aqui na beira do crrego Botafogo algumas residncias, depois que fizeram a igrejinha, igreja catlica e o mercado e as pessoas moravam. Aqui foi construda na beira do rio uma lavanderia pblica que as mulheres iam lavar roupa, no crrego Botafogo. Aqui do lado de c do Mutirama tinha os tanque e as pessoas lavavam a roupa l, punham pra secar ou traziam pra secar em seus quintais, n? E havia o mercado, os aougue, o pessoal... Foi cada um construindo o seu pequeno comrcio a, n? Depois foi evoluindo: aqui na rodoviria vinha um nibus que chamava expresso Badeco. A rodoviria deles era aqui na casa do seu Raimundo Sales. Ele era baiano de Correntina tambm. (Dona E., 2008).

No relato de Dona E. percebe-se que os espaos de lazer, escolar, de convivncia, poltico e de abastecimento do setor se concentravam nas imediaes da sede da Igreja Catlica Sagrado Corao de Jesus, inaugurada em 1940. Foi no cotidiano de vida destes migrantes, amparados pelo poder religioso, que surgiram as organizaes polticas (a liga dos Amigos da Vila Nova, em 1948) e socioculturais (o time de futebol Vila Nova Esporte Clube, em 1946) que se expandiram e penetraram na cidade legal. Tal fato corrobora com o argumento das reminiscncias da economia rural e dos signos da fazenda, visto que o processo socioespacial da construo e ocupao do Setor Leste Vila Nova evidencia traos caractersticos do Brasil colonial e rural, onde as vilas eram erguidas, quase que espontaneamente, para dar suporte explorao das riquezas que poderiam ser extradas daquela regio

(ouro, pau-brasil, caf etc.), enquanto o papel do poder oficial fora ocupado pela Igreja Catlica. No entanto, no so apenas nas questes organizacionais e polticas que se evidenciam os signos rurais e tradicionais; estes traos tambm podem ser percebidos no modo e na forma que os moradores do Centro e da Vila Nova se divertiam, enamoravam e brincavam. No Vai-e-vem9, que era uma das formas de entretenimento dos jovens da poca, tambm notam-se traos de prticas socioculturais interioranas ou da tradio rural, visto que a sua principal finalidade, a de proporcionar encontros entre as moas e os rapazes que residiam na nova capital, similar aos passeios juvenis praticados nas praas dos coretos ou nas festas juninas, religiosas e familiares. Dona A. (2008) refora este argumento ao dizer que
o Vai-e-vem era onde as moas e os rapazes se encontravam. Os moos ficavam em p nas caladas e as moas ficavam fazendo o Vai-evem. Ali surgiram muitos namoros, muitos casamentos a partir da, porque era o nosso costume e o nosso passeio. Acontecia quase todos os dias, de noite.

Contudo, apesar deste evento fazer parte do cotidiano da vida dos moradores do Centro e da Vila Nova, ele acontecia em espaos urbanos distintos, fato que evidencia que as contradies e desigualdades espaciais, econmicas e, at, polticas tambm so (re)produzidas ou reforadas por meio das prticas socioculturais. A afirmao ilustrada com as narrativas das pioneiras de Goinia. Dona V.(2008), antiga moradora da Vila Nova, ao rememorar como se divertia nos tempos de juventude, diz: l na Vila Nova tinha a 4 Avenida, tem at hoje a 4 Avenida, l tinha um Vai-e-vem da Amplificadora Santa Maria, eita, era l que namorava. L quebrava o pau, menina". Estas lembranas so complementadas pelas memrias de vida de Dona C.(2008), que participou conjuntamente com Dona V da entrevista e foi sua vizinha entre as dcadas de
9
Este nome est diretamente ligado forma que estes encontros aconteciam. Segundo a explicao dos entrevistados, o Vai-e-vem

normalmente ocorria em uma avenida e/ou praa onde os homens ficavam do lado de fora tipo um cordo - enquanto as mulheres desfilavam para cima e para baixo, at encontrar um enamorado. Quando isso ocorria, a mulher deixava de fazer o Vai e Vem e saia, conjuntamente com seu par, para fora do cordo.

1940 a 1970: punha msica e dedicava o namorado s namoradas. [...] E ficava o Vai-e-vem, moa e rapaz, pra cima e pra baixo, n, naquela avenida. J no relato de Dona E., moradora do Setor Central na dcada de 1940, observa-se a mesma prtica, mas realizada de forma e em cenrio completamente diferentes:
Ah, era l na Avenida Gois, a gente chamava de Vai-e-vem. Ali na Avenida Gois, entre a rua 3 e a Praa do Bandeirante. A gente ia todo domingo noite, a gente fazia um trajeto l: ficava as moa andando por dentro e os rapazes parados por fora. Ento quando voc arrumava um namorado ele ficava andando com voc por dentro ou ento a gente ficava por fora dos outros rapazes... Tinha a Doceria Bandeirante que era um bar muito chique: vendia sorvete, essas coisas... quando a gente tava com uns trocadinho a gente sentava l, tomava um sorvete. (Dona E., 2008).

As memrias singelas dos ureos tempos de juventude dessas trs pioneiras goianienses proporcionam inmeras interpretaes; contudo, as diferentes formas de organizao e os cenrios em que eram realizados os Vai-evem so as caractersticas que mais interessam, uma vez que Dona E. revela que no Setor Central o evento acontecia nas principais avenidas da cidade, prximo sede do poder oficial e de uma maneira to organizada que chegava a reproduzir as normas estabelecidas pela paisagem. Esta condio no se repetia na Vila Nova. Conforme os relatos de Dona V. e Dona C., o Vai-e-vem acontecia na 4 Avenida, de maneira bastante descontrada (msica e forr), em uma rua que ainda no era nem asfaltada e ficava nas imediaes da Igreja Bom Jesus (o poder oficial daquele setor), reproduzindo, assim, a forma espontnea de ocupao da Vila Nova. Entretanto, esse cheiro de terra seria, em pouco tempo, desfrutado pela ordem liberal que se apropria do solo urbano. Por isso, outro fator de deslizamento do plano foi a prpria noo capitalista de uso do solo urbano que, em um primeiro momento, mesmo tendo o Estado como o principal negociador do processo de uso e concesso dos lotes, provocou a segregao espacial e, por conseguinte,

assentamentos ilegais na regio leste da cidade10 que geraram paisagens destoantes principalmente dos planos arquitetnicos e de ocupao idealizados11 para a nova capital goiana. Vale observar que este processo no foi tranquilo. Isto porque a materializao destes assentamentos escancarava o contedo ideolgico e os interesses econmicos e polticos que a elite idealizadora de Goinia tinha em torno da construo da cidade moderna no serto, visto que colocava por gua abaixo a idia da cidade-sujeito que, por si s, gera desenvolvimento e civilizao para todos. O que se evidenciava eram os conflitos e contradies inerentes ao sistema de produo capitalista se reproduzindo no territrio goianiense. guisa da concluso Os vetores acima citados contribuem para a compreenso acerca dos deslizamentos de sentidos que h em qualquer conduta relativa ao que se planeja e ao que se realiza. No caso especfico de Goinia, a norma foi deslizada e conflitada pela vida, uma vez que a ao dos pioneiros da elite da antiga capital, dos migrantes pobres que vieram para construir a cidade, dos camponeses goianos que viram na nova capital uma forma de criar estatutos de vida melhores para a sua famlia e seus filhos seria uma imponncia aberta da vida se fazendo cultura no espao, diante do imperativo e da fora do plano. Desta feita, a forma e o modo que foram se constituindo os setores Vila Nova e Central nas primeiras dcadas da edificao de Goinia proporcionaram um estudo de caso do que vem a ser a materializao do processo de desenvolvimento desigual e combinado adotado pela elite modernizadora que, para garantir seus interesses de hegemonia interna, buscou se sobrepor s oligarquias familiares consideradas mais atrasadas e impulsionou o avano do modo de produo capitalista via modernizao do territrio por sobre uma estrutura social arcaica baseada em relaes de desigualdade e dominao
10 11
Esta rea era, conforme o projeto arquitetnico inicial, um espao pblico que seria destinado aos mdulos de chcaras de 40.000 m. (SEPLAN, 2008). Para aprofundar este assunto sugere-se a leitura do livro Goinia: uma modernidade possvel, de Alexandre Ribeiro Gonalves (2003).

herdadas do Brasil colonial, acentuando, ainda mais, as contradies e disparidades socioeconmicas. Contudo, no foram apenas as questes ligadas ao capital que definiram as relaes socioespaciais vivenciadas na construo de Goinia. Outras condutas igualmente costuravam deslizamentos e conflitos entre norma e vida que puderam ser enxergados no cotidiano dos moradores da Vila Nova como espao praticado e vivenciado pelos fora do poder e no uso do espao do Setor Central. A vida, com as suas armas secretas e inviolveis como a bagagem sociocultural trazida pelos migrantes, os signos da fazenda goiana, as necessidades de (re)existncia e de poder, o desejo de (re)territorializao, a potncia da inventividade, o arroubo da juventude, a ginga do futebol de rua, a vontade de festejar e de ritualizar as suas crenas consagrou no cotidiano de Goinia a sua marca e a sua presena, tecendo o espao como vivncia coletiva. REFERNCIAS BARTHES, R. A Aventura Semiolgica. Traduo de Mario Laranjeira. So Paulo: Martins Fontes, 2001. CARLOS, A.F. A. O lugar no/do mundo. So Paulo: Hucitec, 1996. CHAVEIRO, E. F. Goinia: uma metrpole em travessia. 2001. 321 f. Tese. (Doutorado em Geografia Humana) Departamento de Geografia, USP, So Paulo, 2001. ESTEVAM, L. Tempo da transformao: estrutura e dinmica econmica de Gois. Goinia: Ed. da UCG, 2004. FIGUEIREDO, P.A. Variaes em torno de Goinia. In: Revista Oeste. Goinia: Agepel, 2001, 220-221 p. CD. FILHO, M.F.L.; MACHADO, L. A. (Org.). Formas e tempos de cidade. Goinia: Cnone Editoria; Ed. UCG, 2007. HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. SANTOS, M. Pensando o espao do homem. 5 ed. So Paulo: Edusp, 2004. THOMPSON, P. Costumes em Comum. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen