Sie sind auf Seite 1von 16

ARTIGO PARA: VIII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA UFPE RECIFE NOV/2003 REVISTA COLEO DE IDIAS UNEB SANTO

NTO ANTNIO DE JESUS VOL. 02 N 03 JUL/DEZ 2004

MODOS E PROCESSOS DE PRODUO E APROPRIAO DO ESPAO DA AVENIDA DEPUTADA FEDERAL CECI CUNHA EM ARAPIRACA (AL)

Introduo Este trabalho resulta de parte do contedo do Relatrio Cientfico intitulado: Uma avenida, diversas prticas espaciais: modos de apropriao e uso do espao da via Deputada Ceci Cunha em Arapiraca AL. O referido estudo foi financiado pela Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), realizado no perodo de abril de 2005 a maro de 2006. O incio do processo de implantao da Avenida Deputada Federal Ceci Cunha tambm conhecida como Avenida do Futuro , na atual parte leste da cidade, se reporta ao final da dcada de 1960, momento no qual esta poro integrava a rea rural do municpio arapiraquense. Esta interveno do poder pblico possibilitar a insero de outras prticas e processos espaciais, nos atuais 1.738 metros de extenso da avenida e seu entorno , vislumbrando-se, paulatinamente, a passagem de atividades rurais para urbanas. O municpio de Arapiraca encontra-se localizado na sub-regio Agreste do estado alagoano e ocupa, depois da capital, a segunda posio nessa Unidade da Federao, em termos de quantitativo demogrfico. Este fenmeno decorrente da insero de atividades econmicas no municpio que promoveu, atravs dos anos, significativas mudanas no ncleo urbano, inclusive resultando em sua expanso fsica.

3 Com a consolidao da via, observa-se uma incessante fixao de residncias luxuosas em detrimento de alguns lotes que ainda se destinam atividade agrcola , estabelecimentos comerciais e de servios e atividades fsicas de pessoas que disputam o uso da via com os veculos motorizados. Para refletir acerca do objeto de investigao, no tocante produo e apropriao do espao em questo, buscou-se utilizar o conceito de espao social, legado por Lefbvre (2000), com vistas a encontrar as particularidades que discernem os trs nveis de anlise do real: o percebido, o vivido e o concebido. As contribuies de outros autores tambm fizeram parte desse momento. Seabra (1996, p.9), ao discutir o pensamento de Henri Lefbvre e a geografia e mais precisamente sobre a produo do espao, destaca que:
Abre-se assim o pensamento para a formulao de uma teoria unitria do espao que sintetiza o natural (quadro fsico), o mental (os espaos de representao e ou representaes do espao) e o social, com a prtica correspondente, vista j, como prtica espacial. Formula-se assim, o conceito de espao social. Para operar com ele preciso ir discernindo trs nveis do real: o percebido, o vivido e o concebido, em cuja assincronia se apreciariam confrontos e conflitos, o movimento do devir. (grifos da autora).

Neste sentido, ao tratar acerca de sujeitos polticos e territorialidades urbanas Trindade Jnior (1999, p.154) enfatiza esses trs nveis de anlise do real, contribuindo para uma aproximao do conhecimento desses termos. Para tanto, ele coloca que:
A prtica espacial o espao percebido e corresponde materializao das formas construdas, envolvendo uma reunio de usos distintos. A representao do espao o espao concebido, representaes mentais ligadas, principalmente, ao saber e ao poder. Em geral, expressa smbolos e imagens que definem a vida pragmtica, como aqueles concebidos pelos planejadores, urbanistas e tecnocratas. O espao da representao o espao vivido, que relaciona a prtica cotidiana dos sujeitos, prtica esta repleta de significados e que contm a dimenso do irracional, das emoes, do subterrneo, das obras e dos smbolos, recobertos de cdigos, linguagens e resduos. (grifo nosso).

Portanto, a utilizao desse conceito de espao social, durante a execuo da pesquisa, traduziu-se em um esforo de seguir uma trilha que permitisse uma interpretao do objeto emprico. Tambm foram utilizados mtodos de procedimento como o histrico, o estatstico e o cartogrfico, com a finalidade de obter os dados

4 indispensveis elaborao do relatrio, resultando em tabela, quadros, grficos e mapas temticos. As tcnicas de coleta de informaes e o levantamento de dados compreenderam a pesquisa documental e bibliogrfica. A pesquisa de campo abrangeu a aplicao de formulrios envolvendo residncias, estabelecimentos comerciais e de servios localizados na avenida. Tambm foram contatadas pessoas que utilizavam a via, por meio da atividade fsica. Ainda foram realizadas, entrevistas com representantes do poder pblico local arapiraquense e um proprietrio de lotes. A pesquisa procurou responder a seguinte questo: em que medida se estabelecem as contradies do espao, mediante o valor de uso e o valor de troca, na Avenida Deputada Federal Ceci Cunha? Para responder questo, inicialmente, foi abordado o processo de produo do espao alagoano e a questo campo-cidade. Em segundo lugar, buscou-se destacar a constituio da cidade arapiraquense e sua expanso no setor leste com a implantao da Avenida Deputada Federal Ceci Cunha. Finalmente, foram destacados modos e processos de produo e apropriao do espao no eixo da via e os fundamentos das contradies do espao. O objetivo deste trabalho oportunizar o conhecimento de modos e processos de produo e apropriao da via, obtido durante a elaborao do Relatrio Cientfico, no tocante s contradies do espao. Para tanto, so enfatizados, sobretudo, os dados contidos no terceiro item desse documento, conforme exposto no pargrafo anterior. Este trabalho encontra-se dividido em trs partes. Inicialmente, aborda-se o surgimento da cidade de Arapiraca (AL) e os fundamentos de sua expanso fsica. Em segundo lugar destaca-se o processo de implantao da Avenida do Futuro. Em seguida, so enfatizadas as caractersticas atuais da Avenida Deputada Federal Ceci Cunha. O surgimento da cidade de Arapiraca (AL) e os fundamentos de sua expanso fsica A cidade de Arapiraca a sede do municpio homnimo que se encontra localizado na Mesorregio Agreste Alagoano. Ela apresenta uma populao urbana de 152.354 habitantes, e uma taxa de urbanizao de 81,71% (IBGE, 2000). Em 1960, 1970 e 1980, a populao urbana do municpio era, respectivamente, de 21.952, 47.720 e 90.276, conforme Barbosa (1982).

5 A constituio do ncleo urbano arapiraquense deu-se no territrio polticoadministrativo de Limoeiro de Anadia. Sua histria est vinculada ao processo de tomada de posse de uma propriedade, em 1848 (CMARA, 2005), pertencente ao sogro daquele que considerado o fundador da cidade, Sr. Manoel Andr Correia dos Santos. Essa propriedade, provavelmente, compreendia toda a extenso do permetro urbano atual. A implantao de determinados objetos geogrficos a partir daquele estabelecimento agrcola que coube ao Sr. Manoel Andr, traduzia-se na incipiente conformao do ncleo urbano arapiraquense, no atendimento demanda da populao que, aos poucos, se instalava na propriedade. Assim, surgia o povoado de Arapiraca, inclusive contando com um quantitativo de migrantes que se dirigiu ao povoado, em 1877, devido estiagem observada no serto alagoano, nesse perodo. Em 1884, verifica-se a criao da feira livre de Arapiraca promovendo a movimentao de trocas comerciais no povoado (ARAPIRACA, 2006). Em 1892, d-se a construo do Aude do Governo com o objetivo de abastecimento de gua para atender s necessidades do povoado. Este, transformado em distrito no mesmo ano da construo do aude, tinha, na agricultura, sua principal fonte de renda, destacando-se, a, o cultivo da mandioca que se destinava produo de farinha. A cultura do fumo foi introduzida no municpio de Arapiraca, em 1890. Mais tarde a atividade fumageira ter um destaque na atividade econmica do municpio, a ponto de Andrade (1998), ao enfatizar as regies fumicultoras, apont-la como aquela mais intensa, ocupando, ento, a superfcie mais ampla no Brasil. Portanto, na dcada de 1920 que a produo do fumo passa a apresentar um papel importante no cenrio econmico do distrito que se emancipar, politicamente, de Limoeiro de Anadia, em 1924. Nesse perodo, o ncleo urbano de Arapiraca apresentava uma dimenso fsica inexpressiva e acentuados aspectos de ruralidade. Na segunda metade da dcada de 1940, a produo de fumo passa a atender aos anseios do mercado externo, em detrimento das culturas de subsistncia, permitindo a insero de empresas internacionais de beneficiamento do produto, a partir de 1950. Este fato ter rebatimento nas relaes de produo provocando transformaes no campo e, conseqentemente, estimulando um fluxo migratrio de populao rural para a

6 cidade de Arapiraca que, juntamente com o crescimento vegetativo, intensificar sua expanso fsica (BARBOSA, 1982). Deste modo, pode-se inferir que o relativo dinamismo que a cidade de Arapiraca incorporou, por meio das atividades econmicas introduzidas no territrio, ao longo de seu processo histrico, sobretudo no que diz respeito produo do fumo, contribuiu para a atrao de uma populao que demandaria espao para se localizar na cidade. neste contexto de expanso fsica da cidade que se d o processo da implantao da Avenida do Futuro sobre uma rea de propriedades, at ento rurais, mas que se encontrava contgua ao ncleo urbano.

O processo de implantao da Avenida do Futuro As diversas propriedades rurais existentes na rea, anteriores implantao da via, indicavam um processo de fragmentao de antigos estabelecimentos rurais. A intensificao desse fenmeno dar-se- quando da transformao de rea rural em urbana com o aparecimento de numerosos lotes para a fixao de unidades residenciais, mesmo havendo uma ascenso da produo fumageira no municpio, nesse perodo, conforme destacado no trabalho de Nardi (2004). Provavelmente, a poltica do ento governador, Sr. Lamenha Filho, no tocante ao desenvolvimento do setor rodovirio da regio de Arapiraca, no contexto do Estado desenvolvimentista, tenha estimulado a prtica espacial de alguns proprietrios fundirios, ao estimularem a interveno do poder pblico local quanto abertura de uma via que, no futuro, estaria conectada rodovia AL-220. Esta, mais a AL-110, estavam contempladas pela ingerncia do governador, no primeiro semestre de 1968. Nesse perodo, o governador visitou Arapiraca com o objetivo de, juntamente com os engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem, observar aspectos tcnicos das frentes de trabalho, desenvolvidas no setor rodovirio da regio (GOVERNADOR, 1968). Durante a realizao da pesquisa, observou-se que a aquisio de terras nessa rea dava-se por processo de compra e venda e, devido ao valor da comercializao dos estabelecimentos rurais, a acessibilidade tornava-se possvel at para famlias que no detinham alto poder aquisitivo. A instalao dessas famlias nessa poro da rea rural do municpio arapiraquense permitia a ocorrncia de relaes sociais familiares, econmicas etc., no

7 tocante ao trabalho com a terra. Cultivava-se, alm de outros produtos, a mandioca para a produo de farinha com o intuito de comercializ-la na feira de Arapiraca. Algumas famlias tentaram investir no cultivo do fumo, mas, devido a dificuldades, sentiam-se estimulados ao cultivo de subsistncia. Na verdade, para esses trabalhadores da terra, a obteno de renda no estava atrelada reproduo do capital. Pode-se tambm refletir acerca das relaes sociais estabelecidas entre as famlias e o ritmo de vida que levavam, ao produzirem sua existncia, seu espao. Portanto, a solidariedade entre os vizinhos, a espera pela chuva, o trabalho sob o sol, a colheita, a esperana de obteno de sucessos na comercializao para o sustento de cada famlia etc. expresso do mundo no qual esses trabalhadores estavam inseridos , eram atividades que faziam parte de seu modo de vida, correspondendo ao espao vivido (espao da representao). Ao se instalarem na rea, provavelmente as famlias levavam em considerao a fertilidade do solo, a umidade, a proximidade com a cidade, dentre outros atributos necessrios s suas prticas, a fim de realizarem seus projetos de vida. A prtica espacial (espao percebido) dessas famlias fez com que formas, como as unidades agrcolas, por exemplo, fossem implantadas ou mantidas. O incio da implantao da via se reporta ao primeiro semestre de 1968, coincidindo com as obras do governador de Alagoas, conforme destacado anteriormente. A perspectiva de valorizao das terras dos proprietrios fundirios, envolvidos em seu traado, levou o prefeito, Sr. Joo Lcio da Silva, em sua segunda gesto (1965-1970), a denomin-la de Avenida do Futuro assim conhecida at os dias atuais pois, era preconizada como um smbolo de perspectiva de progresso para a cidade. O traado concebido pelo poder pblico local para a implantao da Avenida do Futuro envolveu propriedades rurais que cultivavam o fumo como tambm culturas de subsistncia, embora estas ltimas apresentassem uma produo em escala menor. Pode-se observar, portanto, que as relaes sociais, presentes nessa poro do territrio municipal, davam-se, sobretudo, no contexto da atividade agrcola. Os bens da adquiridos permitiam tanto a reproduo biolgica e social de determinados indivduos, como atendiam as exigncias de reproduo do capital de empresas que lidavam com o produto da cultura fumageira. Alguns moradores ainda recordam o dia em que o ento prefeito, Sr. Joo Lcio da Silva, esteve no local fazendo medies para a abertura da avenida e falando acerca da valorizao que aquelas terras teriam para seus proprietrios. De acordo com

8 uma famlia entrevistada, no houve nenhuma indenizao por parte do poder pblico, mas todo mundo achou bom porque melhorou o acesso para a cidade. Um dia aps a passagem do prefeito, as mquinas comearam a operar destruindo culturas de mandioca dentre outras , que se encontravam no traado da linha de implantao da via. Esta ao que envolveu o poder pblico local partia de uma concepo de espao (espao concebido), no plano cientfico e tcnico, que se diferenciava daquela vivenciada por certos moradores, proprietrios e/ou trabalhadores da terra, como aqueles que tentaram resistir abertura da avenida. Havia uma dissenso entre esses indivduos devido aos significados de suas prticas. Enquanto alguns demonstravam estar no nvel de uma dimenso do irracional, enfatizando seus laos emocionais com o espao, outros viam em suas terras a possibilidade de enriquecimento com a fragmentao da propriedade em lotes urbanos. Portanto, com a vitria do projeto ligado dimenso do saber e do poder dar-se- a abertura da Avenida do Futuro permitindo a expanso fsica da cidade e as conseqncias que isto implicaria, atreladas estrutura capitalista de valorizao do espao. Constata-se que aps 12 anos do incio do processo de instalao da referida via, do-se outras intervenes do poder pblico por meio de elaborao de legislao especfica rea, no que concerne transformao de rea rural para urbana, permitindo o aparecimento do Plano Diretor Setorial Leste. Por meio da Lei n. 1.088 ficou estabelecido que tal plano seria a linha normativa de expanso urbanstica da regio leste da cidade de Arapiraca. Esse documento ainda mencionava que toda e qualquer implantao no setor projetado, ou seja, Setor leste da cidade de Arapiraca, ter que enquadrar aos padres estabelecidos pelo Plano Diretor Leste. (ARAPIRACA, 1980). Em 1995, h investimento em infra-estrutura da via com recursos pblicos do municpio sob a responsabilidade da Secretaria de Engenharia, Obras e Viao. Nesse mesmo ano, a Lei n. 1911 (ARAPIRACA, 1995), declara, em seu artigo 1, que fica ampliado o permetro urbano da cidade de Arapiraca, no ponto Cardial (sic) Leste, tendo-se como ponto de referncia, para os critrios de mensurao topogrfica adotada, o trevo das Rodovias Estaduais, ALs 220 e 110. A partir do processo que vai incorporando cidade a rea rural, esta se torna alvo de planejamento e gesto urbanos, o que promover sua valorizao e especulao imobiliria, devido s terras apresentarem amenidades fsicas. Esses fatores contriburam para a fixao de residncias de luxo, na parte leste da cidade e, mais

9 precisamente, na avenida em destaque, com a insero de populao que apresenta uma renda salarial que se diferencia daquela das classes menos favorecidas. Esses fenmenos ocorridos em Arapiraca permitem refletir naquilo que foi exposto por Corra (1997, p.121), no contexto dos processos espaciais centralizao, descentralizao, coeso, segregao, invaso-sucesso e inrcia e a cidade. Portanto, ao parafrasear David Harvey, o autor enfatiza que:
Vista como uma forma de organizao do espao pelo homem, a cidade pode ser considerada, de acordo com Harvey, como a expresso concreta de processos sociais na forma de um ambiente fsico construdo sobre o espao geogrfico. Expresso de processos sociais, a cidade reflete as caractersticas da sociedade. Esta definio tem o mrito da universalidade, quer em termos de tempo, quer de espao [...].

A citao anterior permite destacar que, mesmo se tratando de uma cidade do Agreste alagoano, em finais da dcada de 1960, momento no qual Arapiraca no atingia o quantitativo populacional de 50.000 habitantes (BARBOSA, 1982), podia-se detectar a competio e o conflito no que tange (re)produo do espao (urbano X rural), no contexto do sistema capitalista. Seria uma questo de prioridades? Dever-se-ia privilegiar a implantao de lotes urbanos em detrimento do espao da cultura fumageira? De acordo com Lefbvre (1999, p.17) o tecido urbano prolifera, estende-se, corri os resduos de vida agrria. Aps quase quatro dcadas do processo inicial de implantao da atual Avenida Deputada Federal Ceci Cunha, embora permaneam alguns resduos, como a prtica da agricultura em alguns lotes que ainda se mantm, a via apresenta outras prticas como tambm indicativos de processos espaciais: segregao residencial, um incipiente movimento de ajuntamento de estabelecimentos comerciais (de confeces, construo civil etc.) e de servios pblicos (envolvendo diferentes esferas do Estado) e privados (consultrios e clnicas mdicas especializadas, formao profissional, segurana etc.). Caractersticas atuais da Avenida Deputada Federal Ceci Cunha Como destacado no final do item anterior, pde-se evidenciar que nos diversos lotes dispostos Avenida Deputada Federal Ceci Cunha h prticas espaciais variadas. Tais prticas s puderam ser estabelecidas devido ao modo que se deu o processo de produo desse espao, resultando em diversas apropriaes.

10 Quanto ao uso de alguns lotes para a prtica agrcola, constatou-se que essas apropriaes so realizadas por pessoas de baixa renda. Essa atividade pode ser realizada por meio de arrendamento ou no do lote. Observa-se a presena de culturas temporrias, observadas com freqncia no perodo mais mido. Esta apropriao, porm, parece ter seus dias contados, uma vez que as edificaes se intensificam. Alguns proprietrios permitem a atividade agrcola para manter o terreno com uma atividade mais concreta, a fim de proteg-lo de possveis invasores. Por meio de um levantamento realizado em campo, em 01/09/2005, foram detectados 28 lotes. Alguns deles se encontravam delimitados por muros, cercas e, s vezes, no possuam nenhum desses equipamentos de demarcao fsica, podendo apresentar atividade agrcola ou no. Devido s dificuldades de contato com os proprietrios e com aqueles que cultivavam esses terrenos, no se pode tecer consideraes mais aprofundadas acerca desse fenmeno. Acredita-se, porm, que muitos deles se inserem no contexto da especulao imobiliria, por no terem iniciado nenhuma edificao, sendo, portanto, liberados para a prtica da agricultura. Na verdade, os trabalhadores da terra vem atributos detectados naquela forma criada (terreno baldio), concebendo-lhe outra forma (uma pequena unidade de produo agrcola). Mesmo havendo uma considervel representao de terrenos baldios (42,86%) que ora se apresentam murados, cercados ou livres das estratgias de proteo, o percentual daqueles que se destinam atividade agrcola superior, ou seja, 53, 57% se forem agrupados os dados de cultura permanente, temporria, e cultivo de fumo. Enquanto os projetos dos proprietrios, no que tange comercializao dos lotes e/ou implantao de residncias, por exemplo, no se efetivam, a apropriao desses terrenos para a prtica da agricultura, no cessa. Entende-se que o tempo vivenciado pela prtica espacial de trabalhadores que lidam com a produo agrcola nos lotes da Avenida Deputada Federal Ceci Cunha diferente de outros tempos detectados por meio de atividades no-congneres que se diversificam no eixo da via, como aquele voltado para o comrcio, os servios etc. Portanto, concorda-se com Damiani (1999, p.48-9), quando analisa as contradies do espao e afirma que:
Usar os espaos para viver, ou apenas sobreviver, uma necessidade incontestvel, por mais variaes que, ao longo da histria, possa-se inferir, pois as necessidades so histricas. Apesar das formas variadas de utilizao, o uso dos espaos um pressuposto da vida.

11 No mnimo, os trabalhadores que se apropriam desses espaos, no apenas na via em questo, mas tambm em outras reas da cidade arapiraquense, estabelecem um vivido, baseado na funo que atribuem s formas criadas terrenos com atividade agrcola sobre aquela dos proprietrios lotes para a especulao imobiliria, por exemplo. Na verdade, o valor de uso atribudo aos terrenos, pelos lavradores, estabelece uma contradio com o valor de troca dos proprietrios. No tocante implantao de unidades residenciais, pode-se destacar que, segundo a pesquisa, morar na avenida representa, para alguns moradores, ter acesso segurana, boa localizao e infra-estrutura, alm de dispor dos cuidados que a Prefeitura realiza no canteiro central (arborizao e gramado), limpeza urbana e o padro residencial. Por esses aspectos positivos que alguns moradores consideram a via como uma boa referncia para a fixao de residncia na cidade. Os investimentos dos proprietrios dos lotes, realizados nas construes dos imveis, permitem destacar a avenida como um dos diferenciais na malha urbana da cidade arapiraquense e, deste modo, passam a atrair novos moradores com nvel scioeconmico semelhante. Devido ao valor dos lotes seria praticamente impossvel a aquisio de lotes por pessoas de baixa renda. O processo de valorizao desse espao o transformou em uma mercadoria que se presta reproduo do capital. Para antigos habitantes que ainda residem na avenida, a transformao espacial pode revelar a perda da referncia com o lugar, uma vez que o valor de troca se sobreps ao valor de uso. Essas residncias representam um dos modos de apropriao do espao da via por meio da propriedade privada do solo urbano. Tambm traduzem uma outra racionalidade no modo de habitar a cidade em que seus moradores vivem trancafiados sem, praticamente, manterem relaes com os vizinhos. De acordo com a pesquisa de campo, pde-se constatar que 18,75% dos moradores foram residir na avenida na dcada de 1970; esse mesmo ndice foi atingido por aqueles moradores que chegaram via, na dcada de 1980; 31,25%, na dcada de 1990; e o mesmo percentual relacionado ao perodo de 2001 a 2005. Alm de muitas residncias possurem muros altos, vrias delas dispem de cercas eltricas e interfones com cmeras ou no. Pode-se verificar que, quanto questo condio do imvel a maioria das residncias pertence aos entrevistados (75%). Para alguns, ter um imvel na avenida representa um investimento. H casos em que a funo residencial cede lugar comercial porque o habitar menos importante

12 que a obteno de rendas. Deste modo, transforma-se at os traos arquitetnicos do imvel, pois [...] o ato de habitar passa a ser destitudo de sentido, quando os homens se tornam instrumentos no processo de reproduo espacial, e suas casas se transformam em mera mercadoria [...] (CARLOS, 2001, p.220). No que se refere questo da atividade comercial e de servios, durante a pesquisa de campo pde-se ouvir de alguns moradores que a funo da Avenida Deputada Federal Ceci Cunha seria estritamente residencial e pelo que se pode observar nos dias atuais, h uma possibilidade de sua transformao em um eixo de estabelecimentos comerciais e de servios. Na verdade, ao ser realizada a pesquisa de campo, foram contatados vinte e dois (22) estabelecimentos comerciais e de servios (de um total de 24) atrelados ou no a um uso misto do imvel que se somava funo residencial. Enquanto alguns estabelecimentos possuam um maior aparato tecnolgico na realizao de suas funes, outros as exerciam de forma muito simples. De modo geral, acredita-se que a atividade comercial e de servio localizada na via se estabelece por meio de certa relao impessoal. As pessoas que porventura se dirigem a um estabelecimento comercial da via podem, simplesmente, manter uma relao comprador/vendedor mediada apenas pela troca dos produtos pelo uso do dinheiro ou equivalente. Conforme a pesquisa de campo h uma predominncia daqueles estabelecimentos voltados a atender aos veculos motorizados (27,27%). Em segundo lugar encontra-se aquele compreendido pelos servios pblicos com 22,73%. Em terceiro lugar, aparecem os estabelecimentos voltados para o ramo de vesturio (13,64%). Por fim, e em menor percentual, destacam-se o comrcio e servios ligados educao, sade, radiodifuso, reutilizao (cartuchos de impressoras) e segurana eletrnica que, juntos, correspondem a 36,36%. Algumas das empresas localizadas na via foram a originadas; outras, porm, vieram de diferentes partes da cidade, indicando, provavelmente, um incipiente processo de descentralizao e/ou coeso. A mo-de-obra ocupada nas diversas empresas localizadas na via, de acordo com a pesquisa de campo, atingia, naquele momento 206 trabalhadores. Portanto, observa-se que 86,89% deles esto ocupados nos servios; 12,14% dos empregados se ocupam na atividade do comrcio; e 0,97% dos trabalhadores esto inseridos, simultaneamente, em estabelecimentos que oferecem comrcio e servios.

13 Os consumidores so provenientes de diversas partes do municpio arapiraquense, como tambm de outros municpios alagoanos e at de estados nordestinos. Diante do que se pde observar por meio dos dados empricos, a atividade comercial e de servios parece estar atrelada a um incremento constante de estabelecimentos que comportam estas funes. Os estabelecimentos comerciais e de servios que surgiram de 2001 a 2005 representam quase o dobro daqueles que apareceram na dcada de 1970, de 1980 e 1990, da corresponderem a 63,64%. Em se tratando da atividade fsica exercida pela populao, quem necessitar transitar por ela, pelas manhs (entre 5 e 7 horas) e finais de tarde (a partir das 16 horas), ir se deparar com um grande fluxo de pessoas, sobretudo pela manh, que realizam atividades tais como caminhada, corrida e, em menor proporo o andar de bicicleta. Pde-se constatar que 81,25% dos moradores realizam caminhadas na avenida. De acordo com Carlos (2001, p.213), ao tratar acerca das possibilidades e limites de uso, percebe-se que:
A apropriao se revela em atos e situaes que podem ser o andar pela rua do bairro, onde aparece a calada como o trajeto dirio (at o ponto do nibus, onde se toma a conduo para o trabalho, por exemplo); pode ser o caminhar que todos os dias leva as pessoas s compras; pode ser o passo dos estudantes que se dirigem escola. Pode ser o ato de andar de bicicleta ou o uso da rua como lugar para as brincadeiras infantis; pode ser a prosa com o vizinho que passa, ou que est em sua porta, ou olhando pela janela. Essas possibilidades se ligam ao acontecer dirio, e so marcadas por um tempo determinado, em espaos circunscritos. O uso se realiza por meio do corpo (...).

Algumas vezes, a prtica da atividade fsica mostra-se como uma disputa pelo uso das vias: carros, motos, carroas versus populao. Esta situao tem sido a causa de vrios acidentes o que fez com que a Prefeitura tomasse algumas medidas, a fim de minimiz-los ou evit-los completamente.

Consideraes finais
Neste trabalho, a exposio dos fatos ligados s particularidades evidenciadas por meio de modos e processos de produo e apropriao do espao de

14 uma via, localizada no permetro urbano arapiraquense, revela conseqncias das estratgias de interveno de agentes sociais ao longo dos anos. No processo de valorizao desse espao as antigas propriedades se fragmentaram permitindo novas territorialidades no espao urbano com a incluso de novos moradores cujas prticas se desvinculam do contexto da antiga rea rural. O espao foi transformado em mercadoria e, como tal, torna-se inadmissvel pensar uma atividade agrcola em um terreno onde possa ser instalado um imvel que d maior lucratividade queles que detm o ttulo jurdico da propriedade, limitando-o, de certa forma, ao modo de apropriao privada. Assim, os fundamentos das contradies do espao aparecem quando este se volta a atender propriedade em detrimento da apropriao. E a partir do momento em que o valor de troca vai se estabelecendo na Avenida Deputada Federal Ceci Cunha e em seu entorno , fazendo com que a propriedade se sobreponha, at certo ponto, apropriao, que se desvendam tais contradies. Nos dias atuais, essa via no pode ser considerada completamente urbanizada, sem relao alguma com o campo. Contudo, as prticas e processos espaciais que vm se consolidando, ao longo do tempo, apontam para uma incessante transformao do espao, certo distanciamento entre a cidade e o campo, neste trecho. De acordo com os processos que venham a dinamizar o fluxo de veculos na avenida em destaque, acredita-se que a atividade fsica a realizada passe a sofrer uma maior interveno do Estado e que haja uma reduo nesse modo de apropriao. Conforme a pesquisa revelou, h uma tendncia da intensificao de atividades ligadas ao setor tercirio. Se a avenida se transformar em um eixo comercial e de servios, mudando completamente a funo residencial ou somando-se a ela este novo papel, isto ser revelado em um futuro, provavelmente, no muito distante.

Referncias
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuio ao estudo da questo agrria no Nordeste. 6. ed. Recife: Universitria da UFPE, 1998. ARAPIRACA. Lei n. 1.088, de 02 de janeiro de 1980. Dispe sobre o Plano Diretor Setorial Leste e contm outras providncias. Arapiraca, 02 jan. 1980.

15 ________. Lei n. 1.911, de 27 de dezembro de 1995. Amplia o permetro urbano da cidade de Arapiraca e adota outras providncias. Arapiraca, 27 dez. 1995. ________. Plano Diretor Participativo do Municpio de Arapiraca: Diagnstico Tcnico-Comunitrio, 2006. BARBOSA, Silvete. Cultura fumageira e mobilidade da fora de trabalho em Arapiraca Alagoas, 1982, 187 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Faculdade de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro. CMARA Municipal de Arapiraca. Histria de Arapiraca. (acessado no endereo eletrnico http:// www.cma.al.gov.br/hitoarapiracadef.htm) Acessado em 10/10/2005. CARLOS, Ana Fani A. Espao-tempo na metrpole: a fragmentao da vida cotidiana. So Paulo: Contexto, 2001. CORRA, Roberto L. Trajetrias geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. DAMIANI, Amlia Luisa. As contradies do espao: da lgica (forma) (lgica) dialtica, a propsito do espao. In: DAMIANI, Amlia Luisa; CARLOS, Ana Fani Alessandri; SEABRA, Odette Carvalho de Lima. (Org.). O espao no fim de sculo: a nova raridade. So Paulo: Contexto, 1999. p.62-74. GOVERNADOR esteve em Arapiraca. Gazeta de Alagoas, Macei, 24 abril 1968, p. 4. IBGE. Censo Demogrfico, 2000. LEFBVRE, Henri. A revoluo urbana. Trad. Srgio Martins. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. ________. La production de lespace. 4. ed. Paris: Anthropos, 2000. (Collection Ethnosociologie) NARDI, Jean Baptiste. Fumo e desenvolvimento local em Arapiraca / AL: primeiras observaes e anlises para a elaborao do diagnstico scio-econmico municipal e

16 regional, 2004. Disponvel em: www.apreis.org/docs/bresil/fumo%20_vp.pdf. Acessado em 03/07/2005. SEABRA, Odette Carvalho de Lima. O pensamento de Henri Lefbvre e a geografia. In: Boletim Paulista de Geografia, n. 74, 1996 (Associao dos Gegrafos Brasileiros). TRINDADE JNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. Sujeitos polticos e territorialidades urbanas. In: DAMIANI, Amlia Luisa; CARLOS, Ana Fani Alessandri; SEABRA, Odette Carvalho de Lima (Org.). O espao no fim de sculo: a nova raridade. So Paulo: Contexto, 1999. p. 150-159.

Das könnte Ihnen auch gefallen