Sie sind auf Seite 1von 6

FATORES BIOPSICOSSOCIAIS

RELACIONADOS A

INFERTILIDADE FEMININA

INTRODUO Desde os primrdios, animais e vegetais, lutam pela conservao, manuteno e perpetuao da espcie, sendo assim, a reproduo tem sido fator primrio, tanto biolgico, como social para raa humana. No contexto biolgico, a capacidade de perpetuao da espcie se mostra como preocupao atemporal, remontando ao incio da raa e aos instintos mais primrios da nossa espcie. Socialmente, observa-se desde nossos primeiros passos como sociedade a vantagem social obtida por clse famlias, que por serem mais numerosos, sustentavam, de certa forma, maior poder de defesa, bem como, de obteno e acmulo de riqueza e poder, sendo assim, a capacidade de reproduo ou a incapacidade dela, sempre denotou um fator de extrema presso fsica e psicolgica sobre os genitores, sendo at hoje em algumas sociedades um importante fator de aceitao. Observadas essas premissas, que de certa forma esto inseridas em nosso subconsciente, observa-se que conceitos sobre infertilidade e esterilidade, representam para muitas mulheres hoje, sinnimos de dor e sofrimento. Vale ressaltar a diferena entre infertilidade e esterilidade. A infertilidade representa a incapacidade de conceber aps um ano de relaes sexuais no protegidas (seis meses se a mulher tem mais de 35 anos de idade) ou a incapacidade de manter a gravidez at o termo. Enquanto que a esterilidade uma condio irreversvel que impede a concepo. (MENDONA. 1988, p23) A medicina vem desenvolvendo tcnicas e mtodos para tratar os problemas fsicos inerentes a infertilidade feminina. Porm, existem poucos estudos que analisem os processos psicolgicos que envolvem esta problemtica. Em uma sociedade que de certa forma impe a maternidade a mulher normal, apesar dos avanos e desenvolvimento de tcnicas para tratamento da infertilidade feminina, a condio de infrtil mostra-se como um pesado fardo para as mulheres que se encontram nessa condio, impetrando a elas problemas pessoais e sociais. CARACTERSTICAS PSICOLGICAS Apesar do interesse antigo da Psicologia pela maternidade, mais especificamente pelos efeitos da relao me-criana no desenvolvimento infantil, os estudos da psicologia sobre a infertilidade s comearam a ganhar visibilidade na dcada de 50 (TRINDADE, 2001, p.12). Possivelmente porque no houvesse interesse real na mulher-me e sim na me-instrumento, a servio do filho.
At a dcada de 70, predominou o primeiro modelo, que focalizava as causas da infertilidade e a conceitualizava como doena psicossomtica, que atingia principalmente as mulheres. Baseados em pressupostos psicodinmicos, os pesquisadores da poca atribuam esses mecanismos psicognicos a conflitos relacionados ao papel materno, a problemas com a identidade sexual feminina, imaturidade feminina e neurose. (STANTON, 1991, p. 7).

Fator Biopsicossocial de grande importncia para a compreenso das caractersticas psicolgicas das mulheres com problemas de infertilidade o estudo realizado pela autora Simone da Nbrega Tomaz Moreira .A teoria Biopsicossocial da infertilidade MOREIRA (2006) concebe a infertilidade como fator humano no qual esto envolvidas uma pessoa e algumas relaes dos cnjuges entre si, e com o contexto social no qual esto inseridos. (MOREIRA, 2006, p.5) ainda cita que algumas pesquisas apontam a infertilidade como experincia devastadora em comparao ao divrcio e ao diagnstico de doena crnica grave.
Nessa perspectiva, o psiclogo pode desempenhar papel importante auxiliando os casais na elaborao dos conflitos psicolgicos desencadeados ou agravados pela infertilidade. A atuao do psiclogo deve estar associada ao tratamento mdico, avaliando como o diagnstico, a sugesto de tratamento e os pedidos de exames esto sendo entendidos pelo casal e identificando as dificuldades psicolgicas que possam afetar a evoluo do tratamento. (MOREIRA, 2006, p.5).

Nesse contexto podem-se dividir os fenmenos psicolgicos em trs fases distintas, a seguir: Pr-tratamento: Fase em que a mulher convive com os anseios da dificuldade de obter ou manter uma gestao at o seu termo. Percebe-se que algumas mulheres infrteis sentem-se desvalorizadas, inseguras, incompletas e principalmente insatisfeitas. Diante do fracasso junto infertilidade, a maioria das mulheres tendncia ao fracasso ou a insatisfao conjugal e profissional SANTON (1996). Adentram nas psicoterapias, alegando problemas de afetividade e realizao, que na maioria dos casos est diretamente ligado a problemas de reproduo. Em sua grande maioria, essas mulheres apresentam quadro de sentimento de culpa, incapacidade e frustrao. Esses fenmenos esto intimamente ligados tanto ao fato da no realizao dos seus anseios com relao a sua maternidade, bem como, a no satisfao dos anseios de paternidade do seu parceiro e tambm as presses sociais associadas a sua infertilidade. Tratamento e conquista/no conquista da gestao: Fase de extremo desgaste psicolgico para a mulher, onde em um sentido psicolgico, o trabalho da concepo e manuteno da gestao, e no o trabalho de parto e da criana, que constituem o evento culminante na gravidez, sendo que para muitas destas mulheres o perodo de gestao, representa efetivamente nove meses de preocupao e estresse. De certa forma, a ansiedade na fase do tratamento a maior fonte de descontrole emocional, tendo em vista que os tratamentos podem variar de alguns meses a alguns anos para uma possvel e efetiva eficcia e o fato de em muitos casos haver a concepo, mas no o prosseguimento da gestao, ocasionados muitas vezes por abortos espontneos consecutivos. Dessa ptica, inegvel a grande carga psicolgica que inferida a me, pois se a concepo no acontecer, vem a frustrao por no ser capaz de gerar sua prole, se a gestao ocorre mas no mantida, a tristeza por poder conceber e no poder manter, tendo ainda o fato de ter tido seu objeto de desejo em seu tero e t-lo perdido e no caso

de conceber e manter a gestao, o que ocorre, muitas vezes, aps uma srie de abortos espontneos, a constante presso e medo que envolvem a gestao aps a infertilidade. Dentro do contexto da no concepo e no mantenimento da gestao figura ainda a carga da opo do abandono da maternidade ou ainda a busca da mesma atravs da adoo e escolha de uma criana que no sua.
A busca de casais e mulheres por ma criana adotada um processo deliberativo que ajudou a preservar o domnio ao enfretamento interior e carter aberto da infertilidade SANDELOWSKI; (1993).

Ps gestao Entender relaes e aspectos tambm em mulheres que j engravidaram aps o encontro com a infertilidade, onde so mais comuns a super-proteo e insegurana em relao prole, distanciamento afetivo do cnjuge (devido a excessiva ligao com a prole), irritabilidade, insnia, dieta irregular SANDELOWSKI (1993). Alguns desses sintomas so tambem inerentes as duas outras etapas e portanto acompanham a mulher em sua vivncia anterior ao parto, no perodo de infertilidade, porm na maioria dos casos, estes ainda persistem, mesmo quando o fator orgnico reprodutor j esta em equilbrio, mediante os tratamentos de contracepo e aps o nascimento. TRATAMENTO Dentre algumas abordagens teraputicas destacam-se a psicoterapia de orientao psicanaltica, as terapias cognitivo-comportamentais (FARINATI, 2006, p. 06). Essas terapias so bastantes efetivas no que tange principalmente a infertilidade ocasionada por disfunes psicossomticas sendo produtivas em todas as fases que a mulher infrtil atravessa, desde a concepo, passando pela gestao e aps o nascimento, impetrando melhor qualidade de vida para a mulher e conseqentemente as todos que acercam, estendendo ainda a sua prole. PAPEL DO PSICLOGO Nessa perspectiva, o psiclogo pode desempenhar papel importante auxiliando os casais na elaborao dos conflitos psicolgicos desencadeados ou agravados pela infertilidade. A atuao do psiclogo deve estar associada ao tratamento mdico, avaliando como o diagnstico, a sugesto de tratamento e os pedidos de exames esto sendo entendidos pelo casal e identificando as dificuldades psicolgicas que possam afetar a evoluo do tratamento. (MOREIRA, 2006, p.5). Independente da abordagem adotada, a presena do psiclogo antes, durante e depois dos tratamentos na infertilidade e de grande importncia. Este acompanhamento justifica os problemas de infertilidade como problemas de sade, que depende no s do profissional de psicologia, mas de toda equipe multidisciplinar, um olhar especial sobre estes casos. Pois para muitos, ainda prevalece, o ponto de vista de que a procriao apenas uma satisfao esttica e social. CONSIDERAES FINAIS Apesar dos muitos avanos nas reas da Medicina e tecnologias de ponta no tratamento das doenas de infertilidade, pouco se sabe a cerca das implicaes dessa infertilidade sobre a mente e o psique daqueles que a vivem ou viveram. Observa-se no entanto a gama de implicaes sociais, fsicas e psicolgicas inerentes a vivncia da mesma.

Cabe portanto a psicologia o honroso dever de buscar um melhor entendimento sobre a produo dessas implicaes, bem como, o tratamento das mesmas e auxlio junto as outra reas afins, tais como a Medicina, para uma efetiva melhora na qualidade de vida daqueles que travam essa luta para a realizao do sonho de gerar uma vida. BIBLIOGRAFIA FARINATI, Dbora Marcondes, RIGONI, Maisa dos Santos e MULLER, Marisa Campio. Infertilidade: um novo campo da Psicologia da sade. Estud. psicol. (Campinas). [online]. dez. 2006, vol.23, no.4 [citado 07 Abril 2010], p.433-439. Disponvel na World Wide Web: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0103-166X2006000400011 &lng=pt &nrm=iso>. ISSN 0103-166X. MENDONA, Lucy Ker de. A Esterilidade Feminina. 1.ed. So Paulo: Grfica Rochedo, 1988. MOREIRA, Simone da Nbrega Tomaz; MELO, Carmen Oliveira Medeiros; TOMAZ, Geraldez e AZEVEDO, George Dantas de. Estresse e ansiedade em mulheres infrteis. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2006, vol.28, n.6, pp.358-364. Wide Web:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01002032006000600007&ln g=pt&nrm=iso. SANDELOWSKI, Margarete. With Child in Mind: Studies of the Personal Encounter With Infertility Studies in Health, Illness, and Caregiving. University of Pennsylvania Press, 1993. STANTON, A. L., & Danoff-Burg, S. Selected issues in woman's reproductive health: Psychological perspectives. In A. L. Stanton & S. J. Gallant (Eds.), The psychology of women's health (pp. 261-305). Washington, DC: APA, 1996. TRINDADE, Zeidi Araujo e ENUMO, Snia Regina Fiorim. Triste e Incompleta: Uma Viso Feminina da Mulher Infrtil. Psicologia da USP. [online]. 2002, vol.13, no.2 [citado 09 Junho 2006], p.151-182. Disponvel na World Wide Web: <http://www.scielo.br /scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642002000200010&lng=e n&nrm=iso>. ISSN 0103-6564.

Das könnte Ihnen auch gefallen