Sie sind auf Seite 1von 56

PR PROJETO COM PLETO DES IGN IMERSO CUR ITIBA 20 10

www.ndesignimersao.com

TTulo
Pr-Projeto N Design Imerso Curitiba 2010

Resumo
Pr-Projeto de Curitiba para o Encontro Nacional dos Estudantes de Design previsto para o ano de 2010.

PalavRas Chave
N Design, Imerso, Movimento Estudantil, Curitiba.

NDICE 06aPReseNTao 01 08TemaImeRso 02 08JUSTIFICATIVADOTEMA 2.1 09ABORDAGEMDOTEMA 2.2 10oBJeTIvo 03 11aNlIseDoCoNTeXTo 11M.E.EEVENTOSESTUDANTISDEDESIGN 13BREVEHISTRICODOM.E.EMCURITIBA 15SOBREOSCURSOSDEDESIGNEMCURITIBA 16SOBREODESIGNEMCURITIBA 17SOBREACIDADEDECURITIBA 19PR-CONDECURITIBA 21PRoBlemas 21DISPERSODOESTUDANTENOSEVENTOS DEDESIGN 21SUPERFICIAlIDADEDEAlGUNSMTODOS APlICADOSNOSEVENTOSDEDESIGN 22DESVAlORIzAODESOlUESCOlETIVAS 04 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 05 5.1 5.2 5.3

23PRoBlemaTIZao 06 23HIPTESE01 6.1 23HIPTESE02 6.2

6.3 HIPTESE0324 6.4 HIPTESE0424 07 7.1 7.2 7.3 7.4 08 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 8.6 8.7 8.8 8.9 aNlIseDashIPTeses25 ANlISEDAHIPTESE0125 ANlISEDAHIPTESE0230 ANlISEDAHIPTESE0337 ANlISEDAHIPTESE0441 soluesPRoPosTas46 ESTRUTURAFSICA46 FORMATODOEVENTO47 ASSUNTOSABORDADOS48 REGISTRODASATIVIDADES49 PESqUISASqUAlITATIVASECENSO DOSESTUDANTES50 ESPAOEXECUTIVODOCONE51 PURUNGO1052 EXPOSIOEDOCUMENTRIODE20ANOS DENDESIGN52 CARTERlDICO53

09 CoNCluso55 10 ReFeRNCIa56

2010

APRESENTAO 01

Este documento o incio da construo do pr-projeto de Curitiba para o N Design 2010. Falamos incio, pois o mesmo passvel de alteraes em todos os itens e em especial, aprofundamento das sees de Anlise das Hipteses e Solues Propostas. Para isso optamos por comear um trabalho de investigao cientfica que ser mantido at a redao da ltima verso do pr-projeto, a ser lanada em Julho de 2009, antes da defesa e votao das candidaturas para o N Design 2010. Caso nossa proposta seja escolhida, partiremos para a execuo das solues propostas, muitas delas prvias ao evento, e aprimoraremos a coleta de dados com nosso pblico-alvo, os estudantes de design do Brasil, dando prosseguimento pesquisa aqui iniciada.

01 APRESENTAO

2010

a) mas, por que a Pr-CoNDe Curitiba escolheu utilizar moldes cientficos na averiguao dos fatores envolvidos? Fizemos esta opo, pois acreditamos que existe um potencial maior no Encontro Nacional dos Estudantes de Design em relao ao que hoje aproveitado. No estamos afirmando que o N Design seja de todo falho, existem diversos fatores bem sucedidos relacionados ao evento, porm nossa motivao a possibilidade de averiguar, testar e aplicar outros caminhos ainda pouco explorados, baseados em iniciativas bem sucedidas pelo mundo afora, extrapolando o universo do Design, sempre que necessrio for. Para isso julgamos que uma investigao cientfica vem bem a calhar, tomando em conta que permite a comprovao, registro e consulta de parmetros, para uma reproduo ou melhorias futuras. Nossa opinio que sem uma base investigatria, utilizando apenas o empirismo, um projeto para a dimenso de milhares de participantes corre o risco de ser no mnimo superficial, e com menor chance de sucesso em seus objetivos.

2010

TEMAIMERSO 02

2.1 JusTIFICaTIva Do Tema


Diante dos ltimos resultados, observa-se comumente nos eventos estudantis de Design um desvio de objetivos, acontecendo o encontro pelo encontro, ou falhas na formao de um coletivo que se mantenha alm do evento. Para entendermos as razes desse fato, precisamos considerar que a sociedade contempornea vive um processo amplo de mudana: a descentralizao da identidade, que tem por consequncia o deslocamento dos indivduos de seu contexto, seja ele estudantil, social, educacional, cultural, e at mesmo individual. A identidade humana constituda atravs da interao entre o eu e a sociedade (elemento mediador de valores, sentidos e smbolos), e sua construo afetada por essa disperso contextual que ocasiona uma integrao acrtica do sujeito no seu meio. O tema deste pr-projeto Imerso, palavra latina que apresenta como um de seus significados a dedicao intensiva de um indivduo a determinado assunto, disciplina ou tarefa durante certo perodo de tempo (FERREIRA, 2004). A escolha tem por objetivo estimular o indivduo autnomo e consciente de seus fins, atravs de um enfoque em um modo de ser ativo que, segundo Erich Fromm (1987), uma conduta intencional socialmente reconhecida, que resulta em mudanas correspondentes, sociamente teis. A imerso do participante no evento ser fundamentada em atividades interativas e dualistas que empregaro criativamente e produtivamente as suas qualidades em prol do coletivo. No que diz respeito estrutura, ela tambm remeter imerso, a proposta que a realizao do evento inteiro se d em um nico espao, uma cidade-evento.

02 TEMAIMERSO

2010

Do ponto de vista social, [a interatividade] uma relao interpessoal, na qual pessoas trocam informaes que podem levar ou no alterao do(s) comportamento (s) individual (is) ou coletivo (s). Sistemicamente, a interatividade um fenmeno que envolve indivduos constitudos em grupo, no qual os comportamentos de cada um tornam-se estmulos para o outro, permitindo a construo da IDENTIDADE (TURKlE, 1997)

2.2 aBoRDaGem Do Tema


Por se tratar de algo abstrato, a imerso no ser alvo de discusso direta nas atividades do evento. O conceito ser vivenciado pelo participante atravs da estrutura do encontro. Para tanto a abordagem do tema escolhida O Debate entre Dualidades, como Imerso vs. Disperso, por exemplo. Defendemos sempre que discusso gera conhecimento. Atravs desta abordagem estimula-se a formao de massa crtica permeando as atividades. Saiba mais sobre como se prope o funcionamento desta abordagem, e sobre os assuntos a serem discutidos, na seo oito: Solues Propostas.

2010

OBJETIVO 03

- Propor uma estrutura para o Encontro Nacional de Estudantes de Design, na qual o participante estar inevitavelmente imerso no evento, gerando solues para a pauta em questo. - Construir uma realidade coerente com a sociedade atual, desta forma criando condies ideais para o desenvolvimento do senso crtico e senso coletivo. - Proporcionar melhores solues para a pauta em discusso e estimulando uma maior participao no Movimento Estudantil, principalmente atravs da consolidao e continuao de aes concretas, pois sem ao no h representao.

10

04 ANlISEDECONTEXTO

2010

4.1. movImeNTo esTuDaNTIl e eveNTos esTuDaNTIs De DesIGN


Para fins desta anlise ser considerado um breve recorte histrico a partir do primeiro N Design. NDesign O NDesign Encontro Nacional de Estudantes de Design um evento sem fins lucrativos de carter cientfico, poltico, acadmico e cultural, realizado anualmente desde 1991. Organizado por estudantes vinculados a uma entidade de base, um evento itinerante e atualmente o maior evento de design do Brasil e um dos maiores da Amrica latina. O N Design rene uma mdia de 2500 participantes entre estudantes, professores e profissionais do ramo, comumente chamados de encontristas, vindos de todas as regies do pas e do Amrica do Sul. No ano de 2007, na cidade de Florianpolis, teve o maior nmero registrado de participantes: 4500. A partir da necessidade da unio dos estudantes de design que at ento eram dispersos no cenrio nacional, em 1991 estudantes da UFPR idealizaram um encontro nacional a fim de discutir o contexto do design na poca, compartilhar idias e construir uma nova identidade para movimento estudantil de design. Atravs de cartas e telefonemas, a CONDe (Comisso Organizadora do N Design) mobilizou os estudantes de outras universidades e em julho/91 realizaram a primeira edio com a adeso de cerca de 700 pessoas de diversas universidades do Brasil.

11

2010

ANlISEDECONTEXTO 04

CONE Design O Conselho Nacional dos Estudantes de Design (CONE Design), criado em 1996 e regulamentado em 1998, uma instituio apartidria, sem fins lucrativos, de representao dos estudantes de nvel superior de design do Brasil. Com a reforma estatutria ocorrida em 2006, foram extintas as secretarias regionais e a nacional, dando espao para a representao direta das instituies estudantis de base e a aproximao dos estudantes no movimento estudantil nacional. Esta reforma teve como objetivo criar mecanismos para incentivar a criao de novos CAs e propiciar a participao direta e ativa do estudante. Existem duas plenrias oficiais institudas de acordo com seu novo estatuto: a primeira ocorre no ms de janeiro e a segunda ocorre na metade do ano, durante o N Design. No resto do ano as discusses e informes acontecem na lista nacional aberta a todos os estudantes Leia mais: http://br.groups.yahoo.com/group/conedesign/ RDesign Em 2002, as lideranas e as ento secretarias regionais do CONE Design sentiram a necessidade de criar um evento regional com objetivo e estrutura semelhantes ao N Design, mas buscando valorizar a cultura e o contexto local. Assim nasceram os Encontros Regionais dos Estudantes de Design (Rs Design). A diviso dos Rs foi feita de acordo com as extintas secretarias existentes no CONE Design, nas seguintes regies geopolticas: Sul, So Paulo, Rio de Janeiro/Esprito Santo, Centro-Oeste/Minas Gerais e Norte/Nordeste.

12

04 ANlISEDECONTEXTO

2010

Purungo Buscando unir os estudantes e validar a capacidade deles em realizar o 8 N Design em 1998, os estudantes da UFPR e da PUC-PR criaram o Purungo Encontro de Estudantes de Design de Curitiba. Desde ento foi oficializado como o principal evento estudantil de design em Curitiba, realizado exclusivamente pelos estudantes e sem vnculos com instituies. Atualmente com a 9 edio realizada, chegou ao pice de 800 participantes no ano de 2005, ultrapassando a participao do N Design So lus, realizado no mesmo ano, e reunindo estudantes de diversas regies alm do estado do Paran. considerado o segundo maior evento estudantil de design do pas, sempre inovando dentro do cenrio estudantil de design, atravs de uma estrutura alheia aos moldes utilizados nos Rs Design e no N Design. Leia mais: http://www.purungo.org/

4.2 BReve hIsTRICo Do m.e. em CuRITIBa


na cidade de Curitiba que est sediado o primeiro Centro Acadmico de Design do Brasil, o CADI da UFPR, fundado em 1987. logo aps isso, o Movimento Estudantil (ME) de Design na cidade teve grande ascenso com a organizao e realizao do 1 Encontro Nacional de Estudantes de Design. Em 1991, Aline Haluch, Naotake Fukushima, Ken Fonseca e Miriam zanini, estudantes de Desenho Industrial da Universidade Federal do Paran realizaram em Curitiba Paran, o 1 N Design. O encontro foi um marco na histria do Design no Brasil, cerca de 700 estudantes de todo pas se reuniram no dia 14
13

2010

ANlISEDECONTEXTO 04

de julho de 1991 para o primeiro dia do evento. O principal motivo para se promover o encontro foi a necessidade dos estudantes se articularem, discutirem e trocarem informaes atualizadas sobre o design no Brasil. O acontecimento foi muito elogiado por todos e criouse uma tradio, conjunta com uma necessidade, em realizar anualmente um Encontro Nacional de Estudantes de Design. Aps seis edies em outras cidades brasileiras, em 1998 Curitiba realizou o 8 N Design, no qual estudantes da UFPR e PUC-PR se organizaram para receberem novamente o evento. Para isso ser possvel, j que a quantidade de estudantes crescia a cada encontro, foi necessrio a criao um pr-encontro, o PURUNGO, reunindo estudantes das duas instituies, que durante uma semana desenvolveram atividades, oficinas e palestras, mostrando que Curitiba teria condies de sediar o 8 N Design. Neste mesmo ano os estudantes da cidade tiveram participao ativa na regulamentao do CONE Design, assim como participaram novamente de sua reforma, no ano de 2006. Aps o 8 N Design, Curitiba organizou e realizou inmeros eventos de menor porte, assim como eventos regionais, a exemplo do R Design Ilha do Mel (2008), organizado pelos estudantes da UTFPR, e manteve o Purungo como um evento de referncia. Alm disso, os Centros Acadmicos da cidade tm tradio de levar boa quantidade de participantes aos eventos no Brasil e na Amrica latina, a exemplo da maior delegao que se tem conhecimento, com mais de 325 participantes levados ao N Design Florianpolis. Nos Centros Acadmicos curitibanos tambm destacam-se as organizaes de diversas semanas acadmicas pelos prprios estudantes, como a Charneira e o Algures que renem mais de 500 participantes todos os anos, bem como aes rgidas no combate aos
14

04 ANlISEDECONTEXTO

2010

problemas encontrados no funcionalismo pblico. Foi no CADI da UFPR que nasceu o Sistema de Avaliao dos Docentes pelos Discentes de Design, hoje utilizado ou em processo de adaptao em mais de 15 entidades de base de todas as regies brasileiras. A Pauta Nacional Unificada PNU, em sua primeira verso, e posteriormente na sua verso aprovada, outra ao com participao ativa dos representantes da cidade no CONE. Curitiba destaca-se tambm pela realizao de diversos congressos cientficos nacionais e internacionais de Design nos ltimos anos, novamente com a participao ativa dos estudantes na organizao e viabilizao das atividades acadmicas relacionadas com um dos 3 pilares da Universidade: a Pesquisa. Para o ano de 2010 os estudantes da cidade tm agora a possibilidade de aplicar todos estas vivncias acumuladas para uma meta de grande porte: a pesquisa, organizao e realizao do 20 N Design, visando uma transformao na estrutura tradicional do encontro.

4.3 soBRe os CuRsos De DesIGN em CuRITIBa


Se durante a organizao do 1 e do 8 N Design a cidade tinha apenas 2 cursos superiores na rea do Design e apenas 2 habilitaes, agora a realidade bastante distinta. So 11 instituies com cursos de graduao, somando cerca de quatro mil estudantes, distribudos em 22 cursos com as habilitaes de Bacharelado em Design, Design Grfico, Produto, Mveis, Interiores, Moda, Web, e, as recm lanadas habilitaes: Design Digital e Animao. Alm destes cursos de graduao e dos diversos cursos tcnicos e de especializao Lato Sensu, o Departamento de Design da UFPR possui o
15

2010

ANlISEDECONTEXTO 04

Programa de Ps-Graduao em Design, com Mestrado Strictu Sensu e previso para iniciar o Doutorado em 2011, sendo uma das poucas opes de Ps-Graduao na rea em Universidades Pblicas brasileiras.

4.4 soBRe o DesIGN em CuRITIBa


Referncia no cenrio acadmico e profissional de design no Brasil e no exterior, Curitiba possui diversas instituies, iniciativas e projetos em design. Como um dos destaques pode-se citar o Centro de Design, OSCIP sem fins lucrativos, fundado em 1999 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentvel e para a excelncia da indstria brasileira, por meio da pesquisa e disseminao do design. Pioneiro, foi o primeiro centro de design institudo no Brasil e tambm o primeiro a orientar sua atuao a partir das necessidades do empresariado. Um dos programas de maior destaque o Design Excellence Brazil, que busca promover o reconhecimento internacional do design brasileiro e difundir no pas uma cultura de produo e exportao de produtos de valor agregado. uma iniciativa coordenada pelo Centro de Design em conjunto com o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior e da Agncia Brasileira de Promoo de Exportaes e Investimentos (Apex-Brasil). Com diversas empresas voltadas exclusivamente para a produo em design e com destaque no cenrio nacional e internacional, podemos citar a Inove, lmen Design, Tec Design, Megabox, Desmobilia e Flexiv. Outro destaque o Centro de Design da Electrolux, instalado em uma de suas indstrias locais e referncia no cenrio mundial do design. Referncia tambm na responsabilidade scio-ambiental,
16

04 ANlISEDECONTEXTO

2010

Curitiba possui diversos projetos e aes voltados ao design sustentvel. No ano de 2007 realizou o primeiro Simpsio Internacional de Design Sustentvel (ISSD) atravs de uma parceria entre a FIEP UFPR, Paran Metrologia e Masisa, com , apoio da AEND Brasil e do Score Network. Possui um Ncleo de Design & Sustentabilidade, com produo cientfica ativa e referncia no cenrio Sul-americano em pesquisa sobre sustentabilidade e design. Com diversas iniciativas obtendo destaque em Curitiba, a Unindus (Universidade da Indstria, programa da FIEP) criou o curso de Ecodesign, sendo um passo significante dentro da capacitao para as indstrias em geral. Curitiba tambm abriga a produo das publicaes direcionadas ao Design no mbito nacional, como por exemplo a renomada Revista Grfica, publicada pela Posigraf e que circula bimestralmente, e a revista ABCDesign, publicada pela Inflio e que retrata o Design nacionalmente.

4.5 soBRe a CIDaDe De CuRITIBa


Curitiba uma palavra de origem Guarani: kur yt yba cujo significado na linguagem dos ndios, primeiros habitantes do territrio, grande quantidade de pinheiros, a rvore que aqui cresce a Araucria, smbolo do Paran. Foi no ano de 1693 que tudo comeou oficialmente: a importante parada comercial que levava os bandeirantes do caminho do Viamo So Paulo e Minas Gerais foi reconhecida como vila. A partir de ento, a regio s margens do rio Atuba se desenvolveu e passou a desempenhar um papel econmico importante, a explorao do ouro perdeu intensidade e deu lugar a outras atividades como o extrativismo de madeira e
17

2010

ANlISEDECONTEXTO 04

erva-mate. Como essas eram atividades que demandavam mo-de-obra, a regio tornou-se plo de grandes imigraes, vieram para c: poloneses, alemes, italianos, ucranianos, franceses, ingleses, holandeses, japoneses, judeus e sriolibaneses. dessa pluralidade cultural que o atual carter cosmopolita de Curitiba provm. J desde essa poca que surge a necessidade de um planejamento urbano eficiente que resolvesse a questo do rpido crescimento da cidade. No a toa que as atuais inovaes urbansticas e os cuidados com o meio ambiente renderam reconhecimento internacional, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) um dos grandes responsveis pela elaborao do eficiente sistema de transporte coletivo, da criao da Cidade Industrial e implantao de um grande programa de proteo ao meio ambiente, atingindo timos nveis de qualidade de vida para os habitantes. Ostentando um ndice de 52 metros quadrados de rea verde por habitante, programas de educao ambiental e reciclagem do lixo, Curitiba recebeu o ttulo de Capital Ecolgica do Brasil. Tambm chamada de Cidade Universitria, apresenta vrias faculdades e a mais antiga Universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paran (UFPR), fundada em 1912. Ainda na rea da educao, outra inovao curitibana so os Faris do Saber, mini-bibliotecas que atendem populao. No plano de desenvolvimento da cidade uma das metas torn-la um grande Centro de Eventos, Encontros e Congressos na Amrica latina, a exemplo disso sediamos COP8 e MOP3 da ONU em 2007. O Festival de Teatro de Curitiba criou um perodo indispensvel para a cultura e entretenimento brasileiros estarem reunidos.
18

04 ANlISEDECONTEXTO

2010

no Centro, local de fundao e rea mais movimentada, que se concentra a maior parte das instituies financeiras e do comrcio popular, o calado da Rua XV um dos marcos da revoluo cultural da cidade, palco aberto de vrios artistas de rua que consideram o local como ideal para as suas manifestaes, e smbolo da forma de identificao das pessoas com seu espao coletivo de vida.

4.6 PR-CoNDe CuRITIBa


A Pr-Comisso Organizadora do N Design - pr-CONDe Curitiba, nasceu atravs de um grupo de pessoas ligadas aos Centros Acadmicos da cidade. Aos poucos outras pessoas se somaram a equipe, totalizando um grupo com cerca de 15 estudantes nesta primeira etapa, alm de apoios de fora da cidade e colaborao de professores como Maristela Ono e Naotake Fukushima, coordenador geral do 1 N Design. Boa parte de ns acompanha e participa do movimento estudantil e dos eventos de design nos ltimos 4 anos. Neste perodo, a inquietao sobre trazer um N Design para Curitiba cresceu a ponto de se tornar item repetidamente discutido em diversos momentos durante o ano de 2008, seja nas 2 reunies inter CAs, ou ainda durante as 2 edies do Megafnicas Curitiba, no Purungo, nas delegaes, nas reunies de CAs, ou simplesmente nas conversas corriqueiras do corredor. A resposta era ponto comum: vamos primeiro nos estruturar. No final de 2008, aps um ano de intensa produo estudantil, finalmente este grupo nasceu, com a proposta de dar vida s inquietaes acumuladas. Assim, durante 45 dias a meta foi discutir e estruturar um pr-projeto de N Design, o vigsimo N Design. Desta maneira, iniciamos aqui o pr-projeto do N
19

2010

ANlISEDECONTEXTO 04

Imerso, saindo da cidade, se reunindo na prancheta, virando noites, com muito caf, conversas e discusses. Este prprojeto totalmente aberto a sugestes e mudanas. Tratase de um primeiro passo para tornar este sonho realidade. Agora, para muitos passos que ainda viro, convidamos voc para se somar e imergir ao tema, integrar e melhorar esta equipe e esta idia a cada dia. Leia mais: http://www.ndesignimersao.com/ Integrantes nesta etapa: Alexander Czajkowski, Daniel Koganas, Diego Silvrio, Elisa Feltran Serafim, Fabiano Braga, Fernanda Carretta, Henrique Jakobi, Juliana Bach, Kelli CAS Smythe, loara Feix, luendey Maciel, Marcos Beccari, Mario Ohashi e Rafael Borba.

20

05 PROBlEMAS

2010

De acordo com as inquietaes motivadoras deste prprojeto, optou-se pela abordagem dos trs problemas a seguir.

5.1 DIsPeRso Do esTuDaNTe Nos eveNTos De DesIGN


perceptvel que uma significativa parcela dos estudantes encontra-se dispersa nos eventos de design. Objetiva-se investigar o fundamento lgico de sua disperso, os fatores pelos quais esses conflitos de interesse so gerados, a fim de reconstruir o conceito de evento no movimento estudantil, aliando as aspiraes individuais em prol do coletivo.

5.2 suPeRFICIalIDaDe De alGuNs mToDos aPlICaDos Nos eveNTos De DesIGN


A falta de foco dos estudantes nos eventos causada, essencialmente, pela deficincia de alguns mtodos aplicados. Sua atitude dispersa, no revelada apenas nos encontros, mas tambm enquanto cidado, com aes polticas e sociais alienadas e a aparente falta de interesse nas questes que abrangem o movimento estudantil, poderiam ter como causa a falta de atividades que priorizem a coletividade e formao crtica do indivduo, bem como a estrutura das mesmas.

21

2010

PROBlEMAS 05

5.3 DesvaloRIZao De solues ColeTIvas


Mesmo com as diversas iniciativas objetivando a formao da conscincia coletiva, observa-se na maioria dos estudantes a desvalorizao de solues conjuntas. Dentro dos eventos de Design, a estrutura proposta no tem sido suficiente para proporcionar um ambiente de fomento troca e utilizao de experincias, sendo que ainda possvel perceber que boa parte dos encontros cede horrios nobres para realizao de atividades que estimulam o desenvolvimento individual dissociado do desenvolvimento coletivo. Esta prtica tambm corriqueiramente observada nos mtodos didticopedaggicos postos em prtica nas Universidades, que acabam por formar um profissional, porm dificilmente um cidado.

22

06 PROBlEMATIzAO

2010

Para efeitos da pesquisa a ser desenvolvida neste prprojeto, foram formuladas algumas hipteses, a seguir relacionadas.

6.1 hIPTese 01
A forma superficial como a informao transmitida na sociedade, a exemplo dos meios de comunicao em massa e da educao, no favorece a formao do indivduo crtico. A superficialidade das informaes transmitidas para a sociedade no favorece a formao do indivduo crtico. Na educao, muitas vezes o conhecimento transmitido de maneira superficial e acrtica, prejudicando a formao do cidado, e para os meios de comunicao em massa, vantajoso manter o ser humano raso, pois, em se tratando de relaes de poder, esse tipo de indivduo mais facilmente manipulvel.

6.2 hIPTese 02
A falta de interesses comuns gera conflitos e consequentemente o enfraquecimento da coeso dos estudantes. Os indivduos se articulam mais facilmente atravs da percepo de pontos de semelhana entre uma verdade interna e outra externa, proposta por um grupo ou outro indivduo. A no deteco destes pontos ocasiona a perda de coeso de um grupo, pois as pessoas no se motivam a trabalhar por verdades puramente deliberadas de fora para dentro, mas sim
23

2010

PROBlEMATIzAO 06

por ideais coletivos que tenham um elo com suas afirmaes e aspiraes internas.

6.3 hIPTese 03
As formas de interao propostas nos eventos de design priorizam interesses individuais ao invs da construo coletiva. Atravs das atividades propostas, estrutura e abordagem, construdas empiricamente, muitas vezes observa-se como conseqncia a priorizao do participante por atividades individualistas, sendo esta geralmente uma deciso inconsciente. Com este distanciamento, o indivduo no constri em prol do coletivo, evitando assim uma evoluo social. Alm disso, a indstria cultural promove um falso individualismo, criando a competio, para incentivar a circulao de capital, fato que tambm refletido nos eventos.

6.4 hIPTese 04
Os escassos registros dos eventos a da histria do ME de Design incorrem na desvalorizao e perda de identidade dos mesmos. A falta de registro contnuo, ou a no valorizao da histria e evoluo do Movimento Estudantil de Design, promovem a falta de interesse na promoo de aprimoramentos para os mesmos. Outra conseqncia o risco de se repetir erros cometidos anteriormente. Se quem no conhece a prpria histria no conhece a si mesmo, ainda h o risco do ME perder a prpria identidade em decorrncia destes fatores.
24

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

Neste item ser realizada uma anlise detalhada das quatro hipteses j apresentadas, por sua vez relacionadas com os problemas a serem abordados.

7.1 aNlIse Da hIPTese 01


A forma superficial como a informao transmitida na sociedade, a exemplo dos meios de comunicao em massa e da educao, no favorece a formao do indivduo crtico. Uma viso cnica das realidades humanas poderia levar negao da riqueza e da complexidade dos meios de comunicao. Esta viso implica em ver como mtodo principal apenas a utilizao da seduo e, depois dela, o uso de puras relaes de poder. Se esta tendncia existe, no significa que ela constitui a natureza do homem contemporneo ou que ns sejamos condenados a ela. Ao menos, no ser este o ponto de vista adotado neste pr-projeto. Entretanto, sabe-se que Horkheimer, Adorno, Marcuse e outros filsofos fundadores da Escola de Frankfurt criaram o conceito de Indstria Cultural para definir a converso da cultura em mercadoria. O conceito no se refere aos veculos (televiso, jornais, rdio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte de uma suposta classe dominante. A produo cultural e intelectual estaria, deste modo, sendo guiada restritamente pela possibilidade de consumo mercadolgico. Visto isso, ressalta-se que o foco aqui abordado se refere especificamente facilidade de acesso informao, em contraposio superficialidade desta mesma informao facilmente acessada.
25

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

Parece que enquanto o conhecimento tcnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos, a autonomia do homem enquanto indivduo, a sua capacidade de opor resistncia ao crescente mecanismo de manipulao das massas, o seu poder de imaginao e o seu juzo independente sofreram aparentemente uma reduo. O avano dos recursos tcnicos de informao se acompanha de um processo de desumanizao. Assim, o progresso ameaa anular o que se supe ser o seu prprio objetivo: a idia de homem. (HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razo, 1976.) Observa-se na Teoria da Crtica Social, fundamentada na Escola de Frankfurt, que tanto o conhecimento quanto a prpria falsa sensao de liberdade individual enaltecem a inevitvel instrumentalizao das relaes humanas das sociedades contemporneas. Tal raciocnio levado adiante posteriormente pelo terico e historiador Michel Foucault, ressaltando a idia de que o excesso de informao impede a formao de indivduos autnomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente. Para Foucault, o saber est essencialmente ligado questo do poder, na medida em que, a partir da idade clssica, por meio do discurso da racionalidade - isto , a separao entre o cientfico e o nocientfico, entre o racional e o no-racional, entre o normal e o anormal - efetua-se uma ordenao geral do mundo, isto , dos indivduos, que passa, ao mesmo tempo, por uma forma de governo e por procedimentos disciplinares. A disciplinarizao do mundo por meio da produo de saberes locais corresponde disciplinarizao do prprio poder: na verdade, o poder disciplinar, para exercer-se nesses mecanismos sutis, obrigado a formar, organizar e
26

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

pr em circulao um saber, ou melhor, aparelhos de saber (FOUCAUlT, Michel. Michel Foucalt Philosophe, 1989.), ou seja, instrumentos efetivos de acmulo do saber, de tcnicas de arquivamento, de conservao e registro, de mtodos de investigao e de pesquisa, de aparelhos de verificao etc. Ora, o poder no pode disciplinar os indivduos sem produzir igualmente, a partir deles e sobre eles, um discurso de saber que os objetiva e antecipa toda experincia de subjetivao. A articulao poder/saber(es) , portanto, dupla: poder de extrair dos indivduos um saber, e de extrair um saber sobre esses indivduos submetidos ao olhar e j controlados (FOUCAUlT, Michel. le vrit et les formes juridiques, 1976). Trata-se, por conseqncia, de analisar no somente a maneira pela qual os indivduos tornam-se sujeitos de governo e objetos de conhecimento, mas tambm a maneira pela qual acaba-se por exigir que os sujeitos produzam um discurso sobre si mesmos - sobre sua existncia, sobre seu trabalho, sobre seus afetos, sobre sua sexualidade etc. - a fim de fazer da prpria vida, tornada objeto de mltiplos saberes, o campo de aplicao de um poder controlador. A transformao dos procedimentos de saber acompanha as grandes mutaes das sociedades ocidentais: assim que Foucault levado a identificar diferentes formas de podersaber que se sucedem na histria ocidental: medida (ligada constituio da cidade grega), inquirio (ligada formao do Estado medieval) e sobre o exame (ligado aos sistemas de controle, de gesto e de excluso prprios das sociedades industriais). A forma do exame, alm de ser o modo de controle sob o qual a sociedade contempornea est inserida, central nas anlises que Foucault consagra ao nascimento da governamentalidade e do controle social: ela implica em um tipo de poder essencialmente administrativo
27

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

que imps ao saber a forma do conhecimento: um sujeito soberano tendo a funo de universalidade e um objeto de conhecimento que deve ser reconhecvel por todos como j estando ali (FOUCAUlT, Michel. la maison des fous, 1975.). O paradoxo encerra precisamente o fato de que no se trata, na verdade, de modificaes do saber de um sujeito do conhecimento que seria afetado pelas transformaes da informao, mas de formas de poder-saber que, funcionando no nvel da informao, do lugar relao do conhecimento histrico determinado que se fundou sobre o par sujeito-objeto, ou de modo mais objetivo, conhecedor e ser-informado. Visto isso, deve-se considerar a afirmao de Foucault de que no percebemos o poderio controlador das informaes, lutamos para ter acesso aos objetos, porm no lutamos pelo direito de acesso tanto aos conhecimentos primrios, como as pesquisas cientficas, nem pelo direito de decidir seu modo de insero na vida econmica e poltica de uma sociedade. Para a terica Marilena Chaui, o Ideal Cientfico definido como a confiana que a cultura ocidental deposita na razo como capacidade para conhecer a realidade. a partir desta iluso da neutralidade cientfica que, segundo Marilena Chaui, surge o fenmeno social denominado Cientificismo: crena de que a cincia pode e deve conhecer tudo, confiana no progresso e na evoluo dos conhecimentos que, um dia, explicaro totalmente a realidade e permitiro manipul-la tecnicamente, sem limites para a ao humana. Chaui chega a descrever como se fosse uma mitologia moderna, que se configura pela magia e poderio ilimitado da cincia sobre as coisas e os homens, como uma religio, com verdades intemporais, absolutas e inquestionveis. Tal mitologia configura a idia de que existem os seres competentes, que tm o direito de mandar e de exercer poderes, e os incompetentes, que devem
28

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

obedecer e serem mandados. Isso ocorre, para Marilena Chaui, simplesmente porque as pessoas encaram a cincia pelo prisma dos resultados e no pelo desenvolvimento cientfico. No entanto, a autora apela para a considerao de que hoje mnimo ou quase inexistente o grau de neutralidade e de liberdade dos cientistas, j que o uso das cincias define os recursos financeiros que nelas sero investidos. quando o cientista escolhe uma certa definio de seu objeto, opta por um determinado mtodo e espera obter certos resultados. Portanto, sua atividade no neutra, nem imparcial. Atualmente os cientistas trabalham coletivamente e as pesquisas so financiadas pelo Estado, empresas privadas ou ambos. Ou seja, retomando ao foco da superficialidade das informaes, a maioria das informaes e conhecimentos, resultantes das pesquisas cientficas, que usamos em nosso cotidiano possui origem em investigaes militares e estratgicas, competies econmicas e competies polticas. Por fim, vimos que a crtica social frankfurtiana descreve a racionalidade ocidental como instrumentalizao da razo. A razo iluminista pregava que conhecer dominar e controlar a natureza e os seres humanos. Nesta perspectiva, a cincia vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para se tornar um instrumento de dominao, poder e explorao. Todavia, Marilena Chaui afirma que devemos distinguir entre o momento da investigao cientfica e o da ideologizao mitologizao de uma cincia. A autora tambm ressalta que, atualmente, o uso das informaes definido antes do incio das prprias pesquisas e fora do controle que a sociedade poderia exercer sobre ele. Para concluir, retoma-se que, para Michel Foucault, a gesto da informao que se configura hoje um instrumento de manipulao denominado exame, prprio das sociedades
29

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

industriais - o excesso de informao sobrepe-se s informaes essenciais, eliminando assim uma hierarquia de valores entre todas as informaes. O interesse dos meios de comunicao em massa , desta maneira, controlar o indivduo atravs de uma poluio de informaes superficiais. Em se tratando de relaes de poder, pode-se considerar, portanto, que o indivduo raso mais facilmente manipulvel.

7.2 aNlIse Da hIPTese 02


A falta de interesses comuns gera conflitos e consequentemente o enfraquecimento da coeso dos estudantes. O objetivo de um encontro nacional de estudantes , sobre todas as circunstncias, obter uma coeso entre os estudantes por meio do pblico participante. Para isso, cada encontro oferece um intuito especfico, como um tema, uma prerrogativa ou um questionamento, pretendendo que o pblico integre e partilhe por sua vez a idia colocada em questo. Tal processo, simplificado aqui ao extremo, mais interativo do que se possa imaginar e ao longo dele, a opinio se transporta, em seu sentido estritamente inicial, para uma nova idia, como um resultado naturalmente dialtico e hermenutico. Esta transformao desejada pode fracassar, pelo menos por duas razes segundo o terico lingista ludwig Wittgenstein (adaptado): se o contexto no est adequado/preparado e, neste caso, no h lugar para a idia proposta; ou se o contexto apropriado, mas nenhuma ligao foi estabelecida entre a idia proposta e o prprio contexto. Ressalta-se que, dentre muitos outros fatores, os diversos interesses do pblico tambm constituem o contexto
30

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

aqui referido. E restritamente este o principal fator que torna o contexto, quando no analisado, prejudicial ao objetivo pr-estabelecido, fato este que se tem observado nos ltimos encontros nacionais de estudantes de design. O primeiro objetivo do evento , portanto, analisar os diversos interesses do pblico envolvido para ento reconhecer um elo que envolva a maior parte deste pblico. uma tarefa rdua e nada simples, mas apenas depois disso que se deve introduzir a prerrogativa do intuito do evento. Esta definio implica em que se veja cada evento como particular. Trata-se de argumentos para um pblico especfico, dentro de um contexto especfico, sendo isso que, no fundo, acaba tornando a organizao de um encontro de estudantes algo to delicado, alm de definir o xito ou o fracasso do mesmo. Dentre os eventos mais complexos e delicados de se organizar, pode-se eleger a guerra como o principal. Talvez seja por isso que muitos administradores de grandes empresas, polticos influentes ou mesmo lderes populares estudem o famoso livro A arte da Guerra, de Sun Tzu. Um dos principais estratagemas propostos pelo autor conhecer muito bem os dois lados: voc mesmo e o seu inimigo, principalmente sua histria e suas pretenses. Evidente que se trata apenas de uma metfora para ns, afinal jamais pode-se tratar o pblico de um evento como inimigo. logo, pode-se considerar a estrutura do N Design como voc mesmo e as suas armas disponveis para atuao, e o inimigo como sendo a disperso gerada conscientemente pelos setores dominantes da sociedade, conforme apresentado na Hiptese anterior. Mas, o ponto onde queremos chegar que, segundo o prprio Sun Tzu, aquele que sabe manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com seus interesses consegue melhor administrar um exrcito, procurando assim evitar dvidas
31

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

e desentendimentos entre oficiais e soldados (TzU, Sun. A Arte da Guerra- Traduo de Sueli Barros Cassal, 2000). Ou seja, a gerao do conflito interno promove o enfraquecimento de qualquer grupo que depende da interao mtua. Isso confirma, portanto, que a hiptese de que a falta de interesses comuns gera conflitos e conseqentemente o enfraquecimento da coeso dos estudantes no apenas faz sentido como tambm pode ser verdadeira. No entanto, para comprov-la de fato, preciso analisar cautelosamente os mecanismos do movimento estudantil. Antes de mais nada, o movimento estudantil por si s no deliberativo. No cabe s organizaes estudantis tomar decises sozinhas. Geralmente o que coletivo dos estudantes precisa realizar ser feito atravs de consenso no votado ou de subgrupos (que tem suas prprias vias de deciso). Consenso no votado significa que algumas coisas no precisam ser discutidas. Algumas coisas so simplesmente bvias. A chuva no cai pra cima. Esse nvel primrio de entendimento compartilhado ser to mais volumoso (portanto til) quanto mais os indivduos do grupo tiverem caractersticas em comum. Como tm os estudantes de uma mesma rea, por exemplo. Essa forma de trabalho no vai gerar unanimidade sobre as grandes questes, mas ela sempre pode encontrar formas de ao que no dependam de uma interpretao nica. A opinio de um estudante sempre to vlida quanto a de qualquer outro. A organizao estudantil sozinha no validadora. A instituio no torna vlidas idias e aes que no seriam vlidas por si mesmas. Uma idia verdadeira no se torna mais verdadeira quando 50%+1 concordam com ela, apenas foi deliberada assim, mas se no for verdadeira e bem estruturada, no ser colocada em prtica pelo coletivo dos estudantes e vale lembrar que sem ao no h representao.
32

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

Infelizmente isso um problema difcil de analisar, pois envolve no s os representantes e lderes estudantis, mas tambm organizadores, como os prprios estudantes de diferentes realidades. Como sempre o indivduo que faz qualquer coisa, uma poltica no-deliberativa obtm resultados com menos burocracia, assim tornando ainda maior o desafio de criar mecanismos executivos atravs do coletivo dos estudantes, materializando as propostas votadas. O objetivo de um encontro nacional, diante do movimento estudantil, a articulao, pura e simplesmente. Isso significa fazer com que o grupo de estudantes funcione como um grupo integrado ao invs de indivduos isolados. Evita-se relaes de dominao entre o grupo e o indivduo. qualquer um tem o direito de discordar de algo proposto, mesmo que este algum faa parte daqueles que esto propondo. Deste modo, ningum se torna empregado desse grupo e nem pode utilizar sua opinio particular de forma imperativa. quando no h representao envolvida os lderes tm poder por eles mesmos, ao invs de serem vistos como canais para o poder do grupo. Isso significa que a organizao no perfeitamente igualitria. Mas tambm significa que o esforo de equalizar mantido continuamente. Esse esforo vem tanto dos lderes tentarem compreender o que os outros pensam quanto do surgimento de novos lderes. A hierarquia de uma CONDE (Comisso Organizadora do N Design) tem a mesma forma, mas funciona como mecanismo de comunicao. As pessoas na hierarquia so aquelas que gastaram seu prprio tempo em reunies interminveis, que pararam para falar mesmo com pessoas que discordavam delas, que expuseram suas opinies de forma que elas pudessem ser criticadas, que tentaram repassar informaes importantes. Em outras palavras, so as pessoas
33

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

que podem se utilizar de um processo histrico de construo de entendimento mtuo. importante lembrar que articulao muito mais que comunicao. A construo do grupo um ritual complexo, rico, delicado. Articulao o aprendizado de um grupo (algumas vezes muito grande) em agir junto. O encontro nacional de estudantes deve fornecer no apenas um espao onde isso pode acontecer adequadamente, mas tambm uma tradio que facilita o processo. quase uma cultura do grupo, um conjunto de idias e expresses e normas e jogos que permite s pessoas que pertencem interagir de formas frutferas. Essa tradio certamente vai muito alm das regras formais estabelecidas em reunies ou textos como este. Ela inclui piadas, festas, conversas produtivas, conversas inteis. E isso tudo tambm ajuda o grupo a trabalhar e a conseguir coisas - e especificamente esta a conexo que bem difcil de ver. Trata-se de um sistema complexo, mas que certamente um dos recursos mais importantes que um grupo pode ter. Por exemplo, querer que todas as pessoas expressem suas opinies sobre cada assunto no s uma perda de tempo como tambm tedioso ao extremo. Num grande auditrio com milhares de pessoas, a opinio de cada um pouqussimo relevante. No entanto, se ao invs disso houverem vrios pequenos grupos discutindo idias diferentes, e nveis (preferencialmente vrios) de liderana que no s discutem suas prprias questes mas tambm so informados do que os outros pensam, as melhores idias vo sendo cada vez mais ouvidas, no s dentro da hierarquia mas em todo o grupo. Neste processo, as pessoas com interesses comuns vo se encontrando e comeam a trabalhar juntas, assim como na proposio dos Balaios, feita para o 17. N Design. Voltando hiptese da falta de interesse, antes de sucumbirmos a esta tentao interminvel de analisar o
34

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

movimento estudantil, fato que a disperso um hbito social, afinal jamais h motivos em comum (universais) entre todas as pessoas envolvidas em um determinado evento. Entretanto, podemos examinar algumas boas razes que nos levam a aderir s premissas de uma argumentao. Segundo o terico Philippe Breton, tais razes podem ser de trs ordens: a ressonncia, a curiosidade e o interesse. Uma nova apresentao dos fatos pode entrar em ressonncia com nossa viso mais geral do mundo, mesmo que ela aparea dotada de um certo coeficiente de novidade. Esta a ressonncia que tornar esta nova apresentao aceitvel, sem outra conotao e com o sentimento de evidncia imediata. Uma prerrogativa que se apia em valores um bom exemplo dos efeitos da ressonncia. Por exemplo, pode-se convencer mais facilmente um homem de esquerda, preocupado com a igualdade, que a diviso das tarefas domsticas entre ele e sua mulher necessria apoiando-se justamente no valor da igualdade. Ser preciso, neste caso, que a montagem argumentativa consiga evidenciar a ressonncia da igualdade do homem e da mulher com o princpio geral de igualdade, quando na verdade a prerrogativa se configura estritamente no papel do homem nas tarefas domsticas. Apoiamonos sobre o que j conhecido, familiar, normal. A respeito deste tema, Chaim Perelman evoca a inrcia psquica e social, complemento, segundo ele, da inrcia ideolgica. Devemos justificar bem mais as nossas mudanas do que nossas permanncias, nossas rupturas de conduta do que nossos hbitos. Como observam os clebres psiclogos Joule e Beauvois: Na realidade, a inrcia permite que contemos com o normal, o habitual, o real, o atual, e que o valorizemos. Quer se trate de uma situao existente, de uma opinio aceita ou de um estado de desenvolvimento contnuo e regular [...]
35

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

um grande nmero de argumentaes insistem em que nada justifique uma mudana (1987, p. 142). A curiosidade, no entanto, leva o pblico a examinar com boa vontade uma nova maneira de ver as coisas, na qual ele ainda no havia pensado. O gosto pela explorao, o desejo de mudana predispor, ento, a admitir uma apresentao particular dos fatos e a analisar suas conseqncias. Para algumas pessoas, parece haver dificuldade em se desfazer do gosto por coisas intrigantes ou por hipteses audaciosas, a ponto de aceitar que estas hipteses entrem nestas pessoas e que passem a lhes oferecer uma existncia suplementar. Os argumentos por dissociao do bom senso, como explica Breton, constituem uma boa ilustrao da curiosidade que esta maneira de reenquadrar o real pode induzir. Deste modo, separar o homem e sua ideologia (para considerar, por exemplo, o fato que o filsofo Heidegger era ao mesmo tempo nazista e o autor de uma obra inestimvel sobre a fenomenologia) abre perspectivas intrigantes para as quais nosso esprito no est preparado se ele ativer habitual coerncia que ele exige entre o homem e suas idias mais ntimas. Esta coerncia fundar, alis, o argumento de integrao social, que por sua essncia mais conservador. Enfim, o interesse descrito por Breton pode ser um formidvel vetor de aceitao de uma viso de mundo que o pblico poderia rapidamente avaliar como algo que lhe seria conveniente. O motivo aqui o benefcio esperado alm de um enquadramento cuja particularidade de ser sempre mais global e mais geral que a opinio que ele engloba e protege. A aceitao deste novo quadro de referncia apresentaria imediatamente para o pblico um determinado interesse, um valor de uso no interior de sua prpria economia de pensamento.
36

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

Por fim, no podemos descartar a hiptese de que as pessoas podem ser muito inteligentes. Sendo assim, uma poltica que respeite isso e incentive-as a usarem o que tm de melhor se torna inteligente a um nvel coletivo. Cada um faz o seu melhor - no por dever ou responsabilidade, mas por essa esperana to natural s pessoas inteligentes.

7.3 aNlIse Da hIPTese 03


As formas de interao propostas nos eventos de design priorizam interesses individuais ao invs da construo coletiva. Os tericos da argumentao privilegiam a classificao dos valores do ponto de vista de seu uso na ao de convencer ao invs de classific-los do ponto de vista filosfico e moral. Deste modo Chaim Perelman distingue entre os valores abstratos como a justia e a verdade e os valores concretos, como a Igreja, a ptria. O autor acrescenta que os raciocnios baseados em valores concretos parecem ser caractersticos das sociedades conservadores. Ao contrrio, os valores abstratos se prestam mais facilmente crtica e estariam mais ligados justificao da mudana, ao esprito revolucionrio (PERElMAN, Chaim. 1988, p. 42). Observamos no item anterior que a questo dos conflitos de valores um elemento importante em um encontro de estudantes. Mas agora se faz necessrio analisar o efeito/conseqncia desejado tanto por quem levanta um questionamento quanto por quem resolve participar do debate. Distinguiremos, portanto, especificamente o ponto de vista do indivduo, geralmente oposto ao ponto de vista do coletivo.
37

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

Como vimos anteriormente, a indstria cultural, to criticada pela Escola de Frankfurt, promove um falso individualismo, tendo-se em vista que mais fcil convencer uma nica pessoa do que um grupo. Deste modo, os crticos sociais frankfurtianos afirmam que acabou se criando uma competio entre os indivduos para incentivar a circulao de capital. Na indstria cultural, o indivduo ilusrio no apenas por causa da padronizao do modo de produo. Ele s tolerado na medida em que sua identidade incondicional com o universal est fora de questo. Da improvisao padronizada no jazz at os tipos originais do cinema, que tm de deixar a franja cair sobre os olhos para serem reconhecidos como tais, o que domina a pseudo-individualidade. O individual reduzse capacidade do universal de marcar to integralmente o contingente que ele possa ser conservado como o mesmo. Assim, por exemplo, o ar de obstinada reserva ou a postura elegante do indivduo exibido numa cena determinada algo que se produz em srie, exatamente como as fechaduras Yale, que s por fraes de milmetros se distinguem umas das outras. (ADORNO, Theodor W. 1971). Hoje, a indstria cultural assumiu a herana civilizatria da democracia de pioneiros e empresrios, que tampouco desenvolveram uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos so livres para danar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralizao histrica da religio, so livres para entrar em qualquer uma das inmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coero econmica, revelase em todos os setores como a liberdade de escolher o que sempre a mesma coisa. [...] E at mesmo a vida interior organizada segundo os conceitos classificatrios da psicologia profunda vulgarizada, tudo isso atesta a tentativa de fazer de si mesmo um aparelho eficiente e que corresponda, mesmo nos
38

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

mais profundos impulsos instintivos, ao modelo apresentado pela indstria cultural (HORKHEIMER, Max. 1976). O que se prope aqui a suposta repercusso desta busca pela pseudo-individualidade, apontada pelos autores citados, no planejamento e na proposta dos ltimos encontros nacionais de estudantes de design. Tal estratgia se apresenta de forma mais cmoda para os organizadores, uma vez que sempre mais fcil conquistar o indivduo com seus interesses particulares e imediatos do que com causas coletivas e universais; como tambm h comodidade por parte do indivduo participante, j que est inserido em um contexto na qual exigido uma individualidade supostamente nica. Este mecanismo pode ser considerado hbito em uma sociedade que favorecida pelo intuito individualista que esconde uma padronizao pr-estipulada, afinal este hbito incentiva a competitividade e conseqentemente a circulao de capital. Evidente que este objetivo nunca foi explicitado e, talvez, nem sequer notado em um encontro nacional de estudantes de design - simplesmente pelo fato disso ter se tornado um hbito. No entanto, o que cabe a ns refletir se tal hbito favorvel ao Movimento Estudantil. Mas, antes disso, preciso analisar a relao do indivduo com relao ao grupo o qual est inserido. O que o ser humano utiliza para levar a bom termo o desenvolvimento em prol do coletivo seu antagonismo no interior do grupo que est inserido, na medida em que o indivduo , no entanto, no final das contas, a causa de uma organizao regular desse grupo. Entendo aqui por antagonismo a insocivel sociabilidade dos homens, ou seja, sua inclinao natural para agir em conjunto, inclinao que contudo acompanhada de uma repulsa geral a entrar em um determinado grupo, que ameaa constantemente desagreglo. (Immanuel Kant, 1784). O que Kant afirma em seus
39

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

estudos sociais que nenhuma sociedade essencialmente boa e nem absolutamente ruim, mas apenas um ato natural do ser humano para manuteno da prpria sobrevivncia. Isso ilustrado de modo mais direto com a seguinte citao do filsofo mile Alain: Creio que a sociedade filha do medo, no da fome. Ou melhor, eu diria que o primeiro efeito da fome deve ter sido mais dispersar os homens do que agruplos, todos indo buscar seu alimento justamente nas regies menos exploradas. S que, enquanto o desejo os dispersava, o medo os agrupava. Pela manh, sentiam fome e tornavamse anarquistas. Mas, noite, sentiam o cansao e o medo e amavam uns aos outros. (AlAIN, mile. 1908). A idia de que o medo une os indivduos tambm compartilhada posteriormente por Foucault que, por sua vez, define este movimento como a prpria constituio de si mesmo como objeto de ao racional pela apropriao, unificao e subjetivao de um j-dito fragmentrio e escolhido; no caso de inseres sociais, trata-se de desalojar do interior da mente os receios mais escondidos de forma a poder deles se libertar. (FOUCAUlT, Michel. 1983). Voltando hiptese em si, contrapomos o hbito individualista ao medo que move o agrupamento. Ressalta-se que o medo aqui colocado um termo de carter antropolgico que possui alguma relao por que no? - com a prpria manuteno da espcie. Deste modo, aps a anlise de ambos os lados, observa-se que o individualismo, quando praticado coletivamente, favorvel circulao de experincias, sendo o coletivismo, por outro lado, a prpria experincia compartilhada simultaneamente. Tal fato nos leva a crer que a disperso ocasionada pelo incentivo ao individual evita uma certa evoluo social, uma vez que o indivduo no compartilha de maneira construtiva as experincias vividas, guardando40

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

as apenas para si mesmo. De fato, o termo coletivo pode vir a implicar duas conseqncias. De um lado, o verdadeiro exerccio crtico do pensamento individual se ope idia de uma busca metdica por uma soluo. O objetivo da coletividade no , no entanto, o de resolver ou substituir uma soluo por outra, mas o de problematizar de forma construtiva. No se pretende impor um posicionamento nico, mas sim instaurar uma distncia crtica, desprenderse de idias fechadas, retomar os problemas com aqueles que tambm os enfrentaram, esto enfrentando-os ou viro a enfrent-los. De outro lado, esse esforo pelo coletivo no , de maneira alguma, um anti-reformismo ou uma resistncia contra o sistema: ao mesmo tempo porque ele destaca uma real ligao com o princpio para o qual o homem um ser pensante e porque, dentre suas principais motivaes, busca fazer a histria das relaes que o indivduo mantm consigo mesmo atravs do grupo; a histria do prprio indivduo, uma vez que ele est inevitavelmente inserido em um grupo ou outro. quanto histria em si, assunto a ser discutido logo a seguir na prxima hiptese. O estudo das relaes entre o singular com o plural , enfim, problematizado ao mesmo tempo como uma constante antropolgica e enquadramento contextual, sendo, portanto, um modo de analisar, em sua forma restritamente singular, as questes de alcance geral de cada reflexo aqui levantada.

7.4 aNlIse Da hIPTese 04


Os escassos registros dos eventos a da histria do ME de Design incorrem na desvalorizao e perda de identidade dos mesmos.
41

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

Um fato aqui j pr-estabelecido que os registros existentes dos eventos e da prpria histria do Movimento Estudantil de Design no Brasil so escassos, levando-se em considerao a progressiva evoluo e transformao do mesmo. Antes de qualquer considerao a respeito, pretende-se aqui explorar um pouco mais a legado do pensador francs Michel Foucault, visto que, como se trata do registro de uma histria em contraposio sua prpria identidade, pode-se estabelecer uma relao direta com a obra de Foucault. Sua obra est vinculada para a anlise do passado e a maneira como as pessoas conheciam esse passado. Para ele, no se pode pensar na prpria histria com neutralidade e despreocupao. Em seu livro mais famoso, As palavras e as Coisas (1966), Foucault desenvolve a idia de que o homem no passa de uma inveno do pensamento moderno que desdenha a histria que h por detrs deste mesmo pensamento, um simples efeito de uma mudana nas disposies fundamentais do saber, para concluir a seguir que, se estas disposies viessem a desaparecer, o homem tambm se desvaneceria, uma histria que, como na orla do mar, um rosto de areia. Deste modo, o autor explica que a histria possui a funo de tornar a questo de saber se possvel pensar diferente do que se pensa indispensvel para ver e identificar quem se . O tema da histria como interrogao sobre as transformaes e sobre os acontecimentos colocado pelo autor como estreitamente ligado atualidade. Se para Foucault histria no memria, mas sim genealogia, ento a anlise histrica no , na verdade, seno a condio de possibilidade de uma ontologia crtica do presente. Essa posio deve, entretanto, evitar dois obstculos - que correspondem, de fato, s duas grandes objees que foram feitas a Foucault
42

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

durante sua vida, concernentes sua relao com a histria: a utilizao de uma busca histrica no implica uma ideologia do retorno (Foucalt no se ocupa da tica greco-romana a fim de dar um modelo a seguir que se trataria de atualizar), mas uma historicizao de nosso prprio olhar a partir do que ns no somos mais. Afirma ainda que a histria deve nos proteger de um historicismo que invoca o passado para resolver os problemas do presente (1982). Ento Foucault define acontecimento como uma irrupo de uma singularidade histrica, desenvolvendo em seguida dois discursos. O primeiro consiste em dizer que ns repetimos sem o saber, na atualidade, e eu tento apreender qual o acontecimento sob cujo signo ns nascemos, e qual o acontecimento que continua ainda a nos atravessar (1978). O segundo discurso consiste precisamente em buscar na atualidade os traos de uma ruptura acontecimental: a revoluo [...] corre o risco de banalizar-se, mas como acontecimento cujo prprio contedo importante, sua existncia atesta uma virtualidade permanente e que no pode ser esquecida (1984). A idia de arquivo, por sua vez, ou o registro desses acontecimentos, no para Foucault o trao morto do passado, pois este visa, na verdade, ao presente: se eu fao isso, com o objetivo de saber o que ns somos hoje (1966). Colocar a questo da historicidade em contraposio identidade , de fato, problematizar nosso prprio pertencimento, ao mesmo tempo, a um regime de discursividade dado e a uma configurao de expectativas. O abandono do termo arqueologia em proveito do conceito de genealogia, logo no comeo dos anos 70, insistir sobre a necessidade de dirigir a leitura horizontal das discursividades para uma anlise vertical - orientada para o presente - das determinaes histricas de nosso prprio regime de discurso.
43

2010

ANlISEDASHIPTESES 07

Alm de todas as consideraes de Michel Foucault, sabe-se que todos os pensadores que, na histria, exerceram uma verdadeira ao sobre o futuro tinham os olhos fixados no passado. E se a histria envolve a todos, cabe a ns compreender que o que podemos ter de verdade no se obtm contra a inerncia histrica, mas por meio dela. Outra caracterstica pertinente da histria que quando ela superficialmente pensada, ela pode destruir completamente uma verdade, mas, por outro lado, quando pensada radicalmente, pode fundar uma nova idia da verdade. O distanciamento no tempo engana o sentido do esprito como o afastamento no espao provoca o erro dos sentidos. O contemporneo no v a necessidade do que vem a ser, mas, quando h um abismo temporal entre o vir a ser e o observador, este v ento a necessidade, tal como aquele que v distncia o quadrado como redondo. (KIERKEGAARD, Soren. 1844). No entanto, o que preciso aqui compreender que se retomamos hoje uma ontologia crtica do presente, no somente para compreender o que funda o espao de nosso papel social, mas para estabelecer os seus limites. Visto isso, nota-se o poderio indeterminado da prpria histria diante de qualquer contexto presente, embora toda histria seja feita por ns mesmos, submetendo-a a uma constante transformao, assim como sua respectiva identidade e a daqueles que a ela pertencem. Saber a prpria histria no um luxo, mas uma necessidade. No conhec-la no seria, alis, uma das grandes causas recorrentes da desigualdade cultural, que se sobrepe s tradicionais desigualdades sociais e econmicas, reforando-as? No saber localizar-se no prprio contexto no seria, no final das contas, uma das grandes causas da desvalorizao de nossa profisso? Por outro lado, uma histria
44

07 ANlISEDASHIPTESES

2010

que se configura apenas como uma ferramenta, um discurso argumentativo, isto , ao alcance de todos os membros para se ter uma aparente competncia ao tomar a palavra, definiria verdadeiramente alguma identidade? A existncia de uma histria, relatada por sua vez atravs de registros, largamente tributria do uso que lhe atribudo. Mas o exerccio de uma reflexo histrica indubitavelmente essencial para, no mnimo, se fazer partilhar uma opinio sobre um mesmo assunto, j que configura o mais rico culturalmente e o mais aberto parmetro ou ponto de vista humano. O poder dos atuais meios de comunicao em massa, a crescente facilidade ao acesso e ao registro da informao, o descrdito progressivo da integridade de cada informao tornam cada dia mais necessria uma reflexo sobre a valorizao do registro histrico do Movimento Estudantil, oposta transformao constante do mesmo. De todo modo, uma coisa fato: a falta de registro conseqente da no valorizao histrica do Movimento Estudantil de Design dificulta a definio de uma identidade, at mesmo de um sentido da profisso. Isso certamente promove a falta de interesse com relao ao evento nacional, principalmente s discusses polticas que nele ocorrem. Alm de que, evidentemente, acabe se repetindo erros cometidos anteriormente, prejudicando o crescimento do Movimento Estudantil que, caso continue menosprezando a prpria histria, pode correr tambm o risco de permanecer estagnado durante um longo perodo de tempo. Por fim, se quem no conhece a prpria histria no conhece a si mesmo, pode-se considerar a possibilidade do Movimento Estudantil perder completamente a prpria identidade em decorrncia da falta de registros histricos.

45

2010

SOlUESPROPOSTAS 08

A seguir iniciaremos algumas proposies demonstrando como pretendemos trabalhar na prtica com os problemas relatados e como sero testadas solues relacionadas aos mesmos. Assim como o item anterior, este ser aprofundado e tambm, neste caso, verificado em solues prticas durante os meses de desenvolvimento deste pr-projeto, at Julho de 2009. De qualquer maneira, relacionamos abaixo algumas idias j discutidas, com o intuito de aprimorar este debate com a participao do pblico em geral.

8.1 esTRuTuRa FsICa


O N Design Imerso vem com a proposta de acontecer 100% em um nico local, atravs da criao de uma espcie de cidade-evento. Nesta localidade possuiremos uma rotina diferenciada, mas ainda assim com hbitos, moedas, estudos, trabalhos, debates, interaes, momentos de lazer, itens comuns de nosso dia-a-dia, mas apresentados de outra maneira que no na rotina convencional. Isso j acontece em maior ou menor grau nos eventos, especialmente nos regionais, mas queremos ir alm, reduzindo o mximo possvel a disperso do encontrista, aquela que acontece atravs do distanciamento do espao fsico, tempo e dificuldades de deslocamento, etc. Acreditamos que atravs da concentrao das pessoas e atividades possibilitaremos uma maior reflexo, ao e quebra de paradigmas, a serem levados como resultados para o perodo ps-evento. Para a efetivao desta proposta contaremos com a disponibilizao do Centro de Eventos Estudantis da Universidade Federal do Paran. Este projeto, j em andamento, um dos atuais focos da Pr-Reitoria de Assuntos Estudantis
46

08 SOlUESPROPOSTAS

2010

e do Diretrio Central dos Estudantes da UFPR e tem previso de trmino para o primeiro trimestre de 2010. Trata-se da reforma do complexo que hoje abriga o departamento de Ed. Fsica e que ser adaptado para recepo integral de eventos estudantis, oferecendo salas de atividades, alojamento e espao para recreao com porte adequado para realizao das atividades aqui propostas. Como outras opes ainda dispomos em Curitiba de pelo menos 1 dezena de locais com porte adequado para recepo do evento, tais como: Universidade Positivo, PUC-PR, Centro Politcnico-UFPR, UTFPR, Colgio Estadual do Paran, entre outros.

8.2 FoRmaTo Do eveNTo


Atravs da pesquisa de investigao cientfica pretendemos validar algumas quebras de paradigmas para o N Design. Explica-se: Com o passar dos anos observou-se a solidificao de atividades e prioridades padro dentro dos encontros, muito embora no se tenha parado para averiguar de maneira aprofundada os resultados de tal estrutura. Mesmo no havendo estatuto regendo tal incluso, as mesmas atividades continuam l, talvez pela lei do menor esforo ou pela simples falha de no percepo da utilidade delas para cumprimento do objetivo do agrupamento dos estudantes. Assim, temos por exemplo, apenas para citarmos dois problemas a serem tratados: o excesso de atividades simultneas, que tem o intuito de oferecer diversos tipos de atividades, porm gera a disperso individual e a falta de coeso do coletivo; e, o privilgio de atividades que no desenvolvam o senso crtico, mas trazem um mero acmulo de informaes, como ocorre na maioria das palestras e boa parte das oficinas. Com relao
47

2010

SOlUESPROPOSTAS 08

ao primeiro item, acreditamos que a limitao de atividades simultneas, ao invs da diversidade em excesso, possa ser uma simples e eficaz soluo, em funo do embasamento apresentado na anlise da Hiptese 1. Para estmulo do senso crtico, ao invs do mero acmulo de informaes, uma idia seria transformar as palestras em debates, nos quais pessoas com opinies distintas argumentariam, mediadas de acordo com o objetivo da atividade e com interao dos participantes, a exemplo do ocorrido com sucesso no Nono Purungo. J as oficinas migrariam para uma evoluo dos Balaios e da tentativa dos Grupos de Ao, realizados no N 17 e N 18, respectivamente. Estamos falando do evento como incubadora de idias e de solues, como j acontece no Interdesign Workshop (ICSID/IDA) e DOTT07 (Inglaterra), entre outros. Ou seja, as atividades geram solues prticas para um problema a ser resolvido, atravs da construo coletiva, seja um produto, uma pea grfica, um artigo cientfico, um protesto, um manifesto terico, ou o que for.

8.3 assuNTos aBoRDaDos


O N Design Imerso ter uma espinha dorsal que guiar a formao das grades de atividades. Nela estaro presentes os assuntos relacionados com a Pauta Nacional Unificada (PNU) decidida por representantes de todo Brasil, conforme projeto aprovado na 2 Reunio do CONE Design de 2008. Estas atividades sero a fora motriz do encontro e estaro presentes conjuntamente com as Reunies do CONE Design nos horrios nobres da grade.

48

08 SOlUESPROPOSTAS

2010

a) mas o N Curitiba no ter uma pauta definida pela pr-CoNDe, como educao, Rede social ou algo do tipo? No. A pr-CONDe Curitiba acredita que os representantes das Universidades brasileiras tenham total condio de definir a pauta do N Design na sua totalidade. logo, no temos necessidade de embutir outras pautas no evento, mas sim a obrigao de realizar atividades relacionadas com a PNU, no apenas durante o N, mas principalmente antes dele, em parceria com as lideranas estudantis e entidades de base das diversas cidades do pas. Assim visamos o reconhecimento e aplicao prtica deste projeto que traz novos paradigmas ao Movimento Estudantil de Design, e principalmente o amadurecimento prvio da pauta nas diversas localidades, possibilitando uma discusso mais rica durante o encontro, atravs da soma e do debate entre as realidades regionais, buscando solues globais para os assuntos abordados, conforme prev o projeto da PNU. Acesse a seo downloads de nosso site e saiba mais sobre a PNU: http://www.ndesignimersao.com/

8.4 ReGIsTRo Das aTIvIDaDes


Independente do formato das atividades, uma soluo proposta o registro por escrito destas, alm das formas j utilizadas hoje. Atravs do embasamento oferecido na Hiptese 4 percebemos os riscos em se possuir precrios registros, ou ainda, a no valorizao destes. Neste sentido sugerimos uma idia simples e que poder ter um grande impacto: O incremento desta funo s j clssicas funes
49

2010

SOlUESPROPOSTAS 08

dos monitores do evento. Assim, estas pessoas receberiam treinamento prvio s atividades e entrariam com dados j no formato digital, relatando a atividade. No s dados de horrio de incio, trmino e nmero de participantes, mas tambm o contedo em si, concluses e os resultados obtidos.

8.5 PesquIsas qualITaTIvas e CeNso Dos esTuDaNTes


Na prvia do evento, esta comisso organizadora tem o intuito de realizar pesquisas qualitativas nas instituies superiores de ensino de Design. O objetivo somar dados que possibilitem uma anlise e compreenso das diferentes realidades e metodologias aplicadas, assim como as suas pautas de discusso, visando utilizao destes dados no planejamento das atividades do encontro. O Censo dos Estudantes de Design seria outra atribuio da CONDe Curitiba. Trata-se do agrupamento de informaes relevantes e constituio de um banco de dados sobre o perfil destes estudantes, seja ele social, psicolgico, profissional, etc. Estes dados podero auxiliar no rduo desafio de entender melhor este grupo e atravs da compilao e cruzamento dos dados pode-se realizar as mais diversas pesquisas cientficas, bem como direcionar as aes focadas do movimento estudantil, ou ainda prever tendncias dos futuros profissionais (e ter a possibilidade de trabalhar nelas). Antes de qualquer coisa preciso que conheamos os indivduos em questo, para depois atuarmos sobre eles.

50

08 SOlUESPROPOSTAS

2010

a) mas, por que iniciar isso em um N Design? Simplesmente porque preencher dados costuma ser algo relativamente demorado e maante, algo que os indivduos no fazem por livre e espontnea vontade. logo, utilizar o momento da inscrio do N para j realizar tal pesquisa aparece como uma boa soluo, pois o interessado teria que, necessariamente, preencher todos os dados para confirmar sua inscrio, assim resolvendo o problema da baixa adeso s pesquisas, pelo menos com o pblico do N Design.

8.6 esPao eXeCuTIvo Do CoNe


A partir da reforma do Estatuto do CONE, em 2006, no existe mais a Secretaria Nacional, nem as Regionais. logo, observa-se uma falta de espao para as aes executivas do Conselho, atravs de seus representantes homologados para a edio em andamento. No caso da 2 reunio anual do CONE, que acontece durante o N Design, acredita-se que seja de extrema importncia a criao de um espao executivo do CONE, tambm previsto na programao e com horrio privilegiado, como j ocorre com o espao deliberativo. A necessidade de tal espao notada sempre que o Conselho precisa trabalhar na redao de algum documento, definir parmetros de comunicao, corrigir o estatuto, entre outros exemplos, e os representantes acabam tendo dificuldades de se reunir alm das reunies deliberativas, onde este tipo de atividade no se encaixa. Esta questo foi recorrentemente discutida nas ltimas reunies e Curitiba pretende criar e dar privilgio de tal espao na grade do evento, visando melhorar a consolidao das deliberaes do Conselho.
51

2010

SOlUESPROPOSTAS 08

8.7 PuRuNGo 10
O dcimo Purungo ser realizado entre os meses de Abril e Maio de 2009. O evento contar com a colaborao ativa da pr-CONDe Curitiba e ser uma possibilidade de averiguar na prtica e amadurecer alguns conceitos defendidos neste pr-projeto. Alm disso, teremos a oportunidade de verificar a articulao da Comisso Organizadora em um evento de mdio porte, com o objetivo de corrigir eventuais falhas, evitando surpresas na aplicao das solues propostas numa dimenso maior como a do N Design. Desta forma, na dcima edio, o Purungo ter a importante funo de ser o grande antecessor do N Design Curitiba, assim como na sua primeira edio, alm de trabalhar em prol da unio dos estudantes locais e promover inovaes na estrutura dos eventos estudantis de design, fatos j tradicionais. Tambm pretendemos trazer para o Purungo atividades relacionadas com a Pauta Nacional Unificada, com o objetivo de iniciar um frum local e propor solues para os itens relacionados mesma.

8.8 eXPosIo e DoCumeNTRIo De 20 aNos De N DesIGN


Em Curitiba esto arquivados a grande maioria dos documentos relacionados com o movimento estudantil de design a partir de 1987, ano de fundao na cidade do 1 Centro Acadmico de Design do Brasil (CADI-UFPR), nico local onde pode-se encontrar os cartazes de divulgao de todos os Ns Design, por exemplo, alm de centenas de documentos manuscritos e cartas da poca da organizao e divulgao do 1 N Design (1991), quando ainda no contvamos
52

08 SOlUESPROPOSTAS

2010

com as atuais facilidades da comunicao on-line. A prCONDe Curitiba pretende criar uma comisso interna para coordenar um trabalho de levantamento e digitalizao destes documentos, registros fotogrficos e audiovisuais, com o intuito de organizar uma exposio itinerante comemorativa de 20 anos de N Design, lanada durante o 20 N e que percorreria todos os encontros regionais no ano a seguir, possibilitando a visitao de milhares de pessoas em todo Brasil. Alm disso, esta comisso seria responsvel por coordenar a realizao de um vdeo documentrio, contendo imagens originais das fitas gravadas no 1 N e nunca divulgadas, alm de depoimentos dos organizadores e participantes. Entendemos que estes seriam passos importantes na proposio do resgate histrico do ME de Design, evitando as possveis conseqncias j explanadas no item 6.4 Anlise da Hiptese 4.

8.9 CaRTeR lDICo


Acreditamos que atividades de carter ldico consistem em um recurso sociolgico, ao passo que seu potencial de compreenso social bem evidente. Elas se mostram como um elemento relevante na construo das relaes entre indivduos, alm de refletirem a personalidade dos envolvidos. O formato simblico e material do sistema caracterstico das atividades que apresentam um enfoque ldico, permite a auto-afirmao e autocrtica do participante, como tambm a compreenso da realidade. Uma das solues propostas para este projeto adaptar em um evento estudantil, jogos ou brincadeiras facilitadoras da insero do participante dentro do evento, proporcionando a este uma reflexo autocrtica e uma competio saudvel.
53

2010

SOlUESPROPOSTAS 08

Ela consiste em trocar o crach de identificao por uma carta personalizada como as utilizadas no jogo Super Trunfo, com algumas caractersticas e um nmero limitado de pontos a serem distribudos, a critrio do prprio participante, de modo que seu crach seja uma ferramenta de jogo. A inteno da insero desse tipo de atividade no evento a anlise crtica dos participantes. Para recompensar a participao ativa do encontrista, as atividades valero pontos de acordo com uma hierarquia prestabelecida. Todos os pontos que o participante conseguir reunir sero transformados em horas para seu certificado, valorizando assim os mais participativos no evento. Esses pontos poderiam ser simbolizados por adesivos modulares coloridos, e os participantes seriam incentivados a utiliz-los em possveis construes coletivas. Obtendoos tambm a partir do escambo, onde eles teriam valor simblico de troca durante o evento, ou seja, isentos de valor monetrio e no estariam vinculados a produtos de fora da cidade-evento. As construes coletivas citadas acima tambm seriam recompensadas no final, atravs de um possvel concurso, obtendo um valor maior de troca dentro do evento. Incentivando no s o entretenimento, mas tambm o trabalho coletivo, de carter ldico e artstico.

54

09 CONClUSO

2010

Nesta seo no pretendemos demonstrar as concluses sobre o referencial terico j analisado, pois entendemos que este pr-projeto encontra-se apenas no seu primeiro estgio de desenvolvimento. Independente disso, as etapas j realizadas da pesquisa nos possibilitaram a percepo dos benefcios que a metodologia cientfica poder trazer para uma nova estrutura de N Design, mais adequada atual realidade da sociedade. Nesta etapa de 45 dias de desenvolvimento tivemos a participao e colaborao de dezenas de pessoas alm daquelas que j esto na pr-CONDe. Agradecemos todos que apoiaram, e acreditaram neste projeto e dedicaram o seu tempo nele. com esta pluralidade de opinies e horizontalidade no grupo que iniciamos esta idia e assim que notamos a possibilidade de sucesso nos objetivos propostos. Agradecemos ainda voc que dedicou um tempo para a leitura deste documento e o convidamos a construir esta proposta conjunta conosco, atravs de nosso site, nossas reunies e qualquer outra possibilidade de contato. Estamos disposio. Nesta etapa inicial, contamos com: Alexander Czajkowski, Daniel Koganas, Diego Silvrio, Elisa Feltran Serafim, Fabiano Braga, Fernanda Carretta, Henrique Jakobi, Juliana Bach, Kelli CAS Smythe, loara Feix, luendey Maciel, Marcos Beccari, Mario Ohashi e Rafael Borba. aGoRa CoNTamos Com voC TamBm. http://www.ndesignimersao.com/
55

2010

REFERNCIAS 10

TURKlE, Sherry. A Vida no Ecr.Traduo de Paulo Faria. lisboa: Relgio Dgua Editores, 1997. HORKHEIMER, Max. Filosofia e Teoria Crtica, em Textos Escolhidos. Coleo Os Pensadores, pg.163. 1968 HAll, Stuart. A identidade cultural na psmodernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. FROMM, Erich. Ter ou ser?. Rio de janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1987. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionrio Aurlio da lngua Portuguesa. 3a. ed. rev. e atual. Curitiba: Positivo, 2004. FOUCAUlT, Michel. As Palavras e as Coisas. Editora: Edies 70. Coleo: Signos Tema: lingustica Ano: 2002. KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. Editora cone, 1 edio, 2005. KIERKEGAARD, Soren. preciso duvidar de tudo. Editora Martins Fontes, 1 edio, 2003. CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo, Editora tica, 1 edio, 2001. TzU, Sun. A Arte da Guerra. So Paulo, Editora l&PM, 1 edio, 2000. HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razo. Editora Centauro, 2002 BRETON, Philippe. A Argumentao na Comunicao. So Paulo, Editora EDUSC, 2 edio, 2003. AlAIN, mile-Auguste Chartier. Sistema das Artes Plsticas. Porto Alegre, Editora Gallimard, 1 edio, 1963.

56

w w w. n d e s i g n i m e r s a o.com

2010

Realizao:

apoio:

(parntesis design)

Patrocnio:

Das könnte Ihnen auch gefallen