Sie sind auf Seite 1von 7

O PREFCIO QUASE-ESQUECIDO

DA PRIMEIRA EDIO DE LE CIEL ET LENFER (1865).

Augusto Araujo.

INTRODUO

Em 1865, quando Allan Kardec (1804-1869) publicou o livro Le Ciel et lEnfer ou la Justice Divine selon le Spiritisme (O Cu e o Inferno ou a Justia Divina segundo o Espiritismo), o fez preceder de um Prface no qual, dentre outras coisas, prope uma reviso de algumas de suas obras e apresenta o novo livro como continuidade de seu labor de desenvolvimento da doutrina esprita.1 Curiosamente, no entanto, este Prface parece ter sido esquecido pelos tradutores brasileiros da obra kardeciana. Esquecimento que s no foi total, visto que o pblico brasileiro dispunha de duas tradues parciais deste texto. Ambas, presentes nas tradues de Salvador Gentile e de Evandro Noleto Bezerra Revue Spirite. No nmero de setembro de 1865, Kardec publicou um excerto do Prefcio na seo Notas Bibliogrficas.2 Recentemente (2009), no entanto, foi publicada pela Federao Esprita Brasileira (FEB), uma nova traduo de O Cu e o Inferno (feita por Evandro Noleto Bezerra), a qual reintegra o Prefcio a seu lugar de direito. Em nota o tradutor explica que:

Ao contrrio do que aconteceu com as demais publicaes de Allan Kardec, a obra O Cu e o Inferno parece no ter sido um sucesso de vendas. Se comparado com a opus magna de Kardec Le Livre des Esprits a qual apenas entre 1860 (ano da publicao da 2 e definitiva edio) e 1863 somou 9 edies (10 se contarmos a edio de 1857); ou mesmo com o sucesso de La Gnse, les miracles et le predictions selon le spiritisme (A Gnese, os milagres e as predies segundo o espiritismo), que obteve trs edies no mesmo ano de sua publicao (1868), com a diferena de apenas um ms entre elas; o penltimo dos grandes tratados kardecianos teve desempenho bastante modesto. Segundo Florentino Barrera (2003, p. 71-78), a segunda edio de O Cu e o Inferno s veio a lume em 1868, trs anos aps seu lanamento, portanto. Ainda segundo Barrera, a 3 edio data de 1868-1869; e 4 edio 1869. 2 KARDEC, Allan. Revista Esprita, Set/1865. Notas Bibliogrficas. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 377382. (Trad. Evandro Noleto Bezerra).

2
Este Prefcio no fazia parte da 4 edio francesa de O Cu e o Inferno edio definitiva que serviu de base para esta traduo. Apareceu, na 1 edio, publicada em agosto de 1865. Ao inseri-lo aqui, tivemos em vista resgatar para as novas geraes estes escritos quase desconhecidos do Codificador do Espiritismo e oferec-los aos estudiosos da Doutrina Esprita.3

Desconheo se Kardec teria retirado o Prface apenas nesta ltima edio por ele revista (4 edio de 1869), ou se j o fizera nas edies anteriores. A nota acima no oferece qualquer indicao a respeito. Igualmente desconheo os motivos pelos quais Kardec teria feito isso. No entanto, parece-me claro, os tradutores brasileiros se esqueceram do Prface de 1865 por que basearam suas tradues na edio de 1869. Outro fato curioso envolvendo a obra em questo que esta 4 edio, assumida como definitiva, s veio a lume a 1 de Julho de 1869. Trs meses, portanto, aps a morte de Allan Kardec. Florentino Barrera, em seu livro Resumo Analtico das Obras de Allan Kardec 4, afirma que esta edio estabelece o texto definitivo da obra uma vez que teria sido revista pelo prprio Kardec. Informao corroborada pela Revue Spirite (Jul/1969) que a anunciou, seguida da observao:

A parte doutrinria desta nova edio, inteiramente revista e corrigida por Allan Kardec, sofreu importantes modificaes. Alguns captulos foram inteiramente refundidos e consideravelmente aumentados.5

Instigado pelo que acreditava fosse uma lacuna histrica, e, portanto, sem conhecimento do trabalho de Evandro Noleto Bezerra, empreendi minha prpria traduo do texto. Empreitada assumida com o apoio do amigo Vital Cruvinel (um dos editores do blog Decodificando O Livro dos Espritos e de quem a reviso da traduo). Nossa ideia original era a de enviar a traduo para publicao em algum peridico interessado. No entanto, diante da realidade desta outra iniciativa, desistimos temporariamente da ideia.

BEZERRA, Evandro Noleto. Nota do Tradutor. In: KARDEC, Allan. O Cu e o Inferno. Ou a justia divina segundo o espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2009. p.11. 4 BARRERA, Florentino. Resumo Analtico das Obras de Allan Kardec. So Paulo: USE/Madras, 2003. 5 KARDEC, Allan. Revista Esprita. Jul/1869. Venda em 1 de Junho de 1869. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 309-310. A rigor o artigo deve ter sido escrito por A. DESLIENS que, aps a morte de Allan Kardec, tornou-se o secretrio-gerente da Revista Esprita, cargo, na prtica, equivalente ao de redator. Contudo, sigo aqui, ao fazer essa referncia bibliogrfica, o padro indicado pelos dados fornecidos pela editora na ficha catalogrfica do volume correspondente ao nmero XII da coleo da Revista Esprita.

3 Como tradutor, meu empenho foi de evitar tanto o literalismo simplista, que ignora as distncias lingusticas e temporais entre o texto original e o esforo de traduo; quanto uma abordagem mais livre que pudesse desvirtuar o sentido original que o autor quis impingir a sua obra, ou que pudesse abrir espao para interpretaes dbias de sua mensagem. Depois de concluda a traduo e sua reviso, e to logo tomamos conhecimento do trabalho realizado por Evandro Noleto Bezerra, tivemos o cuidado de cotejar as tradues em busca de possveis equvocos de compreenso de nossa parte. E, de minha parte, fiquei satisfeito em constatar a proximidade bem como a distncia pelas opes lingusticas e estilsticas assumidas. O que poder ser facilmente percebido pelo leitor num breve exerccio comparativo. Visando possibilitar tal comparao, bem como contribuir com o avano dos estudos da obra kardeciana no Brasil, decidi, com a anuncia de Vital Cruvinel, tornar pblico este modesto empreendimento conjunto.

A TRADUO: PREFCIO DA PRIMEIRA EDIO DE LE CIEL ET LENFER (1865).6

O ttulo desta obra indica claramente o seu objeto. Aqui reunimos todos os elementos prprios para esclarecer o homem acerca de seu destino. Como em nossos escritos anteriores sobre a doutrina esprita, no se parte aqui de um sistema preconcebido ou de uma concepo pessoal, a qual no gozaria de qualquer autoridade. Tudo foi deduzido a partir da observao e da concordncia dos fatos. O Livro dos Espritos contm as bases fundamentais do espiritismo; a pedra angular do edifcio. Todos os princpios da doutrina nele se encontram colocados, at aqueles que devem constituir o seu coroamento. Mas, era necessrio dar-lhes desenvolvimentos, deduzir-lhes todas as consequncias e todas as aplicaes, medida que se desenvolviam por meio do ensino complementar dos Espritos, e de novas observaes. Foi o que fizemos no Livro dos Mdiuns e no Evangelho segundo o
6

Referncia: KARDEC, Allan. Prface. In: ______. Le Ciel et lEnfer ou la Justice Divine selon le Spiritisme. Paris : Ledoyen, Dentu, Frd. Henri, 1865. p. I-VIII. Traduo: Augusto Csar Dias de Araujo. Reviso: Vital Cruvinel.

4 espiritismo a partir de pontos de vista especficos. o que fazemos nesta obra, segundo outra perspectiva, e o que faremos sucessivamente naquelas obras que ainda publicaremos e que viro a seu tempo. Ideias novas no frutificam seno quando a terra est preparada para receb-las. Ora, entende-se que a terra est preparada no pelo surgimento de algumas inteligncias precoces, as quais dariam apenas frutos isolados, mas por certo conjunto na predisposio geral, a fim de que no somente a ideia produza frutos mais abundantes, mas que, encontrando numerosos pontos de apoio, encontre igualmente menos oposio, e seja mais forte para resistir a seus antagonistas. O Evangelho segundo o espiritismo representou um avano; o Cu e o Inferno um avano ainda maior cujo alcance ser facilmente compreendido, posto que toca o essencial de certas questes, contudo, no deveria ter aparecido prematuramente. Considerando-se a poca do advento do espiritismo, reconhece-se sem dvida alguma que este apareceu no tempo oportuno: nem cedo, nem tarde. Muito cedo, ele teria abortado, por que as simpatias no seriam muito numerosas. Teria sucumbido sob os golpes de seus adversrios. Muito tarde, teria perdido a ocasio favorvel de se produzir; as ideias poderiam ter tomado outro curso, do qual teria sido difcil desvi-las. Era, pois, necessrio deixar s velhas ideias o tempo de se gastar e de provar sua insuficincia, antes de apresentar as novas. As ideias prematuras abortam porque no se est maduro para compreend-las, e a necessidade de uma mudana de posio no se fez ainda sentir. Hoje evidente para todo o mundo que um imenso movimento se manifesta na opinio geral; uma reao formidvel se opera no sentido progressivo contra o esprito estacionrio ou retrgrado da rotina. Os satisfeitos de ontem so os impacientes de amanh. A humanidade se encontra em trabalho de parto; h no ar qualquer coisa, uma fora irresist el que a v arrasta adiante; ela como um jovem sado da adolescncia que entrev novos horizontes sem os definir, e lana fora as fraldas da infncia. Deseja algo melhor, -se alimentos mais slidos para a razo. Contudo, este melhor no est ainda bem definido, procura-se-o. Todo o mundo nisto trabalha, desde o crente at o incrdulo; desde o trabalhador at o sbio. O universo um vasto canteiro de obras no qual uns demolem, outros reconstroem. Cada um talha uma pedra para o novo edifcio do qual apenas o grande Arquiteto possui o plano definitivo, e do qual no se compreender a economia seno quando suas formas comearem a se desenhar sobre a face do solo. Tal o momento que a soberana sabedoria escolheu para o advento do espiritismo.

5 Os Espritos que presidem ao grande movimento regenerador agem, pois, com maior sabedoria e previdncia do que podem faz-lo os homens, posto que eles apreendem a marcha geral dos acontecimentos, enquanto ns no contemplamos seno o crculo limitado de nosso horizonte. Os tempos da renovao chegaram, segundo os decretos divinos. Era preciso que em meio s velhas runas do velho edifcio, o homem, a fim de no se desencorajar, entrevisse os alicerces da nova ordem de coisas; era preciso que o marinheiro pudesse perceber a estrela polar que o deve guiar at o porto. A sabedoria dos Espritos que se mostrou no advento do espiritismo, revelado quase instantaneamente por toda a terra, poca mais propcia, no menos evidente na ordem e na gradao lgicas das revelaes complementares sucessivas. No depende de ningum constranger sua vontade a este respeito, pois eles no medem seus ensinamentos pelo grau de impacincia dos homens. No basta que digamos: Queremos ter tal coisa, para que ela nos seja dada; e ainda menos conveniente que digamos a Deus: Julgamos que chegou o momento para que nos d tal coisa; nos julgamos avanados o suficiente para receb-la; isto seria como lhe dizer: Sabemos melhor que voc o que conveniente fazer. Aos impacientes, os Espritos respondem: Comecem primeiramente por bem saber, bem compreender, e, sobretudo, por bem praticar aquilo que vocs sabem, a fim de que Deus os julgue dignos de aprender mais; depois, quando chegar o momento, saberemos agir e escolheremos nossos instrumentos. A primeira parte desta obra, intitulada Doutrina, contm o exame comparado das diversas crenas sobre o cu e o inferno, os anjos e os demnios, as penas e as recompensas futuras. O dogma das penas eternas aqui encarado de uma maneira especial, e refutado por meio de argumentos tirados das leis da natureza, e que demonstram, no apenas seu lado ilgico, j assinalado mil vezes, mas sua impossibilidade material. Naturalmente, com as penas eternas, caem todas as consequncias que se acreditou delas poder tirar. A segunda parte contm numerosos exemplos que sustentam a teoria, ou antes, que serviram para estabelecer a teoria. Eles haurem sua autoridade da diversidade de tempos e lugares nos quais foram obtidos, posto que se emanassem de fonte nica, seria possvel encar-los como o produto de uma mesma influncia. Ademais, sua autoridade advm da concordncia com a qual so obtidos todos os dias, onde quer que se ocupe das manifestaes espritas do ponto de vista srio e filosfico. Tais exemplos poderiam ser multiplicados ao infinito, pois no h centro esprita que no possa deles fornecer

6 um notvel contingente. Para evitar repeties fastidiosas, fizemos uma escolha dos mais instrutivos. Cada um desses exemplos um estudo, no qual todas as palavras tm sua importncia para todo aquele que as meditar com ateno, pois cada ponto lana uma luz sobre a situao da alma aps a morte, e a passagem da vida corporal vida espiritual at este momento to obscura e temida. o guia do viajante antes de entrar em um novo pas. A vida do alm-tmulo se apresenta sob todos os seus aspectos, como um vasto panorama; cada um a encontrar novos motivos de esperana e consolao, bem como novas bases para reafirmar sua f no porvir e na justia de Deus. Nesses exemplos, tomados em sua maioria de fatos contemporneos, ocultamos os nomes prprios todas as vezes que julgamos til, por motivos de convenincia fceis de compreender. Aqueles a quem tais exemplos possam interessar os reconhecero facilmente; para o pblico, nomes mais ou menos conhecidos, e algumas vezes muito obscuros, no acrescentariam nada s instrues que deles se pode retirar. As mesmas razes que nos fizeram calar os nomes dos mdiuns no Evangelho segundo o espiritismo levaram a nos abster de nome-los na presente obra, escrita mais para o futuro que para o presente. Tais mdiuns no esto nada interessados em atribuirse o mrito por uma coisa qual seu esprito no teve qualquer participao. A mediunidade, alis, no se encontra submetida a tal ou tal indivduo; uma faculdade fugidia, subordinada vontade dos Espritos que querem se comunicar, a qual se possui hoje e que pode desaparecer amanh, e que no aplicvel a todos os Espritos sem distino, e, por isso mesmo, no constitui um mrito pessoal como o seria um talento adquirido mediante o trabalho e os esforos da inteligncia. Os mdiuns sinceros, aqueles que compreendem a gravidade de sua misso, consideram-se como instrumentos que a vontade de Deus pode quebrar quando quiser, caso no ajam segundo seus interesses; eles ficam felizes com uma faculdade que lhes permite se tornarem teis, mas no extraem da qualquer vaidade. De resto, nos conformamos sobre este ponto aos conselhos de nossos guias espirituais. A providncia quis que a nova revelao no fosse privilgio de ningum, mas que tivesse seus rgos por toda a terra, em todas as famlias, em casa dos grandes como dos pequenos, segundo esta palavra da qual os mdiuns de nossos dias so a realizao: Nos ltimos tempos, diz o Senhor, derramarei meu Esprito sobre toda carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro; vossos jovens tero vises e vossos velhos sonharo. Nesses dias derramarei meu Esprito sobre meus servos e minhas servas, e eles profetizaro (Atos, cap. II, v. 17,18).

7 Mas est dito tambm: Haver falsos Cristos e falsos profetas (Ver o Evangelho segundo o espiritismo, cap. XXI). Ora, esses ltimos tempos chegaram; no o fim do mundo material, como se tem acreditado, mas o fim do mundo moral, ou seja, a era da regenerao.

Das könnte Ihnen auch gefallen