Sie sind auf Seite 1von 8

PLSTICOS

A maioria das matrias-primas para o desenvolvimento dos plsticos, so obtidas do petrleo, em menor escala do gs, da hulha e outras fontes naturais. Como exemplo das fontes naturais : Da celulose obtem-se os polmeros celulsicos como : nitrato de celulose, propinato de celulose e outros; Da seringueira: a borracha natural. Os polmeros obtidos por fontes naturais, esto sendo substitudos pelos polmeros obtidos por fontes sintticas ou seja, as resinas so desenvolvidas em laboratrio, obtendo-se as resinas sintticas. Polmeros so grandes molculas formadas por repeties de uma unidade qumica chamada mero, onde todo plstico um polmero, porm nem todo polmero um plstico. Dependendo da formao molecular, o plstico (polmero sinttico) pode ser classificado como : TERMOFIXO : Conhecido tambm como termoestvel e, em alguns casos termorgido. Devido a sua formao molecular, este aps moldado no poder fluir novamente, ex: baquelite, polister, borracha vulcanizada, durepoxi, araldite etc. De forma genrica poderia falar aqui de Durmeros e Elastmeros, porm o que mais interessa nesta HP so os Termoplsticos, o qual ser visto a seguir. TERMOPLSTICO: J a estrutura molecular deste permite que seja moldado por vrias vezes, ou seja reciclvel. Divide-se em dois sub-grupos : Amorfos e Semi-cristalinos e em trs categorias a seguir : Plsticos de Massa - Conhecidos como commodities, so produzidos em grande escala a baixo custo, ex. : PP, PEAD, PEBD, PMMA, etc. Plsticos de Engenharia - So de caractersticas superiores aos commodities, sendo aplicados em peas tcnicas, ex.: PC, P, ABS, PBT, POM, etc. Plsticos de Alta Performance - Caractersticas ainda mais superiores aos plsticos de engenharia, principalmente tratando-se de propriedades trmicas, so usados em peas altamente tcnicas e em aplicaes especiais, ex. : PEI, PPS, PEEK, PAI e outros. Alm da diversidade de termoplsticos existente na atualidade, pode-se reforar estes, atravs de fibras de vidro, cargas mineral, aditivos e outros. Tambm possvel a mistura fsica de polmeros, neste caso teremos as Blendas.

Conceitos e Princpios
Tendo em vista que, este site trata de assuntos bsicos mas de trivial importncia, vale a pena lembrar que, antes de definir uma mquina injetora e seu processo, deve-se conhecer o molde a ser usado, e que este tenha sido bem projetado conforme o produto e material a ser injetado, pois uma boa pea injetada depende da combinao molde, material e mquina. J no processo de injeo, temos a fuso do material plstico no cilindro da injetora, onde este transportado para o molde sob presso. Natural que este processo envolva vrios fatores, conceitos e princpios, para que haja uma boa moldagem. Portanto a injetora exerce vrias funes neste processo controlando: os movimentos do molde no fechamento, abertura e extrao; as temperaturas necessrias; as presses e velocidades de injeo e outros. Para acompanhar melhor este tutorial veja os tpicos a seguir :

TEMPERATURA: A temperatura est relacionada ao cilindro injetor, onde existem resistncias que geram calor em vrias zonas conforme solicitado ( zona de alimentao, zona de compresso, zona de homogeneizao e bico). Para controlar a temperatura nas zonas de aquecimento, as quais correspondem a uma determinada fase de plastificao, programado valores em celsus (graus centgrados), e em algumas injetoras possvel programar um valor mximo e mnimo. Os comandos comuns so: on-off (proporcional) normalmente expresso em porcentagem ; PID (proporcional, derivativo e integral), este expresso em graus, onde se pode ter maior preciso e controle da temperatura. A temperatura a ser utilizada fornecida pelo fabricante do material, existindo uma margem de atuao, como ser visto a frente nos captulos de estimativa e escolha da injetora. FECHAMENTO: Esta uma funo bsica da injetora, onde se programa todos os movimentos relacionados ao fechamento e proteo do molde. No entanto a parte mais perigosa da mquina, onde qualquer descuido, pode-se ocasionar um acidente ou danos ao molde. Embora exista nas injetoras dispositivos de proteo, necessrio ter cuidado. Nesta etapa deve-se saber a tonelagem adequada, pois o uso de tonelagem exagerado pode ocasionar desgastes e consumo de energia desnecessrios, como tambm pode interferir no processo de injeo. A tonelagem a ser usada esta relacionada a rea projetada de moldagem, ser visto no capitulo de estimativas. ENCOSTO DO BICO: Nesta funo o bico est relacionado com o tipo de molde a ser usado e matria-prima. Quando o molde tem uma bucha e bico convencional normalmente necessrio o movimento do bico, para que o material no congele. Quando se usa bicos especiais, bico quente ou bucha quente, o bico trabalha encostado, sem necessidade de movimentos durante o ciclo. Os tipos mais conhecidos de bicos so : a) Bico standard : o bico mais comum e mais durvel, usado na maioria das injetoras b) Bico de canal reverso : utilizado para materiais que tendem cristalizao como poliamidas e semelhantes, onde o ponto de fuso limitado e quando submetidos a altas temperaturas tendem a escorrer pelo bico. c) Bicos valvulados : tendo de valvulao: pneumtica, mecnica e hidrulica; so aplicados em materiais com alto ndice de fluidez e para materiais que exigem alta contra-presso no processo de plastificao ou em injetoras verticais. d) Bico Quente: este fica encostado na cavidade. eliminando o canal de injeo. Independente do bico a ser usado, estes devem ter o dimetro do furo menor que o dimetro do canal de injeo (bucha). No considere isto para o bico e canal quente, pois tem outra concepo. INJEO: Esta uma fase onde o material transportado para as cavidades do molde, sob presso, sendo que temos dois fatores importantes : as velocidades e as presses de injeo, estes sero vistos melhor na escolha de mquina e estimativas do processo de injeo.

Escolha da Injetora
Neste captulo sero apresentadas as principais questes a serem observadas na escolha de uma injetora, e o que se pode estimar atravs de clculos bsicos. Para iniciar um novo ciclo, seja com injetoras disponveis ou com injetoras a serem adquiridas, lembre que necessrio conhecer o molde a ser utilizado e, analisar toda a relao que pode existir entre mquina e molde. Para a boa escolha de uma mquina deve-se analisar passo a passo as relaes existentes com cautela e, aplicar margens de segurana. Juntamente com a anlise e escolha sero apresentadas tambm as possveis estimativas do processo atravs de clculos , tabelas e grficos. Sendo que referente estimativas teremos uma boa aproximao do que ocorrer no processo, porm para resultados precisos, aconselha-se a utilizao de softwares especiais como Modflow(cae), Moldex Coretech ou a realizao de try-out. No ebook (livro virtual) voc poder obter mais detalhes e melhor entendimento das frmulas apresentadas aqui. A sequncia ser a mesma apresentada abaixo, para que se possa ter melhor acompanhamento e entendimento deste tutorial. TEMPERATURA FECHAMENTO INJEO RECALQUE PLASTIFICAO/RESFRIAMENTO ABERTURA / EXTRAO TEMPERATURA Sendo esta uma etapa direcionada ao aquecimento do material plstico, no ento uma etapa onde se possa calcular as temperaturas, e sim deve ser verificada em tabelas tcnicas ou consultada diretamente com o fornecedor da matria prima a ser usada. J na escolha da mquina, interessante saber se na zona do bico, a mquina oferece sistema P.I.D. ou Proporcional, ou ainda ambos, e se existe controle de qualidade que fiscaliza a temperatura, trabalhar com sistema P.I.D. proporciona melhor visualizao e controle do processo. FECHAMENTO Normalmente expresso em T (tonelada) ou KN (kilonewton), a fora que atua para manter o molde fechado, pois durante a injeo existir uma fora contrria. Aqui possvel estimar a tonelagem mdia necessria, sendo que esta calculada em funo da rea projetada do produto no molde e da espessura mdia das paredes do produto. Ento possvel e importante estimar a tonelagem. Como estimar ser visto adiante ! Portanto na escolha da injetora ideal, no que se refere a fechamento, importante saber : 1) Fora de fechamento - conforme grfico g1 , atravs da presso especfica na cavidade ser estimado a tonelagem necessria . Verificar tambm quantos estgios de fechamento e proteo de molde a mquina

oferece, onde importante obter-se movimentos rpidos porm suaves, conseguindo assim menor consumo de energia, menor ciclo e proteo da ferramenta. 2) Espao entre colunas - expresso em milmetros, deve ser verificado se o molde a ser usado tem suas dimenses externas inferior ao espao entre colunas . Tambm deve ser verificado, se o produto a ser injetado tem caractersticas especiais que de alguma forma dificulte a retirada do mesmo, como por exemplo uma pea injetada com inserto.
3) Tamanho das placas - expresso em milmetros, deve ser verificado se com a montagem do molde, sobra

espao suficiente para usar os gros. ADITIVOS So materiais que podem ser adicionados nos plsticos para conferir propriedades desejadas, tais como: colorir, modificar resistncia mecnica, retardar chama, absorver ultravioleta e outros. -AGENTES DESMOLDANTES So substncias que promovem a extrao do produto moldado, estas substncias podem ser internas ou externas: as internas so adicionadas na polimerizao ou em mistura logo aps, e o material ao ser moldado ter este agente migrador que facilitar a extrao ; as externas podem ser na forma de spray ou p, que so aplicados superfcie do molde antes da injeo, promovendo ento a posterior extrao do produto moldado. AMORFO Os polmeros amorfos so, aqueles que tem seus arranjos moleculares desordenados, por ex.: PMMA, PC, PS e outros, portanto so transparentes. -BAQUELITE Nome comercial de resinas fenol formaldedo, que um polmero sinttico termofixo. Uma aplicao bastante conhecida esta nos cabos de panelas. BIOCIDA Substncia que protege um polmero da biodegradao, normalmente contm cobre, mercrio ou titnio. -BIODEGRADAO Tratando-se de polmeros, a degradao causada pela ao de fungos ou bactrias. BLENDA a mistura fsica de dois ou mais polmeros onde a interao entre os polmeros misturados se d por foras intermoleculares. CASENA Substncia encontrada no leite. Aquecendo num recipiente, leite mais vinagre, pode-se obter uma especie de polmero caseiro. ( no tente esta experincia, sem maiores detalhes ) - CASTING Monmeros lquido do Nylon 6 que polimerizam e se tornam slidos presso atmosfrica.

COLGENO Protena encontrada em tecidos animais, tais como pele, ossos, cartilagens e outros. uma molcula de alto peso molecular, um polmero natural. COLIDE Substncia que prende ou e ou separa outra substncia. CO-INJEO o processo de injeo de dois polmeros num mesmo produto em uma mesma injetora. COPOLMERO Polmero obtido na copolimerizao, por mais de um tipo de monmero. Neste caso existe a mistura qumica, sendo ento diferente das blendas. COMPSITO Nome dado ao material constitudo de duas fases: Matriz e Reforo. COMPOSTOS Nome dado mistura do polmero com aditivos. CORPO ABLADOR Tratando-se de plsticos, o produto fabricado em resinas polimricas, o qual ser submetido ao processo de ablao, que tem por finalidade, remover camadas superficiais por fontes de energia / calor, como por exemplo: gravao a laser. - CRISTAL Massa de molculas dispostas de forma organizada. Onde num cristal polimrico as cadeias se encontram alinhadas e unidas por foras intermoleculares. CRISTALINO Ao contrrio dos polmeros amorfos, estes tem seus arranjos moleculares ordenados ou direcionados, portanto so opacos. DEGRADAO POLIMRICA So reaes qumicas que podem ocorrer de forma destrutiva, onde haver alteraes estruturais causando modificaes irreversveis em suas propriedades.

ELATMEROS So polmeros que apresentam um estado elstico na temperatura ambiente, so popularmente conhecidos como borrachas, onde estes tem capacidade de esticar e voltar ao seu estado normal de partida.

FLUNCIA Longos ensaios onde um corpo de prova ou amostra so submetidos a esforos constantes e de longa durao. Algumas pessoas chamam de fadiga, outras usam o termo ingls " Crepp". FUNCIONALIZAR POLMEROS promover uma reao no final de cadeias polimricas j formadas, onde haver o aumento destas atravs da juno outras cadeias. GS DE HULLA So mesclas de gases produzidos a partir do carvo betuminoso, sendo seus principais constituintes o hidrognio, o metano e o monxido de carbono. GS INERTE So gases que no reagem quimicamente com a matria a qual esto em contato. Gases nobres so todos gases inertes. HIDROFBICO So polmeros que no permitem a passagem da gua, ou seja, tem fobia de gua. HIDROGEL Material polimrico que tem como caracterstica principal : grande capacidade de absorver gua, tendo principal aplicao na rea biomdica. - IMC - INLINE MELTING COMPOUNDING Preparao de formulaes em linha, combina a preparao de materiais por extruso com processo de injeo, usado principalmente quando se necessita injetar peas com fibras longas. -NDICE DE FLUDEZ Ensaio executado em polmeros termoplsticos para medir a fluidez em funo de tempo e massa. ( ver mais nesta HP em "Ensaios"). JANELA DE PROCESSO Num grfico de presso de injeo em funo de sua velocidade, na curva encontra-se uma janela ideal para o processo, um pequeno intervalo de tempo na base da curva. MATRIZ POLIMRICA Num compsito a matriz o material onde se encontra o reforo, ou seja, o material predominante o polmero. - MONODISPERSOS So polmeros cujas as cadeias so de mesmo tamanho, somente so encontrados na natureza, como por exemplo: couro, celulose, borracha natural etc. MONMERO Substncia que da origem ao Polmero

NYLON O mesmo que poliamida ! Nome dado por W.H.Carothers da Du Pont, s poliamidas geradas por condensao. Onde existem duas verses para criao deste nome "Nylon": a) Iniciais de uma frase - Now you are lost old nippon b) A soma da derivao de - Nova York e Londres PLSTICO o mesmo que Polmero sinttico, mas por definio pode-se dizer que: Plsticos so materiais sintticos que, podem ser transformados por vrios processos, principalmente mediante a ao de calor e presso. PARISON Pr-forma extrusada ou injetada, normalmente em em formato de tubo, que ser utilizada posteriormente no processamento por sopro, por exemplo: fabricao de gales ou garrafas. -PLASTMETRO Aparelho dedicado medio de fluidez de um termoplstico, os resultados podem ser dados em g/10` ou cm/10` -POLIDISPERSOS So polmeros cujas as cadeias no tem mesmo tamanho, so todos os polmeros sintticos -POLIMERIZAO Existem vrios tipos de polimerizaes, mas de forma geral o processo que transforma um ou vrios monmeros em polmeros, basicamente atravs de temperatura, presso e catalizadores. POLMEROS Macromolcula formada por vrias unidades repetitivas de meros - Poli = muitos Meros = partes - , onde se inclui o nosso conhecido Plstico POLIOLEFINAS So termoplsticos semi-cristalinos sintetizados a partir das olefinas (originrios de monmeros de hidrocarboneto aliftico insaturado), que podem ser transformados por quase todos os processos convencionais, e com facilidade. Tem baixo preo comercial, boa resistncia qumica e bom isolamento eltrico, portanto ampla utilizao no mundo dos plsticos, dentre os principais esto o PE e PP. TAXA DE COMPRESSO o ato de reduzir volumes, onde tratando-se de injeo plstica, esta relacionada com a reduo de volume do material na rosca de injeo, sendo da zona de alimentao para zona de homogeneizao. Roscas universais tem em mdia a taxa de compresso 2:1 . TERMOPLSTCOS Polmeros sintticos que podem ser moldados ou amolecidos por vrias vezes, ou seja, reciclvel.( ver mai

nesta HP em "Tutoriais").

- TERMOFIXOS Tambm so polmeros sintticos, porm uma vez processado ( cura) no mais poder ser amolecido. ( ver mais nesta HP em "Tutoriais"). TEMPO DE RESIDNCIA Tambm conhecido como tempo de permanncia, este o tempo que o polmero fica exposto s fontes de calor no canho de injeo, desde a dosificao at a injeo. VULCANIZAO Descoberta por Charles Goodyear este nome foi dado em honra ao deus Vulcano - das profundezas e do fogo. o processo qumico que confere borracha estabilidade, elasticidade, resistncia mecnica, reduzindo a sensibilidade s variaes de temperaturas.

Das könnte Ihnen auch gefallen