Sie sind auf Seite 1von 17

Comentrios Dvida Ativa Tributria Municipal

Dvida Ativa Tributria est conceituada no art. 201 do Cdigo Tributrio Nacional, da seguinte forma:

"Art. 201 Constitui dvida ativa tributria a proveniente de crdito tributrio dessa natureza, regularmente inscrita na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo regular".

A expresso "proveniente de crdito tributrio" significa ter natureza tributria, ou seja, crditos provenientes de impostos, taxas, contribuies, emprstimos compulsrios, alm dos acrscimos legais, tais como multas fiscais, juros de mora e atualizao monetria, vinculados dvida principal.

So elementos da dvida ativa tributria:

1 - haver crdito de natureza tributria; 2 - haver inadimplemento do devedor, pelo descumprimento da obrigao no prazo fixado para pagamento; 3 - haver inscrio do crdito no registro prprio, aps apurada sua liquidez e certeza.

"Liquidez e certeza" expressam a obrigao de o crdito ser constitudo em quantia fixa e determinado, alm de estar regularmente inscrito. A dvida ativa

regularmente inscrita goza da presuno de liquidez e certeza, mas no em razo da inscrio, e, sim, pela correo dos elementos inscritos aos quais se presume legtimos. Liquidez e certeza so expresses assemelhadas, mas, no caso, bem distintas: liquidez refere-se ao valor exigido, a correo da quantia cobrada; certeza refere-se origem do crdito, a validade da obrigao.

Inscrio da dvida ativa

Inscrio da dvida ativa o ato administrativo vinculado, pelo qual feito o assentamento do dbito em registro prprio. A inscrio o ato que vai originar o nascimento do ttulo obrigatrio para cobrana judicial. Dvida no inscrita presume-se ainda sem liquidez e certeza do crdito correspondente, por no estar devidamente constitudo.

A inscrio, pois, exige um exame prvio de sua efetiva exigibilidade, a exatido de sua liquidez e a definio correta de seus elementos cadastrais. Verifica-se, assim, a qualidade e as condies definitivas do lanamento que originou o crdito, inclusive se est efetivamente transitado, com todos os prazos de defesa plenamente esgotados na forma da lei.

Diz o art. 201 do CTN, conforme visto, que a inscrio da dvida deve ser procedida depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo regular.

O Cdigo Tributrio Nacional no fixou prazo para inscrio do crdito, obrigando, apenas, o seu encaminhamento ao rgo da repartio competente, sem definir o encerramento deste prazo. Deixou tal definio aos cuidados da prpria Fazenda Pblica, embora haja o fator limitativo de tempo que seria o prazo prescricional.

Desse modo, cada entidade pblica procurou regular a matria, a fim de evitar sua procrastinao motivada por excessiva demora na inscrio de seus crditos. Lamenta-se, porm, que as leis de muitos Municpios no estipulam prazos de inscrio da dvida ativa, deixando suas providncias a critrio de seus administradores.

De qualquer modo, basta o crdito estar vencido e no pago para que exista a possibilidade de sua inscrio, devendo-se, no entanto, aguardar o vencimento dos prazos de recursos e impugnaes dos valores lanados.

Em relao aos tributos municipais, o IPTU de um exerccio pode ser inscrito na dvida ativa a partir do exerccio subseqente, mesmo que haja parcelamento mensal do seu pagamento. Embora o fato gerador ocorra no dia 1 de janeiro, o prazo de pagamento, na verdade, se esgota em 31 de dezembro, comeando a contar a prescrio a partir do primeiro dia do exerccio seguinte. O ISS, por sua vez, poderia ser inscrito at mensalmente, levando em conta que os seus recolhimentos mensais so, de certa forma, independentes e tratados

isoladamente, sem esquecer, por evidncia, a ao fiscal de homologao do lanamento e os prazos previstos no processo administrativo.

O ato de ordenar a inscrio deve ser exercido por autoridade ou rgo da Fazenda Pblica conforme determinao legal. Ou seja, a lei local deve estabelecer a competncia da pessoa ou do rgo para efetuar a inscrio. Assim, de acordo com as normas legais estabelecidas, cabe a quem for determinada a competncia, de praticar previamente o levantamento de apurao dos dados essenciais para constatar a legalidade da inscrio e a sua liquidez e certeza. Somente aps tal verificao, faz-se a inscrio da dvida ativa.

Discute-se se a inscrio dependeria de ordem emanada da Procuradoria Geral ou Fiscal do Municpio. Em nosso entendimento, a inscrio da dvida ativa um ato da Fazenda Pblica Municipal e desde que providenciada por autoridade ou rgo com competncia legal para exerc-lo, no haveria a necessidade de ser ordenada pela Procuradoria, at mesmo por dificuldades de estrutura

administrativa, pois, em geral, a Procuradoria e a Fazenda so rgos distintos na maioria das Prefeituras. Neste caso, toda a responsabilidade, inclusive as penalidades decorrentes de omisso ou desleixo, caberia autoridade ou ao rgo competente, e no Procuradoria.

Entretanto, a certido da dvida ativa, ttulo executrio da inscrio respectiva, esta, sim, seria ordenada, conferida aos elementos da inscrio e

assinada pela Procuradoria, em vista de sua relevncia jurdica, tarefa que compete a quem possui conhecimentos jurdicos. Neste momento, a Procuradoria teria autoridade legal de recusar e devolver o processo Fazenda, ao constatar impropriedades ou vcios formais da inscrio.

Oportuno lembrar que a Lei n. 6.830, de 22/09/1980, estabelece que "a Dvida Ativa da Unio ser apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional". Ocorre que, na Unio, a Procuradoria da Fazenda parte integrante da Fazenda, o que facilita a tramitao burocrtica dos documentos. Nos Municpios, com raras excees, a Procuradoria Fiscal parte da Procuradoria Geral, rgo desvinculado da Fazenda Municipal, e, geralmente, sem dispor de estrutura administrativa capaz de processar as inscries devidas no fluxo de trabalho exigido. De qualquer forma, repita-se, a lei municipal que deve dispor sobre o assunto.

A inscrio deve ser precedida, conforme j foi dito, por exame rgido de controle, a fim de impedir a existncia de erros, falhas ou irregularidades que venham a comprometer a cobrana da dvida. So elementos de verificao:

a) o cumprimento da legislao pertinente; b) o reexame dos prazos; c) o exame do processo ou do expediente respectivo; d) a situao da dvida, o clculo do valor e a capitulao legal relativa inscrio;

e) a verificao de existncia de impugnao ou se houve pagamento ou suspenso da dvida; f) a liquidez e a certeza da dvida ativa.

Quando se fala em inscrio, subentende-se uma formalidade pela qual se obtm os efeitos pretendidos. Esta formalidade no significa, necessariamente, a existncia de livro prprio, procedimento de outrora, quando se viam enormes e sisudos livros de capa preta, no qual o guarda-livros escriturava em suas bemtraadas linhas as inscries dos inadimplentes. Hoje em dia, o essencial que haja registro pblico, que pode ser revestido na forma de livro, fichas ou sistema informatizado, desde que devidamente protegido por tcnicas de segurana que impeam a perda de sua autenticidade.

Aproveita-se este ponto para alertar os Municpios sobre os sistemas de controle da dvida ativa oferecidos no mercado. essencial que o sistema informatizado possua rgidos controles de segurana, no permitindo a sua invaso por pessoas no autorizadas, alm de no permitir qualquer alterao sem a necessria autorizao pela autoridade investida de tais poderes. Alm disso, o sistema deve armazenar todas as alteraes ocorridas, quem aprovou e quando foram praticadas.

Alis, um bom sistema informatizado de dvida ativa tambm calcula o "quantum" da dvida, confere os dados do contribuinte com os elementos do cadastro, emite a certido, controla o prazo de cobrana amigvel, acompanha o

andamento do processo judicial, controla as inscries sem certides, confronta os valores com os registros contbeis e emite relatrios gerenciais para anlise da Administrao.

Certido da Dvida Ativa

Com a inscrio, fica registrada publicamente a dvida, mas, para efetivar a cobrana judicial do crdito registrado, necessrio se torna a emisso da certido de inscrio da dvida ativa.

Certido um ato de certificar, ou seja, de assegurar a verdade de um fato. Assim, a certido de dvida ativa um documento em que se declara a verdade de um fato e, no caso, a existncia de uma dvida, com funo probatria de sua existncia.

No existe modelo prprio de certido de dvida ativa, podendo os Municpios instituir os seus modelos, podendo ser uma certido integral, ou de inteiro teor, ou, ento, uma certido resumida, contendo breve relatrio, mas sempre atendendo aos seguintes requisitos legais:

a) conter sempre as expresses: "certido de inscrio"; ou certido de dvida ativa; ou, simplesmente, "certido"; b) referir-se sempre ao ato administrativo da inscrio ("certifico que, revendo os assentamentos do registro prprio de inscrio de dvida ativa, consta inscrito, em ..., no livro ..., s fls. ..., sob nmero ...., a dvida ativa ...); c) ser sempre fiel aos elementos da respectiva inscrio;

d) sempre indicar o livro e a folha onde foi inscrita a dvida; e) conter os dados do devedor (nome, endereo, CNPJ ou CPF e outras informaes, se julgadas necessrias identificao do mesmo); f) conter o nome do credor, ou seja, a identificao do Municpio credor; g) conter a quantia devida (valor originrio), alm dos acrscimos, devidamente detalhados, incidentes na data da liquidao, inclusive a maneira de calcul-los; h) conter a indicao do seu termo inicial e da legislao vigente; i) conter a origem da dvida (se originria de processo administrativo de apurao, de auto de infrao etc.), com a fundamentao legal ou contratual da mesma, inclusive identificando o tributo ou o fundamento legal da obrigao; j) especificar a dvida, com a possibilidade de englobar vrias dvidas ativas do mesmo devedor, desde que sejam especificadas claramente, uma a uma; k) conter a data do termo de inscrio da dvida; l) conter o nmero do processo administrativo de que se originar o crdito (mas no h a necessidade de juntar o processo administrativo na ao de execuo); m) conter a assinatura do servidor que expediu a certido, recomendando-se conter, tambm, a assinatura do Procurador.

A Justia vem acatando a substituio da certido, caso emitida com irregularidades, no se justificando, por isso, a carncia de ao. So admitidas, tambm, emendas na certido, desde que feitas a tempo e decorrentes de erros na sua extrao ou cpia, pressupondo-se, sempre, a existncia da inscrio da dvida. Por motivo de um erro meramente formal, permite-se sua correo, mas bom no abusar da boa-vontade do Juiz. O ideal a certido sair correta e perfeita.

Alm do valor da dvida principal, podem ocorrer acrscimos de ordem legal, em vista da impontualidade do devedor. Esses acrscimos seriam os seguintes:

1) Juros de Mora

Mora (morosidade, demora) a falta de cumprimento de determinada obrigao ao tempo em que era devida. No cumprida a obrigao dentro do prazo estabelecido, ocorre atraso, ou mora. Assim, o atraso do devedor provoca a responsabilidade deste por mora, independentemente de interpelao. notificao ou

Juros de mora representam, ento, o ressarcimento do credor pelo devedor, em razo do tempo em que aquele ficou privado de seu capital. Em nosso caso, o Poder Pblico Municipal sofreu uma perda patrimonial em favor do devedor. Portanto, os juros de mora procuram ressarcir o prejuzo relativamente ao atraso no recolhimento da respectiva dvida.

Aspecto importante este: os juros de mora to-somente recuperam o prejuzo do credor. O art. 161 do CTN prev que o crdito no integralmente pago no vencimento acrescido de juros de mora, seja qual for o motivo determinante da falta.

Os juros de mora so contados a partir da data do vencimento do crdito, transformando-se, assim, em dvida. So contados ms a ms, sobre o valor originrio da dvida, podendo a lei municipal considerar qualquer frao do ms como um ms completo.

Deve-se ressaltar que a obrigao dos juros de mora no constitui obrigao autnoma, no se tornando o contribuinte devedor de duas obrigaes. A obrigao uma s, da obrigao principal, mas com valor acrescido decorrente da impontualidade.

Diz o Cdigo Civil que os juros moratrios, se no convencionados ou sem taxa estipulada, sero fixados segundo a taxa que estiver em vigor. J o Cdigo Tributrio Nacional dispe que "se a lei no dispuser de modo diverso, os juros de mora so calculados taxa de 1% ao ms" (art. 161, 1.). Desta maneira, os Municpios no precisam de lei local para poder exigir o pagamento de 1% ao ms, ou 12% ao ano, pois assim permite o CTN. Mas, se o Municpio dispuser em lei a taxa dos juros de mora, esta ser respeitada, desde que respeitado os limites legais. Alguns Municpios estabelecem taxas de juros de mora superiores a 1%, com a alegao de que a lei da usura no regula ato do Poder Pblico. A meu ver, tal procedimento irregular, tendo em vista o objetivo maior dos juros de mora, que vem a ser, apenas, o ressarcimento da perda segundo as taxas em vigor.

2) Multa Moratria

A multa moratria a penalidade imposta ao devedor em razo do atraso verificado no pagamento da obrigao. No se trata de um ressarcimento pelo prejuzo patrimonial do credor, como os juros de mora, mas uma penalidade fixada em lei como obrigao acessria, em decorrncia do descumprimento do prazo de vencimento da obrigao principal. So seus elementos:

a) ser instituda em lei; b) trata-se de uma obrigao acessria que o contribuinte impontual deve satisfazer; c) o "fato gerador" da multa de mora nasce no dia imediato aps o vencimento da obrigao principal no cumprida; d) a multa de mora passa a integrar o valor da dvida; e) o valor da multa moratria subordina-se ao da obrigao principal e se esta for nula, a nulidade atinge a outra; f) a multa moratria proporcional ao tempo decorrido de atraso, podendo aumentar ou no o seu percentual de incidncia, at atingir um patamar mximo; g) a multa moratria pode incidir, tambm, sobre o valor de penalidades originrias de infraes.

3) Correo monetria

A correo monetria o instrumento aplicado para minorar os efeitos da inflao sobre o valor da dvida. Trata-se de uma atualizao do valor do dbito no pago no respectivo vencimento. Em termos tcnicos, o valor seria o mesmo da data do vencimento, agora atualizado ao presente momento.

A lei municipal deve dispor sobre a correo monetria incidente sobre as dvidas tributrias, esclarecendo, inclusive, os ndices oficiais que sero aplicados e seguidos. Quando houve a extino da UFIR, em 2002, alguns economistas apregoaram o fim da correo monetria, mas no foi bem assim: a inflao, embora reduzida, continua a corroer o valor da moeda. A extino da UFIR deixou vrios Municpios sem saber o caminho a tomar, pois a maioria havia extinguido suas unidades fiscais e assumindo a UFIR como base monetria. Outros, mais cautelosos, mantiveram suas unidades fiscais e aplicavam a correo de acordo com a evoluo percentual da UFIR.

Extinta a UFIR, as leis municipais estabeleceram bases genricas ("de acordo com os ndices oficiais de inflao"), sem adotar efetivamente um ndice certo de correo. Abaixo, alguns ndices que vm sendo aplicados:

a) IGP-M calculado mensalmente pela Fundao Getlio Vargas. O IGP-M/FGV analisa as mesmas variaes de preos consideradas no IGP-DI/FGV, ou seja, o ndice de Preos por Atacado (IPA), que tem peso de 60% do ndice, o ndice de Preos ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% e o ndice Nacional de Custo de Construo (INCC), representando 10% do IGP-M. A base de clculo se refere ao perodo do dia 21 do ms anterior ao dia 20 do ms de referncia. De janeiro a agosto de 2006, o ndice foi de 1,96%. b) IPCA calculado mensalmente pelo IBGE. O IPCA/IBGE verifica as variaes dos custos com os gastos das pessoas que ganham de um a quarenta salrios mnimos nas regies metropolitanas de Belm, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, So Paulo, Goinia e Distrito Federal. A variao medida no perodo do primeiro ao ltimo dia do ms em referncia e divulgado entre os dias 11 e 20 do ms seguinte. De janeiro a agosto de 2006, o ndice foi de 1,78%.

c) INPC calculado mensalmente pelo IBGE. Compe-se do cruzamento de dois parmetros: a pesquisa de preos de nove regies de produo econmica, cruzada com a pesquisa de oramento familiar (POF), que abrange famlias com renda de um a oito salrios mnimos. A variao medida no perodo do primeiro ao ltimo dia do ms em referncia e divulgado entre 11 a 20 do ms seguinte. De janeiro a agosto de 2006, o ndice foi de 1,15%. d) TR Taxa Referencial calculado mensalmente pelo Banco Central. O clculo constitudo pelas trinta (30) maiores instituies financeiras do pas, assim consideradas em funo do volume de captao de Certificado e Recibo de Depsito Bancrio (CDB/RDB), dentre os bancos mltiplos com carteira comercial ou de investimento, bancos comerciais e de investimentos e caixas econmicas. A TR calculada mensalmente e de janeiro a agosto de 2006, o ndice foi de 1,41%.

SELIC

Extremamente polmica a adoo da taxa SELIC como fator de correo monetria dos dbitos fiscais. A taxa SELIC divulgada pelo Comit de Poltica Monetria (COPOM). Ela tem vital importncia na economia, pois as taxas de juros cobradas pelo mercado so balizadas pela mesma. Assim, se a taxa anual est em 17% e a inflao do mesmo perodo foi de 5%, a taxa de juro real anual foi de 12% - a diferena. a taxa bsica utilizada como referncia pela poltica monetria, e divulgada mensalmente. De janeiro a agosto de 2006, a taxa SELIC foi de 14,73%. Se considerarmos o IGP-M como ndice de inflao no perodo, diramos, ento, que a taxa de juro real do perodo foi de 12,77%.

Somente pela comparao dos ndices acima, observa-se facilmente que a SELIC nada tem a ver com correo monetria, alm do fato de sabermos todos que a inflao de janeiro a agosto deste ano no atingiu, absolutamente, a casa dos 14%, nem 12%, nem tampouco 10%. O motivo simples de entender, porque a SELIC no mede a correo da moeda, sendo, isto sim, a baliza das taxas de juros cobradas pelo mercado financeiro. Mesmo assim, alguns Municpios esto adotando a SELIC para fins de correo de seus dbitos, medida, a nosso ver, equivocada, arbitrria, injusta e inconstitucional.

Abaixo, uma deciso do STJ a respeito da aplicao da taxa SELIC:

RECURSO ESPECIAL. INSS. COMPENSAO. LIMITES COMPENSAO. NO-APLICAO. REPERCUSSO. PROVA. DESNECESSIDADE. JUROS DE MORA. ARTIGO 161, 1, DO CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL. ARTIGO 39, 4O, DA LEI 9.250/95. TAXA SELIC. ILEGALIDADE. A Taxa SELIC para fins tributrios , a um tempo, inconstitucional e ilegal. Como no h pronunciamento de mrito da Corte Especial deste egrgio Tribunal que, em deciso relativamente recente, no conheceu da argio de

inconstitucionalidade correspectiva (cf. Incidente de Inconstitucionalidade no Resp 215.881/PR), permanecendo a mcula tambm na esfera infraconstitucional, nada est a empecer seja essa indigitada Taxa proscrita do sistema e substituda pelos juros previstos no Cdigo Tributrio (artigo 161, 1, do CTN).

(...)

(REsp n.146.568/MG, rel. Min. Ari Pargendler, DJU de 9.12.1997).

Julgamento do recurso especial em 15 de outubro de 2002.

Poder-se-ia at dizer que a SELIC poderia ser utilizada como juros das obrigaes tributrias, desde que excluda a correo monetria, alm da impossibilidade de ser cobrada cumulativamente com outros ndices de reajustamento. Mesmo assim, consideramos, data vnia, incabvel a sua aplicao, pois os juros de mora e a multa moratria exigem previso legal, devidamente determinados na lei, no sendo possvel designar fatos aleatrios e imprevisveis como determinantes das obrigaes. A nica exceo seria, de fato, a correo monetria a ser calculada "para frente", dada sua natureza de atualizao de um valor.

Deve-se ressaltar, tambm, a incompetncia legal dos Estados e Municpios de estabelecer critrios prprios de fixao de ndices de atualizao monetria. A respeito da matria, disse o Ministro Otvio Gallotti, no RE 235.0224-SP:

Entretanto, o Plenrio do Supremo Tribunal Federal, em 29.03.2000, quando do julgamento do RE 183907, tambm relatado pelo Min. Ilmar Galvo, entendeu que os Estados no tm competncia para a fixao de ndices de correo monetria

de crditos fiscais, em percentuais superiores aos fixados pela Unio, para o mesmo fim.

Em consonncia com referidos precedentes, dou provimento parcial ao recurso extraordinrio, para julgar indevida a execuo fiscal embargada, no que exceder, no tempo, os ndices fixados pelo Governo Federal, prosseguindo-se a cobrana pelo valor adequado.

Multa de Ajuizamento

Ocorre, geralmente, como nus dvida ajuizada, a chamada multa de ajuizamento, ou pena de ajuizamento, incidente sobre o valor do dbito fiscal, tendo em vista a inscrio para cobrana executiva. A legitimidade resulta da circunstncia de representar encargo do litigante vencido, em conotao ao princpio da sucumbncia previsto no art. 20 do Cdigo de Processo Civil.

Justifica-se a multa de ajuizamento pela cobrana de verba honorria, mas, em diversos casos, o Poder Pblico Municipal assumia o recebimento da referida multa sob o argumento de custear as despesas concernentes inscrio da dvida ativa. Ora, tal argumento no prospera, pois as despesas administrativas so atendidas pela receita tributria.

Entende-se como vivel e, a nosso ver, perfeitamente legal, a cobrana da sucumbncia a favor dos advogados da Fazenda Pblica. E neste caso, no haveria disposio legal que viesse a estabelecer a multa de ajuizamento.

De qualquer forma, algumas normas deveriam ser obedecidas em relao multa de ajuizamento:

a) cobra-se a verba honorria ou se exige a multa de ajuizamento, uma coisa ou outra; b) na hiptese de exigir a multa de ajuizamento, deve o Poder Pblico sujeitar-se ao critrio judicial, que pode reduzir o valor do acrscimo; c) a multa de ajuizamento no pode ser exigida antes do ajuizamento da execuo.

Roberto Tauil Colsultor Municipal Niteri, RJ Setembro de 2006

Das könnte Ihnen auch gefallen