Sie sind auf Seite 1von 7

Atletismo na escola: uma possibilidade de ensino

*Professora de EF e Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina. **Professora Especialista em EF Escolar. ***Professora Mestra de EF, professora da FAMES e orientadora do trabalho. (Brasil)

Simone Teresinha Meurer* Rubia Jaqueline Schaefer** Ivana Maria Lambertti Miotti***
simonemeurer@yahoo.com.br

Resumo O presente trabalho decorrente de uma proposta apresentada pela disciplina de Esporte Individual III do Curso de Educao Fsica da Universidade Federal de Santa Maria e foi desenvolvido com escolares entre 9 e 11 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena da cidade de Santa Maria/RS. Utilizou-se atividades ldicas e recreativas enfocando os movimentos bsicos do atletismo: correr, saltar, lanar e arremessar. Percebeu-se que no decorrer das aulas houve uma melhora significativa no desempenho motor e nas qualidades fsicas de modo geral dos escolares, alm disso, pode-se perceber que trabalhando o atletismo dessa forma, os escolares apresentaram interesse e motivao pela modalidade. Ao concluir as atividades, constata-se que este trabalho proporcionou uma experincia nica, pois mostrou a possibilidade de trabalhar o atletismo de uma forma diferenciada, quebrando tabus de mtodos tradicionais e mostrando que atravs da ludicidade possvel obter timos resultados. Unitermos: Educao Fsica. Atletismo. Ensino-aprendizagem. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 13 - N 120 - Mayo de 2008

1/1

Introduo
O atletismo um esporte que na maioria das vezes negligenciado na Educao Fsica escolar. Os motivos que levam a esta afirmao so vrios, conforme se pode confirmar com Lencina (1999, p. 78) "os professores da rede escolar de Santa Maria apontam a falta de infra-estrutura fsica das escolas como um dos principais motivos pelo desinteresse em trabalhar o atletismo nas aulas de Educao Fsica". Na cultura da sociedade atual, os esportes contemplam um alto grau de importncia como prtica social. Ao fazer esta considerao tem-se presente que hierarquicamente entre as modalidades esportivas, a que possui maior relevncia como prtica esportiva e social o futebol, conforme afirma Ramos (1984, p. 48), "o futebol ser um esporte como os demais. Apaixonar-se emerge de sua fetichizao. Atribuem-lhe um valor inexistente para utiliz-lo como instrumento de despolitizao". Pode-se afirmar que nesta classificao cultural esportiva e social dos esportes, o atletismo figura entre as ltimas posies. Esse aspecto deve ser considerado inicialmente sob duas perspectivas: a primeira referindo-se as possibilidades que teria o atletismo se possusse maior espao na cultura esportiva, o que despertaria um interesse crescente pela modalidade, um "gosto popular". Para Singer (1986, p. 186) "a popularidade de um certo esporte em uma sociedade em particular pode muito bem influir sobre as atitudes e preferncias da juventude"; a segunda referese a primeira e se relaciona com o fato do atletismo ser pouco reconhecido em termos de espaos, ou seja, incentivos e apoios, oportunidades e trabalhos desenvolvidos, tanto no meio escolar como em clubes e comunidades em geral. Considerando as diversas problemticas que envolvem o ensino desse esporte na escola, dar-se-, neste trabalho, nfase ao processo de ensino-aprendizagem do

atletismo enquanto contedo em contexto escolar e em cursos de Educao Fsica de ensino superior, apontando novos caminhos para sua concretizao enquanto uma possibilidade de movimento, desvinculando-o da tradicional maneira de compreend-lo. Sabe-se que nas orientaes didticas adotadas para o ensino do atletismo na universidade e na escola, prioriza-se, principalmente, desenvolver as provas atlticas com base no esporte institucionalizado, observando suas regras e normas oficiais de competio, tornando-o pouco atrativo e interessante, especialmente para aqueles que so caracterizados como "menos habilidosos". Assim, a modalidade de atletismo normalmente "deixada de lado", pois ensinlo representa, conforme Kunz (1998, p. 23) um processo dramtico. O mesmo autor afirma ainda "os alunos preferem mil vezes jogar, brincar com a bola, do que saltar em altura, distancia ou arremessar ou se 'matar" numa corrida de quatrocentos metros". Kunz (1998, p. 23) complementa dizendo: A preferncia por atividades jogadas no esta somente na falta de ludicidade como de apresentam as chamadas "provas" de atletismo, mas na maioria dos casos, por lembranas de insucesso ou de uma vivencia no bem sucedida pelos parmetros normais como essas provas se apresentam. Em relao disciplina de atletismo nos cursos de Educao Fsica de ensino superior, observa-se um baixo interesse dos acadmicos para com este esporte. Dentre outros argumentos j mencionados, os acadmicos no vem sentido ou aplicao dos contedos em relao sua futura atuao profissional. Decorre da, uma srie de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, sendo que a forma como este esporte abordado em contexto acadmico repercute diretamente na maneira como ele apresentado pelo profissional de Educao Fsica em contexto escolar. A disciplina de Esporte Individual III do curso de Educao Fsica da Universidade Federal de Santa Maria, apresenta algumas competncias que devem ser adquiridas pelos acadmicos, principalmente no que diz respeito ao futuro exerccio profissional, a saber: a aprendizagem das provas do atletismo enquanto cultura de movimento j consolidada. Assim se deve dominar o contedo terico especfico que forma a base dessa cultura de movimento. O desenvolvimento da capacidade de ensinar atletismo, principalmente na escola que envolve o fazer e o agir dentro de exigncias pedaggicas. Essas duas exigncias bsicas a serem cumpridas pela disciplina, uma em relao aprendizagem prtica das provas de atletismo que inclui seu contedo terico, e a outra em relao ao ensino, principalmente na escola, no se excluem, pelo contrrio, complementam-se, embora a segunda implique em reflexes pedaggicas mais profundas. Dessa maneira, delineou-se o presente trabalho tendo como objetivos proporcionar aos acadmicos do curso de Educao Fsica/UFSM vivncias prticas de ensino e aprendizagem do atletismo junto s escolas da comunidade Santamariense bem como oportunizar a vivncia dessa modalidade escolares de escolas pblicas dessa cidade.

O presente trabalho decorrente dessa proposta e se prope a relatar a realizao dessa experincia em uma das escolas envolvidas no trabalho.

Metodologia
O trabalho foi iniciado com estudos tericos realizados na disciplina de esporte individual III, envolvendo tanto aspectos referentes as diferentes provas que compem o atletismo como tambm metodologias de ensino. O desenvolvimento da parte prtica de ensino-aprendizagem foi realizado com escolares entre 9 e 11 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena de Santa Maria/RS. Foi realizado o contato com a direo da escola apresentado os objetivos do projeto de atletismo na escola; logo, aps a autorizao da direo, estabeleceu-se o contato com a turma disponibilizada, tambm apresentado o projeto turma e professora responsvel. E aps demonstrarem interesse em participar do projeto, combinou-se os dias e horrios para a realizao das aulas. O perodo que envolveu a parte prtica na escola foi entre os meses de setembro e novembro de 2004, sendo que foram realizadas duas aulas semanais de 50 minutos. Na realizao das aulas, utilizou-se de atividades ldicas e recreativas enfocando os movimentos bsicos do atletismo: correr, saltar, lanar e arremessar. Destaca-se que no perodo em que ocorreram as aulas na escola, mantiveram-se as aulas regulares da disciplina de Esporte Individual III no curso de Educao Fsica/CEFD/UFSM, sendo que estas foram espaos privilegiados para troca de experincias entre colegas da turma, discusso de textos para sustentar o trabalho prtico e terico, orientaes da professora responsvel pela disciplina e orientadora do trabalho, enriquecendo as vivencias e possibilitando qualidade no trabalho que estava sendo realizado.

Ensino-aprendizagem do atletismo e aspectos didticos A iniciao ao atletismo - visto como um conjunto de habilidades especficas constitui a primeira fase do processo ensino-aprendizagem desta modalidade, utilizando-se das formas bsicas de correr, saltar, lanar e arremessar. Na atual cultura esportiva que normalmente coloca a competio e a vitria, ou seja, o produto, como o que se tem de mais importante, no possvel negar a relao do esporte atletismo com o rendimento, implcita na prtica do atletismo convencional. Porm, impossvel negar os processos intermedirios e, tratando-se de contexto escolar, deve-se trabalh-lo em seu potencial e sua adaptabilidade interpretao recreativa e ldica, to ou at mais ampla que a tradicional, reconhecendo o fato de que a maioria dos escolares no atinge o nvel de atleta. Para Costa (1992) o atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "pr-atletismo", onde, numa primeira fase, faz-se atravs dos gestos motores bsicos correr, saltar, lanar e arremessar; e numa segunda fase, mantmse os da primeira, avanando-se para as tarefas que exigem uma maior codificao dos gestos motores bsicos, aproximando progressivamente a criana do Atletismo.

Correr, saltar, lanar e arremessar so as habilidades fsicas de base, esto presentes em quase todas as modalidades esportivas. Como aes motoras naturais, significam uma funo da natureza humana. Por isso, em si, os movimentos atlticos no so desinteressantes. O que pode torn-los assim a sua interpretao e sistematizao didtica vinculadas somente ao atletismo institucionalizado. Assim, prope-se o processo de ensino-aprendizagem do atletismo vinculado aspectos ldicos, onde o brincar permita o desenvolvimento das capacidades motoras bsicas, possibilitando a aprendizagem do atletismo e a vivencia de diferentes situaes permitidas pelo brincar, favorecendo desenvolvimento integral da criana (escolar). De acordo com Moyles (2002), brincando a criana desenvolve confiana em si mesma e em suas capacidades, levando-a a desenvolver percepes sobre as outras pessoas e a compreender as exigncias bidirecionais de expectativa e tolerncia. O ato de brincar proporciona as crianas a oportunidade de explorar conceitos como liberdade existentes implicitamente em muitas situaes ldicas favorecendo o desenvolvimento de sua independncia. O brincar oferece situaes em que as habilidades podem ser praticadas, tanto as fsicas quanto as mentais, e repetidas tantas vezes quanto for necessrio para obter confiana e domnio, alm de permitir a explorao de seus potenciais e limitaes. Destaca-se ainda que a utilizao do ldico no processo de ensino-aprendizagem do atletismo ganha dimenso em importncia no contexto escolar por possibilitar a participao de todos, independente do seu atual desenvolvimento motor e tambm por se caracterizar como sendo uma atividade prazerosa, que possibilita alegria e prazer na sua realizao.

Contextualizao e desenvolvimento das aulas O trabalho foi iniciado com conhecimento e reconhecimento do atletismo pelos alunos participantes. Atravs de conversas sobre o atletismo, delineou-se qual o conhecimento que os escolares apresentavam sobre esta modalidade esportiva. Percebeu-se que o conhecimento destes estava vinculado ao esporte atletismo institucionalizado, com regras e normas dirigidas pelas competies, sem nenhuma flexibilidade. Diante dessa realidade props-se um desafio a turma: aprender o atletismo de uma maneira diferenciada, onde todos, independente de suas qualidades fsicas poderiam participar e aprender. Outra proposta foi a adaptao das aulas ao espao fsico disponvel na escola. Grande parte dos escolares consideravam que no eram capazes de aprender e praticar atletismo e tambm que na escola seria muito difcil, uma vez que no havia um espao adequado para a prtica segundo suas concepes. Buscou-se apoio bibliogrfico em Kunz (1998) que em sua obra "Didtica da Educao Fsica" propem uma transformao didtico-pedaggica do atletismo, sendo que aborda nesta obra uma estratgia didtica atravs de um exemplo concreto de ensino e oferece ao professor de Educao Fsica possibilidades para que possa refletir na elaborao e desenvolvimento das aulas de atletismo. E, a partir do que Kunz (1998) apresentou em sua obra delineou-se as aes prticas das aulas de atletismo desenvolvidas, a saber:

o aluno foi colocado no centro do desenvolvimento das aes de aprendizagem, sendo que suas opinies e interesses eram levados em considerao na construo das atividades; os alunos no eram considerados meros executores das atividades propostas, mas descobridores e inventores, criando formas de um "se movimentar" a partir das relaes situacionais-individuais e tambm situacionais de relaes aluno-professor e aluno-aluno; o correr, saltar, lanar e arremessar foram propostos como possibilidades pedaggicas para um "se-movimentar" atrativo e prazeroso e de significados individuais e coletivos. A prtica inicialmente proposta partiu de um princpio de desconstruo de imagens, ou seja, aquelas imagens que o aluno internalizou atravs dos contatos que teve com atletismo, seja assistindo competies na televiso, seja participando e onde s poderia obter xito aquele que apresentava uma excelente condio natural de fora, velocidade e resistncia orgnica ou a partir de um enorme investimento na melhoria dessas capacidades fsicas e s poderia ser realizado dentro de um espao fsico oficial. Realizaram-se diversas atividades, conhecidas e sugeridas pelos alunos e que envolviam a corrida. Todos participaram com xito e satisfao. Ao final , em momento de conversa e reflexo sobre a aula, fez-se compreender que foi praticado atletismo, uma vez que correr era um dos movimentos bsicos enfocados nesse esporte. A partir dessa prtica, iniciou-se a construo conjunta das aulas, sendo que correr era a atividade preferida dos alunos em geral. Foram realizadas diversas e diferentes brincadeiras envolvendo corridas, desde jogos competitivos e cooperativos at corridas individuais e coletivas e que repercutiram muitas melhorias nas capacidades motoras envolvidas no correr. Desde o incio das aulas, os alunos j demonstraram seu interesse pelo esporte futebol e, como seus interesses foram sempre considerados importantes, justificouse a prtica do atletismo como tambm uma possibilidade para melhorias no jogo de futebol. Propuseram-se reflexes em busca de relaes, onde os prprios alunos perceberam que o atletismo de fundamental importncia para a melhora nas capacidades fsicas utilizadas nos demais esportes. Tambm, proporcionou-se em momentos finais das aulas pequenos jogos de futebol modificado, como por exemplo, futebol em corrente e futebol em dupla, estimulando a participao e interesse de todos. Na seqncia, o movimento saltar tornou-se objetivo direcionador das prticas realizadas nas aulas. Os alunos foram convidados a relatar e propor diferentes situaes de dia-a-dia onde usavam-se de saltos. Surgiram diferentes situaes que foram encenadas pelo grande grupo e tambm em pequenos grupos que as apresentavam todos na seqncia. Brincadeiras envolvendo saltos em distancia e altura e diferentes desafios foram criados e vivenciados pelos alunos. O lanar e arremessar foi trabalhado com a utilizao da pelota. Os prprios alunos construram-na, percebendo dessa maneira que materiais alternativos poderiam oferecer possibilidades de movimentos quando se pensava que era necessrio ter aqueles materiais convencionais utilizados na prtica do atletismo como o peso, o disco e o martelo. Novamente aspectos ldicos e recreativos tomaram espao nas aulas. Diferentes jogos e brincadeira possibilitaram experimentar o "se movimentar" proporcionado pelo lanamento e arremesso.

Na escola onde este trabalho foi desenvolvido no havia a disciplina de Educao Fsica como disciplina regular obrigatria oferecida aos alunos e, dessa maneira a prtica proposta pelo projeto desenvolvido junto aos alunos, era o nico momento em que estes tinham possibilidades de "se movimentar" e se descobriram enquanto seres de movimento. Este fato repercutiu, em alguns momentos de forma positiva, quando os alunos valorizam este espao de forma singular; noutros foi fator de dificuldade, pois os alunos mostravam-se agitados e ansiosos pela aula, no a aproveitando de maneira integral como poderiam.

Consideraes finais
Ao concluir as atividades, os prprios escolares demonstraram que foram capazes de aprender e praticar aulas de atletismo de maneira satisfatria, uma vez que o aspecto ldico presente em todas as aulas permitiu grande participao e interesse por parte destes. Percebeu-se que de modo geral os escolares melhoraram significativamente seu desempenho motor e qualidades fsicas sendo que tambm mudaram sua imagem e concepo de atletismo, no abandonando aquela maneira tradicional de v-lo, mas percebendo que existem outras possibilidades de aprend-lo e vivenci-lo. Da mesma maneira, esta prtica proporcionou para os acadmicos envolvidos no desenvolvimento das aulas uma experincia nica, pois mostrou a possibilidade de trabalhar o atletismo de uma forma diferenciada, quebrando tabus de mtodos tradicionais e mostrando que atravs da ludicidade possvel obter timos resultados e possibilitar experincias muito significativas para o universo de movimentos dos escolares.

Referncias bibliogrficas KUNZ, E. Didtica da Educao Fsica. Iju: Uniju, 1998. LENCINA, L. A. Diagnstico do Atletismo Escolar em Santa Maria. Monografia de Especializao, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 1999. MIOTTI, I. M. L. Reflexes sobre o conceito de movimento na formao profissional em Educao Fsica: uma experincia com o Atletismo. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2002. RAMOS, R. Ideologia do Poder. Petrpolis: Ed. Vozes Ltda, 1984. SINGER, R. N. & DICK, W. Ensinando Educao Fsica: uma abordagem Sistmica. Porto Alegre: Ed. Globo, 1980. MOYLES, Janet R. S brincar? O papel do brincar na educao infantil - Porto Alegre: Artmed, 2002. COSTA, A. Atletismo. In: Educao Fsica na escola primria. Volume II. Iniciao Desportiva. Porto: Faculdade de Cincias do Desporto e de Educao Fsica, 1992. Outros artigos em Portugus

Web EFDeportes.com

revista digital Ao 13 N 120 | Buenos Aires, Mayo 2008 1997-2008 Derechos reservados

Das könnte Ihnen auch gefallen