Sie sind auf Seite 1von 14

As representaes das relaes de gnero e a cultura do patriarcado em Corisco e Dad (1996) Dalila Carla dos Santos1

Resumo: O cinema caracteriza-se como uma ferramenta de representao social, encaixando seus personagens nos modelos vigentes e afirmando a posio dos sujeitos na sociedade. O presente trabalho visa abordar a questo das relaes de gnero e o patriarcado para compreender as representaes do homem e da mulher presentes no filme Corisco e Dad (1996). Palavras-chave: Cinema brasileiro, relaes de gnero, patriarcado. Segundo Lia Zanotta (2000), gnero e patriarcado so conceitos que se situam em dimenses distintas, e que, portanto, no podem ser tomados como opostos (p. 2). Neste artigo, defendemos a idia de que o patriarcado est inserido na constituio das identidades de gnero que circundam as relaes entre as mesmas e
apesar das importantes crticas dirigidas s tericas do patriarcado, inegvel sua contribuio para a construo do pensamento feminista, no s no sentido de trazer para a cena novos elementos de anlise que possibilitaram s feministas socialistas avanar nos parmetros da concepo materialista da opresso feminina, incorporando outras dimenses da vida humana e, posteriormente, na construo do conceito de gnero (COSTA, 1998, p.32).

O conceito de gnero surge para contrapor o determinismo biolgico, evidenciando que a constituio de homens e mulheres acontece a partir de processos de construo e formao histrica, cultural e social, um saber. Para Joan Scott (1994) esse conhecimento baseado na concepo de Foucault (1980) sobre o saber, algo relativo, colocado como resultado da combinao entre a cultura e a sociedade, gerando compreenso entre os seus participantes. O saber algo que no est somente nas idias, mas nas prticas e instituies e opera como modo de ordenar o mundo. Por via do
1

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gnero e Feminismo PPGNEIM/UFBa, orientada pela Dr. Lindinalva Rubim. E-mail: dalicarter@gmail.com.

saber, do uso e das significaes de gnero se produzem as relaes de poder (dominao e subordinao). A autora defende que o gnero composto por via de quatro elementos: smbolos culturais; conceitos normativos; instituies/organizaes sociais e a identidade subjetiva. Os smbolos culturais referem-se s construes de modelos representativos que orientam as condutas sociais, sempre enfocando os papis divergentes. Seguindo essa conduta, os conceitos normativos servem como utenslios para estabelecer os simbolismos alusivos aos papis sexuais. As instituies/organizaes sociais trabalham estes conceitos normativos e enrazam nos mbitos sociais. E atrelado a tudo isso, a identidade subjetiva acrescentada como um fator para a construo do gnero dos indivduos. Esta identidade profundamente influenciada pelos elementos anteriormente apresentados. Teorizando sobre gnero, Joan Scott aborda este conceito como ferramenta de poder, aliado s categorias de classe e raa. Esta dominao explorao inserida como elemento constitutivo das relaes, facilmente apreendida e realizada pelos atores sociais.
O gnero uma primeira maneira de dar significado s relaes do poder. Seria melhor dizer: o gnero um primeiro campo no seio do qual, ou por meio do qual o poder articulado. O gnero no o nico campo, mas ele parece ter constitudo um meio persistente e recorrente de dar eficcia significao de poder no Ocidente, nas tradies judaico crists e islmicas (SCOTT, 1994, p. 16).

O entrelaamento de gneros na sociedade gera diversos tipos de relaes, inclusive as relaes de poder. Dentro desse contexto, Heleieth Saffioti (1992) estabelece trs definies de poder oriundas dos pensamentos de Weber, Marx e Foucault. Para Weber (1964), o poder corresponde imposio da vontade de um indivduo ou grupo sobre outros. J Marx (1952, 1963) enfatiza a distino de classes como ferramenta de domnio. E, por ltimo, a fora do discurso na sociedade como elemento de injuno de poder defendida por Foucault (1976). Ambos os conceitos se inserem na questo relacional de gnero, pois verificamos a imposio de uma sociedade machista, dividida em classes que

inferiorizam as mulheres e que utilizam de um discurso dominante como veculo de disseminao de conceitos e controle do poder. Por conseguinte, (...) as relaes sociais de sexo ou as relaes de gnero travam-se tambm no terreno do poder, onde tm lugar a explorao dos subordinados e a dominao dos exploradores, dominao e explorao sendo faces de um mesmo fenmeno (SAFFIOTI, 1992, p. 185). Esses conceitos de poder e a relao dominador - dominado acabam gerando discursos incorporados ao imaginrio coletivo, institudos em todas as sociedades. A escolha do gnero articulada por via de conhecimentos adquiridos ao longo das experincias sociais, com influncia dos elementos culturais. Alm disso, a existncia do Outro de suprema importncia nesta escolha. Sempre procuramos ser diferente, ser o que o outro no .
Em outras palavras, cada ser humano escolhe seu gnero, lanando mo dos termos sociais disponveis, gnero este que pode estar em uma cmica ou trgica oposio quele a ele ou a ela atribudo por outros, j que todos os seres humanos so permanentemente constitudos por outros (SAFFIOTI, 1992, p. 188) [grifo da autora].

Com relao identidade de gnero possvel entender que estas so plurais e esto em constante transformao. Para Guacira Louro (1997) enquanto a identidade de sexo se liga identificao histrica e social dos sujeitos, que se reconhecem como femininos ou masculinos, a identidade de gnero pode ser caracterizada por instabilidade, tendo possibilidades de transformaes. Dessa maneira, torna-se arriscado estabelecer um momento determinado para que a identidade de gnero seja instalada nos indivduos.
O gnero no um atravessamento que envolve apenas a famlia, a sexualidade ou as relaes pessoais; ele envolve as instituies sociais e as relaes mais amplas que se do em todas as sociedades. Tal concepo implica-se na relao entre o pblico e o privado, entre relaes de poder e relaes interpessoais e ainda em toda a multiplicidade que tais aspectos carregam, pois, em um mesmo grupo social, encontramos diferentes relaes de troca, diferentes arranjos familiares, diferentes formas de viver a sexualidade (ADELMAN, 2005, p. 105).

A famlia o primeiro grupo social na vida de um indivduo, inserindo os princpios bsicos de convivncia. A primeira noo de mundo transmitida ao sujeito pelo ncleo familiar, carregada de influncias sociais, econmicas, raciais vivenciadas e partilhadas ao longo dos anos. neste mbito que a figura patriarcal exerce o seu poder. O homem o senhor e provedor do lar, tendo direitos sobre todos os membros que vivem sob o seu domnio, filhos (as) e esposa.

O patriarcado um dos modos de organizao social ou de dominao social (MACHADO, 2000, p. 3) ocorrido em diversos momentos da histria e presente nos dias atuais. uma construo complexa e intrseca na sociedade, materializando- se em pequenas aes e gestos.
El patriarcado gravita sobre a institucin de La famlia. sta es simultaneamente, um espejo de La sociedad y um lazo de unin com Ella; em otras palabras constituye uma unidad patriarcal dentro del conjunto del patriarcado. Al hacer de mediadora entre El individuo y La estructura social, la famlia suple a las autoridades polticas o de outro tipo em aquellos campos em que resultou insuficiente El control ejucido por stas (MILLET, 1975, p. 44).

Percebemos, portanto, que a famlia, ao longo da histria, perpetuou a condio de inferioridade das mulheres, tendo a cultura papel primordial nesta colocao. Aliada ao determinismo biolgico, a cultura inseriu no imaginrio coletivo que as mulheres so incapazes de determinadas aes e pensamentos, devido sua diferena em relao aos homens. Insere-se a ideologia dos papis sexuais, encaixando mulheres e homens em determinados comportamentos condizentes com o seu sexo biolgico.
Assim, o natural no necessariamente um valor humano. A humanidade comeou a superar a natureza. No podemos mais justificar a conservao do sistema discriminatrio de classes sexuais, sob o pretexto de que se originou na natureza. Parece que, exclusivamente por causas pragmticas, ns precisamos na verdade, nos desfazer dele (FIRESTONE, 1976, p. 20).

A autora citada afirma que a manuteno do patriarcado feita muitas vezes atravs da violncia, quando as mulheres tentam emergir do sub-local onde foram agrupadas. Outra armadilha o consentimento trabalhado por via do amor. Aqui, vamos encontrar os diversos casos de violncia contra as mulheres, mas que so calados em nome do sentimento e da perpetuao da famlia. A imagem perante a sociedade conta muito nestes momentos: ter um bom casamento e mant-lo, pois mulheres separadas ainda so vtimas de preconceito. Outro tipo de imagem que corrobora para a perpetuao das aes patriarcais so as representaes miditicas.

Projees do patriarcado Dentro do leque de produtos miditicos, o cinema exerce fascnio e encantamento. A grande tela transporta as pessoas para outro mundo, mas ao mesmo

tempo, tenta apresentar as suas imagens e falas como reproduo da realidade. O cinema uma ferramenta de representao social, encaixando seus personagens nos modelos vigentes e afirmando a posio de mulheres e homens no mundo. De acordo com Denise Jodelet (2000) as representaes sociais operam como artefato de expresso de um coletivo, so construes discursivas e simblicas que j esto inseridas no imaginrio dos sujeitos. No entanto, as representaes sociais constituem papis importantes na sociedade, pois atravs delas os indivduos se agrupam e reproduzem o discurso defendido por cada uma delas. As referidas alocues auxiliam na conduo dos indivduos pertencentes a grupos sociais na convivncia coletiva.
As representaes sociais formam sistemas que tem por objetivo substituir as teorias espontneas por verses com uma definio especfica, definio esta compartilhada pelos membros de um grupo, que passa a incorpor-la no seu cotidiano. s vezes, essas verses podem entrar em conflito com as de outros grupos, uma vez que elas so guia de ao e trocas cotidianas, por se tratar das funes e da dinmica das representaes. Elas so, portanto, fenmenos complexos sempre ativos e segundo na vida social (ALMEIDA e SANTOS, 2005, p. 42).

Outro fator significante para a perpetuao das normas patriarcais na sociedade a ausncia de relatos da participao de mulheres nos acontecimentos histricos, colocando a histria como uma ferramenta de poder. Dentro destas significaes construdas ao longo da histria sobre os papis sexuais, a linguagem teve papel essencial. Enquanto sistema simblico, essa serve como ferramenta para construir sentidos e organizar as relaes, por via de representaes de entrelaces sociais. Em seu texto Prefcio a Gender and Politics Joan Scott (1994) assegura que as representaes histricas do passado ajudam a construir o gnero no presente.
As representaes conscientes do masculino e do feminino no so imutveis pois elas variam segundo os usos do contexto (...). Este tipo de interpretao torna problemticas as categorias homem e mulher sugerindo que o masculino e o feminino no so caractersticas inerentes, mas construes subjetivas (ou fictcias) (SCOTT, 1990, p. 12).

As representaes objetivam dar sentido a realidade, dentro de cada contexto histrico, social e cultural. A representao se mostra por via dos sistemas de signos e do que este sistema cria internamente nos indivduos, a concepo de cada um sobre o real. Ela tambm incorpora a indeterminao e instabilidade da identidade. Assim, a representao no corresponde totalmente realidade, mas a soma de um processo de linguagem e cultura.

Na realidade, a observao das representaes sociais algo natural em mltiplas ocasies. Elas circulam nos discursos, so trazidas pelas palavras e veiculadas em mensagens imagens miditicas, cristalizadas em condutas e organizaes materiais e espaciais (JODELET, 2000, p. 18).

As relaes de Gnero e o patriarcado em Corisco e Dad

Escrito, produzido e dirigido por Rosemberg Cariry, Corisco e Dad (1996) conta a histria das personagens que intitulam o filme, dentro do movimento do cangao. O contexto social a dcada de trinta do sculo XX e o Nordeste brasileiro. Neste perodo, o Brasil estava sob a administrao do presidente Getlio Vargas, viviase o nacionalismo ideolgico da Ao Integralista Brasileira (AIB), e no serto nordestino explodia um movimento social entre o final do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX que combatia a Coluna Prestes. A prtica do cangao marcou um interessante momento da Histria do Brasil. Nesse cenrio, grupos de homens armados vagueavam pelos sertes, principalmente do Nordeste, buscando meios de sobrevivncia, e o enfrentamento dos poderosos com o uso de suas armas e de sua coragem. O termo cangaceiro, em suas origens, faz referncia ao termo canga, pea de madeira usualmente colocada nos muares e animas de transporte. Assim, a palavra cangaceiro, originalmente, faz uma aluso aos utenslios que os cangaceiros carregavam em seu corpo (ARRUDA e PILLETI, 1996). Na narrativa flmica, o encontro entre Corisco (Chico Dias) e Dad (Dir Paes) d-se em meio a uma cobrana do cangaceiro ao pai da menina. Como pagamento da dvida de um suposto delato de Seu Vicente, pai de Dada, a uma volante (grupo de soldados que combatiam o movimento do cangao) sobre o paradeiro de Lampio, Corisco leva a menina como prestao de contas. A condio da mulher enquanto objeto retirada do contexto sexual, neste momento, para coloc-la como moeda de troca. E no caso, a mulher um item de menor valor, pois o pai prefere ver sua filha raptada a pagar de outra maneira pela sua traio ao bando de cangaceiros. A me de Dad, Dona Maria, implora para que o marido no deixe que sua filha seja levada por Corisco, mas o pai no escuta o apelo da mulher. Instante em que percebemos a fragilidade das mulheres dentro do contexto familiar da trama. Me e

filha so subordinadas aos mandamentos do patriarca da famlia, sem questionar a razo pela qual essa deciso foi tomada pelo homem. No Nordeste, o patriarcado era quem regia a sociedade no contexto histrico da narrativa do filme. Independente da classe social e da cor, as mulheres dessa regio eram tratadas de maneira igualitria. Deviam obedincia aos homens em qualquer instncia social.
Mulheres ricas, mulheres pobres; cultas ou analfabetas; mulheres livres ou escravas no serto. No importa a categoria social: o feminino ultrapassa a barreira das classes. Ao nascerem so chamadas mininu fmea. A elas certos comportamentos, posturas, atitudes e at pensamentos foram impostos [...]. (FALCI, 2002, p. 241) [grifo da autora].

Ainda menina, Dad sofre violncia sexual em sua primeira relao com Corisco. Durante muito tempo, a menina alimenta um sentimento de dio pelo homem que lhe tirou do seio familiar e roubou-lhe a infncia. Aos poucos, e com alguns carinhos e presentes, o cangaceiro comea a se aproximar de Dad, criando um novo clima entre os dois. Corisco, por exemplo, agracia Dad com uma arma, para que ela possa se defender dos perigos oferecidos pelo cangao. A menina se encanta com o presente, mas nunca utiliza desta em momentos de conflitos. Estudos feitos ao longo dos anos, por diversos pesquisadores, afirmam que nenhuma mulher foi para frente de combate durante as batalhas entre cangaceiros e volantes. Segundo Caroline Lima e Lamartine Lima2 nenhuma cangaceira realizou sequer um disparo em todos os anos do movimento do cangao. Dad seria a nica, no momento em que ela e Corisco foram cercados pelos soldados, quando o cangao j estava extinto, a disparar tiros. Segundo Cludio C. Novaes, o sexo da violncia no cangao o masculino, conforme a cultura patriarcal do nordeste brasileiro. Mas, Lampio introduziu a mulher no cangao, passando ela a viver as mesmas experincias ativas e passivas da violncia [...] (NOVAES, 2007, p. 3). A vida das mulheres no cangao consistia em acompanhar seus maridos pelo serto nordestino, sendo responsveis pelos acampamentos e servios domsticos realizados nestes espaos, demarcando bem a separao entre o pblico e o privado. Mesmo quando este privado est em um ambiente pblico, pois os (as) cangaceiros (as) viviam nas matas.
2

Palestrantes do seminrio Cangao: histrias e revivncias, realizado entre os dias 17 e 19 de junho de 2008 em Salvador Bahia.

A entrada das mulheres no movimento do cangao acontecia atravs do rapto das mesmas pelos cangaceiros. Os sequestros eram comuns no Nordeste na dcada de trinta. Os homens carregavam os jovens contra gosto dos pais. Eram perseguidos pelas famlias, pois representavam uma vergonha para o patriarca ter uma filha raptada por um homem que no era de seu agrado (FALCI, 2002). No contexto do filme Corisco e Dad, o crime se d por outra via. No primeiro momento o pai consente a captura de sua filha, devido dvida com o cangaceiro. Contudo, aps a consumao do rapto o pai de Dad comunica o fato a um coronel. Um grupo de soldados segue em busca de Corisco, mando de um Coronel conhecido do pai de Dad. Destacamos, todavia, que, em alguns raptos cometidos pelos cangaceiros, as mulheres iam por vontade prpria. Nesta conjuntura, a fuga ou rapto podia significar idias de liberdade, vontade prpria [...] (FALCI, 2002, p. 268). Segundo Lamartine Lima, no h relatos de mulheres que entraram no cangao desacompanhadas de um homem. Fato retratado na pelcula em estudo, a partir das seqncias de imagens que marcam o primeiro encontro entre Corisco e Dad. Na narrativa imagtica, durante as gestaes, Dad se animava, acreditava que seu filho nasceria com sade e seria entregue a algum coiteiro pessoas que facilitavam a passagem e forneciam produtos e informaes aos bandos de cangaceiros - para que pudesse crescer com segurana. Mas, como isso no aconteceu, ela foi perdendo um filho aps o outro. Esses acontecimentos vo edificando uma mulher mais rgida, que com o passar do tempo no se abala tanto com as desventuras que acontecem em sua vida. A anlise da seqncia destas imagens evidencia uma preocupao da direo do filme em justificar a rigidez e a conduta dita masculinizada das mulheres nordestinas como fruto de uma ausncia de sucesso na maternidade. Corroborando para a propagao da naturalizao de determinados comportamentos da mulheres, como o de um ser sensvel e compreensivo. Na pelcula Corisco e Dad, observamos o extremo machismo no movimento do cangao. No episdio da traio de Lgia ao seu marido Z Baiano, instala-se um clima de julgamento no bando. O capito Virgulino (Chico Alves), resolve que o marido deve decidir sobre o destino de sua companheira. Maria Bonita (Denise Milfont), por sua vez, apia a idia de que Lgia seja castigada fisicamente, para que sirva de exemplo. Alm

disso, a cultura do em briga de marido e mulher no se mete a colher quebrada, mas para valorizar a violncia contra as mulheres. Esta represso o destino das mulheres do bando que cometem adultrio. A partir dessa constatao, notamos a influncia da cultura patriarcal enraizada no comportamento tambm das mulheres. Pois estas foram ensinadas a pensarem dentro destes padres machistas. Outro fator que caracteriza o patriarcado reproduzido pelas mulheres do filme, a maneira pela qual Dad se referia aos seus bebs, mesmo ainda grvida. A personagem sempre fala da futura criana como se esta fosse do sexo masculino. Esse componente presente at hoje, no apenas com as gestantes, que continuam chamando os bebs, mas na sociedade em geral. Todas as referncias so feitas no masculino. No existe uma cultura de se tratar um grupo social com termos masculinos e femininos.
(...) No caso da cultura de gnero, o termo englobante invariavelmente tem sido o masculino. Guardando as diferenas e dando um sentido heurstico a essa imagem presa-predador, poderamos pensar que, nas sociedades ocidentais modernas, o masculino est no lugar do predador e o feminino no lugar da presa. Em uma cultura dualista, que pensa hegemonicamente o gnero a partir de plos opostos, o masculino universal, o feminino o particular. O masculino a ausncia do gnero (o englobamento da diferena no sujeito universal); o feminino o gnero, o termo que marca a diferena, onde a particularidade aparece. (ADELMAN, 2005, p. 219) [grifo da autora].

Outra abordagem tambm apresentada na pelcula. A maior representao feminina do cangao, Maria Bonita, apresenta uma postura firme, conselheira e companheira nas atitudes de seu marido. Durante a entrega da patente de capito ao cangaceiro Lampio, por Padre Ccero na cidade de Juazeiro do Norte (CE), a esposa estava ao seu lado, desfrutando dos mesmos privilgios que o capito Virgulino. Ao relatar o fato comadre Dad, Maria chega concluso de que: se seu marido o governador do serto, ela a governadora. Neste momento, observamos uma tendncia ficcional de uniformizar as relaes entre os gneros. Assim,
Importaria ainda nos determos sobre a maneira como o repertrio dos audiovisuais retrata a experincia cotidiana de ambos os sexos, discutindo os modelos antigos do patriarcado e a emancipao feminina [...]. A ficcionalidade tem acionado efetivamente alguns dispositivos favorveis a um relaxamento das tenses entre ambos gneros e deste modo, implica numa politizao dos afetos entre os parceiros. De maneira contundente, a fico brasileira contribui para a desmontagem de ideologia e do comportamento machista, remetendo aos novos estilos de estrutura familiar, novas modalidades de tribalizao, afetividade e sociabilidade (PAIVA, 2006, p.11).

A perspectiva patriarcal, onde o homem senhor de todas as coisas, um elemento forte em todo o filme Corisco e Dad, contudo tambm iremos encontrar a participao da mulher em momentos importantes da vida de seus homens. Depois de sua reconciliao com Corisco e aceitao do seu papel de esposa do cangaceiro, por exemplo, Dad sempre acompanha seu marido, colocando sua postura diante dos fatos. Em diversos momentos, a mesma controla as atitudes do cangaceiro, pois este se encontra atordoado aps as mortes dos companheiros/as do bando de Lampio. Aps a morte de Lampio e Maria Bonita, restam apenas Corisco, Dad e o seu pequeno grupo. Esses seguem pelo serto tentando manter acessa a chama do cangao. Nestas andanas, a volante do tenente Z Rufino encontra os cangaceiros e acontece um combate. Corisco atingido no brao e perde os movimentos do membro. Com o acontecimento, o cangaceiro decide parar com o movimento, mas no se entrega aos soldados. O casal segue pelo Nordeste levando com eles uma menina. Para que no sejam reconhecidos, os dois abandonam as antigas vestes de luta. Em seguida, a pequena famlia encontra uma simples casa e se aloja. Um grupo de soldados da volante, que estavam em busca de Corisco, aparece no local e cerca o casebre. Os ex-cangaceiros saem do alojamento e encaram sua ltima batalha. A menina foge. Corisco atingido com vrios disparos e morre, Dad leva um tiro na perna. Na cena, o tenente pega uma faca para cortar a cabea de Corisco, como foi feito com os outros cangaceiros capturados pelas volantes. No mesmo instante, a mulher implora para que ele no cometa este ato. Ento, o homem lhe entrega a faca e Dad corta a parte da perna atingida pela bala. Ao final da narrativa flmica, avaliamos que esse encadeamento de aes compe a transformao de uma menina ingnua e indefesa em uma mulher forte e determinada, motivada pelos acontecimentos presentes numa terra seca e rida, aludindo que a vida no cangao ensinou Dad a superar os destemperos da natureza e do destino e tornou-se um cone nordestino. Os sonhos e as esperanas da menina so trocados em lembranas amargas e pesadas de serem carregadas.
No filme Corisco e Dad, a mulher acompanha as aes do homem, articulando a dialtica amor/dor na condio do papel feminino da donzela roubada da famlia, ou a mulher consciente da violncia ao assumir a luta com o companheiro na mesma condio, ressaltando outra racionalidade do personagem, em contraponto ao paradoxo da razo instintiva que associa a violncia ao homem, ou masculiniza a mulher (NOVAES, 2007, p. 4) [grifo do autor].

Consideraes finais

As relaes de gnero presentes no filme Corisco e Dad nos apresentam variantes no comportamento das mulheres nordestinas. No seio familiar, a mulher submissa s vontades do marido e do pai, obedecendo-o e seguindo as instrues dadas pelos homens, o patriarcado prevalece. Mas, observamos que durante a narrativa, alguns paradigmas so quebrados no contexto do movimento do cangao. Dad e Maria Bonita so apresentadas como mulheres destinadas submisso aos homens, mas com a insero delas no movimento descobrem outros conceitos e maneiras de relacionamentos entre homens e mulheres.
[...] a presena de novas formas de representar o feminino vem alterando o campo da produo e recepo cinematogrfica. [...] As mudanas surgem do contexto da contestao cultural maior da viso masculinista da vida social que se inicia na dcada de 1970 e veiculam-se, mais especificamente, atravs da crtica cinematogrfica feminista e da produo, geralmente fora do mainstream, de mulheres cineastas (ADELMAN, 2005, p. 224) [grifo da autora].

O machismo e o patriarcado da poca continuam presentes, no rapto das mulheres, na violncia aplicada as que cometiam adultrio e a conservao delas nos acampamentos. No era permitido, por exemplo, a elas combaterem as volantes de frente, atravs dessas atitudes percebemos a permanncia do esteretipo da fragilidade atribuda s mulheres. A naturalizao dos comportamentos ligados estrutura biolgica e as funes de homens e mulheres inerente nesse discurso. Assim, Corisco e Dad apresenta um discurso que mescla antigo e moderno, no que diz respeito relao entre os gneros. Quebra a preleo uniformizada das mulheres submissas, mostrando que a condio feminina no algo instaurado pela natureza, mas pelos indivduos que constituem os conceitos estabelecidos pela sociedade e cultura, abordando uma questo to discutida na atualidade atravs dos estudos de gnero. Sugerimos tambm que os estudos sobre o patriarcado de suma importncia para entender o contexto poltico, histrico e social existente na poca do movimento do cangao e analisar a representao do mesmo no cinema nacional.

Referncias

ADELMAM, M. Vozes, Olhares e o gnero do cinema. IN: FUNCK, Susana. B. ; WIDHOLZER, Nara (Orgs.). Gnero em discursos da mdia. Florianpolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005. p, 223-243.

ALMEIDA, L.M. e SANTOS, M. F. S. Dilogos com a Teoria das representaes. Ed. Universitria da UFPE, 2005.

ARRUDA, J. J. A e PILETTI, N. Toda a Histria Histria geral e Histria do Brasil. 5 edio. So Paulo: Editora tica, 1996, p. 301.

COSTA, A. A. A.. A construo do pensamento feminista sobre o no poder das mulheres. In: ____. As donas no poder. Mulher e poltica na Bahia Salvador: Neim-UFBa Assemblia Legislativa da Bahia. 1998, p. 19-46.

FALCI, M. K. Mulheres do serto nordestino. In: PRIORE, M. Del (Org.). Histria das mulheres do Brasil. 6 ed. So Paulo: Contexto, 2002. P. 241-277.

FIRESTONE, S.. A Dialtica do Sexo. Coleo Bolso, 1976. (Publicado originalmente em New York, por Bantam, 1970.), p.11 24.

HALL, S.. Identidades culturais na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

JODELET, D. As representaes sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

LOURO, G. Gnero, sexualidade e educao. Petrpolis: Vozes, 1997.

MACHADO, L. Z. Perspectivas em confronto: relaes de gnero ou patriarcado contemporneo? UnB, Departamento de Antropologia DAN. (Srie Antropologia) Disponvel em: http://www.unb.br/ics/dan/Serie284empdf

MILLET, K.. Teoria de la poltica sexual. Poltica Sexual. Mxico, DF, 1975. (Publicado originalmente em Nem York por Avon, em 1971).

NOVAES, C. C. Da certido de bito ao nascimento do mito: corisco e o cangao na cenrio cultural e cinematogrfico do Brasil. In: III ENECULT, 2007, Salvador. III ENECULT - Terceiro Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador : CULT, 2007. v. 1. p. 1-13.

PAIVA, C. V. Do local ao global, imagens do Nordeste na idade mdia. Uma antropolgica da ficcionalidade brasileira. Trabalho apresentado no GT de Fico Televisiva Seriada no XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Braslia, 2006.

SAFFIOTI, H. I. B. Rearticulando gnero e classe social. In: Costa, A. O. ; Bruschini, C. (Orgs.). Uma questo de gnero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, NIPAS, Braslia, 1994.

SCOTT, J. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990.

_________ Prefcio a Gender and Poltics of history. In Cadernos Pagu, n 3,1994, Campinas/SP. p.11-27.

Das könnte Ihnen auch gefallen