Sie sind auf Seite 1von 3

Eventos climticos e aquecimento global

23/08/2010 Dois fatos inusitados e trgicos tem tomado conta do noticirio internacional nas duas ltimas semanas. Estamos nos referindo forte onda de calor na Rssia e as inundaes no Paquisto. Na Rssia uma forte onda de calor dever, afirma um especialista do Rosgidromet, o servio meteorolgico do governo russo agravar os problemas da produo de gros da safra de primavera por falta de umidade nos campos afetando culturas do a da cevada, trigo, centeio, milho e girassol, com conseqncias imediatas para o preo destes alimentos e agravamento da inflao russa. Os incndios tomaram tais propores que chegaram prximos a rea de Chernobyl, onde na dcada de 80 tivemos o maior acidente nuclear da histria, queimando rvores contaminadas por radiao. No oposto temos o Paquisto com inundaes que deixaram quase 14 milhes de desabrigados, mais que o dobro do tsunami que devastou o sudeste da sia em 2004, afirmou o porta-voz do Escritrio de Coordenao de Assuntos Humanitrios da ONU (OCHA), provocando a morte de pelo menos 1,6 mil pessoas em quase duas semanas. Um total de 500 mil pessoas esto desabrigadas na regio de Punyab. Muitos analistas observam que tais eventos aparentemente isolados fazem parte de um mesmo problema: o agravamento do efeito estufa, elevando a temperatura mdia do planeta. Em Kyoto (Protocolo de Kyoto) muito se avanou no sentido de conteno dos GEE (gases de efeito estufa, tais como, o dixido de carbono, xido nitroso e metano. Contudo os dois maiores poluentes EUA no ratificante e China com grande crescimento associado as termeltrica com utilizao de hidrocarbonetos, correspondem sozinhos por 40% da poluio mundial. Na COP-15 Dinamarca em finais de 2009 tentou-se um acordo em substituio ao Protocolo de Kyoto, mas sem sucesso devido intransigncia dos pases desenvolvidos em financiar a reduo dos GEE nos pases em desenvolvimento e pobres. Ao final s tivemos um protocolo onde os pases signatrios se propuseram a tentar conter o aquecimento global em no mximo 2o C a partir do perodo pr-industrial e de criar um fundo com investimento de US$ 100 bilhes at 2020. S para consideramos como este nmero insignificante, os EUA injetaram US$ 1, 3 tri em sua economia em 2009 s para tentar salva-la do caos.

Desmatamento e Queimada na Amaznia


30/08/2010 As queimadas no Brasil desde o incio do ano j somam 25.999, ante 14.019 no mesmo perodo do ano passado, uma variao, em termos relativos, de 85%. Este fato para alm da preocupao obvia com a qualidade do ar, contribuio para o agravamento estufa (CO2 GEE), reduo da biodiversidade e perda de mananciais d gua, reflete o avano da extrao madeireira e agropecuria predatria do Arco do Povoamento Adensado em direo a Amaznia Central.* De acordo com o INPE (Instituto Nacional de pesquisas Espaciais) esta a primeira variao positiva para o perodo desde 2007, quando o nmero de focos superou os de 2006 em 154%. Nos ltimos anos, a tendncia vinha sendo de queda, com reduo de 70% em 2008 e 20% em 2009. Tal explicao se encontra no reaquecimento da economia nacional e mundial, com tendncia a maior demanda por alimentos, associada fragilidade do Estado em fiscalizar, punir e oferecer alternativas de emprego e renda para a populao local. Os Estados com maiores aumentos de nmero de queimadas entre o ano passado e este so Tocantins (407%), Piau (365%), Distrito Federal (250%), e entre as maiores redues tivemos Rio Grande do Sul (-63%), Santa Catarina (-53%) e Acre (-53%). A maior contribuio nacional para os GEE vem justamente da prtica de queimadas e podemos afirmar segundo dados do INPE que temos uma perda anual que equivale ao tamanho da Blgica. A soluo passa, portanto por contnua educao das comunidades e pelo desenvolvimento de formas para explorar a floresta de maneira sustentvel. Fato este que cabe as governos municipais, estaduais e o federal, mas com contribuio ativa da sociedade civil organizada, seja atravs de ONGs, associaes de classe, cooperativas de trabalhadores, etc.
* Arco do Povoamento Adensado: uma extensa faixa que vai de Rondnia ao Maranho, a fim de reconhecer as demandas da populao que vive na regio (Governo Lula PAS Programa Amaznia Sustentvel). Regio de ocupao mais antiga, j alterada, onde se prope a expanso da soja nas reas desmatadas ou j abandonadas, mas limtrofes s reas da regio Centro-Oeste.

Acesso a bens de consumo no Brasil


09/09/2010 O Brasil desde a implantao do Plano Real vem consolidando um processo de reduo da relao divida/PIB, de aumento do emprego formal (era Lula sobretudo), de aumento do PIB per Capita e do constante acesso aos bens de consumo de massa. As famlias brasileiras com acesso a bens durveis cresceu de 2008 a 2009 conforme atesta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) de 2009, divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Num universo estimado em 58,5 milhes de domiclios, a fatia de residncias que possuem carro aumentou de 36,4% para 37,4% de 2008 para 2009, totalizando 21,9 milhes de domiclios com carro. J a fatia de residncias com motocicletas cresceu de forma mais intensa, de 14,7% para 16,2% no perodo, para 9,4 milhes de unidades domiciliares. No caso de geladeiras, o porcentual de domiclios com este produto subiu de 92,1% para 93,4% de 2008 para 2009, totalizando 54,7 milhes de residncias. As mquinas de lavar roupa em 2009 tambm mostraram avano de penetrao nos lares brasileiros, e a fatia de domiclios com este produto saltou de 41,5% para 44,3% no mesmo perodo, somando 25,9 milhes. A pesquisa tambm mostrou aumento na participao de moradias com televiso, de 95,1% para 95,7% no perodo, para 56 milhes de residncias. Desde 2008, o IBGE tambm investiga o avano dos DVDs nas residncias brasileiras. A Pnad mostrou que, de 2008 para 2009, o porcentual de lares com este aparelho subiu de 69,4% para 72%, totalizando 42,1 milhes de moradias. Isto demonstra uma poltica de aumento real do salrio mnimo, programas de transferncia de renda como bolsa famlia, programa de erradicao do trabalho infantil, aumento do emprego/renda formal e informal e ainda a previsibilidade econmica que a estabilidade trouxe ao longo destes anos, permitindo o acesso ao crdito e o crescimento do consumo. Contribuio importante ainda nesta linha de raciocnio foi o microcrdito e o crdito consignado que amplia o a possibilidade de acesso aos bens durveis e a juros mais baixos. A anlise destes dados permite ento concluir que a margem do que os dois principais candidatos a presidncia afirmam, foi exatamente a continuidade de polticas macroeconmicas consistentes, criadas em um governo e mantidas e ampliadas e outro que garantiram a melhoria das condies gerais de vida do povo brasileiro.

Das könnte Ihnen auch gefallen