Sie sind auf Seite 1von 34

BATALHA ESPIRITUAL

(EFSIOS.6:10-20) JOS CARLOS MARTINGHI 10/09/2.000

OBJETIVOS
1)

Levar o crente a preparar-se melhor para essa batalha atravs dos vrios MEIOS DA GRAA.

2) Mostrar ao crente o que Batalha Espiritual e os vrios Campos em que travada essa Batalha. 3) Conduzir os crentes para que tenham postura verdadeiramente crist diante dos vrios males que vm aos filhos de Deus. TEXTO BSICO (2Co.10:4) Traduo TLH...As armas que usamos em nossa luta no so do mundo, porm so armas poderosas de Deus, para destruir fortalezas. Destrumos os argumentos falsos. (2Co.10:4) Traduo ARA... Porque as armas da nossa milcia no so carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruio das fortalezas; VERDADE PRTICA Na Batalha Espiritual, as foras do mal foram detidas e controladas por Jesus no Calvrio. Portanto a Igreja deve saber que: Na Batalha Espiritual, os meios da Graa so indispensveis. Porque? Porque, atravs dos meios da graa que ns poderemos nos mostrar sempre firmes nos caminhos do Senhor, e obter-mos grandes vitrias na F. Deus o bondoso Pai colocou nossa disposio os meios da graa. por meio deles, que ns podemos crescer na F.
1

Pergunta-se: Afinal quais so os meios da graa??? So eles: Palavra de Deus. Orao. Jejum. Vamos agora comentar um pouco de cada meio da graa. 1- PALAVRA DE DEUS As Escrituras no so apenas um livro que contem as Palavras de Deus. Porque?? Ela a Palavra de Deus viva. O crente deve Ter como principio a Bblia. Com a Bblia o crente estar apto a enfrentar as mais terrveis Batalhas espirituais . Portanto o crente deve: Fazer leitura devocional. Estudo Sistemtico. E Meditao. 2- ORAO O que Orao?? uma prece do homem dirigida a Deus o seu Criador, Salvador e Sustentador. Com quais objetivos o crente deve Orar??? Agradecer a Deus pelos favores Imerecidos. Pedir-lhe perdo pelos pecados e faltas cometidas. Buscar proteo e uma comunho mais ntima sempre. 3- Jejum O que Jejum?? um propsito de abstinncia total ou parcial de alimentos durante um determinado perodo.

Para que serve isso?? Serve para aprimorar o exerccio da orao e da meditao. O Jejum Bblico no deve ser entendido como uma Penitncia. O Jejum deve ser entendido como?? O Jejum Bblico deve ser entendido como um Sacrifcio Vivo e Agradvel a Deus. O que deve ser feito para que o Jejum seja aceito?? O Jejum deve ser acompanhado de Justas e Piedosas Intenes. No devemos esquecer o que o Profeta Samuel disse: (1Sm.15:22).. melhor obedecer do que sacrificar. O crente deve fazer tudo isso, porm sempre com o acompanhamento Bblico. Porque?? Muitas heresias, nasceram de homens que se dedicavam continuamente ao Jejum. Exemplo o caso de BUDA. o caso de Joseph Smith, e outros. O Jejum tem que ser feito luz da Bblia com Sabedoria, Equilbrio e Entendimento. Porque?? que exatamente neste perodo que mais devemos nos aplicar a meditao. Pois nessa fraqueza da carne e debilitado, Satans pode aparecer como um anjo de luz e nos dar informaes Anti-Bblicas. No devemos nos esquecer que estamos em uma Batalha Espiritual, e o soldado de Cristo deve estar sempre alerta, com a Espada (Palavra de Deus ) nas mos. E nem nos esquecer do ensinamento de Paulo a esse respeito quando disse: (Gl.1:8-9).. Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema. (V.9).. Assim como j vo-lo dissemos, agora de novo tambm vo-lo digo: se algum vos anunciar outro evangelho alm do que j recebestes, seja antema. Ser que estamos livres de heresias dentro da Igreja?? Vejamos o que o apostolo Paulo nos diz a esse respeito:

(1Co.11:19).. E at importa que haja entre vs heresias, para que os que so sinceros se manifestem entre vs. Acabamos de comentar os Meios da Graa.

BATALHA ESPIRITUAL Pergunta Onde se acha registrada na Bblia a primeira Batalha Espiritual?? Resposta: Em Gnesis.3:15 E a primeira Batalha Espiritual foi no den...Infelizmente o homem perdeu a Batalha. Quer queira ou no o crente fiel, esta no meio da Batalha Espiritual. Portanto no existe meio termo. Se ns nos acovardarmos e Recuar diz a Palavra de Deus: (Hb.10:38).. Mas o justo viver da f; e, se ele recuar, a minha alma no tem prazer nele. Se ns no recuarmos, teremos que utilizar a Armadura que Deus d. Porque?? Porque essa batalha espiritual contra as foras satnicas. E a Igreja precisa de estratgia e treinamento para entrar-mos em combate. As foras do mal so imensas contra a humanidade e principalmente contra a Igreja de Jesus Cristo. Vejamos o tipo de armadura que Deus coloca a nossa disposio:......(Efsios.6:10-18)...Ler Bblia. Nessa passagem, Paulo fala de poder e exorta a Igreja a vestir a completa ARMADURA DE Deus. PARA QUE?? Para que o cristo possa receber o poder divino e combater o bom combate. Essa Figura da Armadura que Paulo utilizou, foi sugerida provavelmente pela Armadura dos soldados Romanos que guardavam a Paulo na priso.

Pergunta Existe, de fato, uma teologia da Batalha Espiritual??? Resposta. SIM existe, devido influncia do mal na histria da humanidade. (Mt.4:17).. Desde ento, comeou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque chegado o Reino dos cus. O prprio Senhor Jesus Cristo fez esta declarao logo depois de Ter vencido a tentao em seu Jejum no deserto. Foi como homem que Jesus A Semente da Mulher deu incio a Batalha Espiritual. Portanto o cristo pertence ao exrcito do Deus vivo, que luta incessantemente contra o mal. Esse conflito (luta) descrita na Bblia como Combate da F. (2Co.10:4).. Porque as armas da nossa milcia no so carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruio das fortalezas. (1Tm.1;18-19).. Este mandamento te dou, meu filho Timteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milcia, (V.19).. Conservando a f te a boa conscincia, rejeitando a qual alguns fizeram naufrgio na f. (1Tm.6:12).. Milita a boa milcia da f, toma posse da vida eterna, para a qual tambm foste chamado, 7tendo j feito boa confisso diante de muitas testemunhas. Pergunta Portanto pergunto at quando o cristo deve permanecer na luta (nessa batalha espiritual)??? Ser que existe aposentadoria para o cristo??? Ser que o cristo pode pedir baixa do exrcito e entrar para a reserva???

O apstolo Paulo responde: (2Tm.4:7-8).. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a f. (V.8).. Desde agora, ha coroa da justia me est guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dar naquele Dia; e no somente a mim, mas tambm a todos os que amarem a sua vinda.

(Ap.12:11).. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e no amaram a sua vida at morte. O apostolo Paulo somente parou de militar na ativa depois que o mataram. E o versculo acima diz claramente At a Morte ou seja cristo no entra para a reserva e nem para aposentadoria. Cristo aps sucessivas provas entra no gozo do seu Senhor, Jesus Cristo. O apostolo Paulo chegou a dizer: (1Co.11:1).. Sede meus imitadores, como tambm eu, de Cristo.

A VITRIA Ser que teremos vitria nesta Batalha??? Seguramente sim, sempre. Porque?? A vitria do cristo j foi obtida, j est ganha. Por quem?? Pelo prprio General o Senhor Jesus Cristo. Quando ocorreu isso?? Quando Jesus morreu na cruz. (Col.2:13-15).. E, quando vs estveis mortos nos pecados e na incircunciso da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, (V.14).. havendo riscado a cdula que era contra ns nas suas ordenanas, a qual de alguma maneira nos era contrria, e a tirou do meio de ns, cravando-a na cruz. (V.15).. E, despojando os principados e potestades, os exps publicamente e deles triunfou em si mesmo. Na passagem que acabamos de ler esclarece que Jesus travou uma Batalha triunfante contra Satans, e desarmou as potncias e potestades malignas. No Evangelho de Joo, o prprio Jesus disse, antes de morrer: (Jo.12:31).. Agora, o juzo deste mundo; agora, ser expulso o prncipe deste mundo

Quando Jesus morreu na cruz, Ele venceu e levou os cativos com Ele para o cu. (Ou seja tirou o Paraso que antes era junto no Hades separado apenas por um abismo.) Paraso no Hades separado por um abismo.....(Lc.16:23,26). Jesus levou os cativos com Ele... (Ef.4:8).. Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Jesus REDIMIU o crente do Domnio do maligno. O que significa REDIMIR?? Com a sua morte na Cruz Jesus fez o seguinte: Adquiriu o homem novamente. Tirou o homem do cativeiro. Tirou o homem do poder alheio. Resgatou o homem. Livrou o homem das penas do Inferno. Salvou o homem. Libertou o homem, pagando uma certa importncia.....Seu precioso sangue.

(Ef.1:7).. Em quem temos a redeno pelo seu sangue, a remisso das ofensas segundo as riquezas da sua graa. (Rm.3:24).. Sendo justificados gratuitamente pela redeno que h em Cristo Jesus. (Col.1:13-14).. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, (V.14).. em quem temos a redeno pelo seu sangue, a saber, a remisso dos pecados; por causa disso que ns teremos vitria nessa Batalha, somos um povo Remido, ou seja temos um dono que invencvel. Pergunta Onde Jesus garantiu-nos definitivamente a vitria nesta Batalha?? Resposta. NO CALVRIO. No presente, ou seja hoje, o cristo esta em uma Batalha Espiritual, porm ns travamos esta Batalha, mediante o poder do Espirito Santo.

(Rm.8:13).. porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Rm.8:13) (TLH).. Porque se vocs vivem de acordo com a natureza humana, esto indo para a morte; mas, se pelo Espirito de Deus matam as suas aes pecaminosas vocs vivero.

ANALIZANDO OS OBJETIVOS 2 E 3 DO INICIO DO ASSUNTO 2) Mostrar ao crente o que Batalha Espiritual e os vrios Campos em que travada essa Batalha. 3) Conduzir os crentes para que tenham postura verdadeiramente crist diante dos vrios males que vm aos filhos de Deus. a) A Batalha dos desejos corruptos dentro de ns mesmo. O Espirito Santo nos ajuda contra as Batalhas espirituais. (1Ped.2:11)(THL)..Queridos amigos, lembrem-se de que vocs so estrangeiros de passagem por esse mundo. Peo portanto, que evitem as paixes carnais que esto sempre em guerra contra a alma b) A Batalha contra os prazeres mpios do mundo e todas os tipos de tentaes. O Espirito Santo nos ajuda contra as Batalhas espirituais. (Mt.13:22).. Os cuidados do mundo sufocam a palavra...... (Tg.1;14-15)(THL).. Mas uma pessoa tentada pelos seus prprios maus desejos. (V.15).. Ento esses desejos fazem nascer o pecado, e o pecado, quando j est maduro, produz a morte. (1Jo.2:16)(TLH).. Nada que esta no mundo, vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de Ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso vem do mundo.

c) A Batalha contra Satans e suas foras. (Ef.6:12).. Porque no temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Os poderes das trevas so os governantes espirituais do mundo. (Jo.14:30).. J no falarei muito convosco; porque se aproxima o prncipe deste mundo, e nada tem em mim. Pergunta O que esses poderes das trevas fazem na Batalha Espiritual contra os cristos???? 1) Os poderes das trevas INCITAM os mpios contra os cristos. (Ef.2:2).. em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que, agora, opera nos filhos da desobedincia; (Ef.2:2)(THL).. Naquele tempo vocs seguiam o mau caminho do mundo, obedecendo aquele que governa os poderes espirituais no espao, o espirito que agora domina os que desobedecem a Deus. 2- Os poderes das trevas se ope vontade de Deus. (Mt.13:38-39).. O campo o mundo, a boa semente so os filhos do Reino, e o joio so os filhos do Maligno. (V.39).. O inimigo que o semeou o diabo; e a ceifa o fim do mundo; e os ceifeiros so os anjos. 3- Os poderes das trevas se ope vontade de Deus (1Pe.5:8-9)(TLH).. Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo, o Diabo, anda em volta de vocs como um leo que ruge, procurando algum para devorar. (V.9).. Fiquem firmes na F e enfrentem o Diabo, pois vocs sabem que no mundo inteiro os seus irmos na F esto passando pelos mesmos sofrimentos. (Ef.6:12).. porque no temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

4- O Exercito de Satans muito grande e organizado. (Ap.12:3-4).. E viu-se outro sinal no cu, e eis que era um grande drago vermelho, que tinha sete cabeas e dez chifres e, sobre as cabeas, sete diademas. (V.4).. E a sua cauda levou aps si a tera parte das estrelas do cu e lanou-as sobre a terra; e o drago parou diante da mulher que havia de dar luz, para que, dando ela luz, lhe tragasse o filho. Explicao do texto lido: O Drago Satans e ele chamado Grande. Porque pertence a uma ordem mais elevada de todas as criaturas, (Um Querubim Ungido) era uma classe de to alta honra e poder, que o arcanjo Miguel, quando contendia com ele por causa do corpo de Moiss, no ousou pronunciar juzo de maldio contra Ele......(Judas.9) Porque Drago Vermelho?? porque ele a figura do autor de toda guerra e homicdio. visto com Sete Cabeas, o que domina sua excelente sabedoria e muita astcia... (Ez.28:3). Tem Dez Chifres, que falam do seu poder para ferir e rasgar. Sete Diademas, pleno poder para reinar sobre todo mundo.....(Ap.13:1). (V.4).. E a sua cauda levou aps si a tera parte das estrelas do cu e lanou-as sobre a terra........ Satans depois de Ter seu plano frustrado, no conseguiu o lugar de Deus, que ele tanto almejava. Nesta passagem ele arrasta aps si a Tera parte das estrelas do cu (Anjos cados que lhe foram obedientes). E lanou-os sobre a terra...( Na conquista pelo mundo). Isto prova mais o seu orgulho e sua presuno descabida. Ou seja Satans o prncipe e comanda tudo pela sua inteligncia e poder e extremamente organizado.....(Dn.8:10). E o cristo para Ter vitria, deve sair definitivamente do mundo, e se separar do sistema mundano que Satans imps.

10

Se o cristo no se separar ele ser vencido pelo sistema mundano. E como devemos fazer para escapar do sistema mundano imposto por Satans??? a que se d a Batalha Espiritual Novamente. 1) Temos que vencer as suas tentaes. Como vencer as tentaes?? Ora quem est morto esta livre de tentaes e no pode tentar ningum. O que significa isso?? (Gl.6:14)(TLH).. Eu, porm, me orgulharei somente da cruz de Jesus Cristo, e Nosso Senhor. Porque, por meio da cruz, o mundo est morto para mim, e eu estou morto para o mundo. (1Jo.5:4).. Porque todo o que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitoria que vence o mundo, a nossa F.....(F em Jesus Cristo obvio) somente morrendo para o mundo e nascendo em Deus que venceremos as tentaes.

2) Ns temos que Vencer as tentaes, e condenar abertamente (Pregao) as ms obras do mundo. (Jo.7:7).. O mundo no vos pode aborrecer, mas aborrece a mim, por quanto dele testifico que as suas obras so ms.

3) O exrcito cristo deve guerrear contra todo o mal. Porm no devemos guerrear com o nosso prprio poder, ou seja com as armas humanas. (2Co.10:3-4)(TLH).. claro que somos humanos, mas no lutamos por motivos humanos. (V.4).. As armas que usamos na nossa luta no so do mundo, porm so armas poderosas de Deus, para destruir fortalezas. Destrumos os argumentos falsos. Portanto fica certo que devemos lutar com armas espirituais. E essas armas esto relacionadas em (Efesios.6:10-20).
11

Pergunta Como podemos combater nesta batalha Espiritual??? Resposta...Com as armas de nossa milcia espiritual, que nos foram preparadas pelo Senhor Jesus. 4) Na Batalha Espiritual o cristo deve suportar as aflies, de que maneira?? (2Tm.2:3).. Sofre pois comigo, as aflies como bom soldado de Jesus Cristo. 5) Sendo um bom soldado de Cristo, devemos sofrer por qual causa??? Devemos sofrer pelo Evangelho. (Mt.5:10-12).. bem-aventurados os que sofrem perseguio por causa da justia, porque deles o Reino dos cus; (V.11).. bem-aventurados sois vs quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vs, por minha causa. (V.12).. Exultai e alegrai-vos, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vs. Tem pessoas que dizem eu no preciso sofrer pois sou herdeiro de Cristo. (Rm.8:17).. E, se ns somos filhos, somos, logo, herdeiros tambm, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se certo que com ele padecemos, para que tambm com ele sejamos glorificados. O apstolo Paulo disse que sofria muito...Muito mais que os falsos ensinadores... (2Co.11:23).. So ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em aoites, mais do que eles; em prises, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. O apstolo Paulo deixa bem claro que devemos sofrer por causa do Evangelho... (2Tm.1:8).. Portanto, no te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflies do evangelho, segundo o poder de Deus.

12

Vou escrever novamente esse versculo na Traduo Linguagem de Hoje, pois esse versculo importante. (2Tm.1:8)(TLH).. Portanto, no se envergonhe de dar testemunhos a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou preso porque sou servo dele. Ao contrario, de acordo com a fora que Deus deu a voc, tome parte nos meus sofrimentos a Favor do Evangelho. Portanto fica clarssimo que devemos sofrer pelo Evangelho de Cristo.

6) O Cristo Tem Que Guerrear... a) Combatendo o bom combate da F. b) Guerrear Espiritualmente. c) Perseverar na guerra...........................................................................(Ef.6:18) d) Vencer................................................................................................( Rm.8:37) e) Ser Vitorioso......................................................................................( 1Co.15:57) f) Triunfar..............................................................................................(2Co.2:14) g) Sempre Defender o Evangelho..........................................................(Fil.1:16) h) Combater pela F...............................................................................(Fil.1:27) i) Caso o inimigo resista no devemos ficar alarmados........................(Fil.1:28) j) Temos que vestir toda a Armadura de Deus......................................(Ef.6:11) k) Vestir a Armadura de Deus e ficar firmes.........................................( Ef.6:13-14) l) Marchar e destruir as fortalezas de Satans.......................................(2Co.10:4) m) Temos que dominar todo o pensamento que no deixam as pessoas conhecerem a Deus.....Temos que dominar estes pensamentos e levar cativo.........(2Co.10:5)

Um assunto Importantssimo Nunca ficar parado, procure sempre se fortalecer cada vez mais na Batalha contra o mal
13

(Hb.11:33-34).. os quais, pela f, venceram reinos, praticaram a justia, alcanaram promessas, fecharam as bocas dos lees, (V.34).. Apagaram ia fora do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram foras, na batalha se esforaram, puseram em fugida os exrcitos dos estranhos. CONCLUSO GERAL A Batalha Espiritual INEVITAVEL. Os nosso inimigos no so de brincadeiras, so Reais, ainda que Invisveis. Todos os que tem aceitado a Jesus Cisto Como Salvador esto envolvidos nesta Batalha. As armas desta Batalha no so materiais, mas Espirituais. As armas so Espirituais, tanto as de Satans como as nossas armas. O Espirito Santo esta na terra para Equipar e Preparar Cada Crente Individualmente para essa batalha. Porm a Igreja deve saber de cor e Salteado que..... No devemos temer esta Batalha. Porque??? Porque a Vitria J esta Garantida por Cristo Jesus Nosso Senhor. Versculos para fechamento desse assunto..... (Rm.8:37).. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (1Co.15:57).. Mas graas a Deus, que nos d a vitria por nosso Senhor Jesus Cristo.

VOC J ESTA PRONTO PARA LUTAR E VENCER? QUE DEUS NOS AJUDE

14

DISTORO DOUTRINRIA DA BATALHA ESPIRITUAL


1) DISTORO DOUTRINRIA DA BATALHA ESPIRITUAL

Uma das distores doutrinrias mais difundidas entre o povo de Deus ultimamente o ensino das "MALDIES HEREDITRIAS" conhecido tambm como " MALDIO DA FAMILIA" ou "PECADO DE GERAO". Estes ensinos tem circulado bastante atravs da televiso, rdio, literatura e at seminrios nas igrejas....Muitos lderes, ministrios e igrejas, que antes eram slidos e confiveis abriram a guarda e hoje para tristeza nossa deram abrigo a essa doutrina de ultima hora, sucumbindo a mais esse ensino controvertido e importado dos Estados Unidos. Os "Pregadores" da maldio afirmam que se algum tem algum problema relacionado com o alcoolismo, pornografia, depresso, adultrio, nervosismo, divorcio, diabete, cncer e muitos outros, porque algum antepassado viveu aquela situao ou praticou aquele pecado e transmitiu tal pecado ou maldio a um descendente. A pessoa deve ento orar a Deus a fim de que lhe seja revelado qual a gerao no passado que o est afetando......Uma vez que se saiba qual, pede-se perdo por aquele antepassado ou pela gerao revelada e o problema estar resolvido, isto , estar desfeita a maldio. Marilym Hickey, autora norte-americana e que j esteve vrias vezes no Brasil em conferencias da Adhonep, promovendo tais ensinos. Um dos textos bblicos mais usados pelos pregadores da Maldio Hereditria para defender este ensino .... (Exodo.20:4-6).." No fars para ti imagem de escultura, nem alguma semelhana do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. (V.5).." No te encurvars a elas nem as servirs; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos at terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem (V.6).." e fao misericrdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. preciso que se leve em considerao o assunto do texto aqui citado....De que se trata, essa passagem citada??? Alcoolismo, pornografia, depresso, ou problemas do gnero??? bvio que no. O texto fala de Idolatria e no oferece qualquer base para algum afirmar que herdamos maldies espirituais de nossos antepassados em qualquer rea das dificuldades humanas.
15

A narrativa do Antigo Testamento nos informa que sempre que a nao de Israel esteve num relacionamento de amor com Deus, ela no podia ser amaldioada. Vemos a prova disso em (Numeros.23:7-8), quando Balaque pediu a Balao que amaldioasse a Israel....A resposta de Balao aparece no versculo.... (Numeros.23:23).." Pois contra Jac no vale encantamento, nem adivinhao contra Israel; neste tempo se dir de Jac e de Israel: Que coisas Deus tem feito!. Por outro lado sempre que a nao quebrou a aliana com Deus, ela ficou exposta a maldio, calamidades e cativeiro. verdade que os filhos que repetem os pecados de seus pais tm toda a possibilidade de colher o que seus pais colheram.....Os pais que vivem no alcoolismo tm grande possibilidade de Ter filhos alcolatras. Os que vivem blasfemando, ou na imoralidade e vcios, esto estabelecendo um padro de comportamento que, com grande probabilidade, ser seguido por seus filhos, pois (Gl.6:7).." No erreis: Deus no se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso tambm ceifar. Isso poder suceder at que uma gerao se arrependa, volte-se para Deus e entre num relacionamento de amor com Ele atravs de Jesus Cristo......Cessou a toda a MALDIO. No deve ser esquecido tambm que o autor da Maldio ou Punio Deus e que ela a manifestao da sua ira.....Note que, no final do versculo... (Exodo.20:5).." No te encurvars a elas nem as servirs; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos at terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem. O final do versculo bem claro, Deus declara que a maldio viria APENAS sobre aqueles que aborrecem a Deus, algo que no se passa com o Cristo. A Bblia ensina uma responsabilidade INDIVIDUAL pelo pecado, como pode ser observado no livro do profeta. (Ezequiel.18:1-4).." E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: (V.2).. Que tendes vs, vs que dizeis esta parbola acerca da terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? (V.3).." Vivo eu, diz o Senhor JEOV, que nunca mais direis este provrbio em Israel. (V.4).." Eis que todas as almas so minhas; como a alma do pai, tambm a alma do filho minha; a alma que pecar, essa morrer.........Os versos acima seria o mesmo que afirmar nos dias atuais:: Os pais comeram chocolate e os dentes dos filhos criaram crie.

16

O capitulo 18 de Ezequiel d a entender que havia se tornado um costume em Israel colocar a culpa dos fracassos pessoais nos antepassados ou em outros....Isso faz lembrar o que aconteceu no Jardim do den, quando, por ocasio da QUEDA, o homem imediatamente colocou a culpa na Mulher e a mulher imediatamente culpou a Serpente....Parece ser prprio do ser humano no admitir seus erros, buscando Evasivas para no trat-los de forma responsvel luz da Palavra de Deus....Infelizmente, alguns acham mais fcil culpar os antepassados do que Ter que enfrentar suas tentaes. O ensino da Maldio de Famlia mais escraviza do que liberta....At Crentes que h vrios anos viviam alegres, evangelizando, servindo ao Senhor e dando frutos, agora esto preocupados, deprimidos, pensando que talvez as tentaes, as dificuldades e lutas pelas quais esto passando sejam de fato reflexo de pecados ou do comportamento dos seus ancestrais..... No faz muito tempo, numa grande igreja pentecostal, um dicono, que havia participado de um desses seminrios para QUEBRA DE MALDIES HEREDITRIAS, procurou o Pr. Paulo Romeiro (Lutador contra as heresias) para aconselhamento pastoral.....Tal dicono encontrava-se confuso e deprimido com as informaes que recebera e queria saber o que a Bblia tinha a dizer sobre tudo isso.....Depois de uns 10 minutos de conversa, ele respirou aliviado..... O Pr. Paulo Romeiro tem encontrado e ajudados a muitos irmos em situaes semelhante ao do dicono que foi poludo por essas doutrinas, pelos lugares por onde passa, em diferentes partes do Brasil....Portanto podemos dizer que tais ensinos esto poluindo em todo os cantos por onde passou esse servo de Deus. Ora todo cristo tentado, de uma forma ou de outra, uns mais, outros menos...Se um cristo enfrenta problemas em relao pornografia, ao alcoolismo, ao adultrio, depresso ou qualquer outro aspecto ligado s tentaes, os mtodos para vencer tais lutas devem ser bblicos. O caminho para a vitria tem muito mais a ver com a doutrina da Santificao, com o cultivo da vida espiritual atravs da orao, do jejum, da comunho saudvel numa determinada parte do Corpo de Cristo e do contato constante com a Palavra de Deus. O ensino da Quebra de Maldio Hereditrias aparece como um ATALHO Mgico e Ilusrio para substituir a doutrina da Santificao, que um processo indispensvel a ser desenvolvido pelo Espirito Santo na vida do cristo, exigindo dele autodisciplina e perseverana na f. DOENA OU MALDIES??? Um outro aspecto incorreto desse ensino confundir as doenas transmitidas por herana gentica com maldies hereditrias espirituais...Isto pode ser observado nas declaraes de Marilyn Hickey:::

17

Ser que voc j observou uma famlia na qual todos os membros usam culos?? Desde o pai e a me at a criana menor, todos esto usando culos, e geralmente os do tipo de lentes grossas...Essas pobres criaturas esto debaixo de uma maldio, e precisam ser libertas...(Marilym Hickey, Quebre a Cadeia da maldio Hereditria, Pagina 60). No se pode construir uma doutrina em cima de uma observao, experincia ou somente porque uma famlia toda usa culos!! Existem muitas famlias em que apenas um ou outro membro usa culos. O que aconteceu nesse caso?? Porque s alguns herdam a maldio e os outros no?? E se as doenas so maldies transmitidas de pais para filhos atravs dos genes (Geneticamente), por que os pregadores dessa doutrina no quebram, por exemplo, a maldio da Calvcie, transmitidas geneticamente?? At hoje no h notcia de que algum tenha feito isso. O Senhor Jesus nunca ensinou tal doutrina....Quando perguntado sobre o cego de nascena (Joo.9:2-3).." E os seus discpulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? (v.3).." Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Alguns usam este texto para afirmar que os discpulos acreditavam na maldio de Famlia, procurando dar assim legitimidade a tal ensino. preciso lembrar que os discpulos nem sempre estiveram certos no perodo de treinamento que passaram juntos a Jesus. Certa vez, em alto mar, quando Cristo se aproximou eles pensaram ser ele um fantasma.. (Mateus.14:26)...Felizmente, os discpulos estavam errados em suas concluses, pois eram humanos, sujeitos a erros.... obvio que no erraram quando falaram e escreveram inspirados pelo Espirito Santo. Quanto ao cego de nascena, Jesus destruiu qualquer superstio ou crendices populares da poca que os discpulos pudessem ter de que a cegueira fora provocada pelos pecados de seus antepassados, e o prprio Jesus nunca ensinou tal doutrina. Tal ensino tambm no encontrou espao nos escritos do apostolo Paulo. Ao contrario, quando escreveu aos Corintios pela Segunda vez, declarou com muita certeza que: (2Co.5:17).." Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. E em outro lugar Paulo afirma que: (Efesios.1:3).."Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abenoou com todas as bnos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,.
18

Onde existe espao para Maldies na vida de um cristo diante de uma declarao como esta??? Apostolo Paulo no se deixou prender pelo passado...Quando escreveu aos crentes de Filipos, declarou o seguinte: (Filipenses3:13-14).." Irmos, quanto a mim, no julgo que o haja alcanado; mas uma coisa fao, e que, esquecendo-me das coisas que atrs ficam e avanando para as que esto diante de mim, (V.14).." prossigo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus. importante observar a sugesto do apostolo Paulo a Timteo, quando lhe escreveu a primeira carta: (1Tm.5:23).." No bebas mais gua s, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estmago te das tuas freqentes enfermidades. Paulo nunca insinuou que a enfermidade de Timteo fosse uma maldio de seus antepassados, pois sabia que Timteo vivia numa natureza afetada pela desobedincia dos primeiros pais (ADO e EVA). Apesar de o Reino de Deus estar entre ns, ele ainda no chegou sua plenitude, pois at a criao gene, aguardando ser redimida do cativeiro da corrupo (Romanos.8:19-23). Paulo apenas sugeriu que Timteo tomasse um pouco de vinho como remdio para suas freqentes enfermidades estomacais e no que fizesse a Quebra das Maldies Hereditrias. A CONVERSO A SOLUO. Ensinar que um cristo tem que romper com maldies ou pactos dos antepassados pedindo perdo pe eles minimizar o poder de Deus na converso....Isso est mais para o ESPIRITISMO ou MORMONISMO (com suas doutrinas antibiblicas do batismo pelos mortos) do que para o cristianismo. A Bblia declara com muita ousadia: (Hb.7:25).." Por isso tambm pode salvar TOTALMENTE os que poe eles se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. O adverbio "TOTALMENTE" (parenteles, no Grego) tem o sentido pleno, completo e para sempre...Jesus no salva em PRESTAES, mas de uma vez por todas. Marilyn Hickey chega a afirmar que: voc pode decidir quanto ao destino exato de sua linhagem..Eles ou vo para Jesus , ou vo para o diabo. (Ibid. Pagina 51).
19

Nada poderia estar mais longe da verdade...Quantos filhos h que hoje vivem uma vida crist exemplar, so cheios do Espirito Santo, enquanto seus pais permanecem alheios ao Evangelho, rejeitando contentemente a palavra de salvao e at tentando dificultar-lhes a vida espiritual!!! Ai de ns cristos se fosse-mos esperar pelos nossos pais para decidirem sobre o nosso futuro espiritual....No sei onde muitos de ns hoje estariam. claro que os pais tm grande influncia na formao espiritual dos filhos, mas o milagre da salvao obra de Deus, e pela graa que somos salvos (Efesios.2:8-9). o Espirito Santo, o Consolador, quem convence o corao do pecado, da justia e do juzo, como o prprio Senhor Jesus disse (Joo.16:7-8). Paulo relatou aos Glatas que foi Deus quem lhe revelou seu Filho (Galatas.1:15-16). Assim, a salvao uma revelao de Jesus Cristo em nossos coraes, e no algo decidido somente pelos pais. Observe o que aconteceu com os filhos de Samuel, um profeta de Deus e um homem integro, como pode ser observado em (1Samuel.3:19 e 12:3). Apesar da integridade do pai, a Bblia diz que seus filhos no andaram pelos caminhos dele.. (1Samuel.8:3).." Porm seus filhos no andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juzo. Veja os reis de israel e Jud...A narrativa do Antigo Testamento revela que muitos deles foram mpios e tiveram filhos piedosos, enquanto outros foram piedosos e tiveram filhos mpios. Eis alguns exemplos: 1) Abias foi mau (1Reis.15:3), mas seu filho Asa "Fez o que era reto aos olhos do Senhor (1Reis.15:11) 2) Joto "Fez o que era reto perante o Senhor (2Reis.15:34)...Porm seu filho Acaz, no fez o que era reto perante o Senhor (2Reis.16:2). 3) Jeosaf agradou a Deus (2Cronicas.17:1-4), enquanto Jeoro, seu filho, "Fez o que era mau perante o Senhor (2Cronicas.21:6). Assim, a seqncia de bondade ou maldade que deveria suceder na linhagem dos reis de Israel e Jud, de acordo com o que ensinam os pregadores da maldio de famlia simplesmente no aconteceu...A esses exemplos certamente no se poderia aplicar o provrbio: "Tal pai ..Tal filho".

20

Inspirado pelo Esp. Santo , Paulo escreveu aos irmos de Corinto, na sua primeira carta, uma palavra tremendamente elucidativa quanto a esta questo, vejamos.... (1Corintios.6:9-11).." No sabeis que os injustos no ho de herdar o Reino de Deus? (V.10).." No erreis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o Reino de Deus. (V.11).." E o que alguns tm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Esprito do nosso Deus. Pode-se notar que Paulo no afirmou no versculo 11.." Mas haveis Quebrado as Maldies Hereditrias, mas haveis pedido perdo pelos pecados dos antepassados" ou algo similar. No, de modo algum, este no o seu pensamento...Paulo afirma que aqueles que estiveram presos nos pecados haviam sido lavados, haviam sido santificados e justificados, sem qualquer necessidade de Quebrar Maldies dos Antepassados. Cabe aqui algumas perguntas: Qual a maior das Maldies? Sem duvida alguma estar fora de Cristo...Qual a maior das bnos? Certamente o estar em Cristo...Como se elimina a maior das maldies? Introduzindo a maior das benes (Jesus Cristo). Os pregadores da Maldio Hereditria no deveriam pedir perdo pelos pecados da dcima, nona, oitava ou de qualquer outra gerao, mas deveriam, sim pedir perdo pelos pecados de ADO e EVA, pois se houve brecha, foi ali, na queda do Jardim do den, onde as Maldies tiveram inicio. Ali no den est a raiz do problema. ..Isso, sim seria um trabalho perfeito e completo...J imaginou se isso funcionasse?? De repente, ningum mais precisaria trabalhar para ganhar o po, a mulher no sofreria mais ao dar a luz e os espinhos desapareceriam da Terra... claro que no funciona, pois tal ensino no tem base na Palavra de Deus. TEXTOS MAL-INTERPRETADOS ( ESPIRITOS FAMILIARES) Para defender o ensino da Maldio Hereditria, seus pregadores usam a expresso "Espritos Familiares" Traduo de (Leviticos.19:31) e de outras passagens na Bblia em ingls do Rei Tiago (King James Version). Observe o comentrio de Marilyn Hickey quanto a isso: O que so "Espritos Familiares"?? So maus espritos decados que se tornaram familiares numa famlia...Eles a seguem, com suas fraquezas - pecado fsico, mental, emocional - por todo caminho, atacando e tentando cada membro seu naquele aspectos, pois esto cientes de suas inclinaes." Marilyn, como voc sabe disso? " Porque o Antigo

21

Testamento fala acerca dos "Espritos Familiares" (Verso King James). (Robson Rodovalho, Quebrando as maldies hereditrias..Pagina 12). Usando o mesmo argumento, um certo autor comenta: Nas tradues em portugus, usamos as palavras necromantes, adivinhadores e feiticeiros...Mas em ingls usa-se o termo "Espritos Familiares" e esta a base bblica que temos para demonstrar que estes espritos de adivinhao, necromancia e feitiaria passam de gerao em gerao...H um acompanhamento, por parte destes demnios, sobre as famlias...E eles transmitem os mesmos vcios, comportamentos e atitudes de que temos falado. (Robson Rodovalho, Quebrando as Maldies Hereditrias..Pagina 12). Defender um ensino controvertido com base na traduo de uma Bblia em ingls (verso do Rei Tiago) algo inaceitvel luz da Hermenutica e da Exegese Bblica. preciso Ter em mente que a Bblia Sagrada no foi escrita em ingls....Para se entender o texto bblico, necessrio que se faa a traduo e interpretao com base na lngua em que ele foi escrito. No caso do Antigo Testamento, o Hebraico, e no o ingls....Ao afirmar: Mas em ingls se usa o termo "Espritos Familiares", e esta a base bblica que temos para demonstrar que estes espritos de adivinhao, necromancia e feitiaria passam de gerao em gerao, o autor demonstra exatamente o contrario: No Ter base Bblica para tal ensino.(Ibid. Pagina 12). ROBERT l. Alden, PHD, professor do Velho Testamento no Seminrio Teolgico Batista Conservador de Denver, Estado do Colorado, nos EUA esclarece: A palavra "ob" aparentemente se refere queles que consultavam os espritos, pois (1Samuel.28) descreve algum assim em ao.. A famosa "Feiticeira" de Endor uma "ob"...Ao povo de Deus foi ordenado ficar longe de tais ocultistas (Leviticos.19:31)..A punio por se envolver com tais "Mdiuns " era morte por apedrejamento (Leviticos.20:27)...Naturalmente "ob" includa na lista de abominaes semelhantes em (Deuteronomio.18.10-11)...Todas essas ocupaes tm a ver com ocultismo...Isaias desconsidera estes "Necromantes" e sugere, pela sua escolha de palavras, que os sons dos espritos assim emitidos no so nada mais do que ventriloquismo..."Os necromantes e os adivinhos que chilreiam e murmuram (Isais.8:19). importante observar ainda que a Septuaginta (A verso grega do Antigo Testamento) emprega o termo eggastrmithoi (Ventrloquo) para traduzir a palavra " ob" de (Leviticos.19:31)...A Bblia informa em (1Samuel.28:3) que Saul havia banido de Israel os adivinhos e os encantadores e no os espritos familiares...Assim, a palavra hebraica "ob" significa o "VASO" ou instrumento dos espritos, portanto o mdium ou necromante, conforme aparece na maioria das tradues da Bblia, no oferecendo tal vocbulo base para Quebra de Maldies Hereditrias na vida do Cristo. A crena de que a violncia provocada por "espritos familiares" tambm no tem base bblica...O apostolo Paulo foi um homem violento...A Bblia diz que "Saulo, porm,

22

assolava a igreja, entrando pelas casas, e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no crcere (At.8:3). O apostolo Joo, antes de se tornar o discpulo do amor, no hesitava em dar vazo sua ira...Certa vez ele chegou a desejar que casse fogo do cu para consumir os samaritanos que se recusaram a receber Jesus (Lc.9:52-54). Como abandonou Paulo sua violncia e Joo deixou de Ter um espirito ou temperamento vingativo??? Sem duvida, atravs da converso e do viver com Cristo foi que eles foram transformados e libertos, e no atravs da Quebra de Maldio de Famlia, algo que nunca fez parte de seus escritos. ARVORES GENEOLGICAS Embora haja quem sugira s pessoas para que desenhem rvore genealgicas a fim de facilitar a Quebra das maldies, tal prtica no encontra apoio na Bblia... verdade que encontramos genealogias nos Evangelhos de Mateus e de Lucas, as quais tinham a inteno de apresentar a linhagem de Jesus como o Messias de Israel. No h, depois disso, em todo o Novo Testamento, preocupao com tal ensino...Ao contrario, o apostolo Paulo at recomendou a Timteo e a Tito que no se envolvessem com esse assunto (1Timoteo.1:4 e Tito.3:9). Os Mormons, sim, na tentativa de resolver os problemas espirituais de seus falecidos atravs do batismo pelos mortos(uma prtica antibiblica), gastam muito dinheiro e tempo com genealogias, contrariando assim as Escrituras Sagradas. H os que dizem que devemos pedir perdo pelos pecados de P.C Farias e de polticos acusados como corruptos. Outros esto sugerindo que, ao se encontrar uma pessoa negra na rua deve-se chegar a ela e pedir perdo pelos pecados dos que promoveram a escravido no Brasil. H at aqueles que afirmam que os carros roubados no Brasil e levados ao Paraguai so uma maneira de Deus fazer os brasileiros pagarem aos paraguaios pelo mal que lhes fizeram em guerras passadas......UM ABSURDO, SATANAS TEM MUITO HUMOR. Os que sugerem estes absurdos gostam de citar as oraes de (Esdras.9) (Neemias.9) (Daniel.9), em que eles fizeram confisso a Deus, citando os pecados de seus antepassados. Sabemos que as bnos de antigo pacto eram condicionais obedincia do povo de Israel...Quando desobedecia, as maldies de Deus vinham sobre ele. Esdras, Neemias e Daniel de fato reconheceram o pecado de seus antepassados, mas pediram perdo pelos seus pecados do presente, da gerao atual...Embora seja possvel algum sofrer as conseqncias dos pecados de terceiros, o mesmo no acontece com a culpa.
23

A Palavra de Deus no culpa ningum pelos pecados dos outros... A Bblia em nenhum lugar ensina a interceder por quem j morreu, uma vez que aps a morte segue-se o juzo, no orao ou pedido de perdo pelos mortos (Hebreus.9:27). preciso lembrar ainda que, luz da bblia, ningum pode se arrepender por outra pessoa....O arrependimento algo pessoal, que de faz diante de Deus....A idia de que "Temos que at interceder, pedir perdo por pecados que aqueles antepassados cometeram, e Quebrar os pactos que fizeram" (Ibid.29) contradiz a Palavra de Deus, que afirma o seguinte: (Romanos.14:12).." De maneira que cada um de ns dar conta de si mesmo a Deus.

PROVERBIOS.26:2 (Pv.26:2).." Como o pssaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu vo, assim a maldio sem causa no vir. Eis aqui outro texto freqentemente mal usado pelos pregadores da Maldio de Famlia...Allen P. Rosa comenta que era comum acreditar que as benes e as maldies tinham existncia objetiva...Uma vez proferidas, produziam efeito...Ele acrescenta: "As Escrituras esclarecem que o poder de amaldioar e de abenoar depende do poder daquele que est por trs dele... Exemplo: Balao no pode amaldioar o que Deus havia abenoado (Numeros22:38 e 23:8)....Este provrbio reala a correo da superstio....A Palavra do Senhor poderosa porque a palavra do Senhor...Ele a cumprir. Nota-se ento que no existe base para se usar tal texto a fim de defender a transferencia de maldies de gerao em gerao.

MALDIES DE NOMES PRPRIOS o que ensina o livro Bno e Maldio quando afirma: A verdade que h nomes prprios que esto carregados de Maldio...J trazem prognsticos negativo...Por isso no convm dar aos nossos filhos nomes que tenham conotao negativa, que expressem derrota, tristeza, dureza: Maria das Dores, Mara (amargura), Dolores (dor e pesar), Adriana (deusa das trevas), Cludio (coxo, aleijado), Piedade, Aparecida (sem origem, que no se sabe de onde veio.(Jorge Linhares, Benes e Maldies Pagina.34-5). Este mais um ensino que vem acrescentar cargas desnecessrias sobre os crentes que passam a acreditar nele....Existem muitas pessoas hoje vivendo preocupadas devido ao
24

nome que receberam ao nascer, algo sobre o que no tiveram controle e nem escolha....E, de novo, no h base bblica para essa aberrao de ensino. verdade que h na Bblia alguns nomes de pessoas que corresponderam s suas personalidades e s circunstancias em que viveram....O prprio Deus mudou o nome de Abro para Abrao, que significa "pai de uma grande multido". A mudana de Abro para Abrao teve por fim reforar a raiz da Segunda slaba para dar maior nfase idia de exaltao (J.D. Davis, Dicionrio da Bblia, pagina.11). Jaco significa "usurpador", e ele assim se comportou por um bom perodo de sua vida. O legislador de Israel recebeu o nome de Moiss por que foi salvo das guas. Contudo, no se pode criar uma regra baseada em tais exemplos pelas razes que vou citar a seguir: A Bblia est cheia de exemplos de pessoas mpias com nomes de bons significados, enquanto outras so boas, mas com nomes de significados nada recomendveis. Veja o caso de Abias, que quer dizer "Jeov pai", foi filho de Samuel, um homem de Deus...Apesar de Ter um bom nome e um bom pai, a Bblia diz que ele no andou nos caminhos de Samuel e se corrompeu (1Samuel.8:3). J Absalo quer dizer "pai da paz"...Embora tendo um nome to pacifico, ele tentou usurpar o trono de seu pai Davi, teve uma vida turbulenta e morreu de forma trgica (2Samuel.3:3,13-19). Daniel e seus amigos tiveram os nomes mudados pelo rei de babilnia (Daniel.1:7)...Mesmo depois de receberem nomes ligados a deuses pages, isso no impediu que desfrutassem da beno de Deus e permanecessem firmes na f em Jeov. Logo podemos notar que o nome no influiu em nada. Judas quer dizer "louvor", um significado muito piedoso, mas isso no impediu que ele trasse o Senhor (Mateus.26:48,49)...Por outro lado, um outro Judas foi fiel e deixou uma carta escrita no Novo Testamento. Bar-Jesus um nome fantstico, que quer dizer "filho de Jesus"...Apesar do nome, ele era um mgico, um falso profeta, e resistiu a Paulo quando este pregava ao procnsul Sergio Paulo (Atos.13). Apenas o nome no faz o homem...Se fizesse, as prises no Brasil no estariam cheias de presidirios chamados de Abel, Moises, Isaias, Daniel, Pedro, Lucas, Paulo e outros nomes Biblicos.

25

H tambm homens e mulheres na Bblia que serviram a Deus fielmente e foram vencedores na f crist, apesar dos nomes que tiveram com significados nada recomendveis. Apolo foi um homem de Deus, poderoso nas Escrituras (Atos.18;24-28) , mas seu nome significa "destruidor". Hermes um dos irmos a quem Paulo envia sudaes crists (Romanos.16:140, porem seu nome de um deus mitolgico. O interessante que Paulo nunca instruiu esses irmos para que fizessem orao de renuncia pelos nomes que possuam, pois eles tero um novo nome no cu (Apocalipse.2:17). Alguns crentes at do testemunhos em pblico depois de pensar que foram bem-sucedidos ao amaldioar uma pessoa, uma empresa, ou organizao...Contam, por exemplo, que por no terem sido bem servidos num restaurante, o amaldioaram e o restaurante faliu. A Bblia, porm, ensina que o cristo no deve amaldioar, mas, sim, abenoar...Ouamos o conselho de Paulo: (Romanos.12;14).." Abenoai aos que vos perseguem; abenoai e no amaldioeis. Alguns tem dito que a Quebra das maldies Hereditrias bblica, j que deu certo ou funcionou para um ou outro...O fato de Ter dado certo no quer dizer que bblica...H muita coisa que funciona no Espiritismo, na Umbanda e na Cincia Crist que nem por isso bblica. Geralmente, as distores no seio da Igreja so muitas vezes baseadas apenas nas experincias, no subjetivo. Ora, no importa quo maravilhosa tenha sido a experincia; se ela contradiz as Escrituras e no tem base na palavra de Deus, deve ser rejeitada, prevalecendo sempre a Bblia Sagrada, nica Regra de F e Prtica Para o Cristo.

2) DISTORO DOUTRINRIA DA BATALHA ESPIRITUAL ( continuao) Pode um cristo Ter demnios??? O pastor Caio Fbio foi chamado para expulsar o demnio de um pastor que vivia uma vida de desobedincia a Deus. Depois de liberto o pastor perguntou, o que havia acontecido, depois de explicado ele perguntou: Crente fica possesso???
26

Resposta do Pr. Caio Fbio: Pastor fica possesso................................................Crente no. Presidente de uma denominao fica possesso.......Crente no. Gente que d Show no Plpito fica possesso..........Crente no. O Crente que Batizado, selado no Espirito Santo da Promessa, habitado pelo Senhor Jesus, pode at ficar opresso ou seja pressionado...Possesso nunca. Mas algum pode dizer: Mas ele era da Igreja e tinha demnios... O fato de uma pessoa estar numa garagem no o transforma em um carro. Para ser Cristo, preciso Nascer de Novo e viver uma vida em Cristo. Muitos dizem: Olha eu fui pregar em um lugar e muitas almas se converteram... O que houve foi deciso, somente Jesus pode ver as converses. E ns somente conhecemos quando algum se converteu, pelos frutos. Em nenhum lugar na Bblia fala de expulsar demnios de Crentes. A proviso de Deus para o crente vencer a Batalha Espiritual Resistncia como escreveu Tiago. (Tg.4:7).. Sujeitai-vos, pois, a Deus; RESISTI ao diabo, e ele fugir de vs. (1Pe.5:9).. ao qual RESISTI firmes na f.....

3) DISTORO DOUTRINRIA DA BATALHA ESPIRITUAL ( continuao)

T AMARRADO
Antes a moda era: O SANGUE DE JESUS TEM PODER! Agora : T AMARRADO!.

27

E como gostam de amarrar! Em muitas igrejas, amarram no inicio, no meio e no fim do culto. Amarram antes e depois de cada cntico. Como disse algum: Haja corda! E no esto amarrando direito, pois a todo momento o demnio ESCAPA e eles tm que amarrar novamente. Assim, vo aparecendo, de tempo em tempo, frmulas mgicas para derrotar o inimigo. Tal mania foi criada a partir de alguns textos bblicos MAL INTERPRETADOS. Um deles .... (Mt.12:22-29) Trouxeram-lhe, ento, um endemoninhado cego e mudo; me, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. (V.23) E toda a multido se admirava e dizia: No este o Filho de Davi? (V.24) Mas nos fariseus, ouvindo isso, diziam: Este no expulsa os demnios seno por Belzebu, prncipe dos demnios. (V.25) Jesus, porm, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma no subsistir. (V.26) E, se Satans expulsa a Satans, est dividido contra si mesmo; como subsistir, pois, o seu reino? (V.27) E, se eu expulso os demnios por Belzebu, por quem os expulsam, ento, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos sero os vossos juizes. (V.28) Mas, se eu expulso os demnios pelo Esprito de Deus, p consequentemente chegado a vs o Reino de Deus. (V.29) Ou como pode algum entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens, se primeiro no manietar (Amarrar) o valente, saqueando, ento, a sua casa? Nessa passagem Jesus curou um homem endemoniado (V.22), o que levou a multido a dizer: este, porventura, o Filho de Davi?? (V.23). Isso no agradou os fariseus, que aproveitaram a ocasio para difamar o Senhor Jesus, dizendo que Ele expulsava demnios pelo poder de Belzebu, prncipe dos demnios. Jesus responde que, se isso fosse verdade, o reino de Satans estaria dividido e no subsistiria.
28

Se Jesus est destruindo o reino de Satans, ento o que Ele faz pelo poder de Deus, no de Belzebu. Jesus fala sobre AMARRAR o valente para saquear-lhe a casa. Ora, para que algum possa AMARRAR AO valente, preciso ser mais forte do que ele. a que entra JESUS (O mais forte). O desenrolar do plano da Salvao. O Nascimento. A vida. A Morte. A Ressurreio de Cristo.

Tudo isso mostram a superioridade do Filho de Deus sobre o principie das trevas. (1Jo.4:4) Filhinhos, sois de Deus e j os tendes vencido, porque maior o que est em vs do que o que est no mundo. Quando Jesus... - Salva. - Liberta. - Transforma o pecador. Jesus esta saqueando a casa do Valente e Satans no deixaria que seu reino fosse saqueado por algum mais fraco do que ele. O propsito do texto mostrar que Jesus maior e mais forte do que Satans e no de ensinar aos crentes que saiam por a AMARRANDO demnios. O conselho bblico para o crente no AMARRAR, mas de RESISTIR. (Tg.4:7) Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugir de vs. (1Pe.5:8-9) Sede sbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar; (V.9) ao qual resisti firmes na f, sabendo que as mesmas aflies se cumprem entre os vossos irmos no mundo. Vejamos agora a seguinte passagem: (Ap.20:1-3) E vi descer do cu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mo.

29

(V.2) Ele prendeu o drago, a antiga serpente, que o diabo e Satans, e amarrou-o por mil anos. (V.3) E lanou-o no abismo, e ali o encerrou, e ps selo sobre ele, para que mais no engane as naes, at que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Nessa passagem, a Bblia mostra um anjo que desce do cu tendo na mo a chave do abismo e uma grande corrente para AMARRAR Satans. Agora vejamos outra passagem: (Ap.1:18) E o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm! E tenho as chaves da morte e do inferno. De acordo com essa passagem, esse Anjo o Senhor Jesus Cristo mesmo, e no.... - Pedro - Paulo. - Maria. - Ou qualquer outro preletor de guerra espiritual que AMARRAR Satans no futuro. OUTRAS PASSAGENS QUE OS PRELETORES DE GUERRA ESPIRITUAL USAM (Mt.16:19) Dar-te-ei as chaves do reino dos cus; o que ligares na terra ter sido ligado nos cus; e o que desligares na terra ter sido desligado nos cus. (Mt.18:18) Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra ter sido ligado no cu, e tudo o que desligardes na terra ter sido desligado no cu. Quanto ao termo TER SIDO LIGADO.....TER SIDO DESLIGADO. O Telogo Ryrie comenta o seguinte: O cu, no os apstolos, que inicia o ligar e o desligar, ao passo que os apstolos anunciam tais coisas. Vejamos essa passagem bblica... (Jo.20:22-23) E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo. (V.23) queles a quem perdoardes os pecados, lhes so perdoados; e, queles a quem os retiverdes, lhes so retidos.

30

Nessa passagem lida Jesus fala de pecados; aqui ele fala de coisas (prticas). Um exemplo das prticas determinativas dos apstolos encontra-se em... (Atos.15:20) Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminaes dos dolos, da prostituio, do que sufocado e do sangue. Vamos ver outros esclarecimentos teolgicos sobre essa questo de LIGAR (amarrar) e DESLIGAR. O FOCO DAS PASSAGENS DE Mateus.16:19 e 18:18) sobre a palavra LIGAR (deo). Nesses contextos, a idia de LIGAR e DESLIGAR tem fora de uma noo judicial de PROIBIR e PERMITIR. Essa frase era usada nos doas de Cristo pelos lderes religiosos de Israel sobre o que era proibido (Ligado) e o que era permitido (Desligado). Portanto, Pedro e os apstolos seriam os agentes humanos atravs de quem a entrada no reino de Deus seria negada ou permitida. Quanto a Mt.18:18, ele acrescenta: Jesus est dizendo que os crentes podem Ter confiana de que quando eles excomungarem, de forma justa, algum na Terra, estaro cumprindo a vontade de Deus j determinada no cu. Em ambas as passagens, nenhuma palavra se refere idia atual de AMARRAR Satans ou demnios. Ao invs disso, essas referncias tm a ver com o fazer a vontade celestial de Deus na Terra, exatamente como j tinha sido estabelecida no cu. De fato, a idia atual de LIGAR e DESLIGAR tem muito mais a ver com os mtodos de expulso e remoo de maldies ligados ao ocultismo do que qualquer coisa relacionada com o cristianismo bblico. No faz muito tempo, um grupo de evanglicos foi at ao Vale do Anhangaba, em SP, marchou em volta do local, AMARROU os demnios e DECRETOU que o Vale era do Senhor Jesus. Mas, por alguma razo no funcionou, pois uns trs dias depois, a Legio da Boa Vontade (Uma seita espirita) fez ali no mesmo local uma concentrao para 20.000 pessoas. Alem disso, o Vale do Anhangaba continua infestado de assaltantes, Trombadinhas e prostitutas. Pregar o Evangelho, puro como ele , sem acrscimos, foi e sempre ser o mtodo para se expandir o Reino de Deus e trazer homens e mulheres ao p da cruz de Cristo.

31

4) DISTORO DOUTRINRIA DA BATALHA ESPIRITUAL ( continuao) DEMONIOS COLORIDOS Uma preletora do ministrio de Libertao disse: Que existe demnio de cor Gren e de um espirito de aborto em forma de sapo, cor cinza claro. Ela relata ainda como recebeu informao sobre o demnio Minotauro ou Centauro. Recebemos as revelaes no dia 03/11/90, quando fomos fazer um trabalho de libertao na casa de uma pessoa, e o Minotauro e o Centauro dominavam e controlavam outro demnio de casta muito baixa, chamado AMORAM tipo de uma Lesma que atua nos Homossexuais. So destitudos de inteligncia...S podem ser exterminado dividindo-se em (2) ou queimados com o Fogo do Espirito Santo. No podem ser expulsos, pois ele no entende a linguagem dos humanos. Existem mais informaes que eu poderia dar mas eu no escreverei mais (Grotesco em demasia). Alguns Ministros de Libertao ensinam que, ao se expulsar um espirito mau necessrio saber o seu nome correto para que a Libertao se efetue. Se algum expulsar Maria Molambo (entidade do culto afro) e se no ela que est na pessoa, mas sim, Maria Padilha (outra entidade do culto afro) no funciona. Isso uma Tremenda Besteira. A luz da Palavra de Deus, no existe... Pomba Gira. Maria Molambo. Maria Padilha. Z Pilintra. Iemanj. Oxal. Ou qualquer tipo de Exu. A Luz da Bblia todos so Demnios!!!! E se algum crer assim logo vai querer expulsar o espirito de: Papai Noel.

32

Gnomos. Duentes etc. Mas a lista no para por aqui.... H tambm demnios chamados...Brumaus, Tremus, Aurius, Cumba, Kruenos, etc. Tem at demnio com nome de Joaquim... uma ofensa para tantos homens de Deus com esse nome. O pior que esses nomes e informaes foram obtidas atravs de entrevistas e dilogos com demnios no ato do exorcismo. Logo, trata-se de revelaes demonacas e no Bblicas, no tendo muita diferena com as obtidas em uma seo espirita.

Muito mais se podia falar das aberraes que infelizmente entram na Igreja, mas espero que esse trabalho ajude-nos a entender melhor a BATALHA ESPIRITUAL

QUE DEUS NOS ILUMINE E NOS AJUDE 12/09/2.000 JCM

F I M

33

34

Das könnte Ihnen auch gefallen