Sie sind auf Seite 1von 47

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITRIO DE ARRAIAS. CURSO DE PEDAGOGIA.

Rosilene Soares de Morais

O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR APOENAN DE ABREU TEIXEIRA

ARRAIAS TO JUNHO- 2011

ROSILENE SOARES DE MORAIS

O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR APOENAN DE ABREU TEIXEIRA.

Trabalho monogrfico apresentado ao colegiado do curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitrio de Arraias como requisito para obteno do grau de pedagogo. Prof. Orientador: Professor Msc. Csar Evangelista Fernandes Bressanin.

ARRAIAS TO JUNHO- 2011

Pgina de defesa

Dedico este trabalho minha colega Evanzia pelo carinho e companheirismo nos momentos mais difceis que juntas passamos. Ao Edson Teixeira Magalhes pelo incentivo e fora para a concluso deste curso.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente Deus por ter dado-me todas as condies necessrias concluso deste curso.

A minha irm Eliene Soares, pelo carinho e incentivo, nos momentos em que pensei em desistir, ou que no seria capaz de vencer.

Aos meus familiares de modo em geral, pelo carinho, apoio, e por ter cuidado de meus sentimentos quando mais precisei, e em especial minha me, por ter me dado a oportunidade de chegar at aqui..

Aos meus professores da Universidade Federal do Tocantins, que com carinho e dedicao ensinaram-me a ver o outro com um novo olhar.

A equipe da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, que muito contriburam para a realizao de mais uma etapa de minha formao profissional e pessoal.

Ao meu orientador Professor Msc. Csar Evangelista Fernandes Bressanin, pela ajuda e conhecimentos adquiridos no decorrer desta orientao, para chegarmos aonde chegamos; meus sinceros agradecimentos.

Sou moradora deste setor, e me lembro das dificuldades para construrem essa escola. Eu via as lutas e sei que no foi fcil, at ns daqui do bairro no acredita que ela seria construda. Hoje eu olho daqui da minha casa, as crianas indo para a escola, e reconheo que a luta desses guerreiros professores valeu a pena. No comeo, muitos pais levava seus filhos pra outras escolas, acho que achavam o ensino daqui muito fraquinho. Agora l tem bastante menino estudando, e o povo da escola d um duro danado! At nas casas eles vai. (Relato de uma moradora do setor Buritizinho visita domiciliar em 24/05/2011).

RESUMO

Rosilene Soares de Morais, O papel social da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, 2011 monografia (Graduao em Pedagogia) Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2010.

Essa pesquisa tem o objetivo de analisar a relao estabelecida entre a Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira e a sua comunidade local, levando em considerao o papel social desenvolvido por ela para o alcance do conhecimento e do desenvolvimento dos alunos, logo a transformao social. Essa pesquisa segue atravs de estudos com respaldo terico, para compreendermos o que , e posteriormente qual , o papel social assumido pela escola pblica. E para sua realizao lanamos mo de anlises do Projeto Poltico Pedaggico da escola, por se constituir como um forte instrumento para o desenvolvimento do papel social. E posteriormente, foi realizada entrevista semi- estruturada atravs de questionrios destinados comunidade, aos alunos e aos professores. E diante dos resultados dessa entrevista analisamos o que pensam esses trs grupos distintos, em relao ao papel social assumido pela Escola Apoenan de Abreu Teixeira, para o bom desenvolvimento cognitivo e afetivo de seus alunos. Para tanto, os resultados positivos dessa entrevista, possibilitou-nos alicerarmos nossa esperana e confiana, de que a educao o melhor caminho para a mudana social.

Palavras-chave: Escola. Comunidade. Papel Social. Transformao.

SUMRIO

INTRODUO 1. O QUE FUNO SOCIAL DA ESCOLA


1.1 Educao e Sociedade 1.2 O papel social assumido pela escola pblica

08 10 12 14

2. HISTRICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR APOENAN DE ABREU TEIXEIRA


2.1 O papel social da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira 17 19

2.2 Projetos e programas desenvolvidos na Escola Estadual Professor de Apoenan de Abreu Teixeira 24

3. RESULTADOS DA PEQUISA CAMPO

29

3.1 Entendendo a viso dos docentes da Escola Apoenan de Abreu Teixeira com relao ao papel social por ela desenvolvido 29 3.2 O que pensam os alunos quanto ao papel social desenvolvido pela escola em que estudam 32 3.3 A importncia da Escola Apoenan para a comunidade local e o reconhecimento do papel social por ela desenvolvido 36

CONSIDERAES FINAIS

40

REFERNCIAS

42

APNDICE

43

INTRODUO

Durante o perodo em que estive presente na Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, na condio de acadmica do curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins para a realizao do Estgio Curricular Obrigatrio, vendo e ouvindo por muitas vezes conversas discriminatrias em relao a esta escola, foi o que estimulou-me a pesquisar o vnculo estabelecido entre a escola a e comunidade local. O tema dessa pesquisa; O papel social da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira brotou ento da necessidade de entender e compreender as relaes estabelecidas entre a escola e a comunidade local, visando o bom desenvolvimento e a aquisio do conhecimento dos alunos. Essa pesquisa foi realizada atravs de estudos em trabalhos bibliogrficos, para uma melhor interpretao do sentido real do papel social das e nas escolas pblicas. Para tanto foram realizadas tambm trs entrevistas semiestruturadas com questionrios diferenciados, direcionados comunidade (pais e moradores do setor em que a escola pesquisada faz parte), aos professores que l lecionam e a alguns alunos entre o 3 ao 5 ano dos turnos matutino e vespertino. Embora tenhamos trabalhado com dados quantitativos, a presente pesquisa tem seu carter qualitativo, pois todas as informaes colhidas a partir da contribuio dada por cada um estes trs grupos, foram analisadas e dialogadas, buscando a compreenso do que pensam os alunos, a comunidade e os professores sobre a qualidade do atendimento prestado pela Escola Apoenan, sua comunidade atravs do discurso presente em seu papel social. Ressalto ainda, que para a realizao dessa pesquisa, lanamos mo de visitas escola-campo com anlise do seu Projeto Poltico Pedaggico (PPP), conversas com diretores, apoio pedaggico, demais funcionrios e alunos.

Usamos o critrio de visitas domiciliares na realizao da entrevista com a comunidade para que o nosso dilogo pudesse acontecer de forma espontnea e descontrada. Ao dialogarmos sobre o papel social da escola no setor e a importncia dela para a comunidade foi percebvel que acertamos na metodologia, no houve recusa em contribuir com a pesquisa em nenhuma das visitas domiciliares. Embora os no alfabetizados no pudessem transcrever para o papel seus pensamentos, satisfaes e opinies, de igual modo contriburam com a pesquisa, ao passo que eles iam falando, os registros das informaes tambm iam sendo realizados. As questes que foram respondidas atravs da entrevista tinham o objetivo de analisar a relao intra-escolar e extra-escolar estabelecida entre a comunidade (alunos, pais e moradores) e a escola (alunos, gestores, professores e outros), levando em considerao que a categoria alunos est presente nestes dois universos: escola e comunidade. Nosso objetivo crucial para essa pesquisa atrelava-se ao conhecimento do papel social desenvolvido por essa escola, levando em considerao seu discurso terico-prtico evidenciado no PPP, sabermos a partir da comunidade o que essa escola representa para eles bem como suas satisfaes e anseios em relao ao servio (ensino) por ela prestado. Ao finalizarmos a entrevista e posteriormente essa pesquisa, estamos convictos de que apesar das dificuldades sociais enfrentadas por essa escola, ela jamais omitiu o seu papel social. E para a efetivao deste papel, existem anos de trabalho, carinho e dedicao. E o reconhecimento por parte da comunidade local conquistado por ela, representa o seu compromisso para com a educao de jovens, crianas e adolescentes. Esta monografia est dividida em trs captulos onde no primeiro captulo tratar................... No segundo captulo ...... e no terceiro captulo.......

CAPTULO I 1. O QUE FUNO SOCIAL DA ESCOLA


Comecemos por entender o que funo social e o que ela representa para a escola e para a sociedade. Para Young (2007), todos ns deveramos sempre nos perguntarmos, para que realmente, servem as escolas. Ao buscar essa resposta poderemos compreender melhor o verdadeiro conceito e sentido do seu papel social. A funo social assumida pela educao baseia-se no compromisso que ela firma com a humanidade para a transformao social, no sentido de ajudar as pessoas a viverem melhor e mais dignamente. Para Queiroz e Gonalves (2008), a escola desde seu surgimento vem sofrendo grandes transformaes em sua maneira de ser, isso devido s mudanas sociais e as exigncias da classe para a qual ela est servio, atravs de normas e condutas e de polticas elaboradas pelo governo.
Nas antigas sociedades, o papel de educar era exercido pela famlia, que fornecia os princpios bsicos de convivncia social (socializao) e dava formao necessria para exercer atividade econmica prpria. (QUEIROZ e GONALVES, 2008, p. 156).

Antigamente, o ato de ensinar era de responsabilidade da famlia, para tanto cabia a ela ensinar os princpios bsicos que garantissem uma boa postura na famlia e na sociedade. Valores como respeito, perdo, solidariedade eram ensinados no seio familiar. Os homens aprenderiam trabalhar com os pais e as mulheres dedicavam-se aos afazeres domsticos orientadas pela me. sabido que a escola ao iniciar seu processo de ensino no era acessvel a todos que dela precisassem. Sabemos que a escola surgiu como privilgio dos filhos da classe burguesa, sendo que os das classes pobres e as mulheres no gozavam desse ensino. Com o passar do tempo, a escola sofre mudanas em sua estruturao. Nos tempos contemporneos fala-se at de uma poltica de oferta e de acesso de todos escola. Neste sentido houve mudanas nos papis assumidos tanto pela famlia quanto pela escola.

Nas sociedades modernas a necessidade educacional cada vez maior, o que acabou levando a famlia a entregar grande parte da responsabilidade de formar o indivduo a uma instituio especializada, que a escola. (QUEIROZ e GONALVES, 2008, p. 156).

As escolas hoje, assim como outras instituies tm sua funo social pautada no compromisso com o desenvolvimento social. S que a escola se difere das demais instituies ao propor um conhecimento que leve o sujeito a aquisio da criticidade e da liberdade de expresso. Que tenha clareza de seu papel para a mudana de sua prpria realidade como afirma Oliveira (2011, on line) que compreendam o movimento da realidade e construam uma prxis transformadora que vise a verdadeira socializao dos bens materiais e espirituais produzidos pela humanidade. Como nos diz Pinto (2009, p. 3) Temos conscincia de que precisamos nos educar pra criarmos condies novas e diferentes para conseguir sair dessa situao de descrena social. Portanto, atravs, e to somente atravs da educao que conseguiremos alcanar a plenitude de uma sociedade crtica, participativa, democrtica e acima de tudo solidria. Pelo menos o que se espera dela. Neste contexto, se a funo social da escola est relacionada com a prtica do compromisso que ela assume com a sociedade, entendemos de igual modo que a sua funo se torna transformadora. Neste sentido Queiroz e Gonalves (2008, p. 156), salientam que uma das funes da educao fazer com que o indivduo seja capaz de exercer uma atividade profissional til sociedade. Contrapondo a esse pensamento Oliveira (2011, on line) entende que se a escola preparar os sujeitos voltados para o conhecimento apenas profissional, a educao continuar a reproduzir as desigualdades das classes sociais,
Pois, ao analisar o sistema capitalista nas suas mais amplas esferas, descobre-se que todas essas problemticas surgem da forma como a sociedade est organizada com bases na propriedade privada, lucro, explorao do ser humano e da natureza e se manifestam na ideologia do sistema. (OLIVEIRA, 2011, on line).

A funo social da escola exercitar a democracia e a cidadania, como um direito social, por meio do conhecimento sistematizado.

Para tanto, faz-se necessria a busca de uma sociedade isenta de seletividade e discriminao, libertadora, crtica, reflexiva e dinmica, onde homens e mulheres sejam sujeitos de sua prpria histria. (PINTO, 2009, p. 6).

Ainda se baseando em Pinto (2009), ele nos indica que numa sociedade democrtica a escola tem a funo de [...] assegurar a igualdade de condies para a permanncia bem sucedida na instituio escolar, nesta perspectiva a escola ao construir o seu Projeto Poltico Pedaggico (PPP) planeja suas intenes em relao ao que pretende realizar na escola para que essa permanncia se efetive. No entanto,
O projeto poltico-pedaggico, ao se constituir em processo democrtico de decises, preocupa-se em instaurar uma forma de organizao do trabalho pedaggico que supere os conflitos, buscando eliminar as relaes competitivas, corporativas e autoritrias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relaes no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentrios da diviso do trabalho que refora as diferenas e hierarquiza os poderes de deciso. (PINTO, 2009, p. 9)

E assim a escola de modo geral deve orientar sua prtica cotidiana pautada na sua viso de futuro (escola que se quer construir) e no seu compromisso para com a sociedade, ou seja, sem esquecer sua funo social. Esses objetivos a serem alcanados precisam estar previstos no Projeto Poltico Pedaggico da escola, uma vez que ele se constitui como o espelho da escola. Ele na sua integralidade o norteador de todo o trabalho pedaggico, sendo construdo e reestruturado de forma participativa, zelando pela democracia.

1.1 Educao e Sociedade. No possvel pensar em transformao e avano social, sem antes pensar em uma educao que ajude as pessoas a mudarem seus comportamentos e conhecimentos. Na medida em que a educao vai desenvolvendo seu papel com qualidade e eficincia, de igual modo a sociedade vai se evoluindo e modificando. Sempre existiu uma grande preocupao em qual tipo de educao seria adequada nossa sociedade. Como afirma Werri e Machado,
Os educadores preocupados em definir qual seria o papel social da educao numa sociedade que almeja o desenvolvimento econmico por meio da

industrializao, e a modernizao poltica pela democratizao das instituies sociais a educao com certeza tomava uma posio de destaque para a soluo dos problemas sociais, iniciando um amplo debate em torno de qual tipo de educao seria adequada nossa sociedade, em relao aos objetivos sociais e mtodos pedaggicos (2011, on line).

A partir dessa preocupao dos educadores e como fruto de um processo histrico, a escola de hoje se apresenta como um espao aberto debates, trocas de experincias e aquisio do conhecimento. Por outro lado, percebe-se que a escola tambm um espao de conflitos de diversos gneros e um deles o conflito entre a classe dominante e a trabalhadora, pois como afirma Meksenas (1994), a classe dominante espera que a escola corresponda as suas expectativas de mo-de-obra qualificada e totalmente submissa aos seus interesses. Enquanto isso, a classe trabalhadora tambm espera que seus interesses e anseios sejam correspondidos; por meio de acesso a um ensino de qualidade em que o individuo possa ter plenas condies de praticar seu conhecimento visando melhores condies de vida, ou melhor, uma qualidade de vida para a transformao e desenvolvimento social.
Enquanto a estrutura escolar atravs de suas normas, contedos e agentes conservadores tenta impor os interesses da classe dominante, o outro lado reage: alunos que no aceitam as normas, professores progressistas que modificam os contedos em funo dos mais pobres ou pais que exigem uma escola eficiente. (MEKSENAS, 1994, p. 75).

Para Meksenas (1994) o resultado dessa luta e conflito serrado entre tais classes, pode levar a resultados bem positivos, poder ser um dos caminhos para a transformao da sociedade capitalista. Para intermediar esse processo de transformao social atravs da educao, a escola se constitui como o lugar central das prticas para o alcance dessa transformao. Por isso os professores, alunos, gestores, pais e toda equipe escolar de modo em geral precisam estar atentos a qual tendncia pedaggica sua misso e seu papel social so norteados. Isso por que, para o alcance de uma educao em que atenda realmente aos sonhos da classe trabalhadora, esse papel social assumido pela escola deve ser permeado por uma postura filosfica da Pedagogia Libertadora, bem como suas prticas pedaggicas cotidianas.

importante frisar que nessa tendncia pedaggica como elemento de prtica nas e das escolas, por esta visar a construo de uma sociedade melhor, e como afirma Meksenas (1994) ela no est apenas voltada para a cultura individual do aluno, nem para modelar seu comportamento para viver em sociedade,
[...] a proposta da pedagogia libertadora partir dos problemas enfrentados pelo aluno no seu cotidiano para que ele possa compreender criticamente a sua classe social de origem, de modo a ter uma prtica transformadora da realidade que o cerca. (MEKSENAS, 1994, p.78)

A escola orienta suas propostas pedaggicas pautadas numa viso de compromisso social, em que todos de igual modo devem trabalhar na coletividade em prol de um bem comum; a socializao do saber e o bem estar fsico, social e psicolgico do aluno dentro da instituio escolar. Em resumo, deve sempre haver a preocupao de aprender ler nas desigualdades das classes sociais do capitalismo os caminhos que possam de alguma forma levar alterao dessa mesma sociedade. Nesse ambiente de colaborao cada um desempenha um importante papel. Os pais, alunos, gestores e professores so os agentes fundamentais para que o papel social proposto pela escola no se torne demaggico.

1.2 O papel social assumido pela escola pblica. Tendo em vista que as escolas como instituies que esto servio do povo, ao abrirem seus portes para a comunidade, esto cientes do compromisso e responsabilidade que neste ato assumem para com a sociedade. E qual seria o verdadeiro sentido do papel social assumido por uma escola?
Em nossa sociedade, a escola pblica, em todos os nveis e modalidades da Educao Bsica (Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio), tem como funo social formar o cidado, isto , construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidrio, crtico, tico e participativo. Para isso, indispensvel socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimnio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes que j trazem consigo o saber popular, o saber da comunidade em que vivem e atuam. (PENIN, 2001, p. 19-20).

Todas de igual modo em suas propostas pedaggicas (teoria), afirmam zelar pelo bem estar do aluno dentro da instituio escolar, oferecendo-lhe condies de desenvolver suas habilidades, seus conhecimentos e seus valores,
A escola uma instituio social com objetivo explcito: o desenvolvimento das potencialidades fsicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos contedos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, alis, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidados participativos na sociedade em que vivem. (COSTA, 2011, on line).

A educao sempre teve como principal funo social a transmisso do conhecimento sistematizado. Segundo Gama (2006, on line), j na segunda metade do sculo XX, o grande desafio apresentado o de integrar consciente e criticamente a escola, seus alunos e professores no universo da sociedade do conhecimento. E na medida em que a sociedade vai mudando, a educao tambm precisa fazer seus ajustes para no se tornar ultrapassada, ou melhor, vivemos em uma sociedade das mudanas, dos avanos tecnolgicos e a educao no pode esquecer-se disso, visto que o conhecimento atualizado se constitui em nossa sociedade como um valioso instrumento nas mos de quem sabe utiliz-lo a seu favor. A educao em seu discurso dizia preparar o sujeito para o convvio em sociedade, como se o perodo em que o individuo passasse na escola no estivesse de igual modo incluso em uma sociedade, em um grupo seja ele familiar ou outro, enfim a vida escolar no pode ser desmembrada da vida social. Para tanto, as escolas como j foi dito, so espaos democrticos dentro de nossa sociedade contempornea, isso por que nela que deve nascer o desejo e a luta por uma sociedade melhor, mais organizada e com valores ticos que por muitas vezes esto sendo esquecidos. Pensar em uma sociedade mais igualitria significa dizer que as polticas pblicas voltadas educao tambm precisam ser pensadas. Para Cristiane Oliveira, os discursos sobre a problemtica da educao produzem certa conformao e acomodao entre os educadores, isso por que,

Muitos atribuem a problemtica da educao s situaes associadas aos valores humanos, como a ausncia e/ou ruptura de valores essenciais ao convvio humano. Assim, como alegam despreparo profissional dos educadores, salas de aula superlotadas, cursos de formao acelerados, salrios baixos, falta de recursos, currculos e programas pr-elaborados pelo governo, dentre tantos outros fatores, tudo em busca da reduo de custos. (OLIVEIRA, 2009, on line).

Ainda afirma que a educao deve ter como intento a formao do homem para que este possa realizar as mudanas sociais necessrias sua humanizao, buscando romper com os sistemas de alienao que o impeam de se desenvolver enquanto ser social (OLIVEIRA, 2009). Neste contexto,
A escola deve oferecer situaes que favoream o aprendizado, onde haja sede em aprender e tambm razo, entendimento da importncia desse aprendizado no futuro do aluno. Se ele compreender que muito mais importante do que possuir bens materiais, ter uma fonte de segurana que garanta seu espao no mercado competitivo, ele buscar conhecer e aprender sempre mais. (COSTA, 2011, on line).

Assim, a grande tarefa da educao escolar mostrar as novas geraes que h possibilidades de um mundo mais justo, de que precisamos uns dos outros e que a vida em sociedade se efetiva na interao das diversidades. Para tanto o papel da educao fazer com que a criana, o adolescente, o jovem, acredite na sua prpria capacidade de vencer. O papel da educao fazer com que a criana, o Atravs da convivncia escolar podemos projetar um mundo habitvel, menos consumista, procurando diminuir os problemas sociais (ambientais, ecolgicos, discriminatrios), enfim desarmnicos. Para Libneo (2006) a prtica escolar deve ser compreendida como um processo tanto individual como social,
[...] mesmo considerando-se a ao educativa como historicamente determinada a um componente dissocivel da luta pela transformao social, ela se d, no nvel escolar, prioritariamente, na relao pedaggica da qual no se isolam caractersticas pessoais do educador, componentes psicolgicos relacionados com a aprendizagem, domnio do contedo do saber e meios de trabalho. (LIBNEO, 2006, p. 54)

Como vemos o fazer educacional no se dissocia do social, para tanto no ambiente escolar que est a esperana de uma sociedade melhor.

CAPTULO 2 2. HISTRICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR APOENAN DE ABREU TEIXEIRA.


Para a elaborao do histrico da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, consultamos o seu Projeto Poltico Pedaggico (PPP) do ano de 2010. A Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira (EEPAAT), situa-se na Rua 07, Q 01, L 01, 02 e 24, Setor Buritizinho do municpio de Arraias TO. Ela foi criada atravs da Lei n 622 de 28 dezembro de 1993 da Assemblia Legislativa do Estado do Tocantins, quando o Sr. Moiss Nogueira Avelino era governador estadual (ver anexo 1) Em 1992 na gesto da senhora Samaritana Sena da Silva, delegada de Ensino da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Arraias, como evidencia o PPP, foi criada no setor Buritizinho algumas extenses das salas de aulas da Escola Estadual Silva Dourado com o intuito de atender a demanda dos setores Buritizinho e Campinho, por serem distantes do centro da cidade. Esta extenso amenizaria a distncia percorrida pelos alunos at as escolas do centro. Est j era considerada uma grande conquista, tanto das pessoas que estavam frente do movimento pela luta, organizao e reivindicaes por uma escola no setor, quanto dos beneficiados por ela. Apesar da conquista dessa extenso de salas de aulas no setor, o sonho de uma escola na comunidade crescia a cada dia e, com um grande esforo por parte da senhora Maria Divina Gomes Teixeira, que poca era vereadora municipal e atualmente vice-prefeita da gesto municipal de 2009/2012, e de alguns funcionrios da educao estadual que se juntaram a ela. Para tanto houve mobilizaes a esse favor, como relatado no PPP (2010) da escola que inmeras reunies setoriais fomentavam o imenso desejo coletivo da implantao de uma escola que correspondesse aos anseios da comunidade local. Foram encaminhadas as autoridades do poder poltico e judicirio, vrios ofcios e baixo-assinados e, em pouco tempo o setor j dispunha de sede provisria

de sala de aula que funcionava na casa da senhora Luzimria Torres Monteiro, que hoje faz parte do quadro de funcionrios dessa escola como Auxiliar de Servios Gerais. As professoras pioneiras neste projeto foram a Jane da Silva Cato, Neurecy de Veloso Queiroz, Maria Rita Rodrigues e Maria Bonfim de Azevedo Bandeira. Essas educadoras inicialmente atendiam cerca de quarenta alunos, e passaram por imensas dificuldades por espao fsico inadequado, falta de mobilirio, material didtico pedaggico insuficiente e nmero reduzido de funcionrios para a melhoria do atendimento do corpo docente (PPP, 2010). Em junho de 1993 a extenso foi transferida para seu prprio prdio com duas salas de aulas, uma cantina pequena, dois banheiros e uma sala para funcionamento da secretaria. A partir da a escola passava a viver uma nova fase de sua existncia, isso porque as mudanas e os avanos foram bastante significativos em pouco espao de tempo. Foram implantados os programas de merenda escolarizada e Escola Autnoma de Gesto Compartilhada,
Assim inmeras transformaes marcaram o caminho da escola, esta passou a ter maior autonomia financeira, administrativa e pedaggica. Com isso a aquisio de materiais pedaggicos, equipamentos e melhoria do seu aspecto fsico, fortaleceram sua imagem perante a sociedade e melhorou a qualidade do processo educativo. (PPP, 2010).

Em 2001 houve na escola a primeira seleo de diretor escolar, com isso a instituio comea a trilhar nos caminhos da democracia e o aumento da clientela levou a escola a conquistar no ano de 2002, a construo de mais duas salas de aula, uma de diretores, uma de professores com banheiro e uma reforma nas dependncias j existentes no prdio (PPP, 2010) Esta escola sem dvidas fruto de muito trabalho e persistncia. Percebemos que em todo seu trajeto, sempre encontrou dificuldades consideravelmente fortes. Para ela, o maior desafio hoje trabalhar com alunos carentes. Carentes de amor, de acompanhamento familiar, de valores e trazer os pais para dentro da escola (PPP, 2010).

Segundo relatos evidenciados no Projeto Poltico Pedaggico dessa escola, ela vem conquistando seu espao e credibilidade tanto na comunidade em que est inserida, quanto em um contexto maior. Relata que j houve poca em que o descrdito e a discriminao por parte da comunidade local em relao escola os preocupava muito,
[...] o descrdito e a discriminao da prpria comunidade deixava claro que a escola jamais poderia realizar um ensino de qualidade e consequentemente muitos moradores deixavam de efetivar as matriculas nesta escola, para ir ao encontro das do centro, por consider-las melhores. (PPP, 2010).

Atualmente consideram que muitos desses desafios foram superados, atravs da incessante divulgao de seus trabalhos realizados, envolvendo as dimenses pedaggicas, administrativas, financeiras e jurdicas. Desde sua criao a Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, vem passando por reformas e ampliaes tanto na sua estrutura fsica como em seu funcionamento, tornando-a, em todos os sentidos, bastante diferente do seu projeto inicial, pois como afirma Oliveira (2011, on line), a escola deve mudar sua concepo de preparar o sujeito para uma profisso, e sim deve v-lo como um sujeito das transformaes sociais, e agente de sua prpria histria.

2.1 O papel social da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira. O papel social que se prega na escola pblica para o desenvolvimento do ser humano enquanto sujeito de sua prpria histria de vida, ainda passa por dificuldades de execuo. Pinto (2009, p. 3) discute que, a histria educacional excludente ainda uma realidade atual, isso por que apesar dos alunos nos dias atuais conseguirem ingressar na escola, atravs de uma poltica de ampliao de acesso ao ensino, muitos dos que chegam escola no conseguem adaptar-se ao ambiente escolar e sentir-se como parte integrante dele. Muitos so os fatores que desencadeiam o insucesso desses alunos,
[...] precrias condies de funcionamento do espao escolar (instalaes, equipamentos e material didtico, por exemplo), baixos salrios e m formao dos professores, organizao da escola (pouco flexvel, no atendendo s especificaes da clientela), m gesto, conflito de interesses e inadequada definio dos conhecimentos curriculares e/ou ensino. Destacamos tambm o problema da indisciplina, desinteresse pelo

aprendizado, dificuldades nas relaes inter-pessoais, aes de vandalismo ao patrimnio pblico e a prpria descrena da comunidade quanto a importncia da educao escolar em suas vidas. (PINTO, 2009, p. 3).

H, no entanto um conflito entre escola e comunidade. Enquanto a escola tenta justificar suas falhas atravs da falta de estrutura fsica, pedaggica e financeira, esperando que a comunidade entenda suas dificuldades e se alie a ela para buscar foras, do outro lado as famlias se encontram de igual modo, desestruturadas. Entendendo na sua leitura de vida, que a escola deve cumprir com sua responsabilidade de ensinar independentemente de sua participao nela. Assim como a sociedade est em constante mutao, a estrutura familiar tambm j no a mesma,
Em nvel de sociedade, assistimos nos ltimos anos a um intensivo processo de urbanizao, um desenraizamento cultural, econmico, afetivo e religioso; uma acelerada industrializao, a expanso das telecomunicaes; crise tica; concentrao de renda; desemprego e altos ndices de consumo. Toda essa problemtica afeta, direta ou indiretamente, a dinmica familiar, que, por sua vez, passa a influenciar no comportamento na escola. (PINTO, 2009, p. 3).

Nessa mesma perspectiva Pinto (2009) aponta o pensamento de Hugo Assmann, duas coisas devem andar juntas em nossa maneira de entender a educao: a melhoria pedaggica e o compromisso social. Se no seu papel social a escola se coloca hoje como um espao privilegiado construo do saber sistematizado e ao exerccio da democracia participativa, para Pinto (2009), ela de igual modo deve propiciar um ambiente que favorea a construo desse saber e a efetivao dessa democracia. No entanto cabe equipe escolar organizar a escola como uma instituio que zela pela prtica da cidadania consciente, comprometendo se com os interesses dos socialmente menos favorecidos. Pois como afirma Pinto (2009, p. 6) a escola por si s no forma cidados, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condies para que seus alunos possam se firmar e construir sua cidadania Nesta perspectiva, a Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira atende a uma clientela que em sua grande maioria, so moradores do prprio setor e boa parte das famlias so oriundas da zona rural deste municpio, que, mesmo estando com seus filhos na escola cultivam uma agricultura de subsistncia, e isso de certa forma interfere nos estudos das crianas uma vez que alguns alunos so

retirados da escola no perodo da colheita para ajudarem seus pais na lavoura, conforme (PPP, 2010). Apesar de alguns pais tirarem seus filhos por alguns dias da escola, eles reconhecem que atravs da escola seus filhos tero uma realidade diferente da que vivem, e que a educao o melhor caminho,
O conhecimento hoje entendido como um valor especial, mais at que bens materiais, diferentemente do passado, onde a maioria dos pais acreditava que deixar terras, patrimnios e riquezas materiais como herana a seus filhos era a sua garantia para o futuro. Hoje, muitos percebem que o melhor a oferecer proporcionar conhecimentos, por meio de uma boa formao geral, e maneiras de continuar adquirindo mais conhecimentos, num processo de educao permanente. (PINTO, 2009, p. 07)

A necessidade dos pais em t-los na lavoura se torna urgente e necessria, portanto os retiram das aulas no por que querem, mas por que precisam. Mas por outro lado a escola tenta atravs de reforo escolar, impedir que esses alunos fiquem prejudicados em relao ao contedo trabalhado. A escola sabe que esta a realidade de algumas famlias da qual atende, e tentam da melhor maneira possvel impedir que esses alunos se ausentem das aulas por muito tempo. A escola enfrenta outros problemas sociais advindos do meio externo (familiar). A clientela para qual trabalha segundo o PPP (2010) bastante diversificada, havendo ento alunos com distoro srie-idade que so atendidos atravs dos programas para correo dessa distoro, h casos de violncia domstica entre pais e filhos, famlias com problemas de alcoolismo, uso de drogas lcitas e ilcitas tambm entre estudantes, e gravidez precoce. No entanto, trabalhar com essa realidade no to simples o quanto parece. Mesmo que a concepo dos pais esteja mudando em relao a importncia da escola, percebe-se ainda que, os problemas apresentados acima tem sua origem, na grande maioria na prpria condio social em que vivem. Esta a realidade enfrentada por essa escola. Para tanto ela busca ento meios para que os problemas que se apresentam na comunidade que refletem na dinmica do seu dia-a-dia sejam amenizados ou extintos. Os educadores e toda equipe escolar por sua vez esto sempre buscando contornar a situao e manter a presena dos alunos na escola e em sala de aula, e dos pais nas atividades escolares.

Por isso, a escola Apoenan vem implantando medidas e projetos com parcerias dentro da sociedade como com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), comerciantes, prefeitura municipal, policia militar, promotoria pblica, psiclogo, assistente social, conselho tutelar, posto de sade, outras instituies de ensino, religiosos e voluntrios, isso tudo no intuito de favorecer a permanncia do alunado na escola.
O essencial do trabalho educativo garantir a possibilidade do homem tornar-se livre, consciente, responsvel a fim de concretizar sua humanizao. E para isso tanto a escola como as demais esferas sociais devem proporcionar a procura, a investigao, a reflexo, buscando razes para a explicao da realidade, uma vez que atravs da reflexo e do dilogo que surgem respostas aos problemas (OLIVEIRA, 2011, on line)

Isso se justifica ao desejo de consolidar uma escola de todos e para todos, com aes tanto no cunho pedaggico quanto social, por acreditarem que est na escola a oportunidade de mudana de suas atuais realidades. A funo social da escola se amplia a fim de converter-se em centro privilegiado de educao, cidadania e cultura (OLIVEIRA, 2011, on line). Segundo o seu PPP, a escola Apoenan se v como um espao ativo e responsvel por levar o educando a compreender a realidade, scio-poltico-cultural, para que atravs de suas experincias vitais possam desenvolver a criticidade em relao ao meio no qual est inserido a fim de participar consciente e ativamente do processo de construo e transformao da sociedade,
Por isso a Escola Apoenan de Abreu Teixeira adota uma poltica educacional voltada para a formao de cidados participativos, solidrios, conscientes e capazes de mudar os resumos negativos da histria, numa sociedade. (PPP, 2010).

O papel social proposto por uma instituio escolar vai de encontro com as necessidades sociais das famlias. A escola ao assumir o compromisso de educar para a vida est se comprometendo em ofertar uma educao que reconhea e respeite as diferenas, que se preocupa em promover a formao integral do individuo atravs de um trabalho dinmico acompanhado das mudanas sociais, econmicas, tecnolgicas e pedaggicas.
A escola no pode continuar a desenvolver o papel de agncia produtora de mo de obra. Seu objetivo principal deve ser formar o educando como homem humanizado e no apenas prepar-lo para o exerccio de funes produtivas, para ser consumidor de produtos, logo, esvaziados, alienados, deprimidos (OLIVEIRA, 2011, on line).

Nesta perspectiva, a equipe da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, almeja uma escola que,
Tenha hoje um duplo papel social de transmissora de cultura e transformadora das estruturas sociais, adequando sempre seu trabalho s necessidades do aluno, da famlia e da comunidade; que em sala de aula, preocupa-se em escolher contedos para alunos; que as aulas sejam trabalhadas de forma diferenciada e a avaliao considere os mais variados critrios, e assim tornar uma escola de referncia na comunidade. (PPP, 2010).

No entanto, como comprova o PPP, o papel dessa escola est no enfrentamento da demanda global e especificidades locais, numa interao dinmica com os pais e comunidade, para que seja um espao de formao e informao e que sua prtica crie possibilidades e condies para que todos os alunos desenvolvam competncias e habilidades, e que aprendam contedos significativos para interagir com a realidade.
claro que no h um perfil determinado e nem um modelo que deva ser seguido risca. Mas pode-se salientar que os envolvidos com a educao e que desejam ou acreditam na possvel transformao social devem buscar atravs da dinmica e da dialtica, assumir um compromisso com o povo, abandonando a postura de neutralidade e visando a prxis transformadora; recusar o imobilismo, no ficando somente na idia de crticas e denncias, mas pesquisando e apontando solues. (OLIVEIRA, 2011, on line)

E assim, da mesma forma que depende de uma educao de qualidade a possibilidade de termos uma sociedade mais justa, em que a tica exista e se firme enquanto cincia da conduta entre homens (OLIVEIRA, 2011, on line), que a escola se coloca a servio de sua clientela, pois para a construo de um mundo mais justo, , portanto sem dvidas, na escola que esse processo se inicia,
A escola, enquanto instituio tica e socializadora consiste num dos principais meios para a formao crtica e cidad. E para o exerccio dessa incumbncia a escola precisa assegurar a realizao de atividades que possuem relao com todos os aspectos que envolvem a tarefa maior da escola: a qualidade em educao. Tendo como objetivo o processo de ensino e aprendizagem e a realizao de atividades que no possuem uma relao direta com o processo educativo, mas concorrem para torn-lo efetivo, propiciando as condies bsicas para que ele se realize (OLIVEIRA, 2011, on line).

Para

tanto

essa

escola

vem

desenvolvendo

aes

que

visam

desenvolvimento de habilidades e competncias objetivando a formao de cidados crticos, reflexivos, participativos e ativos na sociedade, ou seja, contemplando a formao integral do homem.

2.2 Projetos e programas desenvolvidos na Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira. Para o enfrentamento dessas dificuldades encontradas no ambiente escolar a escola se mobiliza com ajuda de parceiros, e se dispe a criar, desenvolver e a pr em prtica aes do cunho educativo que chamem os pais e alunos responsabilidade,
A partir desta contextualizao necessrio que a escola abra suas portas para o mundo, estabelecendo parceria com diversos segmentos e atores sociais, promovida por meio de uma rede de cooperao e ao conjunta, que passam a complementar as funes pedaggicas, visando o resgate da funo social da escola: que a educao incorporada pela comunidade como direito, dever e principalmente um valor construtivo que lhe pertence. (PINTO, 2011, online).

Como j foi dito, a escola passa por dificuldades na efetivao do seu papel social, de um lado est o desinteresse e a falta de motivao de alguns alunos, do outro o no cumprimento das responsabilidades de alguns pais enquanto famlia. Para tanto,
O interesse em ir escola est relacionado com a certeza que ela servir para melhorar a posio social, em alguns casos os pais no tm interesse em que seus filhos freqentem a escola, o que refora a tendncia a tir-los dela (PINTO, 2009, p. 8).

Neste sentido a escola precisa sensibilizar esses pais da sua importncia para a vida do aluno. Para esta tentativa, a escola vem desenvolvendo projetos com parcerias de rgos e entidades pblicas, pois reconhecem que a sociedade deve interagir como fazer pedaggico realizado no ambiente escolar. Na escola funcionam trs projetos da Secretaria Estadual de Educao, o Programa Circuito Campeo, Se Liga e o Acelera Brasil. O Circuito Campeo funciona do 1 ao 5 ano do ensino fundamental. Ele norteado pelo fluxograma com aulas que seguem uma sequncia do comeo da aula at o final. No Estgio Curricular Obrigatrio realizado como requisito para obteno do ttulo de pedagogo da Universidade Federal do Tocantins, na regncia em sala de aula, eu pude trabalhar com o programa circuito campeo. Durante as trs semanas de regncia acompanhou-se sua dinmica de aulas totalmente programadas. Neste programa se estabelece uma rotina do dia-a-dia, feito o momento da acolhida, realizado atravs de dinmicas, brincadeiras e msicas para descontrair,

depois vem o momento do curtindo a leitura com leituras variadas realizadas frente do quadro-giz pelos alunos ou professor, fazendo-se a interpretao oral, depois a aula segue para o momento da correo do para casa sendo feita no quadro por alunos alternados com objetivo de que todos acompanhem em seus cadernos. Aps esse momento feito o controle da freqncia escolar atravs de um grfico que pintado pelo prprio aluno. A cor verde indica que o aluno est presente com a tarefa de casa feita, a cor amarela indica que o aluno no est presente, mas a falta foi justificada, a cor azul escuro indica que o aluno estava presente sem a tarefa de casa realizada, e a cor vermelha indica que o aluno faltou aula e sua falta no foi justificada. Nessa dinmica do Circuito Campeo, percebemos que o acompanhamento familiar se torna indispensvel para o bom rendimento escolar dos alunos, pois a falta aula deve sempre ser justificada por um responsvel pelo aluno e as tarefas de casa, de igual modo justificadas quando no feita, pois de interesse da escola saber quais os motivos que impediram a no realizao dessas tarefas, para que possam intervir no caso buscando solucionar ou amenizar o problema. A turma do Se Liga formada por alunos com distoro srie-idade, isto , alunos que por sua faixa etria deveriam estar em srie mais avanada, e atravs de aulas programadas espera-se que tais alunos avancem e corrija a distoro da srie em relao a sua idade. Ela tem caracterstica de multi-seriada por ser composta por alunos de varias sries e idades. Isso ocorre muito com os alunos que vem da zona rural, pela dificuldade que os pais encontram de acesso escola, e na maioria das vezes se d devido a distncia de suas casas at a escola e falta de transporte O Acelera tem as mesmas caractersticas do projeto Se Liga, pois atende alunos com distoro srie idade, s que este os casos de deficincia na aprendizagem bem maior que o Se Liga. Alunos que no esto totalmente alfabetizados, dependendo de sua idade, atravs do Acelera poder acelerar at duas sries a mais que a atual, ou seja, se o aluno estiver com 10 anos no 2 ano ao invs de estar no 5 ano, este poder cursar essa turma de acelerao e ir para a srie correspondente sua idade.

Para alcanar xito no processo de ensino aprendizagem a escola alm desses programas, desenvolve tambm projetos e aes contnuas no dia-a-dia escolar. Ao avaliarem o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, a equipe escolar traa as aes que devem ser desenvolvidas para o melhoramento daquela disciplina ou contedo do qual o aluno no obteve sucesso.
Esta unidade escolar preocupa-se em planejar, para que suas aes, sejam verdadeiramente conscientes e de fato, possam promover a transformao de determinada realidade e/ou situao. Nesse sentido, vem acontecendo periodicamente, o planejamento participativo, onde a equipe pedaggica coordenao e docentes socializam experincias, realizam ciclos de estudos, discutem progressos e dificuldades encontradas pelas turmas, elaboram aes para interveno, enfim, analisam problemas que surgem no cotidiano escolar. (PPP, 2010).

Como a escola aponta que uma de suas principais dificuldades o baixo ndice de sucesso dos alunos nas disciplinas como ingls, lngua portuguesa e matemtica, ela se organiza com aes em benefcio desse aprendizado. A escola trabalha tambm com maratonas de matemtica, de lngua portuguesa para que atravs da disputa e do envolvimento na brincadeira possam cada vez mais adquirir conhecimentos, pois atravs da brincadeira o aluno tambm aprende. Nas aes realizadas pela escola, ela procura ao mximo envolver os pais nas palestras, nas oficinas, gincanas e demais eventos. E isso tem pra eles da equipe escolar certo significado, pois ao abrirem suas portas para a comunidade, esto se firmando e afirmando enquanto instituio que preza pela democracia. Para tanto as atividades em que os pais so convidados participarem refletem no compromisso que essa escola tem para com a sociedade. Sua preocupao no se limita somente ao alunado, mas com a comunidade escolar que est a sua volta. Por isso a insero dos pais e do pblico externo nas atividades da escola so imprescindveis. Ressalta-se aqui a importante questo do conselho escolar que no discutiremos aqui, mas vale a pena lembrar-se dele. Criou-se na escola o projeto de preveno bucal em parceria com a Secretaria Municipal de Sade, o artstico cultural com realizao de danas, a feira de cincias que aproxima os alunos do conhecimento terico com o prtico, aulas de reforo em contra-turno para os alunos que necessitam de um acompanhamento

mais de perto, famlia na escola com o intuito de trazer os pais para dentro da escola, Apoenart que trabalha e valoriza a arte ajudando os alunos a buscarem atravs da arte suas potencialidades. Trabalham a sexualidade em sala de aula, com palestras educativas afim de quebrar mitos e tabus respeito do sexo, e consequentemente alertando-os aos riscos das DST e gravidez precoce que ainda um problema muito freqente no bairro, a gravidez na adolescncia. Neste sentido a escola dobra seus esforos para sensibilizarem os jovens quanto aos riscos externos. apostando na qualidade do conhecimento ofertado por ela, que a equipe da Escola Estadual Apoenan de Abreu Teixeira vem reforando seus esforos e seu trabalho. Acreditam que atravs de um trabalho slido e em parceria com a comunidade, podem a cada dia melhorar seu atendimento e automaticamente seus resultados esperados.
A equipe vem buscando insistir cada vez mais na participao desta comunidade nas atividades desenvolvidas na escola, incentivando e apoiando as aes sociais a serem realizadas no setor que visam melhoria na qualidade de vida de sua populao. (PPP, 2010)

Ainda h problemas sociais que afetam diretamente o desempenho dos alunos nas atividades escolares e extra-escolares. A desestruturao familiar provocada pelo uso de drogas ilcitas, alcoolismo, gravidez na adolescncia, falta de planejamento familiar so bastante visveis e percebidas atravs do comportamento e das atitudes de alguns alunos que sofrem por tais condies sociais em que vivem. A escola busca atravs de aes uma maior integrao dessas famlias dentro da escola, para que de igual modo possam trabalhar a sensibilizao destes para a mudana. De fato o aluno orientado dentro da escola, mas quando chega em seu convvio familiar encontra uma realidade bastante diferenciada da que se almejaria. E nessa relao tempo-escola e tempo-comunidade, a escola tem se preocupado com seus alunos, para tanto est sempre vigilante quanto a vida familiar dos mesmos a fim de proteg-los das ms informaes e aes.

3. RESULTADOS DA PEQUISA CAMPO.


De acordo com objetivo dessa pesquisa, que de analisar a integrao da equipe escolar da EEPAAT com a comunidade local para a garantia do bom desempenho de seus alunos, realizamos uma entrevista semi-estruturada (ver no apndice) com questionrio direcionado comunidade (pais e outros), professores e alunos. Esta entrevista foi realizada nos dias 23 28 do ms de maio do ano de 2011. Do total de 60 (sessenta) questionrios aplicados, 30 (trinta) foram respondidos por alunos do 3 ao 5 ano dos turnos matutino e vespertino, 23 (vinte e trs) foram respondidos pela comunidade numa visita residncia de alguns pais e demais moradores do setor e 13 (treze) foram entregues aos professores dos quais somente 8 (oito) devolveram o instrumento respondido. Vale ressaltar aqui a solicitude de todos ao responderem o instrumento. Antes de analisarmos as informaes obtidas, conveniente refletirmos sobre o retorno a esta entrevista dado pelos professores. Espervamos que este grupo pela importncia o do tema monogrfico de suas em abordagem e tambm processo por de compreenderem significado participaes nesse

cumprimento do papel social da escola, demonstrasse maior entusiasmo em contribuir com a pesquisa.

3.1 Entendendo a viso dos educadores da Escola Apoenan de Abreu Teixeira com relao ao papel social por ela desenvolvido. Em relao aos questionrios aplicados aos docentes, num total de 7 (sete) questes, aqui apresentaremos e discutiremos as respostas acerca do papel social desenvolvido pela Escola Prof. Apoenan de Abreu Teixeira. Quanto s respostas dada a questo 1 (A escola Prof. Apoenan de Abreu de Teixeira tem cumprido com seu papel social no desenvolvimento das diversas atividades de ensino e aprendizagem e demais projetos e programas que fazem parte de seu cotidiano?), os 8 (oito) entrevistados responderam que sim. Isso nos

faz entender que os professores consideram satisfatrias as aes realizadas na escola e que atravs delas ela tem cumprido com seu papel social. Entendemos que para os docentes, a escola tem se mostrado comprometida com o aprendizado dos alunos, pois como nos diz Costa importante refletirmos sobre que tipo de trabalho temos desenvolvido em nossas escolas e qual o efeito, e que resultados temos alcanado (2011, on line p. 3). Pois cabe a cada educador dar sua contribuio para a melhoria da educao. Quanto a questo 2 (De acordo com o PPP da unidade escolar, a escola Prof. Apoenan de Abreu Teixeira adota uma poltica educacional voltada para a formao de cidados participativos, solidrios, conscientes e capazes de mudar os rumos negativos da histria. De que maneira isso tem acontecido?), obtivemos 7 respostas, sendo que um professor no respondeu. As respostas foram diversas. O primeiro professor disse que a escola oferece aos educandos um ensino de qualidade, dando espao a criao e reflexo e participao na construo do conhecimento. Temos: teatros, palestras de incentivo e mais (sic). O segundo professor relatou que a escola adota em seu Projeto Poltico Pedaggico aes que valorizem o contexto scio-econmico e cultural dos alunos, tentando minimizar as dificuldades de ensino aprendizagem e promovendo a conscientizao e reflexo perante o papel de cidado que ir ocupar na sociedade (sic). O terceiro professor exps que, so realizadas atividades diferenciadas entre os alunos, para que os mesmos se conscientize da importncia de cidados participativos. Nas salas os professores expe trabalhos em grupos p/ os mesmos (sic). Para o quarto professor, A escola promove eventos para que os alunos participem e tenham conhecimentos de sua participao como cidados. Os professores fazem debates em sala para que os mesmos se interajam (sic). O quinto professor defendeu que atravs das aes que a escola proporciona o aprendizado dos alunos e a capacitao profissional dos professores (sic).

A resposta do sexto professor afirmou que a escola realiza teatro, dana, seminrios que ajuda na formao de cidados participativos, ativos diante da sociedade que esto inseridos (sic). O stimo docente entrevistado assegura que a escola consegue essa formao, demonstrando principalmente que o aluno capaz, e que parte do processo de transformao ou construo de uma sociedade, dando a ele tambm a oportunidade de participar efetivamente (sic). Diante de todas essas respostas salientamos que em suas prticas pedaggicas a equipe escolar busca por meio de seu papel social, atender o aluno visando o seu desenvolvimento integral, pois sabemos que criar um ambiente agradvel na escola onde o educando possa se desenvolver enquanto pessoa uma significativa funo social da escola (COSTA, 2011). Na questo 3 (A escola tem feito atividades diferenciadas para manter a frequncia escolar dos alunos levando em considerao os desafios socioeconmicos enfrentados pela clientela assistida pela unidade escolar?Se a resposta for afirmativa quais so estas atividades? ) todas as respostas foram afirmativas e somente uma no foi justificada. As justificativas foram diversas entre elas se destacam: reunies com os pais, visitas domiciliares, palestras de conscientizao, gincanas interdisciplinares, jogos, maratonas de lngua portuguesa e de matemtica, aulas de reforo escolar, aulas dinmicas, palestras, lanches diferenciados, monitoramento da frequncia dos alunos procurando a famlia para solucionar o problema das faltas, ir ao encontro do aluno, teatro, dana, o trabalho da orientao educacional. Percebe-se em todas as respostas uma grande sintonia visto que algumas atividades foram citadas mais de uma vez. Os docentes reconhecem a importncia de seus papeis para o bom aprendizado dos alunos,
[...] se interessar pelos seus alunos, conhecer suas motivaes e seus contextos, estabelecendo um relacionamento de confiana mtua, buscando o aprender junto, pois a experincia do aluno deve sempre ser valorizada, inclusive a relao natural de conhecer a partir do conhecido, tendo a conscincia que o que se aprende na escola, deve, necessariamente, aparecer na vida. (PINTO, 2009, p. 4).

Na questo 4 (Acha que devido as condies socioeconmicas dos alunos atendidos nessa escola, eles tm mais dificuldades na aprendizagem e por isso evadem mais?) sete professores responderam no e um professor respondeu sim. Quanto a questo 5 (A comunidade em que a Unidade Escolar est localizada acredita nas aes desenvolvidas pela escola no intuito de contribuir para o desenvolvimento integral da comunidade a partir de seus educandos?) sete professores responderam que sim e um docente respondeu s vezes. No tocante a questo 6 (No desempenho das aes da escola, voc considera que existe trabalho em equipe por parte de todo o corpo docente e tcnico administrativo, conforme consta no PPP da escola?) sete professores concordam que realizam um trabalho em equipe e um professor diz que as vezes. Quanto a questo 7 (Os pais dos alunos da Escola Apoenan participam da vida escolar de seus filhos de que forma?), seis professores responderam que s vezes, um professor respondeu que raramente e complementou os pais que participam vo escola quando podem e as reunies. Outro respondeu que quase sempre. Para as questes 4, 5, 6 que dizem respeito a vida escolar do aluno, notamos que as respostas revelaram a responsabilidade da escola frente aos seus servios prestados. Isso relevante, como afirma (PINTO, 2009). Sabemos que a qualidade indispensvel no implemento da funo social da escola. Na questo 7, por sempre escutarmos e discutirmos que os pais no participam da vida escolar de seus filhos, nos surpreendemos, pois nenhum dos professores entrevistados mencionou esse fato. As respostas a essa participao foi s vezes e quase sempre, o que de certa forma indica que o envolvimento dos pais, apesar de pequeno, existe.

3.2 O que pensam os alunos quanto ao papel social desenvolvido pela escola em que estudam. Os questionrios direcionados aos alunos contm seis perguntas e foram entregues a trinta (30) alunos do 3 ao 5 ano do ensino fundamental,

aleatoriamente. Do total, 19 (dezenove) responderam e 11 (onze) entregaram o questionrio em branco. De antemo antecipo que todos demonstraram entusiasmo e boa vontade em responder o questionrio, e que nosso objetivo analisar as respostas e no o nmero de questionrios respondidos. Este foi realizado com os alunos em sala de aula e com a presena das professoras regentes das turmas destes alunos entrevistados. Quanto a questo nmero 1 (Os professores da escola Prof. Apoenan de Abreu Teixeira esto sempre preocupados com o seu aprendizado?), 18 (dezoito) alunos disseram que sim, afirmando que os professores se preocupam com eles e um aluno respondeu que s vezes. Notemos que o esforo dos professores, dispensados aos alunos so reconhecidos. Na questo 2 (A escola ajuda voc a ser uma pessoa mais participativa e solidria com sua comunidade?), por unanimidade os dezenove responderam que sim. Quanto a satisfao com o ensino ofertado pela escola para seus sucessos que diz respeito a questo 3 (O ensino que voc recebe na sua escola o que voc deseja para alcanar sucesso em sua vida?) os dezenove alunos tambm marcaram na alternativa sim, admitindo que acreditam no ensino ministrado para um futuro melhor. Na questo 4, os alunos foram questionados sobre quais aes que eram desenvolvidas na escola com o objetivo de melhorar os seus rendimentos escolares contribuindo com suas aprendizagens. As respostas foram diversas. Para tanto o primeiro aluno disse que a escola desenvolveu muito porque agora tem capoeira, escolinha de futebol e tambm j entrou mais pessoas para nos ajudar a melhorar a escola e tambm ns ganhamos um prmio da escola mais organizada da cidade (sic). O segundo aluno disse que a construo do laboratrio de informtica e biblioteca ajudam ns a ficarmos na escola. Leitura em sala de aula. O terceiro

mencionou que mais salas de informtica, a cozinha e os muros esto reformados e biblioteca (sic). O quarto aluno relatou que precisa construir mais salas de aulas para o rendimento escolar, mas que por outro lado prazos de atividades de quatro dias. Melhorou o lanche para que todos tenham uma alimentao saudvel (sic). Para o quinto aluno, o projeto de capoeira, biblioteca e a aula de computao. E tambm a escolinha dominical e tambm os professores ensina a educao com as pessoas, os alunos, os diretores e etc. (sic). Nas entre linhas dessas singelas palavras, vemos um educador, um profissional comprometido em ensinar aos seus alunos no somente o contedo do currculo, mas tambm, comportamentos de respeito para com o prximo.
A educao, vista de um outro paradigma, enquanto mecanismo de socializao e de insero social aponta-se como o caminho para construo da tica. No usando-a para cumprir funes ou realizar papis sociais, mas para difundir e exercitar a capacidade de reflexo, de criticidade e de trabalho no-alienado.(OLIVEIRA, 2009)

A sexta colocao relatou somente a capoeira. O stimo aluno falou do Proerd educacional, capoeira na escola com o mestre Lucas, laboratrio de aula de informtica na escola transforma a escola e melhorou o lanche (sic). Na viso do oitavo aluno, as atividades, brincadeiras, os projetos de capoeira, a biblioteca que est construindo,construindo a sala de informtica isso acho isso vai nos desenvolver (sic). O nono aluno, por sinal um alfabetizando respondeu que para ns aprender mais bem eu L.P.S. eu tambm em tereo por vim para escola e tambm a jente aprendemos muito mais, e em suas palavras, notamos o interesse pela escola e seu reconhecimento. O dcimo aluno disse que muitas coisas ela ensina pra gente desenvolver a capacidade de ser um bom aluno aprender cada vez mais (sic). A resposta do dcimo primeiro aluno foi que sim, com o projeto de melhorar a escola e a educao dos alunos. Esperamos o melhor de vocs e dos alunos nas participaes da escola e da vida de ns alunos (sic).

Chamou a ateno a resposta do dcimo segundo aluno que relatou que as aes que no falta professor por qualquer coisa s quando acontece alguma coisa grave, ensina agente ser educado com as pessoas, ensina como cuidar dos lugares e da escola tambm. E tambm no rendimento do nosso aprendizado (sic). Vemos a que o aluno tambm observa e avalia o professor em suas aes. Esse aluno no se esqueceu de mencionar a assiduidade dos seus professores, que para ns se constitui como um dos elementos para a efetivao do papel social da escola: o compromisso e postura tico-profissional dos servidores. O dcimo terceiro aluno disse que a escola trabalha com provas, texto, trabalha com as matemtica, brinca de tabuada para ajudar a gente e as pessoas que tem dificuldades eles d uma aula de reforo para que a gente aprenda o contedo (sic). O dcimo quarto aluno respondeu que sim, so ajudar os outros e os outros nos ajudar. O dcimo quinto aluno falou da aula de capoeira e da aula de dana. O dcimo sexto relatou que a sala de informtica, cantina de lanches, cresceu o ptio, mas diminuiu as aula que antes era seis mas diminuiu as aulas para cinco. O dcimo stimo aluno apontou a nova sala de informtica aqui na escola (sic). J o dcimo oitavo aluno falou da sala de computao e aula de leitura. E o dcimo nono ltimo aluno por sua vez disse que a escola desenvolve projetos com o grmio estudantil e o PPP, que ajuda os alunos no rendimento escolar (sic). Para todas as respostas dadas acerca da importncia da escola em suas vidas, entendemos atravs delas que a sementinha (conhecimento) que os professores plantam na vida dos alunos, tem se mostrado regado em terra frtil. Ou melhor dizendo, esses alunos em seus relatos demonstram carinho, respeito e reconhecimento pelo esforo dos professores em lhes proporcionar o melhor. Muitos citaram as mesmas aes que so desenvolvidas pela escola para lhes garantir um ensino de qualidade. Para tanto na questo de nmero 2 (dois) que os indagavam se a escola os ajudava a ser pessoa mais participativa e solidria com sua comunidade, todas as respostas foram sim.

A questo 5 (Voc gosta de estar no ambiente de sua escola?), dezesseis alunos responderam que sim, um respondeu que s vezes, um respondeu que No gosta de estar na escola e um no respondeu. Na sexta e ltima questo (Seus pais participam das atividades

desenvolvidas na escola e se preocupam com o seu aprendizado?), dezesseis alunos afirmaram que sim, dois alunos disseram que s vezes e um aluno disse que no. Se atentarmos para todas as respostas desses alunos, veremos que um afirma no gostar da escola, e que seus pais no participam. Neste caso no ousaramos a questionar o trabalho que vem sendo realizado pela escola uma vez que nosso foco o seu compromisso. H, no entanto, outros motivos que os levaram a dar tais respostas. Se a insatisfao estivesse na escola no teriam respondido as questes 2 e 3 apontado algumas aes que so realizadas na escola e que consideram importantes para seu desenvolvimento e conhecimento.

3.3 A importncia da Escola Apoenan para a comunidade local e o reconhecimento do papel social por ela desenvolvido. O questionrio direcionado comunidade foi elaborado com cinco questes a serem respondidas por moradores do setor Buritizinho, local em que a escola est inserida. Foram aplicados vinte e trs copias instrumentos dos quais todos foram respondidos. A aplicao desse questionrio se deu por meio de visitas domiciliares s casas de moradores do bairro, entre eles alguns pais de alunos da escola Prof. Apoenan. A forma como fui recebida nas residncias, diz muito sobre essas pessoas, pois ao me apresentar como acadmica do curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins e ao dizer o motivo pelo qual eu estava l, senti e percebi por parte deles uma forte satisfao e disponibilidade em dialogarmos sobre o tema em abordagem.

Em relao a primeira questo (Qual a importncia da Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira para a comunidade em que ela est inserida (setor Buritizinho), as respostas foram inmeras, entre elas: no tenho filhos [na escola], mas percebo que foi uma grande conquista a construo dessa unidade escolar aqui no setor Buritizinho, melhorou dimais, ficou perto pra meus filhos estudar, no desenvolvimento do setor, na distncia para meus filhos estudar moro bem perto da escola, muito importante para ns, importante porque perto pra meus meninos ir pra aula, antes era muito longe para as crianas irem para a escola, acabavam ficando desmotivados, na valorizao do prprio setor, importante tambm para meus meninos , o crescimento escolar das minhas filhas, importncia de diminuir a distncia para os alunos irem estudar (sic). Para todas as respostas dadas at aqui, notemos que foi citada a questo da distncia que teriam que percorrer se essa escola no existisse. Vale salientar que no seu projeto inicial um dos objetivos de sua construo seria amenizar a distncia percorrida por esses alunos, para tanto de inicio a comunidade reconhece que melhorou. Outras respostas dadas na primeira questo foram: na orientao que a escola d, nas palestras que tem na escola, falando sobre as drogas, gravidez na adolescncia, sobre a pedofilia, no desenvolvimento do setor buritizinho na vida da minha filha, no tenho filho a no, mas para quem tem bom porque fica perto para ir para a escola, uma escola muito boa, meus filhos desenvolveram bastante, depois que viemos da fazenda, pra mim muito importante, para meu muleque tornar um bom cidado, eu achei importante, porque assim fica mais fcil pra mim t acompanhando mais de perto a vida escolar dos meus filhos, muito importante, pois a distncia para nosso filho percorrer para uma outra escola muito longe (sic). Aqui um entrevistado vai um pouquinho mais longe, e mencionam o trabalho pedaggico realizado na escola, quando cita as palestras e demais eventos. O trabalho pedaggico da escola se constitui como forte ferramenta,
Para que a escola exera sua funo como local de oportunidades, interao e encontro com o outro e o saber, para que haja esse paralelo to importante para o sucesso do aluno e o bom desenvolvimento. (COSTA; 2011, on line).

Ainda encontramos as seguintes respostas: de suma importncia s assim meus meninos no precisa andar nesse sol quente at l no centro, muito boa porque meus filhos no precisa ir longe para estudar, Na minha opinio a escola muito til aqui no setor buritizinho, por que ela ensina os meus filhos a ser uma pessoa melhor, e que mostra o caminho para o seu crescimento, melhorou demais, ficou perto para os alunos do setor, ir para a escola, foi de uma grande importncia a construo dessa escola aqui no setor, uma boa escola, para mim a escola tem uma grande importncia aqui no setor por que no precisamos ir para outra escola mais longe, e tambm aprendemos com facilidade (sic). Outras duas respostas dadas foram: para mim foi a melhor coisa a construo dessa escola aqui no setor, valoriza o setor e os meus filhos no precisa ir para outra bem mais longe e muito boa, por que antes as crianas teria que percorrer para a Escola Silva Dourado, agora melhorou bastante. Quando esse morador se refere valorizao do setor, a escola nesse sentido vista como uma instituio que traz progresso, transformao e mudana social, pois sabemos que para muita gente, a escola a porta de entrada para o acesso ao mundo do conhecimento (PINTO, 2011). Se a Escola Apoenan espera de sua comunidade esse reconhecimento e valorizao pelo trabalho desenvolvido, podemos dizer que tem alcanado bons resultados. A segunda questo (A escola Prof. Apoenan de Abreu Teixeira tem se preocupado com o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos?) foi respondida afirmativamente por todos os moradores o que revela que a comunidade conhece o trabalho desenvolvido na escola, acompanha-o e confia que ela corresponder com suas necessidades de terem seus filhos informados e capazes de lutar pela mudana social, Quanto a participao da prpria comunidade nos eventos e atividades da escola, atravs da terceira questo pde-se perceber que as respostas dos entrevistados condizem com as respostas dos professores, em relao a esta participao, levando em conta que onze responderam que s vezes e doze responderam que sim. Para tanto, nem a comunidade e nem os professores

mencionaram a no participao, o que indica que a participao da comunidade na escola est em processo de construo e consolidao. Neste contexto, escola e comunidade, esto atravs de aes escolares e comunitrias, caminhando e descobrindo novos caminhos que fortaleam a cada dia os laos de parceria e de coletividade entre si. Na quarta questo (Os professores e demais profissionais da educao que trabalham na Escola Prof. Apoenan de Abreu Teixeira so comprometidos com as atividades que desenvolvem?), os vinte e trs entrevistados responderam sim afirmando que todos desenvolvem bem os seus papis. Para a quinta e ltima questo (Voc acredita nas aes desenvolvidas pela escola no intuito de contribuir para o desenvolvimento integral da comunidade a partir de seus educandos?) vinte e duas pessoas disseram que sim e uma respondeu que s vezes. Quanto a estas duas ltimas perguntas, vemos que o trabalho pedaggico desenvolvido na escola e o ensino ofertado por ela passam por uma avaliao da comunidade. Mediante as respostas dadas a estas perguntas, conclumos mais uma vez que a comunidade, na sua forma de participao, observao, avaliao e acompanhamento, construram um conceito de escola. Para tanto, sabem que uma escola precisa ter enraizada em sua maneira de ser e de fazer educao, a responsabilidade para com a formao social dos seus alunos. Neste sentido,
A grande tarefa da educao, sobretudo na escola, mostrar as novas geraes que no h possibilidades de uma pessoa cuidar s de si, do individual, de que se ela no cuida dos outros, no se abre, no se cria um mundo diferente. (PINTO, 2011, on line).

Em sntese, esta entrevista deu-nos o respaldo que precisvamos para a anlise e concluso desse tema monogrfico. As contribuies dadas por estes trs grupos entrevistados, aqui relatados, possibilitaram-nos alcanar o objetivo proposto. Ao analisarmos o PPP dessa, tnhamos uma viso global de sua dinmica escolar. Todos ns temos este documento como o espelho da escola, como sua

identidade. Mas o fato que, infelizmente para muitas escolas ele apenas mais um dos documentos que ela precisa ter para funcionar. Neste contexto ressalto que as aes que esto previstas no Projeto Poltico Pedaggico da Escola Estadual Apoenan de Abreu Teixeira, esto de igual modo introduzidas na sua prtica cotidiana. As atividades que mencionam no PPP, fazer parte de sua rotina, foram evidenciadas atravs dos relatos da comunidade, dos alunos e dos professores. A escola mostrou-se competente, responsvel e compromissada com seus alunos e com a comunidade. Se nosso objetivo era conhecer como se dava a relao da escola com a comunidade, visando um ensino de qualidade para os alunos, poderemos dizer que ela busca conquistar a cada dia o seu espao.
Para se conquistar o sucesso se faz necessrio que se entenda ou e que tenha clareza do que se quer alcanar, a escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social, onde a maior preocupao o alvo deve ser o crescimento intelectual, emocional, espiritual do aluno, e para que esse avano venha fluir necessrio que o canal (escola) esteja desobstrudo. (COSTA, 2011, on line).

Trabalhar em prol do rendimento escolar de seus alunos o que ela preza. E para isso toda a equipe escolar se empenha, para que de fato possam conquistar a mudana e preparar seus educandos para os desafios sociais.

CONSIDERAES FINAIS
Foi gratificante para minha formao acadmica como futura profissional da educao e como cidad desse municpio de Arraias realizar essa pesquisa. Ao conclu-la posso olhar a Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira com uma macro-viso, considerando acima de tudo os desafios enfrentados desde o inicio de sua construo, ao avano pedaggico e credibilidade conquistada nos ltimos anos. Falar do papel social desenvolvido por essa escola significa dizer que uma escola para alcanar xito em seu trabalho imprescindvel que considere o contexto e a realidade na qual ela e sua clientela esto inseridos, A equipe dessa escola, em seu fazer pedaggico, demonstra certa preocupao em direcionar suas atividades, dinmicas, palestras, enfim, todas suas aes, s necessidades cognitivas, afetivas e socioculturais de seus alunos. Percebemos, ao longo do trabalho, que se busca desenvolver uma educao problematizadora nesta unidade escolar, com conscincia e percepo de que no cabe ela mudar as estruturas da sociedade, mas para que isso ocorra a educao tem um papel impretervel. Diante das informaes colhidas atravs dos questionrios aplicados, entendemos a sintonia entre as respostas dos trs grupos entrevistados comunidade, alunos e professores. As respostas por sua vez, no foram contraditrias em relao satisfao do ensino prestado e pelo desenvolvimento do papel social assumido pela Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira. Falar de transformao social a partir da educao, numa sociedade em constante mutao, requer um olhar mais aprofundado e especifico dos elementos sociais que permeiam a dinmica escolar nos seus atos legais, morais e sociais. Para tanto at aqui alvitrei um estudo da relao estabelecida entre a comunidade local e a Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira para o alcance do bom desempenho de seus alunos no tocante sua funo social.

Conhecedora de que essa discusso do papel social assumido pela escola bastante complexa, finalizo essa pesquisa deixando outros acadmicos um caminho aberto para outra abordagem do tema ou at mesmo sua sequncia.

REFERNCIAS

LIBNEO, Jos Carlos. Democratizao da escola pblica A pedagogia crticosocial dos contedos. 21. ed. So Paulo; Loyola, 2006, p. 57-72. COSTA, Vera L. P. FUNO SOCIAL DA ESCOLA. Disponvel em: < www.drearaguaina.com.br/projetos/funcao_social_escola.pdf>. Acesso em 30 de maro de 2011. GAMA, Jos Antonio. Funo Social da Escola, dificuldades e demandas da comunidade. Disponvel em: <blog.formacaocontinuada.org/?p=265>. Acesso em 30 de maro de 2011. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educao: Introduo ao estudo da escola no processo de transformao social. 6. ed. So Paulo; Loyola, 1994. OLIVEIRA, Cristiane Kuhn. O papel social da escola. Disponvel em: <http://webartigos.com/articles/26970/1/A-FUNCAO-SOCIAL-DAESCOLA/pagina1.html#ixzz1I1JYjaLf>. Acesso em 29 de maro de 2011. Publicado em 26/10/2009. PENIN, Snia Teresinha de Souza. Progesto : como articular a funo social da escola com as especifidades e as demandas da comunidade?, mdulo I / Snia Teresinha de Souza Penin, Sofia Lerche Vieira ; coordenao geral Maria Agla de Medeiros Machado. -- Braslia: ConSed Conselho nacional de Secretrios de educao, 2001. PINTO, Clarice Fatima Michelin. Resgate do papel social da escola pblica na atualidade possibilidades e alternativas. IN: Revista de Educao do IDEAU, v.4. n.9 - Julho - Dezembro 2009. PROJETO POLTICO PEDAGGICO (2010). Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira. Arraias-TO, s/p., 2010. QUEIROZ, Francisco Manoel R. de; GONALVES, Marcos Barbosa. Fundamentos da Sociologia. 3. ed. Braslia- DF, 2008, p.156- 173. WERRI, A. P. S.; MACHADO, M. C. G. A FUNO SOCIAL DA EDUCAO PARA PAULO FREIRE (1958-1965). Disponvel em: <www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2008/.../r058.pdf.> Acesso em 1 de abril de 2011. YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? In: Revista Educao e Sociedade, Campinas, vol. 28, n 101, p. 1287-1302, set/dez. 2007. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 20 de maio de 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITRIO DE ARRAIAS CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITRIO DE ARRAIAS CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITRIO DE ARRAIAS CURSO DE PEDAGOGIA

Das könnte Ihnen auch gefallen