Sie sind auf Seite 1von 22

1

FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA VALRIA APARECIDA RASTEIRO

A INFLUNCIA DO LDICO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS NAS ESCOLAS ESPECIAIS

CURITIBA-PR 2011

VALRIA APARECIDA RASTEIRO

A INFLUNCIA DO LDICO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS NAS ESCOLAS ESPECIAIS

Monografia apresentada a Facinter, no Curso de Graduao (Pedagogia), como exigncia para concluso de curso. Orientador(a):

CURITIBA-PR 2011

RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar a relao do ldico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. Para alcanarmos tais objetivos e conseguirmos as informaes e dados necessrios, foi utilizado um questionrio semi-estruturado, que foram aplicados em 26 professores que lecionam da 1 a 4 srie. Foi possvel mostrar o quanto o ldico pode ser um instrumento indispensvel na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianas, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar conscincia disso, saber se os professores atuantes tm conhecimento de alguns conceitos, como o ldico e a brinquedoteca e muitas outras questes sobre a relao do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criana. A partir disso, mostraremos a importncia do ldico e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianas. De acordo com os dados obtidos, constatamos que o ldico exerce um papel importante na aprendizagem das crianas, onde 96,1% dos professores responderam que possvel reunir dentro da mesma situao o brincar e o educar. Identificamos que 76,92% dos professores possuem conhecimentos acerca do tema. A partir do exposto concluiu que a maioria dos professores obtm certo conhecimento sobre o tema, porm observamos a necessidade tanto nas escolas pblicas quanto privadas, uma maior conscientizao no sentido de desmistificar o papel do brincar, que no apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianas. PALAVRAS-CHAVES: Educao Especial, ldico, desenvolvimento infantil.

RSUM Cette recherche enqute la performance des enseignants d'ducation Inclusive et son implication dans le processus d'inclusion des lves avec insuffisance l'enseignement rgulier et comme la mme peut subventionner le travail de l'enseignant de la classe commune. Il prsente une analyse de l'histoire de l'inclusion au Brsil. Recherche un seconds moments connatre le fondement thorique qui base l'inclusion dans le pays et son importance dans la pratique pdagogique de l'enseignant. La ralisation de cette tude, partie du costume dont nous observons dans notre quotidien, que la procdure de la pratique rflchissante entre des infirmiers enseignant, la similitude dont il se produit dans d'autres secteurs professionnels, a mrit beaucoup de discussions et quelques recherches dans notre moyen, principalement par la constatation de la ncessit de transformations philosophiques et pdagogiques qui viennent faire attention les attentes de la culture dans le nouveau millnaire, comme est tablie dans la Loi de Directives et de Bases de l'ducation National - loi n 9394/96, qu'entre les finalits de l'ducation suprieur, dtache la ncessit stimuler la formation de professionnels avec esprit scientifique et de la pense verbe rflchi. MOTS CL : inclusion, lgislation, pratique pdagogique, enseignant et lve

SUMRIO

1. INTRODUO............................................................................... A IMPORTNCIA DA LUDICIDADE PARA A CRIANA NAS 2. 3. 4. 5. 6. 7. SRIES INICIAIS........................................................................... O LDICO COMO FERRAMENTA PEDAGGICA...................... O BRINCAR COMO ARTICULADOR DE RELAES................. METODOLOGIA............................................................................ ANALISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS........................... CONSIDERAES FINAIS........................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..............................................

5 7 10 12 15 17 19 20

1. INTRODUO

Este trabalho visa relatar os dados obtidos atravs da realizao de uma pesquisa sobre o tema Aprender brincando: o ldico na aprendizagem, que foi realizada com vinte e seis professores, de ambos os sexos, sendo dois do sexo masculino e vinte e quatro do sexo feminino, em escolas particulares e pblicas, com o objetivo de coletar dados a respeito da importncia do ldico como facilitador da aprendizagem. A ludicidade assunto que tem conquistado espao no panorama nacional, principalmente na educao infantil, por ser o brinquedo a essncia da infncia e seu uso permitirem um trabalho pedaggico que possibilita a produo do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Independentemente de poca, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criana, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem, apesar de a histria de antigas civilizaes mostrar o contrrio, fazendo o brincar se transformar em pecado. Nas sociedades de mudanas aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competncias novas, pois o individuo a unidade bsica de mudana. A utilizao de brincadeiras e jogos no processo pedaggico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianas a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Esta pesquisa ir mostrar o quanto o ldico pode ser um instrumento indispensvel na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianas, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar conscincia disso, saber se os professores atuantes tm conhecimento de alguns conceitos, como o ldico e a brinquedoteca e muitas outras questes sobre a relao do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criana. A escolha do tema justifica-se pelo fato de que os resultados da educao, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatrios, percebendo-se a necessidade de mudanas no mbito educacional. Nesse sentido o ldico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando no s na aprendizagem, mas tambm no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socializao, comunicao, expresso e construo do pensamento. Vale ressaltar, porm, que o ldico no a nica alternativa para a melhoria no intercambio ensino-

aprendizagem, mas uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanas. A partir disso, vamos tornar evidente a importncia do ldico e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianas.

2. A IMPORTNCIA DA LUDICIDADE PARA A CRIANA NAS SRIES INICIAIS O brincar sem dvida um meio pelo qual os seres humanos, principalmente as crianas, exploram uma grande variedade de experincias em diferentes situaes e com diversos objetivos. A criana envolve-se com o brincar em vrios ambientes: em casa, na rua, no clube e na escola. Em cada situao o brincar tem um sentido e uma adequao diferente. Para Moyles (2001. p.181)
Na escola, o brincar pode ser dirigido, livre ou exploratrio: o essencial que ele faa a criana avanar do ponto em que est no momento em sua aprendizagem, criando condies para a ampliao e reviso de seus conhecimentos. Dessa maneira, o ldico torna-se essencial no desenvolvimento da criana, pois no brincar no se aprende somente contedos, mas se aprende para a vida.

por meio da ludicidade que as crianas criam, tm o poder, esquecendo assim o distanciamento entre elas e os adultos. Assim vo construindo sua inteligncia e o prprio amadurecimento social. por meio do brincar que a criana exterioriza seus anseios e imita o mundo dos adultos e atravs deste comportamento ela consegue aproximar-se do processo de conscientizao sobre a responsabilidade, tanto de sua conduta quanto do seu desenvolvimento social. Os recentes estudos tm mostrado que as atividades ldicas so ferramentas indispensveis no desenvolvimento infantil, porque para a criana no h atividade mais completa do que o brincar. (SANTOS, 1999, p.7) afirma que pela brincadeira, a criana introduzida no meio sociocultural do adulto, constituindo-se num modelo de assimilao e recriao da realidade. O ldico fundamental para a criana em todas as faixas etrias. Na Educao Infantil, o raciocnio lgico ainda no suficiente para que ela d explicaes coerentes a respeito de certas coisas e o poder da fantasia ainda muito maior que a condio de explicar. Ento, pelo jogo simblico, a criana exercita no s o aspecto cognitivo, mas tambm suas habilidades motoras, j que salta, corre, gira, rola, transporta. Tambm atravs dessas mesmas brincadeiras que se desenvolve o equilbrio emocional e a autonomia, elementos fundamentais para o sucesso das aprendizagens futuras. Segundo Vygotski, Luria e Leontiev (1988. p.130), nos brinquedos no perodo escolar, as operaes e aes da criana so, assim, sempre reais e sociais, e nelas a criana assimila a realidade humana.

O brincar ajuda os participantes a desenvolver confiana em si mesmo e em suas capacidades. As oportunidades de explorar conceitos como liberdade existem implicitamente em situaes ldicas, levando assim ao desenvolvimento da autonomia. Para isso a criana precisa estar envolvida no ato de brincar para poder organizar suas idias e assim, exteriorizar seus sentimentos mais profundos que permitam coloc-la sempre em desafios e situaes que a faam aprimorar a prpria condio do seu aprendizado. Nesse sentido, para Machado (1994, p. 37): [...] o brincar um grande canal para o aprendizado, seno o nico canal para verdadeiros processos cognitivos. importante salientar que, acima de tudo, o brincar motiva e d prazer. E por isso que ele proporciona um clima especial para a aprendizagem das crianas de todas as faixas etrias. O brincar na escola estimula uma aprendizagem diferente e interessante. O papel do professor de garantir que, no contexto escolar, a aprendizagem seja contnua e inclua fatores alm dos puramente intelectuais: social, o emocional, o fsico, o esttico, o tico e o moral devem se combinar com o intelectual para tornar a aprendizagem mais abrangente e formadora. Assim o ldico em situaes educacionais, proporciona no s um meio real de aprendizagem como permite tambm que adultos perceptivos e competentes aprendam sobre crianas e suas necessidades. No contexto escolar isso significa professores capazes de compreender onde as crianas esto em sua aprendizagem e desenvolvimento geral, o que por sua vez, d aos educadores um ponto de partida para promover novas aprendizagens nos domnios cognitivo e afetivo, para a construo de saberes significativos. (KAMII e DEVRIES,1991, P.28) inferem que comear o trabalho partindo das perguntas da prpria criana assegura ao professor o incio do processo de aprendizagem construtivista partindo do ponto onde a criana est, ao invs de comear por onde o professor est. Tambm, inegvel a importncia dos jogos no ensino. Durante sculos, jogos como o xadrez ofereceram desafios aos jogadores. Muitos autores afirmam que o jogar est na essncia do brincar. Assim, os problemas tambm podem ser apresentados s crianas por meio de jogos. Jogos de estratgia e aventura so abundantes no mundo dos computadores e ajudam no aprimoramento do raciocnio lgico e na capacidade de resolver problemas.

10

Interessante seria utilizar jogos no ensino da Matemtica e das demais disciplinas, pois a resoluo de problemas associa o intelectual ao prtico, vincula habilidades bsicas a outras mais complexas, vincula ensino aprendizagem essencialmente ele vincula o brincar ao trabalhar, facilitando a assimilao de contedos aparentemente difceis e complicados. As atividades ldicas tambm so fundamentais para o desenvolvimento da criatividade. As pesquisas mostram que as crianas que vivem a fantasia e o brincar de boa qualidade livremente, so consideradas grandes fantasistas e passam grande tempo imersas em pensamentos imaginativos. Crianas criativas tm melhor concentrao, so geralmente menos agressivas, contam e escrevem histrias mais originais, interessantes e com personagens mais complexos e tambm tendem a gostar mais do que fazem, aprendendo melhor. Para ser criativa a criana precisa brincar e o brincar precisa ser estimulado com vigor no ambiente escolar. Nesse sentido, tambm importante considerar o currculo escolar como um todo, utilizando o brincar como estratgia de ensino e aprendizagem. As crianas brincam to naturalmente como comem e dormem e aprendem a partir deste brincar. necessrio lembrar que elas tambm aprendem de outras maneiras interessantes e o papel do adulto assegurar que as atividades sejam divertidas. (MOYLES, 2001. p. 100 ) diz que, assim como os professores acham relevante estabelecer objetivos escritos (por exemplo, completar uma pgina de somas...), eles devem estar preparados para dar igual valor no estabelecimento de objetivos no brincar. Para atingir melhores resultados conveniente que tambm os pais entendam que o brincar tem direo, progresso e resultados educacionais slidos, que esta uma atividade valiosa corretamente associada aprendizagem. A escola e sua equipe de professores tm a incumbncia de rever o processo de ensino e aprendizagem frente ao ldico, passando aos pais a veracidade do seu propsito de construir, junto a seus filhos, os alicerces que venham proporcionar benefcios s habilidades sociais e escolares trabalhadas. Portanto, sendo o brincar indispensvel para o desenvolvimento fsico, emocional e intelectual da criana e considerando que o ato de brincar fundamental para a formao do indivduo, de suma importncia que o professor

11

tenha um esprito aberto para o ldico, fazendo com que o aluno tenha condies de aprender atravs desta atividade to natural e espontnea da infncia: O BRINCAR.

3. O LDICO COMO FERRAMENTA PEDAGGICA Brincar hoje nas escolas, est ausente de uma proposta pedaggica que incorpore o ldico como eixo do trabalho infantil. A aproximao com a realidade do Brincar nas escolas, leva a perceber a inexistncia de espao para o desenvolvimento cultural dos alunos. Esse resultado, apesar de apontar na direo das aes do professor, no deve atribuir-lhe culpabilidade. Ao contrrio, trata-se de evidenciar o tipo de formao profissional do professor que no contempla informaes nem vivncias a respeito do brincar e do desenvolvimento infantil em uma perspectiva social, afetiva, cultural, histrica e criativa. rara a escola que invista neste aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira, na sala de aula ou ela utilizada com um papel didtico, ou considerada uma perda de tempo. E at no recreio, a criana precisa conviver com um monte de proibies, como tambm ocorre nos prdio, clubes, etc. H um bom tempo, as escolas do o devido valor ao Brincar. Valorizar neste caso, significa cada vez mais levar o brinquedo para a sala de aula e Tambm munir os profissionais de conhecimentos para que possam entender e interpretar o Brincar, assim como utiliz-lo para que auxilie na construo do aprendizado da criana. Para que isso acontea, o adulto deve estar muito presente e participante nos momentos ldicos. Quem trabalha na Educao de crianas deve saber que se pode sempre desenvolver a motricidade, ateno e a imaginao de uma criana. Em qualquer poca da vida de crianas e adolescentes e porque no de adultos, as brincadeiras devem estar presentes. Brincar no coisa apenas de crianas pequenas, erra a escola ao subsidiar sua ao, dividindo o mundo em lados opostos: de um lado o jogo da brincadeira, do sonho, da fantasia e do outro: O mundo srio do trabalho e do estudo. Independente do tipo de vida que se leve, todos adultos, jovens e crianas precisam da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e fantasia para viver,

12

A capacidade de brincar abre para todos: crianas, jovens e adultos, uma possibilidade de decifrar enigmas que os rodeiam. A brincadeira o momento sobre si mesmo e sobre o mundo, dentro de um contexto de faz-de-conta. Nas escolas isto comumente esquecido. Ento quando o professor organizar suas atividades de aula, deve selecionar aquelas mais significativas para seus alunos. Em seguida o professor deve criar condies para que estas atividades significativas sejam realizadas. Destaca-se a importncia dos alunos trabalharem na sala de aula em grupos, interagindo uns com outros, e este trabalho coletivo facilitar o prprio autodesenvolvimento individual. Cabe ao professor em sala de aula estabelecer metodologias e condies para desenvolver e facilitar este tipo de trabalho. A identidade do grupo tem como resultado a integrao de atividades mais amplas e profundas, como do tipo de liderana, respeito aos membros, condies de trabalho, perspectivas de progresso, retribuio ao investimento individual, compreenso e ajuda mtua, aceitao. So estas as qualidades que devem ser trabalhadas pelos professores e este deve estar atento principalmente ao componente com o qual o corpo dialoga atravs do movimento: a afetividade. A afetividade um valor humano que apresenta diversas dimenses: amor, respeito, aceitao, apoio, reconhecimento, gratido e interesse. Brincadeira e aprendizagem so consideradas aes com finalidades bastante diferentes e no podem habitar o mesmo espao e tempo. Isto no est certo, O professor quem cria oportunidades para que o Brincar acontea, sem atrapalhar as aulas. So os recreios, os momentos livres ou as horas de descanso. No entanto constata-se que atravs das brincadeiras que a criana representa o discurso externo e o interioriza, construindo seu prprio pensamento. O adulto transmite criana certa forma de ver as coisas. Quando se apresentam vrias coisas ao mesmo tempo, ou ento por tempo insuficiente ou excessivo, estamos desestimulado o estabelecimento de uma atitude de observao. Se quisermos que a criana aprenda a observar, se quisermos que ela realmente veja o que olha, temos que escolher o momento certo para apresentarlhe o objeto, motiv-la e dar-lhe tempo suficiente para que sua percepo penetre no objeto. Teremos tambm que respeitar o seu interesse. Insistir quando a criana j est cansada propiciar o aparecimento de certas reaes negativas. Aprender a ver o primeiro passo para o processo de

13

descoberta. o adulto quem proporciona oportunidades para criana ver coisas interessantes, mas indispensvel que respeitemos o momento de descoberta da criana para que ela possa desenvolver a capacidade de concentrao. Assim como a criatividade da pessoa interage com criana poder torn-la criativa, a pacincia e a serenidade do adulto influenciaro tambm o desenvolvimento da capacidade de observar e de concentrar a ateno. Brincar juntos refora laos afetivos. uma maneira de manifestar nosso amor criana. Todas as crianas gostam de brincar com os professores, pais, irmos, e avs. A participao do adulto na brincadeira com a criana eleva o nvel de interesse pelo enriquecimento que proporciona, pode tambm contribuir para o esclarecimento de dvidas referentes as regras das brincadeiras. A criana sentese ao mesmo tempo prestigiada e desafiada quando o parceiro da brincadeira um adulto. Este, por sua vez pode levar a criana a fazer descobertas e a viver experincias que tornam o brincar mais estimulante e mais rico em aprendizado. Pode-se afirmar que o Brincar enquanto promotor da capacidade e potencialidade da criana, deve ocupar um lugar especial na prtica pedaggica, tendo como espao privilegiado, a sala de aula.

4. O BRINCAR COMO ARTICULADOR DE RELAES O termo ldico segundo o dicionrio Larousse, (1992, p. 699) vem do Latim - Ludus e traduz-se por , jogo, brinquedo, divertimento, passatempo, relativo ao jogo enquanto componente do comportamento humano. Assim como a construo do conhecimento, caracteriza-se por encontrar algo que num primeiro momento est obscuro, bem como o fascnio de encontrar a pessoa escondida, no jogo de esconde-esconde, em que, (...) os jogadores exercem papeis interdependentes, opostos e cooperativos. (KAMII e DEVRIES, 1991. P. 4) onde as regras bsicas consistem em achar e no ser achado, conforme as autoras, a criana que se esconde deve tentar no ser achada e a criana que procura, achar as crianas escondidas. Essas regras que a princpio so arbitrarias, so estabelecidas atravs de um consenso e por conveno de quem ir vivenciar a brincadeira.

14

A ludicidade precisa reconquistar um espao nas salas de aula, pois sendo este um lugar de encontro de pessoas com suas singularidades, no momento em que esto descobrindo muitos conhecimentos, com relao a vida e o mundo, comeando uma caminhada que marcar profundamente a sua histria, as interrelaes entre os indivduos, seus sentimentos, afetos e sonhos, precisam ser legitimados, buscando a superao da fragmentao e do isolamento. A sociedade contempornea, com seu comportamento de consumo capitalista e veloz, no tolera a diferena, descarta culturas, costumes e valores que efetivamente fazem parte da identidade de cada povo, rejeitando seu sentido originrio, como no caso das brincadeiras de roda, pandorga, perna de pau entre tantas outras que as crianas de hoje j no conhecem mais. Esse modo de vida, limita-se a reproduzir sistemas que fragmentam cada vez mais o modo de vida do cidado jovem, do velho, do negro, das questes de gnero e principalmente, fragmenta a vida de pessoas com necessidades educacionais especiais, tornandoos seres com srias dificuldades em se relacionar com seus pares. Conforme a declarao de Salamanca, encontro que foi realizado pelo Congresso Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, organizado pelo Governo da Espanha em colaborao com a UNESCO e realizou-se em Salamanca, de 7 a l0 de Junho de 1994. O seu objetivo consistiu em estabelecer uma poltica e orientar os governos, organizaes internacionais, organizaes de apoio nacionais, organizaes no governamentais e outros organismos, atravs da implementao da Declarao de Salamanca sobre Princpios, Poltica e Prtica na rea das Necessidades Educativas Especiais. O direito de todas as crianas educao est proclamado na Declarao Universal dos Direitos Humanos e foi reafirmado com veemncia pela Declarao sobre Educao para Todos. Todas as pessoas com deficincia tm o direito de expressar os seus desejos em relao sua educao. Os pais tm o direito inerente de ser consultados sobre a forma de educao que melhor se adapte s necessidades, circunstncias e aspiraes dos seus filhos. Nesse sentido preciso retomar a autonomia da escola para garantir o direito a educao, a aventura, a alegria e por conseqncia uma permanncia com qualidade nesse espao. A produo de servios ou espaos para a criana ajusta-se a necessidade do sistema econmico em se reproduzir. Ainda que seja a custa da morte do ldico,

15

do prazer, da criao. Ainda que seja a custa da morte da aventura, do sonho, da paixo, do encontro. (Redin, 2001. p.24) afirma que, ainda que seja a custa da excluso dos desiguais, da no aceitao do sujeito que no esteja em condies sociais, fsicas, lingsticas, tnicas, entre outras, em funo de uma cobrana padro de esttica e de comportamento. .(FREITAS, 2001, p.39) diz que preciso entender que,
...A alegria na escola fortalece e estimula a alegria de viver. Se o tempo da escola um tempo de enfado em que o educador e a educadora e educandos vivem os segundos, os minutos, os quartos de hora a espera de que a monotonia termine a fim de que partam risonhos para a vida la fora, a tristeza da escola termina por deteriorar a alegria de viver .

Nesse sentido, o brincar para o ser humano algo que est na sua essncia, desde o ventre materno, onde a criana ao brincar com seu corpo, fazer movimentos comea a construir a sua histria. No corao de um processo ldico pulsa o respeito e mais do que isso, estmulos plenos para a brincadeira, o prazer, as descobertas, os desafios, as diverses e a alegria de aprender e ensinar que num processo de vivencia educativa, circula como via de mo dupla, onde a parceria exercida. Passa a ser uma aliana de comprometimento que se entrelaa e movimenta-se em direo ao conhecimento. Nesse caso o ldico, (WINNICOTT, 1975.p.63) menciona que,
(...) a brincadeira que universal e que a prpria sade: o brincar facilita o crescimento e, portanto, a sade; o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser a forma de comunicao na psicoterapia; finalmente, a psicanlise foi desenvolvida como forma altamente especializada do brincar, a servio da comunicao consigo mesmo e com os outros. (WINNICOTT, 1975.p.63)

Sendo assim, a maturao das necessidades de relao e de comunicao com o outro, um tpico predominante nessa discusso, pois impossvel ignorar que a criana satisfaz certas necessidades no brinquedo.

16

5. METODOLOGIA No presente trabalho ser utilizada a pesquisa qualitativa como forma de aproximao e compreenso do universo de pesquisa, no intuito de conhecer os significados da importncia deste tema. Pois, conforme Ldke, (...) a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento (1986, p.11). Assim busca-se superar a distncia entre a cincia e o conhecimento popular, provocando um dilogo entre esses dois plos, Para Cervo e Bervian, documento toda a base de conhecimento fixado materialmente e suscetvel de ser utilizado para consulta ou prova (1996,p.68) No se pretende nesse estudo, a prescrio de idias pedaggicas ou colocar-se como um receiturio de atividades, o interesse maior est em tentativas de responder a indagao do problema j aqui apresentado, alm de encaminhar outras provocaes visando aproximar os que pesquisam, pensam, planejam, prescrevem e os que apenas prope e executam a educao escolar (SANTIAGO, 2002 p. 22). Essa distncia somente ser superada quando os educadores que realizam o trabalho pedaggico na escola, abandonem a conscincia ingnua e a viso restrita, conforme a autora a questes intra-escolares, assumindo coletivamente, a atitude de intelectuais curiosos e comprometidos com o estudo de sua realidade (2002 p. 22). Segundo FAZENDA(1999), a produo terica em pesquisa, torna-se fundamental para sustentar o conhecimento emprico. A autora aponta que: Nesse sentido, as reflexes epistemolgicas acerca do assunto, podero provocar novas descobertas, a partir de um cruzamento das idias apontadas pelos autores aqui citados. Pois o dilogo com esses autores atravs do presente estudo, torna-se um exerccio pertinente e produtivo, na medida em que poder servir de conscientizao para educadores e educadoras, com relao a essa temtica e seu aproveitamento pedaggico nas salas de aula. preciso entender que no se esgotar o assunto atravs desse estudo, porm poder provocar questionamentos e motivaes para a possibilidade de uma investigao mais profunda daqui pra frente.

17

5.1 Populao e Amostra A pesquisa foi realizada com a participao 26 professores que lecionam da 1 a 4 srie, de trs escolas particulares e trs escolas pblicas, onde foram entrevistados, 17 professores de escolas particulares, e 9 professores de escolas pblicas do municpio de Joo Pessoa, de ambos os sexos, com idade variando entre 19 e 52 anos. 5.2 Instrumentos Para alcanarmos os objetivos da pesquisa, e conseguirmos as informaes e dados necessrios, ser indispensvel utilizao de alguns procedimentos, que so a consulta bibliogrfica, pois precisamos obter embasamento terico a fim de nos aprofundarmos sobre o tema escolhido, e a aplicao de questionrios semiestruturados, contendo quatro questes subjetivas e cinco questes objetivas. Para que assim possamos obter a opinio, e averiguar o nvel de conhecimento sobre o assunto abordado, dos professores atuantes no campo de trabalho relacionado educao infantil. 5.3 Local da Pesquisa A pesquisa foi realizada em trs escolas pblicas e uma escola particular da cidade de Faxinal.

18

6. ANALISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionrio, para a obteno dos dados, contendo questes objetivas e subjetivas, contemplando aspectos como a importncia do ldico, o que os professores utilizam em sala de aula, e se os mesmos acreditam no significado do aprender brincando. Os dados foram elaborados atravs do programa Microsoft Word. Onde obtivemos os dados abaixo citados: Utilizando como conceito de ldico como sendo: A palavra ldico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar esto includos os jogos, brinquedos e divertimento e relativa tambm conduta daquele que joga, brinca e que se diverte. Pode-se observar que dos 26 entrevistados 76,92% responderam que o ldico est relacionado com o jogo, brinquedo ou brincadeira; 11,53% das respostas foram consideradas no significativas de acordo com os autores aqui citados a respeito do que seria o ldico; 7,69% responderam que o ldico est relacionado com o diferenciamento entre cores e formas e 3,84% relacionaram o ldico com a criatividade e a imaginao. De acordo com as respostas obtidas, foi possvel observar que 88,4% dos entrevistados responderam que Sim, que existe um espao determinado para a utilizao de brincadeiras, e 11,6% disserem que No existe espao. Das vinte e seis pessoas, 84,6% responderam que as brincadeiras mais freqentes na escola so os jogos educativos, que incluem massinha de modelar, baco, domin, dama, jogos matemticos, quebra-cabea e jogos de memria. 34,6% citaram artes, 30,7% disseram amarelinha; 26,9% Educao fsica e 23,07% citaram Msica. Utilizamos como conceito de brincadeira para melhor relacionar as respostas, como sendo A brincadeira alguma forma de divertimento tpico da infncia, isto , uma atividade natural da criana, que no implica em compromissos, planejamento e seriedade, e que ajuda no desenvolvimento e na socializao (VELASCO e KISHMOTO). Tendo em vista que o termo brincadeira muito amplo e d margem a vrias definies, no foi possvel categorizar as definies. Porm, escolhemos aleatoriamente trs respostas significativas para comparar com as definies dos

19

autores escolhidos: A brincadeira uma atividade que deve fazer parte do cotidiano da criana para que ela possa ter um desenvolvimento motor e social sadio; Brincar aprender a se relacionar com os colegas e a descobrir o mundo sua volta; Uma forma de levar as crianas a desopilarem e de desenvolver a sua capacidade mental e corporal. De acordo com os autores estudados a Brinquedoteca o espao criado com o objetivo de proporcionar estmulos para que a criana possa brincar livremente (SANTOS, 1999). Para categorizar as respostas utilizamos como base o conceito citado acima. Dos vinte e seis entrevistados 92,4% respondeu que a Brinquedoteca um espao onde a criana brinca; 3,8% responderam que estaria voltado para a preparao dos professores e 3,8% das pessoas no soube responder. Em grau de importncia, 61,5% dos entrevistados, responderam que a brincadeira tem grau importantssimo na aprendizagem da criana; 30,8% responderam que muito importante a brincadeira e 7,7% disse ser importante. De acordo com as respostas obtidas, 80,8% dos professores responderam que seus alunos brincam muito na escola; 7,7% disseram que eles brincam s vezes; 3,8% responderam que brincam muito pouco, 3,8% brincam muitssimo e 3,8% responderam que as crianas brincam pouco na escola. Em relao se o jogo deveria estar presente nas fases do desenvolvimento da criana, 88,5% dos entrevistados responderam que Sim e 11,5% responderam que no devem estar presente. Por ultimo, dos entrevistados 96,1% responderam que seria possvel reunir em uma mesma situao o brincar e o educar, enquanto que 3,9% responderam que s vezes possvel reuni-los.

20

7. CONSIDERAES FINAIS A Pesquisa realizada foi de grande importncia, enriquecendo nossa vida acadmica e nosso futuro profissional. De acordo com os dados obtidos a partir da viso dos entrevistados, constatamos que o ldico exerce um papel importante na aprendizagem das crianas, onde 96,1% dos professores responderam que possvel reunir dentro da mesma situao o brincar e o educar. Verificamos, alm disso, que 88,4% dos entrevistados afirmaram a existncia de um espao determinado para a utilizao de brincadeiras na escola. E por fim, identificamos que 76,92% dos professores possuem uma percepo adequada em relao ao ldico de acordo com os autores pesquisados. A partir do exposto pudemos concluir que a maioria dos professores obtm certo conhecimento sobre o tema, porm observamos ainda que necessrio tanto nas escolas pblicas quanto provadas, uma maior conscientizao no sentido de desmistificar o papel do brincar, que no apenas um mero passatempo, mas sim um objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianas. Sendo assim a escola e, principalmente, a educao infantil deveria considerar o ldico como parceiro e utiliz-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criana.

21

REFERNCIAS ALVES, Rubem. A Inteno Ldica. Campinas, SP: Papirus, 1994. AZEVEDO, Maria Ferreira Melo de. Lazer na Escola: espao de alegria e sabedoria.Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em Lazer), Centro Federal de Educao Tecnolgica do Rio Grande do Norte. Natal, 2002 BENJAMIN, Walter. Reflexes: A criana, o brinquedo, a educao. So Paulo, Summus, 1984 MALUF, ngela Cristina Munhoz. A importncia das brincadeiras na evoluo dos processos de desenvolvimento humano. 2003. Disponvel em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=132. Acesso no dia 22 de junho de 2011. OLIVEIRA, Smela Soraya Gomes de, DIAS, Maria da Graa B. B. e ROAZZI, Antonio. O ldico e suas implicaes nas estratgias de regulao das emoes em crianas hospitalizadas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, no.1 [cited 29 March 2006], p.1-13. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 01027972. SANTOS, Marli, dos Pires,Santa- (Org) Brinquedoteca, o Ldico em diferentes contextos. Petrpolis, RJ, Vozes, 1997 KISHIMOTO, T.M. JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAO. 6. ed. So Paulo: CORTEZ, 1994. KISHIMOTO M. Tizuko. O brincar e suas teorias. So Paulo, Pioneira, 1998 VIGOTSKII, L.S. - APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA IDADE ESCOLAR, IN LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, So Paulo, cone Editora e EDUSP, 1988.

22

TEZANI,

Thas

Cristina E

Rodrigues.

JOGO

OS

PROCESSOS Disponvel

DE em:

APRENDIZAGEM de junho de 2011.

DESENVOLVIMENTO:

2004.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=621. Acesso no dia 10

VELASCO, Gonalves, Cacilda . Brincar o despertar psicomotor. Rio de JaneiroRJ, Sprint, 1996 VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formao Social da Mente, So Paulo, Martins Fonte, 199 WINNICOTT, Sw- O brincar e a Realidade, Rio de Janeiro, RJ - Imago, 1975

Das könnte Ihnen auch gefallen