Sie sind auf Seite 1von 3

O que um Servidor

Um servidor um sistema de computao que fornece recursos e servios a uma Rede de computadores - compartilhar recursos a principal funo de uma Rede de computadores. Esses servios podem ser de natureza diversa como, por exemplo, arquivos e correio eletrnico. Os computadores que acessam os servios de um servidor so chamados clientes. Portanto, as Redes que utilizam servidores so chamadas de cliente-servidor. O termo servidor largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional. O crescimento das empresas de Redes e o crescimento do uso da Internet, entre profissionais e usurios comuns, foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeioamento de tecnologias para servidores.

Caractersticas de uma Rede Cliente/Servidor


O compartilhamento de recursos se torna mais seguro e gil, pois sempre sero de uma nica fonte; A segurana um ponto forte, pois possvel controlar os acessos dos usurios s informaes e recursos a partir de um nico ponto; O Backup das informaes ser dinmico e de responsabilidade da administrao da Rede e no de cada usurio; O usurio poder ter seu equipamento mais dedicado s suas aplicaes; O crescimento da Rede acompanha o crescimento da empresa; O servidor de Rede pode oferecer vrios servios, tais como: e-mail, Internet, fax, impresso, arquivos, entre outros.

Tipos de Servidores
Um Servidor, ocasionalmente, pode prover mais de um servio simultaneamente. Por exemplo, em uma mesma Rede um determinado servidor pode atuar como um servidor web e servidor de banco de dados, at mesmo acumular diversas funes. Evidentemente, h um limite para a quantidade de servios, limitado pelo hardware do Servidor.

Computadores que atuem como um nico tipo de servidor (servio) chamado de servidor dedicado. Os servidores dedicados possuem a vantagem de atender a uma requisio de um cliente mais rapidamente. Existem diversos tipos de servidores (servios). Este Mdulo no pretende detalhar todos os tipos disponveis no mercado, isto seria impossvel em um nico mdulo, mas sim mostrar quais so os principais servios disponibilizados. So eles: Servidor de autenticao: Servidores que guardam informaes das contas de usurios e suas respectivas senhas, assim como os computadores conectados a Rede, impressoras, entre outros. Para se iniciar uma configurao de uma Rede, este servidor , sem dvidas, o mais importante, pois nele que sero cadastrados todos os usurios que tero acesso a esta Rede; Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usurios. O Windows 2008 Server faz o controle do que est disponvel na Rede, contando com permisso de cada usurio; Servidor Proxy: Servidor que distribui Internet para a Rede interna. Desta forma, com apenas uma conexo Internet, todos os usurios de uma Rede podem ter acesso. Tambm, atua como um cach, armazenando pginas da Internet recm-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas pginas, ao cham-las novamente. Servidor firewall: Servidor que protege a Rede interna de ataques externos de pessoas mal intencionadas, criando regras que impeam outras pessoas a terem acesso indevido a uma Rede, normalmente utilizando a Internet como porta de entrada (servidor Proxy). Servidor de banco de dados: Servidor que possui e manipula informaes contidas em um banco de dados, como, por exemplo, um sistema financeiro. Servidor web: Servidor responsvel pelo armazenamento de pginas de um determinado site, requisitados pelos clientes atravs de browsers. Servidor de e-mail / webmail: Servidor responsvel pelo armazenamento; envio e recebimento de mensagens de correio eletrnico, inclusive pela web. Servidor de impresso: Servidor responsvel por controlar pedidos de impresso de arquivos dos diversos clientes. Servidor DNS: Servidores responsveis pela converso de endereos de sites em endereos IP e vice-versa. Por exemplo, preciso decorar apenas o endereo de um site (www.fiirst.com.br) e no o seu endereo IP na Internet (200.241.240.13), o que seria bem mais difcil.

Servidor DHCP: Servidor responsvel por automatizar todo o gerenciamento de endereos IPs numa Rede de computadores. Aps definir as faixas de endereos IPs a serem alocadas para os computadores, o servidor DHCP entrega, de forma automtica, esses endereos as estaes, j com todas as configuraes necessrias. Servidor de virtualizao: permite a criao de mquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficincia energtica, sem prejudicar as aplicaes e sem risco de conflitos de uma consolidao real. Servidor de Aplicao: so servidores voltados para um determinado tipo de aplicao, normalmente aplicaes com foco na produtividade empresarial. Por exemplo, um servidor de um sistema financeiro, sistema de RH, estoque, entre outras, as diversas opes no mercado.

A imagem um exemplo de uma Rede corporativa contando com 5 Servidores e 11 Servios. A quantidade de servidores e servios pode variar conforme a demanda (quantidade de usurios) e disponibilidade de hardware.

Figura 1 - Exemplo de servidores e servios de uma Rede de computadores

Das könnte Ihnen auch gefallen