Sie sind auf Seite 1von 11

O ESTATUTO DO DESARMAMENTO E CRIMES DE POSSE E PORTE DE ARMA DE FOGO Marcelo Machado Rebelo1

RESUMO A relao das armas de fogo com o crime em nosso pas tem razes profundas, visto que a maioria dos crimes est relacionada com o uso de armas de fogo. Porm no existia lei especfica que regesse os temas pertinentes definio especfica de crimes de porte e posse de armas de fogo, pois a lei 9.437/97 previa somente o porte, englobando as demais condutas. No ano de 2003 foi sancionada a lei 10.826/03, chamada de Estatuto do Desarmamento, visando regulamentar, dentre outros, os temas relacionados a crimes de porte e posse de arma de fogo, incluindo a uma classificao de armas em proibidas, de uso restrito e permitidas. O presente trabalho visa dirimir dvidas quanto a estes crimes, suas peculiaridades e particularidades, e ainda apresentar um estudo das infraes aos artigos especficos que versam sobre os crimes j mencionados e as penalidades aplicadas ao caso concreto, na jurisdio da Comarca de Balnerio Piarras, que abrange os municpios de Penha e Balnerio Piarras/SC. Palavras-Chaves: ESTATUTO DO DESARMAMENTO. ARMA DE FOGO. CRIMES DE POSSE E PORTE. APLICABILIDADE DA PENA. VIOLNCIA. 1. INTRODUO Como transcorre o processo criminal da fase policial para a fase judicial e qual a pena aplicada nos crimes relacionados aos artigos 12, 14 e 16 da Lei 10.826/03 nas Comarcas de Balnerio Piarras e Penha? Com o advento da violncia exagerada que o povo brasileiro est acostumado a ver em seus noticirios, e que quase sempre est relacionada com o emprego de armas de fogo por parte dos criminosos, registrou-se um grande descontentamento da populao brasileira com o ritmo crescente dos crimes violentos.

Acadmico do Curso de Direito 5 Perodo Universidade do Vale do Itaja Univali E-mail: marcelomrebelo@hotmail.com

A resposta do legislador para a violncia foi a criao de uma lei que atendesse o propsito de diminuir a quantidade de crimes violentos em que h emprego de arma de fogo, principalmente os homicdios e roubos, alm de possibilitar a priso de assaltantes e outros marginais antes da prtica do crime.2 Uma lei que hipoteticamente diminuiria a escalada da violncia, proibindo o comrcio de armas de fogo e munio em todo o territrio nacional, qual seja o objeto de estudo do presente artigo, a lei 10.726/03, popularmente conhecida como Estatuto do Desarmamento, que foi aprovada em 23 de dezembro de 2003 e regulamentada pelo Decreto 5.123 de 01 de julho de 2004. No dia 23 de outubro de 2005 a populao foi s urnas para decidir se o comrcio de armas de fogo e munio iria realmente cessar. Na ocasio do referendo, ficou decidido por uma imensa maioria, atravs do voto popular, que o comrcio de armas e munies no seria proibido, restando ento vlidos os outros artigos do estatuto, que regulamentavam ento todos os assuntos ligados possibilidade de posse e porte de armas de fogo. Dentre estes artigos, foram elencados novas punies para a posse e o porte ilegais de arma de fogo, de uso permitido e restrito. Nos crimes de posse de arma de fogo de uso permitido a pena foi aumentada, porm continuou sendo de deteno, enquanto nos crimes de posse e porte de arma de fogo de uso restrito e porte de arma de fogo de uso permitido a pena foi aumentada, continuando sendo de recluso. Antes do Estatuto do Desarmamento, os crimes eram definidos pela lei 9.437/97, tambm conhecida como Sinarm, e anterior a esta pela lei 3.688/41, ou Lei das Contravenes Penais, e as penas aplicadas aos crimes de posse e porte eram brandas se comparadas a crimes equivalentes. Com a entrada em vigor da lei 10.826/03 e a no proibio do comrcio, o Estatuto, alm de aplicar as j citadas penas para os crimes, resumiu-se a regularizar o registro, posse e comercializao de armas de fogo e munio. O trabalho analisar se as penas que punem com recluso o indivduo que tem em posse ou porta arma de fogo de maneira ilegal so efetivamente aplicadas, e se a eficcia do Estatuto, a qual tanto foi apontada como a soluo para o diminuio da criminalidade, tornou-se efetiva no combate a violncia no Brasil.

SILVA, Csar Drio Mariano da. Estatuto do Desarmamento. Rio de Janeiro: Forense, 2007 p. 1

Damsio de Jesus, sobre o Estatuto do Desarmamento, assim define o objetivo da lei: necessrio tornar rgida a fabricao, o comrcio, a aquisio, a posse e o porte de armas de fogo, finalidade da Lei n. 10.826/03. 3 Um breve histrico das leis que versaram sobre o crime especfico de posse e porte de arma tambm ser abordado, e aps uma anlise dos casos concretos ocorridos nos municpios pertencentes Comarca de Balnerio Piarras. 2. HISTRICO DAS LEIS ENVOLVENDO CRIMES

RELACIONADOS A PORTE E POSSE DE ARMA DE FOGO NO BRASIL A primeira referncia na legislao sobre o crime de posse e porte de arma de fogo na verdade no era definido como crime propriamente, mas sim como contraveno, com redao na Lei das Contravenes Penais4, no artigo 19, que assim definia o crime:
Art. 19. Trazer consigo arma fora de casa ou de dependncia desta, sem licena da autoridade: Pena priso simples, de quinze dias a seis meses, ou multa, de duzentos mil ris a trs contos de ris, ou ambas cumulativamente.

Note-se que a pena imposta ao cidado que era flagrado portando uma arma de fogo podia ser aplicada na modalidade de multa, ou mesmo na priso simples, o qual era menor que o crime de calnia, descrito no Cdigo Penal, no artigo 138, que descreve pena de deteno de seis meses a dois anos, e multa. A proporo da pena era muito desigual perante a gravidade da situao, pois certamente a calnia dificilmente ameaaria a vida de outras pessoas. Tal situao agravou-se com o advento da lei 9.099/95, que definiu os crimes de menor potencial ofensivo, incluindo-se a o de porte de arma de fogo, devido a sua pena reduzida inferior a dois anos, porm o porte de arma mais grave do que se costuma imaginar, vez que grande parte daqueles cometem aludido delito no tm em mente "apenas se defender" ou "apenas ter consigo uma arma", mas, no mais das vezes,

Damsio E. de Jesus. A Questo do Desarmamento. http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5209. Acesso em 20 de abril de 2008. 4 Lei 3.688/41 Lei das Contravenes Penais. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del3688.htm. Acesso em 18 de maio de 2008.

so indivduos que esto na iminncia da prtica de algum crime mais grave, como roubo, seqestro etc.5. No ano de 1997, foi sancionada a lei 9.437, o qual instituiu o atual sistema de cadastro de armas, chamado SINARM Sistema Nacional de Armas, e elevou a contraveno de porte ilegal de armas a crime de porte ilegal de uso permitido, descrevendo dezoito condutas que se equiparam ao porte, e aumentando a pena se a arma for de uso restrito. Tal classificao visou conceituar o crime em mais ou menos grave, dependendo do calibre da arma. Conforme o Decreto 3.665/006, no artigo 16, que define os produtos controlados de uso restrito, as armas e munies que empreguem projtil com fora superior a trezentas libras - pr ou quatrocentos e sete joules na sada do cano so classificados como de uso restrito, bem como as armas automticas de qualquer espcie, e sua posse ou porte. J o artigo 17 define as armas e calibres de uso permitido, sendo logicamente as que tm energia de at trezentas libras - pr ou quatrocentos e sete joules na sada do cano. Sancionada a lei 10.826/03, os crimes relacionados a armas de fogo foram separados em posse e porte, mantendo a classificao em uso permitido e restrito, porm aumentou a pena nos casos de porte. Referida lei tambm visualizou a proibio do comrcio de armas e munies, porm em referendo posterior a populao brasileira optou pela continuao do comrcio. Aps o referendo, restou ao Estatuto do Desarmamento regularizar os assuntos relativos a armas e munies, pois o comrcio no foi proibido. Diante disto, o Sinarm ficou responsvel por toda e qualquer transao envolvendo armas de fogo, desde uma simples doao a qualquer tipo de venda, seja com origem de fbrica, lojas de armas e particulares. 3. CONCEITO DO CRIME DE POSSE E PORTE DE ARMA DE FOGO Em primeiro lugar, o conceito de arma, segundo o artigo 3, IX do Decreto 3.665/00, todo artefato que tem por objetivo causar dano, permanente ou
5

FREITAS CRESPO, Marcelo Xavier de. Conceito de crime de menor potencial ofensivo e as Leis n 9.099/95, 10.259/01 e a novel 11.313/06. O fim da celeuma. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8810. Acesso em 22 de maio de 2008. 6 Decreto 3.665/00. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/decreto/D3665.htm. Acesso em 19 de maio de 2008.

no, a seres vivos e coisas. Arma de fogo, ento, conforme o inciso XIII do mesmo artigo, a arma que arremessa projteis empregando a fora expansiva dos gases gerados pela combusto de um propelente confinado em uma cmara que, normalmente, est solidria a um cano que tem a funo de propiciar continuidade combusto do propelente, alm de direo e estabilidade ao projtil. Aps a anlise do que arma e arma de fogo, cita-se a natureza jurdica dos crimes de arma de fogo, segundo Csar Drio Mariano da Silva7:
Trata-se de crime de perigo abstrato e coletivo. Como crimes de perigo abstrato, no necessitam da demonstrao de que efetivamente algum foi exposto a perigo de dano, que presumidamente pela lei de forma absoluta, no admitindo prova em contrrio. So, tambm, crimes de perigo coletivo (ou comum), uma vez que um nmero indeterminado de pessoas exposto a perigo de dano.

A diferena entre posse e porte, segundo Damsio de Jesus8, consiste no seguinte:


... O registro assegura o direito posse da arma de fogo pelo interessado nos locais indicados pela lei. A ausncia do registro torna a posse irregular, caracterizando a figura criminosa do art. 12 (arma de fogo de uso permitido) ou art. 16 (arma de fogo de uso restrito). A concesso do porte de arma de fogo, por sua vez, permite que o sujeito traga a arma de fogo consigo, transportando-a de um lugar para outro. O porte ilegal de arma configura os crimes previstos nos arts. 14 (arma de fogo de uso permitido) ou 16 (arma de fogo de uso restrito).

Pode-se verificar que a diferena entre os crimes de posse e porte est no fato de o indivduo trazer a arma consigo, no crime de porte, ou simplesmente ter a posse da arma, por exemplo, dentro do carro, em uma valise, em casa. Como especificado anteriormente, a gravidade do crime estar na classificao da arma, ou seja, se ela de uso permitido ou restrito. Equiparam-se as armas de fogo os acessrios e munies, desde que estas estejam com seu conjunto na totalidade, composto de material propelente, estojo, plvora, espoleta e projtil, e tenha pleno funcionamento.

SILVA, Csar Drio Mariano da. Estatuto do Desarmamento. Rio de Janeiro: Forense, 2007 p. 31 CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Legislao Penal Especial. Volume 4. So Paulo: Saraiva, 2007 p. 342 343
8

Os crimes elencados nos artigos 129, 1410 e 1611 da lei 10.826/0312 descrevem os crimes de posse e porte de arma de fogo, acerca dos quais ser discutida a possibilidade de fiana.

No artigo12, a pena preenche os requisitos dos artigos 322 e 323, I, do Cdigo de Processo Penal, sendo ento a infrao afianvel, e a fiana pode ser arbitrada pelo prprio Delegado de Polcia 13. Como previsto no texto do artigo 14, o crime porte de arma de fogo afianvel caso a arma esteja registrada em nome do indivduo. Caso no esteja, trata-se de crime inafianvel, porm com possibilidade de liberdade provisria, se no estiverem presentes nenhum dos motivos que autorizem a decretao da priso preventiva, os quais podem ser encontrados nos artigos 311 e 312 do Cdigo de Processo Penal. 14 O artigo 16 engloba as duas condutas descritas nos artigos 12 e 14, no fazendo qualquer distino entre os crimes de porte e posse, no caso de a arma de fogo ser de uso restrito. Entende Damsio de Jesus que deveria ter havido tratamento penal diverso, pois a manuteno do artefato, mesmo de uso restrito, dentro da residncia do autor, menos grave do que ele ser carregado pela via pblica.
15

. Quanto

Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, em desacordo com determinao legal ou regulamentar, no interior de sua residncia ou dependncia desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsvel legal do estabelecimento ou empresa: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. 10 Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. 11 Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. 12 Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.826.htm >. Acesso em 22 de maio de 2008. 13 CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Legislao Penal Especial. Volume 4. So Paulo: Saraiva, 2007 p. 344 14 CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Legislao Penal Especial. Volume 4. So Paulo: Saraiva, 2007 p. 362 15 CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Legislao Penal Especial. Volume 4. So Paulo: Saraiva, 2007 p. 377

possibilidade de liberdade do indivduo, o artigo 21 da Lei 10.826/0316 prev a conduta prevista no artigo 16 como insuscetvel de liberdade provisria. 4. O ESTATUTO DO DESARMAMENTO LEI 10.826/03 A Lei 10.826, denominada de Estatuto do Desarmamento, entrou em vigor no dia 23 de dezembro de 2003, revogando a Lei 9.437/97, a qual havia institudo o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), bem como estabelecia condies para o registro e para o porte de arma de fogo, definia crimes e dava outras providncias. 17. O novo diploma legal, alm de regulamentar a posse, o porte e o comrcio de armas de fogo, acessrios e munies no territrio nacional, criou uma srie de crimes. Foi regulamentado pelo Decreto n. 5.123, que entrou em vigor em 02 de julho de 2004. O Estatuto, porm, manteve o Sinarm para que, no mbito da Polcia Federal, continuasse a fiscalizar os assuntos pertinentes circulao de armas de fogo, porm agora com os dispositivos especificados em lei prpria. O Sinarm, como descreve Csar da Silva, tem por finalidade manter cadastro geral, integrado e permanente das armas de fogo importadas, produzidas e vendidas no pas.
18

. Para cumprir seu papel, o Sinarm foi institudo no Ministrio da

Justia, sob responsabilidade da Polcia Federal, o qual tambm responsvel pela fiscalizao, controla e emisso de registros e portes de armas. No cadastro do Sinarm constam os registros das armas institucionais das Polcias Federal, Rodoviria Federal, Civis e dos rgos policiais da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, dos integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais e das Guardas Porturias, das Guardas Municipais e dos rgos pblicos no mencionados nos exemplos anteriores, cujos servidores tenham

16 17

Art. 21. Os crimes previstos nos artigos 16, 17 e 18 so insuscetveis de liberdade provisria. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Legislao Penal Especial. Volume 4. So Paulo: Saraiva, 2007 p. 428 18 SILVA, Csar Drio Mariano da. Estatuto do Desarmamento. Rio de Janeiro: Forense, 2007 p. 35

autorizao legal para portar arma de fogo em servio19, por exemplo, os oficiais de justia, integrantes dos quadros dos Tribunais de Justia dos Estados. 5. PROCEDIMENTOS NA FASE POLICIAL Os procedimentos que ocorrem na fase policial so o Inqurito Policial e o Auto de Priso em Flagrante, e so presididos pela Autoridade Policial, que somente o Delegado de Polcia Civil ou Federal.
20

Foram pesquisados somente os Autos de

Priso em Flagrante que ocorreram nos municpios que fazem parte da Comarca de Balnerio Piarras, sendo o prprio, e o municpio de Penha, que faz divisa com o este.
Nome C. S. G. G. S. L. I. G. A. S. S. C. F. E. B. P. G. C. L. C. T. E. F. R. S. L. T. L G. C. T. W. J. F. V. S. C. S. A. A. M. F. S. M. C. N. J. L. Artigo 14 APF/ Ano 14/04 Data 01/06/2004 Objeto Apreendido 01 revlver .32 com 06 munies .32 01 revlver .38 com 13 munies .38 01 revlver .38 com 06 munies .38 01 revlver .38 com 31 munies .38 01 revlver .32 e 06 munies .32 06 munies .32 02 espingardas e 01 munio 01 cartucho calibre .38

14 14 14 14 14 e 15 14 14

28/04 01/05 14/05 23/05 06/06 28/06 12/07

05/12/2004 01/01/2005 29/07/2005 30/12/2005 01/03/2006 17/12/2006 16/02/2007

14 14 14 12 12 14

19/07 46/07 55/07 07/08 09/08 10/08

08/04/2007 29/08/2007 09/10/2007 29/01/2008 06/02/2008 29/02/2008

01 revlver .38 e 06 munies .38 01 revlver .32 e 05 munies .32 01 revlver .38 e 04 munies .38 01 revlver .22 05 munies .32, 06 munies .38 e 22 munies .380 01 revlver .22, 02 munies .22 e 06 estojos .22

Total
19

14 APFs

Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.826.htm >. Acesso em 22 de maio de 2008. Constituio Federal Brasileira de 1988, artigo 144, 1, I e 4. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm >. Acesso em 22 de maio de 2008. Qual artigo???
20

Quadro 1: Autos de Priso em Flagrante Balnerio Piarras Fonte: Livro Auto de Priso em Flagrante n 02/2000. DPC Balnerio Piarras

Nome M. S. M. F. O. E. H. P. G. J. T. S. R. V. S. O. A. C. E. H. W. N. M. J. T. P. S. J. C. A. A. C. C. J. G. T. J. A. M. L. V. L. A. L. V. L.

Artigo 16 14 14 14 e 15 14 12 14 16 14 e 15 12

APF/ Ano 06/04 06/06 07/06 19/06 17/07 33/07 46/07 05/08 09/08 10/08

Data 15/02/2004 16/04/2006 24/04/2006 13/09/2006 15/03/2007 12/09/2007 11/12/2007 25/01/2008 12/01/2008 20/02/2008

16 12

11/08 16/08

22/02/2008 10/03/2008

Total Quadro 2: Autos de Priso em Flagrante Penha

12 APFs

Fonte: Livro Auto de Priso em Flagrante n 02/2000. DPMU Penha 6. PROCEDIMENTOS NA FASE JUDICIAL Passada a fase policial, onde o procedimento j foi remetido ao Frum da Comarca para que haja continuidade no processo, foram consultados todos os casos

relatados nos quadros 1 e 2, e em nenhum houve condenao dos rus por infrao aos artigos 12, 14 e 16 da Lei 10.826/03. Os casos em que os rus j foram julgados, estes restaram absolvidos dos crimes de posse e porte de arma de fogo. Nestes casos, alguns rus foram condenados por outros crimes que em concurso com os aqui estudados. Nos casos em que os rus cometeram somente os crimes elencados nos artigos 12, 14 e 16 da Lei 10.826/03, nenhum foi julgado, estando os processos em andamento na Justia. 21 8. CONSIDERAES FINAIS Aps o estudo realizado, inclusive com dados reais sobre os processos que tramitam no Frum da Comarca de Balnerio Piarras, chegou-se a concluso que, no mbito desta jurisdio, os crimes de porte e posse de arma de fogo nas duas modalidades so consideravelmente infringidos nestes dois municpios, porm a sociedade no obtm um respaldo do Poder Judicirio, podendo o motivo ser a morosidade da justia no Brasil, ou mesmo as vrias possibilidades que o ru de crime tem para atenuar sua situao perante o processo. Posto isto, resta observar que a Lei 10.826 de 2003, chamado Estatuto do Desarmamento, foi muito bem elaborada, compreendendo os crimes possveis relacionados a armas de fogo, porm a inaplicabilidade da lei perante as normas reguladores do Direito Penal brasileiro a tornam somente mais um bonito cdigo, tal qual o Estatuto da Criana e do Adolescente, que serve apenas para ser elogiado, porm sem aplicao real. A Lei 10.826/03 trata de matria penal, e assim escreve Paulo Queiroz A misso do Direito Penal a misso de todo o direito: possibilitar a vivncia social, assegurar nveis minimamente tolerveis de violncia, resolver, enfim, conflitos de interesses de modo pacfico, segundo normas e processo previamente conhecidos. 22.

Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina Comarca de Balnerio Piarras. Disponvel em < http://picarras.tj.sc.gov.br/cpopg/pcpo.jsp >Acesso em 22 de maio d e2008. 22 QUEIROZ, Paulo. Funes do Direito Penal Legitimao versus Deslegitimao do Sistema Penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005 p131

21

REFERNCIAS CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Legislao Penal Especial. Volume 4. So Paulo: Saraiva, 2007. Decreto 3.665/00. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/decreto/D3665.htm. Acesso em 19 de maio de 2008. JESUS, Damsio E. A Questo do Desarmamento. http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5209. Acesso em 20 de abril de 2008. Lei 3.688/41 Lei das Contravenes Penais. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del3688.htm. Acesso em 18 de maio de 2008. Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.826.htm >. Acesso em 22 de maio de 2008. Livro Auto de Priso em Flagrante n 02/2000. DPC Balnerio Piarras/SC. Livro Auto de Priso em Flagrante n 02/2000. DPMU Penha/SC. Marcelo Xavier de Freitas Crespo. Conceito de crime de menor potencial ofensivo e as Leis n 9.099/95, 10.259/01 e a novel 11.313/06. O fim da celeuma. http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8810. Acesso em 22 de maio de 2008. QUEIROZ, Paulo. Funes do Direito Penal Legitimao versus Deslegitimao do Sistema Penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. SILVA, Csar Drio Mariano da. Estatuto do Desarmamento. Rio de Janeiro: Forense, 2007. Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina Comarca de Balnerio Piarras. Disponvel em < http://picarras.tj.sc.gov.br/cpopg/pcpo.jsp >Acesso em 22 de maio de 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen