Sie sind auf Seite 1von 13

FACULDADE ATENEU ESPECIALIZAO LATO SENSU

DIREITO PBLICO E PRIVADO TURMA VI

O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA E SUA NORMATIVIDADE

Aluno: Anderson Dias do Prado Fortaleza Cear Maio 2011


O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA E SUA NORMATIVIDADE

Aluno: Anderson Dias do Prado1 Orientador: Prof. Afonso Paulo A. de Mendona

RESUMO Vivemos uma poca em que alguns propalam a ideia de que a reao adequada epidemia de violncia ser pelo aumento da represso estatal, isto , com um Estado empreendedor de poltica de mxima interveno penal sobre os autores da violncia. Apartado desse entendimento esto os que entendem que o aparelho repressor do Estado, representado pela legislao, agentes pblicos e sistema prisional, j vem agindo dentro de uma tica de alta represso e que isto no vem dando resposta epidemia de violncia, haja vista que a poltica criminal herdada possui diversas imperfeies, dentre elas a abordagem da questo penal com traos arcaicos, criminalizando frequentemente toda sorte de insignificncias para passar a falsa impresso de segurana jurdica.

PALAVRAS-CHAVE: Princpio da Insignificncia; Direito Constitucional; Direito Penal.

ABSTRACT We live in a time when some disseminates the idea that the proper response to the epidemic of violence is the increase in state repression, that is, a state enterprise policy of maximum criminal intervention on the perpetrators of violence. Separate this understanding are those who believe that the repressive apparatus of the state, represented by the law, public officials and prison system had already been acting in an optical high-crackdown and that not responding to the epidemic of violence, given that criminal policy has inherited several flaws, among them the penal approach to the issue with archaic features, often criminalizing all sorts of trivia to pass the false sense of security law.

KEYWORDS: Principle of Insignificance; Constitutional Law; Criminal Law.

1. INTRODUO

11.Servidor Pblico. Especializando em Direito Pblico e Privado pela Faculdade Ateneu - FATE.

Este artigo pretende abordar o tema princpio da insignificncia e sua normatividade, enfocando o dito princpio como critrio de direo na elaborao e aplicao das regras jurdicas, bem como reconhecendo ao princpio da insignificncia a sua carga normativa, isto , seu carter vinculante. Fruto da dogmtica jurdica, o princpio da insignificncia est refletido, mesmo que implicitamente, nos princpios constitucionais penais que so a expresso viva da opo ideolgica democrtica e humanista da nossa atual carta poltica, a Constituio Federal de 1988, denominada na doutrina de Constituio Cidad. A Constituio Federal e as regras jurdicas infraconstitucionais so interpretadas pelo crivo da Constituio cidad e assim inaugura-se o que atualmente chamamos de direito penal constitucionalizado, um direito que penal, mas no v somente a lei, mas sim e principalmente a Constituio. Porm, alguns mais aligeirados, alegando o atual contexto de epidemia da violncia urbana, defendem o entendimento de que a aplicao da interpretao do direito penal com enfoque constitucional serviria apenas para alimentar a impunidade, o que totalmente desarrazovel. A tese do movimento lei e ordem defende esse discurso e inclusive propugna pelo recrudescimento das penas, em especial das penas relativas aos crimes contra o patrimnio e contra as pessoas que possuem patrimnio. Esse discurso reflete pretensamente a ideia de proteo de todos, mas finaliza-se com a punio de apenas alguns seres humanos, notadamente os de poucos recursos patrimoniais, os quais, na maioria das vezes, so presos em flagrante delito por crimes insignificantes, o que de acordo com a teoria da tipicidade conglobante de Zaffaroni2 configuraria situao de atipia material e no ensejaria nem mesmo a tipicidade do fato. Encerrando esta introduo reconhecemos ser o tema polmico por excelncia e inclusive alvo de debate nas mdias de massa, em face, principalmente, da frequente repetio de casos em que falta uma resposta estatal de ndole constitucional quanto aos delitos de contedo insignificante e cito um desses casos mencionando o programa da TV CULTURA, chamado DOCTV, exibido no dia 12/03/2010, que narra histria de trs mulheres, uma delas, Maria Aparecida de Matos, 24 anos, a qual ficou presa durante um ano pela tentativa de furto de um xampu e um condicionador, crime insignificante praticado contra uma farmcia.

22Zaffaroni, Eugenio Ral; Batista Nilo. Direito penal brasileiro. 2. Ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

2. A NATUREZA JURDICA DOS PRINCPIOS NA TEORIA DO DIREITO Os princpios jurdicos expressam no tempo a cultura sociojurdica de uma sociedade, desta forma constituem o contedo principial integrado pelos valores superiores aceitos como verdadeiros no seio social. Do latim principium, que significa origem, os princpios so os fundamentos do ordenamento jurdico reveladores do direito pressuposto que convive com o direito posto, isto , positivado. Em razo de ser o ncleo do ordenamento jurdico, os princpios esto no pice da pirmide normativa de onde exercem a funo de norma normarum, isto , de fonte das fontes, maneira pela qual confere estrutura lgica ao sistema jurdico. Melhor explicando, os princpios atuam como critrios de direo na elaborao e aplicao das regras jurdicas, porque as antecedem e revelam os seus mandamentos: regras jurdicas postas, princpios, regras, que os seguem ou deveriam seguir. Isto ocorre dado o carter transcendental, superior e vinculante dos princpios, entendimento defendido pela corrente ps-positivista. Apesar do entendimento mencionado, alguns juristas questionam a normatividade dos princpios, precisamente os adeptos da corrente negativista, os quais alegam o suposto grau de vagueza dos enunciados principiais como impeditivo desse reconhecimento, condio que segundo eles no permitiria a qualificao como norma jurdica. Felizmente hoje, esse entendimento no majoritrio na doutrina. O desenvolvimento do pensamento jurdico, por meio de jusfilsofos possibilitou o aprimoramento de mtodo que inicialmente, na corrente jusnaturalista, entendia os princpios apenas como uma ideia de justia; em seguida, numa fase intermediria, a corrente juspositivista entendeu que os princpios seriam normas subsidirias de carter supletivo; por derradeiro surgiu a corrente ps-positivista, a qual compreendeu os princpios como expresso legtima de norma jurdica superior e independente. O ps-positivismo, surgido nas ltimas dcadas do sculo passado, compreende os princpios como mandamentos detentores de hegemonia-normativa e que estariam inclusive positivados nas Constituies e legislao infraconstitucional. Segundo Crisafulli3:
Princpio , com efeito, toda norma jurdica, enquanto considerada determinante de uma ou de muitas outras subordinadas, que a pressupem, 33CRISAFULLI, Vezio apud Bonavides, Paulo. In: Curso de direito constitucional, 1994. p. 230.

desenvolvendo e especificando ulteriormente o preceito em direes mais particulares (menos gerais), das quais determinam, e portanto, resumem, potencialmente, o contedo: sejam, pois, estas efetivamente postas, sejam, ao contrrio, apenas dedutveis do respectivo princpio geral que as contm.

Se imiscuindo nesse entendimento, que casa com o nosso pensar, o princpio norma jurdica e ainda determina o contedo das normas jurdicas subordinadas de direito posto, haja vista que os princpios representam o direito pressuposto. As ditas normas jurdicas subordinadas especificam o preceito principial em direes mais particulares (menos gerais), enquanto os princpios so as verdadeiras normas jurdicas superiores, com carter normativo e vinculante. As regras jurdicas postas no podem contrariar os princpios sob pena de colocarem em risco a lgica e a racionalidade do sistema normativo. H ainda uma questo doutrinria abordando o aspecto estrutural dos princpios relacionada situao de que supostamente no corresponderiam estrutura das normas jurdicas e que desta forma no estariam habilitados a terem normatividade. Eros Grau4 preleciona:
A norma jurdica (proposio jurdica) dotada de uma estrutura peculiar: representa determinada situao objetiva, hipottica (tatbestand, hiptese, pressuposto de fato, facti species) qual esto ligadas certas consequncias prticas, ou seja, os efeitos jurdicos por ela prescritos (rechtsfolge, estatuio, injuno). A noma jurdica prescreve os efeitos enunciados na estatuio ou injuno em relao situao objetiva que prev possa a vir a se verificar, desde que ela se verifique. Por isso dotada de carter logicamente hipottico: enuncia hiptese que produz consequncias jurdicas. O carter formal das proposies jurdicas expresso na conexo entre uma hiptese e uma estatuio de consequncia jurdica.

Aproveitando o exposto pelo dileto professor, entendemos que as normas jurdicas possuem enunciados prescritivos; nenhuma dvida quanto esta assertiva, porm, falta uma pergunta: qual seria o tipo de enunciado dos princpios? A nosso ver so enunciados descritivos suficientes a sua caracterizao como norma jurdica, o detalhe que so enunciados indeterminados, a promoverem uma estatuio implcita, no se referindo a uma situao objetiva, o que em nossa opinio no representa uma bice para o reconhecimento da natureza de norma jurdica aos princpios. Inclusive podemos mencionar caso no qual a norma jurdica abandona o padro prescritivo e adota o enunciado descritivo, prprio dos princpios, exemplificando o art. 22, I, CF/88, que dispe ser competncia privativa da Unio legislar sobre direito civil. O dispositivo enuncia que se o Estado-Membro, Distrito Federal ou Municpio legislar
44GRAU, Eros Roberto. A ordem Econmica na Constituio de 1988. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 1997.

sobre direito civil, esta legislao ser invlida, ao passo que se o fizer a Unio, a legislao ser vlida. Isto claramente um enunciado descritivo, o que no retira da norma jurdica constitucional o seu carter normativo, portanto entendemos que se a norma jurdica no perde sua normatividade quando apresenta enunciado descritivo, da mesma forma o princpio no tem sua normatividade prejudicada por possuir esta caracterstica. Assim o enunciado principial pode ter fora normativa, pois o seu enunciado descritivo por vezes tambm usado pela regra jurdica posta, alm do que francamente possvel a adequao do enunciado principial a frmula de linguagem lgica de Lourival Vilanova5: SE SE D UM FATO F QUALQUER, ENTO O SUJEITO S, DEVE (FAZER, OMITIR) CONDUTA C ANTE OUTRO SUJEITO S. 3. OS PRINCPOS CONSTITUCIONAIS COMO BASE DO DIREITO PENAL CONSTITUCIONALIZADO O direito penal fortemente influenciado pelo direito constitucional, entendimento facilmente constatvel pela leitura do art. 5, da CF/88, onde so elencados vrios princpios explcitos de ordem penal. A normatividade potencial e latente dos princpios jurdicos determina que toda norma penal que no observar ou se chocar com os princpios penais constitucionais dever ser considerada norma penal inconstitucional, sob pena de se violar o ideal de justia contido na carta magna de 1988. Esse relacionamento prximo coloca o direito constitucional como alicerce fundante do direito penal, que na ordem constitucional vigente somente poder ser concebido como um direito penal constitucionalizado, o qual visa garantir os direitos e liberdades fundamentais do cidado em face do poder punitivo estatal, ao garantir o jus puniendi somente para a tutela de bens jurdicos relevantes. 4. O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA COMO COROLRIO DO DIREITO PENAL CONSTITUCIONALIZADO O paradigma de Estado Democrtico e de Direito escolhido por nossa Carta Magna torna o direito penal brasileiro um direito penal de interveno mnima, subsidirio e fragmentrio, vale dizer, um direito penal que s se interessa por fatos que

55VILANOVA, Lourival. As estruturas lgicas e o sistema de direito positivo. So Paulo: RT, 1977. P.51.

lesionam o bem jurdico tutelado de forma relevante, nica razo para justificar o acionamento da mquina repressora estatal. Essa ideia parte de uma premissa, a de que o legislador (no momento da formulao da lei penal) pode falhar, pois neste instante se persegue o fim de se criar uma lei penal geral e abstrata, a qual poder formalmente abranger condutas sem relevncia penal. Na introduo deste trabalho, no caso l exposto, uma mulher de 24 anos furtou de uma farmcia um xampu e um condicionador para cabelo, tendo ficado presa por um ano pelo cometimento da infrao; se tivesse sido interpretada a lei penal pelo vis do direito penal constitucionalizado, o crime no existiria por atipia, no entanto, no caso em tela, prevaleceu a interpretao que privilegiou a tipicidade formal que se mostra desarrazoada pela falta de sintonia com o sentimento de justia que encontra abrigo na Carta Magna, haja vista ser desproporcional a punio frente lesividade da conduta. Para elidir essa situao foi criado pela dogmtica jurdica, num exerccio secular, o princpio da insignificncia; consoante a corrente majoritria, este iniciou-se no direito romano e tornou-se atualmente verdadeiro mandamento de direito pressuposto implcito, o qual interpreta a ao delituosa segundo um juzo de desvalor da conduta e do resultado, para assim avaliar a lesividade e periculosidade social do ato praticado, donde somente se configura o crime quando verificada a tipicidade material, isto , a tipicidade constitucional. Segundo a tipicidade material, a conduta praticada, para ser considerada crime, ter que lesionar o bem jurdico tutelado de forma a ocasionar um dano social ou uma periculosidade social. Portanto, o princpio da insignificncia em material penal afasta do mbito da lei penal as condutas formalmente tpicas que no causam dano social ao bem jurdico tutelado. Como j fora dito, apesar de no ser algo novo no mundo jurdico, no existe um conceito para o princpio da insignificncia, no entanto, a doutrina e a jurisprudncia tem cumprido a contento a tarefa de defini-lo, atravs de definies objetivas que afastam a falta de conceito dogmtico. Desta forma o princpio da insignificncia pode ser encontrado no enunciado nullum crimen sine injuria e entendido como o princpio de direito penal que interpreta restritivamente o tipo penal para afastar a incidncia da lei penal sobre a conduta que demonstra nfimo grau de lesividade contra o bem jurdico tutelado.

Quanto natureza do princpio da insignificncia, entendemos que consiste em autntico princpio jurdico decorrente de concepo garantista do direito penal moderno, o qual busca preservar os valores mximos de um Estado Democrtico e de Direito, como o Estado Brasileiro; dentre esses direitos podemos citar o direito vida e o direito liberdade. Convm lembrar que o princpio da insignificncia tambm pode atuar no caso concreto em contraponto a outros princpios, ocasio na qual se faz uso do critrio de coliso de princpios para se verificar a precedncia da insignificncia em face das condies ftica e jurdicas, por exemplo temos o direito de liberdade versus direito de propriedade, onde a insignificncia prevalecer caso se demonstre que a ao tpica praticada penalmente no relevante em relao ao bem jurdico atacado, assim o princpio da insignificncia protege a liberdade individual contra a severidade e rigorismo da lei penal que protege o patrimnio. Essas aplicaes do princpio da insignificncia ocorrem apesar de ser ele um princpio implcito, pois no est expresso na nossa Carta Magna, seu sentido deduzido do significado jurdico da complementariedade dos outros princpios penais explcitos. Seu reconhecimento pode ser alcanado ao complementar-se o princpio da dignidade da pessoa humana e o princpio da legalidade, no sentido de justificar-se a aplicao ou no da lei penal. Assim, a conjugao desses princpios na determinao, justificao e proporcionalidade da sano punitiva revela o princpio da insignificncia em matria penal, que vem a lume para afastar do mbito do direito penal as condutas penalmente no relevantes, como meio de proteger o direito de liberdade e igualdade estatudas na Constituio vigente. Queremos dizer tambm que a aplicao do princpio da insignificncia na soluo de casos concretos no consiste em deixar de aplicar a lei penal, mas aplic-la corretamente, por meio de uma interpretao baseada em critrios de equidade e razoabilidade para alcanar-se a realizao material do valor justia. Por ocasio do surgimento da lei dos juizados especiais levantou-se a possibilidade de excluso do princpio da insignificncia, o que , ao nosso sentir, um erro, pois no h uma equiparao pela lei das infraes de menor potencial ofensivo e os crimes de bagatela, alm de ser o princpio da insignificncia uma tcnica de despenalizao de natureza distinta da lei dos juizados especiais, que tem natureza processual.

A infrao penal de menor potencial ofensivo atualmente aquela na qual a pena mxima no ultrapassa dois anos, por outro lado o crime de bagatela seria um nocrime, pela existncia de uma atipia material. A infrao penal de menor potencial ofensivo uma soluo processual que procura resolver os delitos de pequena ofensividade por meio de um rito clere e simplificado, enquanto que o princpio da insignificncia uma soluo penal de natureza material para resolver a problemtica dos delitos bagatelares. 5. A TIPICIDADE MATERIAL COMO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA LGICA DEFINIDORA DO

O tipo penal o conjunto de todos os requisitos que fundamentam o crime e a tipicidade a qualidade daquilo que tpico. A expresso tipicidade material foi cunhada pelo professor Luiz Flvio Gomes, o qual aproveita o estudo j existente de Zaffaroni, quando este conceitua o que seria a tipicidade conglobante. Portanto, segundo o aludido professor Luiz Flvio Gomes6, a tipicidade material seria o elemento que somado a tipicidade formal constituiria a tipicidade penal. A tipicidade material, no entendimento do mesmo, o contedo do crime sob o ngulo constitucional, no qual se avalia a leso ou perigo de leso a bem jurdico tutelado de conformidade com os valores intudos e deduzidos da Carta Magna, utilizando-se de critrios objetivos que em determinados casos caracteriza a insignificncia frente a uma conduta formalmente tpica, enquanto a tipicidade formal o simples ajuste do fato sob anlise diante da lei penal prevista. Para se caracterizar a insignificncia parte-se de dois juzos, um sobre a desaprovao da conduta e o outro sobre a desaprovao do resultado, no sendo necessria a concomitncia. A insignificncia da conduta decorre da ausncia de periculosidade social, da falta de reprovabilidade da conduta e de sua mnima idoneidade, enquanto a insignificncia do resultado verifica-se quando se est diante de fato formalmente tpico, o qual no constitui ataque grave ao bem jurdico tutelado a justificar a incidncia do direito penal. 6. OS FUNDAMENTOS JURDICOS DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

66GOMES, Luiz Flvio. Princpio da Insignificncia e outras excludentes de tipicidade. 2 ed. So Paulo: RT, 2010.

A Constituio Federal de 1988 eleva a dignidade da pessoa humana, a igualdade e a liberdade a valores supremos da ordem constitucional, condicionantes ao hermeneuta inteligente que facilmente poder vislumbrar no seu texto o princpio implcito da insignificncia, o qual tambm extrado dos demais princpios penais constitucionais. Ainda sob esse ngulo reforamos que o princpio da insignificncia fundamenta-se nos princpios da fragmentariedade e proporcionalidade do direito penal, arcabouo importante na materializao dos valores que podem manter ntegro o modelo de sistema penal garantista proposto pela Carta Magna. 7. O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA COMO NORMA DE DECISO O princpio da insignificncia, da mesma forma que os demais princpios implcitos, necessita ser concretizado em forma de norma deciso que realizar sua validade e o positivar; isto pode ocorrer por ato de qualquer um dos poderes do Estado, leia-se, Executivo, Legislativo ou Judicirio. Podemos exemplificar como concreo do legislativo o disposto no art. 59, caput, do Cdigo Penal, que permite deixar de aplicar a pena se o fato no for considerado crime. Podemos ainda citar como manifestao do princpio da insignificncia por criao legislativa alguns tipos penais privilegiados da parte especial do Cdigo Penal, sendo flagrante sua adoo no art. 180, 5, do CP, alm do legislador castrense, quando inseriu alguns tipos penais privilegiados no Cdigo Penal Militar, de sorte que possvel desclassificar o tipo penal militar para a mera infrao disciplinar, quando constatada sua nfima lesividade. Quanto concreo judicial esta de enorme relevncia para o princpio da insignificncia em matria penal, pois o Judicirio, por meio de suas decises, traz a lume o princpio resgatado da ordem jurdica pressuposta e reconhece sua normatividade concreta para permitir sua invocao na soluo de casos colocados a exame do Juiz ou Tribunal. Quanto concreo administrativa esta ocorre quando o Ministrio Pblico desiste de oferecer denncia e requer o arquivamento do inqurito policial em razo de ter constatado que a conduta tpica realizada no lesionou materialmente o bem jurdico tutelado, ao consistir o fato sob anlise um fato penal irrelevante, devendo o representante do Ministrio Pblico requerer o arquivamento do inqurito policial autoridade judiciria conforme art. 28 do Cdigo de Processo Penal, uma vez que no h crime a ser denunciado.

8. APLICABILIDADE DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA PELO DELEGADO DE POLCIA A pergunta que se faz atualmente na comunidade jurdica que trabalha com o direito positivo nacional se a autoridade policial judiciria teria a possibilidade de decidir sobre um fato criminal de contedo insignificante. Comearemos assentando o entendimento de que a autoridade policial pode aplicar em procedimento administrativo o princpio da insignificncia, porque isto no culminaria com a prtica do crime de usurpao de funo pblica pela autoridade policial, conduta dolosa tipificada no art. 328 do Cdigo Penal, uma vez que a funo pblica de decidir natural do magistrado e dependeria da existncia de um processo judicial, o que no ocorre com o inqurito policial que procedimento administrativo. A determinao legal quanto ao ofcio de delegado de polcia , conforme art. 6 do Cdigo de Processo Penal (Decreto Lei n 3.689/1941), dirigir-se ao local do evento delituoso, apreender os objetos que tiverem relao com o fato, colher provas para o esclarecimento da autoria etc., tudo com o fim primordial de registrar o acontecimento e assim fazer uso do poder discricionrio inerente ao cargo pblico que ocupa para cumprir a misso de investigar a autoria e materialidade dos crimes sob sua atribuio de apurao. Este o seu desiderato maior, investigar a autoria e a materialidade dos crimes tpicos, o que no afasta a possibilidade, por exemplo, dessa mesma autoridade policial, ao receber uma ocorrncia de flagrante de crime com contedo insignificante, aplicar o princpio da insignificncia, haja vista que se o delegado de polcia pode interpretar que determinada conduta delituosa, tambm poder o menos, isto , interpretar que determinada conduta no delituosa por ser insignificante. No caso do delegado de polcia interpretar que a conduta no crime por ser insignificante e tomar as providncias cabveis quanto reduo a termo das declaraes de condutor, testemunhas, vtima e conduzido, ser sua opo hermenutica plenamente respaldada pela Constituio Federal de 1988 que a nosso ver tem condio de superioridade e influncia sobre todo o arcabouo normativo ptrio, dado o seu carter garantista que se expressa e se determina a partir de suas clusulas fundantes, apontadas inclusive no seu artigo primeiro que impe especial observncia dos valores da cidadania e da dignidade da pessoa humana. Em face dessa realidade constitucional sugerimos a impossibilidade de priso em flagrante delito de crime insignificante, pois neste caso estaria o delegado de polcia,

ao lavrar o referido auto de priso, praticando ato administrativo no contra uma lei ordinria, mas contra a lei mxima, a Constituio da Repblica. Como aceitar que algum seja preso em flagrante, se juridicamente estamos diante de uma pena antecipada sem o devido processo legal e mais ainda, estamos diante de pena cautelar onde o prisioneiro cometeu ato que poder ser interpretado como penalmente atpico. Portanto, caso seja lavrado indevidamente o inqurito policial por meio de auto de priso, este procedimento, por si prprio, ser o maior revelador de que dele nenhum processo penal poder ser extrado, em face da incidncia do princpio da insignificncia. 9. CONSIDERAES FINAIS O princpio da insignificncia um instrumento da dogmtica jurdica disposio dos julgadores e demais operadores do direito que podem, por meio dele, interpretar o fato sob o foco material, num processo de hermenutica que caminha para o inevitvel direito penal mnimo, no qual a aplicao do instituto da pena segue o interesse social, tendo em vista que o problema do direito penal hoje muito mais uma questo social do que segurana pblica. De tudo que foi exposto conclumos que o exerccio da hermenutica constitucional , nos dias atuais, um imperativo para os julgadores e demais operadores do direito, sendo instrumento para avaliao dos critrios que possam justificar a aplicao do princpio da insignificncia, donde deveremos separar a moral do direito, para interpretar restritivamente o fato concreto, impedindo assim que se criminalizem condutas apenas moralmente reprovveis. Por derradeiro, dizemos, fujam do formalismo positivista de KELSEN e faam a interpretao constitucional do direito penal com a valorao correta dos bens tutelados pela sociedade na nossa Carta Magna. 10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 24. ed. So Paulo: Malheiros, 2009. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Vade Mecum Saraiva, 7. ed. atual. e ampl., 2009. ________. Cdigo Penal. So Paulo: Vade Mecum Saraiva, 7. ed. atual. e ampl., 2009.

________. Cdigo de Processo Penal. So Paulo: Vade Mecum Saraiva, 7. ed. atual. e ampl., 2009. GOMES, Luiz Flvio. Princpio da insignificncia e outras excludentes de tipicidade. 2. ed. So Paulo: RT, 2010. GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na Constituio de 1988. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 1997. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. VILANOVA, Lourival. As estruturas lgicas e o sistema de direito positivo. So Paulo: RT, 1977. SILVA, Ivan Luiz da. Princpio da insignificncia no direito penal. 1. ed. Curitiba: Juru, 2004. ZAFFARONI, Eugnio Ral; BATISTA, Nilo. Direito Penal Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen