Sie sind auf Seite 1von 11

Apostila A Reforma Ortogrfica

SUMRIO
Introduo.....................................................................................................................2 O Novo Alfabeto............................................................................................................2 Regras de acentuao o que mudou .........................................................................2 O Acento Agudo............................................................................................................2 O Acento Circunflexo ....................................................................................................2 O Acento Diferencial .....................................................................................................2 O Trema........................................................................................................................2 O Sinal Hfen O que Mudou .......................................................................................2 O Hfen .........................................................................................................................2

Grupo webAula Educao sem fronteiras


2 de11

Introduo
A ortografia a maneira de representar as palavras por meio da escrita. Aquele que acredita na importncia das regras ortogrficas busca o desejo de ser eficaz na comunicao de seus textos e preocupa-se de fato com o interlocutor que ler suas mensagens. O acordo ortogrfico da lngua portuguesa um passo em direo tencionada unificao ortogrfica nos pases que tm a lngua portuguesa como idioma oficial. A lngua portuguesa falada por cerca de 220 milhes de pessoas em todo o mundo aproximadamente 190 milhes no Brasil. (HENRIQUES, 2009, p.8)

Quanto aceitabilidade dessa mudana na nossa ortografia, sempre haver quem no concorde com um detalhe ou outro. Como, por exemplo, achar que o acento ou a falta dele em uma determinada palavra parece-nos um tanto estranha, ou mesmo sem propsito; que certa grafia ficou aceitvel ou no; ou ainda, que o processo de hifenizao ficou insatisfatrio. Claro que todos ns temos o direito de opinar sobre a nossa lngua, mas o fato que a mudana est a, ou melhor, aqui entre ns e precisamos, aos poucos, nos adaptarmos a ela. Por falar em adaptao, as pessoas tero do dia 01/12 deste ano at o dia 31/12 do ano de 2012 para se adequarem nova ortografia. Ser um tempo que teremos para sanar dvidas sobre esse processo de transio da norma ortogrfica atual para a nova. Veja o pargrafo que consta no decreto N 6.583, de 29 de setembro de 2008, sobre esse assunto: Pargrafo nico. A implementao do Acordo obedecer ao perodo de transio de 1 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistiro a norma ortogrfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida. (citado por HENRIQUES, 2008) A inteno do acordo facilitar o processo de intercmbio cultural e cientfico entre as naes e ampliar a divulgao do idioma e da literatura em lngua portuguesa, pois as diferenas entre as grafias dificultam muito a difuso da lngua. (HENRIQUEZ, 2008, P.8 ).

Grupo webAula Educao sem fronteiras


3 de11

O Novo Alfabeto
O alfabeto da lngua portuguesa ser formado por vinte e seis letras, ou seja, alm das atuais, sero incorporadas oficialmente as letras K,W e Y, veja: Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

As letras K, W e L usam-se nos seguintes casos: 1) Na escrita de smbolos, siglas e em palavras adotadas com unidades de medida de uso internacional: Km (quilmetro), Kg (quilograma), TWA, KLM, W (watt), K (potssio), yd (jarda). 2) Na escrita de palavras e nomes estrangeiros e seus derivados: playboy, show, kung fu, yang, William, Darwin, Taylor, Kaiser, etc.

Grupo webAula Educao sem fronteiras


4 de11

Regras de acentuao o que mudou


O Acento Agudo

O acento agudo NO existir mais em trs casos: 1) Nos ditongos abertos representados por ei e oi da slaba tnica das palavras paroxtonas. Lembre-se: as palavras paroxtonas so aquelas cuja slaba pronunciada com mais intensidade a penltima! Obs.: Ditongo o encontro de duas vogais proferidas em uma s slaba. Exemplos:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR assemblia idia jibia platia jia herico estria

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA assembleia ideia jiboia plateia joia heroico estreia

Ateno! No podemos confundir essa regra com as palavras oxtonas terminadas em is, u, us, i, is que levam acento agudo. Exemplos: anis, di, mi, papis, heri, trofu, cu, etc. 2) Nas palavras paroxtonas grafadas com as vogais i e u tnicas quando elas esto precedidas de ditongo. Veja:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR bocaiva

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA bocaiuva

Grupo webAula Educao sem fronteiras


5 de11

baica boino feira baica

baiuca boiuno feiura baiuca

Ateno! Se a palavra for oxtona e as vogais tnicas grafadas em i e u, precedidas de ditongo em posio final, ela leva acento agudo. Exemplos: Piau, tuiui, tei, etc. Lembre-se que as palavras oxtonas so aquelas cuja slaba pronunciada com mais intensidade a ltima. 3) Nas formas verbais que possuem o u tnico precedido das letras g ou q e seguidas de e ou i. Veja:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR argis argem redargem redargeis apazige argem

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA arguis arguem redarguem redargueis apazigue arguem

O Acento Circunflexo
O acento circunflexo no se usar mais nos seguintes casos: 1) Nas formas verbais paroxtonas com terminao eem da 3 pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos: crer, dar, ler, ver e seus derivados.

Grupo webAula Educao sem fronteiras


6 de11

Exemplos:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR DERIVADOS

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA DERIVADOS Eles descreem Eles desdeem Eles releem Eles reveem

Eles crem Eles dem Eles lem Eles vem

Eles creem Eles deem Eles leem Eles veem

Eles descrem Eles desdem Eles relem Eles revem

Ateno! Os verbos ter e vir e seus derivados prevalecem com o acento na 3 pessoa do plural. Exemplos: Eles tm / Eles vm (3 pessoa do singular do presente do indicativo) para se distinguir de Ele tem / Ele vem ( 3 pessoa do singular do presente do indicativo ou 2 pessoa do singular do imperativo). Da mesma forma acontece com as formas compostas: Eles entretm Ele entretm Eles abstm Ele abstm Eles advm Ele advm Eles contm Ele contm Eles convm Ele convm Eles detm Ele detm Eles intervm Ele intervm Eles mantm Ele mantm Eles obtm Ele obtm Eles provm Ele provm Eles sobrevm Ele sobrevm

2) Em palavras terminadas em hiato oo (vogal tnica fechada) Exemplos:

FLEXES DE:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA

voar enjoar povoar

vo enjo povo

voo enjoo povoo

Grupo webAula Educao sem fronteiras


7 de11

magoar perdoar zoar coar

mago perdo Zo Co

magoo perdoo zoo coo

Lembre-se: hiato a sequncia de duas vogais que pertencem a slabas diferentes.

O Acento Diferencial
Deixam de se distinguirem pelo acento grfico, quer seja o acento agudo ou o circunflexo, as palavras paroxtonas com a vogal tnica aberta ou fechada. So as palavras homgrafas. Voc sabe o que quer dizer homgrafo? So vocbulos que tm a mesma grafia, mas significaes diferentes. Veja quais so essas palavras: para () flexo do verbo parar para preposio pela (s) () flexo do verbo pelar pela (s) combinao da preposio per + o artigo la(s). pelo () flexo do verbo pelar pelo (s) () substantivo pelo (combinao da preposio per + artigo lo(s). pera () substantivo fruta pera () substantivo arcaico- pedra pera (preposio arcaica) Perceba que a diferena de uma para outra no ser mais dada pela grafia, e sim pelo sentido na frase: Ele no para de estudar. A pera estava muito madura. O pelo do meu cachorro muito macio. Pelo que vejo, ele no viajar mais. Ateno! Continua assinalando obrigatoriamente com acento circunflexo as seguintes palavras: Pde 3 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo distingue-se da correspondente forma pode presente do indicativo.

Grupo webAula Educao sem fronteiras


8 de11

Pr verbo distingue-se da correspondente forma por preposio.

O Trema
Desta vez, vamos falar de um sinal grfico que deixar de existir na lngua portuguesa: o trema. Ele utilizado sobre a letra u dos grupos que, qui, gue, gui. Porm, a pronncia das palavras continuar a mesma! Veja alguns exemplos:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR NA LNGUA PORTUGUESA lingista freqncia agentar tranqilo seqncia cinqenta

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA

linguista frequncia aguentar tranquilo sequncia cinquenta

Importante: o trema mantido apenas em nomes prprios de origem estrangeira e em seus derivados: Muller, hbneriano, Bndchen, etc.

O Sinal Hfen O que Mudou


O Hfen
NO se empregar o hfen nos seguintes casos: 1) Nas formaes em que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento comear pelas consoantes r ou s. Essas consoantes ento devero ser duplicadas, veja:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR anti-religioso anti-semita

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA antirreligioso antissemita

Grupo webAula Educao sem fronteiras


9 de11

10

auto-regulamentao anti-social extra-regular contra-senha ultra-sonografia auto-retrato neo-realismo ante-sala

autorregulamentao antissocial extrarregular contrassenha ultrassonografia autorretrato neorrealismo antessala

2) Nas formaes em que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento comear por uma vogal diferente. Veja:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR auto-escola extra-escolar auto-aprendizagem co-educao contra-indicao semi-aberto infra-estrutura intra-ocular ultra-elevado supra-ocular

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA autoescolo extraescolar autoaprendizagem coeducao contraindicao semiaberto infraestrutura intraocular ultraelevado supraocular

3) Nas palavras que perderam a noo de composio pelo uso. Exemplos:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR pra-brisa pra-choque manda-chuva

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA parabrisa parachoque mandachuva

Grupo webAula Educao sem fronteiras


10 de11

11

pra-quedas pra-vento pra-lama

paraquedas paravento paralama

Curiosidade: voc sabia que no portugus lusitano empregava-se o h inicial em palavras como: herva e hmido? Agora, com o acordo ortogrfico, ser eliminado o h dessas palavras como acontece no Brasil: erva, mido, entre outras. Isso porque o uso predominou e consagrou essa nova forma. H tambm o caso das palavras como aco, acto, adopo, ptimo, que passaro a ser grafadas: ao, ato, adoo e timo, como aqui no Brasil. Com o novo acordo, ser empregado o hfen no seguintes caso: 1) Nas formaes em que o prefixo terminar na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento. Veja:

FORMAS QUE DEIXARO DE EXISTIR micronibus microonda antiinflamatrio antiimperialista arquiinimigo

FORMAS DA NOVA ORTOGRAFIA micro-nibus micro-onda Anti-inflamatrio anti-imperialista arqui-inimigo

Importante! O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento mesmo se for iniciado pela mesma vogal o: coordenar, coobrigao, cooperar, coocupante, etc.

Lembre-se que no caso de os prefixos hiper-, inter- e super-, que terminam com consoante r, combinarem-se com elementos iniciados por consoante r tambm devero ser separados por hfen: inter-racial, hiper-requintado, super-resistente. Ateno! Nos demais casos, no se usa hfen: intermunicipal, hipermercado, superinteressante, superproteo, etc. O acordo ortogrfico restringe-se apenas lngua escrita, ou seja, no afeta a lngua falada.

Grupo webAula Educao sem fronteiras


11 de11

Das könnte Ihnen auch gefallen