Sie sind auf Seite 1von 8

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

Equipe Multiprofissional de Sade Health Multiprofessional Team Equipo Multiprofesional de la Salud

Fracasso escolar: uma patologia dos nossos tempos?


School-failure: a discase of our days? Fracaso escolar: una patologa de nuestros tiempos?
Raquel Diaz Degenszajn1, Deborah Patah Roz1, Lucimeire Kotsubo2
Servio de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da Criana da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. So Paulo, SP, Brasil

Resumo
Considerando a crescente demanda de atendimento psicolgico de crianas que apresentam problemas de aprendizagem, aborda-se o percurso de pesquisa e estudo de um grupo de psiclogos do Servio de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da Criana do HC-FMUSP, em torno do fracasso escolar. O entendimento do fracasso escolar, como um fenmeno de causas mltiplas, destacado como a revelao de um mal-estar prprio da atualidade ao serem abordados os determinantes histricos, sociais e econmicos. Por outro lado, o fracasso escolar analisado como manifestao de um sintoma da criana, que encaminhada pela escola, mdico ou famlia com uma demanda de cura. Algumas tcnicas psicolgicas e reeducativas so questionadas, propondo-se o mtodo psicanaltico para os casos em que o mecanismo de inibio para aprender se evidencia, em crianas neurticas. Descritores: Transtornos de aprendizagem, psicologia. Baixo rendimento escolar. Psicanlise.

Abstract
School-failure: a disease of our days? This paper approaches the increasing demand of children with learning disorders and concludes that it is related with multiple factors concerned to: 1) a symptom of discomfort pertaining to contemporanity and, in this way they have approached the historical, social and economic features related to the issue and, 2) as a symptom claimed by child that is refered from the school, the physician or the parents demanding healing. Excluding the situation raised in the context of school, a psychoanalytic approach was suggested when an inhibition to learn in neurotic children fits the diagnosis. Keywords: Learning disorders, psychology. Underachievment. Psychoanalysis.

1 2

Psicloga do Servio de Psiquiatria e Psicologia do ICr HCFMUSP Ex-psicloga do Servio de Psiquiatria e Psicologia do ICr HCFMUSP

106

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

Resumen
Fracaso escolar: una patologa de nuestros tiempos? A partir de la creciente demanda por atendimiento psicolgico de nios que presentan problemas de aprendizaje, se hace un relato del percurso de pesquisa de un grupo de psiclogos del Servicio de Psiquiatria y Psicologia del Instituto da Criana del Hospital das Clnicas de la Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, sobre el fracaso escolar. Fu posible llegar a la conclusin de que el fracaso escolar s un fenmeno con causas mltiples. El problema es presentado como la revelacin de um mal estar propio de la actualidad, al abordar los determinantes histricos, sociales y econmicos. Por otro lado, el fracaso escolar s analizado como la manifestacin de un sntoma del nio que s encaminado por la escuela, mdico o familia con un pedido de cura. Algunas tcnicas psicolgicas y reeducativas son cuestionadas, proponiendose el mtodo psicoanaltico para los casos en que mecanismos de inhibicin para aprender, sean evidenciados en nios neurticos. Palabras clave: Trastornos del aprendizaje, psicologa. Rendimiento escolar bajo. Psicoanalisis.

Introduo
O termo fracasso escolar foi adotado como uma referncia para organizar um grupo de pesquisa, composto por psiclogos do Servio de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da Criana do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (ICr HC-FMUSP), identificado com uma inquietao recorrente frente aos inmeros casos que chegam ao ambulatrio do Servio encaminhados pelo mdico ou pela escola com a queixa de problemas de aprendizagem ou de mau rendimento escolar. relevante destacar que, para este grupo de pesquisa, cuja orientao terica fundamenta-se na Psicanlise, o percurso de estudo e discusso de casos foi enriquecido pela interlocuo com outros saberes que tambm se ocupam deste problema, como a Psicologia Social, a Psicologia Escolar, a Neuropsicologia e a Psicopedagogia. A partir da crescente demanda que chega aos clnicos (pediatras, neurologistas, psiclogos e psiquiatras), seja nos ambulatrios pblicos, nas clnicas-escolas ou nos consultrios privados, lcito interrogar se o fracasso escolar pode ser considerado como uma patologia de nossa atualidade. So duas as vertentes que esta pergunta assume: por um lado, a revelao de um mal-estar associado a alguma caracterstica de nossa contemporaneidade e por outro, como uma doena propriamente dita, que se manifesta como um sintoma da criana que chega clnica.

Breve histrico
Inicialmente, cumpre estabelecer uma relao entre o que entendemos como um fracasso relativo escolarizao articulado ao nosso tempo atual. Cordi 1 (1996) situa o fracasso escolar como uma patologia recente, que s pde surgir com a instaurao da escolaridade obrigatria no fim do sculo XIX e tomou um lugar considervel nas preocupaes de nossos contemporneos em conseqncia de uma mudana radical da sociedade. Lajonquire 2 (1999) afirma que o verbete fracasso escolar no consta no famoso Dictionnaire de Pdagogie de Ferdinand Buisson, publicado em 1887, concluindo que plausvel que o sistema escolar tenha comeado a fraquejar s aps essa data que, por sinal, coincide com o esboo do processo de psicologizao do cotidiano escolar no mundo ocidental. Resumidamente, podemos marcar alguns pontos importantes neste percurso, utilizando Aris 3 (1981), como referncia. Segundo este autor, o interesse psicolgico e a preocupao moral em relao criana surgem entre os moralistas e os educadores do sculo XVII. A inteno de compreender mais e melhor a criana se alia ao projeto educacional de transform-la em um homem racional e cristo. A criana passa a ser inscrita em um discurso social em que predomina o conceito de disciplina, a racionalidade dos costumes, acrescida de um elemento novo, no sculo XVIII, representado pela preocupao com a higiene e a sade fsica.
107

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

Ainda com Aris 3, nota-se uma relao entre a durao da infncia e a escola. Durante muito tempo, a escola permaneceu indiferente repartio e distino das idades, pois seu objetivo essencial no era a educao da infncia. A escola medieval tinha como meta a instruo tcnica, acolhendo crianas, jovens e adultos, precoces ou atrasados, indistintamente. At o final do sculo XIX, a populao sem instruo tinha acesso a ofcios e trabalhos artesanais que garantiam o sustento econmico das famlias e que muitas vezes eram passados de gerao em gerao. evidente que o problema da escolaridade adquire um papel e uma funo bastante distinta em uma sociedade cada vez mais tecnicista. Nas ltimas dcadas, assistimos a imposio de uma nova e diferente realidade para a sobrevivncia econmica dos indivduos, forados a atualizaes constantes, graas aos progressos tcnicos e cientficos. Acrescenta-se, ainda, o problema crescente do desemprego que s piora as dificuldades de insero de indivduos excludos do processo de escolarizao. vlido afirmar, com Cordi 4 (1996), que ser bem-sucedido na escola ter a perspectiva de ter, mais tarde, uma bela situao, de ter acesso, portanto, ao consumo de bens. Significa tambm ser algum, ser considerado, respeitado. O sucesso, contraposto ao fracasso refere-se a um julgamento de valor, circunscrito pela funo de um ideal. Sabe-se que o sujeito se constitui, na medida em que constri ideais que lhe so apresentados ao longo de sua existncia, pela famlia, identificada e inserida em determinado contexto social. Admite-se que existem pontos vulnerveis na trama deste tecido social que cerca o sujeito, que podem originar uma rejeio escolar, por exemplo. Para tanto, reconhece-se que a este valor, tomado como um ideal, explicitado ou no pela famlia, ter-se- sempre, um sujeito que responde de maneira particular. Este sujeito pode, portanto, expressar seu curar articular a queixa de fracasso escolar, enunciada pelo mdico, escola ou famlia, o sintoma que o sujeito (no caso, a criana) produz e a funo dos psiclogos, frente a esta demanda de cura.
108

A queixa escolar
Segundo levantamento citado por Souza (1997) de pesquisa realizada em 1989 na regio Sudeste do Municpio de So Paulo, em oito Unidades Bsicas de Sade, foi obtido como resultado que 70% dos encaminhamentos feitos para atendimento psicolgico, na faixa etria de 5 e 14 anos, tinham como queixa problemas de escolarizao. Estas dificuldades foram identificadas como problemas de aprendizagem (50%) e problemas de comportamento (21%) na sala de aula e fora dela.
5

A experincia de atendimento no ambulatrio do Servio de Psiquiatria e Psicologia do ICr HCFMUSP corrobora este fato. Embora caracterizado como um Servio que acolhe as demandas internas do Instituto oriundas de especialidades mdicas, parte considervel das triagens refere-se a problemas escolares (segundo informaes colhidas entre os profissionais da equipe, j que o Servio no mensurou estatisticamente esta demanda). O interesse, portanto, validar a relevncia da constatao de um contingente significativo de queixa escolar nos atendimentos realizados pelos psiclogos. De acordo, ainda, com Souza 5 (1997), em relao tradio da psicologia brasileira, as explicaes psicolgicas para as dificuldades escolares consideram que muitas delas tornam-se evidentes no momento de ingresso da criana na escola tanto pelas habilidades psicomotoras que exige, quanto pela tarefa de adaptao a um ambiente novo, que difere profundamente do ambiente familiar. A criana seria portadora de dificuldades emocionais e conflitos internos que se revelam ao entrar em contato com um ambiente desafiador e hostil, como o escolar . Tem-se, desta forma, um predomnio do modelo clnico na abordagem dos distrbios escolares, como sugerem os trabalhos de Patto 6 (1990), Souza 7 (1991) e Machado 8 (1994), sem qualquer considerao ao que se passa na escola, como o mtodo pedaggico empregado, os problemas que se originam na relao professor-aluno, o histrico da vida escolar do aluno, entre outros aspectos. A utilizao da avaliao psicolgica

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

testes de nvel intelectual, de percepo visomotora e projetivos para explicar e atender a queixa escolar, duramente criticado pelas autoras, que apontam para o fato de que este mesmo procedimento costuma ser empregado para outros tipos de queixa trazidos para o psiclogo. Para entender o que sustenta esse tipo de prtica compreensiva e de atendimento queixa escolar, recorreu-se a Freller 9 (1993) que entrevistou psiclogos que atuam na rede pblica de sade em So Paulo, verificando a fora da crena de que as crianas encaminhadas sofrem as conseqncias da pobreza: apresentam deficit cognitivo, vm de famlias desestruturadas, so vtimas de carncia afetiva. Ou ainda, segundo pesquisa de Collares e Moyss 10 (1992), realizada a partir de entrevistas com professores e diretores da rede pblica em Campinas, SP, foi possvel constatar que 92% dos entrevistados acreditavam que o fracasso escolar deve-se a problemas emocionais ou neurolgicos das crianas e a totalidade afirmou que as dificuldades escolares tm como causas problemas biolgicos e de desnutrio. Com efeito, as pesquisas produzidas no Brasil at a dcada de 80 atribuam o fracasso na escolarizao a problemas nutricionais, cognitivos, afetivos, culturais, revelando o acirrado preconceito em relao s classes populares. Numa direo totalmente diversa, as pesquisas relativas vida diria escolar que utilizam a perspectiva etnogrfica, baseada numa leitura crtica da educao escolar buscam analisar os processos constitutivos das relaes de aprendizagem e das alteraes institucionais que do forma ao dia-a-dia da sala de aula e da escola. possvel afirmar, a partir destes trabalhos que muitos problemas de aprendizagem e de comportamento so produzidos na escola. Segundo Souza11 (1997), na escola tudo conspira para que professores e alunos vivam situaes dirias de descontentamento, perda de auto-estima, descrdito na prpria produo reduzindo, portanto, as possibilidades de reflexo em relao a essa realidade que aliena e impede de dar conta de um processo adequado de escolarizao. Novas propostas de ao tm sido deflagradas por psiclogos escolares baseadas na necessidade de convivncia com as pessoas envolvi-

das na vida diria escolar, estabelecendo espaos de expresso e reflexo com pais, crianas, professores e coordenadores. A participao e observao em salas de aula, salas de professores, reunies escolares, perodos de recreio, etc. permitem a reconstruo de uma histria escolar no-documentada. Esta convivncia tem permitido a explicitao das contradies presentes nas prticas e nos discursos educacionais: o questionamento de mitos como desnutrio e problemas emocionais como causadores do fracasso escolar, o esclarecimento da dinmica de produo desse fracasso, bem como o resgate de experincias bem-sucedidas no processo de escolarizao. Mais que uma prtica social altamente relevante expressa-se tambm uma ao poltica que visa implicar os envolvidos na questo de forma responsvel e conseqente. importante ressaltar a existncia de alguns dispositivos para o exerccio dessa prtica em nossa sociedade, como a formao de clnicas de apoio socializao e escolarizao (compostas por psiclogos, fonoaudilogos, psiquiatras, neuropediatras, psicanalistas, educadores, etc.) e iniciativas semelhantes j realizadas ou em projeto, no setor pblico, articulando sade e educao. Embora esta abordagem tenha constitudo-se em uma importante referncia para o encaminhamento de vrios casos recebidos no Servio de Psiquiatria e Psicologia do ICr HC-FMUSP, ainda resta explicitar o que pode ser delimitado para os casos em que se opta pela escuta psicanaltica, quando o fracasso escolar apresenta-se claramente como um sintoma da criana.

O fracasso escolar como um sintoma da criana


As crianas que fracassam na escola e que so encaminhadas para os psiclogos, via de regra, trazem consigo a suspeita de deficincias de uma ou vrias funes cognitivas (alterao da percepo das formas, distrbios de fala, distrbios da linguagem escrita e assim por diante). A proposta de mtodos reeducativos baseia-se no princpio do indivduo visto como um mosaico de funes das quais se deve restaurar aquela que se
109

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

encontra deficiente 12. Cumpre notar que essas tentativas no obtm, muitas vezes, o resultado esperado e freqentemente as crianas acabam sendo encaminhadas para a psicoterapia ou psicanlise, sob suspeita de algum bloqueio emocional, verbalizadas pelos profissionais como parece que ela no quer aprender, muito desatenta com as atividades formalizadas, embora parea inteligente, ela aprende algo, mas no dia seguinte, esquece tudo. Estas consideraes indicam que alguma coisa do sujeito impede que ele aprenda, como se houvesse uma fora contrria que neutraliza todas as alternativas externas que procuram trabalhar suas dificuldades. Por outro lado, tamanha resistncia aprendizagem tambm encontra na hiptese de debilidade mental uma possibilidade de justificar o fracasso e como conseqncia, o encaminhamento para aplicao de testes de nvel intelectual. Em outro trabalho 13, so discutidos amplamente os princpios que regem esse entendimento do sujeito avaliado e classificado por um QI qualquer. Ressalte-se, apenas, que esses testes no medem a inteligncia do indivduo, apenas localizam o nvel de performance relacionado s aquisies escolares da mdia das crianas da mesma idade. Trata-se de uma avaliao comparativa. Esta compreenso refere-se a uma psicologia que privilegia as funes (cognitivas, motoras, etc.) como se fossem autnomas, portanto passveis de serem restauradas e tm como premissa a noo de um sujeito unitrio, dono de si e de seus atos e livre em seus desejos e aspiraes. De forma distinta, compreende-se que o indivduo no se constitui enquanto unidade; para tanto, adotou-se o termo sujeito, que significa submetido, subordinado, neste caso, ao inconsciente. Pode-se definir, que o inconsciente se constitui a partir das palavras (marcas significantes) veiculadas pelo discurso familiar (representado pelos pais), sustentado por um desejo (sempre implicado nas relaes humanas). Neste sentido, para cada criana haver um lugar particular, anterior at mesmo ao seu nascimento, na histria da famlia, que engendrar o seu percurso. preciso que algum lugar simblico seja construdo pelo discurso parental, pois a criana
110

falada por aqueles que a cercam, inicialmente. A constituio subjetiva acontece, ento, em dois momentos: primeiramente, a criana surge de uma forma alienada, referenciada pelo que dizem dela (como ela , como deveria ser, com quem se parece e assim por diante). Em um segundo momento, ocorre a separao e a possibilidade de colocar-se como um sujeito que tambm deseja e se posiciona frente ao outro (onde a criana adquire um contorno prprio, fala e atua por si mesma). Entende-se, assim, que o sintoma que a criana produz o sinal de um mal-estar mais profundo, relacionado a um conflito inconsciente, portanto, desconhecido para o prprio sujeito. Pode-se afirmar que os casos de fracasso escolar pertinentes ao atendimento psicanaltico referem-se queles sujeitos que manifestam uma franca inibio intelectual decorrente de uma desordem neurtica, provocada por conflitos inconscientes. A criana se v impedida de aprender e progredir na escola, sem que possa explicar ou perceber a origem de tal dificuldade, freqentemente verbalizada como eu tento, mas no consigo, eu no tenho culpa, muito difcil, etc. Constata-se que a inibio da funo intelectual traduz um mecanismo original de onde provm uma parte significativa dos comportamentos de fracasso escolar. Diferentemente da noo de sintoma construda pelo discurso mdico, em psicanlise o sintoma visto como uma formao de compromisso, um arranjo relativamente satisfatrio entre diversas foras em jogo. Atravs do tratamento, permitimos que a criana expresse suas angstias por meio de relatos imaginrios, sob forma de argumentos dramticos (jogos, brincadeiras, desenhos, etc.), onde a escuta e as intervenes do analista permitem a simbolizao e conseqente elaborao de seus conflitos. Tome-se, para ilustrar, uma leitura possvel desta problemtica a partir da hiptese de Lacan14 (1991) sobre o aparecimento de sintomas na criana: o sintoma da criana se encontra em situao de responder ao que h de sintomtico na estrutura familiar. Nas histrias trazidas ao consultrio do Servio

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

de Psiquiatria e Psicologia do ICr HC-FMUSP bastante freqente encontrar-se o sintoma de dificuldades escolares articulado a uma srie de eventos marcados por uma relao de absoluta dependncia entre a me e a criana. Pode-se levantar a hiptese de que este filho subjugado ao desejo materno se encontra em posio de objeto destinado a satisfazer o outro. A partir do entendimento das categorias de demanda e desejo, reconhecese que aquilo que pedido pela me (estude, aprenda!) no corresponde necessariamente ao que desejado por ela, inconscientemente (no cresa, continue preso a mim). Ao produzir o sintoma, a criana estabelece uma aliana com o desejo da me, permitindo que esta exera sua onipotncia e domnio, mantendo-se tutelado por ela, protegido, ao mesmo tempo em que denuncia uma verdade sobre as foras em ao naquela estrutura familiar. Revelam-se as posies subjetivas dos envolvidos, inclusive a do pai, que ao invs de sustentar um corte na relao me-criana, colocando-se como um terceiro elemento, muitas vezes, abandona este par deriva, identificando-se com a situao de fracasso do filho, que refora mais ainda a sua impotncia. Esta breve considerao visa demonstrar o quanto a posio da criana frente ao saber, que o mundo escolar representa, articula-se forma como ela se encontra ligada a sua estrutura familiar. Sabe-se que na constituio do fracasso escolar subjaz um importante sofrimento psquico que incide sobre a criana e a sua famlia. Os pais, na maioria dos casos, ressentem-se com as dificuldades do filho, buscando causas externas (na professora, no sistema escolar, etc.), inculpando a criana ( preguioso, s aprende o que no presta, etc.), dando mostras do quanto esto atingidos em seu prprio narcisismo. Na medida em que o problema fica exposto socialmente, tambm revela a falha de um projeto de filho perfeito que poderia, de maneira imaginria, realizar projetos construdos pelos pais. Apesar deste sofrimento, existem motivos para que o sintoma no desaparea, j que ele ocupa um lugar na economia psquica do sujeito e daqueles que o cercam. As medidas reeducativas, muitas vezes, reforam a idia de incapacidade da criana, com resultados frustrantes. importante lembrar que na constelao familiar, cada um se arranja como pode, extrain-

do necessariamente algum benefcio secundrio situao instalada, que em psicanlise denomina-se gozo. isto que mantm o sujeito passivo e alienado ao outro, impedido de buscar sentido e satisfao em suas realizaes, pois no se encontra em posio de desejar por si mesmo. Convm, ainda, acrescentar algo para a compreenso do mecanismo de inibio a partir da referncia freudiana sobre a inibio, o sintoma e a angstia 15. A inibio, que se constata nesses casos de fracasso escolar, encontra-se amarrada s identificaes que se referem ao ego, fundamentais para a constituio de uma identidade que d certa estabilidade ao sujeito. E por outro lado, a inibio tambm revela a implicao do superego, resultante do atravessamento que a criana realiza, quando se confronta com a funo paterna. Esta referncia lei, que ordena e delimita lugares, considerada fundamental para o mencionado corte da relao me-criana. Para tanto, necessria uma grande mobilizao psquica para dar conta dos conflitos gerados pelas vicissitudes de uma escolha de identificao do lado feminino ou masculino que se organiza neste momento e que ter desdobramentos na adolescncia e na vida adulta. Espera-se, portanto, que o sujeito se posicione frente ao desejo do outro (representado por seus pais), em seus primeiros anos de vida, que funcionar como fundamento para suas escolhas e realizaes subseqentes (amorosas, sociais, produtivas). Segundo Freud 15 (1981), a inibio para aprender se constitui, portanto, como uma limitao que o ego impe para no despertar a angstia na criana, sendo este dispositivo acionado pelo ego, frente a uma situao de perigo. Nesse sentido, para a criana identificada como objeto do outro (representado pelo discurso, neste caso, familiar), as demandas que dele advm so entendidas como a inteno de domnio direto sobre seu corpo, restrito satisfao desse outro que desperta o medo de aniquilamento. Para sobreviver, a criana anula seu desejo, se faz de morta: a angstia sinalizou o perigo e coloca em funcionamento a inibio.

Self-made-man
A questo lanada como ttulo do artigo alimen111

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

ta o debate sobre o tema pois interroga, justamente, os imperativos sociais e culturais marcantes de nossa poca (assimilados e veiculados pelo discurso familiar) que orientam a articulao com a grande incidncia de problemas de aprendizagem na clnica da infncia. Vive-se, atualmente, uma nova forma de ver o mundo, no qual o conservadorismo domina e silencia qualquer proposta revolucionria, na medida em que ocorreu uma degradao do lao social, uma exacerbao do individualismo, o fim das iluses, como conseqncia da descrena no propalado progresso cientfico que se anunciou no sculo XIX. Trata-se de uma conseqncia que emerge de uma profunda mudana histrica ocorrida no Ocidente, rumo a uma nova forma de capitalismo (o mundo efmero e descentralizado da tecnologia, do consumismo e da indstria cultural, com o predomnio das indstrias de servios, finanas e informao, no lugar da produo tradicional). Nessa nova ordem econmica e social, o sujeito contemporneo vive sem projetos de vida que estabeleam lao entre o singular e o social. O ciclo de produo e consumo que se alimentam estabelece uma forma de trabalho produtivo sob a gide de um saber cada vez mais especializado. Nesse mundo moderno, quanto mais o saber raro, mais ele vale. Como conseqncia, temse um mundo que dominado pelo saber dos especialistas e onde se procura dominar o sujeito e sua fantasia. A relao entre dominar o saber e ter um lugar nesse ciclo de produo surge, ento, como uma promessa de sucesso e felicidade. O fracasso, na perspectiva deste projeto para o sujeito contemporneo revela, simultaneamente (conforme deixou-se claro sobre o entendimento do sintoma) a excluso do sujeito at que ele possa ser reintegrado pelas tcnicas cientficas e a prpria impossibilidade que existe na tentativa de dominar esse saber.

psicanaltico para alguns dos casos que chegam ao Servio com queixa escolar. A escuta da histria, a posio subjetiva daqueles que cercam a criana e o aprofundamento do tipo de distrbio que o sujeito apresenta nos permitem balizar melhor esta proposta. Alguns casos tm sido encaminhados para os dispositivos que realizam o trabalho dentro do contexto escolar, buscando novas significaes para as dificuldades da criana e liberando-a para o aprendizado. Outros, mais especficos (sobretudo aqueles em que h comprometimento orgnico), so enviados para avaliaes mais elaboradas, quando se percebe que os instrumentos de que dispomos no so suficientes para concluir as razes pelas quais a criana no aprende. Uma outra parte absorvida pelo Servio de Psiquiatria e Psicologia, na medida em que se aposta que o trabalho analtico pode permitir a emergncia da subjetividade da criana em suas dificuldades, diferentemente do que ocorre em seu contexto familiar e escolar. Freqentemente, os pais so includos no trabalho para que possam se implicar sobre o que aparece como queixa e mal-estar. Eventualmente, professores ou coordenadores pedaggicos so orientados a adotar condutas que possam favorecer a evoluo da criana. A partir da posio de analistas possvel interrogar cada criana, inibida intelectualmente, em que momento da sua histria singular, ficou aprisionado o seu desejo de saber. A discusso sistemtica no grupo propiciou a elaborao de uma postura mais consistente, em defesa de princpios que salvaguardem o sujeito em seu desejo e em suas escolhas conseqentes, o mais prximo de sua verdade. A oferta de um trabalho analtico torna a criana apta a responder por si mesma, permitindo que ela rompa com os ideais parentais ou sociais e descubra o qu e como realizar, explorando seu potencial e aceitando seus prprios limites.

AGRADECIMENTOS

Concluses
A partir destas reflexes e seus desdobramentos, foi possvel para o grupo de pesquisa, estabelecer os parmetros para propor o tratamento
112

Flvia Ranoya Lins Seixas (ex-aprimoranda do Servio de Psiquiatria e Psicologia do ICr HCFMUSP) pela participao no grupo de pesquisa, e pela colaborao no Projeto Sagitrio.

Fracasso escolar Degenszajn RD, et al.

Pediatria (So Paulo) 2001;(1):106-13

Referncias
1. Cordi A. Os atrasados no existem: psicanlise de crianas com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1996. p.17. 2. Lajonquire L. Infncia e iluso (psico) pedaggica: escritos de psicanlise e educao. Petrpolis: Vozes; 1999. p.180. 3. Aris P. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981. 4. Cordi A. Os atrasados no existem: psicanlise de crianas com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1996. p.21. 5. Souza MPR. A queixa escolar e o predomnio de uma viso de mundo. In: Machado AM, Souza MPR, organizadores. Psicologia escolar: em busca de novos rumos. So Paulo: Casa do Psiclogo; 1997. p.18-33. 6. Patto MHS. A produo do fracasso escolar: histrias de submisso e rebeldia. So Paulo: Queiroz; 1990. 7. Souza MPR. Construindo a escola pblica democrtica: a luta diria de professores numa escola de 1 e 2 graus. [Dissertao de Mestrado]. So Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo; 1991. 8. Machado AM. Crianas de classe especial: efeitos do encontro da sade com a educao. So Paulo: Casa do Psiclogo; 1994. 9. Freller 1993 apud Souza 5 1997; 28. 10. Collares CAL, Moyss MAA. Diagnstico da medicalizao do processo ensino-aprendizagem na 1 srie do 1 grau no Municpio de Campinas. Em Aberto, Braslia 1992;11(5):13-28. 11. Souza MPR. As contribuies dos estudos etnogrficos na compreenso do fracasso escolar no Brasil. In: Machado AM, Souza MPR, organizadores. Psicologia escolar: em busca de novos rumos. So Paulo: Casa do Psiclogo; 1997. p.141. 12. Cordi A. Os atrasados no existem: psicanlise de crianas com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1996. p.44. 13. De Marco SIT, Ferrari VPM, Infante DP, Kaihami HN, Patah DF, Silva CG. O que pode um quociente intelectual (QI)? Pediatria (So Paulo) 1998;10:54-6. 14. Lacan J. Dos notas sobre el nio. In: Intervenciones y textos. Buenos Aires: Ediciones Manantial; 1991. v.2. 15. Freud S. Obras completas. 4 ed. Madrid: Biblioteca Nueva; 1981. v.3: Inhibicin, sintoma y angustia.

Endereo para Correspondncia: Dra. Raquel Diaz Degenszajn Servio de Psiquiatria e Psicologia do ICr HC-FMUSP Av. Dr. Enas de Carvalho Aguiar, 647 CEP 05403-900 So Paulo SP Brasil

Recebido para publicao: 22/05/2000 Aceito para publicao: 07/12/2000

113

Das könnte Ihnen auch gefallen