Sie sind auf Seite 1von 11

INTRODUO

A energia elctrica, sem dvida, um dos bens essenciais de que actualmente podemos dispor. Contudo, a electricidade precisa de ser produzida transportada e s depois pode ser utilizada por todos ns. Visto que existe muita dificuldade na distribuio de energia elctrica, e os problemas que tem existido levou-nos a fazer esta investigao de forma a compreender o porqu destes problemas .

PROBLEMTICA

1. O que uma rede elctrica de distribuio? 2. Como feita a distribuio de energia elctrica nas zonas suburbanas? 3. Porqu dos cortes constantes ou excessivos de energia elctrica nas zonas suburbanas? 4. Quais as vantagens da electrificao das zonas suburbanas?

HIPTESES

1. Redes elctricas de distribuio o processo que segue a produo e o transporte de energia elctrica. 2. A distribuio de energia elctrica nas zonas suburbanas , em regra feita em baixa tenso e quanto ao tipo de construo: distribuio area. 3. Nas zonas suburbanas, os cortes constantes ou excessivos de energia elctrica, na maior parte das vezes deve-se s ligaes antrcticas e a incapacidade de distribuio da empresa distribuidora. 4. A electrificao das zonas suburbanas, oferece-nos numerosas vantagens principalmente no que concerne segurana pblica e ao desenvolvimento econmico das comunidades.

REDE ELCTRICA DE DISTRIBUIO Rede Elctrica de Distribuio um conjunto de linhas e transformadores necessrios para distribuir a energia elctrica. Uma rede de distribuio est constituda fundamentalmente por: a) Linhas de subtransmisso b) Subestaes de distribuio c) Distribuio primria d) Transformadores de distribuio e) Distribuio secundria

a) Linha de subtransmisso: so linhas que partindo de uma fonte ou subestao vo alimentar subestao de distribuio ou industrias. b) Subestaes de distribuio: so subestaes que recebem as linhas de subtransmisso e reduzem sua voltagem aos valores nominais dos circuitos de distribuio. c) Distribuio primria (ou consumo primrio) : so linhas que saindo de uma subestao de distribuio vo alimentar os transformadores de distribuio. Sua voltagem varia desde 2.4 ate 15 kV. d) Transformadores de distribuio (ou posto de transformao): so

transformadores destinados a reduzir a voltagem dos valores usados nos circuitos de distribuio primria de 2.4 ate 15 kV, aos valores utilizados em distribuio secundria. e) Distribuio secundria (ou consumo secundrio): so linhas que partindo dos transformadores de distribuio vo alimentar os consumidores de tenso (220 V a 380 V).

produ o, transporte e distribui o de energia e ctrica.


Para me

r c mpree s

aprese amos na imagem a seguir, como feita a

REDE DE DISTRIBUIO DE ENERGIA ELCTRICA EM BAIXA TENSO Rede de distribuio de energia elctrica em baixa tenso ou simplesmente, rede de distribuio uma instalao elctrica de baixa tenso destinada a transmisso de energia elctrica a partir de um posto de transformao ou de uma central geradora, constituda por canalizaes principais e ramais (art 3 ponto 25 do ORSRDEEBT ).

CONSTITUIO DE UMA REDE DE DISTRIBUIO DE BAIXA TENSO OU REDE SECUNDRIA Uma rede de distribuio de baixa tenso constituda por: canalizaes principais, ramais, troos comuns de chegadas e chegadas.

 Canalizao principal: uma canalizao que parte de um posto de


transformao (ou de uma central geradora), ramificando-se depois em ramais e/ou chegadas, destinada a alimentar um conjunto de edifcios.

 Ramal: uma canalizao elctrica, sem qualquer derivao, que parte do


quadro de um PT, de uma central geradora ou de uma canalizao principal e termina onde comeam uma ou mais chegadas ou troos comuns de chegadas ou numa portinhola ou quadro de colunas.

 Troo comuns de chegada: a canalizao de onde se derivam varias


chegadas.

 Chegada: a canalizao estabelecida, sem atravessar a via publica, ao longo


de edifcios, paredes ou murros, que deriva de uma canalizao principal, ramal ou troo comum de chegada e termina numa portinhola ou num quadro de colunas.

Classificao da rede de distribuio quanto a(o): a) Tipo de construo

Redes de Distribuio Areas: redes em que os condutores esto suportados por estruturas que os mantm separados de terra a uma altura estabelecida pelas normas.

Redes de Distribuio Subterrneas: redes em que os condutores so enterrados directamente na terra.

Redes de Distribuio Mistas: redes em que parte subterrnea e outra area.

b) Servios que prestam Atendendo ao servio que prestam as redes de distribuio podem ser: residenciais, comerciais, indus triais e mistas. c) Densidade de carga De acordo com a densidade de carga as redes de distribuio podem ser rurais, urbanas e mistas. d) Nmero de fases Quanto ao nmero de fases a rede pode ser monofsica, bifsica ou trifsica. e) Regime do Neutro Quanto ao regime do neutro a rede pode ser com o neutro aterrado, isolado e misto. As redes de distribuio devero funcionar com o neutro directamente ligado a terra (art 13 do RSRDEEBT).

f) Regime do Neutro Quanto ao regime do neutro a rede pode ser com o neutro aterrado, isolado e misto. As redes de distribuio devero funcionar com o neutro directamente ligado a terra (art 13 do RSRDEEBT).

DISTRIBUIO DE ENERGIA ELCTRICA NAS ZONAS SUBURBANAS Em regra geral a distribuio de energia elctrica nas zonas suburbanas, area e feita em baixa tenso. Porqu. Este facto deve-se, ao a falta de urbanizao, e organizao destas zonas. Em zonas com esta caracterstica aconselhvel usar redes areas pois oferece melhor qualidade de energia elctrica e ajuda quando pretendemos atingir um objectivo com poucos recursos financeiros. Condutores para redes elctricas de distribuio nas zonas suburbanas

 Condutores nus de cobre (actualmente em desuso);  Condutores nus de alumnio (actualmente em desuso)  Condutores isolados agrupados em feixe (VS, LVS, XS, LXS).  Cabos autosuportados (VVS, LVVS, LSVVS).

Os condutores nus, de baixa tenso, devero manter entre si uma distncia de modo a no poderem tocar-se, com o mnimo de 0,25 m. Seces mnimas dos condutores A) Rede Area (art 18 do RSRDEEBT) 1- Canalizaes principais:

16 mm2 Cabos de alumnio;


7

10 mm2 Cabos de cobre.

2- Ramais:

 

16 mm2 Cabos de alumnio ; 6 mm2 Cabos de cobre.

FALHAS CONSTANTES OU EXCESSIVAS DE ENERGIA ELCTRICA NAS ZONAS SUBURBANAS. Estas falhas geralmente deve-se a variados factores, que so: 1. Desequilbrio de potncia; 2. M distribuio; 3. M gesto; 4. A falta de infra-estruturas e equipamentos; 5. Ligaes antrcticas; 6. E a Falta de manuteno das redes elctricas;

QUAIS AS VANTAGENS DA ELECTRIFICAO DAS ZONAS SUBURBANAS A electrificao das zonas suburbanas, essencial para a qualidade de vida da comunidade. de fundamental importncia para o desenvolvimento scio-econmico dos bairros e constitui-se num dos vectores importantes para a segurana pblica dos centros urbanos no que se refere a iluminao pblica, que por sua vez facilita o trfego de veculos, de pedestres e preveno da criminalidade. Alm disso, valoriza e ajuda a preservar o patrimnio urbano, embeleza o bem pblico, e propicia a utilizao nocturna de actividades como: lazer, comrcio, cultura e outras. Assim, a importncia deste trabalho para os bairros de pequeno a mdio porte est no gerenciamento de todo o servio de distribuio de energia elctrica, no controle eficiente e na manuteno da rede instalada.

CONCLUSO

A energia eltrica pode ser considerada a maior de todas as inovaes tecnolgicas produzidas pelo homem, e sem ela no seria possvel presenciar o enorme desenvolvimento em diversas reas do conhecimento humano. Por isso importante que esta inergia seja expandida at as zonas suburbanas, para estas possam acompanhar os beneficios que ela acarreta.

10

BIBILOGRAFIA

br.answers.yahoo.com/question/index?qid. pt.wikipedia.org/.../Transmisso_de_energia_eltrica www.ebanataw.com.br/.../energia/ener7.htm www.portal-energia.com/ http://xa.yimg.com/kq/groups/19716224/1357373741/name/UNKNOWN_PARAMETE R_VALUE

11

Das könnte Ihnen auch gefallen