Sie sind auf Seite 1von 6

34 A LINGUAGEM: UM SMBOLO INFINITAMENTE VARIVEL

a que se situa a compreenso dos smbolos. Cada um pode interpret-los conforme sua conscincia, o que no quer dizer que esta interpretao corresponda ao sentido original.

No processo dialctico do conhecimento, a palavra constitui como que um veculo para se alcanar o contedo significativo dos ideias puras 15. Esta concepo do funo dialctica da linguagem desenvolvida por Plato na Stima Carta 16. A apontam-se quatro nveis de conhecimento do objecto: o nome, a definio, a imagem e a cincia.

Plato d o exemplo do crculo. Sobe -se dialecticamente at ao conhecimento da sua essncia, primeiro mediante a nomeao, segundo atravs da definio, isto , explicando o significado pelo nome ao determin-lo como a figura que tem as extremidades a uma distncia perfeitamente igual do centro, terceiro pela imagem, seja pelo desenho que se traa na areia e que se apaga, seja pela forma que se molda num torno. Nenhuma destas formas de conhecimento alcana o verdadeira essncia do crculo, pois que se situam no mbito do devir e no do ser.Mas s mediante elas se chega ao quarto nvel do conhecimento, cincia17. O verdadeiro saber no com efeito de natureza simblica, mas s simbolicamente se acede a esse saber. Agostinho de Hipona o primeiro semitico. Todorov considera que as consideraes de Sto Agostinho sobre os signos so os primeiros estudos a obedecer aos dois critrios que em seu ver

delimitam a semitica. Em primeiro lugar, os estudos de Sto Agostinho tm claramente propsitos cognitivos; o objectivo de Sto Agostinho nesse campo o conhecimento e no a beleza potica ou a pura especulao. Em segundo lugar, Sto Agostinho estuda os signos em geral e no apenas os signos lingusticos.

Ora Sto Agostinho, como nota Todo-rov, no inventou a semitica, ele fundamentalmente preocupa -se em compilar as teorias j existentes, sobretudo as doutrinas dos esticos sobre os signos 19.
19 Todorov,

Sto Agostinho fornece vez duas definies de signo que, na opinio de Todorov20, contemplam o plano semntico e o comunicacional. A primeira definio de signo assenta na sua funo designativa ou representativa: "Um signo o que se mostra a si mesmo ao sentido, e que, para alm de si, mostra ainda alguma coisa ao esprito."( De Dialectica). Ao apresentar-se directamente aos sentidos, o signo oferece mais que a sua presena, ele apresenta ao esprito algo que est ausente aos sentidos. O que caracteriza pois o signo a mediao repr esentativa ou designativa que faz de um terceiro. A esta dimenso semntica do signo junta Agostinho a dimenso comunicacional. "A palavra o signo de uma coisa que pode ser compreendida pelo auditor quando proferida pelo locutor". A introduo da dimenso comunicacional na anlise sgnica constitui, segundo Todorov, uma novidade da incurso agostiniana nos domnios semiticos. Essa dimenso no se encontra nem em Aristteles nem nos esticos. Mas justamente a introduo da dimenso comunicacional que leva Agostinho a uma anlise sobre o signo diferente e mais complexa que a dos esticos. Os esticos dividiam o signo em trs elementos: o significado, o significante e o objecto 21. Sto Agostinho apura agora quatro elementos constituintes do signo: a palavra (verbum), o exprimvel (dicibilis), a expresso (dictio) e a coisa (res). Estabelecendo uma correspondncia com a terminologia estica verifica -se que em Agostinho parece existirem dois termos, verbum e dictio, para designar o significante. A explicao avanada por Todorov 22, que a anlise agostiniana faz a distino entre o sentido do processo de comunicao e o do processo de significao. Um o sentido vivido, o sentido que o locutor transmite ao ouvinte. esse o sentido dizvel. A dictio, por seu lado, aponta para o mero sentido semntico ou referente 23. Todorov sugere, portanto, que dictio no se encontra tanto ao nvel do significante como do significado.
23 "

Obviamente no se trata de fazer aqui uma exposio detalhada da "semitica agostiniana", para isso haveria que ir s fontes e no nos quedarmos pela exposio de Todorov; o que importa aqui salientar , isso sim, a antiguidade da temtica semitica e, simultaneamente, a profundidade de alguns estudos antigos sobre essa matria. Outros exemplos de investigaes semiticas encontram -se tambm em pensadores medievais, renascentistas e modernos 24. Na filosofia portuguesa mereceriam ateno particular as Summulae Logicales de Pedro Hispano, o Tratactus de Signis de Joo de So Toms e as Institutiones Dialecticae de Pedro da Fonseca. Se a temtica semitica to antiga como o pensamento filosfico e se ao longo dos sculos ela tem sido investigada por vezes com bastante profundidade, ento com certeza pertinente a questo sobre a justeza da reivindicao, atrs referida, do estabelecimento contemporneo da semitica enquanto cincia. Constituem os estudos semiticos no sculo XX mais do que uma continuao dos estudos efectuados nos sculos passados? Onde e em qu reside a novidade que leg itima a fundao da semitica qua cincia no sculo XX? So dois os factores que, a meu ver, demarcam os estudos semiticos contemporneos face aos antigos e, simultaneamente, instituem a semitica como cincia. O primeiro factor a definio do lugar do s estudos semiticos no contexto dos estudos cientficos: a semitica enquadrada epistemologicamente. Anteriormente as investigaes semiticas integravam-se em contextos to diversos como os da teoria do conhecimento, da lgica, da ontologia, da esttic a ou da teologia. No tinham uma autonomia cientfica. Ora o que caracteriza, por exemplo, a fundao saussureana da semiologia , antes de mais, o estabelecimento exacto da mesma no conjunto das cincias. A semiologia a cincia geral dos signos que se integraria na psicologia social e, consequentemente, na psicologia geral; na semiologia integrar -se-ia por sua vez a lingustica enquanto cincia especfica dos signos lingusticos. A semiologia fica assim delimitada a montante e a jusante na rvore das ci ncias. O facto de o enquadramento psicolgico da semiologia por Saussure no colher, nem to pouco nas suas prprias investigaes lingusticas, no constitui uma objeco novidade que representa esse enquadramento epistemolgico. A mesma preocupao de fixar epistemologicamente a semitica encontra se na escola americana. Ao encarar a semitica como cincia do signos, Peirce concebe-a como a cincia geral que, maneira da mathesis universalis leibniziana, engloba todas as outras c incias25. A semitica

uma fisiologia das formas constitutivas de todo o pensamento que procura sobretudo elaborar enquanto gramtica especulativa uma teoria fenomenolgica dos signos 26. Tambm Morris, ao estabelecer em 1938 os fundamentos de uma teoria dos signos, tem como preocupao primeira, demarcar o lugar da semitica no conjunto das cincias. Alis o j referido trabalho de Morris constitui o segundo subsdio para a Enciclopdia da Cincia Unificada 27. Morris determina logo nas primeiras pginas o lugar da semitica: "A semitica tem uma dupla relao com as cincias: ela simultaneamente uma cincia entre as cincias e um instrumento das cincias.(...) uma cincia coordenada com as outras cincias, estudando as coisas ou as propriedades das coisas na sua funo de servir se signos e tambm o instrumento de todas as cincias, na medida em que cada cincia faz uso e exprime os seus resultados em termos de signos 28". Na esteira de Peirce, Morris apresenta, assim, a semitica enquanto cincia gera l dos signos como organon da meta-cincia (a cincia da cincia) "na medida em que cada cincia faz uso e exprime os seus resultados em termos de signos". Morris serve-se da argumentao de Carnap exposta em
25

Veja-se a passagem frequentemente citada de uma carta de Peirce a Lady Welby em que lhe afirma que desde que teve, por volta dos doze ou treze anos, o primeiro contacto com a lgica "nunca mais foi capaz de estudar o quer que fosse matemtica, moral, metafsica, gravitao, termodinmica, fontica, economia, histria das cincias, homens e mulheres, vinho, metrologia seno como estudo de semitica". (carta de Dezembro de 1908, Semiotic and Significs. The Correspondence between Charles S.Peirce and Victoria Lady Welby, Bloomington: Indiana University Press, 1977, pp. 85-86. 26 Veja-se o texto de 1903 "Syllabus of Certain Topics of Logic", que constitui o manuscrito mais extenso sobre a temtica e cujo primeiro captulo trata do esboo de uma classificao das cincias. O texto integral encontrava-se at h pouco tempo publicado apenas em alemo, Phnomen und Logik der Zeichen, Frankfurt; Suhrkamp, 1993, pp.39-44. 27 O ttulo completo no original Foundations of the Unity of Science. Toward an International Encyclopedia of Unified Science, Chicago: The University of Chicago Press. 28 Ibidem, p.2.

O RIGEM E UTILIZAO DOS SMBOLOS


Em sua origem, o smbolo um sinal hermtico que marca a relao que existe entre o que est em cima e o que est embaixo. o encontro entre dois mundos: o superior e o inferior, o plano exterior e o plano interior, o consciente e o inconsciente, a idia e a aparncia. Os antigos smbolos religiosos referiamse verdade e senda que leva a ela.

SMBOLOS PSICOLGICOS

O significado de mundos ocultos por detrs dos smbolos depende do plano sobre o qual entramos em contato. Por exemplo, na zona fronteiria entre o consciente e o subconsciente, ou entre o mundo da matria e seu reflexo etrico no alm, ou entre a natureza inferior e a natureza superior. Na primeira zona, trata-se de representaes psicolgicas que vm do inconsciente e que esto em relao com a parte inconsciente e desconhecida da alma. So expresses de experincias interiores que podem ser percebidas pelos sentidos. Em psicologia, as profundezas deste tipo de smbolos constituem os elos ativos entre as foras inconsciente da psique e a conscincia. Os complexos individuais, assim como os coletivos, podem desempenhar um papel simblico nas palavras, nas aes e nos sonhos. Quanto a este ponto, os smbolos geralmente so considerados como instrumentos de compreenso do ser interior, assim como do mundo que o cerca. Foras da regio astral inconsciente fazem nascer, em sonho, imagens que s vezes podemos reviver conscientemente depois de acordados. possvel que elas revelem em que situao limite nos encontramos, que mostrem a causa da presso e a crise que ameaa. Seguindo este caminho, possvel que a tenso pisicolgica diminua e possamos receber indicaes para um desenvolvimento mais equilibrado da personalidade. Mas isto tambm acarreta alguns perigos que no poderamos enfrentar. Por exemplo, a projeo de um sentimento de culpa consciente sobre uma outra pessoa, que vai assim suportar o peso do erro que a pessoa culpada no quer tomar sobre si. Neste caso, surge o grande perigo que ameaa quando um smbolo considerado a prpria realidade. um perigo inevitvel quando estamos vivenciando o limite, sobretudo quando nos aproximamos da fronteira entre o consciente e o inconsciente, o mundo da matria e o mundo dos mortos, a natureza mortal e a natureza imortal. Carl Gustav Jung deplora esta situao perigosa: Desde o momento em que nossos smbolos mais sublimes foram embaciados, h uma vida

desconhecida e secreta no inconsciente do homem. por esta razo que a psicologia existe em nossos dias, e que falamos a respeito do inconsciente. Se estes smbolos tivessem permanecido dinmicos e ativos, isto no seria necessrio, pois estes smbolos nascem do esprito que vem de cima. OS SMBOLOS GNSTICOS Qual o significado, ainda em nossa poca, destes smbolos sublimes sobre os quais fala Jung, uma vez que eles j no indicam claramente o sublime que ficou em segundo plano, isto , Deus, a Gnosis? Enquanto fatos e situaes concretas podem ser explicados com toda a exatido por conceitos e definies, a superabundncia e a profundidade infinita da realidade divina pluridimensional so expressas por smbolos. Alm disso, o homem terrestre tem a possibilidade de aproximar-se do mundo que est por trs de tudo. Estes smbolos somente podem representar a existncia de uma realidade estranha conscincia humana comum, e portanto inacessvel. Assim o smbolo cria um lao entre Deus e a personalidade, graas ao qual podemos elevar-nos acima de nossas prprias limitaes. O smbolo evoca a fora potencial irredutvel que encerra o divino, mas que jamais se expressa na matria. Graas a esta ligao com o divino, a simbologia gnstica transcende este mundo perecvel, mesmo que este mundo possa ainda comportar aspectos vlidos, bons e verdadeiros. Por exemplo: uma pedra talhada se esfacela, mas Cristo, a pedra angular simblica sobre a qual o santo microcosmo se edifica, inaltervel. OS SMBOLOS MAIS SUBLIMES
SO REVELAES

Como os smbolos gnsticos puros chegam at este mundo? Seriam um produto da fantasia humana? Ou seriam revelaes divinas, ilustraes de princpios e processos da inviolvel criao original? Esta questo provocou discusses veementes e muitas guerras no decorrer

Das könnte Ihnen auch gefallen