Sie sind auf Seite 1von 40

ASSOCIAO BRASILEIRA INDSTRIAS DE BIOMASSA E ENERGIA RENOVVEL

BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVVEL EUROPEAN ENERGY SRL

FUTURO DA BIOMASSA E BIONERGIA NO BRASIL


POTENCIAL DE OTIMIZAO DOS RESDUOS E O DESENVOLVIMENTO NOVOS NEGCIOS AOS SETORES SUCROENERGTICO E FLORESTAL E CELULOSE

CELSO OLIVEIRA

IEA DEMANDA INTERNACIONAL ENERGIA


As projees da Agncia Internacional de Energia apontam que a demanda global de energia ser de 16,5 bilhes de tep em 2030, permanecendo-se o cenrio atual de polticas de energia. Em uma perspectiva de controle das emisses de GEEs, toma-se como referencial a estabilizao da concentrao de CO2 atmosfrico em 450 ppm, a base energtica renovvel passaria para 33% da oferta mundial de energia, em 2030.

CENRIO IPCC ENERGIAS RENOVVEIS


As energias renovveis podero satisfazer 80% das necessidades globais em 2050 se forem mais desenvolvidas, de acordo com o relatrio 164 do IPCC . O relatrio destaca que em 2009 houve um aumento na produo energia renovvel: elica (aumento de 30%), hidreltrica (3%), solar em redes de distribuio (50%), geotrmica (4%) e solar para aquecimento de gua (20%). Alm disso, a produo de etanol aumentou 10%. Estima-se que os investimentos anuais para desenvolver este setor devem ser de US$ 1,3 bilho a US$ 5,1 bilhes.

IPCC RECOMENDAES DE USO DA BIOMASSA PARA GERAO ENERGIA

Recomenda-se que as indstrias venham em utilizar mais a biomassa para atender demanda de energia trmica. Eles tambm podem ser exportadores lquidos de combustveis em excesso, calor e eletricidade para sistemas de abastecimento adjacente. Energias Renovveis podem ajudar a acelerar o acesso energia, particularmente para os 1,4 bilhes de pessoas sem acesso eletricidade.

POTENCIAL MUNDIAL DE BIOMASSA


O potencial da biomassa mundial pode ser suficiente para atender a demanda de energia global em 2050. No h problemas tcnicos na mudana da matriz energtica dos combustveis fsseis para biomassa. Na ltima dcada, o nmero de pases que exploram biomassa para o fornecimento de energia tem aumentado e o uso mundial de biomassa para energia dobrou nos ltimos 40 anos. O potencial futuro para a energia da biomassa depende da disponibilidade de terra. Atualmente, a quantidade de terra dedicada ao cultivo de biomassa energtica de apenas 25 milhes de hectares ou 0,19% da rea terrestre. O Brasil desponta com o maior potencial (fontes de recursos e matria-prima) de desenvolvimento de projetos sustentveis de produo de biomassa.

VISO INTERNACIONAL BIOMASSA


"Ns sabemos que o pas que desenvolver uma energia limpa, renovvel, vai liderar o sculo 21. Presidente dos Estados Unidos Barack Obama "A energia da biomassa se tornou a quarta fonte de energia mais importante do mundo e cabe a China integrar-se ao desenvolvimento essa energia. Presidente China Hu Jintao A Unio Europia o maior mercado energtico do mundo com 500 milhes de pessoas e 20 milhes de empresas e vai aumentar o consumo das energias renovveis e a biomassa. Unio Europia Herman Van Rompuy

MATRIZ ENERGTICA

O Brasil possui a matriz energtica mais renovvel do mundo industrializado com 46,4% de sua produo proveniente de fontes como recursos hdricos, biomassa e etanol. As usinas hidreltricas so responsveis pela gerao de mais de 75% da eletricidade do Pas. A demanda por energia no Brasil dever crescer em mdia anual de 5,2% at 2018, chegando a 681,7 mil gigawatts-hora e um forte crescimento do consumo de eletricidade a partir de 2013, amparado nas excelentes perspectivas de crescimento para a economia brasileira no mesmo perodo e com a forte expanso da demanda.

PROBLEMAS ENERGTICOS DO BRASIL


Apesar dos avanos na produo energia hidrulica e etanol, em todas as projees, o Brasil continuar dependente petrleo, gs natural e carvo matriz at 2030.
Usinas Hidreltricas no Brasil em operao 852 e em construes 311 com potncia total MW de 94.519,0 (64,4%)

O Brasil teve um aumento da capacidade de emisso de CO2 em funo das usinas termeltricas movidas a leo diesel.
A descoberta do petrleo na camada prsal no altera as condies de projeo do consumo final em cenrio de continuidade das polticas de incentivo s energias renovveis, pois demanda de aumento do uso da energia de combustvel fssil.

Usinas Trmicas Uso Combustveis Fsseis no Brasil em operao 948 e em construes 122 potncia total MW de 33.901,7 (23,1%)

Usinas Trmicas Gs de processo, efluente gasoso, gs siderrgico, leo ultraviscoso, gs de refinaria e enxofre no Brasil em operao 25 e em construes 13 com potncia MW de 1.536,8 (1%) Fonte: Aneel, atualizado at 16 de junho de 2010.

CONSIDERAES AO SETOR ENERGTICO


As fontes de energia renovveis constituem uma importante opo ao atendimento do crescimento, tendo vantagens ambientais como a reduo potencial dos gases do efeito estufa na atmosfera (gs carbnico). A relao entre as mudanas climticas e a energia uma parte do grande desafio para o desenvolvimento sustentvel. O maior problema que constatamos na construo de uma usina hidroeltrica envolve a questo do passivo ambiental das unidades alagadas (formao de gases resultantes da decomposio anaerbica da biomassa submersa). Na supresso florestal ocorre o processo de queima e enterramento dos resduos florestais. Para evitarmos este grave problema estamos implantando em Rondnia uma unidade industrial de pellets com o uso sustentvel dos resduos florestais. As usinas trmicas que utilizam o carvo poderiam utilizar o sistema co-firing carvobiomassa como na Europa e a mudana na matriz energtica (caldeira industrial) do leo diesel e gs natural para a biomassa residual florestal e agrcola.

BIOMASSA ENERGTICA - BIOENERGIA


BIOMASSA FLORESTAL MADEIRA CELULOSE WOODCHIPS BIOMASSA CELULOSE -MDF

BIOENERGIA SUCROENERGTICO
WOODBRIQUETE BIOBRIQUETE BAGAO PALHA CANA-DE-ACAR

WOODPELLETS BIOPELLETS BAGAO PALHA CANA-DE-ACAR

ENERGIA - VAPOR

A bioenergia produzida a partir de uma variedade de fontes de biomassa, incluindo resduos florestais, agrcolas, industriais e da pecuria; resduos slidos urbanos e orgnicos e de plantaes florestais e culturas energticas.

POTENCIAL BIOMASSA FLORESTAL BRASIL


Produo Florestal 2009 Tora e Lenha (m) Resduo Perda Florestal Produo Florestal, Consumo de e Madeira e Industrial e Toras Resduo Compensa Resduo (m) Industri dos (m) Industrial al (%) (m) 5,29% 10.845.029 42.163.00 28.037.000 7.215.000 9.385.000 22,00% 26.875.110 75.142.139 82.850.417 Clculo Total Resduo Florestal Resduo Industrial Lenha Total

Perda 205.010.012 Florestal Madeira 70.200.000 Serrada MDF 16.600.000 Compensado Serragem SUB-TOTAL Lenha 122.159.595

(m)
(m) (m) (m)

10.845.029 64.297.110 82.850.417 157.992.556

POTENCIALIDADE BIOMASSA BRASIL


Em 2009 foram identificadas 2.226 empresas madeireiras legalizadas em funcionamento na Amaznia Legal (1592 Par) que extraram em torno de 14,2 milhes m de madeira em tora, o equivalente a 3,5 milhes de rvores e na produo de 5,8 milhes m de madeira processada. O restante 8,4 milhes de madeira em tora foram categorizados como os resduos do processamento. Desse total, cerca de 1,6 milho foram aproveitados na produo de carvo; outros 2,7 milhes, na gerao de energia; e 2,0 milhes, em usos diversos. Os 2,1 milhes restantes foram considerados resduos sem nenhum aproveitamento (queimados ou abandonados entulho).

Para evitarmos um passivo ambiental com a queimada ou entulho, o mais conveniente o aproveitamento dos resduos na produo de biomassa energtica ou pellets e briquete. Importante a Central de Resduos Florestais como os Arranjos Produtivos Locais de Madeira e Movelaria do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e Tocantins.

POTENCIALIDADE BIOMASSA BRASIL


Com mais de 14.674.553 m de rea plantada, a Bahia se consolida como grande plo florestal brasileiro. o Estado que mais produz eucalipto para a fabricao de papel e celulose. Balanos conservadores indicam que o consumo total de lenha de 2,1 milhes de toneladas por ano na Bahia. Na atualidade, cr-se que estejam sendo produzidas na Bahia 700.000 toneladas de carvo por ano. Esta produo, em sua quase totalidade, provm do corte de florestas secas nativas (caatinga) e das estruturas campestres (cerrados), da regio central e do oeste baiano.

Para evitarmos um passivo ambiental com o uso do carvo originrio de florestas nativas, o mais conveniente o aproveitamento sustentvel dos resduos dos plos florestais da regio de Jequi, Vila da Conquista, Caetit, Itapetinga, Licinho Almeida e Santo Antonio na produo de biomassa energtica.

POTENCIALIDADE BIOMASSA BRASIL


O Plenrio da Assemblia Legislativa do Mato Grosso aprovou uma proposta de implantao de uma cmara temtica para o desenvolvimento da indstria de biomassa no estado, pois 60% da madeira extrada na regio desperdiada nas serrarias durante o processamento primrio, gerando 18 milhes de toneladas de resduos com potencial energtico. No estudo Inventrio de Resduos Slidos Industriais do Estado de Mato Grosso, temos que grande parte dos empreendimentos realiza a pr-limpeza da madeira em tora no prprio local de extrao. Constatou-se que 40% desses empreendimentos depositam seus resduos no ptio da empresa a cu aberto.
Os resduos de madeira produzidos no Mato Grosso somam 811.093,8 ton.. Adotando um poder calorfico mdio de 3.410 kcal/kg, estima-se um potencial energtico total de 2.770,5x109 kcal, ou 256,5x10 tEp/ano. Levando em conta o estudo da FEMA, pode-se afirmar que, seguramente, 50% desse potencial no vm sendo aproveitado como energtico no Estado, ou seja, 128,1x10 tEP/ano.

MODELO SUSTENTVEL FLORESTAL


2 PROCESSO DE PAPEL 1

E CELULOSE
3

MADEIRA SERRADA MOVELARIA CASCA


6.2

FLORESTA CONVENCIONAL ENERGTICA EXTRAO FLORESTAL RESDUOS FLORESTAIS

4 PROCESSO DE MDF E

COMPENSADOS
5

ETANOL CELULSICO

6.1

FOLHAS, GALHOS E RESDUOS

6.3 TORETES, LENHA, COSTANEIRA

USO PARA GERAO ENERGIA TRMICA


FERTILIZANTE ORGNICO E SUBSTRATO PLANTAS GASEFICAO USO NO AGRONEGCIO - GROS PIRLISE NA PRODUO CARVO VEGETAL

PICAGEM INDUSTRIAL E TRANSFORMAO DE BIOMASSA QUEIMA EM CALDEIRAS REAPROVEITAMENTO DAS CINZAS DAS CALDEIRAS SUBSTRATO VIVEIROS DE MUDAS PRODUO DE LEOS ESSENCIAIS, ALCATRO E CIDO PIROLENHOSO UTILIZADO COMO COBERTURA MORTA EM PAISAGISMO INDUSTRIAL

PICAGEM INDUSTRIAL RESDUOS BIOMASSA - CO-GERAO PICAGEM INDUSTRIAL WOOD CHIPS LIMPO CELULOSE-MDF PICAGEM E MOAGEM E INDUSTRIALIZADOS EM BRIQUETE PICAGEM E MOAGEM E INDUSTRIALIZADOS EM PELLETS

PRODUO BIOETANOL E EXTRAO DE TANINO

DECOMPOSIO ANAERBICA EM REATORES TRANSFORMAO EM BIOGS E METANO

BIOMASSA PELLETS E BRIQUETE PROJETO MDL CRDITO CARBONO

BIOMASSA ENERGTICA

A biomassa residual (florestal, industrial ou agrcola) deve ser valorizada pois permite a produo de energia trmica e eltrica. Esta valorizao tem vantagens pois corresponde a uma reduo das emisses de carbono, uma fonte de energia renovvel e ainda permite uma valorizao econmica de um produto.

SETOR DE CELULOSE E PAPEL


222 empresas com atividade em 539 municpios, localizados em 18 Estados. 2,2 milhes de hectares de florestas plantadas para fins industriais. 2,9 milhes de hectares de florestas preservadas e 2,0 milhes de hectares de rea florestal total certificada. (Dados do Setor 2011 Associao Brasileira de Celulose e Papel) O setor florestal brasileiro um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. O Pas detm uma parcela significativa dos plantios globais: 6,3 milhes de hectares. (Dados da Associao Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF

RESDUOS SLIDOS INDSTRIA CELULOSE


Em recente evento na Universidade Federal de Viosa foi discutido sobre o setor de celulose que gera 500-850Kg de resduos slidos por tonelada de celulose produzida. Nos balanos de energia do setor ocorre grande perda de madeira (casca, serragem, lascas de madeira, descarte de toras e resduos) que podem ser transformar em biomassa energtica. Uma soluo ao setor a formao de uma Central de Reciclagem dos Resduos Slidos Florestais e Industriais.
Resduos Florestais e Industriais Biomassa Energtica Serragem de Madeira e Descarte Pellets e Briquete Rejeitos do Digestor-Pasta ou Queima Caldeira Industrial Lodos Estao Tratamento Efluentes Queima Caldeira

SUSTENTABILIDADE PRODUTO RENOVVEL

Temos um potencial de resduos florestais de 157.992.556 m. Em comparativo (TJ) para a gerao de energia trmica temos 1.244.253 TJ o suficiente para atender toda a demanda interna de energia. Se fossemos comparar com o uso de fontes no renovveis, evitaria o consumo de carvo em 56.877.331 m e produziria71.096.664 ton de pellets ou biomassa e estaria evitando a emisso de 189.591.060 ton de CO2.

WOOD PELLETS
O Pellet uma fonte de energia renovvel pertencente classe das Biomassa. um combustvel slido de granulado de resduos de madeira prensado. obtido por trefilao de serragem produzida durante o beneficiamento da madeira natural seca. A sua produo feita a partir de madeira resultante da limpeza das florestas e de desperdcios da indstria madeireira (biomassa) que depois de triturados e secos (serragem) e passam pela secagem de modo a eliminar o mximo de resinas e umidade, para obter o formato final. O resultado uma matria 100% natural e com um elevado poder calorfico. Os benefcios para a economia nacional so imensos, alm de ecologicamente corretos partilham do desenvolvimento econmico e ao respeito ao meio ambiente . um combustvel pouco poluente comparados a outros combustveis fsseis. Este processo liberta baixssimo teor de monxido de carbono.

PROCESSO INDUSTRIAL WOOD PELLETS

VANTAGENS ENERGTICAS USO PELLETS

WOOD PELLETS VALORIZAO ECONMICA


EMBALAGEM (PREO 15 KG EUROS)
FRANA HOLZ PELLETS Granuls de Bois pour poles et chaudires, Pellets 4,60 Carrefour Paris Guillerval, le-de-France FRANA WOODSTOCK Granuls de Bois Marque Woodstock 4,30 Carrefour Courcelles Chaussy Moselle France ITLIA PELLET PLUS Wood Pellets Commercial Power 3,75 Carrefour IVia Caldera, 21 20153 Milano ITLIA OLIMP TOP QUALITY PELLETS Wood Pellets Top Quality 3,50 Carrefour Via Caldera, 21 20153 Milano

EMBALAGEM - PALLETS (PREO 65 SACOS 975 KG EUROS)


HOLZ PELLETS Granuls de Bois pour poles et chaudires, Pellets 299,00 Carrefour Paris Guillerval, le-de-France WOODSTOCK Granuls de Bois Marque Woodstock Sacs de 15 kg Prix 4.30 Le sac 280,00 la palette de 65 sacs (975 kg) ITLIA PELLET PLUS Wood Pellets Commercial Power 24 3,75 Carrefour Via Caldera, 21 20153 Milano ITLIA TOP QUALITY PELLETS Wood Pellets Top Quality 260,00 Carrefour IVia Caldera, 21 20153 Milano

WOOD BRIQUETE
O Briquete uma lenha ecolgica (reciclada) que resultado do processo de secagem e prensagem de serragem dos mais diversos tipos de madeira e de resduos florestais. O briquete utilizado na produo de energia, na forma de calor, em caldeiras, fornos, churrasqueiras, lareiras, cerca de 30 kg de briquetes geram energia equivalente a 100 kWh/ms de energia eltrica convencional. O briquete substitui com grande eficincia a lenha comum, o leo combustvel e o gs natural. Poder calorfico de 2.5 vezes maior do que o da lenha comum apresentando regularidade trmica e maior temperatura da chama. No danifica a fornalha no manuseio de abastecimento. liberado pelo IBAMA. Menor ndice de poluio pois um combustvel renovvel.

WOOD BRIQUETE
BRIQUETE BRASIL

SUSTENTABILIDADE ECONMICA E SOCIAL

EFICINCIA ENERGTICA E REDUO EMISSO C02

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

RESDUOS AGRCOLAS E INDUSTRIAIS


Produto Safra 2010 Cana-de-Acar (Bagao, Palha e Colmo) Soja Gros (Palha e Resduos) Milho Gros (Palha, Sabugo e Resduos) Mandioca Rama (95%) Arroz Gros (Casca , Palha) Algodo Herbceo - (Rama , Casca e Caroo) Trigo Gros (Palha e Resduos) Coco da Baia Caf Gros (Casca ) Sorgo (Gros)

Produo Total Safra 2010


624.991.000 68.479.967 56.059.638 26.078.596 11.325.672

Produo de Resduos (Mil Toneladas)


324.995.320 95.871.950 79.604.685 17.237.951 16.875.250

2.931.295
5.960.523 1.991.957 2.862.013 3.900.000

8.647.319
8.344.732 1.195.174 801.363 794.176

BIO BRIQUETE RESDUOS AGRCOLAS


Desenvolvemos no Brasil o indito projeto industrial do biobriquete. Utilizamos em produo resduos de bagao de cana, cacau, palha de milho, casca de caf, baba, casca de arroz, aa dentre outros produtos. O BioBriquete um CSR (Combustvel Slido Renovvel), produzido a partir da secagem e compactao da Biomassa. Nas fotos abaixo temos na ordem o biobriquete de resduos de cacau, bagao de cana, casca de arroz, resduos de caroo de algodo, babau, resduos de milho, casca de caf e capim elefante.

SETOR SUCROENERGTICO
A previso do total de cana que ser moda na safra 2011/12 de 641.982 milhes ton. (Companhia Nacional de Abastecimento) . Cerca de 25% das usinas do setor sucroenergtico tornaram provedores de energia rede eltrica por meio de co-gerao. Do processo industrial teremos uma quantia estimada de 179.754 milhes toneladas de bagao de cana e de 192.594 milhes de toneladas de palha e resduos. Se toda a produo de bagao e palha da cana fosse industrializada em biopellets teramos uma produo por safra de 129.679 milhes ton. (71.901 biopellets de bagao de cana e de 57.778 de palha e resduos da cana) suficiente para atender toda a demanda internacional de energia e gerando uma renda mdia ao setor de RS 18.803.455.000,00 (Euros 145,00 preo mdio biopellets Europa) .

APROVEITAMENTO POTENCIAL ECONMICO


H alguns anos vem sendo discutido o melhor aproveitamento do potencial econmico da biomassa da cana de acar (bagao de cana, palhio, folhas, pontas e palhas. Com o aumento de produo de cana de acar devido expanso das reas plantadas e s novas tecnologias e com a possibilidade de aproveitamento de toda a cadeia produtiva quer com o etanol de segunda gerao ou como o biopellets de bagao de cana e da palha da cana.

BIOPELLETS DE BAGAO DE CANA


O BioPellets de Bagao de Cana o combustvel slido mais limpo que existe no mercado com combusto eficiente. Sua aplicao no aquecimento industrial e na gerao de energia trmica. A sua produo feita a partir de bagao de cana resultante em processo industrial que depois de triturados e secos, se transformam em p que comprimido a alta presso e temperatura de modo a eliminar o mximo de umidade, para obter o formato final. Ao lado fotos da maior unidade internacional BioPellets que estamos implantando em So Paulo.

BIOPELLETS DA PALHA DA CANA


Importante a manuteno de parte da palha da cana sobre a superfcie do solo para o controle de eroso, reduo da evaporao da gua do solo, controle de plantas invasoras e de nutrientes. Hoje, um tero da energia da cana presente nos resduos desperdiada em decorrncia do corte manual e da queima da cana no campo para o corte. de fundamental importncia a utilizao de palha como matria-prima de produo do biopellets para a gerao de energia trmica para queima industrial ao mercado interno ou para exportao.

BIO-WOODPELLETS E COGERAO ENERGIA


O processo industrial de bio-wood pellets pode estar vinculado ao sistema de co-gerao de energia. Este sistema de gerao de energia utiliza o sistema de turbogerao de energia com o uso do vapor do processo fornalha-secagem industrial.

Este processo industrial envolve a gerao de energia trmica com uma grande rentabilidade comercial:
COMERCIALIZAO PELLETS + ENERGIA ELTRICA + CRDITO DE CARBONO

Utilizando a tecnologia com alta eficincia, convertendo at 90% da entrada de energia-calor til podendo reduzir 90% nas emisses de C02. Utilizando o vapor-calor na secagem industrial mantm-se intacto o processo de peletizao e pode co-gerar energia.

MERCADO NACIONAL BIOMASSA PELLETS


A discusso sobre o aumento da potncia ofertada com o uso das energias renovveis tem sido obrigatria. A adoo de energias renovveis fundamental para o desenvolvimento industrial, assim como a cogerao sustentvel de energia com o uso de biomassa, florestas energticas para produo de pellets e briquete. Definies como essas devem ser direcionadoras de solues das aes economicamente mais vantajosas e com menores impactos ambientais. No Brasil, o aumento do consumo residencial total acompanha a insero de famlias na faixa de consumo mnimo, com a expanso da eletrificao rural. importante uma Poltica Energtica para a utilizao de fontes de energias renovveis e de produtos industriais. O consumo energtico no setor agropecurio dever passar de 7% para 9% da demanda final de energia, entre 2004 e 2030, sendo que o leo diesel, a gasolina, o lcool e o querosene respondem por 95,7% desse consumo na agropecuria. preciso que os paradigmas da gesto socioeconmica e ambiental sejam adotados de forma coordenada pelo Estado.

MERCADO INTERNACIONAL BIOMASSA PELLETS


Os Estados-Membros da UE com maior potencial de adicional de biomassa pellets e na utilizao de resduos de madeira para a produo de calor e eletricidade so: Alemanha (43 milhes de toneladas), Frana (19 milhes), Reino Unido (14 milhes), Espanha (13 milhes), Polnia (7 milhes), Blgica (7 milhes), Grcia (6 milhes) e Itlia (6 milhes). A demanda do futuro da biomassa co-firing (Escala da EU de composio com o carvo entre 10% e 90%) na UE-27 sendo estimado o uso de cerca de 50 milhes de toneladas.
Ekman & Co calcula em 18 milhes toneladas de wood pellets na Europa em 2013. Pyry tem a estimativa utilizao de wood pellets de 16,5 milhes de toneladas em 2015. New Energy Finance tem a estimativa de uso pellets em cerca de 28 milhes de toneladas em 2025. AEBIOM tem uma avaliao geomtrica de uso de woodpellets em mercado residencial e industrial entre 50 e 80 milhes de toneladas em 2020.

MERCADO BIOMASSA E PELLETS - HOLANDA

Carvo: 2,5 mil ton - Biomassa e Pellets: 1,5 mil ton

Carvo: 1,5 mil ton Biomassa e Pellets: 1,5 mil ton

MERCADO BIOMASSA E PELLETS - INGLATERRA

Existem doze grandes projetos no Reino Unido com o consumo anual 2012-2020 equivalente a 206 milhes de GJ / y ou cerca de 12 milhes toneladas ano de pellets ou 20 milhes toneladas anos de wood chips.

LOGSTICA E DISTRIBUIO EUROPA

O mercado europeu o maior consumidor de pellets e utilizamos o Porto de Malta Free Port, para o armazenamento de biomassa com capacidade para 200.000 ton. ms.

INVESTIMENTOS ENERGIAS RENOVVEIS


O setor de energia renovvel manteve a boa performance apesar da desacelerao econmica global, dos cortes nos incentivos fiscais e dos baixos preos em vigor no mercado de gs natural. O investimento em 2010 chegou a 211 bilhes de dlares, valor um tero superior ao de 2009. A participao das renovveis foi de 16% no fornecimento global de energia e cerca de 20% apenas na gerao de energia eltrica. As informaes so do estudo Renovveis 21: Relatrio da Situao Global divulgado pela Rede de Energias Renovveis para o Sculo 21(REN21), com apoio das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

No Brasil, o Plano Decenal de Expanso de Energia 2020 (PDE 2020) prev investimentos totais de R$ 1,019 trilho at 2020 em todo o setor de energia do Brasil. O parque de gerao de energia eltrica, em 2017, ter aproximadamente 155 mil MW de potncia instalada, sendo 80% de fontes renovveis, no que sero aplicados os R$ 142 bilhes.

GERAO EMPREGOS ENERGIAS RENOVVEIS


Em comparao com as energias fsseis, as renovveis geram mais empregos por unidade de capacidade instalada, de energia gerada e por dlar investido. Em 2010 as energias renovveis respondiam por 5,3 milhes de empregos. Do total, 2,9 milho esto relacionados produo de energia de biomassa e bioenergia em apenas quatro pases: Brasil, Estados Unidos, Alemanha e China. O mercado de produtos e servios verdes do Reino Unido, que vale quase R$ 1 trilho, j emprega cerca de 900 mil pessoas, diretamente ou na cadeia de oferta mais ampla. O Reino Unido v a transio para uma economia verde, de baixo carbono, como importante oportunidade comercial e de novos empregos.

No Brasil o setor energtico gera um grande nmero de empregos qualificados, por desenvolver uma extensa cadeia de fornecedores e tambm grandes volumes de divisas para os cofres pblicos. Para o governo federal, a gerao total de empregos, na agro e bioenergia, seria prxima de 3 milhes em 2030.

CONCLUSES FINAIS
Esta palestra apresentou um breve cenrio atual envolvendo o tema bioenergia e biomassa, com destaque para as alternativas de aproveitamento dos resduos florestais, industriais, agrcolas e a gerao de novos negcios ao setor sucroenergtico, florestal e de celulose. Procurou-se evidenciar a sustentabilidade ambiental como uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconmico. Este raciocnio segue a tendncia mundial, irreversvel, de uso de energias alternativas, na perspectiva da gesto integrada dos recursos naturais. Com essa abordagem a palestra procurou identificar, no perfil da matriz energtica brasileira, as perspectivas e os principais desafios da gesto socioambiental do aproveitamento e do uso dos resduos na gerao de novos projetos industriais e no mercado internacional de consumo. O desafio que permanece envolve a necessidade urgente de uma poltica pblica nacional em energias renovveis visando o reaproveitamentos de todos os tipos de resduos de biomassa.
ASSOCIAO BRASILEIRA DAS INDSTRIAS BIOMASSA - BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVVEL
Brasil Biomassa Av. Candido Hartmann, 570 24-243 Curitiba Parana Brasil 80730-440 Fone: 41 33352284 88630864 Skype Brazil Biomass E-mail BR: brasilbiomassa@onda.com.br diretoria@brasilbiomassa.com.br USA:brazilbiomass@aol.com Portugal E-mail brazilbiomass@sapo.pt Url http://www.internationalrenewablesenergy.com

Das könnte Ihnen auch gefallen