Sie sind auf Seite 1von 15

03/11/2010

Geografia Prof. Angela Rampanelli


angela.rampanelli@gmail.com

Hidrosfera

Superfcie da Terra: 510.000.000km

73% formado por 3% gua doce 1% gua potvel

03/11/2010

Distribuio da gua no mundo

Formas da gua
Gasosa vapor da atmosfera Lquida oceanos, mares, lagos etc. Slida zonas polares e altas montanhas

Ciclo da gua
Ciclo da gua: provocado pela fora gravitacional da terra, que muda constantemente a gua de lugar e estado fsico.

Rios
So correntes de gua doce formadas por uma precipitao ou por olhos dgua.
Podemos dividir o percurso de um rio da nascente at a foz em trs sees que podem ser comparadas com as trs fases da vida humana

1. o curso superior, ou alto curso, equipara-se juventude; 2. o curso mdio equivale maturidade; 3. o curso inferior, velhice.

03/11/2010

Tipos de rios
Efmeros Intermitentes Perenes

Regime dos rios


(Variao do nvel das guas de um rio no perodo de um ano).

Tipos:

Regime pluvial (chuvas) Regime nival (neve)

Regime pluvial (chuvas)

Desembocadura (Foz)
Local onde o rio desgua. Tipos Esturio Delta

Regime nival (neve)


Delta do rio Orinoco (Venezuela)

03/11/2010

O curso inferior do rio: Corresponde s zonas mais prximas de sua foz. A inclinao do terreno torna-se quase nula e h pouca eroso e quase nenhum transporte. O vale alarga-se e o rio corre sobre os sedimentos depositados. A foz pode estar livre de sedimentao ou podem surgir a acumulaes de aluvies que dificultam a sada da gua. No primeiro caso, recebe o nome de esturio e no segundo, formam-se os deltas.

http://en.academic.ru/pictures/enwiki/77/Mouths_of_amazon_geocover_1990.png Esturio do Tejo Delta do rio Orinoco (Venezuela)

http://www.jakera.com/img/Maps-delta.jpg

No curso mdio do rio: A inclinao diminui e as guas perdem fora e a sua capacidade de transporte diminui e comea a depositar os materiais mais pesados que j no consegue transportar. Os vales tem a forma de V aberto. Na poca das cheias, o rio transborda, depositando nas margens grande quantidade de aluvies. Nessas regies formam-se grandes plancies sedimentares, onde o rio descreve amplas curvas, chamadas meandros.

O trajeto de um rio pode ser estudado atravs do seu perfil longitudinal e do seu perfil transversal. Atravs do perfil longitudinal (linha que une os pontos do seu leito, desde a nascente at foz) podemos estudar com exatido o declive do leito do rio ao longo do seu percurso. Por sua vez, o perfil transversal mostra-nos as caractersticas do vale numa determinada seco do rio.

Meandros

Perfis longitudinal e transversal de um rio. (extrado de Mundo.Org.7; Areal Editores)

03/11/2010

Podemos identificar trs leitos em funo do caudal que o rio transporta. Leito de inundao ou de cheia
Leito de estiagem - corresponde ao leito por onde corre um curso de gua durante os perodos de estiagem ( de seca). Em algumas regies, o rio chega mesmo a secar.

Leito normal Como o prprio nome indica corresponde ao leito normal do rio. Nos perodos de chuvas intensas, por vezes, as guas sobem e transbordam as margens do leito normal.

Poluio dos rios


Esgotos e lixo

Lagos
Glacial Tectnica Marinha Vulcnica Barragem

Origem

Os Grandes Lagos da Amrica do Norte formam, em conjunto, a maior poro de gua doce do mundo, com mais de 246 mil km de rea. Formados h cerca de 12 mil anos atrs, durante a era do gelo. Os lagos so interconectados por estreitos, pequenos rios ou canais.

03/11/2010

Eutrofizao dos lagos

Situado na regio da Sibria meridional, Baikal o lago de gua doce mais profundo do planeta e o que tem o maior volume de gua, Baikal significa lago rico.

Aumento do nitrognio e fsforo na gua, o que faz multiplicar a flora e fauna aqutica.

Visto do espao, o lago Baikal com cerca de 635 quilmetros de comprimento e 80 quilmetros de largura no ponto mais largo,parece um olho azul entreaberto.Contm um quinto de toda gua doce do planeta, mais do que a gua dos cinco Grande Lagos da Amrica do norte juntos! O Baikal tem bem mais de 1.600 metros de profundidade.

guas subterrneas
Zonas de ocorrncia (debaixo do solo)

O lago de Constana (alemo: Bodensee) um lago atravessado pelo rio Reno e situado na fronteira da com a ustria e a Sua.O lago de Neusiedl (em alemo Neusiedler See, em hngaro Fert t ), tambm conhecido como lago de Fert o segundo maior lago de estepe na Europa Central e est localizado na fronteira entre ustria e Hungria. A extenso do lago de 315 km, dos quais 240 km esto localizados no territrio austraco e 75 km no territrio hngaro.

Cordes litorais ( Ria Formosa - Faro)

Tmbolo

Acumulao de areia entre o litoral e uma ilha prxima, em Peniche. No caso dos manterias acumulados emergirem a ilha fica ligada ao continente por uma faixa arenosa a que damos o nome de Tmbolo.

03/11/2010

Quando o mar contata o litoral em zona de costas de arriba do-se fenmenos de recuo da arriba.

Hidrografia do Brasil
Amaznia Tocantins-Araguaia So Francisco Paran Paraguai Uruguai

Bacias principais:

Hidrografia do Brasil
Bacia do Nordeste Bacia do Leste Bacia do Sudeste-Sul

Bacias secundrias:

As bacias hidrogrficas so separadas por reas mais elevadas chamadas interflvios. Conhecidos como: Divisor de guas
(Estas reas mais elevadas marcam a mudana do sentido de escoamento dos cursos de gua).

O poder erosivo de um rio ser tanto maior quanto maior for o seu caudal e a inclinao de seu leito, que pode sofrer variaes ao longo do percurso. Ao longo do seu curso, os rios realizam trs trabalhos essenciais para a construo e modificao do relevo:

a) Eroso, ou seja, construo dos leitos. b) Transporte dos sedimentos, os chamados aluvies. c) Sedimentao, quando h a deposio dos aluvies e a formao de plancies e deltas.

03/11/2010

03/11/2010

03/11/2010

Estrutura interna do Planeta Terra

10

03/11/2010

Estrutura interna do Planeta Terra

Estrutura interna do Planeta Terra

Estrutura interna do Planeta Terra

Estrutura interna do Planeta Terra composta pelas seguintes camadas: Ncleo: poro central da Terra. Espessura de 3.470 km e 6.000 de temperatura. C Magma pastoso: corresponde a poro abaixo da crosta terrestre. Pode ser dividida em manto (abaixo do sima, espessura de 1.200 km) e camada intermediria (chamada de ncleo exterior, espessura de 1.700 km). Crosta ou Litosfera: camada externa da Terra, nessa superfcie ocorrem eroses e sedimentaes. Espessura de 60 km nas reas montanhosas e 5 a 10 km nas bacias ocenicas. Subdividida em: 1) sial (solo e subsolo) e 2) sima (manto superficial - poro interna da litosfera).

11

03/11/2010

As rochas so agregados naturais constitudos por minerais. Algumas so formadas por um nico mineral, como o calcrio; outras por vrios minerais, como o granito.

Os minerais so substncias naturais, slidas e cristalinas, geralmente inorgnicas, e com uma composio qumica especfica. Os minerais podem ser identificados em amostras de mo atravs das suas propriedades. O estudo dos minerais particularmente importante para a compreenso da gnese e evoluo das rochas.

12

03/11/2010

As rochas magmticas formam-se quando o magma em fuso arrefece e consolida.

O magma pode consolidar em profundidade ou superfcie A textura das rochas magmticas est relacionada com a velocidade de arrefecimento do magma. Um arrefecimento lento, no interior da crosta, favorvel ao crescimento dos cristais, conferindo s rochas uma textura granular - rochas magmticas plutnicas ou intrusivas. O arrefecimento rpido, superfcie, d origem a uma textura finamente granular ou vtrea, caracterstica das rochas magmticas vulcnicas ou extrusivas.

Rocha intrusiva (cor rosa), no seio de uma rocha metamrfica (encaixante). Escoada de lava fluida

As rochas sedimentares resultam de um longo processo de transformaes que se inicia com a alterao e termina com a diagnese - processo de compactao dos Rochas Magmticas sedimentos, cimentao e, por vezes, aparecimento de novos minerais. As rochas sedimentares detrticas incluem areias, arenitos, argilas e conglomerados.

Granito

Granito

Basalto

13

03/11/2010

Conglomerado Conglomerado

Processo de Diagnese

Arenito Arenito

Sal-gema

guas ricas em Carbonato de Clcio, precipitam. Turquia. Os calcrios so rochas sedimentares formadas essencialmente por calcite - mineral de carbonato de clcio. Os calcrios quimiognicos resultam da precipitao do carbonato de clcio em ambiente aqutico.

Calcrios com restos de fsseis

Os calcrios conquferos tm origem na transformao, em ambiente marinho, de esqueletos e conchas. Os calcrios recitais resultam dos recifes de coral.

As rochas sedimentares biognicas tm origem na acumulao de organismos aps a sua morte ou de detritos da sua atividade. So exemplos destas rochas os calcrios conquferos e recitais e os carves.

Corais fossilizados

Quando as rochas so sujeitas a um aumento de presso e temperatura, sofrem transformaes na sua mineralogia e textura e do origem a rochas metamrficas. Estas transformaes ocorrem no estado slido, devido a vrios fatores que atuam ao longo do tempo geolgico.

Gnaisses

Xistos

14

03/11/2010

Gnaisses

15

Das könnte Ihnen auch gefallen