Sie sind auf Seite 1von 2

Leia, abaixo, algumas concepes acerca de texto e discurso: Sobre texto: Segundo Fiorin (2003:14-16), 1.

num texto, o significado de uma parte no autnomo, mas depende das outras com que se relaciona.; 2. o significado global de um texto no o resultado de mera soma de suas partes, mas de uma certa combinao geradora de sentidos.; 3. Em sntese, num texto o sentido de cada parte definido pela relao que mantm com as demais constituintes do todo.... Ainda conforme o autor, o texto apresenta as seguintes propriedades: 1. Coerncia de sentido, o que significa que ele no um amontoado de frases, ou seja, nele, as frases no esto pura e simplesmente dispostas umas aps as outras, mas esto relacionadas entre si. [ ] Uma mesma frase pode ter sentidos distintos dependendo do contexto dentro do qual est inserida. 2. Todo texto, seja ele verbal (um artigo de jornal), visual (um quadro), verbal e visual (um filme) etc, delimitado por dois brancos, um antes do incio do texto e outro no trmino; 3. O texto produzido num dado tempo e num determinado espao. Portanto, todo texto tem um carter histrico, uma vez que ele revela os ideais e caractersticas de uma determinada poca; Segundo Leite (2010), o termo texto refere-se, necessariamente, materialidade fsica (verbal) das sequncias da lngua. Trata-se, ento, de produes orais ou escritas consubstanciadas pelo encadeamento de sentenas sintaticamente organizadas, dotadas de coeso (elementos gramaticais de ligao entre as partes do texto) e coerncia (construo de sentido a partir do encadeamento textual), entre outros fatores de textualidade. Sobre discurso: Segundo Brando (2005:11), 1. a linguagem enquanto discurso no constitui um universo de signos que serve apenas de instrumento de comunicao ou suporte de pensamento; a linguagem enquanto discurso interao, e um modo de produo social; ela no neutra, inocente e nem natural, por isso o lugar privilegiado de manifestao da ideologia. ; 2. discurso o efeito de sentido construdo no processo de interlocuo e ope-se a uma concepo de lngua como mera transmisso de informao. Dentre as mltiplas exemplificaes de discurso (jornalstico, teatral, jurdico, educacional etc), este se constitui por um conjunto de frases logicamente ordenadas para que se transmita um sentido. Segundo Leite (2010), 1. O termo "discurso" diz respeito a uma significao mais abrangente do que a de "texto". Compreende-se, ento, por discurso uma unidade transfrstica que se submete a regras de organizao vigentes em um grupo social determinado: regras que governam uma narrativa, um dilogo, uma argumentao ou, em outras palavras, um discurso poltico, jurdico, publicitrio, etc.;

2. O termo discurso assume um valor mais amplo do assumido pelo texto, uma vez que leva em conta aspectos relativos a prticas sociais motivadoras desse "ato de linguagem", bem como aspectos ideolgicos e pragmticos. Referncias: BRANDO, Helena H. Nagamine. Introduo anlise do discurso. Campinas, SP: Unicamp, 2005.

LEITE, Luciana Paiva de Vilhena. Discurso e texto. Consideraes sobre o sujeito na linguagem: da lngua ao discurso. Disponvel em HTTP://www.ucp.br/html/joomlaBR/images. Acesso em 09/02/10. Questes:

1. D, com base nos textos, duas caractersticas de texto e duas de discurso.


2. Segundo Leite, entende-se por discurso uma unidade transfrstica. Explique. 3. Por que, conforme Fiorin, o significado de uma parte do texto no autnomo? 4. Leia, abaixo, a manchete da Folha de S.Paulo, de 17/02/2010: Copa no Brasil em 2014 j custa mais que frica-2010 Ainda incompleta, estimativa do pas ultrapassa R$ 17 bilhes, contra R$ 8 bi do Mundial deste ano. A manchete acima compara gastos entre a Copa do Brasil (2014) e o Mundial da frica do Sul (2010). a) A manchete trata apenas de uma informao? b) Se o discurso o efeito de sentidos entre interlocutores, qual o sentido para voc-leitor desta manchete? c) A manchete acima um texto. Justifique tal afirmao com base nas condies de textualidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen