Sie sind auf Seite 1von 25

N 22 - Outubro 2008

Revista Digital de Podologia


Gratuita - Em Portugus

re v i s t a p o d o l o g i a . c o m n 2 2 O u t u b ro 2 0 0 8 Diretora c ientfic a Podloga Mrcia Nogueira Diretor c omerc ial: Sr. Alberto Grillo C olaboradores de esta edi o:
Podloga Mrcia Nogueira. Brasil.

Humor Gabriel Ferrari - Fechu - pag. 21. Capa: Capa da Revista Podologia Argentina n 18.

NDICE
Pag. 7 - O que so rteses. 10. Noes de biossegurana.

Mercobeauty Imp e Exp de Produtos de Beleza Ltda. Tel: #55 19 - 3365-1587 - Campinas - Brasil www.revistapodologia.com - revista@revistapodologia.com
La Editorial no asume ninguna responsabilidad por el contenido de los avisos publicitarios que integran la presente edicin, no solamente por el texto o expresiones de los mismos, sino tambin por los resultados que se obtengan en el uso de los productos o servicios publicitados. Las ideas y/u opiniones vertidas en las colaboraciones firmadas no reflejan necesariamente la opinin de la direccin, que son exclusiva responsabilidad de los autores y que se extiende a cualquier imagen (fotos, grficos, esquemas, tablas, radiografas, etc.) que de cualquier tipo ilustre las mismas, an cuando se indique la fuente de origen. Se prohbe la reproduccin total o parcial del material con tenido en esta revista, salvo mediante autorizacin escrita de la Editorial. Todos los derechos reservados.

www.revistapodologia.com

8 e 9 Novembro 2008 So Paulo Brasil

P r i m e i r a E x p o s i o Multiprofissional do P
Criamos um Espao Especifico e Independente para o encontro, debate e discusso das patologias, tcnicas, tratamentos e uso de aparelhos nas doenas e na esttica do P.
Dirigida a Profissionais, Estudantes Empresas e Empresrios das diversas reas que cuidam da Sade e da Esttica do P.

Pblico que visitar Expo P Empresrios


Importadores e Exportadores Fabricantes de Palmilhas, Sapatos, Meias, Instrumental, Equipamentos e Aparelhos. Distribuidores - Ortopedias - Laboratrios de Cremes e Medicamentos - Escolas Universidades - Franqueadores, etc.

Venha ao mundo Expo P


- Como Profissional ter acesso a todas as novidades fazendo contato direto com as empresas. - Como Empresrio ter um ambiente onde fazer negcios, tendo contato direto com todos os profissionais das diversas reas.
Apoio

Profissionais
(multidisciplinares e multiprofissionais) Mdicos - Vasculares - Dermatologistas Cirurgies - Endocrinologistas Cardiologistas - Diabetlogos Ortopedistas - Reumatologistas Traumatologistas. Enfermeiras - Fisioterapeutas Massoterapeutas -Esteticistas Caladistas - Podlogos - Profissionais atuantes nos Spas - Estudantes Professores de Universidades, Escolas e Cursos - Professores da rea de Esporte e demais profissionais da res da Sade.
www.revistapodologia.com 3

Programao - Eventos paralelos


Sbado 8

I Frum-ExpoP de Ateno Integral ao P Diabtico


Evento destinado aos mdicos e aos multiprofissionais da sade, com nvel universitrio, que comumente interagem com portadores de Diabetes.

Coordenao: Dr. Fbio Batista (Chefe do Grupo do P Diabtico do Setor de Medicina e


Cirurgia do P do Depto de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP/EPM) www.drfabiobatista.med.br

Colaboradores
Dr. Paolo Marcello Re - Cirurgio Vascular - Dr. Srgio Henrique Rulli - Ortopedista Dr. Joo Carlos Gonzalez Gonzalez - Diabetlogo - Dra. Monica Antar Gamba - Enfermeira Dra. Maria Daniela F.P.R. Ferreira - Enfermeira
Programao preliminar 007:50h - 08:00h: Abertura - Dr Fbio Batista - Doutor em Cincias e Chefe do Grupo de P Diabtico do Setor de Medicina e Cirurgia do P do Depto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de So Paulo. 08:00h - 08:30h: Impacto do Diabetes Mellitus na Sade Pblica - Dr Fadlo Fraige Filho - Professor Titular da Faculdade de Medicina do ABC e Presidente da Associao Nacional de Assistncia ao Diabtico. 08:40h - 09:00h: Polticas Pblicas na Ateno ao Portador de Feridas Complexas - Enf Ana Maria Bergo Representante do Comit de Preveno e Tratamento de Feridas da Secretaria Municipal da Sade de So Paulo. 09:10h - 09:30h: Atuao da Enfermagem na Assistncia ao Portador de Diabetes - Enf Mnica Antar Gamba - Doutora e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de So Paulo. 09:40h - 10:00h: Avaliao Ortopdica do P Diabtico - Dr Antonio Augusto Magalhes - Doutor e Professor Afiliado do Depto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de So Paulo. 10:10h - 10:30h: Avaliao Vascular do P Diabtico Dr Paolo Marcello Re - Cirurgio Vascular do Hosp Santa Cruz e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. 10:30h - 10:50h: Intervalo - Visitao Feira 11:00h - 11:20h: Viso do Diabetlogo na Assistncia ao P Diabtico - Dr Joo Carlos Gonzalez Diabetlogo e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Diabetes. 11:30h - 11:50h: Ateno Fisioterpica ao Portador de Diabetes - Dra Andria Diniz Lopes - Mestre e Fisioterapeuta do Hosp Israelita Albert Einstein. 12:00h - 12:20h: Assistncia Domiciliar ao Diabtico Portador de Feridas Crnicas - Enf Maria Daniela Ferreira - Diretora do Projeto HomeCare. 12:30h - 12:50h: rteses como Coadjuvantes no Manejo do P Diabtico - Sra Cristina Cardoso - OrtoProtesista do Lar Escola So Francisco. 13:00h - 13:30h: Coberturas no Tratamento das Feridas Crnicas - Enf Leila Blanes-Doutora e Responsvel pela Liga de Tratamento de Feridas do Hospital So Paulo - Universidade Federal de So Paulo. 13:40h - 14:00h: Perguntas, Comentrios e Sugestes 14:00h - 15:00h: Almoo e Visitao Feira 15:10h- 16:00h: Participao da Indstria no Desenvolvimento Tecnolgico-Cientfico Moderador: Dr Srgio Henrique Rulli Ortopedista e Membro Titular da Associao Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e P. 16:30h: Encerramento: Dr Fbio Batista - Doutor em Cincias e Chefe do Grupo de P Diabtico do Setor de Medicina e Cirurgia do P do Depto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de So Paulo.

Todas a informaes atualizadas no site www.expope.com


Investimento Profissional R$ 110,00 - Estudantes R$ 55 - Professores: convidados (grtis) Apoio

www.revistapodologia.com

Sbado 8 e Domingo 9

PodoMeeting 2008
Dr. Fabio Batista - Brasil - Mdico Ortopedista e Traumatologista que se dedica de forma integral ao Tratamento dos Ps de Portadores de Diabetes. Chefe do Ambulatrio de Medicina e Cirurgia do P e Chefe do Grupo do P Diabtico do Setor de Medicina e Cirurgia do P do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP / Escola paulista de Medicina. - Membro da Diretoria da Asso. Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e P. - Membro Titular da Associao Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Associao Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e P e da Sociedade Brasileira de Diabetes. - Mdico do Corpo Clnico dos Hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Nove de Julho, So Luiz, AACD, Santa Catarina, Alvorada Moema e Santa Rita. www.drfabiobatista.med.br Tema: Conceito de assistncia integral e interdisciplinar do p diabtico. Dr. e Podlogo Miguel Luis Guilln lvarez - Espanha - Podlogo Diplomado em Podologia pela Universidade Complutense de Madri. Doutor em Medicina Poditrica (U.S.A.) - Podlogo Esportivo da Real Federao Espanhola de Futebol e de mais nove federaes nacionais, vinte clubes, associaes e escolas esportivas. - Podlogo colaborador da NBA (liga nacional de basquete de USA). Autor de livros: entre outros - Leses nos Ps em Pdologia Esportiva. 2006, Editorial Revistapodologia.com. - Podologia Esportiva, Editorial Interamericana McGrawHill, 1991. - Podologia Esportiva no Futebol, Editorial Real Federao Espanhola de Futebol (1992). - Professor de Cursos de Doutorado para Licenciados em Medicina e Cirurgia, Cursos de aperfeioamento em Podologia, Aulas de prtica do sexto curso dos Alunos de Medicina da Universidade Complutense de Madrid e da Aula Educativa da Unidade de Educao para a Sade do Servio de Medicina Preventiva do Hospital Clnico San Carlos de Madri. www.clinicaguillen.com Tema: Aspectos da Podologia Esportiva. Podlogo Carlos Alberto Banegas - Argentina - Podlogo Formado h 19 anos e Matriculado no Ministrio de Sade da Provincia de Buenos Aires - Argentina, no ano 1989 - MP 2051. Fundador e ex diretor do CARDEIP. Centro Argentino de Desarrollo en Investigacin en Podologa desde 1998 a 2006. Diretor executivo de sete jornadas de podologa Podoclnica Alta formacin. Anos 1998-99-2000-01-02-03-04. Palestrante em congressos nacionais e internacionais (Chile, Brasil y Uruguai). Atividade docente: Cursos de aperfeioamento para profissionais com vdeos e tcnicas prprias. Talheres de: onicomicoses; onicocripotoses; educao diabetolgica; elaborao de orteses plantares; calado terapia; pododiagnsticos presuntivos. Autor dos Manuais de Podoclnica 2001 e 2003 e trabalhos publicados em revistas de podologia na Argentina e Brasil. Integrante da equipe interdisciplinar

Intergrao da Teora com a Prtica


de LAPDI.-Liga de Proteao ao paciente Diabtico desde o ano 2001 ate os dias de hoje. Atual diretor do INPOAR - Instituto Podolgico Argentino. Desde maro de 2007. www.inpoar.com Tema: Ortopodologia digito-plantar, tcnicas aplicadas. Consultor Marcio Yoshinaga - Brasil - J falou para mais de 310 mil pessoas atravs de cursos, treinamentos, seminrios e palestras. Consultor-Treinador Empresarial e de Carreiras Profissionais. Terapeuta Comportamental. Coach Life pela Crescimentum. Fundador da MY Treinamentos Empresariais e Comportamentais. Administrador de Empresas e MBA Marketing certificado pela Duke MBA/EUA, Formado em Emotologia pela Cidade do Crebro/RJ. Certificado Internacionalmente em Hipnose Erickssoniana corporativa e na cura de traumas, por Paul Adler NY/ EUA. marcio.sy@hotmail.com Tema: Inteligncia Emocional Na Vida Pessoal e Profissional.

Dirigido aos profissionais que atuam na sade e na esttica do p.

Dr. Rui de Andrade Dammenhain - Brasil - Especialista em Vigilncia Sanitria - Diretor do GTO da Diviso de Servios de Sade do CVS SP de 1996 2001 - Diretor da Vigilncia Sanitria da Capital (VISA DIR 1) de 2001 2003 - Diretor Presidente do INBRAVISA - Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilncia Sanitria. www.inbravisa.com.br Tema: Legislao de vigilcia sanitria para podologia. Podloga Mrcia Nogueira - Brasil - - Profissional formada pelo Senac e com vrios cursos de especializao na rea, ministra com grande experincia e didtica palestras, cursos e treinamentos em todo Brasil. - Diretora da Revista Virtual Revistapodologia.com desde 2003. Escreve artigos para as revistas: Revistapodologia.com, Mos e ps. Profisso beleza, Personalit e Belezain.com.br. - Promove aes sociais em asilos e regies carentes. - Dicta cursos de aperfeioamento e treinamento na sua clnica. podologamarcianogueira@hotmail.com Tema: rteses: tcnicas e procedimentos. Podloga Renata Aparecida Moreno - Brasil - Tcnica em Podologa formada pelo Senac. renataapmoreno@yahoo.com.br Tema: Tratamento com Alta - Freqncia para Onicomicose. Tcnica da Onicoterapia. Dr. Jos Marcelo Carvalho - Brasil Fisioterapeuta Ortesista Protesista. Ps-Graduao em Leses do Aparelho Locomotor Escola Paulista de Medicina UNIFESP Membro ISPO International Society the Prothotic and Orthoic Diretor da Andbem Ortopedia Campinas - SP - www.andbem.com.br - andbem@andbem.com.br Tema: Analise Computadorizada dos Ps - Demonstrao prtica.

Investimento Profissional R$ 110,00 - Estudantes R$ 55,00 - Professores: convidados (grtis) Cursos Ps-PodoMeeting - dia 10
Pdgo. Carlos Alberto Banegas - Ortopodologia digito-plantar e ungueal. Tcnicas aplicadas. Dr. Pdgo. Miguel Guilln lvarez - Explorao das dores nos ps no esporte. Podloga Mrcia Nogueira - Aperfeioamento em rteses. Consultor Marcio Yoshinaga - Vendendo e adquirindo realizaes.

Patrocnio

Todas a informaes atualizadas no site www.expope.com


www.revistapodologia.com 5

Local
Feiras & Convenes Av. Engenheiro Roberto Zuccolo, 555 Vila Leopoldina - So Paulo/SP

Por que no ITM Expo ? Porque um lugar que possui todo o conforto, espao e toda a segurana para as empresas e os profissionais participantes.
Infra-estrutura ITM Expo - Estacionamento coberto com 1.700 vagas + 1.500 vagas externas. - Ar condicionado central. - Cmeras de Vigilncia internas. - Ponto de Txi. - Praa de alimentao. - Facilidade para deficientes fsicos. - Guarda-malas - Enfermaria. - Elevadores de carga e rampas de acesso para veculos aos pavilhes. - Amplo local para estacionamento de nibus (rea externa). - Elevadores de carga e rampas de acesso para veculos aos pavilhes. - Gerador ligado ao Centro de Convenes.

Centro de Convenes
Infra-estrutura onde ser feita a Exposio - 1.700 m2 com carpete e ar condicionado central. - Salas para os eventos paralelos no mesmo andar. Facilita o fluxo do publico visitante. - Escadas rolantes para o fcil acesso dos visitantes a Expo P. - Elevadores de carga para facilitar a movimentao de mercadorias.

Apoio
Organizao e Realizao

Informaes

Tel: #55 (11) 2292-8615 - expope@expope.com - expope@revistapodologia.com www.expope.com - www.revistapodologia.com Av Brigadeiro Luiz Antonio 1186 SL 25 - LIZ - Bela Vista - SP - Cep: 01318-001

O que so rteses ?
Podloga Mrcia Nogueira. Brasil.

rteses so pequenos aparelhos colados sobre a lmina ou placa ungueal (unha), com a finalidade de: - Corrigir seu formato, dependendo do tipo de lmina. - Abrir sua curvatura, evitando que encrave (onicocriptose) ou se forme onicofose, que o excesso e endurecimento da pele no sulco ungueal, formado para proteger a regio pressionada. - Preservar seu leito ungueal (local onde a lmina se encaixa). Para melhor entendermos os termos usados na podologia, ao nos referirmos s rteses, vejamos nas figuras abaixo, as estruturas da lmina ungueal com seus nomes tcnicos.

1. Lmina ou placa ungueal - Unha, formada por queratina, encaixada no leito ungueal. Protege as extremidades dos dedos. composta por: nitrognio, enxofre, metais, lipdios e gua. 2. Lnula - Parte branca na base da lmina. 3. Eponquio - Cutcula, protege a matriz contra a entrada de microrganismos. 4. Bolsa ungueal - Protege a matriz. 5. Tendo do msculo. 6. Hiponquio - Formao de pele entre a lmina e a extremidade da polpa digital. 7. Leito ungueal - Local em que a lmina ungueal se encaixa. 8. Matriz ungueal - Local onde so formadas as clulas germinativas. 9. Articulao interfalangiana. 10. Tendo do msculo. 11. Falange proximal - Hlux. 12. Polpa proximal. 13. Polpa distal. Agora que j conhecemos a lmina com suas estruturas, fica mais fcil entendermos onde so coladas as rteses e suas finalidades. Quando falamos em corrigir o formato da lmina, temos que conhecer os tipos mais comuns. So eles: normal, telha, gancho, caracol, mista, torqus e funil. Com as rteses temos condies de mudar e manter um novo formato da lmina ungueal. importante ressaltar que o sucesso do tratamento se deve ao acompanhamento do www.revistapodologia.com 7

Figura retirada da Internet

cliente pelo profissional, durante pelo menos 4 meses, sendo que as rteses devem ser trocadas de 20 em 20 dias. Vamos agora conhecer os tipos mais comuns de rteses 1. FMM (Fibra com Memria Molecular) Pequena tira especial colada sobre a lmina. Tem uma numerao que varia de 0,20 a 0,30, dependendo da sua resistncia, devido espessura. Material para a confeco - Cola - Fibra com memria molecular - Calcador Incio do tratamento

Podemos ver a seguir, a evoluo do tratamento em apenas uma semana, feito com a FMM. Nesse cliente foi aplicada a FMM de n 0,25, pois sua lmina no muito fina e comporta essa fibra. 2. "Bottons" Dois Bottons unidos por elstico de silicone. Material para confeco Cola Um par de "Bottons" ortodnticos Elstico ortodntico Pina tranada

Uma semana aps tratamento

Lmina p esquerdo

Lmina p esquerdo

Lmina p direito

Lmina p direito www.revistapodologia.com 8

Bottons 3. Metlica Dois braquetes unidos por uma mola ortodntica confeccionada manualmente. Aplica uma grande trao na lmina. Material para confeco - Cola - Um par de Braquetes -

Metlica Fio de ao ortodntico Pina Mathiew Alicate de corte Alicate ortodntico n 053 Pina tranada

4. Acrlica Resina que substitui (prtese) ou completa a

www.revistapodologia.com

Acrlica - Antes lmina (rtese) ungueal. Material para confeco Monmero Polmero Esptula ou pincel Dapp Removedor de esmalte

Acrlica - Depois

5. Anteparo podolgico Confeccionado com catalisador e silicone, abre o espao no sulco ungueal para que a lmina cresa sem encravar Como pudemos ver, existem muitos recursos para o tratamento das lminas: encravadas (onicocriptose), com formato incorreto e com presso nas laterais (onicofose). O sucesso no tratamento com rteses ocorrer se o cliente: - Usar calados confortveis e adequados. - Tiver periodicidade no retorno do tratamento. - Fizer a manuteno.

Anteparo podolgico Caso contrrio, haver recidivas. A retirada total da lmina ungueal e a cantoplastia so medidas extremas, utilizadas como ltimo recurso por Dermatologistas, na tentativa de eliminar o problema da onicocriptose (unha encravada).

www.revistapodologia.com
Desde 1997 en internet informando a los profesionales de la salud y la esttica del pie.
Desde 1997 na internet informando os profissionais da sade e a esttica do p.

Productos, Guia de Empresas, Guia de Profesionales, Guia de Eventos, Guia de Instituciones, Donde Estudiar: cursos ... y mucho mas !!!
www.revistapodologia.com 10

Noes de Biossegurana.
Podloga Mrcia Nogueira. Brasil.

Introduo de grande importncia conhecer medidas que controlam as doenas transmissveis. Como j aprendemos, contrair infeces em nosso local de trabalho est diretamente ligado falta de conhecimentos e conscientizao, quanto observao das precaues a serem tomadas quanto ao padro de biossegurana. Mais uma vez a palavra "preveno" se torna a mais importante dentro da nossa profisso. Para o nosso cliente, o risco de ser contaminado no deve existir, em hiptese alguma. Nosso objetivo transmitir aos profissionais procedimentos de limpeza, desinfeco e esterilizao que sero executados em nosso local de trabalho, de modo que no haja o riscos de

transmisso de patologias entre os clientes, entre ns e os clientes e entre nosso local de trabalho e os clientes. Vamos tambm dar noes e atitudes bsicas sobre apresentao e cuidados pessoais. Para melhor compreendermos o tema a seguir, vamos nos familiarizar com os termos comumente utilizados nessa matria. Termos mais utilizados Anti-sepsia Anti = contra / Sepsis = putrefao. o conjunto de procedimentos utilizados para evitar que os microrganismos patgenos se espalhem para longe do local onde se encontrem. Ex: lcool 70%..

www.revistapodologia.com 11

Artigos So os instrumentais utilizados pelo profissional em seu atendimento dirio, que so classificados segundo a gravidade de risco, quanto transmisso de infeco que apresentam. Assepsia A = privao / Sepsis = putrefao. quando o local for estril, ou seja, isento de qualquer microrganismo patgeno, o conjunto de procedimentos e cuidados adequados para manter afastado desse local, microrganismos vindos de fora. Desinfeco o processo que mata ou destri a maioria dos microrganismos patognicos, raramente mata todos os esporos. Desinfeco de alto nvel Elimina bactrias na forma vegetativa, por exemplo: bacilo da tuberculose, alguns esporos, fungos e alguns vrus, enfim, elimina todos os microrganismos com exceo de um grande nmero de esporos. Desinfeco de nvel intermedirio

Descontaminao Processo que resulta na reduo da populao microbiana em um objeto inanimado a um nvel seguro ou relativamente seguro para a manipulao. Desinfetantes Saneador, anti-sptico utilizado em objetos inanimados. Detergentes Dissolvem substncias gordurosas. Detritos Restos, sujeiras. EPI Equipamento de proteo individual, ou seja: luvas de borracha, culos de proteo, avental e mscara Envelopes / estojo para esterilizao Para acondicionar os instrumentos dentro de estufa e/ou autoclave (Foto 1). Esterilizao

Elimina a bactria de forma vegetativa, bacilo da tuberculose, fungos e alguns vrus. No elimina bactrias esporuladas. Desinfeco de baixo nvel Elimina a maioria das bactrias vegetativas, fungos e vrus. No elimina esporos ou vrus lipdicos.

o processo de destruio de todas as formas de vida microbiana, inclusive esporuladas, presentes em qualquer artigo, mediante a aplicao de agentes fsicos ou qumicos. Ficha e anamnese o primeiro contato do profissional com o cliente, sobre possveis alergias e doenas. Germes Nome dado aos microrganismos existentes, ou seja: bactrias, fungos e vrus. Germicida um produto qumico que destri microrganismos. utilizado para eliminar microrganismos patognicos, mas no necessariamente bactrias esporuladas. Utilizado em tecidos vivos (anti-spticos) e objetos inanimados (desinfetantes). Higiene

Foto 1 - Envelopes e estojos para esterilizao

Parte da medicina que ensina a conservar a www.revistapodologia.com 12

sade individual e da comunidade, limpeza, asseio. Infeco Contgio, contaminao, invaso dos tecidos orgnicos por germes patognicos. Limpeza Reduz a quantidade de microrganismos existentes. o procedimento que consiste na remoo mecnica de sujidades e detritos visveis atravs da lavagem, enxge e secagem do material, utilizando solues detergentes. Pode ser mecnica ou manual. Pr-embebio Procedimento que evita que as sujidades e matrias orgnicas sequem nos instrumentos. onde se inicia a dissoluo dos resduos e em alguns casos a descontaminao. Reprocessamento o processo que ir ser aplicado em artigos para que sejam reutilizados. Inclui: limpeza, desinfeco, preparo, embalagem, rotulagem, esterilizao e controle de qualidade. Sujidades Cisco, sujeira. Classificao dos artigos utilizados Artigos crticos So todos aqueles que podem penetrar os tecidos sub-epiteliais. So eles: Bisturi plantar (222) Bisturi dorsal (463) Bisturi nuclear estreito (214) Bisturi nuclear largo (209) Bisturi micro nuclear (208) Alicate para eponquio (cutcula) Alicate de corte Brocas (082, 744, 718, 006/enucleadora) Foto 5 - Brocas: 082, 744, 718 e 006. Foto 4 - Broca enucleadora. Foto 3 - Bisturis: dorsal e plantar. Foto 2 - Nucleares: largo, estreito e micro.

Fotos 2/3/4/5/6 Obs.: Todo artigo crtico deve ser esterilizado. Artigos semi-crticos So os instrumentos que iro atuar sob a epiFoto 6 - Alicates de corte e de eponquio. www.revistapodologia.com 14

derme, mas no iro penetrar tecido macio. Devem ser isentos de bactrias na forma vegetativa. So eles: - Cureta - Pina - Esptula - Estilete Foto 7 Observes Os artigos semi-crticos deve sofrer esterilizao de alto nvel, caso seja sensvel ao calor Artigos no crticos So os instrumentos que entram em contato apenas com a pele ntegra (Foto 8) Bandeja de resduos Massageador Estojo Lixas Cabo de bisturi descartvel Materiais para a confeco de rteses Aplicador de gaze tubular Caneta do micro-motor Mandril

- Monofilamento - Diapaso Observaes 1. Os artigos no crticos devem estar isentos de microrganismos, se admite apenas um

Foto 7 - Esptula e pina

Foto 8 - Lixas e mandril

www.revistapodologia.com 16

pequeno nmero deles. 2. Os artigos no crticos devem sofrer apenas limpeza e/ou desinfeco de nvel intermedirio ou baixo. 3. O nvel de desinfeco escolhido depende da presena ou no de sangue no material rea fsica do gabinete

mentos. Nela se inicia a dissoluo dos resduos e at a destruio microbiana (descontaminao). feita com: -gua a menos de 45C e detergente enzimtico, por 2 minutos. -lcool 70% Procedimentos Limpeza

- rea mnima de 10 m, com no mnimo 2,5 m x 1,60 m. - rea de atendimento separada por divisrias de no mnimo 2 m de altura. - Piso de material liso, resistente, impermevel e lavvel com rejuntamento adequado. - Paredes e forros pintados de cor clara, com tinta lavvel. - Instalaes sanitrias apropriadas. - Pia com gua corrente. Procedimentos de limpeza, esterilizao e desinfeco Pr-embebio O objetivo da pr-embebio evitar que sujidades e matrias orgnicas sequem nos instru-

-Utilizar escova macia com cerdas de nylon, com sabo ou detergente. -Enxaguar com gua em abundncia -Secar com pano limpo e seco/ toalhas descartveis. Esterilizao na Estufa A- Em estojo inox -Proteger as pontas com papel alumnio -Forrar o estojo de inox com papel toalha -Colocar as peas delicadas por cima -Fechar a tampa -Colocar na estufa, j com a temperatura alcanada (170C por 1 hora ou 160C por 2 horas)

www.revistapodologia.com 17

Foto 9 - Estufa para esterilizao Observao Conferir a temperatura com termmetro Foto 9/10

Foto 10 - Estufa para esterilizao B- Em envelope plstico apropriado - Colocar as peas dentro do envelope e vedar - Colocar na estufa a 170C por 1 hora ou

www.revistapodologia.com 18

160C por 2 horas - Foto 11 Esterilizao na Autoclave Fotos 12/13 - Colocar os materiais dentro de envelope prprio e vedar - Colocar gua destilada na autoclave, no local indicado - Colocar os envelopes com os materiais dentro da autoclave - Distribuir nas prateleiras de maneira uniforme. - Fechar a autoclave - Ligar - Aguardar o ciclo - Abrir a autoclave Ateno Lubrificar os alicates com lubrificante mineral no oleoso, aps a esterilizao. Observao Devemos considerar a quantidade de cloro que tem na gua, pois, interfere no material que reveste os artigos. Como ocorre a Esterilizao A- Esterilizao pelo calor mido (Vapor Saturado sob presso- Auto-clave) Foto 12 - Autoclave para esterilizao Tem como princpio bsico a esterilizao a vapor, expe os artigos ao contato direto com o vapor uma temperatura e presso adequadas por um tempo estabelecido. Os microrganismos so destrudos pela ao combinada entre: o calor, a presso, a temperatura e tempo, ocasionando a termo coagulao e a desnaturao das protenas da estrutura celular. Tempo de exposio: 30' a uma temperatura de 121C Validade: 7 dias B- Esterilizao pelo calor seco (Estufa) tambm chamada de Forno de Pasteur, onde se processa a esterilizao pelo calor seco. Essa esterilizao vagarosa. A destruio se d por desidratao, oxidao e queima celular. O aquecimento do material se d por condio que a transferncia direta do calor. necessrio remover qualquer vestgio de leo ou gordura, antes da esterilizao. Tempo de exposio: 1 hora uma temperatura de 170C ou 2 horas 160C Validade: 07 dias

Foto 11 - Envelope para esterilizao

Foto 13 - Autoclave para esterilizao Obs.: Uma vez ligada, a estufa se deve marcar o tempo a partir do momento que o termmetro atingir a temperatura adequada. Durante o www.revistapodologia.com 19

processo, a estufa no dever ser aberta. C - Por agentes qumicos Os artigos crticos e semi-crticos sensveis ao calor, devero passar por desinfeco qumica de alto nvel ou esterilizao qumica. Produto esterilizante: Glutaraldedo a 2% Utilizao Aps a limpeza do artigo: - Adicionar o ativador soluo de glutaraldedo e agitar bem. - Transferir a soluo amarela esverdeada (validade 14 dias) para um recipiente adequado. - Colocar os artigos limpos e secos dentro dessa soluo e tampar o recipiente - Enxaguar em gua - Secar com um pano limpo / Toalhas descartveis. - Identificar: data/ processo/ operador. - Tempo: Esterilizao: 8/10 horas. Desinfeco: 30'(alto nvel). Recomenda-se o uso imediato. Artigos nicos em cada atendimento EPIs (foto 14) - Touca - Mscara - Luvas

Foto 14 - EPIs Outros - Lixas - Toalhas descartveis - Palitos para o uso de creme - Forro para a maca - Protetor de bandeja Cuidados A- Apresentao pessoal - Cabelos: curtos ou presos com a touca - Barba feita (homens) - Mos: unhas curtas e com esmalte claro

www.revistapodologia.com 20

Dentes: limpos e escovados Roupas: discretas, brancas e impecveis Ps: calados brancos e impecveis Adornos e maquiagem: discretos Desodorante de alta proteo

Durante o procedimento proibido - Usar pulseiras, relgios, colares, anis e brincos grandes - Deixar os cabelos longos fora da touca - Comer ou beber - Atender sem avental O profissional ao atender seu cliente deve - Calar sapatos fechados - Vestir avental branco - Colocar luvas descartveis - Colocar touca descartvel - Colocar culos de proteo ao utilizar lixas ou cortar as lminas B. Atitudes profissionais Antes de iniciar o atendimento:

- Verificar se todo material est mo, para que no seja preciso levantar durante o procedimento - Dar a ficha e a anamnese para o cliente preencher - Ler com ateno assim que preenchida - Questionar o que no estiver escrito com clareza ou se houver dvida Ao acabar cada atendimento - Limpar a bandeja de resduos - Dispensar lminas descartveis em caixa de papelo com essa finalidade - Tirar as luvas apenas aps a lavagem dos materiais, com outra luva apropriada. - Varrer o local de atendimento - Fazer assepsia do local e mveis com lcool 70% - Cuidar da esterilizao dos materiais ou deix-los na pr-embebio at o momento de faz-lo. PREVENO COM CONSCINCIA E RESPONSABILIDADE, A OBRIGAO DE TODO PROFISSIONAL QUE TRABALHA NA REA DA SADE !

www.revistapodologia.com 21

Autor: Podologo Dr. Miguel Luis Guilln lvarez


Temos a satisfao de colocar em suas mos o primeiro livro traduzido para o portugus deste importante e reconhecido profissional espanhol, e colaborar desta forma com o avano da podologia que a arte de cuidar da sade e da esttica dos ps exercida pelo podlogo. - Podlogo Diplomado em Podologia pela Universidade Complutense de Madri. - Doutor em Medicina Poditrica (U.S.A.) - Podlogo Esportivo da Real Federao Espanhola de Futebol e de mais nove federaes nacionais, vinte clubes, associaes e escolas esportivas. - Podlogo colaborador da NBA (liga nacional de basquete de USA). Autor dos livros: - Podologia Esportiva - Historia clnica, explorao e caractersticas do calado esportivo - Podologia Esportiva no Futebol - Exostoses gerais e calcneo patolgico - Podologia Esportiva no Futebol. Professor de Cursos de Doutorado para Licenciados em Medicina e Cirurgia, Cursos de aperfeioamento em Podologia, Aulas de prtica do sexto curso dos Alunos de Medicina da Universidade Complutense de Madrid e da Aula Educativa da Unidade de Educao para a Sade do Servio de Medicina Preventiva do Hospital Clnico San Carlos de Madri. Assistente, participante e palestrante em cursos, seminrios, simpsios, jornadas, congressos e conferncias sobre temas de Podologia.

Indice
Introduo - Leses do p - Biomecnica do p e do tornozelo. - Natureza das leses. - Causa que ocasionam as leses. - Calado esportivo. - Fatores biomecnicos. Capitulo 1 Exploraes especficas. - Dessimetrias. - Formao digital. - Formao metatarsal. Capitulo 2 Explorao dermatolgica. Leses dermatolgicas. - Feridas. - Infeco por fungos. - Infeco por vrus (papilomas). - Bolhas e flictenas. - Queimaduras. - Calos e calosidades. Capitulo 3 Explorao articular. Leses articulares. - Artropatias. - Cistos sinoviais. - Sinovite. - Gota. - Entorses do tornozelo. Capitulo 4 Explorao muscular, ligamentosa e tendinosa. Breve recordao dos msculos do p. Leses dos msculos, ligamentos e tendes. - Tendinite do Aquiles. - Tendinite do Tibial. - Fasceite plantar. - Leses musculares mais comuns. - Cimbra. - Contratura. - Alongamento. - Ruptura fibrilar. - Ruptura muscular. - Contuses e rupturas. - Ruptura parcial do tendo de Aquiles. - Ruptura total do tendo de Aquiles. Capitulo 5 Explorao vascular, arterial e venosa. Explorao. Mtodos de laboratrio. Leses vasculares. - Insuficincia arterial perifrica. - Obstrues. - Insuficincia venosa. - Sndrome ps-flebtico. - Trombo embolismo pulmonar. - lceras das extremidades inferiores. - lceras arteriais. - lceras venosas. - Varizes. - Tromboflebite. Capitulo 6 Explorao neurolgica. Leses neurolgicas. - Neuroma de Morton. - Citica. Capitulo 7 Explorao dos dedos e das unhas. Leses dos dedos. Leses das unhas. Capitulo 8 Explorao da dor. Leses dolorosas do p. - Metatarsalgia. - Talalgia. - Bursite. Capitulo 9 Explorao ssea. Leses sseas. - Fraturas em geral. - Fratura dos dedos do p. - Fratura dos metatarsianos. Capitulo 10 Exploraes complementares - Podoscpio. - Fotopodograma. - P plano. - P cavo.

Vendas: shop virtual www.shop.mercobeauty.com


revista@revistapodologia.com - w w w. r e v i s t a p o d o l o g i a . c o m
www.revistapodologia.com 24

POSTERS PODOLGICOS DIDCTICOS


ONICOMICOSIS Clasificacin por su localizacin y apariencia. ONICOMICOSES Classificao pela localizao e aparncia.

ESQUELETO DEL PIE 1 Todos los huesos del pie en las vistas plantar y dorsal. ESQUELETO DO P 1 Todos os ossos do p nas vistas plantar e dorsal.

ESQUELETO DEL PIE 2 Todos los huesos del pie en las vistas posterior, media y lateral. ESQUELETO DO P 2 Todos os ossos do p nas vistas posterior, medial e lateral.

REFLEXOLOGIA PODAL Las zonas y puntos reflejos de los pies. REFLEXOLOGIA PODAL As zonas e pontos reflexos dos ps.

SISTEMA MSCULO VASCULAR Venas, arteria, nervios, msculos, tendones y bainas tendinosas. SISTEMA MSCULO VASCULAR Veias, artrias, nervos, msculos, tendes e bainhas tendinosas.

Mercobeauty Imp e Exp de Produtos de Beleza Ltda.


Email: revista@revistapodologia.com - revistapodologia@gmail.com Visite nosso Shop virtual: www.shop.mercobeauty.com
www.revistapodologia.com 25

Das könnte Ihnen auch gefallen