Sie sind auf Seite 1von 9

FOTOINTERPRETAO a) conceito A fotointerpretao a tcnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir sua significao.

. A fotointerpretao bastante importante elaborao de mapas temticos (Ex.: geomorfologia, vegetao, uso do solo, etc.). A fotointerpretao difere na fotogrametria no que se refere ao tratamento do dado. A fotogrametria est relacionada com a acurcia posicional e geomtrica dos objetos, aspecto quantitativo, enquanto a fotointerpretao est relacionado com a significncia do objeto, aspecto qualitativo. Na verdade no que se refere cartografia tanto os aspectos qualitativos quanto quantitativos dos dados so importantes e seu grau de acurcia e/ou detalhe dependem da escala do mapeamento.

Interpretao e medidas Dado qualitativo: lago Objeto Dado quantitativo: rea, permetro, coordenadas

No campo da engenharia a fotointerpretao pode ser usada em estudos de localizao de estradas, diferentes traados propostos, explorao mineral, agricultura e planejamento urbano dentre outros. b)- Elementos Na fotointerpretao visual utilizamos elementos de reconhecimento, os quais servem de fatores-guia no processo de reconhecimento e identificao dos alvos na superfcie terrestre atravs de uma fotografia area ou imagem de satlite. Estes elementos bsicos de leitura de uma fotografia ou imagem so os seguintes:

Tonalidade e cor; Forma e tamanho; Padro; Textura;

Associao e Sombra.

1.1. Tonalidade e cor A tonalidade refere-se a intensidade de energia eletromagntica refletida por um tipo de alvo na superfcie terrestre, em uma determinada banda do espectro eletromagntico, em outras palavras, a tonalidade est estreitamente relacionada com o comportamento espectral das diferentes coberturas da superfcie terrestre. Em fotografias areas a cor est associada ao tipo de filme (preto e branco, colorido normal, infravermelho preto e branco e infravermelho colorido). Em uma imagem de satlite, devido reflexo seletiva dos alvos existentes na superfcie terrestre, nas distintas bandas do espectro eletromagntico, analisamos os tons de cinza nas bandas individualmente ou as cores atravs das composies coloridas. O olho humano mais sensvel a cores que a tons de cinza. Desta forma associamos cores aos tons de cinza (Figura 1).

Figura 01 Imagem LANDSAT /TM do encontro das guas dos rios Solimes (azul claro) e Negro (preto) formando o rio Amazonas. Tonalidade: intensidade de energia eletromagntica refletida por um tipo de alvo na superfcie terrestre, em uma determinada banda do espectro eletromagntico.

1.2. Forma e tamanho A forma definida atravs da geometria dos objetos e o tamanho diretamente proporcional escala. A forma um elemento importante, pois facilita o reconhecimento de alguns alvos na superfcie terrestre, tais como: estradas e linhas frreas (que apresentam formato longitudinal), cultivos (que tem formas regulares e bem definidas pois as culturas so plantadas em linha ou em curva de nvel), reflorestamentos (que tem formas regulares) (Figura 2), reas irrigadas por piv central (que apresentam formas arredondadas) reservatrios, complexos industriais, aeroportos, estruturas geolgicas e geomorfolgias, cidades (que apresentam formas reticulares devido aos cruzamentos de suas avenidas e ruas) (Figura 3), rios (que apresentam forma sinuosa) etc. Paralelamente a forma deve-se tambm levar em considerao o tamanho dos alvos, pois algumas vezes alvos diferentes apresentam formas semelhantes, mas tamanhos diferentes, o que auxilia na sua caracterizao. Por exemplo, as reas de horticultura tm forma semelhante s reas de plantio de cana-de-acar, porm elas tm tamanhos diferentes. O mesmo acontece com rios, os rios principais e os tributrios tm a mesma forma sinuosa, mas tamanhos diferentes.

Figura 02 Imagem IKONOS de rea agrcola com padro quadriculado bem definido. (Fonte: http://www.engesat.com.br).

Forma: definida atravs da geometria dos objetos e o tamanho diretamente proporcional escala. um elemento importante, pois facilita o reconhecimento de alguns alvos na superfcie terrestre.

1.3. Padro (modelo) Este elemento bastante utilizado em fotografias areas e em imagens de alta resoluo. O padro definido a partir da unio e extenso das formas que podem se repetir regularmente com variaes tonais na imagem. O padro pode ser representado por obras feitas pelo homem ou feies naturais, p. ex. padres de drenagem, padro das plantaes, de construes, de mineraes, etc. Em estudos de bacias de drenagem o padro de drenagem um elemento importante, pois ele est associado ao tipo de solo, rocha e estrutura geolgica na rea que est sendo estudada. O Padro tambm nos permite identificar alguns tipos de coberturas artificiais tais como plantaes, reas de reflorestamento, reas urbanas, distritos industriais, rea urbana (Figura 4) e algumas reas de lazer, etc (Figura 5).

Figura 04 Padro tpico de reas agrcolas, imagem LANDSAT-TM.

Figura 05 Padro linear, tpico em reas de plantios agrcolas ou florestais.

Padro: um elemento importante, pois ele est associado ao tipo de solo, rocha e estrutura geolgica na rea que est sendo estudada.

1.4. Textura Arranjo dos tons numa rea da imagem, resultando no aspecto suave at rugoso de um alvo na fotografia ou imagem. O elemento textural passa a ser a menor feio contnua e homognea distinguvel em uma fotografia area, porm passvel de repetio, por exemplo, uma rvore ou um grupo de rvores. A textura varia sempre com a escala.

Figura 06 Comparao entre a imagem LANDSAT e IKONOS de uma parte da Bacia Paracat na escala 1:25.000.

1.5. Associao (ou convergncia de evidncias) Elementos ou objetos que esto comumente associados, nos quais um tende a ocorrer em funo do outro. Por exemplo, a ocorrncia de mangue se d por uma conjuntura de fatores de influncia fluvio-marinha.

1.6. Sombra outro elemento importante na interpretao de imagens de satlite,mas na maioria das vezes dificulta a interpretao das imagens, porque esconde a informao onde ela est sendo projetada. De um modo geral o relevo sempre provoca uma sombra do lado oposto a incidncia do sol, fazendo com que estas reas apresentem tonalidades escuras na imagem, dificultando assim a caracterizao dos alvos na superfcie terrestre (Figura 7).

Figura 07 Imagem CBERS apresentando a nuvem em branco e a sombra da nuvem em preto, esta ltima confunde-se com a tonalidade preta da gua do aude que est na poro inferior da imagem.

Com base nestes elementos elabora-se ento uma chave de classificao, a qual serve de guia ao fotointrprete para identificar rapidamente os alvos na fotografia ou na imagem. A chave vem a ser descrio e ilustrao tpica dos alvos.

Este tipo de interpretao visual pode ser muito interessante quando no se quer ou no vivel realizar uma classificao digital da imagem. Este produto muito interessante e pode muitas vezes atender o objetivo do trabalho. Este material tambm pode ser preparado um trabalho com finalidades de interpretao preliminar em campo para posterior classificao automtica. As chaves de interpretao no tm aplicabilidade ampla, ou seja, ela deve ser desenvolvida para uma determinada regio e imagem. Podem ocorrer erros de identificao quando os alvos diferentes apresentam textura, cor e/ou forma muito semelhantes. A vantagem da utilizao de chaves que elas podem ser adaptadas para sensores de diferentes satlites e permite que o fotointrprete iniciante organize as informaes na fotografia ou imagem, de modo a melhorar a eficincia do mapeamento. Em seguida apresentamos uma chave de interpretao (Tabela 1) para uma composio colorida para a Imagem IKONOS no municpio de Nova Esperana PR. Na imagem onde a vegetao aparece em vermelho, a combinao de bandas foi feita da seguinte forma: a cor azul foi associada banda 2 (visvel), a cor verde banda 3 (visvel) e a cor vermelha banda 4 (infra-vermelho prximo). Esta combinao chamada de falsa-cor, porque os alvos aparecem na imagem em cores falsas, e no como so vistos na natureza. Este tipo de combinao muito usado para identificao de diferentes tipos de matas ou diferenciar reas de mata sadia das atacadas por enfermidades, ou para realar sedimentos em suspenso na gua.

Tabela 01 Exemplo dos elementos de interpretao para a Imagem IKONOS, composio B4, B3 e B2 em RGB. Descrio em Campo Cor azul mesclado c/ rosa e rosa Imagem IKONOS Caracterstica no Campo

Textura spera Padro Linear reas de agricultura que podem ser facilmente subdivididas em funo do tipo de cultura e poca de plantio. Cor azul escuro

Textura Lisa reas pequenas e com solo exposto Cor Azul escuro

Textura Marmorizada rea mida ao redor do eixo do crrego, a qual possui uma vegetao tpica de banhado. Cor vermelha

Textura grosseira Vegetao arbrea que ocorre ao longo do curso dgua. Cor Azul

Textura Lisa Lago artificial com baixo ndice de sedimentao.

Cor

Azul claro

Textura Fina Solo exposto e arado pouco antes da obteno da imagem. Cor azul e rosa

Textura Fina Padro Linear Os diferentes tons indicam os diferentes tipos de pasto.

Das könnte Ihnen auch gefallen