Sie sind auf Seite 1von 8

Cloroplasto Cloroplasto uma organela presente nas clulas das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns

s protistas. Possui clorofila, pigmento responsvel pela sua cor verde. um dos trs tipos de plastos (organeloscitoplasmticos cuja frmula varia de acordo com o tipo de organismo e clula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Cloroplasto a organela onde se realiza a fotossntese. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes organelos da clula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomoss, podendo assim sintetizar protenas e multiplicar-se. No seu interior apresenta um lquido semelhante ao que preenche as mitocndrias, o estroma. O sistema de membranas onde se encontra a clorofila encontra-se organizado em tilacides, agrupados em grana. A fotossntese tpica dos cloroplastos tambm realizada por algumas bactrias, as cianobactrias, o que considerado como uma das evidncias nas quais se baseia a teoria endossimbitica de origem dos cloroplastos. Segundo esta teoria, os cloroplastos teriam se originado de uma cianobactria ancestral vivendo em simbiose dentro da clula eucaritica precursora. Essa teoria tambm empregada para explicar a origem das mitocndrias. Estrutura Os cloroplastos possuem nas suas delimitaes duas membranas lipoproticas. A membrana externa lisa, enquanto a interna composta por vrias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacoides. Na membrana interna dos cloroplastos esto os fotossistemas com vrias molculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espcie de antena com a finalidade de captar luz. Os fotossistemas possuem outras substncias alm da clorofila que tambm participam da fotossntese. Os fotossistemas so de dois tipos: Fotossistema I - p700: o responsvel pela produo de NADPH. O fotossistema I recebe eltrons provenientes da cadeia transportadora de eltrons e os direciona at a clorofila que absorve luz no comprimento de 700 nanmetros. Fotossistema II - p680: Nesse fotossistema ocorre a quebra da gua, tambm chamada de fotlise da gua, ou ainda, reao de Hill. Cada molcula de gua produz dois prtons H+e dois eltrons no excitados que so direcionados para o centro de reao do fotossistema.

Mitocndrias Do grego (mito = filamento, chondrion = partcula), o nome tem mais relao com as possveis formas assumidas pela mitocndria do que com a sua finalidade. uma organela de dimetro entre 0,5 e 1,0 mm e comprimento varivel, de 0,5mm (cl. secretora de esterides) a 8 ou 10 mm (cl. muscular esqueltica). Presente em todas as clulas eucariticas, a mitocndria converte a energia derivada dos combustveis qumicos em energia armazenada sobre a forma de ATP (adenosina trifosfato). A mitocndria permite uma maior extrao de energia da molcula de glicose; estima-se que a fosforilao oxidativa produza mais de 2 x 1026 molculas de ATP por dia no homem. ACUMULAES DE ENERGIA ESPIRITUAL Por intermdio das mitocndrias, que podem ser consideradas acumulaes de energia_espiritual, em forma de grnulos, assegurando a atividade celular, a mentetransmite ao carro_fsico a que se ajusta, durante a encarnao, todos os seus estados felizes ou infelizes, equilibrando ou conturbando o ciclo de causa_e_efeito das foras por ela prpria libertadas nos processos endotrmicos, mantenedores da biossntese. Nessa base, dispomos largamente dos anticorpos e dos mltiplos agentes imunolgicos cunhados pela governana do Esprito, em favor da preservao do corpo, de acordo com as multimilenrias experincias adquiridas por ele mesmo, na lenta e laboriosa viagem a que foi constrangido nas faixas inferiores da Natureza (Ver: Mente e Psicossoma). Da mesma sorte, possumos, funcionando automaticamente: a secretina, atiroxina, a adrenalina, a lutena, a insulina, a foliculina, os hormnios gonadotrpicos e unidades outras, entre as secrees internas, guisa de aceleradores e excitantes, moderadores e reatores, transformadores e calmantes das atividades qumicas nos vrios departamentos de trabalho em que se subdivide o Estado Fisiolgico. Mitocndria - s.f. Grnulo isolado ou bastonete que representa um dos elementos do condrioma citoplasmtico das clulas vivas. As mitocndrias tm ... biocatalisadores, enzimas e vitaminas. Subdividem-se em: condriossomos [formas granulares] e condriocantes ou condriomites [formas filamentosas] Mitocndrias (Casas de fora da clula) - Todas as atividades celulares consomem energia. Para sustentar, as clulas so dotadas de verdadeiras usinas energticas: AS MITOCNDRIAS. As mitocndrias so pequenos bastonetes membranosos (lipoproteica), que flutuam dentro do citoplasma. Dentro delas existem uma complexa maquinaria qumica, capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a clula absorve. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocndrias, onde reagem com o gs oxignio, em um processo comparvel queima de um combustvel. Essa reao recebe o nome de respirao celular. A partir da produzido energia em forma de ATP (adenosina trifosfato).

Funes da Mitocndria: Produo de Energia; Respirao Celular atravs do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratria. Origem das Mitocndrias: Durante os anos oitenta, Lynn Margulis props a teoria da endosimbiose para explicar a origem das mitocndrias e cloroplastos de procariontes. De acordo com esta idia, um procarionte maior engolfou ou cercou um procarionte menor h uns 1.5 bilho ou 700 milhes de anos atrs. Em vez de digerir o organismo menor, o grande e o pequeno entraram em um tipo de simbiose conhecido como mutualismo, em que ambos os organismos se beneficiam e nenhum danificado. O organismo maior ganhou excesso de ATP (adenosina trifosfato) fornecido pela "protomitocndria" e acar em excesso fornecidos pelo " protocloroplasto ", enquanto fornecia um ambiente estvel e as matrias-primas que o endosimbionte requeria. Esta relao to forte que agora clulas de eucarionte no podem sobreviver sem mitocndria (igualmente eucariontes fotossintticos no podem sobreviver sem cloroplastos), e os endosimbiontes no podem sobreviver fora dos anfitries. Quase todos eucariontes tm mitocndria. Dentro da clula muscular tpica h as mitocndrias que (segundo Astrand, 1980) captam oxignio; so corpos em forma de basto, circundados por uma membrana dupla que representa a casa da fora da clula. Aqui o combustvel e o oxignio entram nos processos geradores de energia, resultando na formao de ATP (adenosina trifosfato) que o mais abundante acumulador usado pela clula.

Eucariontes e Procariontes As clulas so as menores pores vivas de um ser vivo. Elas podem ser comparadas a tijolos de uma casa. Cada tijolo de uma casa seria uma clula de um ser vivo pluricelular. Porm, o que so clulas Eucariontes e Procariontes? Quais so as diferenas? Voc quer saber? Ento, continue lendo As clulas procariontes ou procariotas (a figura a sua esquerda) so diferentes das eucariontes . Sua maior diferena que as clulas procariontes no possuem carioteca. A carioteca uma membrana que separa o material gentico do citoplasma. As clulas eucariontes ou eucariotas (a figura logo abaixo) possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da clula. Veja bem: em ambas clulas existe o material gentico, mas nas procariontes este est boiando no citoplasma. E na clula eucarionte, o material gentico est no ncleo separado pela carioteca do restante da clula. As clulas procariontes no possuem certas organelas, como: a mitocndria, o complexo de Golgi e o retculo endoplasmtico. As bactrias e as algas azuis possuem este tipo de clulas. J os fungos, as plantas e os animais possuem clulas eucariontes.

Qual a diferena entre clulas eucariontes e procariontes? Informao

Segundo a cincia as clulas so as menores partculas vivas de nosso corpo, so elas que formam todo do nosso corpo que formado por tecidos e rgo formado assim o nosso sistemas que por sua vez forma o nosso corpo humano, existem dois tipos de clulas, as eucariontes e as procariontes e neste artigo vamos falar um pouco das duas para assim saber quais so as diferenas entre elas. A diferena maior que existe entre as clulas eucariontes e procariontes que as clulas procariontes no possuem a carioteca que uma membrana que separa o citoplasma do material gentico da clula, diferente da clula eucarionte, que j possuem a carioteca deixando assim o material gentico separado do citoplasma. Essa uma das diferenas dessas clulas eucariontes e procariontes que so encontradas no nosso corpo, mas outras diferenas podem ser descobertas atravs de perguntas feitas para seu professor de biologia que passou anos estudando sobre cada clula do nosso corpo. Nos dois tipos de clula existe sim a presena do material gentico mais na clula, procarionte o material gentico esta dentro do citoplasma como se estivesse boiando sem um lugar correto dentro da clula, mas a clula eucarionte j mais organizada, pois o material gentico fica dentro do ncleo sendo separada assim pela carioteca. Os organismos que contem apenas as clulas procariontes so as bactrias e as algas, e os organismos que tem as clulas eucariontes so os fungos, as plantas e os animais incluindo assim os humanos. Essas so mais algumas informaes dessas clulas essenciais nas plantas, animais, fungos e at mesmo nos seres humanos. As pessoas que quiserem mais informaes sobre clulas eucariontes e procariontes devem procurar por livros de biologia numa biblioteca municipal da sua cidade, mas tambm podem encontrar muitas informaes em sites de biologia que falam bastante dessas clulas que ficaram sendo mais conhecidas atravs desse texto que muitos estudantes devem estar lendo para fazer algum trabalho ou prova na escola.

Caractersticas Gerais dos Vrus Os vrus so seres simples, constitudos por uma cpsula protica, o capsdeo, envolvendo o material gentico, que pode ser o DNA ou o RNA, variando de acordo com cada tipo de vrus. Caracterstica esta, exclusiva dos vrus, j que em todos os outros seres vivos existem os dois cidos nuclicos. So considerados seres vivos por apresentarem trs caractersticas essenciais: Formam-se de cidos nuclicos e protenas; Possuem capacidade de auto-reproduo; So suscetveis a mutaes. Os vrus so visveis apenas ao microscpio eletrnico, e medem entre 10 a 300 nanmetros. O vrus s apresenta atividade vital quando esto no interior de clulas vivas, nas quais podem se reproduzir, utilizando-se do material gentico das mesmas, uma vez que no possui equipamento necessrio para metabolizar. Alguns vrus possuem um envelope lipoprotico oriundo da membrana plasmtica da clula hospedeira, so designados envelopados. Os bacterifagos so vrus que acometem bactrias, reproduzindo-se em seu interior. Os mais estudados so os que infectam a bactria intestinal Escherichia coli, conhecidos como fagos T. Os ciclos reprodutivos so basicamente dois: o ciclo ltico e o ciclo lisognico. O ciclo ltico o ciclo em que a clula destruda, os vrus que o provocam, lticos ou virulentos. Quando a clula preservada, o ciclo lisognico e os vrus so chamados temperados ou no-virulentos. A alterao do ciclo lisognico em ltico recebe o nome de induo. Os virides so agentes infecciosos mais simples que o vrus, so constitudos por uma nica molcula de RNA e no possuem cpsula protica. Caractersticas Os vrus so seres diminutos, visveis apenas ao microscpio eletrnico, constitudos apenas por duas classes de substncias qumicas: cido nuclico (que pode ser DNA ou RNA) e protena. So seres acelulares (que no possuem estrutura celular) e precisam de clulas que os hospedem. Por isso, todos os vrus so parasitas intracelulares obrigatrios. O vrus invade uma clula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vrus. A infeco viral geralmente causa profundas alteraes no metabolismo celular, podendo levar morte das clulas afetadas. Os vrus causam doenas em plantas e animais (incluindo o homem). Fora da clula hospedeira, os vrus no manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma clula compatvel sua disposio, um nico vrus capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vrus. At o momento, poucas drogas se mostraram eficazes em destruir os vrus sem causar srios efeitos colaterais. A melhor maneira de combater as doenas virais atravs de vacinas. Capsdio Capsdio o envoltrio do vrus, formado por protenas. Alm de proteger o cido nuclico, o capsdio tem a capacidade de combinar-se quimicamente com substncias presentes na superfcie da clula. Alguns vrus podem apresentar lipdio, proveniente da membrana da clula onde se originaram.

Material Gentico Cada espcie viral possui um nico tipo de cido nuclico, que pode ser DNA ou RNA, onde esto inscritas as informaes necessrias para a produo de novos vrus. Vrion A partcula viral, quando fora da clula hospedeira, chamada de vrion. Cada espcie de vrus apresenta vrions de formatos diferentes. Especificidade viral Um tipo de vrus ataca apenas determinados tipos de clulas, por que o vrus s consegue infectar a clula que tiver em sua membrana substncias s quais ele possa se ligar. Por exemplo: o vrus da poliomielite infecta apenas clulas nervosas, intestinais e da mucosa da garganta. O vrus da Rubola j consegue infectar maior nmero de tecidos humanos. O vrus da gripe bastante verstil e pode infectar diversos tipos de clulas humanas. Reproduo A reproduo envolve dois aspectos: a duplicao do material gentico viral e a sntese das protenas do capsdio. O vrus entra na clula hospedeira, inibe o funcionamento do material gentico da clula infectada e passa a comandar as snteses de protena. Bacterifado e Clula

Bacterifago Esse vrus (Bacterifago T4), se reproduz em certas linhagens de bactria Escheirchia coli. Ao entrar em contato com a bactria, adere parede celular por meio de certas protenas presentes nas fibras de sua cauda. Na cauda desse vrus, esto presentes tambm enzimas que so capazes de digerir e perfurar a parede da clula bacteriana. O DNA do bacterifago injetado no citoplasma celular. Vrus (Bacterifago) injetando o seu DNA na clula

Os genes do vrus so transcritos em molculas de RNA e traduzidos em protenas virais. Isso ocorre por que a clula no diferencia os genes do invasor de seus prprios genes. Em poucos minutos, a bactria est totalmente controlada pelo bacterifago. O passo seguinte ser a produo de protenas que constituiro as cabeas e caudas dos novos vrus. Depois, as cabeas e caudas se agregam ao DNA formando vrions completos.

Cerca de 30 minutos aps a entrada de um nico vrus, a clula j est repleta de partculas virais. Nesse momento, so produzidas enzimas que iniciam a destruio ou lise (do grego lysys, destruio) da parede bacteriana, que arrebenta e libera centenas de vrions maduros que podem reiniciar o ciclo. Lise da clula bacteriana, liberando centenas de novos vrions

Vrus da Gripe Existem centenas de variedades desse vrus, e todos portadores de RNA. A infeco comea quando o vrion adere substncias presentes na superfcie das clulas (geralmente as que revestem as vias respiratrias). O vrus penetra por inteiro, diferindo-se do vrus bacterifago que s injeta o material gentico. No interior da clula j infectada, o capsdio digerido por enzimas, liberando o RNA viral no citoplasma celular. O RNA capaz de se duplicar, dando origem inmeras cpias dentro da clula hospedeira. A unio de cidos nuclicos e capsdios originam novos vrions que se libertam das clulas infectadas. No h a morte da clula hospedeira, embora isso possa ocorrer. Retrovrus Seu material hereditrio o RNA e sua principal caracterstica a presena da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir molculas de DNA a partir do RNA. A membrana desse vrus se funde com a membrana da clula e o capsdio viral penetra no citoplasma celular. O RNA, ento, produz uma molcula de DNA que ir penetrar no ncleo da clula, introduzir-se em um dos cromossomos do hospedeiro e recombinar-se com o DNA celular. Esse DNA viral integrado ao cromossomo celular chamado de provrus, que ir produzir molculas de RNA, originando centenas de vrions completos. Uma vez com os genes do provrus integrados aos da clula, esta ir produzir partculas virais durante toda a sua vida. No leva a morte da clula hospedeira, mas esta poder transmitir o provrus para suas clulas filhas. Cncer e AIDS Muitos retrovrus possuem genes denominados oncogenes, que induzem as clulas hospedeiras diviso descontrolada com a formao de tumores cancerosos. H certos retrovrus como o HIV (Human Immunodeficiency Virus) que ataca os linfcitos T do sangue e o agente causador da AIDS.

Das könnte Ihnen auch gefallen