Sie sind auf Seite 1von 8

Dana-Teatro e Pesquisa-ao Somtica: os Bartenieff Fundamentals como fonte de experimentao para o preparo corporal de artistas cnicos com deficincia

fsica
Saulo Silveira1

RESUMO O propsito dessa exposio apresentar o processo metodolgico experimental utilizado na pesquisa de mestrado Uma Proposta de Preparo Corporal para o Artista Cnico com (d)Eficincia Fsica: os Bartenieff Fundamentals como Fonte de Experimentao e Transformao em relao integrao da Dana-Teatro e a Pesquisa-ao somtica dos Bartenieff Fundamentals. O estudo analisou as experincias de quatro danarinos profissionais em aulas de dana, que integravam as sesses de experimentao dos Bartenieff Fundamentals a partir de uma perspectiva

fenomenolgica, utilizando a anlise de imagem a pesquisa procedeu interpretao das experincias dos danarinos. A discusso dos resultados considerou a relao entre a criao experimental de preparo corporal e a construo de fragmentos criativos em Dana-Teatro. Palavras-chave: Bartenieff Fundamentals, Laboratrios Experimentais, danarinos com deficincia.

O Bartenieff Fundamentals um dos vrios mtodos de educao somtica utilizados atualmente por danarinos, atores, coregrafos e pesquisadores do movimento como uma abordagem ao treinamento corporal bsico que lida com a criao de conexes no corpo, de acordo com princpios de funcionamento eficiente do movimento, em um contexto que encoraja a expresso pessoal e o envolvimento psico-fsico total. (HACKNEY, 1998, p. 31). Woodruff (1999) diz que o Bartenieff Fundamentals prepara o corpo atravs da re-educao de determinados padres e conexes bsicas que so considerados como originrios de todo movimento, seja ele gestual ou mais refinado. Prticas somticas como o Bartenieff Fundamentals foram amplamente difundidas nos ambientes artsticos profissionais e acadmicos como uma possibilidade
1

PPGAC-UFBA / mestrando

de preparo corporal somtica de diferentes linguagens, como o teatro, a dana contempornea e a dana-teatro. H diversos estudos que abordam a eficcia do mtodo Bartenieff Fundamentals no preparo corporal de diferentes artistas em vrios domnios, mas h uma quase inexistente fonte de relatos no campo do preparo corporal de artistas com deficincia fsica. Apesar do crescimento das prticas somticas nas artes cnicas, principalmente o Bartenieff Fundamentals, h poucas pesquisas que investigam a relao entre a dana e os artistas com deficincia fsica a partir da perspectiva do danarino. Este trabalho caracteriza-se tanto como uma pesquisa conduzida pelo professor/pesquisador, que trabalha a sua prpria prtica pedaggica quanto uma investigao de vis construtivista a respeito de percepes dos danarinos com deficincia fsica. Portanto, essa exposio busca apresentar o recurso metodolgico dos laboratrios experimentais utilizados na pesquisa Uma Proposta de Preparo Corporal para o Artista Cnico com (d)Eficincia Fsica: o Bartenieff Fundamentals como Fonte de Experimentao e Transformao e a relao existente entre a experimentao, a pesquisa-ao e a dana-teatro. O termo corpo redefine-se no momento em que a experincia humana e a subjetividade so validadas como fonte do conhecimento, bem como a reviso da separao, atribuda por Descartes (1596-1650), entre corpo e esprito. A relao que compreende as questes comunicativas internas do homem com as questes externas do mundo, do mundo com o homem e do homem com ele mesmo vem provocando, at ento, impactos sobre a constituio do ser humano como sujeito de si prprio e na produo de subjetividade como processo cultural, social, poltico e tambm esttico. Paralela s concepes mecnica e dualista do corpo, uma outra maneira de conceb-lo comea a emergir gradualmente desde o Ps-Revoluo Industrial. Filsofos como Merleau-Ponty colocaram em evidncia a subjetividade do ser humano em sua experincia corprea.

Aqui o sujeito no mais o pensador universal de um sistema de objetos rigorosamente ligados, a fora assentante que sujeita o mltiplo lei do entendimento, caso deva poder formar um mundo descobre-se e experimenta-se como natureza espontneamente concordante com a lei do entendimento. Mas se h uma natureza do sujeito, ento a arte oculta da imaginao deve condicionar a atividade categorial, no mais somente o juzo esttico, mas tambm o conhecimento que nele repousa, ele que fundamenta a unidade da conscincia e das conscincias. (PONTY, 1945, p. 15)

O conceito de corpo enquanto experincia, proposto pela corrente filosfica desenvolvida por Ponty conhecida como Fenomenologia, que segundo o autor
o estudo das essncias, e todos os problemas, segundo ela, tornam a definir essnicas: a essncia da percepo, a essncia da conscincia, por exemplo. Mas a fenomenologia tambm uma filosofia que substitui as essncias na existncia e no pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra forma seno a partir de sua factilidade. (Ibid., p.5)

A fenomenologia prope a extino da separao entre "sujeito" e "objeto", opondo-se ao pensamento positivista do sculo XIX e examina a realidade a partir da perspectiva de primeira pessoa, sustentando a idia de que necessrio considerar o organismo como um todo para descobrir o que se seguir a um dado conjunto de estmulos. Por exemplo, quando o ser humano se depara com algo que se apresenta diante de sua conscincia, primeiro o nota e o percebe em total harmonia com sua forma, a partir de sua conscincia perceptiva. Aps perceber o objeto, este entra em sua conscincia e passa a ser um fenmeno. O conceito de corpo utilizado nesta pesquisa o corpo enquanto experincia. Conceito debruado sobre a fenomenologia de Ponty e sobre a referncia epistemolgica do construtivismo, uma vez que do ponto de vista epstemolgico, o construtivismo da educao vem nos dar apoio ao sugerir que

o conhecimento construido a partir da experincia pessoal, e que estilos e padres precisos de aes individuais so desenvolvidos em um contexto social compartilhado que envolve o discurso, a linguagem e a ao corporal. (FORTIN, 2005, p. 11).

A contruo o conhecimento e a subjetividade do homem se d atravs da experincia vivida por um indivduo diante de uma situao especfica. Atravs dessa vivncia singular do sujeito e da sua experincia sensorial que apresenta o ponto de partida para o autoconhecimento do corpo e de suas relaes com o ambiente. Segundo Schwandt (2000 apud FORTIN 2005, p. 11) os

seres humanos no encontram ou descobrem o conhecimento, mas geralmente o constrem. Inventamos conceitos, modelos e esquemas para termos sentido da experincia e continuamente testamos e modificamos essas construes luz de novas experincias.

Desse modo, este tipo de investigao coerente com a perspectiva construtivista adotada neste estudo, j que so os danarinos juntos com o professor/ pesquisador que criam um contexto no qual o ensino e a pesquisa acontecem e ao mesmo tempo se transformam. O Laboratrio Experimental um recurso metodolgico inspirado na sistematizao de exerccios laboratoriais desenvolvida por Paulo Mersio em sua pesquisa de doutoramento cujo ttulo Um Estudo Sobre o Modo Melodramtico de Interpretar: o circo-teatro no Brasil nas dcadas de 1970 e 1980 como fonte para laboratrios experimentais2. Tal processo se caracteriza, segundo Mersio (2005), pela exercitao laboratorial, por meio da sistematizao de exerccios prticos que podem ser de cena ou de formao corporal, e o mesmo processo prope uma investigao especfica, norteada por minucioso planejamento que, a princpio, no resulta necessariamente em montagem ou exerccio pblico. Os dados foram coletados junto Companhia de Dana Rodas no Salo, durante o perodo entre maio e novembro de 2008, na cidade de SalvadorBA. Fizeram parte do laboratrio de experimentao quatro danarinos, sendo trs deles paraplgicos. Dois tiveram leso medular por traumatismos e um teve ocorrncia de paraplegia associada infeco com Schistosoma mansoni. A coleta de dados consistiu em gravaes em vdeo das sesses de experimentao, discusses em grupo aps cada aula, as notas de campo do professor/pesquisador e uma entrevista individual com cada danarino, abrangendo aspectos relacionados s histrias, s experincias e s necessidades de mudana em cada exerccio do Bartenieff Fundamentals. As sesses de encontro caracterizaram-se pelos momentos de aplicao das atividades propostas nos planos de encontro. As sesses tiveram como objetivo desenvolver o preparo corporal dos danarinos a partir dos Fundamentos e investigar a potencialidade de transformao dos exerccios propostos na abordagem de acordo com a estrutura corporal desse pblico especfico. Os encontros tiveram aproximadamente duas horas e trinta minutos de durao, realizados duas vezes por semana e foram organizados didaticamente em quatro fases.

MERSIO, Paulo. Um Estudo sobre o Modo Melodramtico de Interpretar: o circo-teatro no Brasil nas dcadas de 1970 e 1980 como fonte para laboratrios experimentais. Tese de doutorado. Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2005.

1) Introduo Terica - aproximadamente 10 a 15 min.: a fase que inicia os encontros, momento em que realizada a comunho dos contedos e dos objetivos dos caminhos que iremos percorrer durante a sesso; 2) Experimentao - aproximadamente 90 min.: o segundo momento a fase tcnica, destinada prtica dos exerccios dos Princpios e Fundamentos Corporais Bartenieff, propondo-se os exerccios preparatrios, os seis bsicos e as variaes; 3) Experimentao Criativa aproximadamente 30 a 40 min.: a terceira fase caracterizada como o momento de criao para os danarinos usarem do aparato tcnico adquirido na fase anterior em suas criaes autnticas. A experimentao desenvolvida a partir de improvisaes ou de dinmicas coreogrficas. 4) Fase de Reflexo - aproximadamente 15 a 20 min.: o momento em que o professor/pesquisador se rene com os danarinos para se falar a respeito do trabalho realizado na sesso. So colocadas questes como as sensaes da experimentao, notas e comentrios sobre o desenvolvimento dos exerccios, dificuldades, preferncias, modificaes, idias surgidas a partir dos estmulos e sobre o seu processo dirio de experimentao. Especificamente na terceira fase de cada sesso, a Experimentao Criativa, que so apresentados alguns aspectos da relao entre a dana-teatro e o processo da pesquisa-ao somtica. Segundo Ciane Fernandes (1999, p.76)

Dana-Teatro NO consiste da adio formal de tcnicas de dana e tcnicas de teatro. Isto seria um retorno ao conceito wagneriano de trabalho integrado de arte (Gesamtkunstwerk). Dana-Teatro, ao contrrio, trata de buscar uma sntese, aceita a fragmentao como forma e contedo, e explora o espao conceitual e concretamente vago entre essas duas formas cnicas.

Esse conceito colocado por Fernandes representa o espao no qual a dana-teatro tem habitado desde a sua origem, um espao de relaes. A histria da dana-teatro no contexto europeu, segunda esta autora, pode ser traada a partir dos trabalhos de Rudolf Von Laban e de seus discpulos Mary Wigman e Kurt Jooss, nos anos vinte e trinta. O termo dana-teatro era usado por Laban para se referir dana, que era baseada em correspondncias harmoniosas entre qualidades dinmicas de movimento e percurso no espao (FERNANDES, 2000, p. 14). O que hoje conhecido como Sistema Laban de Movimento (LMA), iniciou-se a partir de experimentaes de Tanz-Ton-Wort (Dana-

Tom-Palavra), que so improvisaes artsticas em que danarinos utilizavam o movimento, a voz e a poesia. Essa experincia relacional de Laban, se mostrou porosa diferentes relaes e influncias culturais, que impulsionam a uma esttica da no definio, pela constante transformao da linguagem cnica. A educao somtica, especificamente o Bartenieff Fundamentals, tambm tem se relacionado com opostos. Esta abordagem corporal inserida em uma rea de conhecimento que estimula no indivduo o desenvolvimento dos aspectos motores, sensoriais, perceptivos e cognitivos simultaneamente, com vistas ampliao das capacidades funcionais do corpo em uma perspectiva somtica relacional. O trabalho de Fundamentals desenvolvido individualmente ou em grupo, de forma passiva/ativa ou combinada. Seu enfoque no reside em aes isoladas, tenta-se desenvolver a organizao do corpo de forma integral do corpo/mente, do movimento/palavra, do corpo eficiente/deficiente, do indivduo/social em princpios corporais abertos. Bartenieff Fundamentals impulsiona uma terceira via de entendimento, com uma sobreposio das abordagens objetivas e subjetivas do corpo quando os educadores reconhecem a interconexo das dimenses [artstica] corporal, cognitiva, psicolgica, social, emotiva e espiritual da pessoa e encorajam seus estudantes a trabalhar no sentido de uma reorganizao global de sua experincia (FORTIN, 1999, p.44). O educador no apenas ensina exerccios, mas ele dirige a ateno de seus alunos de maneira que eles aprendam a sentir e perceber o que seu corpo faz quando realiza os exerccios. O danarino levado a concentrar-se no movimento proposto, evitando um comportamento automtico e ausente. Os danarinos, a partir dos estmulos de cada sesso, desenvolveram diferentes fragmentos criativos (pequenas cenas) a partir da diferentes opostos, como expresses vocais, movimentos, sentimentos, relacionamentos humanos, exerccios experimentados anteriormente. Estas criaes no partiram de interpretaes abstratas, mas sim de uma anlise sinttica entre os exerccios de re-educao e o pulso latente interno de cada danarino, deixando que o significado despertasse da traduo de linguagens, do atravessar de fronteiras entre a dana e o teatro, o objetivo e o subjetivo, o clnico e o potico, o corpo e a mente, a possibilidade e a impossibilidade e a deficincia e a eficincia corporal. O processo de construo do conhecimento neste estudo fez-se investigando a integrao dos Fundamentos Corporais Bartenieff estrutura corporal dos danarinos e

a realizao de composio de fragmentos artsticos plurais a partir da experincia vivida tanto pelos danarinos, quanto pelo professor/pesquisador, em sries de sesses durante sete meses. Essa relao educativa de ensinar enquanto se pesquisa apresenta-se em mais um processo de estabelecimento de relaes, coerente com a perspectiva construtivista adotada no estudo, j que so os danarinos e o professor que, juntos, constroem o contexto no qual o ensino e a pesquisa ocorrem, promovendo um processo bidirecional de pesquisa e ao. O foco das sesses no se encontra somente nas propostas levadas pelo professor, mas tambm no processo de incorporao diferenciado por cada danarino. No entanto o processo de pesquisa pelo professor/pesquisador acarreta em uma ao transformadora da percepo de si mesmo e do mundo, por parte dos danarinos. No processo laboratorial, com o elenco constitudo por pessoas com e sem deficincia fsica, impulsionado pela liberdade corporal de Bartenieff, permite o rompimento de dicotomias pelo relacionamento dessas polaridades, no rejeitando a deficincia fsica instaurada, mas consistentemente usando-a em um processo de interrelao entre os opostos em dinmicos e desafiadores questionamentos. Desconstruindo papis esttico-sociais de deficincia corporal, simultaneamente construindo ou redefinindo padres estticos de dana-teatro.

AVALIAO E IN(CON)CLUSO Em resumo, essa discusso revelou como a parte da sesso destinada experimentao no foi til somente como um fim em si mesma; mas foi valiosa em relao ao encontro com a diversidade que os danarinos estabeleceram, elaborando maneiras extremamente pessoais de se movimentarem e de desenvolverem um conhecimento especfico no contexto da tcnica de dana em uma nova linguagem artstica. A identificao de diferentes possibilidades de lidar com o seu prprio corpo torna-se um direcionamento importante para se estabelecer uma arte integral. Ao construir um caminho somtico para conhecer a si mesmos, atravs de princpios de movimento, os danarinos foram capazes de estabelecer relaes entre suas experincias sociais e os prprios processos de aprendizagem vivenciados nessa srie de sesses.

REFERNCIAS BARTENIEFF, Irmgard. Body Movement Coping with the Environment. Langhome: Gordon & Breach, 1980. FERNANDES, Ciane. Mut-aes: Corpo e Cons-Cincia Esttica. Palestra ministrada na 53 SBPC. Salvador, 2001. ______. O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formao e pesquisa em artes cnicas. 2 edio. AnnaBlume. So Paulo, 2006. ______. Entre esttica e terapia: corpos contando suas histrias. In Repertrio Teatro & Dana. Ano 2, n. 2, p. 73-83. Salvador, 1999.2. FORTIN, Sylvie. Educao Somtica: novo ingrediente da formao prtica em dana. Cadernos do Gipe-Cit, n.2, p. 40-55. Salvador, 1999. ______.Percebendo diferenas no ensino e na aprendizagem de Tcnicas de dana contempornea. In Movimento. V.11, n.2, p. 9-29. Porto Alegre, 2005. MERSIO, Paulo. Um Estudo sobre o Modo Melodramtico de Interpretar: o circoteatro no Brasil nas dcadas de 1970 e 1980 como fonte para laboratrios experimentais. Tese de doutorado. Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2005. WOODRUFF, Dianne. Treinamento na Dana: Vises Mecanicistas e Holsticas, in Cadernos do JIPE-CIT n. 2: Estudos do Corpo. Trad. Leda Muhana Iannitelli, da revista CAHPER journal (July/ August), 1989.

Das könnte Ihnen auch gefallen