Sie sind auf Seite 1von 7

Fazendo Gnero 8 - Corpo, Violncia e Poder Florianpolis, de 25 a 28 de agosto de 2008

Entre o arcaico e o moderno: A mulher moambicana busca a celebrao da vida em Niketche: uma histria de poligamia1 Adriana Elisabete Bayer (PUCRS); Adriana Jorgge (UFRGS) Literatura moambicana; Pauline Chiziane; Gnero ST 31 - Representao e autoria feminina nas literaturas africanas

Na terra do meu marido sou estrangeira. Na terra de meus pais sou passageira. No sou de lugar nenhum. Uma sombra sem sol, nem solo, nem nome (p.90). Sou um rio. Os rios contornam todos os obstculos, quero libertar a raiva de todos os anos de silncio, quero explodir com o vento e trazer de volta o fogo para o meu leito, quero existir (p. 19). Niketche. A dana do sol e da lua, Dana do vento e da chuva, dana da criao. Uma dana que mexe e aquece. Que imobiliza o corpo e faz a alma voar. (p.160)

Em um primeiro momento, apresentadas seguidamente, trs epgrafes podem parecer exagero. Todavia, valendo-nos de Foucault2, para quem os comeos no precisam ser solenes, justificamos as passagens por elas presentificarem a voz de mulher em trs estgios: primeiro, como identidade fragmentada pela dispora a que foi compelida; segundo, como confisso, singular em sua vontade de se fazer ouvir, ecoando no terceiro fragmento, quando, finalmente, h unio da voz e do corpo, concentrando sentidos, eis o momento da niketche, dana de iniciao sexual e de celebrao da vida. E no compasso de uma dana que o silncio rompido, o corpo descoberto e ocorre o encontro da mulher consigo, numa sucesso de acontecimentos que configura o romance Niketche, uma histria de poligamia (2002), escrito por Paulina Chiziane. Considerando os aspectos acima referidos, propomos neste estudo, algumas linhas de reflexo sobre as relaes de gnero. Ressalvamos, porm, gnero aqui entendido enquanto categoria construda pelo discurso3, e, conseqentemente, reproduzida nas categorias referentes classe social, etnia, gerao. Notadamente, importa-nos as articulaes entre as mulheres e Mulher.4 Ou seja, nosso foco neste estudo recai sobre a personagem Rami, a fim de analisarmos de

que maneira sua identidade construda, mediante a inter-relao com o objeto espelho, com as personagens conselheira amorosa e tia Maria e com o mito de Vuyazi. Destacamos, ainda, que nesta investigao levamos em conta a configurao da enunciao, ou seja, a existncia do locutor, do interlocutor e do discurso propriamente dito. O processo de subjetivao, portanto, encontra respaldo nos Estudos Culturais, especificamente, nas teorias ps-coloniais e feministas. Em O local da cultura5, Homi Bhabha alude s fronteiras do presente como entrelugares enunciativos, que fornecem o terreno para a elaborao de estratgias de subjetividade singular ou coletiva, denotado pelo dilogo espao-tempo, bem como pela posio ocupada pelo sujeito que, ao produzir novos signos de identidade, informa uma idia de sociedade. Segundo o terico indo-europeu:
A significao mais ampla da condio ps-moderna reside na conscincia de que os limites epistemolgicos daquelas idias etnocntricas so tambm as fronteiras enunciativas de uma gama de outras vozes e histrias dissonantes e, at dissidentes mulheres, colonizados, grupos minoritrios, os portadores de sexualidade policiadas.

Antes, porm, de procedermos anlise da personagem, faz-se necessrio situar Paulina Chiziane, uma voz dissonante e dissidente, que comunica uma idia de sociedade, nas palavras de Bhabha. A autora nasceu em Moambique e desse lugar que ela escreve, mostrando realisticamente na obra um espao devastado, decorrncia do colonialismo secular e feroz e, em seguida, da conflagrao da guerra civil. Historicamente, Moambique expe um quadro social semelhante ao de outros topnimos denominados como Terceiro Mundo, ou ainda como pases emergentes, nos quais ao lado do desemprego, da fome e das doenas, h o agravante ndice de analfabetismo6. Adiciona-se ainda o problema da lngua portuguesa, oficial do pas, somente falada por 40% da populao. Todavia, se o domnio do cdigo escrito privilgio de poucas pessoas, o direito das mulheres ao exerccio literrio nfimo. Laura C. Padilha7 afirma que em relao produo de mulheres, malgrado a sua incurso pela chamada literatura colonial, o acesso ao texto verbal lhes era duas vezes barrado: por serem mulheres e africanas. Encher de palavras o silncio histrico foi para elas uma rdua e difcil conquista. Assim, torna-se fcil entender por que Paulina Chiziane, reconhecida como a primeira romancista de Moambique, somente publicou seu primeiro livro no final do sculo XX. Como seria a histria se vista atravs dos olhos das mulheres e ordenada pelos valores que elas definem?8. A partir da percepo que envolve no somente o olhar (como diz Lerner) mas tambm outros sentidos, a narrativa de Chiziane nos permite conhecer, alm da j mencionada histria do pas, a situao da mulher dentro do contexto. Condio, essa, apresentada pela voz de Rami, a protagonista. Em meio a complexas relaes maritais, amparadas por laos consuetudinrios, ela se sente, como demonstramos no primeiro excerto da epgrafe: estrangeira,

passageira, de lugar nenhum. Essas so configuraes do lugar do hibridismo, da fluidez, o locus da enunciao, a que remete o vocbulo fronteiras, no qual nos respaldamos. Entendemos tambm fronteiras como a metfora de um espao onde a protagonista Rami, por meio das relaes supracitadas, tenha possibilidade de reconhecer suas percepes sensoriais, seu corpo e expor sua subjetividade. Concomitantemente, teremos a manifestao de uma idia de sociedade, que, por sua vez, tambm se encontra sob o signo da hibridizao dos complexos histricos, sociais e culturais. H 25 anos casada com o comandante de polcia, cinco filhos, Rami d-se conta de sua solido aps um incidente corriqueiro: seu filho estilhaa o vidro da janela de um veculo. Vidro quebrado mau agoiro (p.27), diz a personagem. O funesto pressentimento se desenvolve em via de mo dupla, ou em outras palavras, em dois movimentos: centrfugo e o centrpeto; enquanto o primeiro a deixa preocupada com a exterioridade, o segundo a impulsiona para si: Vou ao espelho tentar descobrir o que h de errado em mim (p.15), fala Rami. Do Oriente ao Ocidente, objeto de predio por excelncia, o espelho reflete a sinceridade, o contedo do corao e da conscincia9. Se nos atermos etimologia, talvez encontremos a explicao para a arte adivinhatria no Ocidente. Espelho, em latim speculum, originou especular, que, na Antiguidade, se referia a observar o cu e os movimentos das estrelas, com o auxlio de um espelho10. Associado simbologia do espelho est tudo que apresenta superfcie reluzente, como a lua, a gua, os olhos, etc. Por conseguinte, o espelho e suas correlaes desempenham, ao longo da narrativa em exame, funo relevante no processo de autoconhecimento de Rami:
- Por que danas tu, espelho meu? [indaga a mulher]. - Dano o amor e a vida. Piso para o fundo da terra todos os males que me torturam. A dana liberta a mente das preocupaes do momento. A dana uma prece. Na dana celebro a vida enquanto aguardo a morte. Por que que no danas? (p.15)

O espelho, objeto auxiliar nos vaticnios, atua como refletor da conscincia de Rami, ao mesmo tempo, aconselha, ordena e provoca. sua conscincia, portanto, que a convida a tomar parte em um rito inicitico, no qual, por meio da dana, ela comea o aprendizado da libertao. A dana, celebrao da vida (futura) e da morte (passado) se traduz na vontade de conquistar a habilidade de discursar. Na coreografia que articula o passado ao futuro (e vice-versa), a posio de enunciadora converte-se em estratgia de resistncia, do presente. Michel Foucault afirma que o discurso [...] no simplesmente o que manifesta (ou oculta) o desejo; ; tambm aquilo que objeto do desejo11. Todavia, a durao do rito de passagem lento e envolve muitas contradies. Vagarosa e com muitos obstculos tambm ser a metamorfose de Rami em sua busca pela voz.

Nascida na regio sul de Moambique, onde a imposio (ou melhor, a sobreposio) da cultura hegemnica da metrpole se imps de forma muito mais veemente do que no norte do pas, Rami, mulher nativa da elite12; recebeu educao moda europia: aprendi at ballet [...] e todas aquelas coisas das damas europias, como cozinhar bolinhos de anjos, bordar, boas maneiras, tudo coisas da sala (p.44). Pertencente a uma classe social superior a da maioria de suas compatriotas, a protagonista foi preparada para cuidar do marido, dos filhos e da casa. Mesmo sabendo ler e escrever, dado que tambm a diferencia das outras mulheres de seu pas, ela fica confinada ao espao privado. Quando descobre no ser a nica esposa de Tony, mas que o compartilha com outras quatro mulheres, ela, primeiramente, decide reconquist-lo. Para isso, procura uma conselheira amorosa. Se o espelho age como conselheiro interior, a conselheira amorosa ensina a mulher a sentir prazer e a proporcionar mais satisfao sexual ao homem. Alm disso, destaca as diferenas culturais entre o sul e o norte do pas. Como no norte as tradies esto, digamos, preservadas, as mulheres tatuam o corpo para se tornarem sensuais. Cobrem-no com panos coloridos e rendas. Enfeitam-se com ouro. Aos sete anos, elas passam por um rito de iniciao, correspondente ao batismo cristo, no qual iniciaro se aprendizado. Segundo a conselheira, Enquanto noutras partes da frica se faz a famosa exciso feminina, aqui os genitais se alongam. Nesses lugares o prazer reprimido, aqui estimulado (p.44). Dessa forma, as mulheres estaro devidamente preparadas tambm para ser oferecidas aos amigos dos maridos nos rituais de celebrao amizade. Independente de ser resultado dessas partilhas amorosas, os filhos sempre recebem apelido da me. Uma s famlia pode ser mosaico de cores e raas de acordo com o tipo de visitas que a famlia tem, porque mulher fertilidade (p.39). Na regio sul, somente se for estril o homem entregar sua mulher ao irmo de sangue ou de circunciso. Tambm a poligamia foi preservada pela cultura nortista, uma vez que no sul predomina a religio crist e a monogamia. Conduzidas para a maternidade, no sul, as mulheres so loboladas13, obedecem aos maridos, vestem roupas com funo utilitria, apenas para proteger o corpo, por isso so escuras e tristes. Os cabelos so escondidos por lenos, sem arte nem beleza (p.36). Todavia existem costumes compartilhados entre as regies, como por exemplo, em relao aos hbitos alimentares. H comidas masculinas e femininas. Na galinha, as mulheres comem as patas, as asas e o pescoo. Aos homens servem-se as coxas de frangos. A moela(p.43). Nos perodos de menstruao, mulheres de norte a sul devem ficar afastadas da vida pblica. A consulta com a conselheira amorosa resulta no desenho do mapa de Moambique, concernentes aos hbitos culturais de norte a sul. Ao refletir sobre as entrevistas, Rami se revolta contra as imposies a que o povo foi submetido no longo perodo de colonizao. O colonizado cego. Destri o seu, assimila o alheio, sem enxergar o prprio umbigo (p.45). Nesse momento,

para a protagonista, o arcaico aparece como sinnimo de vida, de renascimento, metfora da salvao de seu casamento. Assim, aceitar a poligamia a soluo para o conflito conjugal de Rami. A conselheira amorosa utiliza estratgias de controle discursivas, a fim de levar Rami a pensar, sentir ou agir de maneira que no partiria espontaneamente dela. O poder persuasivo do discurso da profissional se evidencia e aumenta medida que as sesses vo se seguindo. Ela no est interessada em fazer com que Rami desperte para si, observando seus prprios desejos. O conhecimento do corpo da mulher, proposta pela condutora, direcionada obedincia e submisso. Entretanto, seu discurso sedutor e ambguo, como exemplificam os fragmentos abaixo:
Como queres ser feliz no lar se no recebeste as lies bsicas de amor e sexo? Na iniciao aprendes a conhecer o tesouro que tens dentro de ti. A flor prpura que se multiplica em ptalas interminveis, produzindo todas as correntes benficas do universo. Nos ritos de iniciao habilitam-te a viver e a sorrir. A prendes a conhecer a anatomia e todos os astros que gravitam dentro de ti (p.37-38). [...] Na verdade, - Se queres um homem prenda-o na cozinha e na cama (p.43). [...] - Desafiar? Mudar? Para qu? C por mim devia ser mantida, porque uma boa isca. Um homem vence-se pela sua gula. Se queres fazer uma magia de amor, faaa naquilo que eles mais gostam. A moela (p.43-44).

O prximo encontro de Rami com tia Maria, irm de sua me. Associada ao passado, tempo auspicioso, a velha senhora narra sua experincia como mulher de polgamo. Aos 10 anos de idade se tornara a vigsima quinta esposa de um rei: No nosso mundo no havia harns [...]. Eram famlias verdadeiras, onde havia democracia social. Cada mulher tinha a sua casa, seus filhos e suas propriedades. Tnhamos o nosso rgo assemblia das esposas do rei (p.71). Tia Maria fala da poligamia com saudosismo, pois v vantagens nesse sistema, que, para ela, propicia unio feminina contra os desmandos masculinos. Depois de morte do rei, tia Maria se casou com o guarda do palcio, chamado Marcos, e logo foi abandonada por ele. Anos mais tarde, j casada com seu terceiro marido, Toms, ela soube que Marcos estava muito doente e se props a ajud-lo. Marcos passa a morar com o casal. Desse trio um novo casal se constitui: Marcos e Toms se apaixonam. A ira de tia Maria se volta exclusivamente contra Marcos, o libertino, como ela o denomina. A velha senhora, ao mesmo em que v vantagens em um sistema baseado na poligamia, condena a homossexualidade. Na verdade, o discurso preconceituoso de tia Maria se deve ao fato dela ligar o homossexualidade ao prazer no-natural, por isso, perverso, e sexualidade funo reprodutiva. O novo, diz Foucault, no est no que dito, mas no acontecimento a sua volta.14 O comentrio final de Rami diante da histria da tia o seguinte: E a tia no reage? (p.75). Ora, a protagonista refora o coro daqueles que condenam a homossexualidade. Ela mesma ainda no conseguiu se pensar enquanto sujeito.

Se a palavra da mais velha sempre reatualizvel, por meio dela que Rami conhece a histria de Vuyazi, a princesa insubmissa. A tia do marido de Rami conta que em um tempo distante existiu uma princesa que agia de acordo com sua vontade, enfrentando os desmandos do pai e do marido. A transgresso era praticada por Vuyazi nas prticas do cotidiano, na diviso dos alimentos, no cuidado com a filha. O pai e o marido inconformados com tanta rebeldia se uniram e ordenaram ao drago que castigasse a princesa.
Num dia de trovo, o drago levou-a para o cu e a estampou na lua, para dar exemplo de castigo ao mundo inteiro. Quando a lua cresce e incha, h uma mulher que se v no meio da lua, de trouxa cabea e beb nas costas. Vuyazi, a princesa insubmissa estampada na lua. [..] por isso que as mulheres do mundo inteiro, uma vez por ms, apodrecem o corpo em chagas e ficam impuras, choram lgrimas de sangue, castigadas pela insubmisso de Vuyazi (p.157).

A lua o espelho que segue as mulheres. Na imagem de Vuyazi elas devem ver-se a si prprias e se lembrarem de que o mundo regido pelas leis dos homens. No entanto, o efeito pode ser contrrio. A superfcie lunar reflete aquilo que a protagonista deseja alcanar, ou seja coragem para assumir seus atos, transformando-se em sujeito. Em um rito inicitico, Rami, acompanhada do espelho, principia a dana ensaiada em movimentos solitrios. A fronteira onde se encontra permite a emergncia de sua subjetividade e aos poucos a coreografia vai tomando forma. O encontro consigo lento, repleto de contradies. O espelho a provoca, desafiando a personagem. A sua voz, aos poucos adquire fora. Os encontros com a conselheira amorosa ensinam a olhar e afagar o corpo para satisfazer sexualmente o homem. Porm, uma vez conhecendo sua geografia corporal, o mapa de seus afetos, ela procurar satisfao mtua, no mais uma figura tutelar. Senhora de seus desejos, consciente das relaes de poder que regulam o comportamento e a sexualidade das pessoas, Rami ver a experincia relatada por tia Maria (protagonizada por seus dois maridos) como a histria daqueles que tem uma sexualidade policiada, para os quais, muitos vezes, se aplica uma violncia silenciosa, mas no menos coercitiva, de excluso. Como Rami, nos movimentos da Niketche, encontra-se Moambique, ao mesmo tempo cindido e conciliado, arcaico e moderno, com traos europeus e tnicos.

Referncias bibliogrficas CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma histria de poligamia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 14ed. So Paulo: Loyola, 2006. PADILHA, Laura Cavalcante. Travessias do olhar. In: PADILHA, Laura Cavalcante. Novos pactos, outras fices: ensaios sobre literaturas afro-luso-brasileiras. Porto Alegre: EDIPUC, 2002.

SHOWALTER, Elaine. A crtica feminista no territrio selvagem. In: Helosa Buarque de Hollanda (org.). Tendncias e impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. SPIVAK, Gayatri. Quem reivindica a alteridade? In: Helosa Buarque de Hollanda (org.). Tendncias e impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gnero. In: Helosa Buarque de Hollanda (org.). Tendncias e impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. BHABHA, Homi. Locais da cultura. In: BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2005. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, nmeros. 14ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1999.
CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma histria de poligamia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. Todas as referncias foram retiradas dessa edio. Por isso, a partir de agora, indicaremos somente os nmeros das pginas. 2 Foucault, 2006:7. 3 a produo do discurso ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuda por certo nmero de procedimentos que tm por funo conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatrio, esquivar sua pesada e temvel materialidade [...] o discurso no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar (cfe. Foucault, 2006:9-10). 4 Lauretis, 1994:207. 5 Bhabha, 2000:19-20. 6 Conforme dados estatsticos de 2001, a taxa de analfabetismo de 42% para homens e 77% para mulheres. 7 Padilha, 2002:171. 8 Lerner apud Showalter, 1994:45 9 Chevalier e Gheerbrant, 1999:303-304. 10 Chevalier e Gheerbrant, 1999:303-304. 11 Foucault, 2006:10. 12 Spivak, 1994:191. 13 Lobolo o dote que a famlia d mulher ao casar. Lobolar tambm serve para definir o ato de quem sustenta o lar. 14 Foucault, 2006:26.
1

Das könnte Ihnen auch gefallen