Sie sind auf Seite 1von 5

Introduo Biogeografia

O que Biogeografia? Biogeografia a rea da cincia biolgica que estuda a distribuio dos seres vivos no espao e atravs do tempo. Assim, estuda-se a distribuio da vida com base em sua dinmica na escala espacial e temporal no planeta Terra. (Entender a forma como os organismos esto distribudos no planeta - "por que os organismos esto onde esto?" - estudar o seu padro de distribuio.)

De Candolle (1820): Biogeografia Ecolgica e Histrica O botnico De Candolle dividiu a Biogeografia em duas sub-reas:

Biogeografia Ecolgica Estuda como os processos ecolgicos que ocorrem a curto prazo atuam sobre o padro de distribuio dos organismos; Analisa a distribuio dos seres vivos em funo de suas adaptaes s condies atuais do meio Biogeografia Histrica Estuda como os processos ecolgicos que ocorrem a longo prazo atuam sobre o padro de distribuio dos organismos; Explica a distribuio dos seres vivos em funo de fatores histricos. Biogeografia Ecolgica vs. Histrica: uma diviso necessria?

ENTRETANTO, como "ecologia" e "histria" tm desempenhado papis lado a lado desde sempre, bvio que elas esto indissoluvelmente "amarradas" uma outra. Sendo assim, tal diviso (e oposio) tem imposto mais obstculos que benefcios ao desenvolvimento da cincia biogeogrfica (Morrone, 1993, 2004; Crisci, 2001).

Diversos so os fatores que influenciaram e tm influenciado o modo como os organismos esto distribudos no planeta: tectnica de placas, soerguimentos, estreitamento/ alargamento do leito de um rio, glaciaes, fisionomias vegetacionais, clima, umidade, correntes marinhas, etc. Sendo assim, torna-se extremamente difcil estabelecer uma linha divisria entre o que seria um fator "ecolgico"ou "histrico".

Como funciona (cientficamente) a Biogeografia Histrica?

LEN CROIZAT (Pai da Biogeografia Vicariante)

Este excntrico botnico e biogegrafo cunhou as bases para o que ns entendemos hoje como Biogeografia Vicariante. Disse uma das mais clebres frases j proferidas na Biogeografia: "life and earth evolve together" (Croizat, 1964). Este italiano, que se erradicou na Venezuela onde viveu at o fim de sua vida, quis mostrar ao mundo que a vida e o planeta so co-relacionados em sua histria. Ou seja, a histria geolgica pode ajudar-nos a compreender a histria dos organismos, assim como a histria dos organismos pode ajudar-nos a entender a histria de noss planeta. Antes mesmo do conhecimento da deriva continental e tectnica de placas, Croizat j dava mostras, pelo seus estudos de padro de distribuio de plantas, que os continentes se movimentavam. Chegou a concluir que os oceanos Atlntico, ndico e Pacfico j foram mais prximos entre si no passado do que da forma como so hoje conhecidos (ver Craw, 1984). A partir dos preceitos de Croizat surge o pensamento vicariante, contraposto diretamente ao pensamento dispersalista, paradigma dominante poca.

Padro e Processos...

Para compreender o padro de distribuio dos organismos preciso estar consciente de que est padro decorre da interao de dois tipos de processos. Estes so os processos espao-temporais dos organismos vivos (biticos) e do planeta (abiticos); so processos que ocorrem diversament no espao ao longo do tempo.

Quais os processos espao-temporais dos seres vivos?

Basicamente, so trs tipos de processos: extino, disperso e vicarincia. Veja o quadro abaixo

(A figura em P&B foi retirada de Crisci et al., 2003)

Dificuldades na inferncia dos tipos de processos

Entretanto, h srias dificuldades impostas que tornam problemtica a inferncia do tipo de processo que gerou o padro de distribuio que vemos no presente. A maior dificuldade de se trabalhar com reas da cincia biolgica que lidam diretamente com a recontruo do passado (sistemtica, biogeografia, gentica evolutiva, ecologia evolutiva) sempre imposta pelo seguinte paradoxo: no pudemos ver o passado acontecendo, muito menos temos algum testemunho dess passado (escassez de fsseis), sendo assim, estudos histricos so geralmente feitos com base e informaes contemporneas. O quadro abaixo exemplifica o problema em relao biogeografia

No primeiro caso, houve especiao pr-barreira geogrfica, ou seja, houve diferenciao da espcie ancestral nas espcies A e B SEM barreira geogrfica. Somente depois que surgiu uma barreira geogrfica entre A e B. Com base nas evidncias atuais, concluiramos incorretamente que ocorreu especiao por isolamento geogrfico (alopatria, vicarincia). No segundo caso, houve realmente especiao pelo surgimento de uma barreira geogrfica que fez com que a espcie ancestral se diferenciasse em duas espcies, uma de cada lado da barreira Posteriormente, essa barreira geogrfica desapareceu. Com base nas evidncias atuais, concluiramos incorretamente que no houve vicarincia ou especiao com barreira geogrfica, porque no h dados que nos mostrem que a barreira tenha existido no passado.

Quais os processos espao-temporais do planeta? H vrios tipos de processos espao-temporais que podemos citar, como: tectnica de placas, alteraes no nvel do mar, ciclos glaciais, etc. No quadro abaixo, est exemplificado a movimentao das grandes massas continentais ao longo do tempo.

(modificado de Paleomap Project)

REFERNCIAS CITADAS

Crisci, J.V. 2001. The voice of historical biogeography. Journal of Biogeography, 28: 157168. Crisci J.V., Katinas L. & Posadas P. 2003. Historical biogeography: an introduction. Cambridge, Harvard University Press. Craw, R.C. 1984. Biogeography and biogeographical principles. New Zealand Entomologist, 8:4952. Croizat, L. 1964. Space, time, form: the biological synthesis. Publicado pelo autor, Caracas. (Disponvel em Morrone, J.J. 1993. Beyond binary oppositions. Cladistics, 9: 437438. Morrone, J.J. 2004. Homologa biogeogrfica: las coordenadas espaciales de la vida. Cuadernos del Instituto de Biologa 37, Instituto de Biologa, UNAM, Mxico D.F.

Das könnte Ihnen auch gefallen