Sie sind auf Seite 1von 15

Mltiplas migraes discursos, fatos e atos em Rio das Pedras (RJ)

Isis do Mar Marques Martins*

T vendo aquele edifcio moo Ajudei a levantar Foi um tempo de aflio Eram quatro conduo Duas pr ir, duas pr voltar Hoje depois dele pronto Olho pr cima e fico tonto Mas me vem um cidado E me diz desconfiado "Tu t a admirado? Ou t querendo roubar?" Meu domingo t perdido Vou pr casa entristecido D vontade de beber E pr aumentar meu tdio Eu nem posso olhar pro prdio Que eu ajudei a fazer... Cidado Lucio Barbosa

O movimento (devir do/no espao acerca da migrao) no determinado pela mobilidade em si, mas sim uma srie de transformaes, diramos at revolues inseridas num complexo espao/temporal, agindo na maneira de pensar e falar, no comportamento social dos indivduos. Possibilita assim a construo de discursos que ora alimentam essa mobilidade, ora constri redes constantes, de movimento e de relaes infinitas, e acaba requerendo outros discursos paradigmticos. Pensar a mobilidade, portanto, no uma constante homognea de um determinado sentido especfico. um movimento diferenciado conforme horizontalidades que apontam para novos agenciamentos. O que falar do movimento da mobilidade, ento?
Entende-se que a mobilidade espacial reflete mudanas e permanncias na dinmica urbana, tais como a emergncia de novas centralidades, a expanso das fronteiras metropolitanas, a crescente informalidade do trabalho e do espao urbano, a poltica urbana socialmente excludente e a formao de enclaves.(LAGO, RIBEIRO: 2007, p. 47).

Ao tratarmos da migrao interna no caso do Brasil, em especial do Nordeste para o Sudeste, consideremos alguns apontamentos pertinentes em sua anlise na geografia. O primeiro, vinculado aos estudos de centralidade da urbanizao e construo do que alguns autores chamam de recente urbanidade nos ambientes que
*

Aluna do Programa de Ps graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense.

antes eram somente considerados rurais. O incremento de novas tecnologias, em relao ao crescente domnio de transnacionais e a capacitao mesmo que superficial dos trabalhadores indica os variados crescimentos populacionais para o Sudeste, em especial Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais, apontado pelos pesquisadores em geral como importante base para o fenmeno migratrio recente do Nordeste para o Sudeste brasileiro, bem como o xodo rural; o segundo, inserido no contexto social e poltico da regio Nordeste, que conduz a reflexo de uma poltica notadamente assistencialista e ligada a relaes de poder extremamente vinculadas a um determinado chefe arbitrrio e coronelizado, que cria, por assim dizer, territrios sem lei e reproduz uma desigualdade soberana e injustificvel, uma estria da globalizao que abrange a prpria restrio da territorialidade; o terceiro, as variaes da taxa de crescimento populacional que indicam ora a notvel mobilidade para o Sudeste, ora, a partir da dcada de 1980, uma retrao, devido, segundo pesquisas na rea, ao crescimento econmico extraordinrio seguido de um declnio abismal das taxas de crescimento, o que, para alguns autores, determinou alm da retrao do fluxo migratrio, um novo movimento de retorno. Em relao a Rio das Pedras, Arago (2004) aponta que:
Os anos que seguem a ocupao do ncleo original demarcam uma relativa estabilidade durante quase uma dcada, especificamente, a de setenta. Em outras palavras o crescimento de Rio das Pedras se manteve limitado rea original nesse perodo. A sua expanso e correlato crescimento populacional, que ocorre nas dcadas seguintes pode ser um reflexo da crise de moradia das cidades brasileiras e do modelo econmico excludente e concentrador [...] A forte recesso econmica acompanhada de desemprego em massa resulta na reorientao dos fluxos migratrios, como por exemplo, a imigrao de retorno. Se o migrante, ao aportar nas cidades, no tem como garantir sua sobrevivncia, retorna ao local de origem ou metrpole regional mais prxima dele. (ARAGO, 2004).

Se a migrao interna importante nesse processo de mobilidade, o lugar que o migrante agora est tambm relevante, pois nele que suas novas relaes se estabelecem e novos agenciamentos se formam. Assim como no lugar deixado, novos cheiros e novos estranhamentos so percebidos na esperana, na possibilidade e no efetivo retorno... Numa estria, possvel perceber que, nos grandes centros urbanos, onde uma gama de territorialidades est disposta, h uma srie de peculiaridades naqueles territrios onde migrantes nordestinos se apoiam como novo lar. No Rio de Janeiro, em geral, com o processo segregacionista espacial, especulao imobiliria e reteno desse espao pelas grandes corporaes de construo e engenharia civil, quem no consegue participar das relaes que concernem a ordem social e econmica, ocupa

as reas denominadas pelo IBGE como aglomerados subnormais, comumente chamadas de favela. interessante apontar aqui a discusso j delineada por Arago (2004) e, principalmente, por Burgos (2002) a respeito dos termos favela e comunidade, considerando que o segundo escamoteia as contradies advindas do primeiro termo, e determina um discurso de homogeneizao das relaes entre os indivduos e fetichiza o espao construdo por relaes muito bem delimitadas de poder e ordem.
No interior do territrio, as diferenas entre a burguesia da favela e os miserveis ficam em segundo plano. Nele, a sociedade representada enquanto comunidade, onde o que est em jogo menos a emancipao individual, e mais a coeso da coletividade. (BURGOS, 2002, p. 88).

A reflexo dos apontamentos sobre os migrantes nordestinos no Rio de Janeiro, e em especial em Rio das Pedras delineado por um conjunto de transformaes geogrficas em todos os sentidos, que produz e reproduz questes a serem discutidas. Queremos saber at que ponto ser cidado constitui uma inerncia da cidade a partir de sua espacializao ou se uma categoria contraditria de hierarquizao segundo uma territorialidade consentida por uma minoria detentora do poder do dinheiro, como ressalta a msica de Lucio Barbosa. Tambm, se para ser cidado, necessrio, como migrante, esquecer a prpria mobilidade inerente a sua trajetria para ento estabelecerse como provisrio, sem conscincia de sua prpria territorialidade. 1 - Rio Das Pedras - Geografias E Geometrias No caso de Rio das Pedras, interessante perceber um crescimento variante, que muitas vezes no condiz com as anlises sobre a migrao como fenmeno. Quando encontra com a pesquisa de campo, as informaes ficam cada vez mais contraditrias. Procuraremos aqui, encontrar uma interseo das relaes de ocupao, fundao e a insero das geometrias de poder na favela. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) do Censo de 2000, existiam cerca de 40.000 moradores (39.862 no total), embora os prprios moradores e o vice-presidente da AMARP (Associao de moradores de Rio das Pedras), afirmam de forma convicta que tenha mais de 250.000 pessoas na favela. Embora seu ano de fundao e as primeiras ocupaes se percam em informaes vagas e imprecisas, podemos destacar dos dados obtidos que, em mdia, as primeiras casas foram construdas ainda na dcada de 1950, onde s era realmente rio e pedra, conforme uma das moradoras ressaltou. Localiza-se na zona oeste do municpio Rio de

Janeiro, na Regio Administrativa de Jacarepagu, conforme dados do IPP (Instituto Pereira Passos). Conforme podemos observar, mais de 30% da populao dessa regio administrativa que vive em favelas encontra-se em Rio das Pedras, sendo considerada oficialmente, a quarta favela em populao do Rio de Janeiro. Nossa principal base de compreenso da dinmica da migrao em Rio das Pedras est em Burgos (2002), em sua pesquisa conjunta com a PUC (Pontifcia Universidade Catlica), cujas informaes encontram-se num riqussimo livro com apontamentos variados da dinmica de Rio das Pedras e a pertinente discusso sobre suas relaes e sua insero na realidade social da urbe carioca. interessante o destaque que tanto ele quanto Arago (2004) d a relevncia da Associao na construo recente da comunidade, geograficamente e discursivamente, enquanto espao harmnico de bem estar e bem viver, sem trfico ou violncia e, principalmente, livre de quaisquer ameaa tanto do poder pblico quanto do preconceito existente.
A favela respira mercado, e seus moradores desejam ardorosamente serem includos pela cidade, mas mobilizam, de modo at certo ponto inadvertido, a noo de comunidade, que serve como mecanismo de pavimentao da solidariedade interna favela, e enquanto moeda de negociao com os atores da cidade. como se o individualismo predominante, e seus interesses egostas, se conectassem com o pblico atravs da noo metafsica da comunidade, que, no caso, estaria corporificada na associao de moradores [...] Dizendo de outro modo, a estratificao interna e no a igualdade que justifica o compromisso pblico entre queles que pertencem comunidade. (Idem, 2002, p. 88).

E mais que isso, o autor destaca que favela no necessariamente uma tribo parte ou que se destaca pela inferioridade ou superioridade, mas tanto dentro e fora, ela se insere na dinmica da cidade, conferindo feies peculiares como em qualquer territorialidade. Por isso, o termo aglomerado subnormal tem de ser questionado enquanto termo tambm escamoteado por homogeneizao do espao, inserido numa pragmtica da migrao como um problema, principalmente porque o surgimento e crescimento das favelas no Rio de Janeiro, no por acaso, esto intimamente vinculados ao movimento de pessoas, migrao tanto nacional quanto internacional. Outra relevncia est na prpria mensurao dos dados nesses espaos, que, segundo pesquisas em Burgos, ocorre a ineficcia de levantamento em espaos considerados hostis e que, portando, no so comutados. Ainda, segundo o autor, em pesquisa realizada pelo Departamento de Sociologia e Poltica da PUC-Rio, 60% dos moradores de Rio das Pedras so nordestinos e, ainda segundo ele, no necessariamente se instalaram primeiramente em Rio das pedras, mas

encontrou l, ao menos ideologicamente, um refgio de realidades sociais contraditrias. Isso se v no seu processo de crescimento, assim como nas entrevistas coletadas, abordado adiante. O crescimento de Rio das Pedras, vinculado s constantes migraes no decorrer do sculo XX e XXI, ainda segundo Burgos, reflete sua constituio espacial, bem como a fundao da AMARP e sua relao como poder vigente1. Ele destaca seis subreas, porm, elas no determinam a data exata de sua ocupao, mas didaticamente delimitam uma espacializao.
A consolidao do ncleo original da favela ocorre em 1969, quando os moradores conseguem junto ao governador da Guanabara, Negro de Lima, a desapropriao do terreno, acabando com a ameaa de expulso em decorrncia da presso que vinha sendo exercida (sic) pelo proprietrio da rea [...] Tudo indica que os lotes foram sendo parcelados em profundidade, a partir da margem do rio, na direo da Estrada de Jacarepagu. (Ibdem, 2002, p. 36).

2 - Outras geografias, outras geometrias... No curso acadmico de geografia, do incio ao fim, ouvimos constantemente a necessidade do trabalho de campo. Em alguns casos, existem disciplinas especficas que nos possibilitam compreender essa necessidade, mesmo quando contrariados e teimosos, participamos. Porm, depois da des-coberta de algo revelado, transpassado e analisado numa perspectiva e, por assim dizer, numa das vrias perspectivas geogrficas, a reflexo se torna muito mais ntida e sofisticada... Entender que o trabalho de campo como anlise geogrfica no serve somente para a geografia entender a compreenso do espao num devir, e numa horizontalidade sem incio nem fim, uma estria-at-agora que nos possibilita transformar e, portanto, territorializar... Burgos (2002), ao trabalhar em Rio das Pedras, aponta a importncia desse conhecimento precioso e muitas vezes deixado de lado nas cincias sociais em geral, mas, de forma pouco horizontal, entende que um trabalho de campo em locais como esse serve como objeto e ferramenta de anlise para o pesquisador, inclusive utiliza o termo laboratrio, atribuindo a tal comunidade importante objeto de compreenso da realidade social2. Ora, mas ns tambm participamos como agentes e pacientes dessa
1

Essa forma de compreenso da espacializao segundo a temporalidade acaba por fazer do espao um simples objeto de anlise fixo, em relao ao tempo dinmico, ainda que Burgos seja pertinente para a reflexo da complexidade da migrao e dos movimentos do espao e da sociedade. Preferimos utiliz-lo a no ter dados e anlises concretas das peculiaridades dos migrantes em Rio das Pedras. 2 Para contemplar essa nova agenda de questes j no possvel teorizar, necessrio ir, ver e ouvir como esto sendo reconstrudos os territrios da cidade informal, nos quais vivem boa parte dos segmentos subalternos, a fim de saber das possibilidades de que venham a emprestar contedo

compreenso, e por isso, a verticalizao da reflexo e da conscincia de nosso papel deve ser colocado em pauta, no s como integrantes de uma comunidade que pensa os fenmenos e processos da sociedade e do mundo, mas como sujeitos sociais dessa realidade e desse mundo. As desigualdades entre um lado e outro de Rio das Pedras, com relao Avenida Engenheiro de Souza Filho, de um lado, as reas mais antigas e mais favorecidas com as polticas sociais e principalmente, voltadas a um bem-estar-social (ideolgico e passvel de discusso), como enunciao de uma ordem soberana e opressora, da comunidade, que a que decide quais polticas pblicas so inseridas na comunidade e taxa outras polticas que se tornam veculos de reproduo do discurso, e do outro, as reas mais recentes e a concentrao de polticas assistencialistas que reproduzem a enunciao da ordem do respeito ao imponente, passvel de mudanas e transformaes, de movimento e dinamismo, diverso s classes mais pobres. Tambm, relacionado fala dos entrevistados, h de fato um crescimento e uma expanso da comunidade vertical e horizontalmente, no cabendo mais determinadas classificaes e reprodues de um discurso voltado para as elites e para o poder vigente. Acima de tudo, o movimento de chegada em relao ao de partida, ainda maior e principalmente, quando o movimento de partida se faz, dificilmente efetivo. Em uma noite, assistindo um jornal veiculado nacionalmente pela televiso, em uma reportagem sobre o crescimento econmico e por isso da oferta de trabalho no Nordeste, com rosto um pouco constrangido e mascarado pela contradio, um trabalhador felicita sua oportunidade em realizar o crescimento do Brasil. O ponto crucial , dessa forma, para quem se realiza esse crescimento e os agenciamentos responsveis pelas hegemonias que acarretam a alienao do espao, como Alessandri Carlos (1979) aponta. A mobilidade pela fora de trabalho no explica inteiramente a multiplicidade inerente desse espao, muito menos sua relevncia para o pensamento e para a vida. A discusso deve ser mais pertinente tanto aos sujeitos quanto s polticas desse e para esse espao, que, como vimos hoje, determina relaes de poder que paradoxalmente, reproduzem discursos contraditrios e desiguais... No a desigualdade e seu discurso que so inerentes, mas a desigualdade como discurso de inerncia efetivado na bonificao e no respeito diferena que sinnima dessa desigualdade, estria de uma globalizao, de uma geometria de (e do) poder...
substantivo ao Estado Democrtico de Direito [...] pelo fato de possuir cerca de 40.000 moradores, superior a mais da metade das cidades brasileiras, dado que por si s a torna um laboratrio particularmente apropriado para estudar o microssistema da favela.. (BURGOS, 2002, p. 33).

3 - Fazer-se pela fala... 3 Trajetrias em Rio Das Pedras No h possibilidade de a palavra ser muda. Muito menos da fala ser em si mesma, ignorada. Forma de expresso e contedo de expresso, como aponta Deleuze e Guattari (1995), so distintas, e, portanto so at possveis de pensar juntas, mas nunca sinnimas. O que define a fala ser ignorada o outro e como a expresso se d pelo e para o outro... O contedo da expresso independe, conforme o eu tem conscincia do outro, ora em demonstraes de alteridade, afeto, poder, raiva etc... A veia que salta dificilmente ser notada na expresso. E por isso, a importncia de compreender pela fala a ao, que denota o sentir, a presena e a ausncia. E fazer-se pala fala no somente expresso, mas desejo de expressar aquilo que realmente sentido, e que muitas vezes reprimido. Fazer-se pela fala no um exerccio para quem fala, na verdade uma dificuldade a ser desvencilhada pelo outro, sem exercer poder ou relaes, mas simplesmente ouvir e compreender aquilo que se encontra atrs do discurso... nessa possibilidade que tentamos encontrar alguns questionamentos sobre os migrantes e suas trajetrias no Rio de Janeiro, na compreenso de Sayad, de que a migrao decorre de uma trajetria paradoxal e constante, que envolve do lugar deixado para o lugar que est; os sujeitos, suas perspectivas e as alteridades encontradas nesse movimento. Movimento pelo qual o migrante no quer necessariamente se estabelecer, nem como fixo nem como provisrio, mas como atuante de seus prprios agenciamentos e suas prprias territorializaes. Encontramos respostas muito recorrentes quanto ao crescimento da comunidade, aos locais de passeio dos entrevistados, ao motivo da partida e da chegada, aos amigos, saudade, ao retorno, volta ao Rio de Janeiro depois do retorno malsucedido. Mas todos, de alguma forma, contriburam com suas peculiaridades, inclusive, em alguns casos, ora na hostilidade, pelo receio tanto em relao ao poder miliciano quanto da possvel dificuldade em responder algo que no sabe, ou algo que ns nunca saberemos. Contudo, a maioria dos entrevistados, depois da entrevista, demonstrou satisfao e alvio, nas palavras essa entrevista foi diferente, bem legal.... Outros moradores com
3

Expresso de GOETTERT (2008). Segundo ele: Fazer-se tambm mostrar-se. Colocar-se mostra pelo dito e pelo no-dito. Apontar caminhos e descaminhos, acertos e erros, fracassos e sucessos. desnudar-se. fragilizar-se e fortalecer-se simultaneamente. fazer-se e mostrar-se migrante; fazer-se e mostrar-se familiar distante. Na tenso e na saudade. Na presena e na ausncia. In: GOETTERT: UFGD, 2008, p. 79.

um pouco de preocupao e alerta, pediram cuidado e ateno, pois havia observadores no local, que acarretou a minha ida, em todos os dias seqentes ao campo, a AMARP conversar com o responsvel e explicar o motivo das minhas perguntas e do meu trabalho, questionado, mesmo assim, por todos os participantes. Considerando as respostas e suas compreenses, percebemos alguns pontos relevantes que norteiam a reflexo da migrao e dos migrantes, e nos auxilia pensar em outras perspectivas aquilo que Sayad nos apontou em relao aos paradoxos e as formas de pensar o movimento como um devir, relacionado a geometrias de poder complexas e mltiplas, que engendram hegemonias constantes, desiguais e diferenciadas. A partida Eu nasci na roa. A gente muito pobrezinho... Naquela poca tinha esses polticos safados que jogavam uma bucha de palha, que com o sol queimava, e o pouco que tinha j era queimado por eles... Minha me pegava e saa correndo. Eu tinha um porco que meu pai vendeu, e com o dinheiro compramos a casa da famlia l no Maranho... Meu marido (casei com dezesseis anos) e meu filho vieram primeiro, at ento meu marido morreu e no fomos mais pra l. Meus filhos moram em Senador Camar, uma biloga, tem carro... A gente bota filho no mundo mas no sabe que eles no ajudam a gente... (Moradora do Pantanal, 62 anos, 40 anos no Rio de janeiro). L no Nordeste, quando faz dezoito anos, quem no veio quer vir...(morador da Rua Velha, 48 anos, 30 anos no Rio de Janeiro). No nibus, desde Terezina at a rodoviria, nibus lotado e todo mundo desce aqui... (Moradora do Areal I, 27 anos, 3 meses no Rio de Janeiro). Dia de servio l R$ 12,00. aqui R$ 100,00 no mnimo...J tava doido pra voltar quando vim... Na poca, eu cheguei aqui com dezoito anos, superei os maus momentos (passei fome, vivi mendigo...). geralmente o nordestino vem pra c por problema emocional, da classe social... Os tempos se passaram e eu me acostumei... (Morador prximo Rua Nova, 43 anos, 25 anos no rio de Janeiro). A chegada

a cidade maravilhosa, n? Tem vrios lugares que eu gosto, mas o que a gente sempre acha bonito o Cristo Redentor... (Morador do Areal I, 35 anos, 12 anos no Rio de Janeiro). O Cristo me recebeu com as mos abertas, mas s no me ofereceu uma dose de cachaa... Tem muito cabeudo aqui... Vem por motivos financeiros, necessidades... l quando chega a gua, porque a vaca mija... (Proprietrio de bar no Pantanal, 50 anos, 15 anos no Rio de Janeiro). Amo o Rio de Janeiro. Nesses vinte e cinco anos aqui no Rio tinha uma vida de altos e baixos, mas aqui bom, a gente sabendo andar direitinho, nada acontece... Tem um lugar, se Deus me ajudasse, eu moraria e trabalharia em Angra dos Reis... (Morados prximo Rua Nova, 43 anos, 25 anos no Rio de Janeiro). Muita gente chegando aqui... um vai e volta constante... A vida do migrante dessa maneira. Aqui bem melhor pra se viver... (Morador prximo Rua Velha, 46 anos, 38 anos no Rio de Janeiro). Aonde eu ando, eu moro, bonito. Gosto, tenho carinho, respeito pelo lugar onde eu moro... (Moradora da Rua Velha, 51 anos, 15 anos no Rio de Janeiro). Em todo lugar que o homem respeitado, bom... Aqui o crescimento financeiro maior, encontrei mais fora que l na minha profisso... (Morador da Rua Velha, 46 anos, 12 anos no Rio de Janeiro). Rio das Pedras Acho bom Rio das Pedras... Vim com uma pessoa que morava no Maranho, conheci Rio das Pedras, bati os olhos e gostei... Tem muita gente fazendo obra, muita gente chegando, construindo... (Morador da Rua Velha, 46 anos, 12 anos no Rio de Janeiro). Tinha cinco casinhas aqui... Agora parece tudo longe... Apesar de ter muita gente, tranqilo... (Moradora da Rua Velha, 63 anos, nasceu no Rio de Janeiro).

Aqui cresceu demais, agora no reconhece mais Rio das Pedras. Hoje em dia no se conhece mais nada aqui... Antes s tinha Rua Nova, Rua Velha e Engenheiro... No tem como saber quanta gente mora aqui, em um quartinho mora cinco, seis pessoas... Ainda mais nesses areais da vida... (Moradora da Rua Nova, 32 anos, filha de cearenses). Aqui cresce todo dia... E tem mais gente chegando... O Rio das Pedras, tem gente que diz, que Rio da Lama, mas no sai daqui de jeito nenhum... (Morador do Areal I, 46 anos, 18 anos no Rio de Janeiro). No moro aqui, nem quero. Muito barulho... (Comerciante, 47 anos, 14 anos no Rio de Janeiro). O Retorno No... Pretendo voltar, mas no pra morar... Porque gosto do Rio, no gosto do meu lugar... (Moradora do Areal I, 35 anos, 14 anos no Rio de Janeiro). No, no vou me acostumar e no tem condio de conseguir as coisas no... Talvez na Bahia, que tem condies de investir... Aqui tem gente mais ficando, voltando muito pouco e continua todo dia chegando gente... (Moradora do Areal, 39 anos, 13 anos no Rio de Janeiro). Vou voltar agora... To precisando cuidar dos meus filhos, da minha me... To feliz e triste ao mesmo tempo, porque gosto daqui. Vou vender a maioria das coisas, mas, se no der, eu volto... (Moradora do Pantanal, 34 anos, 10 anos no Rio de Janeiro). Em mdia, para se informar sobre passagem e preo, em torno de 30 a 40 por dia entram na agncia... Em junho, julho, 40 a 50 compram passagens, por dia... a poca de festa junina l, eles gostam dessa festa... Geralmente, s compram a de ida, porque no tem dia certo pra voltar, mas muito difcil encontrar pessoas que s vo e no voltam. Daqui sai nibus pro cear, depois para na rodoviria, por agilidade... J que as pessoas daqui levam muita coisa pra l... Eles ainda preferem a passagem de nibus, por levarem muita coisa... (Mayke Oliveira, agente de viagem de uma das empresas existentes na favela).

Meus pais vieram pra c depois de morar na Rocinha. Quando eu tinha onze anos me pai voltou pro Cear e eu fui com ele... Aos quinze, voltei pra c. Meu pai ficou porque ele no gosta de violncia, aqui tem milcia e ele preferiu voltar... Mas ouvi dizer que l ta pior... (Moradora da Rua Nova, 32 anos, filha de cearenses). O nordestino fala que voltaria porque ta aqui... pra mim, uma parte ficou porque tem medo de conhecer o lugar... Aqui vai e volta, no se acostuma mais... Eu no volto... Sofri muito l... (Morador da Rua Velha, 46 anos, 12 anos no Rio de Janeiro). A dificuldade de encontrar o contedo existente no pensamento em relao expresso transparente nas falas dos moradores entrevistados, acima de tudo quando no se torna visvel os pequenos gestos, como em muitos, a tentativa de forar um sotaque diferente, os olhares voltados para baixo quando, em alguma circunstncia, se questionava quanto a sada para outros lugares do Rio de Janeiro, aos que tentaram o retorno para o Nordeste e acabaram voltando para o Rio de Janeiro, que citavam vagamente com justificativas em sopros quase silenciosos... So detalhes de suma importncia que se tornam vagos no decorrer de uma pesquisa em que se busca dados quantitativos para qualific-los, e que muitas vezes esquecidos pelo pesquisador, no refletem, com efeito, aquilo que se produz no trabalho. Por isso a importncia de compreender as relaes mltiplas decorrentes dos mltiplos fenmenos migratrios. Muitos responderam com certa equivalncia aos trechos apontados, alguns, como no caso do retorno malsucedido, seria mais pertinente compreender a ao e a trajetria, a partir dos entrevistados que conhecem os casos pois, em grande medida, havia o receio de si mesmo em expressar aquilo que ainda no foi digerido, considerado muitas vezes com vergonha e culpa, como Sayad muito bem coloca. A negociao com a identidade se estabelece, na relao do outro com novas territorialidades, em constante mutao. Reconhecer isso ser agente de si mesmo e dos processos polticos que envolvem o espao. E, dessa forma, as hegemonias possuem papel fundamental em possibilitar um reconhecimento falso da territorialidade e, portanto, tem como fundamento poltico as ideologias e o fetiche de um bem viver que ultrapassa as relaes sociais e formula mecanismos despticos de massificao, num quimrico jogo do impossvel em oposio a um geogrfico, consciente do espao, de

seus espaos, de seus mundos. Atravessar os caminhos para a reflexo paradoxal da migrao, inserida em mltiplos processos e fenmenos o que pretendemos. Dessa forma, Rio das Pedras possui dinmicas distintas e prximas, conforme o movimento conveniente dos sujeitos no lugar, s hegemonias estabelecidas tanto pela comunidade em nome da Associao quanto do poder pblico. Essa uma das peculiaridades daquele espao para os migrantes. A migrao perpassa essa relao no tocante multiplicidade dos motivos, mas em geral, esses motivos deram a compreenso daquilo que queramos revelar em relao chegada, ao retorno, a viso no Rio de Janeiro e ao crescimento da comunidade enquanto reflexo do crescimento de vrios outros fluxos migratrios, assim como a possibilidade de repensarmos a noo de migrante nesse espao de multiplicidades, que tambm mltiplo, na construo de territorialidades e na conscincia da possibilidade do movimento. Na relao com a partida, interessante perceber alguns aspectos: o primeiro, recorrente na fala dos moradores, seriam as dificuldades encontradas que impossibilitariam o viver no Nordeste, atribudo pelos polticos, pelo capital (trabalho), e pelas relaes estabelecidas como um todo; o segundo, as novas relaes estabelecidas aqui no Rio de Janeiro, desencadeando sua trajetria aqui, independente do trabalho e das dificuldades existentes no lugar deixado; o terceiro, a saudade no necessariamente daquilo que , mas daquilo que foi deixado, e novamente, independente das dificuldades muitas vezes consequentes da mobilidade. Essa nostalgia do deixado paradoxalmente no se atrela ao desejo do retorno, e muito menos no significa que se vive, assim, no passado. A nostalgia existe, e ser nostlgico de vez em vez no alienao, mas perceber a dinmica do espao e a construo de estrias-at-agora (MASSEY, 2008). Uma construo do poltico no lugar se faz a partir desse questionamento, e no somente numa anlise limitada s relaes polticas existentes enquanto relaes de poder inerentes. Deve-se questionar qual poder, quais polticos safados reproduzem geometrias de poder que procuram um domnio discursivo, uma expresso hegemnica. Porm, no so somente das relaes de trabalho e capital existentes no Rio de Janeiro que consequencia da mobilidade, mas as dificuldades do viver e esse viver ligado s relaes de trabalho. Na relao com a chegada, a principal questo est no que Sayad (1998) aponta em relao ao discurso da alteridade, daquele que v o nordestino como algum de fora, e o prprio migrante se v como nordestino que precisa respeitar o outro e seu espao. Paradoxalmente essa relao conveniente tanto para o poder local da associao

quanto para o Estado, contemplativo a ordem de determinados pontos da cidade, como Zona Sul e propriamente os condomnios de luxo da Barra da Tijuca. Nas consideraes sobre Rio das Pedras, encontramos informaes relevantes e unnimes quanto ao crescimento contnuo da comunidade. Todos os entrevistados destacaram: a qualidade de vida em relao tranqilidade (muitas vezes mais importante que a prpria infraestrutura das moradias), o crescimento vertical e horizontal no passado, no presente e muitas vezes no futuro, admitindo uma maior expanso, a diversidade de servios existentes na favela, porm, em alguns casos, a insatisfao, pelo tumulto, fluxo de pessoas, ruidos e barulhos, e em um caso em particular, pelo poder da milcia. interessante, e j ressaltado por Burgos (2002) e Arago (2004), em como essa ideologia se torna preponderante diante da qualidade de vida efetiva, considerando que no entorno da favela, existem manses e condomnios de luxo que no so mencionados pelos moradores e quando o so, seus olhos se escondem... Isso denota claramente o receio existente, perceptvel inclusive, dentro e fora da associao de Moradores: um prdio soberbo na rea central da favela, completamente aberto exibindo maior visualizao, assim como, quando se aproxima da sala de administrao, observa-se um cartaz escrito: Reclamaes, favor apresentar a carteira de scio em dia.! Os olhos semicerrados, a ideolgica tranqilidade diante da desigualdade... Sayad, ao se referir que toda migrao um movimento de quem parte e para quem fica, assim como de quem chega e para quem v e como v a chegada, mostra claramente na dificuldade de todos esses agentes em perceber o movimento e, portanto, a mudana, exatamente pelas transformaes que passa qualquer sujeito, qualquer ser social. A diferena est na relao e na viso desta mudana por quem v de perto, e quem antes conhecia, agora j no o reconhece.
Na medida em que dura a imigrao, porque no se emigra (i.e. no se cortam os laos com seu universo social, econmico, cultural, habitual) e no se imigra (i.e. no se agrega, mesmo que marginal e muito superficialmente, a outro sistema social) impunemente (i.e. sem consequncias), produz-se, entre os imigrantes, uma inevitvel reconverso de suas atitudes em relao sociedade na qual eles vivem cada vez por mais tempo e de forma mais contnua e, principalmente, frente s condies de trabalho que essa sociedade lhes impe. (SAYAD, 1998, p. 65.).

nessa relao de imigrao/emigrao, precisamente na relao que nasce o agenciamento. Se o desejo inerente ao corpo, a expresso (que no , como vimos, obrigatoriamente o ato de migrar) que faz tornar uma necessidade se insere. E na

necessidade que o migrante, e em geral a sociedade, se baseia para manifestar seu desejo. Porm, esse desejo o desejo do espao alienado, voltado para o consumo. A expresso do desejo do consumo no aquilo que realmente desejamos de forma intrnseca, e paradoxalmente temos conscincia disto. Muitos, embora prximos a tantos prazeres e desejos imbricados no espao de origem, se sentem eternos migrantes, sempre em busca de e por algo neste mundo. E quando migrantes enquanto imigrantes, permanecem na busca incessante do processo contnuo e mltiplo de espacializao. Uma poltica voltada reflexo do espao inerente ao devir, requer a conscincia das transformaes sociais no seio da interseo entre territrio e multiplicidade. No caso trabalhado em questo, o descaso do poder pblico e as multiterritorialidades das comunidades cariocas, imanentes a esse descaso, inserem-se numa perspectiva muito mais complexa do que simplesmente os processos sociais coletivos de mobilidade e estruturas hierarquizadas estticas, condicionantes ao sistema vigente. Tambm, as fronteiras dessa mobilidade vo alm das territorialidades na perspectiva poltica que omite uma possvel reterritorializao e constata a desterritorializao (que, como vimos nunca ) absoluta (colocada criticamente por Haesbaert [2007]). Ser sujeito de seus espaos, que para quem parte, ocorre em grande medida no trajeto entre um lugar e outro, assim como o migrante experimentou durante sua vinda ao Rio de Janeiro. Talvez precisamente no momento depois da partida e entre a chegada, a certeza da viagem e as expectativas do conhecimento do novo, da possibilidade de novos encontros e novos caminhos a percorrer, que o migrante nordestino tenha experimentado a conscincia de sua espacialidade e de sua territorialidade, sem discursos e nem ideologias, uma liberdade de si e para si mesmo. REFERNCIAS ALKMIM, Antonio C. A morfologia scio-espacial da favela de Rio das Pedras. In: BURGOS, Marcelo B. (org.) A utopia da comunidade: Rio das Pedras, uma favela carioca. Rio de Janeiro: Editora Loyola/PUC, 2002. ARAGO, Luciano Ximenes. A des-re-territorializao dos migrantes nordestinos na comunidade Rio das Pedras. Dissertao de Mestrado: Niteri UFF. BURGOS, Marcelo B. Favela, cidade e cidadania em Rio das Pedras. In: BURGOS, Marcelo B. (org.) A utopia da comunidade: Rio das Pedras, uma favela carioca. Rio de Janeiro: Editora Loyola/PUC, 2002.

CARLOS. Ana Fani Alessandri. Reflexes sobre o espao geogrfico. Dissertao de mestrado submetida USP. 1979. DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. Vol 1. Rio de Janeiro. Editora 34, 1995. ______. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. Vol 2. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. GOETTERT, Jones Dari. O espao e o vento: olhares da migrao gacha para Mato Grosso de quem partiu e de quem ficou. Dourados, MS: UFGD, 2008. HAESBAERT, Rogrio. O mito da desterritorializao: Do fim dos territrios multiterritorialidade. 3 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. LAGO, Luciana Corra do; RIBEIRO, Miguel ngelo Campos. Novas mobilidades na Metrpole. In: organizadores SEYFERTH, Giralda ... [et al.]. Mundos em movimento: Ensaio sobre migraes. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007. MASSEY, D. Pelo espao: uma nova poltica da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008. SAYAD, Abdelmalek. A imigrao ou os paradoxos da alteridade. So Paulo: Edusp, 1998. Abstract This work propose to understand the phenomenon what happen in the migrants space in Rio das Pedras, favela of city to Rio de Janeiro, regarding the act of migration and in the discourse of the State, or the local power of the residents association, or to the individual inserted on the area, constants and different directions in the migrants life. The objective of this work its make a analisis of migration in the aspects of process to the mobility between the start at the finish of your travels destiny, in yours conversations, in the subliminal aspects in yours ways and ways of life. Keywords: Migration, space, Rio das Pedras Resumo Este trabalho prope entender os fenmenos que ocorrem no espao do migrante em Rio das Pedras, favela/comunidade da cidade do Rio de Janeiro, no tocante ao ato da migrao e nos discursos pautados pelo poder pblico, poder local da associao de moradores, ora do sujeito inserido no espao, trajetrias constantes e diferenciadas, ora na vida dos migrantes. O objetivo analisar a migrao nos aspectos referentes ao processo de mobilidade da partida chegada, nas conversas, nas entrelinhas de suas travessias e de seu fazer. Palavras-chave: Migrao, espao, Rio das Pedras.

Das könnte Ihnen auch gefallen