Sie sind auf Seite 1von 3

Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.

br

- ANELDEOS E MOLUSCOS 01) (UEL/2007) Leia o texto a seguir. Foi aproveitando a necessidade de dezenas de prefeituras por assistncia mdica que, de acordo com a Polcia Federal e o Ministrio Pblico, um grupo teria desviado R$ 110 milhes das verbas federais destinadas compra de ambulncias. O grupo, segundo a PF, reuniria uma centena de pessoas, entre polticos, empresrios e servidores pblicos. Pela acusao de sugar o Oramento da Unio, seus representantes ficaram conhecidos (...) pela alcunha de sanguessugas.
Fonte: MEIRELES, A. & MACHADO M. Um convite ao crime. In: Revista poca. So Paulo, n 417, p..28, maio de 2006.

* Fabricao de filtros, isolantes trmicos (amianto),abrasivos para polimento de metais e produo de sorvetes. * Produo de prolas. As funes relacionadas so prprias, respectivamente, dos seguintes filos: a) Artrpodes - Protozorios - Bactrias - Porferos. b) Bactrias - Algas - Protozorios - Moluscos. c) Fungos - Artrpodes - Aneldeos - Porferos. d) Aneldeos - Fungos - Algas - Moluscos. 04) (PUC-CAMPINAS/2004) O solo das florestas abriga aneldeos que so animais de corpo vermiforme e metamerizado, com sistema digestrio completo e digesto extracelular. Alm disso, os aneldeos tambm apresentam a) pseudoceloma e clulas-flama. b) sistema circulatrio fechado e respirao traqueal. c) celoma e respirao cutnea. d) sistema circulatrio aberto e cordo nervoso ventral. e) protonefrdeos e larva trocfora. 05) (PISM-UFJF/2003) Dentre os aneldeos encontramse as minhocas, que desempenham um importante papel ecolgico na agricultura. Sua atividade cavadora promove a aerao do solo e suas fezes contribuem para a formao do hmus, composto extremamente frtil, valioso para o crescimento das plantas. Ainda sobre os aneldeos, considere as seguintes informaes: I. Os aneldeos so protostmios, celomados, triblsticos e apresentam metameria. II. As minhocas possuem sistema digestivo incompleto, com presena de dentes na faringe, papo e moela. III. A excreo nos aneldeos feita por um par de metanefrdeos por metmero, os quais eliminam os excretas atravs dos nefridiporos. IV. Por serem ectoparasitas hematfagos, a saliva da maioria das sanguessugas contm hirudina, cuja ao anticoagulante. V. As minhocas so hermafroditas, realizam autofecundao e os ovos so depositados em um casulo produzido pelo clitelo. Esto CORRETAS as afirmativas: a) I, II e IV. b) I, II e V. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V.

As verdadeiras sanguessugas so animais que habitam rios e lagos de gua doce, tm o corpo ligeiramente achatado dorsiventralmente, sem apresentar cerdas nem parpodos e com duas ventosas para fixao. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa que caracteriza as sanguessugas: a) Platelmintos trematodas. b) Platelmintos turbelrios. c) Aneldeos poliquetas. d) Aneldeos oligoquetas. e) Aneldeos hirudneos. 02) (UNIPAC-AGOSTO/2000) Minhocas: Os pesquisadores esto descobrindo que elas podem servir como remdio e at mesmo como alimento. So ricas em fonte de protena, podem purificar o lixo contaminado com metais pesados; matria prima para produo de remdios alm do j consagrado papel como arados e adubos naturais. (Adaptado de Galileu, mar/99) Assinale a alternativa totalmente CORRETA referente s minhocas. a) Platelmintos; sistema circulatrio aberto, simetria bilateral, excreo por clulas flama; sexos separados. b) Vermes sem patas; circulao aberta; simetria radial; excreo por nefrstoma; e sexos separados. c) Aneldeos; sistema circulatrio fechado; simetria bilateral; excreo por nefrdios; hermafroditas. d) Vermes segmentados; hermafroditas; circulao fechada; simetria radial e excreo por rins. 03) (UNI-BH/2003) Leia atentamente as informaes a seguir: * Fertilizao dos solos. * Produo de queijos e pes.

Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.br 06) (UFC/2003) Que diferena caracterstica permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidrios? a) Os cnidrios apresentam apenas reproduo assexuada, enquanto os moluscos apresentam reproduo sexuada. b) Os cnidrios possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial. c) Os cnidrios possuem circulao aberta, enquanto todos os moluscos tm circulao fechada. d) Os cnidrios possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido. e) Os cnidrios no apresentam defesa qumica, enquanto os moluscos a tm como principal arma de proteo. 07) (UFMG) Observe a figura em que representa um fenmeno biolgico. aerao do solo. Entretanto, em funo das caractersticas climticas do semi-rido nordestino, o uso de minhocas na lavoura no recomendado devido baixa sobrevivncia desses animais na regio. Isso ocorre porque h a) aumento da absoro de gs carbnico, aumentando o metabolismo. b) reduo da difuso de oxignio, aumentando a de gs carbnico. c) reduo da concentrao do sangue, diminuindo a difuso de oxignio. d) aumento da desidratao, prejudicando a respirao. 10) (UFRGS/2007) O filo Mollusca o segundo filo com maior diversidade de espcies, possuindo representantes nos ambientes marinho, de gua doce e terrestre. Considere as afirmaes abaixo, relacionadas s caractersticas apresentadas por esse filo. I - O corpo compreende trs regies distintas: regio ceflica, massa visceral e p. II - O sistema nervoso centralizado e do tipo ganglionar. III - A reproduo sexuada e se d mediante fecundao externa ou interna. Quais so corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III 11) (PUC-Campinas/2005) As minhocas so animais a) monicos, que realizam autofecundao e possuem desenvolvimento direto. b) diicos, que realizam fecundao cruzada e possuem desenvolvimento indireto. c) monicos, que realizam autofecundao e possuem desenvolvimento indireto. d) diicos, que realizam fecundao cruzada e possuem desenvolvimento direto. e) monicos, que realizam fecundao cruzada e possuem desenvolvimento direto. 12) (UFPR/2006) A invaso de espcies exticas uma grande ameaa integridade dos ecossistemas aquticos. O uso de "gua de lastro" nos grandes navios, para obter maior estabilidade, tem sido um eficiente meio de disperso de organismos, marinhos e de gua doce, para outros ecossistemas. A navegao um sistema de transporte importante, capaz de integrar as economias dos cinco pases da Bacia do Prata (Brasil,

Todas as alternativas apresentam benefcios resultantes desse fenmeno, EXCETO: a) Aumento da aerao no solo. b) Aumento da eficincia na ciclagem dos nutrientes na agricultura. c) Aumento do nmero de consumidores favorecendo o fluxo de energia. d) Maior disponibilidade de alimento para os peixes. e) Manuteno da diversidade no ecossistema. 08) (UFJF) Os moluscos so conhecidos pela produo de prolas, muito usadas na fabricao de jias. Em relao a este fenmeno, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO: a) as prolas so encontradas nos bivalves; b) as prolas so formadas a partir de partcula estranha que penetra entre o manto e a concha do molusco; c) sucessivas camadas nacaradas so secretadas pelo epitlio que reveste o manto, sobre a partcula estranha; d) o epitlio do manto envolve completamente o corpo estranho e secreta ncar em finas camadas concntricas; e) a rdula, presentes nos bivalves, produz o ncar que envolve o corpo estranho. 09) (UFRN/2005) A atividade das minhocas favorece a agricultura, pois reduz a compactao e facilita a

Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.br Bolvia, Argentina, Paraguai e Uruguai), mas ela trouxe o mexilho-dourado, 'Limnoperna fortunei' (Bivalvia, Mollusca), observado desde 1991 na Argentina. um bivalve pequeno (cerca de 3 cm), originrio dos rios asiticos. Em 1998 foi observado no pantanal matogrossense, seguindo a rota da navegao.
(Extradode:"http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php 3?base=./agua/doce/index.html&conteudo=./agua/doce/artigos /mexilhao_pantanal.html")

c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas. 14) (UFPI/2000) Os moluscos constituem um grupo abundante e diversificado de animais que apresentam corpo mole, com ou sem concha, simetria bilateral, sendo triblsticos e celomados. Assinale a alternativa que indica corretamente todos os possveis habitats desses animais. a) Ambientes aquticos e terrestres. b) Ambiente marinho. c) Ambientes aquticos: marinho e dulccola. d) Ambientes marinho e terrestre. e) Ambientes dulccola e terrestre. 15) (UFPE/2002)Na figura a seguir ilustrada a organizao geral de um molusco gastrpodo, em que se observa um corpo constitudo por cabea, massa visceral (onde se concentram os rgos) e p.

Considere as afirmativas a seguir, relacionadas com o texto apresentado: I. A ausncia de predadores e parasitas para espcies exticas pode ser a causa de seu sucesso nos ambientes invadidos. II. O mexilho-dourado uma espcie de gua doce, mas chegou Argentina pelo esturio do Rio da Prata, que apresenta gua salobra. Conclui-se da que a alta tolerncia s condies ambientais um fator que favorece o sucesso de espcies exticas. III. Como o texto afirma que a espcie foi introduzida pela gua de lastro, deduz-se que foi transportada na forma de larvas. IV. Sendo bivalves, os mexilhes-dourados no devem apresentar dificuldade de se alimentar no novo ambiente, pois so filtradores. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa II verdadeira. b) Somente a afirmativa III verdadeira. c) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. d) As afirmativas I, II, III e IV so verdadeiras. e) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. 13) (UNESP/2005) O mexilho dourado, 'Limnoperna fortunei', uma espcie extica originria da sia, que chegou ao Brasil junto com a gua de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partculas em suspenso filtradas da gua e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as trs afirmaes seguintes. I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espcies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aqutico. II. O mexilho apresenta rdula, que uma estrutura dotada de pequenos dentes de quitina, para sua alimentao. III. Esta espcie um molusco que apresenta concha formada por duas valvas. Com relao s afirmaes, esto corretas: a) I, apenas. b) II, apenas.

Com relao ao filo Mollusca, correto afirmar que: a) no apresenta sistema digestivo completo, de forma que a digesto processada atravs de uma bolsa enzimtica. b) apresenta respirao exclusivamente branquial. c) o sistema nervoso consiste de um anel situado em torno da boca. d) a excreo feita atravs dos tbulos de Malpighi e de glndulas localizadas na base dos ps. e) lesmas, ostras, mexilhes, lulas e polvos so moluscos.

GABARITO
1. [E] 2. [C] 3. [D] 4. [C] 5. [C] 6. [D] 7. [D] 8. [E] 9. [D] 10. [E] 11. [E] 12. [D] 13. [C] 14. [A] 15. [E]

Das könnte Ihnen auch gefallen