Sie sind auf Seite 1von 7

Fique em Forma na

Primavera

A Ayurveda compreende o corpo em termos de trs princpios bsicos ou doshas - Vata, Pitta e Kapha, que so a base de todos os processos corporais. O Equilbrio dos doshas promove sade e bemestar, sendo o desequilbrio a causa da doena. Muitos factores, como o nosso trabalho dirio, os alimentos e as estaes do ano, influenciam o equilbrio dos doshas. Quando os dias comeam a ficar mais longos e a Primavera est a chegar, esse considerado o incio do perodo Kapha, em linguagem ayurvdica. O Kapha que foi reunido no corpo torna-se fludo com o calor da Primavera. Este calor distribui-se por todo o corpo, perturba o Agni (o fogo digestivo) e pode levar a vrias doenas, em particular a gripes e resfriados, ou problemas com o sistema respiratrio. Para evitar estes sintomas desagradveis, a Ayurveda recomenda a adopo de medidas para reduzir o Kapha, no final do perodo do Inverno. continuao...

A dieta ideal

Na Primavera, importante comer alimentos leves e reforar o sistema digestivo. De manh a digesto fraca e alimentos pesados so uma sobrecarga para o organismo. Isto resulta na acumulao de produtos metablicos indigestos. O pequeno-almoo deve ser leve. melhor beber ch com limo e mel, ou gua morna. O mel adicionado quando o ch est pronto para beber (morno) pois, na Ayurveda, desaconselhase a ingesto de mel em bebidas quentes. Antes de comer, beba ch de gengibre ou em alternativa, ch de gengibre com limo. A refeio principal deve ser a meio do dia, quando a digesto mais forte. Siga o princpio de manter metade do estmago cheio de comida, um quarto com o fluido e o outro quarto vazio. Isso permite que o estmago possa digerir o que foi totalmente ingerido. A Ayurveda sugere beber um copo de buttermilk s refeies. Esta bebida de iogurte diludo auxilia o funcionamento dos intestinos e melhora a digesto. Durante o dia bom beber gua morna. Tomar alguns goles a cada hora, para reforar a digesto e facilitar uma melhor utilizao do alimento digerido. O jantar no deve ser comido muito tarde e, idealmente, dever comporse de alimentos leves e alimentos quentes, como sopa de arroz ou legumes. Antes de dormir deve beber uma infuso que limpe o clon. Estes produtos fortalecem o metabolismo e ajudam o corpo a queimar os resduos de produtos de excreo. Na Primavera importante fazer exerccio regularmente, exerccios leves, como a andar de bicicleta, caminhar, correr, praticar yoga e pilates. O princpio Ayurvdico o de exercitar at 50% de sua capacidade. Um alegre passeio ao ar livre sempre bom. No se esquea de colocar algo na cabea para manter o calor e use um cachecol. Os agasalhos so necessrios se ainda fizer frio.

Exerccio Fsico

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

Primavera
Tratamentos Ayurvdicos para a Primavera
Os tratamentos Ayurvdicos so especialmente teis no incio de cada nova estao para ajudar a manter o equilbrio dos doshas. Esta a melhor poca do ano para fazer Panchakarma ou o detox ayurvdico, tratamentos que auxiliam a eliminao das impurezas acumuladas e libertam o corpo do excesso de Kapha. Vamana um dos melhores detox durante esta temporada. Abhyanga com leos, medicado de acordo com o bitipo pessoal, ajudar a mobilizar as toxinas.

Conselhos Gerais

Coma apenas quando estiver com fome. No coma entre as refeies. Se sentir fome entre as refeies, beba um sumo de frutas ou coma frutas doces. Coma somente quando a ltima refeio estiver totalmente digerida (aps 3 - 5 horas). Adicione especiarias em abundncia, como gengibre, pimenta ou um tempero um pouco picante ao preparar as refeies. As especiarias estimulam a produo de sucos digestivos, e assim, melhoram a digesto.

...continuao Use uma pasta dentfrica Ayurvdica ou um p para limpar os dentes. Alm da limpeza dos dentes, Ayurveda sugere utilizar um limpador de lngua para remover o muco, bactrias e detritos da lngua. Depois use uma ou duas gotas de um lquido nasal ayurvdico em cada narina. Isso ajudar a limpar a cabea de excesso de Kapha.

Deve reduzir:

Bebidas, alimentos frios, alimentos do tipo assado, frito ou gordo, os alimentos crus, cereais, carne de porco e carne vermelha, queijo, quark, doces, como biscoitos e bolos, e ainda a banana.

Opte por:

Arroz Basmati, arroz integral, legumes, vegetais, sopas, saladas frescas (em pequenas quantidades na refeio principal), feijo mung preparado como uma sopa (Dhal) e frutas leves (por exemplo, mas, peras, uvas). Se seguir estas recomendaes, voc se sentir apto, satisfeito e no ir sofrer de cansao e constipaes associadas Primavera. Contudo, caso se sinta doente, consulte um mdico ayurvdico ou um naturopata para um tratamento especial do dosha em desequilbrio.

Aproveite da melhor forma a Primavera!

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

Dicas para um
Dieta:

vero bem

fresco

Reduzir o consumo de salgados, amargos, apimentados e muitos dos alimentos picantes. Privilegiar os alimentos de sabor doce, amargo ou adstringente, o que ir ajudar a equilibrar o Pitta. S dever comer quando estiver com fome, porque a actividade digestiva baixa e dever ter cuidado para no comer demais. Alimentos leves, como sopas, legumes, arroz e massas de espelta, kamut, so as escolhas indicadas. O consumo de salada muito importante e de frutos tambm, pois so de fcil digesto. Pode adicionar ervas a gosto. Utilize sempre ghee (manteiga clarificada) para cozinhar os alimentos. Quentes ou frios, tem uma enorme variedade de chs sua escolha: rosa, jasmim, cardamomo, alfazema, hortel, sumo de fruta fresca da poca, gua de coco, ou butter milk feito em casa. Lassi de hortelpimenta tambm muito bom. O Lassi feito com 3 partes de gua e 1 parte de iogurte, e muito refrescante. O leque de escolhas no s variado, como tambm saboroso e saudvel. No beba lquidos directamente do frigorfico uma vez que isso pode enfraquecer o fogo digestivo, causando um aumento do calor corporal para tentar compensar, levando o fogo digestivo para a periferia. Sempre que possvel, evite bebidas como o lcool, caf e ch preto, uma vez que estas iro agravar o Pitta pois so muito cidas.

A Ayurveda compreende o corpo em termos de trs princpios bsicos ou doshas - Vata, Pitta e Kapha, que so a base de todos os processos corporais. O Equilbrio dos doshas promove a sade e o bem-estar, sendo o desequilbrio a causa da doena. Muitos factores, como o nosso trabalho dirio, os alimentos e as estaes do ano influenciam o equilbrio dos doshas. O Pitta (calor) aumenta prximo do Vero quando a temperatura tambm aumenta. Porque o corpo tem uma tendncia natural para tentar manter o equilbrio, ele reduz o seu fogo interno (Agni), atravs da homeostase. Isso restringe a produo de calor corporal, diminui a actividade metablica e reduz a actividade digestiva. continua proxima na pagina...

Conselhos para o vero


Rotina diria:
No fique demasiado tempo exposto luz solar. Mesmo na sombra pode bronzear a pele! No s quando est de cabea quente que dever arrefecer. Use sempre um chapu-de-sol, bon e um bom protector solar. Se sofrer queimaduras solares, tente colocar gel de alo-vera na pele para reduzir o Pitta. No vero os exerccios devem ser moderados. Evite a exausto. A natao especialmente aconselhada, como tambm passear no campo e fazer caminhadas. Receba massagem ou faa auto massagem com leos refrescantes, como leo de coco ou leo medicado, por exemplo: leo essencial de rosa, sndalo, lcia-lima, alfazema e pode tambm, refrescar o ambiente com aromas de leo essencial de sndalo, rosa, lavanda, jasmim e vetiver.

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

vero

Opte preferencialmente por pratos refrescantes como os pepinos, aboborinhas, abboras, cenouras, espargos, brcolos, couve-flor, alface, arroz Basmati, ghee, queijo cottage, Lassi, mung amarelo, feijo azuki, azeite, amndoas, frutos, doces, melao de cana, acar mascavado, ervas frescas e especiarias leves tais como coentros, ervadoce, aafro, gengibre fresco (em pequenas quantidades), cardamomo e canela.

Reduza os seguintes alimentos:

continuao... Sabemos disso pela nossa prpria experincia. Quando est calor, qualquer actividade mais difcil e o apetite diminui. No devemos suprimir esta tendncia natural mas ajustar a nossa dieta e actividade s condies predominantes. A dica na Ayurveda ficar cool, mesmo nas condies climticas mais quentes.

Beterraba, beringela, rabanete, tomate, pimento picante, cebola, alho, milho, centeio, quinoa, cevada, iogurte (excepto o Lassi), quark, leite azedo, queijo, frutas cidas (laranjas, toranjas, limes), azeitona, caju, nozes, mel, melao de cana, temperos picantes e especiarias (pimenta, chili, anis, cravo, cominho), sal, vinagre, lcool, carnes vermelhas e carne de porco.

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

Para se aquecer no
Dieta

inverno
A Ayurveda torna fcil manter uma boa sade e indica o que fazer para melhor-la quando necessrio. Os milhares de factores que afectam a nossa sade so simplificados nos princpios bsicos dos trs doshas Vata, Pitta e Kapha que, quando em desequilbrio, originam as doenas. Quando os doshas esto equilibrados desfrutamos de uma perfeita sade, sentimo-nos bem e irradiamos uma beleza natural.

No Inverno, o fogo interior digestivo (Agni), tende a ser mais forte do que em outros momentos, devido ao clima frio l fora. Digesto mais forte significa que voc poder comer alimentos mais pesados e mais ricos. Uma dieta leve neste momento faz com que o corpo queime os tecidos e provoque um desequilbrio Vata. O vento e o frio tambm aumentam o Vata, porque tm as mesmas propriedades do ar: secura, frio e irregularidade. Por essa razo, medidas que reduzam o Vata so aconselhadas no Outono e Inverno.

Os alimentos ideais

Prefira alimentos quentes e nutritivos como guisado de carne branca, cozido, massas, casseroles, produtos lcteos (por exemplo natas e arroz doce), nozes e amndoas. Especialmente saborosos so os frutos secos embebidos, tais como tmaras, passas e figos, que podem ser servidos com natas ou canela para adicionar sabor. As amndoas ficam com um sabor fantstico se as colocar de molho de um dia para o outro e as comer sem casca. um excelente tnico para o crebro. Ingira menos alimentos crus, saladas, repolho e alimentos secos. Utilize ghee (manteiga clarificada), quando cozinhar. Ghee altamente apreciado na Ayurveda pelas suas propriedades benficas para a sade.

Sabores:
doce, cido e salgados

As especiarias pacificadoras de Vata incluem: Evite bebidas geladas;

Canela, erva-doce, anis, noz-moscada, cominho, cardamomo, alcaz, cravinho, gengibre fresco, salsa e manjerico. prefira as bebidas quentes, tais como: Chs de canela, cardamomo, gengibre, chs ctricos. Beba Lassi com o seu almoo. Lassi preparado com 1 parte de iogurte para 3 partes de gua com um pouco de sal gema. Lassi doce pode ser preparado pela adio de acar integral, canela e cardamomo, ou essncia de baunilha. Beba gua quente regularmente. Evite estimulantes como caf, ch preto ou cigarros.

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

continuao... Muitos factores influenciam o equilbrio dos doshas, como a rotina diria, a alimentao, as estaes do ano, o stress. Siga as sugestes, vai ver que ajudaro a manter o seu equilbrio interior. No se trata de um regime restrito. A Ayurveda deve enriquecer a vida e no limit-la. Acima de tudo, voc deve divertirse e sentir bem-estar quando experimentar algo novo.

Conselhos para o

inverno

outono e

Suplementos dietticos

Abhyanga massagem com leo

A Ayurveda utiliza uma variedade de ervas e de misturas minerais. As diversas combinaes de diferentes ingredientes reforam e complementam-se mutuamente, o que lhes confere propriedades acrescidas. Os suplementos mais importantes so: cpsulas de alho , prpolis, echinacea. Estes suplementos ajudam a eliminar os radicais livres que provocam danos nas clulas, e aumentam a nossa imunidade o que particularmente importante no Outono e no Inverno quando exigimos tanto do nosso corpo.

Vata tem propriedades frias e secas. Elas podem ser equilibradas atravs da utilizao de calor e humidade. Uma massagem matinal com leo uma das mais agradveis medidas pacificadoras de Vata. Antes de tomar um duche ou banho de banheira, massage todo o corpo com leo de ssamo biolgico morno. Deixe que o leo penetre na pele durante 5 minutos. Esta massagem tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso, refora a circulao e ajuda a eliminar toxinas do corpo. O duche ou banho de banheira, aps a massagem, deve ser agradavelmente quente. Colocar os ps em gua quente noite antes de dormir tambm uma maneira muito calmante de pacificar os problemas de Vata e ter um bom sono. Use roupas quentes naturais, tais como a l de carneiro e evite lugares com correntes de ar ou com ar demasiado seco.

Rotina diria

As pessoas saudveis geralmente tm um metabolismo mais forte e mais fora fsica no Inverno do que nas outras estaes do ano. Isto significa que o exerccio pode ser mais vigoroso. Tenha cuidado para no exagerar e manter um bom equilbrio entre actividade e repouso. Alm de sono suficiente, a prtica regular de yoga e meditao a chave para uma profunda renovao interior e relaxamento. uma tcnica Vdica de conscincia, que fcil de aprender e integrar na vida diria. Os estudos tm mostrado que estas tcncias so mais eficazes do que outros mtodos de relaxamento e auto-desenvolvimento. muito importante ter uma rotina diria regular pois de grande auxlio para equilibrar Vata. Faa refeies regulares. V para a cama mesma hora todas as noites. No v dormir muito tarde, o ideal ser por volta das 23h. Levante-se no mesmo horrio todas as manhs. Isto estabelece uma rotina diria regular que muitas vezes traz uma melhora notvel para a sade fsica e mental. No Outono e Inverno tente evitar tudo o que possa causar desequilbrio Vata. Em primeiro lugar, esto os factores stressantes, como o excesso de trabalho, longas viagens, deitar tarde e ver muita televiso. Em vez disso, tente ler um bom livro ou ouvir msica relaxante. Em casa, pratique o uso saudvel de aromas de leo essencial num difusor como cravinho, mbar, ctricos, slvia ou incenso natural.

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

outono e inverno

leos com Ervas

Em tempo frio a mucosa especialmente sensvel. De manh coloque uma ou duas gotas de leo biolgico de ssamo no nariz. H leos ayurvedicos especiais que contm leos essenciais puros de cnfora, mentol, eucalipto e outras ervas que, de acordo com a Ayurveda, promovem clareza e so refrescantes.

regras importantes
* Equilbrio saudvel de repouso e actividade * Sono suficiente ou yoga e meditao * Alimente-se com comida nutritiva e quente * Tenha uma rotina diria regular. Refeies regulares so importantes * Calor. Abhyanga com leo quente, comida quente e roupas quentes

www.pujakinzer.com / www.ayurveda.com.pt

Das könnte Ihnen auch gefallen