Sie sind auf Seite 1von 3

CLASSIFICAO DAS OBRIGAES Obs.

: Ler a parte de bens e obrigaes no prprio cdigo para a Prova Institucional




Quanto ao elemento subjetivo a. Obrigao fracionria - aquela em que h pluralidade de credores ou de devedores onde cada um responde no limite da obrigao que contraiu. b. Obrigao conjunta - ocorre a pluralidade de credores ou devedores impondo -se o pagamento de toda a dvida, no podendo ser cobrada individualmente. c. Obrigao disjuntiva - neste caso, existem diversos devedores que se obrigam alternativamente, onde, quando um cumpre, os demais coobrigados ficam automaticamente desobrigados, mas se a obrigao for pecuniria, posso promover ao de regresso. d. Obrigao solidria - ocorre a pluralidade de credores, ou ento a plura lidade de devedores, onde cada um ter direitos ou deveres dvida por inteiro. Ex.: Joo, Maria e Jos so credores de Manoel. Manoel dever arcar, por fora de disposio contratual , com o pagamento de toda a dvida. Se no o fizer, qualquer credor pode exigir o r pagamento da dvida. O devedor, pagando a qualquer credor, fica desonerado. Quanto ao elemento objetivo a. Obrigaes alternativas - tm por objeto duas ou mais prestaes, sendo que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas. b. Obrigaes facultativas - neste caso, o devedor tem a faculdade de substituir a prestao devida por outra de natureza diversa. Difere-se da obrigao alternativa porque naquela a obrigao pode ter objeto duas ou mais prestaes que se excluem no momento da escolha realizada. Na obrigao facultativa, a obrigao se constituiu com somente um objeto. c. Obrigaes cumulativas - tem por objeto uma pluralidade de prestaes que devem ser cumpridas conjuntamente. d. Obrigaes divisveis e indivisveis - A obrigao divisvel est prevista no Art. 257 do cdigo civil brasileiro, que diz havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigao divisvel, esta presume-se dividida em tantas obrigaes, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores . Entendo que, cada credor s pode exigir a sua quota e cada devedor s responde pela parte respectiva. Prontamente constamos que a obrigao indivisvel est conceituada no Art. 258 do C.C., com a seguinte redao a obrigao indivisvel quando a prestao tem por objeto uma coisa ou um fato no suscetveis de diviso, por sua natureza, por motivo de ordem econmica, ou dada a razo determinante do negcio jurdico .
e.

Obrigaes lquidas e ilquidas - Obrigao lquida aquela determinada quanto ao objeto e certa quanto sua existncia. Expressa por um algarismo ou algo que determine um nmero certo. Ex:. "A" deve dar a "B" R$ 500,00 ou 5 sacos de arroz. - Obrigao ilquida depende de prvia apurao, j que o montante da prestao apresenta-se incerto. Ex:. "A" deve dar vegetais a "B", no se sabe quanto e nem qual vegetal.

Quanto ao elemento acidental


1

a.

b.

c.

Obrigaes condicionais - so aquelas que se subordinam a ocorrncia de um evento futuro e incerto para atingir seus efeitos. Ex.: Obrigao de dar uma viagem a algum quando esta pessoa passar no vestibular (condio). Obrigaes a termo - submetem seus efeitos a acontecimentos futuros e certos, em data preestabelecida. O termo pode ser final ou inicial, dependendo do acordo produzi o. Ex:. d Obrigao de dar um carro a algum no dia em que completar 18 anos de idade . Obrigaes modais - em que o encargo no suspende a "aquisio nem o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva", de acordo com o artigo 136 do Cdigo Civil. Ex.: Pode figurar na promessa de compra e venda ou tambm, mais comum, em doaes. .

Diferenas entre Direito Pessoal ou Obrigacional ou Contratual e Direito Real a. O direito pessoal o vnculo jurdico no qual o sujeito ativo tem a faculdade de exigir do sujeito passivo uma contraprestao. Como exemplo podemos citar as relaes jurdicas obrigacionais e as contratuais. b. Os direitos reais tm previso a partir do Art. 1.225, do Cdigo Civil e estabelece o poder jurdico direto e imediato sobre certo bem, com produo de efeitos erga omnes . No direito real a prestao recai sobre a coisa, ao passo que no direito pessoal, recai sobre a prestao. No direito real o sujeito passivo indeterminado e no direito pessoal o sujeito passivo determinado. Direito real um direito perptuo. Obrigacional o direito que extingue atravs do cumprimento da prestao. Direito real numerus clausus , Art. 1.225, do C.C., ou seja, taxativo, foi estabelecido da forma que se deve trabalhar. Arras
a.

b.

Art. 417 e ss., do C.C. As arras representam um pr-adimplemento do contrato. o sinal, podendo ser em dinheiro ou no. Este sinal representa uma dupla funo na relao jurdica: meio para garantir o cumprimento das negociaes (arras confirmatrias) bem , como pr-estipular perdas e danos em caso de desistncia quanto formao da relao contratual (arras penitenciais). Afirma a doutrina acerca da possibilidade das arras recprocas em uma relao jurdica, onde ambas as partes do o sinal. Arnold Wald menciona a figura das arras securatrias ou assecuratrias que so aquelas destinadas a segurar um negcio jurdico. Ex.: d-se um cheque para segurar o negcio que no ser descontado.

Responsabilidade Civil a. Ato jurdico ilcito toda atuao humana, omissiva ou comissiva, contrria ao direito, isto , toda conduta violadora da ordem jurdica. Ex.: Ato ilcito, mas no culposo - Me ou responsvel que educa o filho, no o permite ir a determinados lugares, etc. logo, , embora ocorra a ilicitude, no significa que gerar punio. Ato ilcito, mas culposo algum que, deliberadamente, provoca prejuzo a outrem. b. Elementos caracterizadores: para gerar a responsabilidade no basta a antijuridicidade, devendo estar presente a culpabilidade, o nexo de causalidade e o dano. Culpabilidade: envolve o conceito de dolo e culpa. Por dolo pode entender toda ao ou omisso -se voluntria. Por culpa, entende-se toda ao ou omisso praticada atravs da negligncia, imprudncia ou impercia. Sucintamente, negligncia significa falta de cuidado, ex.: 2

c. d.

e.

f.

g.

trafegar com veculo com pneu careca; imprudncia: a assuno de risco necessrio, ex.: avanar o sinal sem condies de segurana; impercia: a falha tcnica de quem, teoricamente, tem a habilidade necessria, ex.: mdico que aplica, em sua funo, tcnica ultrapassada. Dano: a diminuio de um bem jurdico. O reparo do dano ocorrer atravs da reposio do objeto danificado, atravs da reposio e da indenizao, esta ltima atravs da existncia de lucros cessantes, na maioria das vezes. Por fim, a ltima forma de reparao atravs da indenizao. Para o Direito Civil no importa o grau de culpa, a no ser em caso de culpa concorrente, ou ilcito contratual. Espcies de culpa: in commitendo - a culpa que ocorre em virtude de uma ao, ex.: avano de sinal de trnsito; in omitendo - a culpa se d pela omisso, ex.: esquecimento de ministrar medicamento ao paciente; in vigilando - a culpa fruto da falha no dever de vigiar, ex.: pai responde pelo dano causado pelo filho quando na sua guarda in ; custodiendo - a falha no dever de guardar, de custodiar, ex.: responsabilidade do dano pelo ato do seu cachorro; in eligendo - fruto da m escolha, ex.: o patro responde pelo ato do empregado. Geralmente, a prova da culpa cabe vtima, a no ser na hiptese da inverso do nus da prova, onde a culpa presumida. Nexo causal ou nexo de causalidade: a relao entre a conduta praticada e o dano causado, ou seja, relao causa-efeito. Deve existir para pleitear a reparao do dano, posto que tem a ver com a conduta ilcita praticada por algum. Ressarcir a devoluo de algo que j foi gasto e a indenizao tem a ver com o dano moral.

Das könnte Ihnen auch gefallen