Sie sind auf Seite 1von 11

Manual do Candidato Cursos Superiores Tradicionais 2 trimestre de 2011

H 54 anos visando o aperfeioamento do aluno e sua insero no mercado de trabalho, a ETEP Faculdades garante ensino de qualidade desde que iniciou suas atividades com a criao dos cursos tcnicos. Nessa rea, e concomitante com o Ensino Mdio, a ETEP oferece cursos tcnicos em Mecnica, Mecatrnica, Eletrnica, Informtica e Web Design. No ensino superior, a qualidade que h 39 anos acompanha a Engenharia Industrial Mecnica, est presente tambm nos cursos de graduao em Engenharia de Produo, Engenharia Eltrica, Engenharia da Computao e Administrao. Ampliando ainda mais a sua rea de atuao no segmento, a ETEP Faculdades em passou a oferecer os cursos superiores de curta durao, ou tecnlogo, em Bancos de Dados, Redes de Computadores, Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Gesto da Tecnologia da Informao, Gesto Financeira, Gesto de Recursos Humanos, Logstica, Gesto Comercial, Controle de Obras, Gesto da Produo Industrial e Mecatrnica Industrial. Estes cursos tm durao de dois a trs anos. Alm dos tecnlogos, sero oferecidos mais dois cursos de Engenharia: Mecatrnica e Aeronutica. A evoluo constante e o comprometimento da instituio com a formao do aluno, tm o reconhecimento do mercado, que contrata atualmente 90% dos alunos dos cursos tcnicos da ETEP, e buscam na instituio, profissionais para ocupar posies que exijam alto nvel de qualificao.

CURSOS A ETEP Faculdades oferece os seguintes cursos superiores tradicionais para incio em 25/04/11: Unidade Esplanada Administrao (4 anos) - noturno

Unidade Taubat Administrao (4 anos) - noturno Engenharia de Produo (5 anos) noturno Engenharia Eltrica (5 anos) noturno

LOCAL DE PROVA

ETEP Faculdades Unidade Esplanada Av. Baro do Rio Branco, 882 Jd. Esplanada So Jos dos Campos/SP Unidade Taubat R. Jos Olegrio de Barros, 1350 - Vila das Graas Taubat . SP Junto ao COTET

INSCRIES Local de inscrio: Inscrio on line (www.etep.edu.br) ou na ETEP Faculdades: Unidade Esplanada Av. Baro do Rio Branco, 882 Jd. Esplanada So Jos dos Campos/SP

Unidade Taubat R. Jos Olegrio de Barros, 1350 - Vila das Graas Taubat . SP Junto ao COTET No ser cobrada a taxa de Inscrio.

Candidatos que j possuam curso superior Os candidatos que j possuam curso superior completo ou que desejam se transferir para um dos cursos da ETEP Faculdades, devero se submeter ao Processo Seletivo, podendo posteriormente solicitar a eliminao de disciplinas segundo os critrios de anlise curricular da instituio. Candidato portador de necessidade especial O candidato portador de necessidade especial dever informar sua condio e requerer prova especial ou local de exame apropriado, no ato da inscrio. Processo Seletivo e Aproveitamento do ENEM As inscries para Processo Seletivo e Aproveitamento do ENEM seguiro o mesmo calendrio conforme informaes abaixo. O candidato que desejar participar do Aproveitamento do ENEM dever fazer a sua inscrio, informar a nota do ENEM e aguardar o resultado para matrcula. Aproveitamento do ENEM Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Mdio, em qualquer um dos anos anteriores, e que obtiveram mdia igual ou superior a 60 pontos, podero participar do processo de aproveitamento da nota do Enem. Para isso necessrio inscrever-se em um dos processos seletivos oferecidos pela ETEP Faculdades e informar a nota. No ato da matrcula o candidato dever apresentar o comprovante com as informaes relativas a sua nota do ENEM. O candidato que no conseguir a classificao necessria para ingressar em um dos cursos superiores oferecidos pela ETEP Faculdades, utilizando a nota do ENEM, poder inscrever-se para o Processo Seletivo, conforme calendrio abaixo.

O Calendrio de provas est disponvel no hotsite na pgina calendrio.

INFORMAES SOBRE A PROVA

O Processo Seletivo para os candidatos aos cursos superiores da ETEP tem por objetivo verificar os conhecimentos bsicos do Ensino Mdio, verificar a competncia comunicativa em situaes de produo de textos escritos, diagnosticar as condies dos alunos ingressantes e selecionar o candidato atendendo a oferta da Instituio.

CRITRIOS DE CLASSIFICAO O Processo Seletivo classificatrio e realizado em uma nica etapa, podendo o candidato obter o mximo de 100 (cem) pontos na avaliao de aptido, que composta de:

Portugus: i) Uma Redao valendo no mximo 15 (quinze) pontos, que dever avaliar a competncia do candidato em situaes de produo de textos escritos e; ii) Uma prova com 5 (cinco) questes de interpretao de textos atuais, valendo 1,0 (um ponto) cada. Observao: A avaliao total de Portugus, valendo no mximo 20 (vinte) pontos, ter carter eliminatrio; Matemtica: Uma prova de carter classificatrio, com 20 (vinte) questes de mltipla escolha, valendo 2,0 (dois pontos) cada; Fsica (para os candidatos aos cursos de Engenharia): Uma prova de carter classificatrio, com 20 vinte questes de mltipla escolha, valendo 2,0 (dois pontos) cada; Atualidades (para os candidatos aos cursos de Administrao): Uma prova com 20 questes de mltipla escolha, valendo 2,0 (dois pontos) cada; Sero considerados aprovados os candidatos que obtiverem as melhores pontuaes, de acordo com os critrios expostos acima, at atingir o nmero de vagas disponveis.

Em caso de empate para o preenchimento da ltima vaga, decidir-se- pela comparao dos pontos obtidos pelo candidato na Redao.

PROGRAMA Redao A redao visa avaliar a competncia comunicativa do candidato, em situaes de produo de textos escritos. No que diz respeito produo, sero observadas, na redao, as propriedades textuais de coerncia, coeso e progresso temtica, assim como a capacidade lingstica, de formulao de enunciados, de acordo com as estruturas gramaticais da lngua portuguesa, na sua vertente culta. A redao tem por objetivo especfico, desse modo, avaliar no candidato:

a) Sua capacidade para grafar com correo as palavras da lngua; b) A extenso do seu vocabulrio; c) A competncia na construo de frases claras e corretas; d) Sua capacidade de perceber as relaes entre as palavras, na frase, e entre as oraes, no perodo, segundo critrios de clareza e coerncia.

Atualidades Na prova de Atualidades ser avaliada a capacidade do candidato em responder questes sobre o momento presente, relativas a Economia, Poltica, Meio Ambiente, Mundo do trabalho e Esportes, adquiridas atravs da observao dos fatos cotidianos. Matemtica 1. Conjuntos Numricos: a) Nmeros Naturais e Nmeros Inteiros: induo finita, divisibilidade, mximo divisor comum e mnimo mltiplo comum, decomposio em fatores primos; b) Nmeros Racionais e Noo Elementar de Nmeros Reais: operaes e propriedades, ordem, valor absoluto, desigualdades;

c) Seqncias: noo de seqncia, progresses aritmticas e geomtricas, noo de limite de uma seqncia, soma da srie geomtrica, representao decimal de um nmero real.

2. Polinmios e Equaes Algbricas: a) Conceito, grau e propriedades fundamentais, operaes, diviso de um polinmio por um binmio da forma x-a; b) Equaes Algbricas: definio, conceito de raiz, multiplicidade de razes, enunciado do Teorema Fundamental da lgebra.

3. Anlise Combinatria e Probabilidade: a) Arranjos, permutaes e combinaes simples; b) Binmio de Newton; c) Eventos. Conjunto universo. Conceituao de probabilidade; d) Eventos mutuamente exclusivos. Probabilidade da unio e da interseco de dois ou mais eventos. 4. Funes: a) Grficos de Funes Injetoras, Sobrejetoras e Bijetoras; Funo Composta; Funo Inversa; b) Funo Linear e Funo Quadrtica; c) Funo Exponencial e Funo Logartmica. Teoria dos Logaritmos; uso de logaritmos em clculos; d) Equaes e Inequaes Exponenciais e Logartmicas.

5. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares: a) Conceito; b) Operaes Matriciais.

6. Trigonometria e Geometria Plana: a) Arcos e ngulos: medidas, relaes entre arcos; b) Funes Trigonomtricas: periodicidade, clculo dos valores em 30, 45 e 60; grficos; c) Resoluo de Tringulos Retngulos. Teorema dos senos. Teorema dos cosenos; d) Resoluo de tringulos; e) Figuras geomtricas simples: reta, semi-retas, segmento, ngulo plano, polgonos planos, circunferncia e crculo;

f) Semelhana de tringulos; g) Relaes mtricas nos tringulos, polgonos regulares e crculos.

Fsica

a. Grandezas Fsicas:

a) Grandezas escalares e vetoriais: Componentes, soma e produto escalar de vetores. b) Sistema Internacional e Medidas: padres de medidas, ordem de grandeza e algarismos significativos. b. Mecnica da Partcula:

a) Cinemtica: vetores posio, velocidade e acelerao. b) Movimento circular: velocidade e acelerao nas direes tangencial e radial. c) Leis de Newton: Conceito de massa e natureza das foras que agem sobre uma partcula. A fora como uma grandeza vetorial. Composio de foras d) Projteis se movimento dos planetas e dos satlites em rbitas circulares. e) Conceito e conservao do momento linear. Colises elsticas e inelsticas.

f)

Conceito de trabalho de uma fora. Teorema do trabalho-energia. Potncia de uma fora.

g) Energia cintica. Energia potencial e Fora conservativa. h) Energia mecnica: sistemas conservativos e dissipativos, foras de atrito. i) Movimento harmnico simples: pndulo e sistema massa-mola.

c. Slidos, Lquidos e Gases:

a) Conceito de densidade de massa e de presso. b) Presso hidrosttica: Variao da presso com a profundidade; princpios de Pascal e de Arquimedes. c) Conceito de temperatura e seus efeitos: Dilatao trmica dos lquidos e slidos, mudanas de fase; definio da escala Celsius e introduo e uso da escala Kelvin. d) Equilbrio trmico e Lei Zero da Termodinmica. O conceito de calor. e) Equao de estado dos gases perfeitos. 1 Lei da Termodinmica.

d.

Eletricidade e Magnetismo

a) b) c) d) e) f) g) h)

Constituio da matria: eltron, prton e nutron e a carga eltrica. Corrente eltrica: materiais isolantes, condutores e semicondutores. Processos de eletrizao e a Lei de Coulomb. A fora eletrosttica, o campo eltrico, a energia potencial eletrosttica. Lei de Ohm: associaes de resistores em srie e em paralelo. Energia e potncia. Efeito Joule. Circuitos elementares. Ampermetro e voltmetro ideais. Campo magntico. Foras magnticas sobre uma carga pontual. Campo magntico de uma m, campo terrestre e bssola.

e. Fenmenos Ondulatrios - tica:

a) Vibraes ondulatrias: Comprimento de onda, freqncia, amplitude de uma onda. Ondas transversais e longitudinais. b) Ondas na superfcie de um lquido e ondas sonoras. c) Modelo ondulatrio da luz: velocidade de propagao, luz branca e disperso. d) tica geomtrica: leis da reflexo e da refrao; reflexo total. e) Objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e esfricos e em lentes delgadas. Instrumentos pticos simples.

CONVOCAO

A divulgao oficial do resultado, conforme o calendrio ser feita no site www.etep.edu.br. Os candidatos convocados na 1 lista devero efetuar a matrcula dentro dos prazos definidos no calendrio. Aps essas datas as vagas sero disponibilizadas aos candidatos aprovados na lista de espera.

MATRCULA Para os candidatos aprovados no Processo Seletivo, a matrcula ser realizada a partir do dia 16 de maro na Central de Atendimento da ETEP Faculdades. Os documentos devero ser entregues no ato da matrcula. Documentos para matrcula (original e cpia simples dos seguintes documentos): RG Certido de nascimento ou casamento Histrico e Certificado escolar de Concluso do Ensino Mdio Declarao de Concluso do Ensino Mdio (para o ano vigente) Histrico de Concluso do Ensino Mdio ou Declarao de Cursando o 3 ano o Ensino Mdio (para os cursos Tcnico Intensivo). Para alunos acima de 18 anos: CPF

Titulo de Eleitor com cpia do comprovante da ltima votao ou Certido de Certificado de Reservista do aluno Responsvel financeiro CPF RG do Responsvel Financeiro (pode ser Habilitao) Em caso de transferncia, dever trazer a declarao informando a situao dele perante o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) na instituio de origem.

a) Efetuar o pagamento da primeira mensalidade at a data de vencimento.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 727 3837 (2 a 6 feira, das 8h30 s 21h30) ETEP Faculdades . Unidade Esplanada Av. Rio Branco, 882 . So Jos dos Campos . SP (2 a 6 feira, das 8h s 21h) Unidade Taubat R. Jos Olegrio de Barros, 1350 - Vila das Graas Taubat . SP Junto ao COTET (2 a 6 feira, das 8h s 21h)

Das könnte Ihnen auch gefallen