Sie sind auf Seite 1von 4

Um dos mais importantes filsofos alemes do sculo XX, nasceu em Gummersbach, a 18 de Junho de 1929.

Fez cursos de filosofia, histria e literatura, interessou-se pela psicologia e economia (Universidades de de Gotingen- com Nicolai Harttman-, de Zurique e de Bona). Em 1954 doutorou-se em filosofia na universidade de Bona. Estudou com Adorno e foi assistente no Instituto de Investigao Social de Frankfurt am Main (1956-1959). Em 1961 obtm licena para ensinar (Universidade de Marburg) e, em seguida, nomeado professor extraordinrio de filosofia da Universidade de Heidelberg (1961-1964), onde ensinava Hans Geor Gadamer. Foi nomeado depois professor titular de filosofia e sociologia da Universidade de Frankfurt am Main (1964-1971). Desde 1971 co-director do Instituto Max Plank para a Investigao das Condies de Vida do Mundo Tcnico-Cientfico, em Starnberg.

Habermas foi durante os anos 60 um dos principais tericos e depois crtico do movimento estudantil. considerado um dos ltimos representantes da escola de Frankfurt.

Filosofia

Apesar da enorme complexidade do pensamento de Habermas, possvel descobrir algumas constantes:

1. Ao longo da sua vastssima obra, tem procurado de criar uma teoria crtica social assente numa teoria da sociedade

2. Assumindo-se como um dos defensores da modernidade, procura igualmente criar uma teoria da razo que inclua teoria e prtica, o mesmo dizer, uma teoria que seja ao mesmo tempo justificativa e explicativa.

3.A noo de interesse nuclear no seu pensamento. Habermas parte do pressuposto que todo o conhecimento induzido ou dirigido por interesses. Mas ao contrrio das Karl Marx no o reduz o conhecimento esfera da produo, onde seria convertido em ideologia. Nem reduz os conflitos de interesses luta de classes. A sua noo de interesse muito ampla. Os interesses surgem de problemas que a humanidade enfrenta e a que tem que dar resposta. Os

interesses so estruturados por processos de aprendizagem e compreenso mtua. neste contexto que Habermas afirma o princpio da racionalidade dos interesses. Distingue trs grandes tipos de interesses, segundo um hierarquia algo peculiar: a)tcnicos; b) comunicativos; c) emancipatrios.

Os interesses tcnicos surgem do desejo de domnio e controlo da natureza. Tratam-se de interesses tcnicos na medida em que a tecnologia se apoia ou est ligada cincia. Todo o conhecimento cientfico enquadra-se nesta esfera de interesses.

Os interesses comunicativos levam os membros duma sociedade a entenderem-se (e s vezes a no entenderem-se) com outros membros da mesma da mesma comunidade, o que origina entendimentos e desentendimentos entre as vrias comunidades. Nesta esfera de interesses esto as chamadas cincias do esprito (cincias humansticas, culturais, etc).

Os interesses emancipatrios ou libertadores esto ligados auto-reflexo que permite estabelecer modos de comunicao entre os homens tornando razoveis as suas interpretaes. Estes interesses esto ligados reflexo, s cincias crticas (teorias sociais), e pelo menos em parte, ao pensamento filosfico. Esta auto-reflexo pode converter-se numa cincia, como ocorre com a psicanlise e a crtica das ideologias, mas uma cincia que capaz transformar as outras cincias. O interesse emancipatrio resulta de ser um interesse justificador, explicativo enquanto justificador.

4.A auto-reflexo individual inseparvel da educao social, e ambas so aspectos de emancipao social e humana. As decises (prticas) so encaradas como actos racionais, onde no possvel separar a teoria da prtica.

5. Todo o seu pensamento aponta, assim, para uma auto-reflexo do espcie humana, cuja histria natural nos vai dando conta dos nveis de racionalidade que a mesma atinge.

Edies

Habermas, Jurgen - Discurso Filosfico da Modernidade. Lisboa. Publicaes D.Quixote.1990

Habermas, Jurgen -Tcnica e Cincia como "Ideologia". Porto. Rs -Editora.1994

Habermas,J urgen - Racionalidade e Comunicao. Porto. Rs -Editora.

Habermas, Jurgen - Comentrios tica do Discurso. Lisboa. Instituto Piaget.2000

Habermas, Jurgen - Direito e Moral. Lisboa. Instituto Piaget.1999

Habermas, Jurgen - Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro.1989

Habermas, Jurgen - Mudana Estrutural na Esfera Pblica. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro.1984

Habermas, Jurgen - Pensamento Ps-Metafsico. Estudo Filosfico. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro.1990

Habermas, Jurgen - Pensamento Ps-Metafsico. Coimbra. Almedina

Habermas, Jurgen- Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro. Zahar Editores.1982

Comentrios

Carreira da Silva - Espao Pblico em Habermas.Lisboa.ICS.2003

Coutinho, Maria S.P.-Racionalidade Comunicativa e Desenvolvimento Humano em Jurgen Habermas.Bases de um Pensamento Educacional.Lisboa. Colibri.

Freitag, B; Rouanet, S.P. -Habermas.Editora tica.So Paulo.1980

Pinto,F.Cabral-Leituras de Habermas.Lisboa.Fora do Texto.1992

Continua

Das könnte Ihnen auch gefallen