Sie sind auf Seite 1von 6

Levantamento de Requisitos Procedimento Definir Requisitos No-Funcionais Verso 1.

ndice Analtico
Finalidade ....................................................................................................................... 3 Escopo ........................................................................................................................... 3 Procedimento ................................................................................................................. 3 3.1 Identificar os requisitos no-funcionais ................................................................... 3 3.2 Detalhar os requisitos no-funcionais ..................................................................... 3 3.3 Documentar os requisitos no-funcionais ............................................................... 5 3.4 Atualizao do glossrio.......................................................................................... 5 3.5 Aprovao dos requisitos ........................................................................................ 5 4 Definies, acrnimos e abreviaes ............................................................................. 5 5 Referncias .................................................................................................................... 6 6 Anexos ........................................................................................................................... 6 1 2 3

Finalidade

Identificar, detalhar e documentar o conjunto de requisitos no-funcionais. 2 Escopo

Este procedimento deve ser executado por todos os projetos. 3 Procedimento

Os requisitos no funcionais capturam os requisitos de sistema que no so capturados imediatamente nos casos de uso do modelo de casos de uso. Entre os requisitos esto includos: requisitos legais e de regulamentao e padres de aplicativo; atributos de qualidade do sistema a ser criado, incluindo requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho e suportabilidade; outros requisitos, como sistemas operacionais e ambientes, requisitos de compatibilidade e restries de design.

3.1 Identificar os requisitos no-funcionais A equipe de projeto analisa as necessidades do cliente, verificando aspectos tcnicos como, por exemplo, restries tcnicas soluo. Os requisitos no-funcionais podem ser extrados dos artefatos de definio e escopo do projeto e dos levantamentos feitos com clientes/usurios. Devem ser identificados todos os requisitos no funcionais, como: requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho, documentao, segurana, configurao, portabilidade; restries de projeto, interfaces que devem ser suportadas, componentes que devem ser utilizados e padres aplicveis. 3.2 Detalhar os requisitos no-funcionais A equipe de projeto certifica-se de que todos os requisitos esto especificados no nvel de detalhe necessrio para que sejam distribudos aos projetistas, testadores e documentadores. Os tipos de requisitos no-funcionais variam bastante em cada projeto, portanto, eles devem passar por uma adaptao para que sejam definidas as sees aplicveis ao seu projeto. Para cada requisito deve-se descrever: Fonte da Informao: nome da pessoa ou documento que originou o requisito. Prioridade: Essencial: indica que o requisito imprescindvel para o funcionamento do sistema. Requisitos essenciais devem ser implementados desde as primeiras iteraes do desenvolvimento construo do sistema. Importante: indica que o requisito no essencial para o funcionamento do sistema, contudo seu funcionamento, sem implementao do requisito, se torna insatisfatrio. Requisitos importantes devem ser implantados o mais rpido possvel, porm no impede que apenas parte do sistema seja implantada. Desejvel: indica que o requisito no compromete as funcionalidades bsicas do sistema, podendo funcionar de forma satisfatria sem ele. Requisitos desejveis podem ser implantados por ltimo, sem comprometer o funcionamento do sistema. Defina quais informaes devero ser includas e detalhe cada seo de acordo com as seguintes diretrizes:

Requisitos de usabilidade So os requisitos que afetam a usabilidade. Alguns exemplos: especifique o tempo de treinamento necessrio para que usurios normais e usurios com conhecimentos avanados se tornem produtivos em operaes especficas; especifique perodos de tempo mensurveis para tarefas tpicas ou especifique requisitos que estejam em conformidade com os padres comuns de usabilidade como, por exemplo, os padres GUI da Microsoft. Requisitos de confiabilidade Os requisitos de confiabilidade so aqueles que descrevem resultados corretos, precisos e acurados. Alguns exemplos: disponibilidade - especifique a porcentagem de tempo disponvel ( xx.xx%), as horas de uso, o acesso manuteno, as operaes de modo degradado, etc.; tempo mdio entre falhas (MTBF) - normalmente especificado em horas, mas tambm poder ser especificado em termos de dias, meses ou anos; tempo mdio para reparo (MTTR) - quanto tempo o sistema poder ficar sem funcionar aps uma falha; exatido - especifique a preciso (resoluo) e exatido (atravs de algum padro conhecido) necessrias na sada dos sistemas; taxa mxima de erros ou defeitos - geralmente expressa em termos de erros/KLOC (milhares de linhas de cdigo) ou de erros/ponto de funo; taxa de erros ou defeitos - categorizados em termos de erros pouco importantes, importantes e crticos: o(s) requisito(s) devem definir o que se entende por um erro "crtico" (ex: perda total de dados ou total incapacidade de usar determinadas partes da funcionalidade do sistema). Requisitos de desempenho So requisitos que descrevem necessidade de recursos computacionais, humanos, financeiros e outros, em volume compatvel com a sua funcionalidade. Isso inclui tempos de resposta especficos. Alguns exemplos: tempo de resposta de uma transao (ex: mdio, mximo); taxa de transferncia (ex: transaes por segundo); capacidade (ex: o nmero de clientes ou de transaes que podem ser acomodados pelo sistema); modos de degradao (o modo aceitvel de operao, quando o sistema tiver sido degradado de alguma maneira); utilizao de recursos: memria, disco, comunicaes, etc. Requisitos de documentao Descrever como requisito no-funcional a necessidade de ter documentao de usurio on-line, manual de usurio, sistemas de ajuda, observaes sobre ajuda, etc. Requisitos de segurana Especificar os requisitos de segurana necessrios para limitar o acesso funo ou aos dados por ela manipulados. Definir, eventualmente, a necessidade de: verificao de senha; tcnicas de criptografia; registro de operaes; segmentao da funo; acesso seletivo aos dados; classificar os usurios por nvel de acesso funo e aos dados. Requisitos de configurao Especificar os requisitos pr-definveis em relao s necessidades para que o sistema possa ser implantado, tais como:

requisitos mnimos de rede (tipo, velocidade, trfego etc.); caractersticas de plataformas (exemplo: processador, operacional); Requisitos de ambiente (exemplo: intranet, rede-mainframe).

memria,

disco,

sistema

Restries de portabilidade Especificar os requisitos de projeto necessrios para garantir a portabilidade do sistema entre os diversos ambientes operacionais. Tipicamente, devero ser descritas aqui as restries impostas sobre o ambiente de desenvolvimento (ferramentas, linguagens de programao etc.) e a necessidade de construo de interfaces especficas para implantao do sistema em ambientes operacionais heterogneos (bibliotecas de funes e macros), etc. Interfaces Especificar as interfaces de integrao com sistemas externos que devem ser suportadas pelo sistema. Pode conter especificidades, protocolos, portas e endereos lgicos adequados, entre outros, para que o software possa ser desenvolvido e verificado em relao aos requisitos de interface. As seguintes interfaces devem ser consideradas: interfaces de usurio que devero ser implementadas pelo software; interfaces de hardware que devem ser suportadas pelo software, incluindo a estrutura lgica, os endereos fsicos, o comportamento esperado, etc; interfaces de software com outros componentes do sistema de software; interfaces de comunicao com outros sistemas ou dispositivos como, por exemplo, redes locais, dispositivos seriais remotos, etc. Padres aplicveis Descrever, por meio de referncias, todos os padres aplicveis. Entre esses padres esto includos, por exemplo, padres reguladores, de qualidade e legais, padres de indstria referentes usabilidade, interoperabilidade, internacionalizao, compatibilidade com o sistema operacional, etc. 3.3 Documentar os requisitos no-funcionais Os requisitos no funcionais so documentados atravs do documento de especificao dos requisitos no-funcionais. A equipe de projeto certifica-se de que todos os requisitos esto especificados no nvel de detalhe necessrio para que sejam distribudos aos projetistas, testadores e documentadores. O objetivo desta reviso de obter o entendimento sobre as no-funcionalidades do sistema e verificar se as necessidades do cliente foram atendidas. 3.4 Atualizao do glossrio Caso seja identificado algum novo termo, abreviatura ou definio, o glossrio deve ser atualizado. 3.5 Aprovao dos requisitos O cliente/usurio revisa e aprova o documento de especificao dos requisitos nofuncionais de acordo com o que foi definido. 4 Definies, acrnimos e abreviaes

MTBF - Mean Time Between Failure.. MTTR - Mean Time To Repair.

Referncias

No se aplica. 6 Anexos

No se aplica.

Das könnte Ihnen auch gefallen