Sie sind auf Seite 1von 28

PRODUTOS VETERINRIOS

ORIENTAES PARA O USO RESPONSVEL

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

2008 Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que no seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra do autor. Tiragem | 1 edio 2008 700.000 exemplares Elaborao,distribuio,informaes MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Defesa Agropecuria Departamento de Fiscalizao de Insumos Pecurios Esplanada dos Ministrios, Bloco D, 4 andar, sala 439 anexo A CEP: 70043-900, Braslia DF Tels: (61) 3218-2683 / 3218-2611 Fax: (61) 3218-2727 E-mail: produtosveterinarios@ agricultura.gov.br Homepage | www.agricultura.gov.br Central de Relacionamento: 0800-7041995

Catalogao na Fonte Biblioteca Nacional de Agricultura BINAGRI Brasil. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Produtos veterinrios: orientaes para o uso responsvel / Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuria. Braslia: Mapa/SDA, 2008. 24 p. ISBN 978-85-99851-22-7 1. Veterinria. 2. Produto. I. Secretaria de Defesa Agropecuria. II. Ttulo. AGRIS L70 CDU 614.9

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento


Secretaria de Defesa Agropecuria

PRODUTOS VETERINRIOS

ORIENTAES PARA O USO RESPONSVEL

Misso Mapa
Promover o desenvolvimento sustentvel e a competitividade do agronegcio em benefcio da sociedade brasileira.

Braslia - DF 2008

PRODUTOS VETERINRIOS

Orientaes para o uso responsvel


As Orientaes Para o Uso Responsvel de Produtos Veterinrios consistem na adequada prescrio e no uso racional e responsvel do produto veterinrio, respeitando as recomendaes da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro, de modo a alcanar os resultados esperados, como prevenir ou curar as doenas, alm de promover o bem-estar animal, a sade humana e a preservao do meio ambiente. importante manter um registro dos produtos veterinrios utilizados, com informaes sobre o nome do produto, a quantidade utilizada (dose), as datas de administrao, a relao com identificao dos animais tratados e o perodo de retirada do produto, quando houver. O registro da ocorrncia das doenas tambm recomendvel.

Nunca use o produto veterinrio nas seguintes condies


Produto sem o Registro no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.

Utilize somente produtos registrados no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento


Para ser liberado para fabricao, comercializao e uso o produto deve ser registrado no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Mapa.

Prazo de validade vencido. Embalagem violada. Mantido em temperatura inadequada. Rotulagem danificada. Rotulagem que no esteja em lngua portuguesa. Rotulagem com etiqueta por cima do prazo de validade. Dvidas sobre o registro do produto no Mapa... Consulte o portal na Internet www.agricultura.gov.br
4

Na Coordenao de Fiscalizao de Produtos Veterinrios, Departamento de Fiscalizao de Insumos Pecurios, Secretaria de Defesa Agropecuria do Mapa, a solicitao de registro do produto analisada para verificar se o produto cumpre com os requisitos tcnicos exigidos para sua aprovao. O produto veterinrio deve ser seguro para o animal, o aplicador e as pessoas que consomem os produtos provenientes dos animais tratados (carne, leite, ovos, pescado e mel), sempre preservando o meio ambiente.

Nunca use produto com o prazo de validade vencido


Todos os produtos licenciados no Mapa so testados para determinar o prazo de validade.

Leia atentamente as informaes da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro


Nunca deixe de ler as informaes do rtulo e da bula que acompanham os produtos que voc vai prescrever ou utilizar.

Aps o vencimento do prazo de validade, a qualidade e a eficcia do produto ficam comprometidas, ou seja, seu dinheiro jogado fora.

Consulte sempre um mdico veterinrio


O produto de uso veterinrio deve ser utilizado sob prescrio e orientao de um Mdico Veterinrio.

As embalagens com mais de um produto devem conter uma bula para cada produto.

Cuidado ao utilizar vrios produtos ao mesmo tempo


Alguns produtos no podem ser associados com outros pelo risco de ocorrncias de reaes no desejadas. Consulte o Mdico Veterinrio antes de usar mais de um produto. Ao usar mais de um produto leia com ateno todas as informaes e orientaes da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro que acompanha os produtos.
6

Administre o produto corretamente


Ao administrar o produto, siga a prescrio e a orientao do Mdico Veterinrio.

Leia com ateno as instrues de administrao dadas da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro dos produtos.

Suspenso do uso do produto por reaes inesperadas


Quando ocorrer alguma reao inesperada, sinais clnicos anormais, efeitos colaterais, reaes ps-aplicao ou morte de animais, ou efeitos indesejveis para as pessoas que administram o produto veterinrio, estas devero ser notificadas s autoridades do Mapa em seu Estado e tambm o estabelecimento fabricante ou importador.Verificar o endereo no portal: www.agricultura.gov.br

Compre sempre produtos de uso veterinrio de fabricantes, importadores, distribuidores e estabelecimentos comerciais registrados no Mapa
www.agricultura.gov.br

Fique atento para a dose correta e a durao do tratamento


A DOSE refere-se QUANTIDADE do produto necessria para promover a cura ou preveno, com eficcia e segurana. Ao usar o produto veterinrio considere a dose, o nmero de vezes que o produto ser administrado e a durao do tratamento prescrito (preventivo ou curativo). A eficcia do produto veterinrio est diretamente relacionada administrao da dose correta.

Observe o princpio ativo


Alm da marca comercial (nome do produto), a bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro deve conter a descrio dos princpios ativos. O princpio ativo identifica a substncia que exerce a ao principal no produto veterinrio. Nos produtos biolgicos vacinas, por exemplo a denominao do agente causador da doena.

O perodo de retirada (ou de carncia) para cada espcie animal deve obrigatoriamente constar no rtulo, na bula e na caixa do produto.

Perodo de retirada (ou de carncia) do produto veterinrio


O perodo de retirada (ou de carncia) tem como objetivo evitar a presena de resduos do produto veterinrio nos alimentos como carne, leite, ovos, pescado e mel, acima do permitido e considerado prejudicial sade humana.

O perodo de retirada (ou de carncia) para cada espcie animal deve obrigatoriamente constar da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro do produto.

Antimicrobianos e antiparasitrios exigem cuidado com o perodo de retirada (ou de carncia). Para animais produtores de alimentos, o perodo de carncia deve ser obedecido rigorosamente, atendendo a indicao do fabricante.
8

Limites mximos de resduos LMRs


LMRs so os Limites Mximos de Resduos aceitveis do produto veterinrio na carne, leite, ovos, pescado e mel. Os LMRs so fixados com base em anlises da substncia ativa do produto veterinrio usado para tratar ou prevenir doenas dos animais. importantssimo que o Mdico Veterinrio e o tratador do animal respeitem o perodo de carncia (ou retirada) de modo a assegurar que a presena de resduos, quando existirem, estejam dentro dos limites permitidos, ou seja, aceitvel e seguro para a sade do homem. Para sua segurana e rastreabilidade do uso do medicamento, recomenda-se manter um registro dos produtos veterinrios utilizados, com informaes sobre o nome do produto, a quantidade utilizada (dose), as datas de administrao, a relao com identificao dos animais tratados e o perodo de retirada do produto, quando houver.

Use o produto veterinrio apenas na espcie-alvo recomendada


O produto veterinrio desenvolvido para agir com segurana e eficcia, exclusivamente nos animais. As substncias utilizadas na formulao do produto veterinrio esto na quantidade adequada para agir na espcie animal a que se destina o produto; ou seja, a ao pode mudar entre as diferentes espcies animais. No use produtos veterinrios por vias de administrao no recomendadas. No use produto farmacutico humano. Os produtos veterinrios apresentam na bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro, em destaque, a informao: USO VETERINRIO. Nunca use formulaes caseiras. O uso de produtos veterinrios manipulados no autorizados proibido para animais de qualquer espcie animal.

O usurio responsvel pelo uso indevido do produto veterinrio


O Decreto n 5053, de 22 de abril de 2004, estabelece responsabilidade do usurio, conforme segue: Art. 124 Quando ficar comprovado o uso indevido de produto, pelo adquirente ou usurio, contrariando as recomendaes para seu emprego, contidas na rotulagem ou na prescrio do mdico veterinrio, sujeitase o adquirente ou o usurio s cominaes do Cdigo Penal.

Algumas causas da ineficcia do produto veterinrio


Utilizao de produto veterinrio com prazo de validade vencido. M conservao ou armazenagem fora das condies recomendadas pelo fabricante. Perodo de tratamento menor do que a recomendao contida na bula, rtulobula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro. Diagnstico errado. Dosagem ou posologia incorreta. Demora no incio do tratamento. Resistncia ao princpio ativo.

10

USO RESPONSVEL DE VACINAS

11

Adquira a vacina de fabricantes, importadores, distribuidores e estabelecimentos comerciais registrados no Mapa


No ato da compra, verifique se a conservao da vacina est de acordo com a recomendada pelo fabricante na bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro. Certifique-se de que o estabelecimento comercial mantm equipamento de controle da temperatura mxima e mnima para as vacinas que necessitam refrigerao.

Conserve a vacina na temperatura adequada


A temperatura adequada para conservao das vacinas, na maioria das vezes, de 2C a 8C. Observe sempre a bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro para saber a temperatura correta de conservao da vacina. A conservao inadequada prejudica a sua eficcia (resposta) da vacina. Aps a aquisio, mantenha a vacina de acordo com a recomendao de conservao do fabricante at o momento de seu uso. Mantenha um termmetro no refrigerador, quando a recomendao for manter a vacina de 2C a 8C. Durante o transporte e a aplicao, manter os frascos em caixa de isopor com gelo, mantendo-a sempre fechada. Nos intervalos de aplicao nunca deixe 'a seringa exposta temperatura ambiente especialmente ao sol, guarde-a na caixa de isopor.

Cuidado com o preo! Mais importante a qualidade.


Na deciso de compra no leve em considerao somente o preo. Avalie tambm a composio, a qualidade e a conservao da vacina que so mais importantes do que o custo. O custo da morte de um animal paga a vacinao de nmero significativo de animais.

Nunca congele a vacina quando a indicao de conservao for temperatura ambiente ou no intervalo entre 2C e 8C.

12

No vacine animais doentes ou estressados


Para que o animal produza anticorpos e fique protegido, necessrio que esteja em boas condies de sade e nutrio durante e aps a vacinao. No vacinar animais estressados, doentes, parasitados ou que apresentem carncias nutricionais, pois sua capacidade de desenvolver resposta adequada fica prejudicada.

Agite o frasco antes de usar

13

importante manter o programa de vacinaes. Siga a indicao de doses de reforo

No guarde frascos de vacina usados


Uma vez aberto o frasco com mais de uma dose de vacina, use todo o seu contedo. A introduo da agulha para retirar a vacina normalmente causa contaminao. Ao guardar o frasco usado, mesmo que no refrigerador, a vacina pode perder o poder de proteo, alm do risco de provocar reaes no desejadas, como abscessos nos animais vacinados. A vacina preventiva e no curativa. Por isso, aplique a vacina sempre antes de surgir a doena e no durante a sua ocorrncia, de acordo com a recomendao do fabricante ou do Mdico Veterinrio. Lembre-se que, aps a aplicao da vacina, o organismo precisa de um certo tempo para poder produzir os anticorpos que vo dar proteo. Nesse perodo, o animal vacinado ainda no est protegido contra os microrganismos causadores da doena.
14

Ao vacinar plantis verifique se todos os animais foram vacinados


Confira se o nmero de doses aplicadas coincide com o de animais do plantel.

Seringas e agulhas
Para aplicao de vacinas, as seringas e agulhas devem de preferncia ser descartveis. Quando isto no for possvel, devem estar limpas e esterilizadas pelo calor (fervura). Esperar esfriar e guardar num recipiente limpo. As mos do aplicador devem ser lavadas com gua e sabo. Na aplicao de vacinas, no use desinfetantes em agulhas e seringas. Aps a utilizao, as seringas e agulhas devem ser lavadas e esterilizadas por fervura. Antes da esterilizao descarte as agulhas tortas, quebradas, enferrujadas e rombudas. No mximo a cada 10 (dez) animais a agulha deve ser trocada. Usar uma pistola ou seringa para cada vacina. No reutilize seringas e agulhas descartveis.
15

Aplique a vacina antes do aparecimento da doena


A vacina preventiva e no curativa. Por isso, aplique a vacina sempre antes do surgimento da doena e no durante a sua ocorrncia. Lembre-se que, aps a aplicao da vacina, o organismo precisa de um certo tempo para poder produzir os anticorpos que vo dar proteo. Nesse perodo chamado perodo negativo de imunidade o animal, mesmo vacinado, ainda no est protegido contra os microorganismos causadores da doena. imprescindvel se manter o programa (cronograma) e freqncia das vacinaes.

Por que a vacinao falha


Conservao em temperatura no indicada da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro. Aplicao aps o vencimento do prazo de validade. Aplicao de dose menor que a indicada. Ao usar pistola retire todo o ar e verifique com freqncia a sua calibrao, de acordo com a espcie animal e o tipo de produto. No observao do modo de uso recomendado pelo fabricante da vacina. No agitao do frasco para mistura do produto. Erro da via e local de aplicao indicados na rotulagem do produto. Aplicao em animais doentes, mesmo em perodo de incubao ou animais estressados. Movimentos bruscos dos animais. Agulhas com tamanho inadequado, contaminadas ou mal esterilizadas. Aplicao de vacinas com quebra de emulso (separao da parte oleosa com a lquida). Uso de diluentes de diferentes fabricantes para a mesma vacina. Uso concomitante da vacina com substncias antimicrobianas ou antiinflamatrias com a vacina.
16

Efeitos indesejveis das vacinas


A vacina constituda por componentes biolgicos que naturalmente podem induzir a reaes indesejveis, como inchao no local da aplicao, febre, prostrao do animal e ainda o choque anafiltico, que pode levar morte do animal. Por esta razo aconselhvel que a aplicao do produto seja feita com o acompanhamento do Mdico Veterinrio, nico profissional capaz de tomar as medidas corretas para evitar maiores prejuzos. Caso perceba tais efeitos, notifique s autoridades do Mapa em seu Estado e tambm o estabelecimento fabricante ou importador.

USO RESPONSVEL DE PRODUTOS ANTIPARASITRIOS

17

Consulte sempre um Mdico Veterinrio; Nunca utilize produtos que no tenham impresso na rotulagem o nmero de registro no Ministrio da Agricultura (Mapa). Nunca use formulaes caseiras, produtos agrcolas e produto com a embalagem falsificada ou violada. A critrio do Mdico Veterinrio pode haver a necessidade de repetir a aplicao do produto. Siga a orientao do Mdico Veterinrio e do fabricante para as diferentes apresentaes e vias de aplicao, conforme segue:

18

Produto para aplicao oral


Antes da aplicao, verifique se a pistola dosificadora est limpa e calibrada. Regule a pistola dosificadora com freqncia, preferencialmente, a cada 10 (dez) animais. Quando a dosagem for por quilograma (kg) de peso, pese os animais para aplicar a dose recomendada. Separe os animais em lotes por peso e/ ou idade para facilitar a administrao do medicamento. Se sobrar produto no frasco, no o utilize novamente caso tenha ultrapassado o perodo de utilizao aps aberto, conforme informado na bula, rtulobula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro. recomendvel a aplicao em animais em jejum. Respeite sempre o perodo de retirada (ou de carncia) quando tratar-se de animais produtores de alimentos destinados ao consumo humano.

19

Produtos antiparasitrios injetveis


As agulhas e as seringas calibradas devem estar limpas e esterilizadas. As agulhas devem estar em bom estado e ser de tamanho adequado para injeo subcutnea ou intramuscular. Respeite a via de aplicao indicada na rotulagem. Conserve o produto conforme recomendao da bula, rtulo-bula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro, antes, durante e aps a aplicao, mantendo-o em local fresco e ao abrigo da luz solar. Quando houver recomendao de agitar o frasco, agite-o sempre que for abastecer a seringa.
20

Quando a dosagem for por quilograma (kg) de peso, pese os animais para aplicar a dose recomendada. A velocidade com que o produto aplicado nos animais e a presena de ar na seringa so fatores que causam a administrao de subdose, comprometendo a eficcia. Por isso, retire o ar da seringa e faa a aplicao do produto em velocidade adequada. Respeite sempre o perodo de retirada (ou de carncia) quando tratar-se de animais produtores de alimentos destinados ao consumo humano.

Produtos Ectoparasiticidas aplicados por asperso, spray e pour on

Banhos de asperso (pulverizao)


As recomendaes podem ser diferentes de um produto para outro. Leia as informaes da rotulagem. Mantenha as embalagens sempre fechadas, em local seco, ao abrigo do sol e fora do alcance das crianas. Quando o produto exigir pr-diluio, respeite os volumes da mistura recomendados na rotulagem, de modo a evitar a aplicao de dose menor ou maior. Para sua proteo, use sempre macaco, luvas e mscara ao manipular o produto, o momento da mistura e da aplicao. Pulverize os animais (pulverizador costal) sempre a favor do vento, com o jato contrrio direo dos plos. Observe a quantidade de calda para molhar o animal por inteiro. Lembre-se de pulverizar tambm as orelhas, a barbela, as axilas, as virilhas, o incio da cauda e toda a parte de baixo do animal. Evite pulverizar os animais nas horas mais quentes do dia. Prefira a parte da manh, bem cedo, ou ao anoitecer (fim da tarde). No pulverizar animais cansados, sedentos ou debilitados. Nunca reutilize as embalagens dos produtos. Se sobrar produto no frasco no o utilize novamente caso tenha ultrapassado o perodo de utilizao aps aberto, como informado na bula, rtulo-bula, cartuchobula, rtulo, cartucho ou invlucro.
21

Produto Spray
Para segurana do operador administre o produto sempre a favor do vento. Durante a administrao evite que o produto atinja os olhos e boca do animal. Quando utilizar o produto para controle de bicheiras (miase), retirar primeiro as larvas da ferida utilizando pina limpa e esterilizada. No fume durante a administrao do produto, nem o utilize prximo ao fogo, pois o gs inflamvel. Administre o produto a uma distncia de 15 a 20 cm do ferimento para que haja melhor distribuio do medicamento. Recomenda-se um perodo mnimo de 2 (duas) horas entre o tratamento e a exposio chuva.

Produto Pour-on
Algumas formulaes pour-on so comercializadas com aplicador. importante aplicar a dose recomendada (nem mais, nem menos) compatvel com o peso do animal. Ao aplicar, distribua o produto a partir da cernelha at o incio da cauda; A aplicao pour-on sobre a pele do animal, portanto nunca use por via injetvel ou oral. Evite aplicar em animais que estejam sujos ou molhados (lama e chuva, por exemplo). Recomenda-se um perodo mnimo de 2 (duas) horas entre o tratamento e a exposio chuva.

22

Produtos antiparasitrios administrados por meio de banho de imerso (banheiros carrapaticidas)


Siga as recomendaes da bula, rtulobula, cartucho-bula, rtulo, cartucho ou invlucro do produto. A qualidade da mistura (calda) e a recarga do banheiro interferem na eficcia do produto. A recarga deve sempre ser feita conforme recomendao do fabricante. O banheiro deve estar cheio, para permitir que os animais sejam totalmente molhados. Evite banhos em dias quentes ou chuvosos. Aps o banho, os animais devem retornar aos pastos com carrapatos, para que funcionem tambm contra as larvas. Recomenda-se um perodo mnimo de 2 (duas) horas entre o tratamento e a exposio chuva.

23

Recomendaes gerais para uso de produtos antiparasitrios


Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianas e animais domsticos.

Leia atentamente todas as informaes da rotulagem antes do uso do produto. A pessoa que manipula os produtos deve ter cuidado. O uso de equipamento e roupa de proteo adequados importantssimo! Evite o contato do produto com a pele, olhos e boca. No coma, beba ou fume durante a aplicao do produto e nem coloque em contato com a pele ou mucosas durante e depois do manuseio. Tomar banho imediatamente aps o trmino da aplicao. No caso de contato com a pele, lavar o local imediatamente com gua e sabo em abundncia. Em casos muito raros, pessoas sensveis podem manifestar reaes cutneas individuais (alergia, irritao, formigamento) aps a manipulao do produto. No caso de contato direto com os olhos, lave-os imediatamente com gua corrente. Persistindo os sintomas cutneos e oculares, procure o servio mdico de emergncia, levando consigo a embalagem do produto. Se houver ingesto acidental, consultar imediatamente um Mdico, portando a embalagem do produto. Produto txico para abelhas e outros insetos polinizadores extremamente txico para peixes.

Mantenha o produto na embalagem original.

D destinao adequada s embalagens e sobras de produto ectoparasiticida.

Lave por 3 (trs) vezes os equipamentos e embalagens vazias e nunca despeje nos rios, outra fonte ou armazenamento de gua.

No use a embalagem vazia.

Mantenha o produto afastado do fogo e do calor excessivo. Aps a aplicao do produto, remover as luvas e lavar bem as mos.

24

Secretaria de Defesa Agropecuria

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Das könnte Ihnen auch gefallen